Conectar

Ver Versão Completa : posição do jumelo



jairjr
28/09/2013, 16:16
galera, eu to achando estranho os jumelos do meu jeep... o jumelo ta pegando no chassis, não sei se é o certo ou foi porque tirei umas molas e arqueei a viatura. vou postar algumas fotos que tirei.

*quando faço uma curva fechado o pneu traseiro pega na lataria isso eu posso resolver com espaçador de roda ou tenho que mexer na altura? lembrando meu pneu é 265/70/r16.

432884432885432886432887

vavarusso
28/09/2013, 16:29
Jair apesar de pouco conhecimento vou dá meu palpite. Primeiro recoloque as lâminas que retirou, eu tb fiz isso e tive que desfazer.Se as molas fossem novas nao seria bom tirar lâminas imagine que sao velhas e cansadas Segundo meça a distancia entre os centro dos furos dos jumelos para que o pessoal entendido possa ajudar. Acho que esses jumelos foram feito fora da medida original e pelo uso devem estar sem as buchas. Eu mandei fazer em torneiro de borracha de pneu de trator, dá um trabalho horrível pra colocar. Meus pneus tem as mesmas medidas que os seus e pega um pouquinho. Manda uma MP dizendo quanto vc pagou na recapagem.
Em tempo: os jumelos devem trabalhar em 45º.

jairjr
28/09/2013, 19:20
mas eu tirei pra ficar mais macio o jeep... pelo menos na traseira. e agora? quando passava e uma lombada você dava um salto do banco. rs
e o jumelo sera que se eu comprar esse que tem nos sites resolve ou vou ter que fazer outros furos no chassis?
eu troquei todas as buchas desses jumelos.

vava os pneus eu comprei na genius pneus...

vavarusso
28/09/2013, 20:31
Pelas fotos o seu jeep está duro e pulando por causa dos jumelos que já encostaram no chassi fazendo as molas trabalharem como se fosse um arco fixo.

tuna
30/09/2013, 15:56
mas eu tirei pra ficar mais macio o jeep... pelo menos na traseira. e agora? quando passava e uma lombada você dava um salto do banco. rs
e o jumelo sera que se eu comprar esse que tem nos sites resolve ou vou ter que fazer outros furos no chassis?
eu troquei todas as buchas desses jumelos.

vava os pneus eu comprei na genius pneus...


Deixe as molas originais e murche um pouco os pneus :concordo:

[]'s

Pablo.pinto2007
01/10/2013, 11:40
A solução não é mexer nos suportes dos jumelos, mas sim nos suportes das buchas fixas... é bem mais simples.... agora é claro que se suas molas forem originais, isso não era pra estar acontecendo... outra solução é vc trocar as molas mestras e segunda virada... os moleiros normalmente eles é que viram as molas (agora fiquei em dúvida em relação à mestra)... mas não custa perguntar... confere as medidas de olhal a olhal e compara com o esquema original disponível no banco de dados do fórum ou no manual do mecânico que tem...
Mas que tem alguma coisa errada aí tem... está chegando até a ferir o chassis... arquear não vai adiantar, o meu palpite é que as suas molas são grandes demais (a mestra e a segunda virada)...

Abraços e confere!!!

Pablo

tuna
01/10/2013, 14:59
Pablão, o único problema aí vai ser a alteração do angulo de cáster, o que pode dar merda...pela fotos, me parece que o furo do chassis para o olhal do jumelo está fora de posição, parece que está muito alto :roll:

O que eu falei foi com relação ao conforto, sempre tive jeep com todas as lâminas no feixe, foi projetado assim, né?

Abaixar a calibragem dos pneus, ajuda e muito no conforto...

Mas não podemos esquecer que é JEEP!!!! para conforto eu ando de Taurus :mrgreen:


[]'s

jairjr
01/10/2013, 20:26
eu comprei um feixe de mola a um tempo atras e o vendedor me garantiu que era de jeep... então vou medir as dianteira e comparar com essa que esta na traseira. vou fazer isso e posto as medidas aqui.

Pablo ta parecendo grande demais mesmo essas molas... ou então mudaram o ponto do jumelo.
não sei... tenho que ver isso ai...
valeu pessoal

Pablo.pinto2007
01/10/2013, 21:02
Pablão, o único problema aí vai ser a alteração do angulo de cáster, o que pode dar merda...pela fotos, me parece que o furo do chassis para o olhal do jumelo está fora de posição, parece que está muito alto :roll:

O que eu falei foi com relação ao conforto, sempre tive jeep com todas as lâminas no feixe, foi projetado assim, né?

Abaixar a calibragem dos pneus, ajuda e muito no conforto...

Mas não podemos esquecer que é JEEP!!!! para conforto eu ando de Taurus :mrgreen:


[]'s


É meu amigo Tuna... eu não sou especialista em CJ-5, eu até acho estranho o jumelo dianteiro ser no chassis, mas parece mesmo que a furação da bucha do jumelo está muito pra cima, muito dentro do chassis, impossibilitando o movimento do jumelo... um jumelo mais alto resolveria temporariamente o caso...

Abraços!

PAblo

vavarusso
02/10/2013, 07:50
Pablo voce matou a charada. Jair voce entregou seu jeep a um especialista. Comparem as fotos. Se na dianteira estiver assim, seu jeep deve estar indomável

tuna
02/10/2013, 09:35
Pessoal, o jumelo do cj-5 é atrás, no chassis, originalmente, porém o furo é bem mais baixo, vejam a foto: o jumelo mais alto vai alterar o cáster....

Pablo.pinto2007
02/10/2013, 12:13
Pessoal, o jumelo do cj-5 é atrás, no chassis, originalmente, porém o furo é bem mais baixo, vejam a foto: o jumelo mais alto vai alterar o cáster....

Tuna, nesse caso do amigo aí não... pois a furação dele foi refeita errada e está mais pra cima... para ele resolver temporariamente ele poderia colocar o jumelo alto, o que equalizaria a cagada já feita e não interferiria no caster...

Detalhe eu coloquei jumelo alto no meu e não tive problema com caster, sendo que o meu o jumelo é na frente por ser CJ-3A... na reforma mandei alterar também onde pega a buxa fixa, compensando a altura do jumelo alto, justamente para evitar esse problema de caster...

Concorda?

Pablo

vavarusso
02/10/2013, 13:38
Eu acho que nao precisa valorizar o cáster nas rodas traseiras. (??)

jairjr
02/10/2013, 20:52
eu vou comprar o jogo do jumelo alto pra mudar tudo... repor as molas no feixe de mola. e ai fazer a furação mais em baixo. talvez resolva.

se alguém achar uma foto com o lugar certo eu poderia fura correto.
obrigado

Willian Del Piero Rocha
02/10/2013, 21:37
Jair se vai fazer a furação no local certo,,,,não precisa do jumelo alto.O Pablo falou para usar o jumelo alto no caso de deixar a furação como está,assim o Jumelão iria afastar a mola do chassi.

tuna
02/10/2013, 22:30
Pablo, concordo sim :concordo:, Vavá, estamos falando do feixe dianteiro, beleza?

[]'s

georgevalle
03/10/2013, 08:11
Não adianta só repor as molas precisar arquear elas, leva em postos de molas de caminhões e manda rebater e experimenta sem a mola que você tirou (acredito que vai ficar muito molenga), o teu problema é só este não precisa de jumelos mais altos estes sim irão afetar o cáster e o jeep vai ficar ruim de direção.

kasemodel
03/10/2013, 11:29
Tenho uma dúvida!

No meu o jumelo está quase como o do amigo JairJr, e nesta posição, o caster já não está alterado?

Valeu!


Abraço,
Kasemodel

tuna
03/10/2013, 11:38
Tenho uma dúvida!

No meu o jumelo está quase como o do amigo JairJr, e nesta posição, o caster já não está alterado?

Valeu!


Abraço,
Kasemodel

Sim :concordo:

[]'s

georgevalle
04/10/2013, 07:54
Em teoria não, pois as molas ao cederem fazem o movimento vertical e como falei, teoricamente mantem a inclinação do eixo (cáster) mesmo quando "cansadas" como é o caso.



Tenho uma dúvida!

No meu o jumelo está quase como o do amigo JairJr, e nesta posição, o caster já não está alterado?

Valeu!


Abraço,
Kasemodel

neudo
06/10/2013, 20:14
galera, eu to achando estranho os jumelos do meu jeep... o jumelo ta pegando no chassis, não sei se é o certo ou foi porque tirei umas molas e arqueei a viatura. vou postar algumas fotos que tirei.

*quando faço uma curva fechado o pneu traseiro pega na lataria isso eu posso resolver com espaçador de roda ou tenho que mexer na altura? lembrando meu pneu é 265/70/r16.

432884432885432886432887
JAIR. Se vc fizer um suporte em "U" na traseira do feixe dianteiro com uns 3 a 5 centímetro de altura (distância) do chassis e colocar os jumelos dará certo (não use o furo no chassis); porém a dianteira terá que ser o dobro da altura do traseiro. Veja bem, o chassis tem a ponta mais alta que a barriga (travessa do motor e câmbio com a reduzida), vc deverá nivelar os dois olhais( olhal fixo com o olhal baixo=parte inferior do jumelo) essa diferença deverá ser atualizada na parte fixa.
Quanto ao comprimento, o suporte na parte do jumelo (no seu caso está na traseira) deverá ser uns 3 cent. mais longo que o feixe de molas (o feixe deverá estar em boas condições, caso contrário todos os cálculos sairão errados). Foram citados ângulos de cáster, se os olhais ficarem nivelados não haverá problemas.
NEUDO

Pablo.pinto2007
07/10/2013, 09:50
JAIR. Se vc fizer um suporte em "U" na traseira do feixe dianteiro com uns 3 a 5 centímetro de altura (distância) do chassis e colocar os jumelos dará certo (não use o furo no chassis); porém a dianteira terá que ser o dobro da altura do traseiro. Veja bem, o chassis tem a ponta mais alta que a barriga (travessa do motor e câmbio com a reduzida), vc deverá nivelar os dois olhais( olhal fixo com o olhal baixo=parte inferior do jumelo) essa diferença deverá ser atualizada na parte fixa.
Quanto ao comprimento, o suporte na parte do jumelo (no seu caso está na traseira) deverá ser uns 3 cent. mais longo que o feixe de molas (o feixe deverá estar em boas condições, caso contrário todos os cálculos sairão errados). Foram citados ângulos de cáster, se os olhais ficarem nivelados não haverá problemas.
NEUDO

É como fiz no meu... uso jumelo alto, aí disseram que pode dar problema de caster e coisa e tal... aí troquei a base do olhal fixo, aumentei na mesma proporção da diferença do jumelo original.

Abraços!

Pablo

jairjr
07/10/2013, 19:38
JAIR. Se vc fizer um suporte em "U" na traseira do feixe dianteiro com uns 3 a 5 centímetro de altura (distância) do chassis e colocar os jumelos dará certo (não use o furo no chassis); porém a dianteira terá que ser o dobro da altura do traseiro. Veja bem, o chassis tem a ponta mais alta que a barriga (travessa do motor e câmbio com a reduzida), vc deverá nivelar os dois olhais( olhal fixo com o olhal baixo=parte inferior do jumelo) essa diferença deverá ser atualizada na parte fixa.
Quanto ao comprimento, o suporte na parte do jumelo (no seu caso está na traseira) deverá ser uns 3 cent. mais longo que o feixe de molas (o feixe deverá estar em boas condições, caso contrário todos os cálculos sairão errados). Foram citados ângulos de cáster, se os olhais ficarem nivelados não haverá problemas.
NEUDO

ok... pelo que entendo vou ter que fazer duas peças pra cada feixe de mola ne isso? um pra frente e outro pra parte de traz do feixe... so que o da frete tem que ter o dobro de altura? to certo?
não entendo o comprimento... tenho que fixar esse suporte traseiro do feixe 3 cm a mais que o comprimento do feixe? é isso. (desculpa o nubsmo ai!)
obrigado ai galera.

kasemodel
08/10/2013, 13:40
Sim :concordo:

[]'s

Você tem razão tuna. Em curvas, sou sempre obrigado a voltar o volante pro centro, ele não volta sozinho...

Valeu!


Abraço,
Kasemodel

neudo
09/10/2013, 11:51
ok... pelo que entendo vou ter que fazer duas peças pra cada feixe de mola ne isso? um pra frente e outro pra parte de traz do feixe... so que o da frete tem que ter o dobro de altura? to certo?
não entendo o comprimento... tenho que fixar esse suporte traseiro do feixe 3 cm a mais que o comprimento do feixe? é isso. (desculpa o nubsmo ai!)
obrigado ai galera.


Jair; quanto ser 3 cm mais longo são molas muito arqueadas e/ou modelo diferente do CJ (adaptação com molas de maior coeficiente de elongamento ) . O olhal do suporte móvel (jumelo) tem que ficar alinhado - (se menor fica muito duro - se maior fica macio e acaba trancando o jumelo no chassis ) porém, não se esqueça, o feixe deverá apresentar boas condições de arqueamento (sem excessos)- eu não me lembro bem, mas parece-me que o arco normal tem uns 10 à 12 de altura - puxe um cordão de olhal a olhal e meça no parafuso central do feixe.
Quanto ao jumelo atrás, é bem melhor porque dilui as forças produzidas na frente das rodas/chassis e os degastes das buchas, olhais e etc.
Vc entendeu a equivalência das alturas e nivelamento?
NEUDO

jairjr
12/10/2013, 10:45
Jair; quanto ser 3 cm mais longo são molas muito arqueadas e/ou modelo diferente do CJ (adaptação com molas de maior coeficiente de elongamento ) . O olhal do suporte móvel (jumelo) tem que ficar alinhado - (se menor fica muito duro - se maior fica macio e acaba trancando o jumelo no chassis ) porém, não se esqueça, o feixe deverá apresentar boas condições de arqueamento (sem excessos)- eu não me lembro bem, mas parece-me que o arco normal tem uns 10 à 12 de altura - puxe um cordão de olhal a olhal e meça no parafuso central do feixe.
Quanto ao jumelo atrás, é bem melhor porque dilui as forças produzidas na frente das rodas/chassis e os degastes das buchas, olhais e etc.
Vc entendeu a equivalência das alturas e nivelamento?
NEUDO


ok... entendi. mas eu tava pensando em adaptar um peça em U (com +/- 3cm de altura) na parte de traz do feixe de mola + um jumelo alto. que que vocês me dizem?
quando tirar o feixe fora vou medir a altura do feixe com o barbante como você me orientou. obrigado

neudo
13/10/2013, 09:54
Jair, a peça traseira original tem essa medida (pouca variação) o jumelo alto tem em torno de 12 cm, porém no meio das chapas (articulação) vc deverá colocar um prisioneiro (parafuso com rosca dos 2 lados) ou soldar uma chapa ( só que na manutenção fica mais difícil a desmontagem) para manter as chapas alinhadas. A chapa em "U" é o jumelo com um tubo onde se colocas as buchas e o parafuso das chapas de articulação, as 2 chapas ligam ao olhal da mola mestra onde se vai a bucha de olhal e o parafuso. Não se esqueça, a altura da frente tem que ser no mínimo 80% da altura da articulação traseira.
NEUDO

jairjr
13/10/2013, 14:59
Jair, a peça traseira original tem essa medida (pouca variação) o jumelo alto tem em torno de 12 cm, porém no meio das chapas (articulação) vc deverá colocar um prisioneiro (parafuso com rosca dos 2 lados) ou soldar uma chapa ( só que na manutenção fica mais difícil a desmontagem) para manter as chapas alinhadas. A chapa em "U" é o jumelo com um tubo onde se colocas as buchas e o parafuso das chapas de articulação, as 2 chapas ligam ao olhal da mola mestra onde se vai a bucha de olhal e o parafuso. Não se esqueça, a altura da frente tem que ser no mínimo 80% da altura da articulação traseira.
NEUDO

ok. mão na massa agora. valeu cara ajudou bastante. tirou todas as duvidas.
valeu memso

Sydney66
14/10/2013, 21:24
Vava, ângulo de cáster é para sistema de direção, é quem faz as rodas voltarem para a posição quando se faz uma curva, quando se altera esse ângulo ou fica pesado para fazer curva (ele quer só andar para frente) ou em qualquer ondulação as rodas ficam "abanando".
São 3 os ângulos principais de um sistema de direção, o cáster que inclina o eixo à frente (pode ser alterado colocando-se cunhas usando pedaços das lâminas do próprio feixe entre o apoio do feixe no eixo e o próprio), o ângulo de câmber que pode ser positivo ou negativo (é aquele que as rodas ficam curvadas para dentro ou para fora) e a convergência (ou divergência) que faz a roda ficar aberta ou fechada no sentido de deslocamento do veículo.
Carros com tração dianteira tem esse ângulo "abrindo" as rodas e carros com tração traseira (nosso caso) tem esse ângulo "fechando" as rodas.
Abs.

ZEQUINHA8100
27/06/2014, 11:55
Bom pegando carona nesse topico,vamos ver se vcs podem me ajudar, meu cj5 estava com os feixes de molas dianteiro arreados olhal ja encostado no chassis fui a jipebras e comprei dois novos, desmontei os dois diga se de passagem um trabalhao do cao e coloquei os dois novos com buchas de poliuretano e tal outra puta trabalhao remontar, bom pra minha tristeza quando soltei o macaco o jeep encostou de novo o olhal na longarina so que agora com os feixes novos, bom fiquei sem entender e bem aborrecido pq comprei os feixes novos e ficou do mesmo jeito, alguem tem alguma ideia o que pode estar acontecendo o motor e original por tanto num e sobre peso,os jumelos sao originais, a unica coisa que me vem a cabeca e se o jumelo esta fixado no lugar correto pq penso eu se jogar o ponto de fixacao do jumelo mas pra tras ele fica em 90 graus assim levanta um pouco o feixe de molas e olhal num pega na longarina mas tb num tem jeito, pq do lado direito tudo bem tem como furar a longarina e chegar o jumelo para tras mas do esquerdo tem a caixa de direcao nao tem como furar a longarina pra afastar mais o jumelo, pensei em por um jumelo maior mas ele vai trabalhar muito deitado sinceramente estou sem saber o q fazer para resolver o problema, e o barulho do olhal batendo na longarina num e nada agradavel e mesmo coisa de uma facada no peito se alguem puder me ajudar fico grato pois na cidade aonde esta o jeep posto de mola so tem um e os caras sao muito ruins de servico num da pra confiar desde ja obrigado abracos

vavarusso
27/06/2014, 14:59
Zequinha fotos para que fique fácil sugeri algo

Willian Del Piero Rocha
27/06/2014, 23:14
Zequinha ,como disse o Vava ,sem fotos não dá ,as vezes tem outra coisa errada e vc não está vendo ,esta concentrado nos feixes de mola ,, ,com fotos ,as melhores e de diversas posições fica mais fácil para opinarmos ,mas já te adianto ,colocar ponto de fixação mais para traz para o jumelo ficar em 90° está completamente errado , , ,jumelo tem que ficar em torno de 45°.

Viniciusaol
28/06/2014, 08:33
O problema poderia estar no suporte fixo do feixe de molas??? talvez tenha sido colocado mais pra trás do que o normal...

Pablo.pinto2007
01/07/2014, 13:01
O problema poderia estar no suporte fixo do feixe de molas??? talvez tenha sido colocado mais pra trás do que o normal...

Acontece e não é raro de mandar reformar o chassis e os "porcos" fazerem o que não se deve, mecher na posição dos suportes de mola fixos... porque normalmente a longarina onde eles são fixados dá corrosão ou trincam... então como são ignorantes, eles acham que se colocarem um pouco mais pra trás não terá problema... sendo que há!

Solução é difícil de ver com o chassis montado, pois as medidas gabaritos dos chassis são medidas de olhais a olhais de fixação dos feixes de mola e jumelos... isso na diagonal, então medidas lineares (que é possível de fazer com ele montado), só te darão noção de erros grosseiros... se assim vc encontrar erros grosseiros, então a "merda" foi grande!!!

Pablo

ZEQUINHA8100
01/07/2014, 20:28
Fotos ai pegou pessoal, o jeep esta em MG e eu em SP o q eu estava precisando da medida linear do parafuso de fixação do feixe de molas do suporte fixo ate o ponto de fixação do jumelo no chassis pra ver se confere com o meu, sendo que o meu feixe de molas e original se alguém puder fazer a medição e me passar fico grato desde já obrigado e abraços a todos

Willian Del Piero Rocha
01/07/2014, 22:12
Zequinha ,da uma olhada na página #18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1477-medidas-para-chassis-cj5-60-a-2.html

ZEQUINHA8100
02/07/2014, 11:21
Zequinha ,da uma olhada na página #18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1477-medidas-para-chassis-cj5-60-a-2.html
É isto mesmo que eu estava precisando Willian, desde ja muito obrigado agora é so pedir pra alguem medir pra mim e ver se bate as medidas abraços

eliasFerreira
02/07/2014, 12:31
Medidas dos chassis:
Meu Jeep Então (http://www.moveisrusticos.com.br/meujeepentao/graxa/detg34a.htm)
Meu Jeep Então (http://www.moveisrusticos.com.br/meujeepentao/graxa/detg34b.htm)

ZEQUINHA8100
10/07/2014, 11:24
Medidas dos chassis:
Meu Jeep Então (http://www.moveisrusticos.com.br/meujeepentao/graxa/detg34a.htm)
Meu Jeep Então (http://www.moveisrusticos.com.br/meujeepentao/graxa/detg34b.htm)
Bom dia Elias, vc sempre me ajuda quando preciso, vamos ver se me socorre de novo,eu estou precisando da medida linear entre o parafuso que prende o feixe de molas dianteiro ao suporte fixo, ate o parafuso de fixacao do jumelo ao chassis, ou seja a distancia entre o suporte fixo e o ponto de fixacao do jumelo ao chassis se vc puder medir no seu seu jeep pra mim e me passar a medida fico te devendo mais uma pq pelas medidas das tabelas so tem em diagonal de um suporte fixo ao jumelo do outro lado essa num me serve desde ja obrigado e abracos

eliasFerreira
11/07/2014, 17:02
Fala, Zequinha!

Acabei de medir pra você. Deu exatamente 38", ou 96.5 cm.

Quanto deu o seu?

Abraço.

ZEQUINHA8100
19/07/2014, 19:14
Fala, Zequinha!

Acabei de medir pra você. Deu exatamente 38", ou 96.5 cm.

Quanto deu o seu?

Abraço.
Boa noite Elias,então estou em MG, medi hoje, e o meu ta dando 95,5cm muito pouca diferença do seu pra tar dando o problema de encostar o feixe na longarina, sinceramente não consigo achar o problema, amortecedores novos,feixes de molas novos mas o bendito ainda fica encostado na longarina, bom a unica coisa que pode estar errada ao meu ver seria o comprimento do jumelo, eu medi o meu entre os parafusos, ou seja do parafuso de fixação do jumelo na longarina ao parafuso de fixação do feixe ao jumelo e deu 7,5 cm teria como medir o seu pra mim Elias fazendo o favor, pq estou indo por eliminação, os pontos de fixação estão corretos, os feixes são novos,os amortecedores são novos,agora falta conferir se num e os jumelos q colocaram no posto de molas quando reformei o jeep que são pequenos pq ja deitei embaixo do jeep fiquei matutando la uns 40 minutos sem conseguir entender o que esta acontecendo fico no aguardo da medida do seu jumelo se vc puder medir pra mim entre os parafusos fico grato desde ja obrigado e abraços

ZEQUINHA8100
20/07/2014, 18:21
Boa noite pessoal, alguem poderia me informar se o jumelo do CJ5 é o mesmo que o da Rural

reslima
21/07/2014, 08:47
Os jumelos do CJ5 são os mesmos da dianteira da rural/F75. O jumelo traseiro daqueles carros é diferente do CJ5.
Abraço.

eliasFerreira
21/07/2014, 17:10
Boa noite Elias,então estou em MG, medi hoje, e o meu ta dando 95,5cm muito pouca diferença do seu pra tar dando o problema de encostar o feixe na longarina, sinceramente não consigo achar o problema, amortecedores novos,feixes de molas novos mas o bendito ainda fica encostado na longarina, bom a unica coisa que pode estar errada ao meu ver seria o comprimento do jumelo, eu medi o meu entre os parafusos, ou seja do parafuso de fixação do jumelo na longarina ao parafuso de fixação do feixe ao jumelo e deu 7,5 cm teria como medir o seu pra mim Elias fazendo o favor, pq estou indo por eliminação, os pontos de fixação estão corretos, os feixes são novos,os amortecedores são novos,agora falta conferir se num e os jumelos q colocaram no posto de molas quando reformei o jeep que são pequenos pq ja deitei embaixo do jeep fiquei matutando la uns 40 minutos sem conseguir entender o que esta acontecendo fico no aguardo da medida do seu jumelo se vc puder medir pra mim entre os parafusos fico grato desde ja obrigado e abraços

Fala, Zequinha.
Cara, deu uma diferença aí.
A medida do centro de um parafuso ao centro do outro deu 7,0 cm.

Desculpa a demora, mas fiquei dois dias longe da internet.

ZEQUINHA8100
21/07/2014, 20:34
Fala, Zequinha.
Cara, deu uma diferença aí.
A medida do centro de um parafuso ao centro do outro deu 7,0 cm.

Desculpa a demora, mas fiquei dois dias longe da internet.
Bom Elias, agora ferrou tudo estava na esperança do seu jumelo ser maior do que esta no meu jeep, mas é menor ainda do que o meu, sera q se eu colocar um jumelo maior eu resolvo o problema pq ele esta em 45º so que o olhau do feixe fica encostado na longarina ai pensei em colocar um jumelo maior ou eu teria que colocar um jumelo menor tentando comprimir mais o feixe de mola alguem me daria uma luz o q fazer pra resolver o problema

eliasFerreira
21/07/2014, 22:04
Bom Elias, agora ferrou tudo estava na esperança do seu jumelo ser maior do que esta no meu jeep, mas é menor ainda do que o meu, sera q se eu colocar um jumelo maior eu resolvo o problema pq ele esta em 45º so que o olhau do feixe fica encostado na longarina ai pensei em colocar um jumelo maior ou eu teria que colocar um jumelo menor tentando comprimir mais o feixe de mola alguem me daria uma luz o q fazer pra resolver o problema

Cara, será que vc não consegue os jumelos maiores emprestados, pra poder ver como fica?
Eu acho que vai afastar a mola da longarina, mas só trocando mesmo pra ter certeza.

ZEQUINHA8100
22/07/2014, 21:24
Cara, será que vc não consegue os jumelos maiores emprestados, pra poder ver como fica?
Eu acho que vai afastar a mola da longarina, mas só trocando mesmo pra ter certeza.
Então Elias meu pesamento é esse mesmo colocar um jumelo maior, mas que jumelo eu iria colocar de qual veiculo? estou pensando em cortar eles colocar uma chapa aumentando eles e soldar, vc saberia me dizer qual a distancia que tem do olhau do feixe de molas que esta preso no jumelo até longarina, pq ai eu saberia o quanto tenho que aumentar o meu jumelo para dar o espaço necessário para o molejo do feixe de molas, se vc puder medir pra mim Elias fico de devendo mais uma abraços

Pablo.pinto2007
23/07/2014, 08:36
Então Elias meu pesamento é esse mesmo colocar um jumelo maior, mas que jumelo eu iria colocar de qual veiculo? estou pensando em cortar eles colocar uma chapa aumentando eles e soldar, vc saberia me dizer qual a distancia que tem do olhau do feixe de molas que esta preso no jumelo até longarina, pq ai eu saberia o quanto tenho que aumentar o meu jumelo para dar o espaço necessário para o molejo do feixe de molas, se vc puder medir pra mim Elias fico de devendo mais uma abraços

Procura por jumelo alto... tem em tudo quanto é loja especializada, se bobear tem até nas molarias (oficinas de molas)!!!

Pablo

ZEQUINHA8100
01/08/2014, 11:41
Bom dia pessoal,alguem que tenha um cj5 com suspensão original poderia medir a distancia do olhal do feixe de molas dianteiro ate a longarina pra mim, do lado do jumelo, estou precisando saber a medida daquele espaço destinado ao molejo da suspensão pra poder arrumar o meu jumelo desde ja obrigado

eliasFerreira
01/08/2014, 17:10
Zequinha, não sei se entendi o que vc quer.
472788
Vc que saber essa distância X?
Se sim, medi e deu algo muito próximo de 1".
O jumelo atrapalha medir com exatidão.

Desculpa a demora em responder. Qualquer coisa é só perguntar.
Sucesso aí!

ZEQUINHA8100
06/08/2014, 09:50
473339

Elias essa distancia que eu marquei que estou precisando do olhal do feixe de molas a longarina se vc puder medir pra mim lhe agradeco desde ja obrigado

tuna
06/08/2014, 10:57
Zequinha, essa medida, infelizmente, nunca vai ser precisa e vai variar de jeep pra jeep, por vários fatores, fabricante da mola, arqueamento, ou não, dos feixes, desgaste de buchas... o ideal é que vc tenha a medida do olhal da longarina até a extremidade do chassis, o tamanho do jumelo original e as medidas de olhal de suporte de jumelo a olhal de suporte de mola...

[]'s

ZEQUINHA8100
06/08/2014, 11:13
Zequinha, essa medida, infelizmente, nunca vai ser precisa e vai variar de jeep pra jeep, por vários fatores, fabricante da mola, arqueamento, ou não, dos feixes, desgaste de buchas... o ideal é que vc tenha a medida do olhal da longarina até a extremidade do chassis, o tamanho do jumelo original e as medidas de olhal de suporte de jumelo a olhal de suporte de mola...

[]'s
Bom dia Tuna tudo bem, concordo plenamente com o que vc falou so que se vc ler o topico desde o comeco vai entender o q esta acontecendo e estou indo por eliminacao que na verdade ja se esgotaram, e o problema continua, entao a unica maneira vai ser aumentar a altura do jumelo, preciso saber mais ou menos o espaco minimo que deixa pra ter o molejo do feixe se que varia conforme vc mencionou mas to querendo ter uma ideia do espaco, mas agradeco a sua atencao desde ja obrigado

Willian Del Piero Rocha
06/08/2014, 11:46
Zequinha ,só por curiosidade ,ou como vc falou ,vamos por eliminação ,o seu jeep antes o feixo de molas estava certo ,sem bater o olhal no chassi ,e com o tempo foi ariando e começou a bater ,ou pegou o jeep assim.

ZEQUINHA8100
06/08/2014, 12:26
Zequinha ,só por curiosidade ,ou como vc falou ,vamos por eliminação ,o seu jeep antes o feixo de molas estava certo ,sem bater o olhal no chassi ,e com o tempo foi ariando e começou a bater ,ou pegou o jeep assim.
Willian quando eu comprei o jeep se assim posso dizer se aquilo era um jeep mas tudo bem vamos la, o feixes estavam todos arreados primeiro refiz toda a parte de mecanica e da mecanica ele foi direto pro posto de molas,a principio a ideia era trocar os feixes por novos, os amortecedores eu ja tinha colocado 4 novos na mecanica,mas o infeliz do mecanico falou que nao, que era so arquear os feixes e ficava bom, bem foram arqueados os 4 feixes trocados os jumelos diga se de passagem colocaram o da rural que a questao de 1 mes foi descobrir pq procurei a nota e vi q era o da rural, trocaram grampos laminas buchas fim da historia na hora de pagar a brincadeira ficou 100 pilas a menos do que se eu tivesse comprado os 4 novos na JIPEBRAS, bom ate ai tudo bem se o servico tivesse ficado bom o jeep ficou caido pra direita falei com o dono do posto ele falou que andando ele ia chegar no lo lugar foi ao contrario quanto mais o jeep andava mais ele ia ficando torto e assim o jeep voltou la mais 3 vezes e pouco se resolveu so que ja estava marcado do jeep entrar na funilaria e o tal dia tinha chegado e pra funilaria ele foi torto mesmo e ficou 1 ano depois de 1 ano voltou o jeep pro posto de molas e la ele ficou uns par de dia ate q me ligaram que estava pronto tinha melhorado bem mas ainda continuava torto e Dono do posto diz que nao mexia mas no jeep nao, que se eu quisesse podia procurar os meus direitos, ai vc me fala, pq vc num levou em outro posto de molas,ai eu te digo pq num existe, o cara comprou os outros 3 posto de molas da cidade num term pra aonde correr por fim o cara foi bem grosso comigo nas ultimas conversas entao falei eu mesmo vou ter que arrumar isso, so que o arqueamento dos feixes num durou 6 meses, e arreou tudo de novo e comecou a bater na longarina entao troquei os dois traseiros primeiro, agora troquei os dianteiros so que desde entao na hora q abaixei o macaco os feixes novos ja encostaram na longarina e ai comecou a presepada ja conferi tudo, pontos de fixacao,os feixes pra ver se num eram de outro jeep, jumelos se altura esta correta, mas esta tudo batendo com as medidas do amigo Elias Ferreira aqui do Forum, entao so me resta aumentar a altura do jumelo pra sair do problema, sair do problema entende nao achar o problema e isso q me esta deixando louco e essa e toda a historia Willian

vavarusso
06/08/2014, 14:31
Meu caro Zequinha, é uma pena o seu problema. Se possível faça um par de jumelos grandes só para testar, sabendo que isso vai alterar o cáster. Será que esse chassi nao foi modificado por algum "poico"? voce poderia aumentar todos os suportes fixos e acrescentar o mesmo aumento aos jumelos feitos sob medidas. ????

Willian Del Piero Rocha
06/08/2014, 15:51
É Zequinha ,esquisito esse problema ,perguntei para saber se já estava assim ,mas pelo visto não ,ninguém mexeu no olhal do chassi , ,segue o que o Vavá aconselhou ,faça um par de jumelos maiores e testa para ver ,vai alterar o cáster ,mas pelo menos vai ver se funciona ,se não ficar pegando no chassi ,aumente o suporte fixo na medida aproximada que o jumelo aumentou.
Quanto ao posto de molas ,FDP . Só de curiosidade ,quando comprei meu jeep ele estava com os feixes recém arqueados ,durante quase 2 anos rodei pouquíssimo e os feixes já tinham areado bastante ,arranquei e coloquei de Toyota , , ,até hoje quando um colega fala que vai arquear as molas eu desaconselho na hora e falo que é melhor comprar um jogo novo ,se não quer colocar de toyota .
Sorte aí e vai relatando sempre ,e se precisar é só falar.

ZEQUINHA8100
06/08/2014, 16:31
É Zequinha ,esquisito esse problema ,perguntei para saber se já estava assim ,mas pelo visto não ,ninguém mexeu no olhal do chassi , ,segue o que o Vavá aconselhou ,faça um par de jumelos maiores e testa para ver ,vai alterar o cáster ,mas pelo menos vai ver se funciona ,se não ficar pegando no chassi ,aumente o suporte fixo na medida aproximada que o jumelo aumentou.
Quanto ao posto de molas ,FDP . Só de curiosidade ,quando comprei meu jeep ele estava com os feixes recém arqueados ,durante quase 2 anos rodei pouquíssimo e os feixes já tinham areado bastante ,arranquei e coloquei de Toyota , , ,até hoje quando um colega fala que vai arquear as molas eu desaconselho na hora e falo que é melhor comprar um jogo novo ,se não quer colocar de toyota .
Sorte aí e vai relatando sempre ,e se precisar é só falar.
Willian tem coisa q a gente num faz depois arrepende, quando reformei o jeep devia ter levado o chassis pra alinhar, tava tudo desmontado o jeep inteiro, era so colocar dentro do caminhao e levar pra dar um tapa pior q tenho caminhao tava com tempo e tinha dinheiro e num fiz, por comodidade, e talvez ate pressa de ver o jeep pronto agora o jeep ta todo montado to sem nenhum tempo pra mexer com isso e muito menos dinheiro pra gastar com isso agora, mas o chassis como ja disse num mexi mas num acho que ele possa estar desgracado assim a ponto de dar essa xica q ta dando, num sei rapaz, mas acho q os suportes fixos q estao nele pode ser maior q os originais pois eu lembro que quando fizeram o servico de arquear as molas o jeep ficou muito alto e os jumelos ficaram em 45 graus so q para frente sendo q na verdade eles ficam para tras, quando eu comprei esse jeep la nos cafundo de MG os caras la fizeram tudo quanto e tipo de marmotagem com ele num gosto nem de lembrar era so cambiarra e por se tratar de um lugar ermo sem muita estrutura os caras faziam as coisas conforme tinham as pecas entao o jeito vai ser medir a altura do suporte fixo tb, acho q ja o Elias Ferreira ja vai me mandar pra porta q partiu de tanto q peco pra ele medir o jeep dele pra conferir com o meu, agora sobre arquear feixe de molas eu te digo com toda certeza dinheiro jogado fora nunca mais eu faco isso, entao, vou ver se consigo pedir pra alguem medir pra mim a altura do suporte fixo e ve se bate com a altura do original ate mais

ZEQUINHA8100
06/08/2014, 17:00
Meu caro Zequinha, é uma pena o seu problema. Se possível faça um par de jumelos grandes só para testar, sabendo que isso vai alterar o cáster. Será que esse chassi nao foi modificado por algum "poico"? voce poderia aumentar todos os suportes fixos e acrescentar o mesmo aumento aos jumelos feitos sob medidas. ????
Vava tenho sempre lido por ai se mudar altura muda o caster mais e esses jeeps com jumelos revolver como fica o caster deles, hora anda com eles abertos hora fechados e com acontece se alterar o tal caster sera que mesmo aumentando pouca coisa o jumelo pode dar zebra o meu jumelo mede de parafuso a parafuso 7.5 cm estou pensando em aumentar pra 11 cm sera q da tanta diferenca assim no caster desde ja obrigado

eliasFerreira
06/08/2014, 18:05
Fala Zequinha!

Fui lá e medi pra você:
473394

Deu 1". Da longarina até a crista da mola.


Outra medida pra vc ter referência.
Aproveitando o desenho que o vavá colocou, medi da longarina até o feixe, e deu 19 cm de espaço.
Na longarina eu peguei bem na reta do parafuso do batente, até a primeira mola do feixe. Tenho 12 molas.
Não sei se no desenho dá pra ver.
473395

Coloca um macaquinho aí, e vai erguendo pra ver como fica o jumelo.

Inté.

Willian Del Piero Rocha
06/08/2014, 20:04
Zequinha ,duvido que o Elias te mande "pra ponte que caiu" ,é um jipeiro ,e como tal vai sempre estar disposto a ajudar ,somos uma espécie em extinção(donos de jeep cj). Não posso te ajudar com medidas de meu jeep ,pois como já falei e está em minha assinatura ,estou com molas de Toyota ,mas se precisar na oficina de um companheiro tem uns 2 jeep com suspensão original e posso medir ou fotografar o que quiser. Abç.

Denis Takashi
06/08/2014, 22:05
Bom dia pessoal,alguem que tenha um cj5 com suspensão original poderia medir a distancia do olhal do feixe de molas dianteiro ate a longarina pra mim, do lado do jumelo, estou precisando saber a medida daquele espaço destinado ao molejo da suspensão pra poder arrumar o meu jumelo desde ja obrigado

Zequinha,

Bom, no atual momento qualquer hipótese é válida, mas não custa averiguar :

o comprimento dos feixes está correto ?? Pois se eles estiverem mais longos do que o necessário, o jumelo vai trabalhar " deitado" mesmo . Se não me engano, o feixe traseiro do Cj é mais longo que o dianteiro, vai que um dia no passado instalaram um feixe errado.

Pode colocar um jogo de jumelos altos que acredito que o caster não vai afetar muito a dirigibilidade, essa mudança é mais sensível em veículos com o jumelo à frente.

()´s

Ian Jeep
07/08/2014, 00:14
Zequinha,

Bom, no atual momento qualquer hipótese é válida, mas não custa averiguar :

o comprimento dos feixes está correto ?? Pois se eles estiverem mais longos do que o necessário, o jumelo vai trabalhar " deitado" mesmo . Se não me engano, o feixe traseiro do Cj é mais longo que o dianteiro, vai que um dia no passado instalaram um feixe errado.

()´s

Pensei nessa hipótese tmb, pode ser q tenham montado com as molas traseiras do cj5 ou da raural/f75(1.170mm/1.324mm, sendo assim maior q a dianteira) ou dianteira da rural/f75 (944mm, menor q o feixe original dianteiro, fazendo com q a mola bata pelo lado de dentro).

Comprimento da mola dianteira do cj5 1.008mm.

Zequinha, tem nem uma fotinha ai não?

No seu caso a mola bate pra trás do jumelo ou pra frente do jumelo?
473424

Abraços.

antonio umino
07/08/2014, 07:28
Zequinha,

Bom, no atual momento qualquer hipótese é válida, mas não custa averiguar :

o comprimento dos feixes está correto ?? Pois se eles estiverem mais longos do que o necessário, o jumelo vai trabalhar " deitado" mesmo . Se não me engano, o feixe traseiro do Cj é mais longo que o dianteiro, vai que um dia no passado instalaram um feixe errado.

Pode colocar um jogo de jumelos altos que acredito que o caster não vai afetar muito a dirigibilidade, essa mudança é mais sensível em veículos com o jumelo à frente.

()´s

Denis, boa colocação.

estes nossos antigos, sempre fazem mudanças, nem sempre percebiveis. pois tudo se parecem..
Pois os jeeps, como todos sabem todos viram mexanicos, ou a partir dele viram verdadeiros MECÂNICOS.
Mas tá valendo..

abçs

Willian Del Piero Rocha
07/08/2014, 08:38
Galera ,não acho que tenham colocado o feixe traseiro na dianteira ,a diferença é de cerca de 150mm(15cm) ,não acho que caberia se mantiveram o suporte dianteiro(fixo) no lugar ,o jumelo não caberia ,não chegaria até o olhal da mola(o olhal ficaria muito para trás) e o eixo sairia da posição, recuando uns 70mm(7cm) ,e o Zequinha comprou um feixe novo ,,,Só se venderam o feixe errado ,mas aí dá para ver que o eixo recuou .Não acho que seja isso .MISTÉRIO !!!!!!!!!!

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 11:32
Fala Zequinha!

Fui lá e medi pra você:
473394

Deu 1". Da longarina até a crista da mola.


Outra medida pra vc ter referência.
Aproveitando o desenho que o vavá colocou, medi da longarina até o feixe, e deu 19 cm de espaço.
Na longarina eu peguei bem na reta do parafuso do batente, até a primeira mola do feixe. Tenho 12 molas.
Não sei se no desenho dá pra ver.
473395

Coloca um macaquinho aí, e vai erguendo pra ver como fica o jumelo.

Inté.
Elias mas uma vez muito obrigado, entao q vai dar certo, olhando no olhal do feixe de molas no lado esquerdo tem um espaco entre o olhal e a longarina de uns 2 mm e do lado direito o olhal ta encostado na longarina mas quando coloca o macaco desse lado nem bem da uma pequena bombadinha nele o olhal ja desencosta da longarina entao acho que minha ideia ta correta meu jumelo ta 7.5 cm de parafuso a parafuso se eu aumentar ele para 11 cm vai sobrar ai 2.5 a 3 cm de espaco entre o olhal e a longarina ai vai ter espaco pra dar o molejo,Elias ja que vc ta me dando uma ajuda e tanto, depois mede pra mim do centro do parafuso do suporte fixo ate aonde ele e soldado na longarina pra mim ver se altura do suporte fixo do meu bate com o do seu pra conferir se o problema num e o bendito do suporte fixo abracos

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 11:34
Zequinha ,duvido que o Elias te mande "pra ponte que caiu" ,é um jipeiro ,e como tal vai sempre estar disposto a ajudar ,somos uma espécie em extinção(donos de jeep cj). Não posso te ajudar com medidas de meu jeep ,pois como já falei e está em minha assinatura ,estou com molas de Toyota ,mas se precisar na oficina de um companheiro tem uns 2 jeep com suspensão original e posso medir ou fotografar o que quiser. Abç.
Willian falei brincando o Elias e um pessoa mais do que prestativa tem me ajudado muito sempre q preciso ele me socorre e q os MINEIROS se entende sabe como e ne uai

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 11:47
Pensei nessa hipótese tmb, pode ser q tenham montado com as molas traseiras do cj5 ou da raural/f75(1.170mm/1.324mm, sendo assim maior q a dianteira) ou dianteira da rural/f75 (944mm, menor q o feixe original dianteiro, fazendo com q a mola bata pelo lado de dentro).

Comprimento da mola dianteira do cj5 1.008mm.

Zequinha, tem nem uma fotinha ai não?

No seu caso a mola bate pra trás do jumelo ou pra frente do jumelo?
473424

Abraços.
Ian a mola ta para tras o primeiro pensamento meu era de ter vindo a mola errada mesmo,mas liguei na JIPEBRAS pra conferir a mola ta certa o feixe e marca Marcketti codigo W2 ou seja mola dianteira do CJ5, falei com eles se a mola num poderia ter vindo com problema eles falaram que acham muito dificil pois o jeep esta com os dois lados arreados se tivesse um so ate poderia acontecer, mas as 2 estar com o mesmo problema ele acha muito dificil, mas num pois obstaculo tb nao, falou q se eu quiser trocar por outras eles trocam, mas que faz muito tempo que eles trabalham com essa marca e nunca tiveram problemas, gosto de trabalhar com a JIPEBRAS o preco num e dos melhores mas eles sao 100% num colocam obstaculo pra nada diferente de outras lojas q o pos venda e horrivel abracos

eliasFerreira
07/08/2014, 12:33
Zequinha, tira uma foto pra gente, do feixe, sem a roda.

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 13:03
Zequinha, tira uma foto pra gente, do feixe, sem a roda.
Elias todo mundo tem me cobrado as fotos e sei q elas ajudam muito mesmo, e bem mais facil vendo do que descrevendo so q eu estou em Sorocaba e o Jeep em Machado no sul de MG entao foto so no final do mes que consigo tirar, ja vai eu te pedir novamente tem como vc medir do parafuso do suporte fixo ate aonde o suporte e soldado na longarina pra mim saber a altura desse suporte desde ja obrigado abracos

eliasFerreira
07/08/2014, 13:06
Mais fotos:

473441

Não sei se dá pra ver, mas deu 3.3/4", da longarina até o centro do parafuso.
473442

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 13:13
Mais fotos:

473441

Não sei se dá pra ver, mas deu 3.3/4", da longarina até o centro do parafuso.
473442
Beleza Elias vou pedir pra alguem medir pra mim la na Fazenda e comparar com as medidas q vc me mandou muito obrigado Elias pela paciencia e boa vontade sua abracos

Ian Jeep
07/08/2014, 15:29
Ian a mola ta para tras o primeiro pensamento meu era de ter vindo a mola errada mesmo,mas liguei na JIPEBRAS pra conferir a mola ta certa o feixe e marca Marcketti codigo W2 ou seja mola dianteira do CJ5, falei com eles se a mola num poderia ter vindo com problema eles falaram que acham muito dificil pois o jeep esta com os dois lados arreados se tivesse um so ate poderia acontecer, mas as 2 estar com o mesmo problema ele acha muito dificil, mas num pois obstaculo tb nao, falou q se eu quiser trocar por outras eles trocam, mas que faz muito tempo que eles trabalham com essa marca e nunca tiveram problemas, gosto de trabalhar com a JIPEBRAS o preco num e dos melhores mas eles sao 100% num colocam obstaculo pra nada diferente de outras lojas q o pos venda e horrivel abracos

Zequinha, não consegui entender como q o jumelo está, pois depende muito do referencial (frente e trás) ai acabei não entendendo.

Pra facilitar, é o exemplo 1 ou 2 da foto q mandei?

Quando vc levanta o jeep até sair do chão (pelo chassis), o jumelo fica reto ou fica em 45º?

Abraços

vavarusso
07/08/2014, 15:33
A grande dúvida é se parece estar grande ou pequeno o feixe. ??????

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 16:11
Zequinha, não consegui entender como q o jumelo está, pois depende muito do referencial (frente e trás) ai acabei não entendendo.

Pra facilitar, é o exemplo 1 ou 2 da foto q mandei?

Quando vc levanta o jeep até sair do chão (pelo chassis), o jumelo fica reto ou fica em 45º?

Abraços
Ian igual a foto 2 e quando levanto o jeep o jumelo fica em 45% pra tras em sentido da traserira correto, sei que parece obvio parecer que o feixe esta errado ser maior, mas o feixe e o certo pro jeep ja conferi ate liguei aonde comprei e ja conferi no codigo que esta no feixe e o certo, por isso e q ta me deixando louco da vida de nao descobrir o q pode estar acontecendo sendo q e uma coisa tao simples

ZEQUINHA8100
07/08/2014, 16:33
A grande dúvida é se parece estar grande ou pequeno o feixe. ??????
Vavarusso a resposta e bem simples parece estar grande, mas o feixe e o correto entao estou indo em tudo que possa a estar errado, mas ate agora num achei nada, os pontos de fixacao estao a distancia um do outro certa o jumelo q esta la tem a altura certa, o ponto de fixacao do jumelo esta no lugar certo,o chassis nao esta torto a ponto de dar essa diferenca toda entao agora falta eu conferir a altura do ponto fixo pra ter certeza que esta tudo correto o negocio e intrigante mesmo mas o feixe e o certo e do da marcketti codigo w2 depois vc entra no site da jipebras e confere pra vc ver

Willian Del Piero Rocha
07/08/2014, 18:23
Zequinha, eu acho que quando levanta o jeep ,o jumelo teria que ficar reto(para baixo) e não à 45º ,assim ele teria que ficar com o jeep no chão .

Ian Jeep
07/08/2014, 19:52
Zequinha, eu acho que quando levanta o jeep ,o jumelo teria que ficar reto(para baixo) e não à 45º ,assim ele teria que ficar com o jeep no chão .

Tmb compartilho da mesma ideia. Jumelos na vertical com o jeep suspenso e em 45º com o jeep no chão com o peso agindo sobre o feixe.

reslima
08/08/2014, 08:54
Se eu fosse você não me prenderia a código e informação de loja, nem sempre sabem o que falam. Mede a mola mestre, de olhal a olhal e compara com a de alguém que também tem feixes originais e que aparentemente estão corretos. Se não for mola maior, é a posição do suporte fixo da mola que está mais deslocado para trás.


Vavarusso a resposta e bem simples parece estar grande, mas o feixe e o correto entao estou indo em tudo que possa a estar errado, mas ate agora num achei nada, os pontos de fixacao estao a distancia um do outro certa o jumelo q esta la tem a altura certa, o ponto de fixacao do jumelo esta no lugar certo,o chassis nao esta torto a ponto de dar essa diferenca toda entao agora falta eu conferir a altura do ponto fixo pra ter certeza que esta tudo correto o negocio e intrigante mesmo mas o feixe e o certo e do da marcketti codigo w2 depois vc entra no site da jipebras e confere pra vc ver

chinelao4x4
08/08/2014, 09:03
Chassis desalinhado , suporte das molas , molas diferentes , erro de fabricação das molas , , o furo central , a dobra das buchas . Algo disso ai , só pode ,

ZEQUINHA8100
08/08/2014, 09:16
Se eu fosse você não me prenderia a código e informação de loja, nem sempre sabem o que falam. Mede a mola mestre, de olhal a olhal e compara com a de alguém que também tem feixes originais e que aparentemente estão corretos. Se não for mola maior, é a posição do suporte fixo da mola que está mais deslocado para trás.
Relisma so estou esperando meu pai medir o suporte fixo pra mim pra ver se esta na altura correta e soldado na posicao correta mas to comecando a desconfiar desses feixes, mesmo o pessoal da loja falando q e o certo estou achando q ele deve ser maior que o correto do jeep meu, so pode, ja conferi tudo e num acho nem um erro, so de pensar em ter que desmontar tudo de novo ja desanimo acho q vou preferir aumentar um pouquinho o jumelo

vavarusso
08/08/2014, 09:48
O principal problema no seu caso é está longe do jeep!

antonio umino
08/08/2014, 09:51
473544

Para saber se as molas estão corretas....
Tem que medir do suporte fixo dianteiro até o furo no chassis onde vai a bucha.

Então com esta medida compara com os de outros jeeps...

Os jeep todos devem ter a mesma distância de um suporte ao (digamos suporte trazeiro). furo no chassis.
Como o feixe faz uma curva dependendo da curvatura vai dar uma medida diferente. acho que tem que medir com a fita metrica(costureira) do centro do olho ao centro do outro lado..
De tudo isto que se falou aqui, se o feixe estiver certo... o que pode ter acontecido é de terem feito um novo furo(lugar da bucha à frente do lugar original.) no chassis e por isto está dando todo este problema..
abçs

ZEQUINHA8100
08/08/2014, 11:27
473544

Para saber se as molas estão corretas....
Tem que medir do suporte fixo dianteiro até o furo no chassis onde vai a bucha.

Então com esta medida compara com os de outros jeeps...

Os jeep todos devem ter a mesma distância de um suporte ao (digamos suporte trazeiro). furo no chassis.
Como o feixe faz uma curva dependendo da curvatura vai dar uma medida diferente. acho que tem que medir com a fita metrica(costureira) do centro do olho ao centro do outro lado..
De tudo isto que se falou aqui, se o feixe estiver certo... o que pode ter acontecido é de terem feito um novo furo(lugar da bucha à frente do lugar original.) no chassis e por isto está dando todo este problema..
abçs
Umino ja fiz essa medicao do suporte fixo ao parafuso q segura o jumelo no chassis e esta conferindo com o do amigo aqui do forum Elias Ferreira agora so estou esperando mesmo e medida do suporte fixo que meu pai vai medir pra mim mas estou bem desconfiado desse feixe de molas que me venderam, mas dizem eles que e o correto liguei la novamente, quem conhece a loja JIPEBRAS sabe que eles sao firme em negocio e firma antiga mas que tudo ta levando a crer que o problema e o feixe d molas isso ta

ZEQUINHA8100
08/08/2014, 11:32
O principal problema no seu caso é está longe do jeep!
Isso e verdade Vavarusso vem me atrapalhando muito ficar longe do jeep mas penso em trazer ele pra Sorocaba ja me aperta o coracao ele sempre ficou na Fazenda o q vou fazer com ele numa cidade desse tamanho vai acabar esquecido no fundo da garagem, la nao, quando estou la, so ando nele, so lembro da camionete no dia de vir embora pra Sorocaba

Willian Del Piero Rocha
08/08/2014, 11:33
Se a medida do suporte fixo ao parafuso do jumelo no chassi(olhal) está conferindo com a do Elias ,então meu caro ,acho que é mesmo o feixe errado.

ZEQUINHA8100
08/08/2014, 11:36
Se a medida do suporte fixo ao parafuso do jumelo no chassi(olhal) está conferindo com a do Elias ,então meu caro ,acho que é mesmo o feixe errado.
Tudo ta levando a crer que sim Willian mas como que eu faco pra medir esse feixe de molas vou ter q tirar o feixe do jeep e medir de olhal a olhal

Willian Del Piero Rocha
08/08/2014, 11:42
Mede de olhal à olhal do feixe ,mesmo com ele montado e com o peso do jeep ,mas dá para ter uma noção com o dos companheiros que também estão montados, sei que o eixo atrapalha uma medição exata ,mas uma diferença de uns 2cm(20mm) ,não vai atrapalhar a comparação .Esse feixo seu parece estar com uns 10 cm à mais.

ZEQUINHA8100
08/08/2014, 12:02
Mede de olhal à olhal do feixe ,mesmo com ele montado e com o peso do jeep ,mas dá para ter uma noção com o dos companheiros que também estão montados, sei que o eixo atrapalha uma medição exata ,mas uma diferença de uns 2cm(20mm) ,não vai atrapalhar a comparação .Esse feixo seu parece estar com uns 10 cm à mais.
Bom deixa ver se eu entendi pra num fazer merda, vou medir de olhal a olhal com uma fita metrica acompanhando a curvatura do feixe certo, ou vou medir de olhal a olhal em linha reta sem acompanhar a curvatura do feixe?

Willian Del Piero Rocha
08/08/2014, 12:12
Pode medir dos dois jeitos ,só coloca qual foi a maneira que mediu para os outros fazerem o mesmo , ,como disse ,pode dar uma diferença pequena entre o que vc vai medir e a medida dos outros ,mas já vai dar para saber o que está acontecendo.

Rodrigo Baratti
11/08/2014, 14:17
Pessoal,

Talvez esses catálogos os ajudem com as medidas.
Aproveita e tira as medidas do chassi para confirmar se está bem alinhado.

Dianteiro:
Chassi (furo a furo do montante): 93,7 cm
Feixe: (furo a furo do olhal): 100,8 cm

Traseiro:
Chassi (furo a furo do montante): 110,3 cm
Feixe: (furo a furo do olhal): 117 cm

Isso se minhas contas de geometria estiverem corretas.:?

[]'s

eliasFerreira
13/08/2014, 00:38
Zequinha, segunda-feira estive lá na oficina do mecânico do meu jeep, e fui olhar um jeep que tá parado lá há uns dias.

Reparei que a mola desse jeep está igual ao seu, praticamente encostado na longarina, então fiz umas fotos pra comparação.

474007 474008 474009 474010

Percebe-se que as buchas já foram pra casa do chapéu. As duas. Suas buchas são novas? Atenção nesse ponto.
O que não dá pra ver é que o feixe de molas está quase reto.
O suporte fixo é original e está na posição original, por isso nem tirei fotos.
Esse jipe está com motor OHC.
O jumelo tem 7,5 cm de olhal a olhal, ou seja, igual ao seu.

ZEQUINHA8100
13/08/2014, 09:33
Zequinha, segunda-feira estive lá na oficina do mecânico do meu jeep, e fui olhar um jeep que tá parado lá há uns dias.

Reparei que a mola desse jeep está igual ao seu, praticamente encostado na longarina, então fiz umas fotos pra comparação.

474007 474008 474009 474010

Percebe-se que as buchas já foram pra casa do chapéu. As duas. Suas buchas são novas? Atenção nesse ponto.
O que não dá pra ver é que o feixe de molas está quase reto.
O suporte fixo é original e está na posição original, por isso nem tirei fotos.
Esse jipe está com motor OHC.
O jumelo tem 7,5 cm de olhal a olhal, ou seja, igual ao seu.
Elias esta identico ao do meu, so que o feixe do meu nao esta reto, ele esta curvado, as buchas do meu sao todas novas e de poliuretano, essa semana estou com uns problemas pessoais mas resolvendo os vou arrumar as medidas dos feixes pra podermos comparar abracos

Ian Jeep
13/08/2014, 15:19
474007

Engraçado q nessa foto o jumelo ta quase em 45º , ou seja se tivesse nos exatos 45º ele encostaria mais ainda no chassis :pensativo:
E isso com as molas retas, agora imagina com as molas arqueadas, o jumelo ia ficar na vertical.

Estranho.

Eduardo_1981
15/08/2014, 20:53
474007

Engraçado q nessa foto o jumelo ta quase em 45º , ou seja se tivesse nos exatos 45º ele encostaria mais ainda no chassis :pensativo:
E isso com as molas retas, agora imagina com as molas arqueadas, o jumelo ia ficar na vertical.

Estranho.

O meu é um 1965, motor BF, o jumelo do feixe dianteiro fica com 78 graus, quase reto, as molas, medindo direto de um olhal ao outro está com exatamente 1m, com a trena passando por trás do amortecedor, e elas ficam arcadas. Já comprei o jeep assim, mas pela quantidade de molas que tem no feixe, ele deve ser original, se precisar eu coloco as fotos. Pois vou desmontar durante a semana para trocar as buchas.

ZEQUINHA8100
19/08/2014, 19:59
Boa noite, Amigo Elias vou te aborrecer de novo,queria que vc medisse o feixe dianteiro de olhal a olhal e depois de olhal a olhal mas seguindo a curvatura do feixe pra mim tb saber o comprimento dele em curvatura se vc puder medir pra mim fico te devendo mais uma pra conta, sexta agora estou indo pra MG chegando la vou conferir com as medidas q vc me passar do feixe dependendo o que dar desmonto tudo de novo e levo na Jipebras pra eles trocarem pra mim desde ja obrigado e abraços

Rodrigo Baratti
20/08/2014, 05:19
Zequinha,
Nao sou o Elias mas a media esta ali em cima no meu post.
No catalogo vc tem a medina da curvatura, se nao me engano 14 cm.

Nao tem erro, meça de olhal a olhal, são 16 cm de diferenca entre o feixe dianteiro e traseiro, conte o número das molas e por fim coloque uma regua de parafuso a parafuso dos olhais e meça a altura no centro.

[]'s e boa sorte

neudo
20/08/2014, 10:44
Elias, eu vejo que o parafuso do olhal é passado no chassis. O molejo com passar do tempo arria e passa a encostar no chassis. A solução para sempre é fazer um suporte ( duas chapas, uma de cada lado com uma tubeira para o parafuso da mola) e soldá-lo no chassis, assim ganha altura e afastamento do olhal da mola do chassis.

eliasFerreira
20/08/2014, 11:38
Elias, eu vejo que o parafuso do olhal é passado no chassis. O molejo com passar do tempo arria e passa a encostar no chassis. A solução para sempre é fazer um suporte ( duas chapas, uma de cada lado com uma tubeira para o parafuso da mola) e soldá-lo no chassis, assim ganha altura e afastamento do olhal da mola do chassis.

neudo,
não consegui visualizar essa sua idéia.
Dê mais detalhes pra gente, ou até um desenho kkkkkk

ZEQUINHA8100
20/08/2014, 11:46
Zequinha,
Nao sou o Elias mas a media esta ali em cima no meu post.
No catalogo vc tem a medina da curvatura, se nao me engano 14 cm.

Nao tem erro, meça de olhal a olhal, são 16 cm de diferenca entre o feixe dianteiro e traseiro, conte o número das molas e por fim coloque uma regua de parafuso a parafuso dos olhais e meça a altura no centro.

[]'s e boa sorte
Rodrigo vi sim que vc mandou as medidas e te agradeço muito, é q tb estou querendo conferir com o amigo Elias Ferreira pq desde o começo venho comparando com as medidas do jeep dele é vem batendo todas, então queria tb conferir as do feixes que é a unica coisa que esta faltando, quando vc diz que o feixe tem aquelas medidas la que vc mandou Rodrigo de olhal a olhal seria os feixes desmontados ou montados no jeep? se forem montados como devo fazer a medida com o jeep no chão o tenho que levanta-lo desde ja obrigado e abraços

Willian Del Piero Rocha
20/08/2014, 12:22
Elias, eu vejo que o parafuso do olhal é passado no chassis. O molejo com passar do tempo arria e passa a encostar no chassis. A solução para sempre é fazer um suporte ( duas chapas, uma de cada lado com uma tubeira para o parafuso da mola) e soldá-lo no chassis, assim ganha altura e afastamento do olhal da mola do chassis.

Neudo ,entendi o que quis dizer ,2 chapas soldadas uma de cada lado do chassi com um tubo ligando as 2 chapas para passar o parafuso ,logo abaixo do furo original....Mas fazendo dessa forma ,vc vai estar apenas se adaptando à um defeito ,sem contar que descendo o ponto do parafuso ,vai alterar o caster .Se o feixe arria e passa a encostar no chassi, alguma coisa está errada.

Willian Del Piero Rocha
20/08/2014, 12:51
Zequinha, dei um pulo até a oficina de um amigo(jipeiro também) ,mas só tinha um jeep de um colega nosso ,motor BF161 câmbio 3M ,não lembro o ano mas me parece que é 68. Bom ,medi os feixes como te falei e como vc pediu ao Elias ,depois se ele colocar também vc tem uma base ,já que pode ter um erro ai de 01 cm talvez .Jeep no chão .
De olhal à olhal medindo reto por cima do eixo ,pegando no eixo dos parafusos ----- 99 cm
De olhal à olhal medindo acompanhando a curvatura passando por baixo da chapa que prende o eixo ao feixe ,no eixo dos parafusos -----105 cm
Essa ultima medida pode apresentar alguma diferença ,já que não deu para pegar com exatidão uma linha vertical para determinar o eixo dos parafusos. Mas como falei ,se os feixes estiverem errados ,a diferença vai ser grande ,mais de 10 cm .
Depois fala o resultado. Abraços e a disposição.

Rodrigo Baratti
20/08/2014, 13:17
Rodrigo vi sim que vc mandou as medidas e te agradeço muito, é q tb estou querendo conferir com o amigo Elias Ferreira pq desde o começo venho comparando com as medidas do jeep dele é vem batendo todas, então queria tb conferir as do feixes que é a unica coisa que esta faltando, quando vc diz que o feixe tem aquelas medidas la que vc mandou Rodrigo de olhal a olhal seria os feixes desmontados ou montados no jeep? se forem montados como devo fazer a medida com o jeep no chão o tenho que levanta-lo desde ja obrigado e abraços

O Willian matou minha resposta.
O feixe em bom estado qdo montado deve arriar pouquíssimo, portanto a medida de olhal a olhal deve permanecer muito próxima da medida do mesmo desmontado (100,8 cm).
Como ele mediu 99 cm matou a pau! E o outro ponto é que o feixe traseiro é muito maior que o dianteiro.

Concordo com o Willian tb qto a gambiarra de soldar um suporte abaixo. Fazendo isso muda-se a geometria da suspa.

[]'s

ZEQUINHA8100
20/08/2014, 21:07
Zequinha, dei um pulo até a oficina de um amigo(jipeiro também) ,mas só tinha um jeep de um colega nosso ,motor BF161 câmbio 3M ,não lembro o ano mas me parece que é 68. Bom ,medi os feixes como te falei e como vc pediu ao Elias ,depois se ele colocar também vc tem uma base ,já que pode ter um erro ai de 01 cm talvez .Jeep no chão .
De olhal à olhal medindo reto por cima do eixo ,pegando no eixo dos parafusos ----- 99 cm
De olhal à olhal medindo acompanhando a curvatura passando por baixo da chapa que prende o eixo ao feixe ,no eixo dos parafusos -----105 cm
Essa ultima medida pode apresentar alguma diferença ,já que não deu para pegar com exatidão uma linha vertical para determinar o eixo dos parafusos. Mas como falei ,se os feixes estiverem errados ,a diferença vai ser grande ,mais de 10 cm .
Depois fala o resultado. Abraços e a disposição.
William melhor do que isso so um monte de jeep em nossa garagens, muito obrigado chego em MG sexta a noite, sabado de manhazinha vou la no Barracão aonde esta o jeep medir esse malditos feixes e medindo ja passo a medidas aqui pra vcs ficarem sabendo o q se deu vou fazer um apanhado de medidas com as suas a do Rodrigo e a que o Elias fizer pra mim e ver o q esta dando de errado se for os feixes que vieram errado juro que vou me segurar pra num estourar com a turma da Jipebras pq ja liguei la 2 vezes e eles afirmam que o feixe é o certo, mas menos mal pq eles ja falaram q se eu quiser eles trocam por outros vamos aguardar pra ver abraços a todos

ZEQUINHA8100
20/08/2014, 21:26
William melhor do que isso so um monte de jeep em nossa garagens, muito obrigado chego em MG sexta a noite, sabado de manhazinha vou la no Barracão aonde esta o jeep medir esse malditos feixes e medindo ja passo a medidas aqui pra vcs ficarem sabendo o q se deu vou fazer um apanhado de medidas com as suas a do Rodrigo e a que o Elias fizer pra mim e ver o q esta dando de errado se for os feixes que vieram errado juro que vou me segurar pra num estourar com a turma da Jipebras pq ja liguei la 2 vezes e eles afirmam que o feixe é o certo, mas menos mal pq eles ja falaram q se eu quiser eles trocam por outros vamos aguardar pra ver abraços a todos
William acho que to ficando meio passado ja com essa historia dos feixes, quando vc fala por cima do eixo vc mediu de olhal a olhal em uma linha reta ou seja em uma linha horizontal plana de olhal a olhal ou vc mediu acompanhando a curvatura do feixe so que por cima do feixe pq eu num entendi a parte q vc falou( pegando no eixo dos parafusos) quero ter certeza pra num dar confusão desculpa a amolação

Willian Del Piero Rocha
20/08/2014, 23:01
Zequinha ,quando eu disse por cima do eixo ,é em linha reta horizontal ,só que não dá para ser exatamente reta porque o eixo dianteiro atrapalha ,coloquei a trena no eixo do parafuso que prende o olhal ao jumelo e no eixo do parafuso que prende o olhal ao suporte fixo ,ou seja ,sempre no centro do olhal. Ao colocar a trena nos centros dos olhais ,ela encosta no eixo dianteiro ,dando uma leve forçada. Não sei desenhar no computador ,mas se não ficou claro é só falar que desenho ,tiro foto e posto a foto do desenho (sou meio burro em computador)

ZEQUINHA8100
20/08/2014, 23:41
Zequinha ,quando eu disse por cima do eixo ,é em linha reta horizontal ,só que não dá para ser exatamente reta porque o eixo dianteiro atrapalha ,coloquei a trena no eixo do parafuso que prende o olhal ao jumelo e no eixo do parafuso que prende o olhal ao suporte fixo ,ou seja ,sempre no centro do olhal. Ao colocar a trena nos centros dos olhais ,ela encosta no eixo dianteiro ,dando uma leve forçada. Não sei desenhar no computador ,mas se não ficou claro é só falar que desenho ,tiro foto e posto a foto do desenho (sou meio burro em computador)
William meu amigo entendi agora, era so pra confirmar, é pq vc falou eixo dos parafusos ai me confundi o q vc chama de eixo dos parafusos eu chamo de parafuso do jumelo mas ta certo e se vc e MEIO burro em computador fique sabendo que eu sou burro INTEIRO nem foto sei colocar, dependo dos outros pra ficar colocando foto pra mim e mole abraços

eliasFerreira
21/08/2014, 07:45
Coloquei o celular pra tocar hoje depois do trabalho, pra me lembrar de tirar as medidas.

Ian Jeep
21/08/2014, 17:18
De olhal à olhal medindo reto por cima do eixo ,pegando no eixo dos parafusos ----- 99 cm
De olhal à olhal medindo acompanhando a curvatura passando por baixo da chapa que prende o eixo ao feixe ,no eixo dos parafusos -----105 cm


O meu deu ---- 100 cm (linear)
curvatura ---- 103 cm (elipse)

474857474858474859

Abraços

Willian Del Piero Rocha
21/08/2014, 18:02
Ian, posso dizer que as medidas batem,,, 99 para 100 ,,,,e 105 para 103 , a minha deu 105 porque eu passei por baixo da sapata(chapa de apoio do feixe) ,deve "roubar" uns 2 a 3 cm. Mas já dá para o Zequinha ter uma base.

Ian Jeep
21/08/2014, 18:12
Ian, posso dizer que as medidas batem,,, 99 para 100 ,,,,e 105 para 103 , a minha deu 105 porque eu passei por baixo da sapata(chapa de apoio do feixe) ,deve "roubar" uns 2 a 3 cm. Mas já dá para o Zequinha ter uma base.

Sim sim, Willian, concordo plenamente.
Além do mais, medi sozinho e a minha régua não foi precisa como uma fita métrica ou trena.
No meu caso passei encostado por cima da sapata, a diferença deve ter sido essa.

Elias sai do facebook e vai medir a mola!!

Abraços

neudo
21/08/2014, 18:13
Existe um sistema de CUNHA​ que vc insere no diferencial (base onde passa o grampo) que corrige o ângulo de caster, ou a maneira simples é fazer os 4 suportes (alterar o traseiro para que fique na mesma altura do dianteiro).
Outra coisa, quando se compra o jogo de molas novos, normalmente as loja vendem com os quatro suportes como kit de levantamento de suspensão.

ZEQUINHA8100
21/08/2014, 19:05
O meu deu ---- 100 cm (linear)
curvatura ---- 103 cm (elipse)

474857474858474859

Abraços
Iam muito obrigado pelas medidas e fotos, to confiante que agora descubro aonde esta merda do problema abraços

Willian Del Piero Rocha
21/08/2014, 20:40
Existe um sistema de CUNHA​ que vc insere no diferencial (base onde passa o grampo) que corrige o ângulo de caster, ou a maneira simples é fazer os 4 suportes (alterar o traseiro para que fique na mesma altura do dianteiro).
Outra coisa, quando se compra o jogo de molas novos, normalmente as loja vendem com os quatro suportes como kit de levantamento de suspensão.
Neudo, Os kit de suspensão vendidos com suportes ,jumelos, buchas ,etc. São os kit de molas Toyota para o jeep ,o qual eu uso. As molas "originais" do jeep ,vc compra independente ,só 1 feixe ,2 feixes ,3 feixes ou os 4 feixes ,não vem os suportes.
Repito o que já falei, se fizer como vc está sugerindo ,o Zequinha vai fazer uma modificação no jeep dele para mascarar um problema e não resolver.

eliasFerreira
22/08/2014, 10:22
Opa!
Fui pra baixo do jeep "medir as medidas".

Olhal-olhal do feixe: 99 cm;
Curvatura: 110 cm.
A curvatura deu 110 pq fiz a trena acompanhar as duas curvas do olhais, então pode descontar uns 5 cm, que vai dar a mesma medida do Willian, ou seja, os valores da galera estão coerentes.

No começo de 2013 eu mandei arquear os 4 feixes, e de lá pra cá já cederam bem. Lembro que esse mesmo jumelo dianteiro, que eu estou tirando as medidas, estava praticamente 90°.

ZEQUINHA8100
22/08/2014, 11:23
Opa!
Fui pra baixo do jeep "medir as medidas".

Olhal-olhal do feixe: 99 cm;
Curvatura: 110 cm.
A curvatura deu 110 pq fiz a trena acompanhar as duas curvas do olhais, então pode descontar uns 5 cm, que vai dar a mesma medida do Willian, ou seja, os valores da galera estão coerentes.

No começo de 2013 eu mandei arquear os 4 feixes, e de lá pra cá já cederam bem. Lembro que esse mesmo jumelo dianteiro, que eu estou tirando as medidas, estava praticamente 90°.
Elias, muito obrigado pelas medidas então é isso mesmo de ollhal a olhal 99 cm e acompanhando a curvatura 105 cm estão de todos batendo +ou - amanha vou conferir no meu e acabar com esse perrengue ja estou até vendo eu debaixo do jeep um bom pedaço do sábado tirando os feixes pra fazer a troca na Jipebras, ja até perdi as contas de quantas vezes ja desmontei aquela merd#$%&* abraços

eliasFerreira
22/08/2014, 11:54
Fotos, Zequinha! Fotos!!
Umas 200 fotos pra gente ver isso aí!

eliasFerreira
22/08/2014, 12:00
Zequinha, qual o caminho que vc faz até Machado?
Se for pela Fernão Dias, faz um desvio até aqui pra vc ver como tá o do meu jeep.

ZEQUINHA8100
22/08/2014, 12:29
Zequinha, qual o caminho que vc faz até Machado?
Se for pela Fernão Dias, faz um desvio até aqui pra vc ver como tá o do meu jeep.
Elias não passo pela Fernão Dias não, eu vou por São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Fernão num curto muito não, ainda mais pro lado de SP, pro lado MG é tranquilo, mas me diga pra que lado fica Paraisópolis?

neudo
22/08/2014, 13:19
Elias, muito obrigado pelas medidas então é isso mesmo de ollhal a olhal 99 cm e acompanhando a curvatura 105 cm estão de todos batendo +ou - amanha vou conferir no meu e acabar com esse perrengue ja estou até vendo eu debaixo do jeep um bom pedaço do sábado tirando os feixes pra fazer a troca na Jipebras, ja até perdi as contas de quantas vezes ja desmontei aquela merd#$%&* abraços


É a melhor solução, pois molas com o passar do tempo perde a TÊMPERA do aço, então vc manda arquear e fica algum tempo bom depois volta a distender . ( a maioria dos moleiros não tem recursos ou meios de temperar molas de aço).

eliasFerreira
22/08/2014, 13:27
Paraisópolis fica perto de Pouso Alegre.

Um caminho seria, Sorocaba > São Paulo > São José dos Campos > Santo Antônio do Pinhal > Paraisópolis > Pouso Alegre > Machado.

vavarusso
22/08/2014, 14:11
Meu caro Zequinha tanto que vc tem me ajudado e eu aqui parado nesse carburador. Pesquisei um manual da fabrini. Dá uma olhada lá na pagina 12.
DIAN. J-WY0301-FX
TRAS. J-WY0304-FX

ZEQUINHA8100
23/08/2014, 18:57
Boa noite pessoal, bom fiz a medida dos feixes deu 99 cm de olhal a olhal linear e 113 cm acompanhando a curvatura estou achando esse 113 meio muito pq disso? contei o feixe tem 12 laminas agora num entendi nada medi por baixo da chapa que segura o feixe alguem tem alguma ideia o q pode ser?

Ian Jeep
23/08/2014, 21:23
Boa noite pessoal, bom fiz a medida dos feixes deu 99 cm de olhal a olhal linear e 113 cm acompanhando a curvatura estou achando esse 113 meio muito pq disso? contei o feixe tem 12 laminas agora num entendi nada medi por baixo da chapa que segura o feixe alguem tem alguma ideia o q pode ser?

Aproveita q ta ai, e tira umas fotos de vários ângulos, quem sabe algum detalhe seja detectado pelos olhos da galera!

vavarusso
23/08/2014, 22:41
Zequinha vc olhou o catálogo que postei aí em cima?

Willian Del Piero Rocha
24/08/2014, 00:15
Só agora entrei no fórum, faça como o Ian falou, tire um monte de "retratos" desse problema e posta para nóis vê...

Ian Jeep
24/08/2014, 14:38
Zequinha vc olhou o catálogo que postei aí em cima?

Vavá, o catalogo já havia sido anexado anteriormente pelo Baratti.

ZEQUINHA8100
02/09/2014, 17:16
476165 476166476166476165 47616747616847616847616947617047616447617147617247 6172

Ai pessoal estão as fotos dos feixes de molas acho que vou optar por aumentar uns 3 cm o jumelo mesmo, todas medidas bateram e não consigo achar o problema deve ser problema no chassis mesmo so pode abraços

Rodrigo Baratti
02/09/2014, 22:39
A impressão que tive pelas fotos é que os feixes estão muito retos, deveriam se mais arqueados

[]'s

Viniciusaol
03/09/2014, 07:53
meu cj5 74 tá com a suspensao original e as mola tão arqueadas aparentemente na mesma proporçao das suas... se as medidas bateram todas, como nao parece que os jumelos foram mudados, tem certeza de que os suportes fixos do feixe de molas está no local certo?

Willian Del Piero Rocha
03/09/2014, 08:31
Zequinha ,não consegui visualizar nada de errado , o furo no chassi aonde pega o jumelo ,parece estar no local certo ,conferi com o meu ,mesmo usando molas Toyota e o suporte fixo atrás ,os furos estão lá e parecem que na mesma posição sua. Só se mexeram no suporte fixo. Já reparou se o eixo está exatamente abaixo (na vertical)do batente de borracha do chassi ,na foto não dá para reparar com certeza ; se mexeram no suporte fixo ,e o eixo foi um pouco para traz ,ele sai da vertical do batente ,mas se mexeram no batente também ,,,,,,,ai danou-se .Você de cabeça quente e P da vida ,e nós curiosos ,Abraços.

eliasFerreira
03/09/2014, 09:04
Zequinha,
o ângulo das fotos não favorece, mas tá parecendo que o suporte fixo não é original.
Pode ser só impressão pela foto.

476229

vavarusso
03/09/2014, 11:36
Zequinha,
o ângulo das fotos não favorece, mas tá parecendo que o suporte fixo não é original.
Pode ser só impressão pela foto.

476229
O problema parece ser esse mesmo, e ainda parece ter calço feito em solda. Só uma foto lateralmente perpendicular para tirar a dúvida.

antonio umino
03/09/2014, 11:37
Este suporte fixo , não é o original do jeep.... Tem até um calço na parte trazeira ......
Este suporte está fazendo o jumelo trabalhar errado...
Como o suporte não é original. o parafuso do olhal fica mais para traz, o eixo está deslocado para traz.....
Mais ou menos de 3 as 4 cm...... então o grau do jumelo fica alterado...

Estão os dois suportes fixo do mesmo jeito... se estiverem vc vai ter que colocar o original..
Tal qual o Elias, fez um desenho.. no post acima....
se vc tivesse tirado a foto do supote fixo desde o inicio. já teria desvendado o problema..
abçs
s476246

Ian Jeep
03/09/2014, 12:59
474857476253


Abraços

Suportes originais


Se a medida do suporte fixo ao parafuso do jumelo no chassi(olhal) está conferindo com a do Elias ,então meu caro ,acho que é mesmo o feixe errado.


Mas ele conferiu as medidas :shock:

eliasFerreira
03/09/2014, 13:09
Suportes originais




Mas ele conferiu as medidas :shock:

Chama o Padre Quevedo!

Willian Del Piero Rocha
03/09/2014, 13:24
Como falado anteriormente ,se a medida do parafuso do suporte fixo(mesmo ele sendo diferente) ao parafuso que prende o jumelo ao chassi(olhal) está batendo..........então o erro não é o suporte fixo ,mesmo ele sendo diferente. Fizeram um suporte e colocaram com o parafuso na mesma posição do anterior ,ele pode ser triangular ,quadrado ,meia lua , etc ,desde que não altere a posição do parafuso. A coisa está complicada ,já começo a concordar com o Elias ,chama o padre.
P.S. Cada vez mais curioso.

vavarusso
03/09/2014, 16:43
Como falado anteriormente ,se a medida do parafuso do suporte fixo(mesmo ele sendo diferente) ao parafuso que prende o jumelo ao chassi(olhal) está batendo..........então o erro não é o suporte fixo ,mesmo ele sendo diferente. Fizeram um suporte e colocaram com o parafuso na mesma posição do anterior ,ele pode ser triangular ,quadrado ,meia lua , etc ,desde que não altere a posição do parafuso. A coisa está complicada ,já começo a concordar com o Elias ,chama o padre.
P.S. Cada vez mais curioso.
William a medida pode ser a mesma, mas o angulo diferente. Não é só eu que vivo mistérios.Hahahahaha

antonio umino
04/09/2014, 08:00
Zequinha,
o ângulo das fotos não favorece, mas tá parecendo que o suporte fixo não é original.
Pode ser só impressão pela foto.

476229


Neste primeiro desenho.....
em que o suporte do zequinha, parece ser o da foto. em relação à ponta do chassis e o furo do suporte com certeza deve estar mais atraz....

No desenho de baixo. é o suporte original.... então medindo da ponta do chassis ao furo do suporte da mola. fica um pouco mais adiantando... então todo o conjunto de molas e eixo vai mais para a frente. fazendo o jumelo ficar mais em pé.

Abçs

neudo
04/09/2014, 10:49
Boa noite pessoal, bom fiz a medida dos feixes deu 99 cm de olhal a olhal linear e 113 cm acompanhando a curvatura estou achando esse 113 meio muito pq disso? contei o feixe tem 12 laminas agora num entendi nada medi por baixo da chapa que segura o feixe alguem tem alguma ideia o q pode ser?

Zequinha, eu já lhe dei duas sugestões, mas agora vai uma definitiva: ponha o seu jeep num lugar plano, ponha cavaletes para que fique ALINHADO e NIVELADO, solte os feixes e coloque o diferencial na vertical, veja o cardan (A LUVA ESTRIADA TEM QUE FICAR COM COMPRIMENTO NO MEIO - FOLGA PARA + e -) assim você faz uma simulação do elongamento longitudinal da do molejo e conseguirá ver onde está o defeito. Outra coisa, vc disse que deu 99 cm, então o resultado dos dois parafusos do suporte fixo e jumelo terá que ter a distância menor 2 à 3 cm.
Outra SUGESTÃO : eu fiz no meu jeep - jumelo traseiro com o parafuso fora do chassis (embaixo) e novo suporte fixo na frente com compensação da nova altura. Continua com a distâncias entre parafusos menor que o comprimento dos olhais. Obs: já fiz isto em dois veículos e resolveu definitivamente com qualidade e acerto.

ZEQUINHA8100
04/09/2014, 12:07
Bom dia pessoal vejo que tem muita gente tentando me ajudar,ma num to vendo problema nenhum no suporte fixo, primeiramente a distancia do parafuso do suporte fixo ao parafuso que prende o jumelo no chassis esta identica as medidas que os amigos me passaram,a altura do parafuso do suporte fixo a longarina esta batendo tb com as medidas do Elias, entao os pontos de ancoragens dos feixes estao certos, tanto no comprimento, quanto na altura, que nem disse o Willian o formato do suporte num influencia em nada, pois a altura referente a longarina ta certa e comprimento referente o parafuso de fixacao do jumelo ao chassis ta certo o problema deve ser o chassis mesmo o jeito vai ser aumentar mesmo o jumelo abracos

Willian Del Piero Rocha
04/09/2014, 12:39
Zequinha ,na atual situação ,eu faria o mesmo ,aumentava o jumelo e veria como fica a dirigibilidade ,acho que não vai alterar a ponto de sentir diferença ,até porque vc vai jogar o ponto inferior do eixo para frente .O meu Jeep estava com jumelos grandes na frente do eixo ,refurei os jumelos , o que fez o eixo girar o ponto inferior para frente ,e melhorou bastante a direção , ,isso corresponde a vc aumentar o jumelo na parte de traz do eixo .Acho que vai resolver o problema .Espero ter sido compreensível ,abraços.

potiguaragro
16/11/2017, 22:48
Turma!!!

Gostaria de saber se estes Jumelos Conforto, realmente funciona!

PICKUPCOMFORT EM ACAO PICKUP CARREGADA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CdX9izGuR78)

Pickup Comfort (https://www.pickupcomfort.com.br/)

To pensando em instalar na L200 triton

O vcs me dizem?

potiguaragro
16/11/2017, 22:49
Turma!!!

Gostaria de saber se estes Jumelos Conforto, realmente funciona!

PICKUPCOMFORT EM ACAO PICKUP CARREGADA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CdX9izGuR78)

Pickup Comfort (https://www.pickupcomfort.com.br/)

To pensando em instalar na L200 triton

O vcs me dizem?

Sgt Tainha
12/12/2017, 19:50
Queria abaixar meu 62. Deixar tipo os do EB. Tô pesadinho, tá difícil embarcar nele 😂

tuna
12/12/2017, 22:46
Queria abaixar meu 62. Deixar tipo os do EB. Tô pesadinho, tá difícil embarcar nele 

Sgt Tainha posta fortos aí , para podermos palpitar

[]´s

Rodrigo Baratti
12/12/2017, 23:07
Com tudo original fica baixinho!

Sgt Tainha
17/12/2017, 22:23
554411554412554413554416

Willian Del Piero Rocha
21/12/2017, 19:52
Não vi nada errado não,,os jumelos não estão em uma inclinação ideal,mas nada que eleve o jeep. Baixar não imagino como ,,,a galera aqui é especialista em levantar jeep kkkk .

calhiandro
21/12/2017, 21:15
Não vi nada errado não,,os jumelos não estão em uma inclinação ideal,mas nada que eleve o jeep. Baixar não imagino como ,,,a galera aqui é especialista em levantar jeep kkkk .

Desistiu de vender o jeep?:euforico:Abraços

Willian Del Piero Rocha
22/12/2017, 07:48
Desistiu de vender o jeep?:euforico:Abraços
Opa,,tudo bão??
Desisti não,só aparece comprador enrolado,,já me ofereceram papagaio,vaca,moto sem documento,,,ou propostas achando que vc está precisando tirar a mãe da forca,,tipo oferecendo 30% menos do que eu peço e ainda ensistem kkk.
E vc ?? desistiu de colocar fogo no jeep?? rsrsrs.
Abraços

calhiandro
22/12/2017, 10:14
Opa,,tudo bão??
Desisti não,só aparece comprador enrolado,,já me ofereceram papagaio,vaca,moto sem documento,,,ou propostas achando que vc está precisando tirar a mãe da forca,,tipo oferecendo 30% menos do que eu peço e ainda ensistem kkk.
E vc ?? desistiu de colocar fogo no jeep?? rsrsrs.
Abraços

Kkkkkkk. Ia comprar o balde e jogar em cima,mas não deixaramkkkk brincadeira. Tudo ótimo nunca fiz tanta trilha e passeio como esse ano, muito bom mesmo.

Abraços e boa sorte.