Ver Versão Completa : Escapamento Pajero IO e TR4
Sérgio Augusto Mendes
27/09/2013, 19:23
Pessoal, se já existe algum tópico sobre esse assunto peço desculpas, procurei e não encontrei. É o seguinte, tenho uma Pajero IO automática e preciso trocar o silencioso dela, gostaria de colocar algum que a deixe com um barulho mais esportivo, tipo o barulho das TRs da Mit Cup, alguém pode me dar dicas do que fazer ?
Eu acho que não é apenas o silencioso q muda.
As Pajero de competição, eles mudam a admissão, e creio q não deve ter catalisador nem nada...
Se voce quer deixar o barulho mais esportivo, creio que terá q levar ela numa loja de escapamentos e testar os modelos esportivos, pois acho dificil achar um silencioso esportivo específico para a TR4.
Aqui na minha cidade tem uma Pajero TR4 2004 que o cara arrancou o silencioso original e meteu um daqueles que chamam de "turbão"... é um silencioso bem pequeno com a boca grossa... esses que o pessoal usam em Gol, Celta, etc....
Tipo esse:
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_210380373_1830.jpg
Sérgio Augusto Mendes
30/09/2013, 11:06
Valeu pela dica Peruch, vou essa sugestão
Sergio,
O escapamento original da TR4 possui dois silenciosos e o catalisador. O da TR4R é direto, desde o coletor de escape até a saída. Te aconselho a tirar o silencioso intermediário e colocar um turbão ou turbinho no como o amigo Peruch falou no silencioso final, fiz isso numa TR de rua que tive e ficou muito bom, fiz na Irmara na Coronel Veiga.
Abrs
Sérgio Augusto Mendes
02/10/2013, 11:58
Valeu Rodrigo, vou passar na Irmara para ver isso, a porcaria do silencioso final foi pro tombo, vou conversar lá e ver o que fazer, eu pensei em tirar esse final.
Abs
Edimar_Oliveira
02/10/2013, 19:21
Sérgio, desculpe-me o comentário, por que é provável que esta não seja sua preocupação, mas eu acho arriscado este tipo de alteração. Você arrisca perder em três aspectos: um a perda de rendimento, considerando que o escapamento é dimensionado levando em consideração diversas variáveis mecânicas (não entendo nada do assunto, apenas imagino que seja assim), o segundo é o consumo de combustível que tende a aumentar e o terceiro é a retirada do catalisador, prejuízo para o meio ambiente, por que aumenta a emissão de gases indesejáveis.
Mas se realmente você for fazer a mudança, imagino que somente vai conseguir algo customizado, não deve ter escapamento esportivo para TR4, conforme os demais foristas comentaram acima.
Abraços,
Cara, meu catalizador foi embora com 80k km rodados. Terminei o serviço arrombando o que restou, portanto ele ficou oco. Só isso já alterou (pouco) o som do escapamento. Se você quer um som um pouco mais encorpado, antes de tirar o silencioso intermediário, eu testaria apenas trocar o final por um esportivo (o tal do turbinho). Se achar que a mudança foi muito sutil, aí sim eu iria para a solução do escape direto do coletor de exaustão até o escapamento esportivo alterado. Provavelmente vai ficar alto. Se o meu escape for embora algum dia, muito provavelmente, é o que farei.
Agora, o que o colega Edimar falou, é verdade. Dependendo do caso, você pode perder potência e toque durante a curva de subida de rotação. Provavelmente nas rotações médias. Corrijam-me se eu estiver equivocado.
abs
Sérgio Augusto Mendes
03/10/2013, 20:54
Caito,
Estou querendo mesmo, pelo menos a princípio, trocar o final pelo turbinho para ver como fica, assim que eu fizer posto aqui. O catalizador está perfeito ainda.
Obrigado.
Abs