PDA

Ver Versão Completa : Caixa seca 4 marchas Bandeirante 82. Trava toda hora! O que fazer?



Raphael de A. Ferreira
27/09/2013, 09:50
Oi pessoal, tudo bem? Tenho uma Toyota Bandeirante 1982, caixa original 4 marchas e capa seca adaptada de 608. Tenho tido problemas com a minha caixa de marchas. Não sei o termo correto mas por aqui o pessoa diz que a caixa "engripou". O que acontece: Ela trava em alguma marcha e aí é necessário retirar a tampa, retornar manualmente ela a posição de neutro, encaixar a alavanca e fechar. No princípio travava de marcha ré. Vi que a ponta da alavanca estava gasta e troquei a alavanca juntamente com os reparos. Agora ela escorrega e fica no neutro, porém com a alavanca desengatada dentro da carcaça. É um problema comum? Alguém já passou por isso? Se já, qual o defeito e qual a solução. Já levei a oficina e a sugestão do mecânico foi alongar a alavanca e posteriormente trocar por uma caixa de 608 pois segundo ele essa caixa que tenho sempre dá problema. Se alguém puder me esclarecer ficarei grato.

fabiano r
27/09/2013, 13:27
Oi pessoal, tudo bem? Tenho uma Toyota Bandeirante 1982, caixa original 4 marchas e capa seca adaptada de 608. Tenho tido problemas com a minha caixa de marchas. Não sei o termo correto mas por aqui o pessoa diz que a caixa "engripou". O que acontece: Ela trava em alguma marcha e aí é necessário retirar a tampa, retornar manualmente ela a posição de neutro, encaixar a alavanca e fechar. No princípio travava de marcha ré. Vi que a ponta da alavanca estava gasta e troquei a alavanca juntamente com os reparos. Agora ela escorrega e fica no neutro, porém com a alavanca desengatada dentro da carcaça. É um problema comum? Alguém já passou por isso? Se já, qual o defeito e qual a solução. Já levei a oficina e a sugestão do mecânico foi alongar a alavanca e posteriormente trocar por uma caixa de 608 pois segundo ele essa caixa que tenho sempre dá problema. Se alguém puder me esclarecer ficarei grato.

Boa tarde Rafhael! Você vai ter que mandar abrir a caixa pois deve ter alguma peça com defeito, e quanto ao que lhe disseram q a caixa seca sempre dá problema, eu não concordo tive cambio seco um bom tempo e nunca "engripou" ou acavalou a marcha (como dizem aqui) eu troquei a engrenagem de segunda, rolamentos e a alavanca mas foi pelo tempo de uso depois disso a caixa ficou uma beleza.

edwint
29/09/2013, 19:30
Oi pessoal, tudo bem? Tenho uma Toyota Bandeirante 1982, caixa original 4 marchas e capa seca adaptada de 608. Tenho tido problemas com a minha caixa de marchas. Não sei o termo correto mas por aqui o pessoa diz que a caixa "engripou". O que acontece: Ela trava em alguma marcha e aí é necessário retirar a tampa, retornar manualmente ela a posição de neutro, encaixar a alavanca e fechar. No princípio travava de marcha ré. Vi que a ponta da alavanca estava gasta e troquei a alavanca juntamente com os reparos. Agora ela escorrega e fica no neutro, porém com a alavanca desengatada dentro da carcaça. É um problema comum? Alguém já passou por isso? Se já, qual o defeito e qual a solução. Já levei a oficina e a sugestão do mecânico foi alongar a alavanca e posteriormente trocar por uma caixa de 608 pois segundo ele essa caixa que tenho sempre dá problema. Se alguém puder me esclarecer ficarei grato.

Raphael,

Minha caixa apresentava os mesmos sintomas da sua... ja andava com a chave ¨abordo¨ para destrava-lo / desencavalar.
retirei a alavanca de marcha e peguei as medidas da ponta (seta na figura), fiz o enchimento com solda e deixei-a como nova, no seu caso talvez vc tenha de deixa-la um pouco mais comprida que a medida original. Uma sujestão é que vc pegue a alavanca antiga e encha com solda uns milimetros a mais e vai testando. Comigo, ja a mais de um ano não aconteceu mais...

Infelizmente não tenho mais as medidas...

Raphael de A. Ferreira
01/10/2013, 08:36
Obrigado então, vou verificar antes de trocar.

Raphael de A. Ferreira
01/10/2013, 08:38
Poxa, é isto mesmo! AS chaves já ficam no porta luvas! Foi isso que fiz pois havia comprado a alavanca nova e não resolveu. Agora vou montar a alavanca antiga e fazer o teste. Valeu!

Dendrobates
02/10/2013, 07:39
Caixa seca é complicadinha de pegar o jeito mas é bem confiável! Acione a embreagem 2 vezes ao acionar a ré que ajuda a evitar. O problema maior que vejo nesta caixa é achar gente disposta a fazer um trabalho legal, não entendem e ficam criticando.

alan33
08/12/2013, 17:21
Caixa seca é complicadinha de pegar o jeito mas é bem confiável! Acione a embreagem 2 vezes ao acionar a ré que ajuda a evitar. O problema maior que vejo nesta caixa é achar gente disposta a fazer um trabalho legal, não entendem e ficam criticando.

fala Dendrobates é caixa seca é complicada mesmo de pegar o jeito,só que a minha band 79 tem um probleminha pra se colocar a segunda marcha tem que forçar muito sendo que as outras entram fácil sempre q vou por a segunda vai e entra a ré isso no transito é perigosa acabar batendo em outro carro atrás mas como já sei sempre to conferindo saio na maior calma,vc acha que pode ser um problema surgindo.

blind75
25/12/2013, 10:22
Obrigado então, vou verificar antes de trocar.
Fala Rafael blz!!
Ali vao esferas e molas na montagem da tampa.na falta de alguma trava mesmo. Aconteceu na minha. É chato mesmo pq acontece sempre nas piores hrs. A minha travava de re ou 1. Sempre no contrario do morro.