Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida na Velocidade de Cruzeiro - F1000 4x4

duardobruno
26/09/2013, 19:37
Galera, como todos sabem aqui, minha pickup é uma F1000 CD 4x4 MWM 229 1994 aspirada. Então to com uma dúvida bizonha aqui:
Qual a velocidade ideal de cruzeiro pra ela? Tipo assim, a minha no retão dá 120 km/h com facilidade, entretanto fico de olho no conta giros do carro. Percebo então que nesta velocidade, ele ultrapassa um pouco a faixa verdinha (indicativa de tranquilidade). Qdo pego uma baixadinha, se chego o pé o Caveirão arrocha 130 km/h, acho perigoso. Primeiro pq não sinto firmeza na suspensão nem nos freios, que estão funcionando bem, mas não são ABS. Nos 130 o conta giros tá lá chegando nos primeiros tracinhos vermelhos. Sem contar que por ser 4x4, meio travadão, o Caveirão urra como um leão. Sabe qdo vc sabe que o carro dá mais, mas fico cabreiro de sair da faixa verde de rotação. Quais os perigos de se ultrapassar o verde? Quanto tempo posso ficar fora dessa faixa? E aí, se chegar no vermelho vai estourar? rsrsrsrs Estou trazendo algum prejuízo pro 229, com 236.000 kms rodados, mantendo nos 120 km/h, um pouco fora do verde, em retas e decidas?
Valeu. abco a todos.

Tio Eddie
26/09/2013, 20:03
Galera, como todos sabem aqui, minha pickup é uma F1000 CD 4x4 MWM 229 1994 aspirada. Então to com uma dúvida bizonha aqui:
Qual a velocidade ideal de cruzeiro pra ela? Tipo assim, a minha no retão dá 120 km/h com facilidade, entretanto fico de olho no conta giros do carro. Percebo então que nesta velocidade, ele ultrapassa um pouco a faixa verdinha (indicativa de tranquilidade). Qdo pego uma baixadinha, se chego o pé o Caveirão arrocha 130 km/h, acho perigoso. Primeiro pq não sinto firmeza na suspensão nem nos freios, que estão funcionando bem, mas não são ABS. Nos 130 o conta giros tá lá chegando nos primeiros tracinhos vermelhos. Sem contar que por ser 4x4, meio travadão, o Caveirão urra como um leão. Sabe qdo vc sabe que o carro dá mais, mas fico cabreiro de sair da faixa verde de rotação. Quais os perigos de se ultrapassar o verde? Quanto tempo posso ficar fora dessa faixa? E aí, se chegar no vermelho vai estourar? rsrsrsrs Estou trazendo algum prejuízo pro 229, com 236.000 kms rodados, mantendo nos 120 km/h, um pouco fora do verde, em retas e decidas?
Valeu. abco a todos.

Diria que 100-110 é uma ótima velocidade de cruzeiro, mantendo entre 2000-2500rpm.
Pode esticar e manter além disso, desde que fora do vermelho. NO vermelho só um pouquinho e sem cortar giro.

Viajo com a Milona 100-110 (média de gps 105km/h) numa ótima! Se apertar o pé vai além dos 140 sem esforço, mas lá beliscando os 3000rpm.

Devagar e sempre!

[]s

Daniel.Shimomoto
26/09/2013, 20:31
x2 no Tio Eddie!!!!

O MWM D-229 é um motor que gira bem até 3000 rpms sem dar problema. Mas se quer durabilidade, limite a 2800 rpms que ai vai ter motor para mais de 650 mil km

Abs!!!

Edintruder
27/09/2013, 00:02
Eu já andei na casa dos 130 a 140km/h direto na Femil, mas o consumo é algo impraticável. Hoje rodo tranquilho entre 100 e 110km/h também. Mais que isso o consumo sobe muito. O motor, ficando fora do vermelho pode trabalhar o tempo que quiseres sem problemas. a 2900 ainda está fora do vermelho, e não quebrará por tão pouco. Mas o ruído e consumo são tenebrosos...

drosssor51
27/09/2013, 00:56
Duardobruno.

A minha é 229, aspro e com a mesma relação do eixo das 4x4.
Uso pneus 31/10,5R15 e quando viajo, normalmente a SP, ando sempre a 120km/h.

A esta velocidade o ruido é aceitável o RPM tá logo depois do verde bem pertinho.....
Não sinto que a picape esta forçando, e o consumo considero ótimo. (+ou- 10,5km/l).

Quando pega um subida boa.......ai sinto falta do caracol pressurizando o sintema, quando inicio a subida embalado ela vai embora..... mas se pego uma subia com rpm mais baixo....ele vai caindo devagarinho.......kkkk

é isso.... Abç

drosssor51
27/09/2013, 00:59
Ahhh.. esta velocidade marcando no velocímetro..... (com erro)
O tio relatou a velocidade no GPS..... bem mais preciso.

att

duardobruno
27/09/2013, 08:48
Duardobruno.

A minha é 229, aspro e com a mesma relação do eixo das 4x4.
Uso pneus 31/10,5R15 e quando viajo, normalmente a SP, ando sempre a 120km/h.

A esta velocidade o ruido é aceitável o RPM tá logo depois do verde bem pertinho.....
Não sinto que a picape esta forçando, e o consumo considero ótimo. (+ou- 10,5km/l).

Quando pega um subida boa.......ai sinto falta do caracol pressurizando o sintema, quando inicio a subida embalado ela vai embora..... mas se pego uma subia com rpm mais baixo....ele vai caindo devagarinho.......kkkk

é isso.... Abç

É isso mesmo! Nos 120 tá bem pertinho do verde ainda. Uso pneus 265/70/16 e ainda tem o agravante de ser cabine dupla, acho que pesa mais. Mas tá bom então, pelo menos se precisar, eu sei que ela vai além dos 120 km/h. Vou tentar ficar como o Tio Eddie falou: na casa dos 100/110. Agora turbinar é que tá me tirando o sono. Qdo ando no plano, já penso logo: "Ah! Tubinar pra que? Anda bem assim. Sem contar que o motor vai durar muito." Mas quando pego uma subida muito forte, ou saio do zero, direto pra uma subida, aí eu fico pensando em turbinar mesmo. Fui a uma fazenda na semana passada, já conhecia a estrada. Na volta tem uma serrinha, não muito forte, mas lembro que as F1000 maçarico do meu pai subiam batendo marcha a 60 km/h. Comigo não passou muito disso. Carro com 5 passageiros e alguma bagagem. Subi de 4ª a 70km/h e em alguns trechos tinha que chamar a 3ª. Qdo acontece isso é certo que vou chegar em casa, entrar na internet e ficar procurando preços de kits para turbinar F1000. Só queria que ela subisse na velocidade que desceu. Pq termina q qdo a gente vê uma subida pela frente, já acelera logo tudo pra ela subir pelo menos a 90/100.
Abco

Desnickadu
27/09/2013, 10:31
pode colocar o caracol no cofre sem medo Duardo. Os MWM duram com caracol tanto quanto sem ele, desde que vc faça os ajustes necessários e mantenha a pressão perto da original.

Se quiser aumentar a pressão, aí vais precisar fazer mais algumas alterações no motor, mas se quer somente mais folego nas subidas, procura pelo kit original ou algo proximo a ele que não vais se arrepender.

duardobruno
27/09/2013, 11:24
pode colocar o caracol no cofre sem medo Duardo. Os MWM duram com caracol tanto quanto sem ele, desde que vc faça os ajustes necessários e mantenha a pressão perto da original.

Se quiser aumentar a pressão, aí vais precisar fazer mais algumas alterações no motor, mas se quer somente mais folego nas subidas, procura pelo kit original ou algo proximo a ele que não vais se arrepender.

Pois é, aqui na região tem um pessoal ignorante que desvaloriza pickups "turbinadas por fora". Mas como a idéia é não vender o Caveirão nunca mais mesmo ....:cool:To nem aí. Assim que sobrar um jabá... toco-lhe o caracolzinho. Abco.

drosssor51
27/09/2013, 12:15
A minha mantem um pouco mais.... em serras mais chatas 90km/h..... raramente pede 4ª marcha, mas essa diferença acredito que seja pelo tamanho dos pneus e um pouco pelo peso da cabine dupla.

Como uso pneus menores....tem mais força, pois está sempre mais reduzida.

Vejo sempre que quem caracolizou o 229, fica satisfeito..... eu não pretendo.

Abç

Tio Eddie
27/09/2013, 13:28
IXi....

A Milona é turbinada por fora, tem turbina redimensionada e inercooler do VW-8150, o bom é velho MWM 229 dá 155km/h no gps, terreno plano e sobe acelerando mesmo empurrando os 35".

Andando mais forte bebe mas, mas andando de boa, nos últimos 700km cidade estrada (90% estrada) fez 7,9km/L.

Ficou um canhão de forte e para andar. Embora não faça isso, sai em segunda com os 35" como se estivesse com pneuzinhos.

[]s

duardobruno
27/09/2013, 15:11
IXi....

A Milona é turbinada por fora, tem turbina redimensionada e inercooler do VW-8150, o bom é velho MWM 229 dá 155km/h no gps, terreno plano e sobe acelerando mesmo empurrando os 35".

Andando mais forte bebe mas, mas andando de boa, nos últimos 700km cidade estrada (90% estrada) fez 7,9km/L.

Ficou um canhão de forte e para andar. Embora não faça isso, sai em segunda com os 35" como se estivesse com pneuzinhos.

[]s

Pois é, mas as de vcs além da Cab simples, todo mundo já deu um tapa na bomba. Eu acho que o Caveirão tá como uma freirinha de 13 anos (virgem, pelo menos teoricamente). Pq percebo muita falta de fumaça preta. Sabe aquele fumacê que tem horas que irrita, mas tem hora que linnndooo!! rsrsrs então. Deve tá bem originalzinho. Neste ponto o antigo dono, que comprou no leilão, apesar de jovem, acho meio caretão, então o cara não deve ter arrochado na bomba. Só acho bom pq o Caveirao tá bem ecológico. kkkkkkk

Tio Eddie
27/09/2013, 16:35
Pois é, mas as de vcs além da Cab simples, todo mundo já deu um tapa na bomba. Eu acho que o Caveirão tá como uma freirinha de 13 anos (virgem, pelo menos teoricamente). Pq percebo muita falta de fumaça preta. Sabe aquele fumacê que tem horas que irrita, mas tem hora que linnndooo!! rsrsrs então. Deve tá bem originalzinho. Neste ponto o antigo dono, que comprou no leilão, apesar de jovem, acho meio caretão, então o cara não deve ter arrochado na bomba. Só acho bom pq o Caveirao tá bem ecológico. kkkkkkk

Esqueci de mencionar que a BI além de ter sido toda refeita e regulada já pensando nos 35" está aberta um tiquinho.... Mas não fumaceia preto e o escape da Milona tem um silencioso/abafador - além do intercooler que ajuda um bocado.

Mesmo assim, empina a cara quando acelera forte!

rsrsrs

sallespickup
27/09/2013, 18:53
MWM e Perkins andando até 3 mil rpm pode andar por horas assim que não traz problema algum viajo sempre de pe em baixo, tendo oleo de qualidade e manutenção sempre em dia dura normalmente, quanto ao turbo só coloca um turbo normal (sem wast gate) eu prefiro uma TB 41 mais se quiser respostas mais rapidas pode ir de APL 240, e NÂO MEXA NA BOMBA, sendo assim só tera ganho que vc quer na subida, nenhuma fumaça e muita economia de diesel e a mesma confiabilidade dele sem turbo, alem de um conforto sonoro, pois o motor cala a boca

Desnickadu
28/09/2013, 09:53

Fumaça preta é jogar dinheiro fora. Fumaça preta quer dizer que entrou mais diesel nos cilindros do que o motor conseguiu queimar.

O grande problema [alem do consumo] é que em uma viajem por exemplo, se vc andar com o pé embaixo soltando fumaça preta a turbina, as valvulas, coletor de escape e o que estiver perto destes irão superaquecer. Claro que, não quer dizer que vai derreter tudo nos primeiros 100km rodados, mas dependendo da situação se vc segurar por muito tempo nessa condição pode chegar ao extremo de empenar as valvulas e/ou derreter pistão. Geralmente o que acontece é somente a diminuição da vida u´til da turbina.

MWM e Perkins andando até 3 mil rpm pode andar por horas assim que não traz problema algum viajo sempre de pe em baixo, tendo oleo de qualidade e manutenção sempre em dia dura normalmente, quanto ao turbo só coloca um turbo normal (sem wast gate) eu prefiro uma TB 41 mais se quiser respostas mais rapidas pode ir de APL 240, e NÂO MEXA NA BOMBA, sendo assim só tera ganho que vc quer na subida, nenhuma fumaça e muita economia de diesel e a mesma confiabilidade dele sem turbo, alem de um conforto sonoro, pois o motor cala a boca

Mais ar com o mesmo combustivel? a estequiometria entra aonde nessa estorinha?

Daniel.Shimomoto
28/09/2013, 23:00
Fumaça preta é jogar dinheiro fora. Fumaça preta quer dizer que entrou mais diesel nos cilindros do que o motor conseguiu queimar.

O grande problema [alem do consumo] é que em uma viajem por exemplo, se vc andar com o pé embaixo soltando fumaça preta a turbina, as valvulas, coletor de escape e o que estiver perto destes irão superaquecer. Claro que, não quer dizer que vai derreter tudo nos primeiros 100km rodados, mas dependendo da situação se vc segurar por muito tempo nessa condição pode chegar ao extremo de empenar as valvulas e/ou derreter pistão. Geralmente o que acontece é somente a diminuição da vida u´til da turbina.

Mais ar com o mesmo combustivel? a estequiometria entra aonde nessa estorinha?

x1000!!!!!!

Fumaça preta além de jogar dinheiro fora representa um monte de coisas, como carbonização de válvulas, excesso de diesel na camara de combustão também lava o óleo lubrificante das paredes do cilindro.

Bonito para mim é ver um motor diesel com força e barulho, mas sem soltar fumaça. Diesel fumacento é coisa de Perkins de injeção indireta da década de 70...

Com relação a turbina, qualquer motor turbinado, mantida as especificações de fábrica, é tão ou mais confiável que os de aspiração natural. Tanto assim que não existe mais motor veicular diesel de aspiração natural.

Abraços

Edintruder
29/09/2013, 08:59
Por isso existe a Válula LDA na BI. Ela aumenta o débito na medida que o motor ganha mais ar, dessa forma a fumaça preta pouco aparece, mas como a BI reage à pressão e para ter pressão tem que ter temperatura e maior volume de gases, chega um ponto aonde poderá precisar extrapolar a estequiometria um pouco para extrair uns cvs extras em um motor LSD para fazer a LDA abrir o limite do curso de débito da BI.

Desnickadu
30/09/2013, 08:30
o 229 também tem LDA Edin?

duardobruno
30/09/2013, 08:34
Calma galera! Qdo disse fumaça preta, tb é sem exageros. rsrsrs Eu venho do povo Rangeiro, e ranger, pelo menos que eu tenha conhecido, nenhuma anda mais forte, sem soltar umas fumadas pretas, ou na alta ou nas trocas de marcha. Edintruder, vc que já foi rangeiro, me corrija se estiver errado. É como disse antes, não to ainda muito acostumado com F1000, apesar de crescer dentro delas. Então acho legal o Caveirão cuspir quase nada de fumaça. Mas falava mesmo do desempenho em subidas, que no Caveirao, ainda sendo maçarico, acho fraco. Isto, agravado pelo peso da cabine e pneus um pouco maiores que os originais, eu acho. Entretanto, nas retas e descidas, acho muito bom, pra carro sem turbina, claro. Entao tava na dúvida de até quanto podia pisar.
Valeu pelas dicas.
Abco.

Desnickadu
30/09/2013, 10:21
É comum a fumaça preta nas trocas sim, mas não quer dizer que seja certo :lol:

Aqui em SP está em transito uma lei que obriga o estado inteiro a fazer teste de poluentes em veiculos Diesel, se for aprovada, fumaça preta/cinza passa a ser sinonimo de multa em qualquer parte de São Paulo.
É bom ficar esperto com isso.

duardobruno
30/09/2013, 11:16
É comum a fumaça preta nas trocas sim, mas não quer dizer que seja certo :lol:

Aqui em SP está em transito uma lei que obriga o estado inteiro a fazer teste de poluentes em veiculos Diesel, se for aprovada, fumaça preta/cinza passa a ser sinonimo de multa em qualquer parte de São Paulo.
É bom ficar esperto com isso.

É bom não ficar andando em São Paulo! kkkkkkkkkk

duardobruno
01/10/2013, 10:07
Pra quem tava contra a fumaça preta...

Ei moça você fuma? - Segue? @Bonde_Carentes - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AhJY3igHz5s)

kkkkkkkkkk, tenho que concordar, os caras são muito pregos. kkkkkkkkk

Edintruder
01/10/2013, 11:30
o 229 também tem LDA Edin?

Só os 229 TD originais ou os turbinados com critério, como no caso da Milona que o Tio Eddie mandou instalar a LDA.

Edintruder
01/10/2013, 11:34
Calma galera! Qdo disse fumaça preta, tb é sem exageros. rsrsrs Eu venho do povo Rangeiro, e ranger, pelo menos que eu tenha conhecido, nenhuma anda mais forte, sem soltar umas fumadas pretas, ou na alta ou nas trocas de marcha. Edintruder, vc que já foi rangeiro, me corrija se estiver errado. É como disse antes, não to ainda muito acostumado com F1000, apesar de crescer dentro delas. Então acho legal o Caveirão cuspir quase nada de fumaça. Mas falava mesmo do desempenho em subidas, que no Caveirao, ainda sendo maçarico, acho fraco. Isto, agravado pelo peso da cabine e pneus um pouco maiores que os originais, eu acho. Entretanto, nas retas e descidas, acho muito bom, pra carro sem turbina, claro. Entao tava na dúvida de até quanto podia pisar.
Valeu pelas dicas.
Abco.

A Ranger por ser HSD tem uma relação cilindra x volume de injeção superior aos LSD, dessa forma é difícil não fumacear. Se mantivesse a mesma relação de potência cilindra no 229 com o HSD da Ranger, o 229 teria 180 cv originais...
Por isso todas as Rangers são intercooladas e tem bicos de duplo estágio, justamente para reduzir fumaça com o grande volume de diesel injetado.

BrunoDallanora2013
01/10/2013, 23:54
xi is moukem ?

duardobruno
02/10/2013, 08:41
xi is moukem ?

Isso é Ingreshis!

BrunoDallanora2013
02/10/2013, 23:23
foi o que o cara falo no video ! xi is mouken ? você fuma ?

tapo de fumaça hhahaha !