Ver Versão Completa : Snorkel interno
rbrunato
03/11/2005, 16:13
Pessoal, gostaria de saber se alguem aqui usa ou conhece alçguem que use snorkel interno.
Gostaria de saber os prós e contras dele.
AlemãoRS
03/11/2005, 22:37
Eu não vejo muita vantegem, na real nenhuma, pq tu vai ter todo o barulho da admissão de ar do motor dentro do teu carro, oq com certeza em viagens longas vai incomodar e muito!
Só de abrir uma fresta do vidro já escuto o barulho alto, dentro do carro pior ainda..
Mas acredito ser uma opção bem mais barata contra o temido calço hidráulico!!! :evil:
Também quero saber mais sobre o assunto!!! :concordo:
[s]
Qdo adaptei o motor do Vitara no Samurai, eu fiz um snorkel por dentro do carro com aquelas mangueiras de piscina. Eu ia pra trilha e o colocava no teto do carro enrroscado no bagageiro. funcionava, mas na chuva era ruim. no mais funcionava e não custou mais do que um furo no painel de fogo.
AlemãoRS
04/11/2005, 23:10
Claro que é uma opção mais barata Rafael, mas qdo digo que não vale a pena é pq se tu gastar um pouco a mais tem um snorkel externo, sem esse incomodo do barulho.
Ai vai uma sugestão:pegue uma mangueira do mesmo diâmetro da entrada do filtro de ar, fure aquela tampinha q tem entre o capo e o espelho para passar ela, depois conecte ela a um cano de ferro e prenda o mesmo aproveitando os furos da antena original que vem no vitara ali na coluna do parabrisa.
fazendo isso não se gasta muito mais do q gastaria pra fazer um interno...
Boa Leonardo...
Realmente fica bem melhor... Pq parece que além de tudo o interior da viatura fica fedorenta!!! :evil:
Quando for fazer o meu, vou tentar retirar essa tampinha, pra não ter que furar nada!!! :mrgreen:
[s]
JOSE CANDIDO
07/11/2005, 01:23
Alemao, sensacional esse snorkel que so fura a tampinha, e nao precisa furar o para lama maior !!! ficou beleza !!
Relamente , snorkel interno é um saco ... fica um barulhaço la dentro !!!
Vou tentar fazer eu mesmo meu snorkel, assim que as chuvas começarem a me preocupar ...
Se nao for pedir demais, sera que dava pra postar umas fotos desse seu por dentro do capo ??? onde encaixar a mangueira, e por onde passa-la ate o furo na tampa de lata , e a fixacao do tubo de aço ao lado da porta ???
grande abraco, candido
AlemãoRS
07/11/2005, 14:38
No final de semana eu tiro as fotos, durante a semana não vou ter como, mas posto as fotos semana q vem dae.
Por dentro do capo vai ser dificil ver alguma coisa pq ela sai por trás do filtro de ar, fica escondida, vou ver como consigo tira..
Na coluna do vidro é fácil...
Leonardo, blz?
Hj tava dando uma olhada... Tem que furar a tampinha e a lata abaixo dela, né???
Depois ele chega "dentro" do paralama e encontra a buraco da tubulação original... è isso mesmo???
Tudo com muuuiiito silicone!!! :mrgreen: hehe
[s] tentando entender pra fazer o meu caseiro também...
AlemãoRS
07/11/2005, 17:56
E ae Rafael!
Eu tô em Porto Alegre agora e o carro fica em Lajeado, dae só vou poder te confirmar no final de semana, mas pelo que eu lembro é isso mesmo, só não entendi muito bem o que tu quis dizer com "dentro" do paralama...
tem q ser bem vedado na tampinha, dae não tem problema...
não dá p/ fazer a tubulação direto do filtro ao invés de ir até a parte de dentro do paralama p/ depois sair do paralama de novo?
além do que, quanto menos estrangulação de cano tiver, melhor será o fluxo de ar e menor a perda de potência do motor.
Quero ver as fotos tb
Abraço
Hehe, foi mal...
Dentro do paralamas é onde a tubulação original passa... A entrada de ar coemça atras do farol, passando por dentro do paralama (dentro da lata mesmo) até chegar na caixa do filtro...
Aguardamos as fotos...
Valeu
[s]
AlemãoRS
07/11/2005, 19:24
Entedi Rafael, pelo que lembro, ela não entra novamente no paralama, sai direto do filtro...
Mas tb não vou ficar falando o que não tenho certeza, vou confirmar tudo e responder corretamente!
JOSE CANDIDO
08/11/2005, 12:15
BOA GALERA, VALEU !!!!
PELO QUE VEJO, REALMENTE, A ENTRADA DE AR DO FILTRO APARECE LOGO ALI , ATRAS DO FAROL, SEGUE POR " DENTRO " DO PARA LAMA, ATE SAIR DE NOVO DO PARA LAMA E ENCONTRAR AQUELA MANGUEIRA FLEXIVEL QUE LEVA AO FILTRO DE AR ...
PRA FACILITAR, ACREDITO QUE AGENTE LIGUE A TUBULACAO DO SNORKEL DIRETAMENTE NESTA MANGEUIRA FLEXIVEL QUE SAI DO FILTRO DE AR .... NAO VAI TER SENTIDO REPASSAR TUDO PRA TRAS ..... HEHEHEHEHEHH
TAMO AGUARDANDO AS FOTOS DO NOBRE COLEGA GAUCHO QUE VAI QUEBRAR ESSE ENORME GALHO ... VALEU ALEMAO !!!
ABS, CANDIDO
Aê Cândido, dependendo pegamos um sábado ou domingo, compramos as coisas e montamos nos dois...
Que tal???
Verifiquei a minha caixa do filtro de ar e tinha alguns vestigios de lama de sábado... Não podemos bobiar!!!
[s]
luiztacco
08/11/2005, 15:01
Beleza galera!!! :concordo:
Só quero ver as fotos, :pensativo: porque vou tentar fazer isso no meu também!!!
:mrgreen:
isaianet
08/11/2005, 16:52
Pessoal,
Deem uma olhada no tutorial que o Anderson Cunha (antigo proprietario do shazam) fez sobre a instalaçao do snoquel feito em casa...
O link é http://www.acunha.adm.br/Vitara/Snorkel/index.htm
Abraços
Achei uma foto nos Files da Suzuki-net... Acho que o cara apenas elevou um pouco a entrada de ar...
E parece que o que tá lá é um APzão...
O Luiz... Vamos combinar um dia, que montamos nos nossos brinquedos... Pela explicação do Anderson Cunha no site, parece ser tranquilo de se fazer...
E aê Candido, anima???
[s]
povo..
dei uma olhada no passo-a-passo do alexandre e realemente parece ser molesa fazer esse snorkel..
rafa... compra o material e p/ vedar as conexcoes use cola de silicone, veda muito melhor que fita isolante.. na montagem do alexandre, ele uso a mangueira até o teto e colocou um chapeu na ponta, eu faria diferente, deixaria a mangueira so nas curvas e na parte reta que fica junto ao para-brisa usaria um tubo plastico com a boca virada p/ tras... esse tubo plastico pode-se comprar no mesmo lugar que compra as mangueiras.. esteticamente fica mais bonito que mangueira sanfonada.
T+
JOSE CANDIDO
10/11/2005, 16:15
E ai Rafa e companhia limitada ....
animo total de fazer o snorkel ....
Como vc disse, nao é bom bobearmos com calco hidraulico .....
na verdade,eu vou fazer, ou mandar instalar, de qualquer jeito ... mas o que eu tava realmente querendo era esse bizu de so furar aquela pequena parte de lataria na frente do retrovisor, pra nao precisar furar o para lama....... pra mim, quanto menos tiver que furar, melhor ... fica menos " aparecido " o snorkel ....
Mas, acho que tbem nao precisamos economizar demais, senao, fica uma coisa sem durabilidade ..... por exemplo, o tubo que sobe ao lado da janela, acho que é melhor sem de metal, haja vista que ali agente raspoa direto em arvore, galhos, etc ..... a noa ser um plastico bem resistente ... O Fabiano ta por dentro !!! Da a dica ai cara !!!!hehehehhe
Assim que o alemao postar as fotos do bizu dele, maos a obra !!!
quem tem garagem grande ??? a minha é de tamanho medio, pra trabalhar num carro tem que um .... mas é coberta ....
Nao consegui entrar no site qcima ... por que ???
Vamo reunir a vitarada toda ... heheheh ... ja temos eu Rafa e Luiz ....
Grande abraço, Candido
Acho que tubo de PVC deve dar conta do recado... Os que o Edmur monta são todos de pvc...
Eu animo rancar a tampinha e guardá-la... e Furar naquela região, somente pro tubo não ficar dobrado... Estrangulando a passagem...
Na garagem lá de casa tem espaço se não tiver chovendo...
[s]
AlemãoRS
15/11/2005, 14:40
Ai seguem as fotos que consegui bater!
O esquema é simples: a mangueira sai do filtro de ar e entra para o paralamas como a original, só q dae sobe até aquela tampinha entre o capo e o espelho. Se quiserem fazer direto tb dá, só q a mangueira vai ficar num ângulo mais fechado, eu acho.
Não consegui tirar a foto da mangueira entrando no paralama novamente por não ter como chegar ali.
Espero ter ajudado..
Valeu Leonardo...
Realmente já dá ( :oops: ) pra ter uma idéia de como fazê-lo!!!
Que tipo de mangueira vc usou???
[s]
Outra coisa Leonardo,
Como ficou o consumo com o snorkel??? Aumentou???
[s]
AlemãoRS
17/11/2005, 09:38
A mangueira deve ter 5cm de diametro. Aquela parte da mangueira que fica exposta a chuva e ao sol acabou ressecando, passei um impermeabilizante e nunca mais tive problemas.
O consumo aumentou, soh q nao sei dizer qto pq qdo coloquei o snorkel coloquei os pneus 31" junto, entao fica dificil dizer qto que foi o aumento em funcao do snorkel.
Alexandre Chaves
17/11/2005, 14:02
Oi Rafael!
Se vc quiser te mando fotos do meu snorkel.
Foi o Edmur que fez e se quiser alguma ajuda com fotos ou se quiser vir em minha casa para matar todas as dúvidas é só me ligar falô?
Abraços...
rbrunato
17/11/2005, 15:14
Estou fazendo o meu.
Estou seguindo o manual da minha página porém utilizando canos de escapamento no lugar dos canos de PVC. :concordo:
Os canos de aço são mais bonitos e (acreditem) mais baratos. :!:
Para a mangueira, estou utilizando mangueiras de piscina de 2".
Enrolei a mangueira com fita isolante bem apertada e o visual ficou legal, nem dá para perceber que é uma mangueira de piscina. :discordo:
Farei um furo na lateral do paralama mesmo, não vou inventar muito não.
A única coisa que ainda não tenho é a serra copo de 2" para o furo.
Ainda não sei como farei a ponta de saída (na verdade de entrada) do snorkel. :pensativo:
Estou pensando em colocar o tubo virado para trás apenas cortado em 45º.
Alexandre Chaves
17/11/2005, 15:52
Ainda não sei como farei a ponta de saída (na verdade de entrada) do snorkel.
Estou pensando em colocar o tubo virado para trás apenas cortado em 45º.
è exatamente o que eu fiz,só colocando um joelho de 90 graus.
Alexandre Chaves
17/11/2005, 15:54
olha a foto:
rbrunato, blz???
Acho que o diâmetro da entrada de ar do vitara é de 2,5"...
Se sua mangueira for e 2", vai aumentar o consumo e diminuir a força... Olha direitinho isso...
Tambem to querendo começar a montaro meu!!! :concordo:
Alexandre Chaves,
Fala... Blz???
O do Edmur é bem bacana, mas não queria furar o paralama e sim rancar a tampinha entre o retrovisor e o capô... Só não sei se vai dar certo... hehe. Mesmo assim valeu. Próxima trilha eu olho direitinho""" :twisted:
Vc colocou o snorkel antes de colocar os sapatos 30"??? O que achou do consumo??? Mesma coisa ou piorou um pouco???
[s]
Alexandre Chaves
17/11/2005, 17:59
Coloquei o snorkel antes dos pneus.
Em relação ao consumo,o carro"bebe" um pouco mais,mas é muito pouco em relação ao benefício do snorkel.
Obs:Se marcarem qualquer coisa prá domingo ou sábado,me avise ok?
Abraços...
JOSE CANDIDO
22/11/2005, 15:11
E ai macacada ....
Rafao, compra as coisas e vamo la pra casa fazer os dois .... tem mais um colega querendo , quem era ??? Acho que é o Luiz taco .....
Quanto mais largo o tubo melhor .... serve pra dar uma " tunada" no motor .... heheheheh
A ideia do joelho de 90 graus na entrada acho que fica ideal. .... na verdade, eu quero fazer um snorkel como outro qualquer .... so nao quero é furar o paralama, e sim, so a tampinha de cima ..
abs,
Também acho que quanto maior o tubo melhor... De 2,5 a 3" acho que é o ideal...
Eu vou apenas retirar a tampinha... E guardá-la...
Vamos achar uma loja boa (barata) de tubos e mangueiras. Comprando todo mundo junto deve rolar um desconto!!!
É só marcar!!!
[s]
Alexandre Chaves
22/11/2005, 19:16
Manguidrau.Paracatu com Contorno.Té +!
rallgayer
23/11/2005, 19:35
Ao pessoal que se reunirá no fim de semana para fazer o snrokel.
Gostaria de pedir, se possivel, umas fotos e a descrição de como foi feito e postar aqui no tópico. Acho que será de interesse de muitos colegas.
Abraços
rallgayer,
Com cerveja!!!
Isso se der tudo certo!!! hehe :parede:
[s] cheio de esperanças (sério!!!) :mrgreen:
rallgayer
24/11/2005, 10:21
mir000
Com certeza, vai dar certo. Otimismo na empreitada.
Por aqui, estou torcendo pelo sucesso.
Segunda-feira será assim :palmas: :palmas: :palmas:
Abraços
All...
enquanto um snorquel de verdade naum chega... (junto com a coragem para furar a lataria :mrgreen: ) recomendo aos trilheiros de fim de semana pelo menos isto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/9b58c74b2a58246d9be34e53b49350c8.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/f76d2ba28e4c9f2b47f339b996cd9738.jpg
é indiscutivel que o externo é melhor, claro... mas estes naum furam nada, levam 30 Min para fazer, custam 20 pilas cada, e já protegem um bocado.... :mrgreen:
P.S. imprescindível a entrada de ar ficar sobre o distribuidor para valer a pena... ele naum está aí por acaso....
[]s sugerindo um quebra galho pra quem ainda num criou coragem de furar a lataria :mrgreen: :mrgreen:
mais um detalhe....
o consumo naum mudou em nada com estes aí naum....
[]s
Boa dica Gasoso...
Qual foi o diâmetro do tubo/mangueira que vc usou???
To pensando em montar só em fevereiro, pois devo viajar com o Vitara e quanto mais economizar na gasola melhor... :concordo:
[s]
rallgayer
01/12/2005, 18:16
E aí pessoal,
Como ficaram os Snorkels. Deu tudo certo?
Quero noticias e se possivel, fotos.
Abraços
Fala Ricardo, blz?
Por enquanto está somente nos planos... Sábado vou encontrar com o Cândido e vejo se descidimos algo...
Como falei antes, se eu for viajar com a viatura, devo montar o snorkel somente em fevereiro... Se não vou querer entrar com ele no mar!!! :mrgreen:
Aí é só instalar um motor de popa!!! hehe :twisted:
[s] cheio de minhoca na cabeça!!! :putz:
rallgayer
02/12/2005, 17:27
OK mir000,
Vitara salgadinho não é uma boa opção.
Abraços