Ver Versão Completa : Habilitação de Indicativo Radio Amador
Aqueles que tem interesse em usar o seu Radio PY / HT legalmente necessitam fazer uma prova junto a Anatel para habilitação do prefixo a ser usado pelo interessado tanto em bases fixas, como em móveis/portáteis. A LABRE (Liga dos Amadores Brasileiros de Radio Emissão) viabiliza a realização do exame quase mensalmente em diversas partes do estado de SP.
Dia 05/10/2013 irá acontecer um exame na cidade de Indaiatuba/SP e em Novembro previsão de ser em Itanhaem/SP (a confirmar).
As inscrições podem ser feitas no site da LABRE-SP (</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> <link REL="SHORTCUT ICON" HREF="./labre_icon.ico"> </head> <style> a{text-decoration:none} a:hover,#homel,#rssl{text-decoration:underline} table { font-family: Arial, H (http://www.labre-sp.org.br/index.php)) lembrando que as vagas são limitadas e que deve-se estudar algumas apostilas (também disponíveis no site) para o ingresso e habilitação na classe "C" da categoria!
Sempre usei o meu PX sem licença mas este ano estou providenciando a legalidade dele e a habilitação de Radio Amador para poder operar legalmente e não ter problemas nas estradas.
Dia 05/10 estarei em Indaiatuba/SP se alguém mais for fazer o exame me comunica para troca de idéias e possível encontro por lá!!
Um forte 73 para todos.
henrique wamser
24/09/2013, 14:23
OLÁ, LUCAR
PARA O PX, NÃO PRECISA PROVA MAS TEM QUE IR NA ANATEL TIRAR E PAGAR LICENÇA DA ESTAÇÃO MÓVEL ( TIPO 6)
PARA RADIO AMADOR, (PU CLASSE C ) E classe B E A (PY PP PT DEPENDENDO DA REGIÃO) TEM QUE FAZER PROVA AGENDADA NA ANATEL, PAGAR UNS BOLETOS, TODOS BARATINHOS.
recomendo depois, carregar a licensa junto com os docs do veiculo.
para ter radio em casa, a licença de estação fixa (tipo 1)
73 DE PY5IQ Grid locator- GG 54 IM
Dia 05/10 estarei em Indaiatuba/SP se alguém mais for fazer o exame me comunica para troca de idéias e possível encontro por lá!!
Parabéns pela iniciativa Lucar. A minha prova será amanhã, mas direto na Anatel; sem taxa nenhuma. Taxa só a prova na Labre. Quem tiver interesse; tem um "macete" para agendar a prova; só preguntar.
Tem mais forista fazendo esta prova amanhã aqui no RJ.
henrique wamser
24/09/2013, 16:55
boa sorte
se passar vai ter uma taxas , sim de emissão do COER (CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIO), taxa do fistel(taxa de fiscalizão
fistel, da licensa de operação,,, mas somando tudo não dá 50 latinhas
Isso mesmo.
Hoje eu mandei o formulário padrão para ANATEL via correio fazendo o requerimento da licença do PX. Deve anexar cópia do RG autenticada e cópia simples de comprovante de endereço. Inclusive liguei lá e pode tirar a licença sem ter o radio homologado pois ainda estão aceitando. Fiz o requerimento para estação fixa (em casa) e móvel/portátil (jipe) pois já tenho um cobra 148 GTL EX que deve ter uns 30 anos instalado no jipe. kkkk
Aproveitem enquanto não estão exigindo rádio homologado!!
Quanto ao indicativo para operar Radio Amador irei aproveitar a prova que vai ter no encontro de Inadiatuba/SP e farei pela LABRE mesmo. Custo de R$13.42 (na ANATEL não tem taxa). Se aprovado tem outras taxas descritas acima. Também estou pedindo licença/indicativo para base fixa (casa) e móvel/portátil (jipe). Pois pretendo manter um rádio em casa e outro no jipe.
Operei o PX desde que tenho meu Willys uns 10 anos e nunca tive problemas, porém andei escutando que teve gente que perdeu o rádio para polícia na estrada, portanto fui atrás de certificar tudo e poder operar na legalidade.
forte 73 para todos .... até!
...andei escutando que teve gente que perdeu o rádio para polícia na estrada...
Eles podem apreender o equipamento contra recibo, até você apresentar a documentação do equipamento. Se você não tiver comprovação da origem, vai para a conta de descaminho. Se estiver fixo no veículo o veículo fica retido até a apresentação da documentação ou retirada do equipo do veiculo. A galera da OAB ai que me corrija. Se não te derem recibo, então é "perdeu perdeu tiu"; dae chama a corregedoria, com testemunha claro.
Danielmjr
24/09/2013, 21:24
Obrigado pela informação. Fiz a minha inscrição já.
Quanto a citação do Marado, quer dizer que, sem note fiscal do rádio mas com a COER, ainda corro risco de perder o rádio por falta de comprovação de origem do mesmo ?
Comprei um ht pelo ebay de uma pessoa da China, direto. Somente com o comprovante do transporte, (já que entrou pelo correio legalmente para o Brasil, pois estava escrito na embalagem o que era), já serve ?
Parabéns pela iniciativa Lucar. A minha prova será amanhã, mas direto na Anatel; sem taxa nenhuma. Taxa só a prova na Labre. Quem tiver interesse; tem um "macete" para agendar a prova; só preguntar.
Tem mais forista fazendo esta prova amanhã aqui no RJ.
Marado, boa sorte para você e para o Siqueira também. Falando nisso vai no curso off-road sábado na Barra?
Quanto a citação do Marado, quer dizer que, sem note fiscal do rádio mas com a COER, ainda corro risco de perder o rádio por falta de comprovação de origem do mesmo ?
Teoricamente sim. Na pratica não. Eles só vão te pedir a autorização para usar/ter instalado o equipo.
Segue abaixo uma consulta a Anatel sobre este assunto;
PY3PO - Jorge Barbosa (http://www.py3po.com.br/22fev-estacaomovel.htm)
Email que recebi de LUCIO LEITE - PU5 LZL pu5lzl@craje.org.br, atenciosamente: Leo-Py2mok
Pessoal,
Conforme comuniquei recentemente em nossas rodadas, fui abordado em uma blitz pela polícia militar e solicitaram documentação da minha estação móvel. Questionei oficialmente a Anatel e informo-os da resposta:
PERGUNTA:
*Senhores, Há 2 dias fui abordado por policiais militares num blitz rotineira no bairro de Sta Felicidade, zona urbana de Curitiba - PR. Os policiais me pediram, além dos documentos habituais, a licença da estação que tenho em meu veículo, a PY5MG tipo 6. Felizmente estava de posse da licença e do COER, e não houve qualquer problema. Minhas dúvidas são: 1 - A polícia militar é órgão competente para fiscalizar este serviço? 2 - Caso não estivesse com a documentação da estação em mãos, quais seriam as consequências? 3 - se outra pessoa - minha esposa por exemplo - estiver dirigindo o veículo, não for habilitada e consequentemente não possuir COER, quais as consequencias? No caso a licença da estação estará sempre disponível. Certo de sua habitual atenção, agradeço. Att, Paulo - PY5MG *
RESPOSTA DA ANATEL:
*Sr. Paulo
em resposta a sua solicitação de informação citada a cima, tenho a informar que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar este serviço, que se resume a conferir licença, para verificar se o serviço está outorgado pela Anatel para o usuário em questão que no caso é o senhor. O policial, em caso do usuário não possuir licença, poderá apreender o equipamento e encaminhá-lo para a Polícia Federal, que por sua vez recorre a Anatel para pedir um laudo, que é de fato a autoridade competente para fornecê-lo. Quanto a sua esposa estar dirigindo o seu veículo, já é mais delicado, porque a licença é nominal e intransferível. Sugiro que deixe cópia da sua licença e do seu COER no veículo e quando ela for abordada pela polícia, mostrar a documentação e informar que não estava operando o rádio e que é de uso exclusivo de seu marido, no caso o senhor.*
*Espero ter te ajudado, sem mais para o momento. Subscrevo-me. *
*Atenciosamente, *
*Alexandre Marinho.*
Desta forma, fica esclarecido que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar estações de radiocomunicação, e pode apreender equipamentos sem licença.
Forte 73,
Paulo - PY5MG
Lucar, estude por aqui:
Legislação das Telecomunicações, Teste de Avaliação. - Anatel (http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=230535&assuntoPublicacao=Legisla%E7%E3o%20de%20Telecomuni ca%E7%F5es&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=230535.pdf)
TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL. TESTE DE AVALIAÇÃO (http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=230536&assuntoPublicacao=T%E9cnica%20e%20%C9tica%20Operac ional&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=230536.pdf)
A prova é composta de 20 questões de cada teste, ou seja, 40 questões; retiradas destes dois testes completos da própria Anatel.
As questões são ipsis litteris destes dois testes acima. Não precisa olhar mais nada, são 40 questões retiradas destes dois testes. Dai o sistema sorteia 40 questões diferentes para cada participante, todas as provas são diferentes.
Danielmjr
25/09/2013, 17:50
Teoricamente sim. Na pratica não. Eles só vão te pedir a autorização para usar/ter instalado o equipo.
Segue abaixo uma consulta a Anatel sobre este assunto;
PY3PO - Jorge Barbosa (http://www.py3po.com.br/22fev-estacaomovel.htm)
Email que recebi de LUCIO LEITE - PU5 LZL pu5lzl@craje.org.br, atenciosamente: Leo-Py2mok
Pessoal,
Conforme comuniquei recentemente em nossas rodadas, fui abordado em uma blitz pela polícia militar e solicitaram documentação da minha estação móvel. Questionei oficialmente a Anatel e informo-os da resposta:
PERGUNTA:
*Senhores, Há 2 dias fui abordado por policiais militares num blitz rotineira no bairro de Sta Felicidade, zona urbana de Curitiba - PR. Os policiais me pediram, além dos documentos habituais, a licença da estação que tenho em meu veículo, a PY5MG tipo 6. Felizmente estava de posse da licença e do COER, e não houve qualquer problema. Minhas dúvidas são: 1 - A polícia militar é órgão competente para fiscalizar este serviço? 2 - Caso não estivesse com a documentação da estação em mãos, quais seriam as consequências? 3 - se outra pessoa - minha esposa por exemplo - estiver dirigindo o veículo, não for habilitada e consequentemente não possuir COER, quais as consequencias? No caso a licença da estação estará sempre disponível. Certo de sua habitual atenção, agradeço. Att, Paulo - PY5MG *
RESPOSTA DA ANATEL:
*Sr. Paulo
em resposta a sua solicitação de informação citada a cima, tenho a informar que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar este serviço, que se resume a conferir licença, para verificar se o serviço está outorgado pela Anatel para o usuário em questão que no caso é o senhor. O policial, em caso do usuário não possuir licença, poderá apreender o equipamento e encaminhá-lo para a Polícia Federal, que por sua vez recorre a Anatel para pedir um laudo, que é de fato a autoridade competente para fornecê-lo. Quanto a sua esposa estar dirigindo o seu veículo, já é mais delicado, porque a licença é nominal e intransferível. Sugiro que deixe cópia da sua licença e do seu COER no veículo e quando ela for abordada pela polícia, mostrar a documentação e informar que não estava operando o rádio e que é de uso exclusivo de seu marido, no caso o senhor.*
*Espero ter te ajudado, sem mais para o momento. Subscrevo-me. *
*Atenciosamente, *
*Alexandre Marinho.*
Desta forma, fica esclarecido que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar estações de radiocomunicação, e pode apreender equipamentos sem licença.
Forte 73,
Paulo - PY5MG
Obrigado pelas respostas. Agora entendi. Poderia me responder outra coisa ? Somente eu tenho que ter o COER ou também o rádio precisa ter uma licença ou autorização ? Caso positivo, precisa de uma autorização pra cada equipamento ? Existe diferença entre o móvel usado nos carros ou a pé (ht no caso) e os fixos que as pessoas tem em casa ?
Marado, boa sorte para você e para o Siqueira também. Falando nisso vai no curso off-road sábado na Barra?
Valeu Freitag; correu tudo muito bem. Fiz a prova mais o Siqueira e o Drezter, este também do V.Q.Q. Creio que a aprovação vai ser no atacado; todos os 3.
Com relação ao curso off-road, não estou sabendo. É da Técnica 4X4? Se for não é neste sábado é no seguinte. Até lá é provável que eu vá sim.
Talvez vá provar esta tua maionese no domingo, mais o Siqueira. Vamos ver...
Grande Abraço
Obrigado pelas respostas. Agora entendi. Poderia me responder outra coisa ? Somente eu tenho que ter o COER ou também o rádio precisa ter uma licença ou autorização ? Caso positivo, precisa de uma autorização pra cada equipamento ? Existe diferença entre o móvel usado nos carros ou a pé (ht no caso) e os fixos que as pessoas tem em casa ?
Cada estação tem que ter seu licenciamento.
Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI - R$ 33,52 (Para cada estação Fixa licenciada) - Fixa (não sai lo lugar)
Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI - R$ 26,83 (Para cada estação Móvel licenciada) - Móvel(veicular/HT)
MAS; EU NÃO MANJO NADA DISTO.
O camarada que pode te ajudar é o Henrique Wamser (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/5203.html).
Prezado amigo, o COER apenas o habilita a operar estação radioamador e tem validade indeterminada. Além do COER, que é o certificado você deve ter a autorização das estações que possui, seja móvel ou fixa, que terá validade de 20 anos. Se possuir por exemplo uma fixa e duas móveis terá três autorizações e pagará por elas. HT, e móvel são a mesma coisa. As primeiras taxas das autorizações são mais caras mas a anual para uma estação móvel fica em torno de R$ 15,00 reais.
Valeu Freitag; correu tudo muito bem. Fiz a prova mais o Siqueira e o Drezter, este também do V.Q.Q. Creio que a aprovação vai ser no atacado; todos os 3.
Com relação ao curso off-road, não estou sabendo. É da Técnica 4X4? Se for não é neste sábado é no seguinte. Até lá é provável que eu vá sim.
Talvez vá provar esta tua maionese no domingo, mais o Siqueira. Vamos ver...
Grande Abraço
Marado, é um curso teórico 4x4 que vai ser ministrado na Barra, ainda tinha 8 vagas disponível. Inclusive vão emitir certificado. O curso vai ser das 09:00h às 13:00h. Qualquer dúvida me envia uma MP que te passo os detalhes. Vê se aparece lá no domingo e se precisar de alguma dica depois para emissão do certificado e tudo mais é só me contatar.
ThgVieceli
25/09/2013, 20:09
Boa noite pessoal... Eu estava querendo comprar um radio no Paraguay pra deixar dentro do carro e nem sabia que tinha tudo isso... Até curso tem que fazer! Esse fórum é muito bom mesmo... Valeu a todos.
... Até curso tem que fazer!...
Curso? Que curso?
henrique wamser
26/09/2013, 11:16
existem muitos sites com dicas para a prova.
neste aqui, tem praticamente todas as questoes das provas e o gabarito.
e quase impossivel não passar na classe "C" que tem prova de legislação e tecnica-ética
py2gea (http://www.py2gea.com.br)
vai em apostilas
dumarcal
26/09/2013, 20:39
Cada estação tem que ter seu licenciamento.
Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI - R$ 33,52 (Para cada estação Fixa licenciada) - Fixa (não sai lo lugar)
Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI - R$ 26,83 (Para cada estação Móvel licenciada) - Móvel(veicular/HT)
Se eu estiver com dois equipamentos no carro ( ex. móvel + HT), tenho que ter duas licenças móveis?
[s]
Felipepeixotogouvea
27/09/2013, 18:12
Agora fiquei chateado, a prova vai ser dia 05/10 na minha cidade natal e não vou poder fazer porque vou estar viajando, espero que a tenha uma proxima logo. Abraços aos amigos que vão fazer a prova
Dae Lucar;
Fiz a prova semana passada e hoje saiu o resultado, aprovado. Agora é apresentar a documentação e pagar as taxas e... começar a procurar o equipamento.
Boa sorte amanhã;
Abração
Se eu estiver com dois equipamentos no carro ( ex. móvel + HT), tenho que ter duas licenças móveis?
Respondido pelo nosso camarada Freitag; abaixo:
Prezado amigo, o COER apenas o habilita a operar estação radioamador e tem validade indeterminada. Além do COER, que é o certificado você deve ter a autorização das estações que possui, seja móvel ou fixa, que terá validade de 20 anos. Se possuir por exemplo uma fixa e duas móveis terá três autorizações e pagará por elas. HT, e móvel são a mesma coisa. As primeiras taxas das autorizações são mais caras mas a anual para uma estação móvel fica em torno de R$ 15,00 reais.
Tem que ter autorização das duas.
... e se precisar de alguma dica depois para emissão do certificado e tudo mais é só me contatar.
Buenas Freitag;
Tu saiu correndo lá do curso? Quando sai do auditório, não te vi mais.
Com relação a apresentação da documentação na Anatel, alem do formulário e da cópia autenticada, tenho que levar os boletos já pagos? Ou os boletos são depois que eles me enviarem o ofício?
Abs
Buenas Freitag;
Tu saiu correndo lá do curso? Quando sai do auditório, não te vi mais.
Com relação a apresentação da documentação na Anatel, alem do formulário e da cópia autenticada, tenho que levar os boletos já pagos? Ou os boletos são depois que eles me enviarem o ofício?
Abs
Parabéns Marado, e nosso amigo Siqueira? Ainda demorei um pouco para sair, falei com o Siqueira e marquei um dez lá em cima só não te vi. de qualquer foma desculpa aí. Você vai levar apenas o formulário preenchido http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=278600&assuntoPublicacao=Formul%E1rio%20de%20requerimento %20do%20Servi%E7o%20de%20Radioamador&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=278600.pdf no item 6 já vai mencionar o indicativo que vai querer usar e ao lado coloca um outro caso haja algum problema com a primeira opção já tem outro para substituir o que torna o processo mais rápido. Vai levar a xerox da carteira de identidade autenticada e cópia do comprovante de residência. Quando der entrada aproximadamente 20 dias estarão enviando os boletos para sua residência para realizar o pagamento, exceto o do COER que você imprime em casa e paga, como também vai imprimir o COER em casa. Vai chegar somente os boletos referente a estação móvel, assim que pagar em aproximadamente 10 dias no máximo estará recebendo em casa a autorização da estação móvel. Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos aí. No meu caso imprimi o boleto do COER e paguei juntamente com os outros, visto que só pode ser feito no BB. Após assim que compensou imprimi o COER e plastifiquei, e quando chegou a autorização fiz o mesmo, além de ter guardado uma xerox de ambos documentos. Ia me esquecendo, você pode enviar pelos correios ou entregar diretamente no prédio da bolsa de valores, 9º andar. Vai receber um número de protocolo que tem como acompanhar pelo site. Depois te passo o passo a passo.
Parabéns Marado, e nosso amigo Siqueira?
Siqueira ainda não sei... Segundo a esposa dele, o computador dele está na revisão.:???:
E também não acessou da refinaria.:???:
Dai vamos ver se temos notícias dele, neste fim de semana. Mandei mensagem para que ele fizesse nova inscrição para a prova caso desse algo errado.
Ainda não tenho radio algum, dai acho que vou esperar até comprar um, já que quero o Yaesu FT-8800r. Provavelmente terei que homologar este radio, tem ideia de como fazê-lo?
Abração
Nelson
Siqueira ainda não sei... Segundo a esposa dele, o computador dele está na revisão.:???:
E também não acessou da refinaria.:???:
Dai vamos ver se temos notícias dele, neste fim de semana. Mandei mensagem para que ele fizesse nova inscrição para a prova caso desse algo errado.
Ainda não tenho radio algum, dai acho que vou esperar até comprar um, já que quero o Yaesu FT-8800r. Provavelmente terei que homologar este radio, tem ideia de como fazê-lo?
Abração
Nelson
Pelo que sei não precisa homologar não, o que eles querem são os certificados, as autorizações até porque se o rádio vende aqui no Brasil já são homologados. Diferente dos px's que tem que levar na anatel, informando o numero da homologação. O meu é um yaesu ft 2900 e acho excelente, não vejo necessidade de um melhor, muito robusto. Depois compro um HT que também faz uhf e falo com talkabout. Para longas distância nada que o base, e o HT ainda falo com alguém que esteja no carro.
...e nosso amigo Siqueira?
Siqueira passou. Muito bom.
Com relação ao Yaesu FT-8800r, pretendo adquiri-lo por ter a frente destacável da unidade de potência.
Fotos aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/127835-radio-px-ou-py-na-disco-onde-colocar.html#post2011593
dumarcal
05/10/2013, 18:35
Abração
Nelson
Oi Nelson,
Encontrei este texto dando as dicas para solicitar a homologação
PU1 VTS - PX1W7322: Homologação de Transceptores Rádio Amadores,e afins (http://pu1vts.blogspot.com.br/2010/07/homologacao-de-transceptores-radio.html)
Pesquisando na Anatel, vi que o FT-8900 está homologado.
Abraço...
...Pesquisando na Anatel, vi que o FT-8900 está homologado...
Você é o cara :curtir:. Valeu Dumarcal.
Marado, depois se quiser combinamos e te dou um auxílio, ou pelo menos alguma ideia. O meu, retirei o retrovisor original e pendurei no teto. Quando tiver um tempo passa aqui na merck e te mostro com ficou. Agora não poupe em antena não, compre uma M-410C da aquarius, ela possui mola e para deixar no tamanho certo vai ficar em torno de 1,25m. Para se ter ideia fiz toda a instalação do meu e após medir o ROE deu 1.3, isso em todas as faixas de 144.000mhz, 146.000mhz e 148.000mhz. Quando for comprar, compre na redesat que na cidade, lugar mais barato do RJ, cabo lá custa 1,77 o metro rg-58 e a antena salvo engano paguei 143,00. Fiz tudo em casa, podemos marcar e fazer o seu e do nosso amigo Siqueira. Um abraço.
CARLOS SIQUEIRA
07/10/2013, 21:28
"Sexta-feira" e Nélson, só agora que ví este tópico. Vamos combinar para acertarmos todos estes detalhes.
[]'s
...não poupe em antena não, compre uma M-410C da aquarius, ela possui mola e para deixar no tamanho certo vai ficar em torno de 1,25m...
Freitag; estava pensando nesta aqui: 392M HF Mobile Antenna Mars Cap All Band 80 10 Meters 60 40 30 20 17 15 12 | eBay (http://www.ebay.com/itm/321089128904?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649)
"Sexta-feira" e Nélson, só agora que ví este tópico. Vamos combinar para acertarmos todos estes detalhes.
[]'s
Com certeza meu amigo, falando nisso vai no passeio dia 26/10?
CARLOS SIQUEIRA
10/10/2013, 05:06
Estarei trabalhando, vamos ver se rola no próximo.
[]'s
adrianoquatro
10/10/2013, 07:37
Tenho minhas dúvidas se 2 radios no mesmo carro pagam 2 licenças. Vou me informar ...
Respondido pelo nosso camarada Freitag; abaixo:
Tem que ter autorização das duas.
dumarcal
10/10/2013, 08:37
Tenho minhas dúvidas se 2 radios no mesmo carro pagam 2 licenças. Vou me informar ...
Acho que não. Deve ser como nas estações fixas, só uma licença não importa o número de equipamentos.
[s]
MarcioNatal
11/10/2013, 22:02
Pelo que sei não precisa homologar não, o que eles querem são os certificados, as autorizações até porque se o rádio vende aqui no Brasil já são homologados. Diferente dos px's que tem que levar na anatel, informando o numero da homologação. O meu é um yaesu ft 2900 e acho excelente, não vejo necessidade de um melhor, muito robusto. Depois compro um HT que também faz uhf e falo com talkabout. Para longas distância nada que o base, e o HT ainda falo com alguém que esteja no carro.
Boa noite Freitag.
Permita-me dar ou meu centavo de contribuição. A homologação é necessária. Normalmente quem solicita a homologação dos equipamentos, são os representantes das marcas aqui no pais, parar poder vendê-los conforme manda a lei . Para isso, antes de comprar, é bom consultar a lista de rádios homologados no site da Anatel. Aqui - SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.29] (http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/tela.asp) .
Em tipo de consulta, favor escolher homologados, em Serviço/Aplicação, escolher Serviço de Rádio Amador, em Tipo do Produto, escolher, caso queira rádio móvel para VHF, Transceptor Móvel FM. E está feito, é só ir ao final da página e confirmar. Espero ter ajudado.
Um abraço e bom feriado!
Márcio Humberto - PS7BY
Boa noite Freitag.
Permita-me dar ou meu centavo de contribuição. A homologação é necessária. Normalmente quem solicita a homologação dos equipamentos, são os representantes das marcas aqui no pais, parar poder vendê-los conforme manda a lei . Para isso, antes de comprar, é bom consultar a lista de rádios homologados no site da Anatel. Aqui - SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.29] (http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/tela.asp) .
Em tipo de consulta, favor escolher homologados, em Serviço/Aplicação, escolher Serviço de Rádio Amador, em Tipo do Produto, escolher, caso queira rádio móvel para VHF, Transceptor Móvel FM. E está feito, é só ir ao final da página e confirmar. Espero ter ajudado.
Um abraço e bom feriado!
Márcio Humberto - PS7BY
Prezado amigo, estas coberto de razão. O que quis dizer em verdade é que se o equipamento é vendido aqui presume-se que ele esteja homologado. No caso de comprar o equipamento, não precisara levar na Anatel ou informar o número de homologação no requerimento da estação, diferentemente do que ocorre com PX. No caso, dificilmente algum policial vai ficar verificando se o equipamento é homologado ou não, apenas solicitam o COER e a Autorização. Mas sem sombra de dúvida o amigo falou com propriedade.
De acordo com a explicação da LABRE-SP a ANATEL me concedeu uma licença para operar uma estação móvel, ou seja, independentemente do número de rádios da minha estação. Na minha estação móvel tenho um rádio fixo instalado no carro + 2 HTs que uso nas caminhadas (principal e reserva). Se eu tivesse um rádio instalado em casa (com antena, etc) eu precisaria de uma segunda licença para operar estação fixa.
JCC
Fernando Camelier
09/01/2014, 11:41
Só complementando a informação do amigo JCC,
Você precisaria de 2 licenças se operasse 2 serviços diferentes, ou seja, se tivesse um PX e um Radioamador na sua viatura.
Mas no quesito móvel, você pode ter o rádio da viatura mais os dois portáteis (principal + reserva) sem problemas.
A questão é que você não deve operar todos ao mesmo tempo ou permitir que uma pessoa não habilitada o opere.
Entenda pessoa habilitada em radioamador como o possuidor de um COER.
Um abraço
Nelson Foto
11/02/2014, 18:19
Muito difícil falar com a ANATEL/SP pelo telefone.............a LABRE/SP me informou que terá prova dia 18/02, mas as informações só a ANATEL pode dar..............liguei várias vezes durante a tarde toda.........e nada, o telefone dá um toque e cai a ligação, e eu só quero as informações para fazer a prova!?!?!?!??!?!?!
JRoberto
11/02/2014, 19:34
Muito difícil falar com a ANATEL/SP pelo telefone.............a LABRE/SP me informou que terá prova dia 18/02, mas as informações só a ANATEL pode dar..............liguei várias vezes durante a tarde toda.........e nada, o telefone dá um toque e cai a ligação, e eu só quero as informações para fazer a prova!?!?!?!??!?!?!
Veja pelo site da ANATEL, se a prova for na ANATEL mesmo, você consegue todas as informações por lá mesmo.
Tenta no link abaixo.
https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 FSEC%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1
Nelson Foto
11/02/2014, 20:07
JRoberto..........
parece que eu e a Anatel não estamos nos dando bem.................não consigo, tudo seria mais fácil pelo telefone
mas agradeço sua ajuda
Veja pelo site da ANATEL, se a prova for na ANATEL mesmo, você consegue todas as informações por lá mesmo.
Tenta no link abaixo.
https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 FSEC%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1
Nelson Foto
11/02/2014, 21:16
é........tentei fazer a inscrição.....................VAGAS LOTADAS!!!!!!!!!!!!!!!
:parede:
Fernando Camelier
12/02/2014, 10:42
Nelson, respondi seu e-mail.
Infelizmente as vagas esgotaram.
A demanda de São Paulo é muito grande. Aqui na Bahia o pessoal agenda prova em qualquer dia por conta de ser pouca gente interessada no COER e Licenciamento de estação, mas por aí o bicho pega e tem que ficar mesmo ligado nas aberturas de vagas.
Um abraço
Nelson Foto
13/02/2014, 07:35
Fernando..............
conversei com o Sergio ontem, e ele me propôs prestar para a classe B.............resultado, fui dormir depois da 1 da manhã devorando o CW !!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrs
Valeu
Abraço
Nelson, respondi seu e-mail.
Infelizmente as vagas esgotaram.
A demanda de São Paulo é muito grande. Aqui na Bahia o pessoal agenda prova em qualquer dia por conta de ser pouca gente interessada no COER e Licenciamento de estação, mas por aí o bicho pega e tem que ficar mesmo ligado nas aberturas de vagas.
Um abraço
Fernando Camelier
13/02/2014, 11:04
Fernando..............
conversei com o Sergio ontem, e ele me propôs prestar para a classe B.............resultado, fui dormir depois da 1 da manhã devorando o CW !!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrs
Valeu
Abraço
Ok... É mais difícil, uma classe onde você terá acesso a mais frequências(que não vai nem usar), mas é a sua possibilidade de conseguir a licença mais rápido.
Boa sorte! Me avise depois sobre o resultado.
Um abraço
Carlosmnb
18/02/2014, 20:56
Espero que estejam me copiando macanudos, hehehehe... segue anexo um manual que ajuda o iniciante na FAIXA DO CIDADÃO. Espero ter contribuído.
PX1W8451 - PU1MBC
Ok... É mais difícil, uma classe onde você terá acesso a mais frequências(que não vai nem usar), mas é a sua possibilidade de conseguir a licença mais rápido.
Boa sorte! Me avise depois sobre o resultado.
Um abraço
Nelson Foto
20/02/2014, 22:30
Que o Padre Landell de Moura esteja a meu lado amanhã.................
Nelson Foto
24/02/2014, 19:39
Ok.........fiz a prova, fui aprovado em Legislação de Telecomunicações e Técnica e ética operacional.........agora estou encontrando uma dificuldade imensa de ¨entender¨ os procedimentos!!!!!!!!!!!!
Se eu me associar à LABRE será que fica mais fácil?
Pq eu tento imprimir o boleto.........e me pede um FISTEL!!!!!!! tentei em todas as páginas e nada de FISTEL
Eu só quero ter meu rádio no carro com tudo legalizado...........
Carlosmnb
24/02/2014, 19:47
Não é preciso, vc tem cadastro na ANATEL?
Ok.........fiz a prova, fui aprovado em Legislação de Telecomunicações e Técnica e ética operacional.........agora estou encontrando uma dificuldade imensa de ¨entender¨ os procedimentos!!!!!!!!!!!!
Se eu me associar à LABRE será que fica mais fácil?
Pq eu tento imprimir o boleto.........e me pede um FISTEL!!!!!!! tentei em todas as páginas e nada de FISTEL
Eu só quero ter meu rádio no carro com tudo legalizado...........
Nelson Foto
24/02/2014, 19:56
Magno,
tenho sim......sou cadastrado, mas estou encontrando uma dificuldade imensa em me encontrar no portal
Não é preciso, vc tem cadastro na ANATEL?
Carlosmnb
24/02/2014, 20:09
Ok! Aqui no Rio de Janeiro, não tive muita dificuldade, depois que fiz a prova a ANATEL enviou os boletos para pagamento.
Qualquer coisa entre pelo meu email vou tentar te ajudar.
Nelson Foto
24/02/2014, 20:23
Magno............acho que consegui aqui!!!!!!!!!!! Valeu pela força!!!!!!!!
Abç
Carlosmnb
24/02/2014, 20:45
Qualquer coisa estou as ordens.
Carlosmnb
24/02/2014, 20:51
Vc pode fazer login na página da ANATEL com seu CPF e entrar no link SIS - Erro (http://sistemas.anatel.gov.br/boleto/Boleto/ConsultaDebitos.asp?SISQSmodulo=6853)
depois marque lá em cima a opção CFP e coloque o seu.
Nelson Foto
25/02/2014, 19:27
Magno..........consegui imprimir o boleto.........e paguei hoje.
Valeu
Carlosmnb
25/02/2014, 20:28
Blz, agora é só aguardar.
Magno..........consegui imprimir o boleto.........e paguei hoje.
Valeu
Nelson Foto
26/02/2014, 08:45
Só uma questão.........até para me esclarecer, o fato de eu ter feito a prova, ter sido aprovado, e assim que chegar a minha carteirinha do COER não me permite instalar um py no meu carro????????
dumarcal
26/02/2014, 09:19
Bom dia Nelson,
O COER apenas permite que você opere uma estação de radioamador.
Para ter o equipamento no carro, você precisa ter a Licença de Estação Móvel.
Abraço...
Carlosmnb
26/02/2014, 09:48
Você receberá a licença de operador e autorização de estação móvel ou fixa, dependendo do que foi pedido. Na estrada nunca me pediram documento algum, mas já ouvi relatos de pedirem a nota fiscal do rádio.
Só uma questão.........até para me esclarecer, o fato de eu ter feito a prova, ter sido aprovado, e assim que chegar a minha carteirinha do COER não me permite instalar um py no meu carro????????
Fernando Camelier
26/02/2014, 10:47
Parabéns Nelson. Fiquei feliz que tenha conseguido ir direto pra Classe B.
Fiquei uns dias afastado do fórum, mas tô de volta.
O COER vem antes, já a licença da estação demora um pouquinho porque o sistema do banco demora pra informar que você pagou porque a quantia é muito pequena. Mas não se preocupe, pois vai chegar em seu endereço a sua licença de estação assim que o sistema reconhecer o pagamento (Infelizmente isso não tem jeito).
Nota fiscal de rádio não é necessário, você precisa apenas de sua autorização e COER em mãos (Nunca ande sem esses documentos).
Qualquer dúvida manda um alô.
Abração
Nelson Foto
26/02/2014, 10:54
Fernando..........bom dia!!!!!!!!!!!!!
Antes de qualquer mal entendido.........rsrrs..........eu fiz a prova para a classe B, mas como fui reprovado apenas em código morse, isso me habilitou para a classe C.
Paguei ontem, uma taxa de R$ 8,85...........
Agora tenho que preencher uma ficha, anexar cópia autenticada do meu rg e um xerox do meu comprovante de residência para solicitar a licença, correto?
abração e obrigado pela força e pela ¨torcida¨
Nelson
Parabéns Nelson. Fiquei feliz que tenha conseguido ir direto pra Classe B.
Fiquei uns dias afastado do fórum, mas tô de volta.
O COER vem antes, já a licença da estação demora um pouquinho porque o sistema do banco demora pra informar que você pagou porque a quantia é muito pequena. Mas não se preocupe, pois vai chegar em seu endereço a sua licença de estação assim que o sistema reconhecer o pagamento (Infelizmente isso não tem jeito).
Nota fiscal de rádio não é necessário, você precisa apenas de sua autorização e COER em mãos (Nunca ande sem esses documentos).
Qualquer dúvida manda um alô.
Abração
Carlosmnb
26/02/2014, 13:17
Estou colocando anexo comentário de um amigo Radioamador, muito bom para quem tem estação móvel ou mesmo um HT.
Nelson Foto
26/02/2014, 18:40
Magno...........
excelente texto!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado
Olá pessoal, alguém do RS que possa me orientar como obter a licença? Como devo proceder?
andre_agostinho
27/02/2014, 01:56
Estou colocando anexo comentário de um amigo Radioamador, muito bom para quem tem estação móvel ou mesmo um HT.
Ótimo texto.....obrigado!
Fernando Camelier
27/02/2014, 07:50
Olá pessoal, alguém do RS que possa me orientar como obter a licença? Como devo proceder?
Em Porto Alegre a Anatel fica na Av. Princesa Isabel, nº 778, Santana
Telefone: 3230-1900 (Esse é o geral, liga e pede pra falar com alguém de Outorga)
Dá uma olhadinha nos tópicos que tem muitas informações de como proceder pra obter a licença.
Um abraço
Fernando Camelier
27/02/2014, 08:01
Fernando..........bom dia!!!!!!!!!!!!!
Antes de qualquer mal entendido.........rsrrs..........eu fiz a prova para a classe B, mas como fui reprovado apenas em código morse, isso me habilitou para a classe C.
Paguei ontem, uma taxa de R$ 8,85...........
Agora tenho que preencher uma ficha, anexar cópia autenticada do meu rg e um xerox do meu comprovante de residência para solicitar a licença, correto?
abração e obrigado pela força e pela ¨torcida¨
Nelson
Beleza Nelson, entre em contato com quem você falou na Anatel e veja, mas acho que deve ser isso mesmo.
Esses R$8,85 são do COER.
Pra receber a licença você ainda vai ter que pagar o seguinte:
R$20,00 do PPDESS
R$20,00 do PPDUR
R$26,83 da TFI
depois disso só em março de 2015
Esse ano paguei R$8,85 + R$1,34 referentes a TFF e CFRP que são as taxas que você vai pagar em 2015 (talvez com algum pequeno reajuste)
Qualquer dúvida grite aí... (risos)
Abração
Nelson Foto
27/02/2014, 09:13
Putz...........vou correr então!!!!!!!!!!!
Valeu
Abraço
Beleza Nelson, entre em contato com quem você falou na Anatel e veja, mas acho que deve ser isso mesmo.
Esses R$8,85 são do COER.
Pra receber a licença você ainda vai ter que pagar o seguinte:
R$20,00 do PPDESS
R$20,00 do PPDUR
R$26,83 da TFI
depois disso só em março de 2015
Esse ano paguei R$8,85 + R$1,34 referentes a TFF e CFRP que são as taxas que você vai pagar em 2015 (talvez com algum pequeno reajuste)
Qualquer dúvida grite aí... (risos)
Abração
Telefone: 3230-1900 (Esse é o geral, liga e pede pra falar com alguém de Outorga)
Dá uma olhadinha nos tópicos que tem muitas informações de como proceder pra obter a licença.
Um abraço
Obrigado!!!
andre_agostinho
03/03/2014, 01:31
Vou aproveitar que estarei em CuiAba dia 20/3 pra fazer a prova...pq aqui em São Paulo já desisti...nunca tem vaga....alguém pode me dizer o q tem q levar no dia da prova de documento e etc?
abs querendoum prefixo
Vou aproveitar que estarei em CuiAba dia 20/3 pra fazer a prova...pq aqui em São Paulo já desisti...nunca tem vaga....alguém pode me dizer o q tem q levar no dia da prova de documento e etc?
abs querendoum prefixo
QAP André!
Em SP é complicado mesmo... Tem que ficar em cima toda hora pra pegar as datas de abertura de inscrição e prova...
Mas fica tranquilo. Se vc estudou as apostilas não vai ter QRU(problema) pra pegar o se indicativo.
Boa prova!
andre_agostinho
04/03/2014, 00:04
QAP André!
Em SP é complicado mesmo... Tem que ficar em cima toda hora pra pegar as datas de abertura de inscrição e prova...
Mas fica tranquilo. Se vc estudou as apostilas não vai ter QRU(problema) pra pegar o se indicativo.
Boa prova!
Valeu ricardo pelo incentivo...já já apareço com ele na minha assinatura
Valeu ricardo pelo incentivo...já já apareço com ele na minha assinatura
Certamente!
Trocamos um QSO tão logo.
Qualquer coisa estamos em QAP.
Um 73 pra vc!
andre_agostinho
04/03/2014, 23:53
Certamente!
Trocamos um QSO tão logo.
Qualquer coisa estamos em QAP.
Um 73 pra vc!
Ricardo....qual freq costuma estar? Jeepeiros no PY usam 147.500 na estrada e trilha? Ou não ?
abs
Ricardo....qual freq costuma estar? Jeepeiros no PY usam 147.500 na estrada e trilha? Ou não ?
abs
Fala André!
Depende de cada grupo.
Tem grupo que usa 145.000, outros 146.500, etc... Vai da turma q vc esta.
O mais importante é ter a sua licença de operação e estação em dia, e certificar que ninguém está utilizando a frequência naquele momento, para não atrapalhar outros QSOs.
Eu não sou muito de falar, acabo ficando mais na coruja. Quando eu entro, sempre solicito oportunidade dos demais na frequência.
No mais, é só usando para praticar.
forte 73!!
Olá, peço licença aos amigos para que passem o olho em um tópico sobre frequência dos jipeiros.
Pode ser bacana para nós todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/134672-frequencia-de-radio-py-vhf-para-turma-do-troller.html
andre_agostinho
09/03/2014, 00:10
Olá, peço licença aos amigos para que passem o olho em um tópico sobre frequência dos jipeiros.
Pode ser bacana para nós todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/134672-frequencia-de-radio-py-vhf-para-turma-do-troller.html
matiasm....obrigado pelo post.....já guardei a frequencia no meu radio....agora enquanto não tiro meu prefixo...vou ficar corujando...mas preciso aprender a usar o radio direito...
abs
ps já to no grupo do fb....
matiasm....obrigado pelo post.....já guardei a frequencia no meu radio....agora enquanto não tiro meu prefixo...vou ficar corujando...mas preciso aprender a usar o radio direito...
abs
ps já to no grupo do fb....
Bacana André, eu tb preciso aprender...
Abç.
Um abraço
Amigo Fernando Camelier, liguei na Anatel POA e informaram que estão suspensas as provas até 2° ordem.
Estão com um impasse na "regional" da Anatel sobre teor das provas. Somente em Abril terão uma posição de quando haverá provas. Vamos aguardar, e obrigado pela dica!
andre_agostinho
16/03/2014, 03:32
Alguém tem alguma apostila mais atualizada pra enviar aqui no site?minha prova é dia 20/03.....
Carlosmnb
16/03/2014, 11:39
Andre, entra neste site http://www.acvl.esp.br/page.aspx?PGID=RAME la no final da página tem um arquivo para download. A maioria do conteúdo não modifica.
Alguém tem alguma apostila mais atualizada pra enviar aqui no site?minha prova é dia 20/03.....
andre_agostinho
17/03/2014, 22:49
Andre, entra neste site http://www.acvl.esp.br/page.aspx?PGID=RAME la no final da página tem um arquivo para download. A maioria do conteúdo não modifica.
Valeu! Minha prova é dia 20....vamos que vamo
andre_agostinho
21/03/2014, 15:15
Valeu! Minha prova é dia 20....vamos que vamo
Fala pessoal
Fiz a Prova la´em Cuiabá... passei... :euforico:legal.. entrei no site da anatel, sistema SEC.. imprimi o boleto e paguei....:curtir:
E agora?? Liguei na Anatel de goiânia e a moça me falou que tenho que esperar até 5 dias para dar baixa no pagto e entao entrar no site da anatel e imprimir o Certificado...:confused:
É isso mesmo?? e quem escolhe o indicativo?Eu? a Anatel?
Ave Maria...não tem informação em lugar nenhum.. alguem pode me ajudar?
Que eu tenho que fazer agora??
abs a Todos
Abs.. PU2????
Fala pessoal
Fiz a Prova la´em Cuiabá... passei... :euforico:legal.. entrei no site da anatel, sistema SEC.. imprimi o boleto e paguei....:curtir:
E agora?? Liguei na Anatel de goiânia e a moça me falou que tenho que esperar até 5 dias para dar baixa no pagto e entao entrar no site da anatel e imprimir o Certificado...:confused:
abs a Todos
Abs.. PU2????
Parabéns André, realmente, é muito ruim as informações!
sandro_ventania
21/03/2014, 21:25
Fala pessoal
abs a Todos
Abs.. PU2????
Primeiramente...parabéns!!
Voce vai receber o COER...tem que solicitar também a licença da estação (fixa e ou móvel), na solicitação voce pode escolher o indicativo, desde que ele esteja vago...caso voce não escolha, eles "chutam" qualquer um vago pra voce.
andre_agostinho
21/03/2014, 23:08
Primeiramente...parabéns!!
Voce vai receber o COER...tem que solicitar também a licença da estação (fixa e ou móvel), na solicitação voce pode escolher o indicativo, desde que ele esteja vago...caso voce não escolha, eles "chutam" qualquer um vago pra voce.
ahhh.valeu...já fiz a papelada...escolhi o indicativo PU2NMY...IMPRIMI...e agora vou mandar pra anatel junto com meu doc autenticado......pessoal valeu pela ajuda.....
pergunta....eles mandam pelo correio o COER?
abs...com indicativo...
andre_agostinho
21/03/2014, 23:09
Valeu matiasm....
moscoito
25/03/2014, 22:24
Prezados. A ANATEL acaba de abrir novas inscrições em SP para os interessados em obter o COER.
PROVA 09 de abril de 2014 (Quarta-feira) as 09:00 da manhã.
Haverá provas para quem quer ingressar diretamente na classe "C" e para quem quer migrar da classe "B" para "A". NÃO haverá provas para classe "B". IMPORTANTE. A inscrição NÃO está disponível no site da labre-sp, e deve ser realizada diretamente no site da anatel: SEC - SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DE RADIOPERADOR - [SIS versão 2.2.62] (http://sistemas.anatel.gov.br/SEC/Agenda/Tela.asp)
Neste momento há apenas 27 vagas!
73 de Mk8
Fernando Camelier
26/03/2014, 07:46
Amigos,
Pra vocês que estão se regularizando junto a Anatel, atentem para o seguinte:
Aquele formulário que vocês preenchem depois da prova é a base para a sua licença e deve ser preenchido com atenção, pois vai determinar a quantidade de estações e (talvez) o seu prefixo.
Estação fixa = estação de casa
Estação móvel = estação do carro e/ou portátil
Estação repetidora = estação comunitária que algumas pessoas mantém para facilitar a comunicação.
Eu também estou nas trilhas e só uso estação móvel. Se vocês estão nessa, não marquem fixa ou repetidora, pois vocês terão de pagar por cada estação cadastrada.
O valor da móvel é bem barato (anualmente).
Quanto ao tempo e a falta de informações, o pessoal da Anatel está sobrecarregado por conta da copa e também por falta de funcionários. Dêem um crédito a essa galera por isso, afinal estamos no Brasil e a preocupação do governo federal nesse momento não é com a população.
Qualquer dúvida gritem aí que uma hora respondo
abraços a todos
ahhh.valeu...já fiz a papelada...escolhi o indicativo PU2NMY...IMPRIMI...e agora vou mandar pra anatel junto com meu doc autenticado......pessoal valeu pela ajuda.....
pergunta....eles mandam pelo correio o COER?
abs...com indicativo...
Fala André!
parabéns pelo indicativo.
Quando eu estiver pelas suas redondezas (já que a minha estação móvel não vai alcançar até o seu QTH), te chamo pra trocarmos um QSO.
forte abraço!
andre_agostinho
27/03/2014, 01:55
Fala André!
parabéns pelo indicativo.
Quando eu estiver pelas suas redondezas (já que a minha estação móvel não vai alcançar até o seu QTH), te chamo pra trocarmos um QSO.
forte abraço!
Obrigado e estando por aqui é só chamar que estarei em QAP
Grande 73
maxxtazzi
25/09/2014, 15:18
Uma coisa está confusa, desculpem o fato noob de ser.
Fiz a prova em SP, passei, gerou o boleto de R$8,85 do COER vou pagar, mais OK e o restante? Quais são os passos que fizeram, pago o boleto e espero e depois faço outras ações?
Que formulário? Lá na Anatel não me falaram de nenhum e nem sei onde coloco meu indicativo para base móvel...entrei no menu para incluir estação mais fica pensando e pensando...e infos do passo a passo nada rsrs...
Alguém pode me ajudar?
Valeu!!!!!!!!!
andre_agostinho
25/09/2014, 16:20
Uma coisa está confusa, desculpem o fato noob de ser.
Fiz a prova em SP, passei, gerou o boleto de R$8,85 do COER vou pagar, mais OK e o restante? Quais são os passos que fizeram, pago o boleto e espero e depois faço outras ações?
Que formulário? Lá na Anatel não me falaram de nenhum e nem sei onde coloco meu indicativo para base móvel...entrei no menu para incluir estação mais fica pensando e pensando...e infos do passo a passo nada rsrs...
Alguém pode me ajudar?
Valeu!!!!!!!!!
Olá...
Sim... a prova vc fez para tirar o COER...assim que pagar o boleto vai aparecer no sistema para imprimir seu COER. Outra coisa é vc licenciar sua estação... é Ai que vc "tira" seu indicativo...
somente após o sistema dar baixa no seu COER (do pagamento) é que vc pode pedir para licenciar sua estação... ai vc paga outra taxa e pronto... tem um indicativo...
Ai vc vai no SITARWEB e no SCRA pra licenciar sua estação... assim sendo , vc pode escolher seu indicativo....
paga-se e pronto... depois de uns 7 dias vc imprime a licenca e seu indicativo
abs
Olá pessoal, assim como o Maxx tb acho uma burocracia sem fim para obter a licença. Não há nada de informação substancial! Agradecemos aos amigos que podem nos ajudar.
Marco Dente
24/10/2014, 13:47
Olá...
Sim... a prova vc fez para tirar o COER...assim que pagar o boleto vai aparecer no sistema para imprimir seu COER. Outra coisa é vc licenciar sua estação... é Ai que vc "tira" seu indicativo...
somente após o sistema dar baixa no seu COER (do pagamento) é que vc pode pedir para licenciar sua estação... ai vc paga outra taxa e pronto... tem um indicativo...
Ai vc vai no SITARWEB e no SCRA pra licenciar sua estação... assim sendo , vc pode escolher seu indicativo....
paga-se e pronto... depois de uns 7 dias vc imprime a licenca e seu indicativo
abs
Acabei de pagar a taxa de R$ 8,85.
Agora é esperar para seguir o passo a posso.
Valeu
[]s
andre_agostinho
25/10/2014, 00:18
É isso ai...haja ta na sua mão pra imprimir e plastificar...
o de PX, EMBORA VC POSSA IMPRIMIR..OS CARAS TB MANDAM IMPRESSO NA SUA CASA....SUGESTÃO, FIQUE COM A SUA IMPRESSÃO COLORIDA....POSTA AÍ QDO CHEGAR
AMANHA VOU POSTAR A FOTO DA MINHA
Marco Dente
27/10/2014, 17:52
ALLL
Consegui imprimir meu COER.
Entrei no site da ANATEL / ATALHO PARA SCRA / SERVIÇO e preenchi os dados para Incluir Estação.
E agora o que é preciso fazer?
andre_agostinho
27/10/2014, 23:20
ALLL
Consegui imprimir meu COER.
Entrei no site da ANATEL / ATALHO PARA SCRA / SERVIÇO e preenchi os dados para Incluir Estação.
E agora o que é preciso fazer?
Eita....agora vc precisa licenciar a estação...vá no sistema SITARWEB ...licenciar estação...da uma trabalheira pra achar...ai vc coloca os dados da estação..escolhe o indicativo ..e depois q der baixa la na anatel..vc gera os,boletos,e paga...depois de tudo isso vc imprime seu indicativo...dúvidas avise que to por aqui...
Marco Dente
28/10/2014, 07:33
Eita....agora vc precisa licenciar a estação...vá no sistema SITARWEB ...licenciar estação...da uma trabalheira pra achar...ai vc coloca os dados da estação..escolhe o indicativo ..e depois q der baixa la na anatel..vc gera os,boletos,e paga...depois de tudo isso vc imprime seu indicativo...dúvidas avise que to por aqui...
André,
Acredito que essa parte que vc explicou foi o que fiz, porém não em "Licenciar", mas em "Serviço", pois já escolhi o indicativo.
Agora em "Licenciar" ainda não dá certo aparece um ERRO dizendo que não há estação a licenciar.
Acho que é preciso aguardar que a Anatel libere o indicativo que escolhi......
Obrigado
[]s
andre_agostinho
01/12/2014, 01:11
André,
Acredito que essa parte que vc explicou foi o que fiz, porém não em "Licenciar", mas em "Serviço", pois já escolhi o indicativo.
Agora em "Licenciar" ainda não dá certo aparece um ERRO dizendo que não há estação a licenciar.
Acho que é preciso aguardar que a Anatel libere o indicativo que escolhi......
Obrigado
[]s
É isso mesmo marco....só aguardar...
abs
Leonardo Raffi
28/12/2014, 11:37
No Rio Grande do Sul como é... a prova se tiver deve ser só na capital... este 2015 pretendo fazer o COER...
andre_agostinho
29/12/2014, 02:02
No Rio Grande do Sul como é... a prova se tiver deve ser só na capital... este 2015 pretendo fazer o COER...
Ola Leonardo....no site. Da anatel vc encontra as agendas das provas...é só se inscrever ....geralmente é na capital...mas veja com a labre do seu estado......
abs
Olá pessoal.... ressuscitando o tópico....
Não pude fazer a prova COER classe C que teve no mês de Março.... alguém tem idéia de quanto tempo até a próxima???
Grato,
conradogf
26/03/2015, 14:22
Boa tarde! Alguém indica onde comprar/instalar um radio VHF/UHF para uma Grand Vitara em São Paulo, Capital?
Obrigado.
JRoberto
26/03/2015, 17:35
Boa tarde! Alguém indica onde comprar/instalar um radio VHF/UHF para uma Grand Vitara em São Paulo, Capital?
Obrigado.
Para compra, tem a galeria na rua Santa Ifigênia - 611 e tem também um forista aqui de nome FPandur, segue o link do tópico dele.
PX E VHF NOVOS: ANTENAS, RÁDIOS, CABOS, SUPORTES, ETC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/navegacao-e-eletronicos/105837-px-e-vhf-novos-antenas-radios-cabos-suportes-etc-32.html)
Para instalações, já ouvi falar de uma empresa na ponte da Vila Maria ou Guilherme, não conheço pessoalmente, vou dar uma pesquisada e te passo.
Olá pessoal.... ressuscitando o tópico....
Não pude fazer a prova COER classe C que teve no mês de Março.... alguém tem idéia de quanto tempo até a próxima???
Grato,
O melhor lugar para saber sobre calendário de provas é a própria ANATEL.
Se você ainda não é inscrito entre aqui http://www.crarsul.com.br/?id=institu/sec para ver o passo-a-passo.
Também pode entrar em contato com o pessoal do Clube de Radioamadores de Americana - CRAM, site aqui http://www.cram.org.br/
conradogf
05/05/2015, 11:52
Prezados:
Alguem ppode me ajudar com alguma dica?:
Prestaei o exame de habilitação Classe C em SP no passado dia 29/4/2015 e passei.
Entrei no Site da Anatel e solicitei a emissão do COER.
Quando tento imprimir o certificado o sistema me informe que falta recolher a taxa de emissão.
Quando entro no sistema "Boleto" o sistema me pede CPF e nº de Fistel o qual eu não tenho nem faço ideia de como obtê-lo...
Alguém sabe me dizer onde eu acho meu Nº de Fistel já que por enquanto nunca emiti nenhum documento com a Anatel?
Aguardo.
Obrigado.
Fernando Camelier
05/05/2015, 13:42
Prezados:
Alguem ppode me ajudar com alguma dica?:
Prestaei o exame de habilitação Classe C em SP no passado dia 29/4/2015 e passei.
Entrei no Site da Anatel e solicitei a emissão do COER.
Quando tento imprimir o certificado o sistema me informe que falta recolher a taxa de emissão.
Quando entro no sistema "Boleto" o sistema me pede CPF e nº de Fistel o qual eu não tenho nem faço ideia de como obtê-lo...
Alguém sabe me dizer onde eu acho meu Nº de Fistel já que por enquanto nunca emiti nenhum documento com a Anatel?
Aguardo.
Obrigado.
Não te entregaram um boleto no local? Não sei como funciona em SP, mas o certo é que te entreguem um boleto (ou você pega na hora, ou recebe pelo correio... Ligue pra lá ou vá pessoalmente e confirme isso)
O Número do Fistel só é registrado quando você paga o boleto e não antes disso.
Depois o trâmite é receber o COER quando o boleto for compensado (demora um pouco) e de posse do COER você licencia a sua estação seja fixa (em casa) ou móvel (portátil ou instalada no seu carro).
Um abraço!
conradogf
05/05/2015, 14:35
Não entregaram nada... Só desejaram boa sorte!
Abraço e obrigado pelas dicas.
Fernando Camelier
06/05/2015, 06:58
Só mais um lembrete:
O Nº de Fistel é único para cada serviço. Você terá um para Radioamador, um para PX, outro para outro serviço.
Quando você licenciar sua estação seu Fistel será sempre o mesmo enquanto seu serviço estiver ativo.
Um abraço
conradogf
06/05/2015, 11:00
Só mais um lembrete:
O Nº de Fistel é único para cada serviço. Você terá um para Radioamador, um para PX, outro para outro serviço.
Quando você licenciar sua estação seu Fistel será sempre o mesmo enquanto seu serviço estiver ativo.
Um abraço
Pois é... sei disso. Porém onde acho esse meu Nº Fistel se ainda não paguei nada para Anatel? Não tenho nenhum boleto pago, nem consigo emitir o boleto da Taxa de emissão do COER porque não tenho o Nº Fistel.
Parece brincadeira.
Só prestei o exame e passei...
Obrigado!
CONRADOGF,
Em primeiro lugar não se preocupe. O processo é lento mesmo e a ANATEL está com poucos servidores (pouca mão de obra). Mas um dia sai.
Aconteceu igual comigo em fevereiro, quando prestei minha prova. E somente esta semana terminei o longo processo, ao receber minha licença da estação móvel.
Todos os boletos eu acessei pela internet.
Entra em sistemas.anatel.gov.br/sec/ . Você certamente tem o login para acessar a área restrita, pois sem ele não conseguiria ter feito a prova na ANATEL. Uma vez acessada a área restrita, clique em CONSULTA. Ao abrir a próxima tela, irá aparecer várias abas na parte superior. Clique na aba CERTIFICADO ATUAL. Lá irá aparecer o seu número FISTEL. Com ele, entre no link ATALHO PARA BOLETO, no menu superior à esquerda.
Os próximos passos não lembro de cabeça, mas envio um manual que a própria ANATEL me enviou através do e-mail. Baixe ele:
Se tiver mais dúvida, entre em contato por MP que tento te auxiliar na área restrita.
Abraço
conradogf
07/05/2015, 10:36
rfdex.
Obrigado pelas dicas.
Acabei fazendo uma consulta por Internet no SAC da Anatel e me responderam enviando o boleto para recolher a taxa de emissão do COER, número de Fistel incluído! :euforico:
Vou pagar e veremos como me viro nos próximos passos...
73
Como obter o FISTEL antes dos pagamentos:
1. Quando se entra no sistema de emissão de certificados (SEC) para verificar o resultado da prova, no pé da página tem uma opção de EMITIR O CERTIFICADO. Caso aprovado, basta clicar nessa opção. Há a possibilidade também de solicitar a emissão do certificado clicando no menu principal do SEC em CERTIFICADO -> CERTIFICAR. Nesse instante, o FISTEL será gerado...
2. No menu principal do SEC, clicar em CONSULTA. Uma tela com várias abas, será aberta.
3. Clicar na aba CERTIFICADO ATUAL.
4. Aí vem o pulo do gato... A primeira informação é FISTEL, que estará em branco, pois o boleto ainda não foi pago. Logo abaixo na mesma coluna, existe a informação BOLETO EMISSÃO e ao lado um número de 15 dígitos. Despreze os quatro dígitos da direita. Os onze dígitos da esquerda, são o FISTEL.
5. No menu principal, tem o ATALHO PARA BOLETO. Para entrar no sistema de boletos, é necessário o CPF, a senha (a mesma do SEC) e o FISTEL, que agora já sabemos. Lá dentro, há todas as informações para impressão.
Procedi da forma acima... Paguei a taxa do COER, que INFELIZMENTE DEVE SER PAGA APENAS NO BANCO DO BRASIL... Paguei na quarta feira da semana passada (27/05/2015) e só ontem (02/06/2015) o COER foi liberado para impressão...
O que fazer com o COER na mão?!?
TEORICAMENTE, seria possível entrar em outro sistema, o SCRA (Sistema de Controle do Serviço Radioamador) e lá dentro, realizar todos os procedimentos restantes... Na tela de abertura do SCRA, está escrito:
"OBJETIVO: Possibilitar a autorização do serviço Radioamador(302) conforme a legislação vigente e a padronização dos procedimentos em todo o território nacional, com a inclusão, alteração e exclusão de entidade, serviço e estação."
Entrei no SCRA e fui na opção SERVIÇO -> INCLUIR... O sistema pede o CPF e caso você utilize um LIXO chamado INTERNET EXPLORER, serão pedidos os telefones (que não são importados do cadastro) e apenas a CONFERÊNCIA dos endereços e dados pessoais, que são automaticamente importados do cadastro... Na última tela basta clicar em CONFIRMAR e o sistema te dará...
UMA MENSAGEM DE ERRO!!!! Pois é... O sistema de inclusão de certiço, teoricamente deveria confirmar a inclusão do serviço e gerar um boleto (que seria acessível dentro do sistema de emissão/controle de boletos)... Mas o sistema NÃO FUNCIONA...
Liguei pra Anatel hoje e o funcionário me informou que o sistema via internet é OPCIONAL, mas que é necessária a formalização por CARTA... Pois é...
- Opcional, significa, no meu entender, que eu posso ou não utilizar tal sistema... NÃO SIGNIFICA QUE O SISTEMA NÃO FUNCIONE, OU AINDA QUE SÓ EXISTE NO SITE PARA PEGAR TROUXAS...
- A Agência Nacional de Telecomunicações, tem um sistema via telecomunicações, que NÃO FUNCIONA... É necessário, usar o velho papel e o velho correio...
No dia que prestei o exame para obtenção do COER, tive de aturar um papinho idiota do fiscal da Anatel presente no local, dizendo que as pessoas não estudam a legislação, apenas decoram a resposta das questões... Diferentemente do que o imbecil imagina, eu baixei toda a legislação, estudei com afinco por TRÊS MESES e só então fui fazer a prova. Minha obrigação eu fiz... Falta agora a Anatel fazer a obrigação dela...
Fernando Camelier
03/06/2015, 13:46
Procedi da forma acima... Paguei a taxa do COER, que INFELIZMENTE DEVE SER PAGA APENAS NO BANCO DO BRASIL... Paguei na quarta feira da semana passada (27/05/2015) e só ontem (02/06/2015) o COER foi liberado para impressão...
O que fazer com o COER na mão?!?
TEORICAMENTE, seria possível entrar em outro sistema, o SCRA (Sistema de Controle do Serviço Radioamador) e lá dentro, realizar todos os procedimentos restantes... Na tela de abertura do SCRA, está escrito:
"OBJETIVO: Possibilitar a autorização do serviço Radioamador(302) conforme a legislação vigente e a padronização dos procedimentos em todo o território nacional, com a inclusão, alteração e exclusão de entidade, serviço e estação."
Entrei no SCRA e fui na opção SERVIÇO -> INCLUIR... O sistema pede o CPF e caso você utilize um LIXO chamado INTERNET EXPLORER, serão pedidos os telefones (que não são importados do cadastro) e apenas a CONFERÊNCIA dos endereços e dados pessoais, que são automaticamente importados do cadastro... Na última tela basta clicar em CONFIRMAR e o sistema te dará...
UMA MENSAGEM DE ERRO!!!! Pois é... O sistema de inclusão de certiço, teoricamente deveria confirmar a inclusão do serviço e gerar um boleto (que seria acessível dentro do sistema de emissão/controle de boletos)... Mas o sistema NÃO FUNCIONA...
Liguei pra Anatel hoje e o funcionário me informou que o sistema via internet é OPCIONAL, mas que é necessária a formalização por CARTA... Pois é...
- Opcional, significa, no meu entender, que eu posso ou não utilizar tal sistema... NÃO SIGNIFICA QUE O SISTEMA NÃO FUNCIONE, OU AINDA QUE SÓ EXISTE NO SITE PARA PEGAR TROUXAS...
- A Agência Nacional de Telecomunicações, tem um sistema via telecomunicações, que NÃO FUNCIONA... É necessário, usar o velho papel e o velho correio...
No dia que prestei o exame para obtenção do COER, tive de aturar um papinho idiota do fiscal da Anatel presente no local, dizendo que as pessoas não estudam a legislação, apenas decoram a resposta das questões... Diferentemente do que o imbecil imagina, eu baixei toda a legislação, estudei com afinco por TRÊS MESES e só então fui fazer a prova. Minha obrigação eu fiz... Falta agora a Anatel fazer a obrigação dela...
Amigão, trabalho na fiscalização da Anatel de meu estado e sofremos muito com os tais "sistemas'.
Aqui na Bahia o licenciamento de Radioamador é exclusivamente presencial.
Tente entrar em contato com o pessoal da outorga da Anatel SP pra resolver esse problema.
Um abraço
Amigão, trabalho na fiscalização da Anatel de meu estado e sofremos muito com os tais "sistemas'.
Aqui na Bahia o licenciamento de Radioamador é exclusivamente presencial.
Tente entrar em contato com o pessoal da outorga da Anatel SP pra resolver esse problema.
Um abraço
Entrei em contato com eles... Quando falo com uma pessoa que trabalha num órgão público e que conseqüentemente prestou concurso para trabalhar lá, imagino que seja alguém COM PREPARO... O "disinfeliz", ou não sabe o que significa a palavra OPCIONAL, ou simplesmente resolveu me tratar como idiota...
Se eu estivesse na sala dele, certamente teria na parede o artigo 331 do Código Penal, como ameaça branca... Aprendi, desde moleque, que rio que tem piranha, jacaré esperto nada de costas e toma água de canudinho... Como dizia meu finado pai, enfiei minha viola no saco e resolvi aturar quieto, pois se eu falasse o que o mequetrefe merecia ouvir, certamente o meu processo iria para o pé da pilha e cada vez que chegasse ao topo, certamente seria jogado pra baixo de novo...
Vivo em Bauru - SP... Para ir a São Paulo - SP prestar o exame, desembolsei cerca de R$ 200,00 para custear combustível (meu veículo é a Diesel, se fosse gasolina, seria ainda mais...) e R$ 120,00 de pedágio... O exame do COER, teoricamente gratuito, de cara, já está custando 320 contos...
Uma semana se passou, para que a Anatel conseguisse o prodígio de detectar um simples pagamento de boleto, como se esse pagamento tivesse sido levado em mãos e não feito através de um sistema de compensação bancária totalmente automatizado...
Como fui obrigado a utilizar o vetusto método do papel, envelope, selo e correio, já me informaram que dificilmente esperarei menos de dois meses pelo meu indicativo...
Quer que eu complique??? Pois é... Nada é tão ruim que não possa piorar...
No dia que prestei o exame do COER, os habituais 30 candidatos por mês, "estilingaram" para CENTO E TRINTA CANDIDATOS, pois naquele dia, houve uma movimentação de vários grupos paulistanos de escoteiros que levaram CENTO E VINTE jovens para prestar o exame... De anormais lá, só eu e mais nove cidadãos...
Certamente, a Anatel alegará que dada pequena quantidade de funcionários e a enorme quantidade de novos radioamadores, certamente levará mais tempo para processar toda essa papelada...
Moral da história... Estamos em Junho... DUVIDO MUITO, que meu indicativo esteja liberado em menos de quatro ou cinco meses... Certamente chegará pra mim, de trenó... o TRENÓ DO PAPAI NOEL...
Fernando Camelier
04/06/2015, 06:48
Entrei em contato com eles... Quando falo com uma pessoa que trabalha num órgão público e que conseqüentemente prestou concurso para trabalhar lá, imagino que seja alguém COM PREPARO... O "disinfeliz", ou não sabe o que significa a palavra OPCIONAL, ou simplesmente resolveu me tratar como idiota...
Se eu estivesse na sala dele, certamente teria na parede o artigo 331 do Código Penal, como ameaça branca... Aprendi, desde moleque, que rio que tem piranha, jacaré esperto nada de costas e toma água de canudinho... Como dizia meu finado pai, enfiei minha viola no saco e resolvi aturar quieto, pois se eu falasse o que o mequetrefe merecia ouvir, certamente o meu processo iria para o pé da pilha e cada vez que chegasse ao topo, certamente seria jogado pra baixo de novo...
Vivo em Bauru - SP... Para ir a São Paulo - SP prestar o exame, desembolsei cerca de R$ 200,00 para custear combustível (meu veículo é a Diesel, se fosse gasolina, seria ainda mais...) e R$ 120,00 de pedágio... O exame do COER, teoricamente gratuito, de cara, já está custando 320 contos...
Uma semana se passou, para que a Anatel conseguisse o prodígio de detectar um simples pagamento de boleto, como se esse pagamento tivesse sido levado em mãos e não feito através de um sistema de compensação bancária totalmente automatizado...
Como fui obrigado a utilizar o vetusto método do papel, envelope, selo e correio, já me informaram que dificilmente esperarei menos de dois meses pelo meu indicativo...
Quer que eu complique??? Pois é... Nada é tão ruim que não possa piorar...
No dia que prestei o exame do COER, os habituais 30 candidatos por mês, "estilingaram" para CENTO E TRINTA CANDIDATOS, pois naquele dia, houve uma movimentação de vários grupos paulistanos de escoteiros que levaram CENTO E VINTE jovens para prestar o exame... De anormais lá, só eu e mais nove cidadãos...
Certamente, a Anatel alegará que dada pequena quantidade de funcionários e a enorme quantidade de novos radioamadores, certamente levará mais tempo para processar toda essa papelada...
Moral da história... Estamos em Junho... DUVIDO MUITO, que meu indicativo esteja liberado em menos de quatro ou cinco meses... Certamente chegará pra mim, de trenó... o TRENÓ DO PAPAI NOEL...
Cara, lamento muito por essa situação. Eu não estou em SP, senão tentaria adiantar seu lado.
Aqui na Bahia os processos correm mais rápido, apesar de ser somente uma pessoa pra agilizar, mas a demanda aqui não é tão grande.
Quanto a identificação do pagamento do COER, é problema do banco, pelo baixo valor da taxa. leva uns 10 dias (lembro que o meu demorou por aí...)
Imagine que aí 130 candidatos em um dia (Aqui não dá isso em um ano)
Ah, já ia esquecendo: Concurso? Quando fiz o meu,as provas pareciam para ingresso na NASA de tão difíceis, mas de uso prático na Agência? Não...Zero!
E o desinfeliz (adorei o termo) que te atendeu pode ser um estagiário ou terceirizado. Infelizmente ainda acontece isso no serviço público.
O problema da Anatel é maior que a agência, vem de cima. Talvez, se resolvermos o problema maior desse país, a agência tenha alguma chance de atender melhor (o que já deveria estar fazendo). Enfim, uma andorinha só não faz verão mas vou continuar tentando fazer a minha parte.
Um abraço!
conradogf
04/06/2015, 07:41
Para evitar dissabores similares eu coloquei meu processo nas mãos do Labre-SP. Já tenho o COER e esperando a licença de estação móvel e indicativo de chamada. Eles tem esse serviço. Gratis para associados. Pago para não associados. Abraço.
Cara, lamento muito por essa situação. Eu não estou em SP, senão tentaria adiantar seu lado.
Aqui na Bahia os processos correm mais rápido, apesar de ser somente uma pessoa pra agilizar, mas a demanda aqui não é tão grande.
Quanto a identificação do pagamento do COER, é problema do banco, pelo baixo valor da taxa. leva uns 10 dias (lembro que o meu demorou por aí...)
Imagine que aí 130 candidatos em um dia (Aqui não dá isso em um ano)
Ah, já ia esquecendo: Concurso? Quando fiz o meu,as provas pareciam para ingresso na NASA de tão difíceis, mas de uso prático na Agência? Não...Zero!
E o desinfeliz (adorei o termo) que te atendeu pode ser um estagiário ou terceirizado. Infelizmente ainda acontece isso no serviço público.
O problema da Anatel é maior que a agência, vem de cima. Talvez, se resolvermos o problema maior desse país, a agência tenha alguma chance de atender melhor (o que já deveria estar fazendo). Enfim, uma andorinha só não faz verão mas vou continuar tentando fazer a minha parte.
Um abraço!
Se o Sr. estivesse aqui em São Paulo, eu pediria insistentemente que NÃO TENTASSE ADIANTAR O MEU LADO... Fila pra mim, é coisa SAGRADA. Nunca peço favores pra quem quer que seja. Favor é barato de pedir e CARÍSSIMO na hora de pagar.
Espero sinceramente, que cada indivíduo, TRABALHE COM SERIEDADE e CUMPRA COM SUA OBRIGAÇÃO. A minha obrigação que era prestar o exame e pagar taxas, foi cumprida ao pé da letra. A obrigação da Anatel e das pessoas que trabalham lá, é fazer os sistemas funcionarem e fazerem o serviço burocrático o mais rápido possível, sem desculpas esfarrapadas e sem tentar colocar a culpa em terceiros (baixo valor do boleto, Banco do Brasil, pouca gente, estagiários, terceirizados, politicagem ,PT, Dilma, Lula, Zé Dirceu, andorinha sozinha, pqp, etc...)...
No dia que prestei a prova, ao invés de ser no prédio da Anatel - SP, tiveram de solicitar um colégio da Prefeitura do Município, no bairro de Santana, pois foram necessárias cinco salas de aula... Antes de termos acesso às salas, no pátio frontal da escola, se apinhavam 120 escoteiros mais os 10 "anormais" (eu e mais 9...).
De repente, chega um fiscal da Anatel que aparentemente era o responsável pelo evento e começou a deitar falação dizendo que ninguém estava preocupado com legislação... Só decoravam o banco de questões para responder os testes... Chamou todo mundo de moleque... Quando eu tinha 13 anos de idade, detestava ser chamado de moleque... Por essa razão, comecei a agir como HOMEM e parei de fazer molecagens...
Hoje, tenho 51 (CINQÜENTA E UM) anos de idade e detesto ainda mais ser chamado ou ser tratado como moleque. Quando soube que havia uma prova de legislação há três meses atrás, baixei o 449 na Internet e estudei-o com afinco... Baixei mais três dispositivos legais paralelos com mais informações pertinentes e estudei mais ainda...
Desembolsei 320 contos e fui enfrentar uma prova de legislação, com 20 testes, dos quais acertei 19. Só não acertei os 20, dada a PÉSSIMA QUALIDADE NA FORMULAÇÃO DA PROVA... Quem elaborou aqueles testes, ou é tão analfabeto quanto o moleque da Anatel que não sabe o que quer dizer OPCIONAL, ou simplesmente estava preocupado em elaborar a questão da maneira mais estrambótica possível, para jogar casca de banana no caminho de quem presta o exame...
Temos um caminho muito longo a seguir no Brasil em termos de telecomunicações... E no que depender da Anatel, esse caminho será tão complicado quanto possível... Facilidade em telecomunicações??? Só para as operadoras... Essas mandam na Anatel...
Para evitar dissabores similares eu coloquei meu processo nas mãos do Labre-SP. Já tenho o COER e esperando a licença de estação móvel e indicativo de chamada. Eles tem esse serviço. Gratis para associados. Pago para não associados. Abraço.
Pois é Conrado... Quando comecei a procurar material na Internet para estudar para a prova do Coer, percebi que os sites das Labres, eram RIQUÍSSIMOS em material... Infelizmente, material ultrapassado...
A resolução 449, é de novembro de 2006 e é o título legal que vale hoje. O material didático e as provas simuladas disponíveis nos sites das Labres Brasil a fora, são baseados na legislação anterior. Esse material, só serve para a prova de Técnica Operacional e Ética. Quem usar esse material na prova de Legislação, corre grave risco de errar várias questões.
Exemplo: Na legislação anterior, havia categoria D e a categoria C, tinha prova de CW (Morse). Na legislação atual, não há mais categoria D e a prova de categoria C não tem mais CW. Várias questões do banco antigo disponíveis nas Labres, não consideram essa "evolução"...
Pelo que consta, as Labres estão mais preocupadas com arrecadação de associados do que em prestar serviços de verdade e os sites provam isso claramente. Não pretendo colocar nada na mão deles...
Pra fazer mal feito, faço eu mesmo, pelo menos não gasto dinheiro...
Fernando Camelier
04/06/2015, 13:27
Se o Sr. estivesse aqui em São Paulo, eu pediria insistentemente que NÃO TENTASSE ADIANTAR O MEU LADO... Fila pra mim, é coisa SAGRADA. Nunca peço favores pra quem quer que seja. Favor é barato de pedir e CARÍSSIMO na hora de pagar.
Espero sinceramente, que cada indivíduo, TRABALHE COM SERIEDADE e CUMPRA COM SUA OBRIGAÇÃO. A minha obrigação que era prestar o exame e pagar taxas, foi cumprida ao pé da letra. A obrigação da Anatel e das pessoas que trabalham lá, é fazer os sistemas funcionarem e fazerem o serviço burocrático o mais rápido possível, sem desculpas esfarrapadas e sem tentar colocar a culpa em terceiros (baixo valor do boleto, Banco do Brasil, pouca gente, estagiários, terceirizados, politicagem ,PT, Dilma, Lula, Zé Dirceu, andorinha sozinha, pqp, etc...)...
No dia que prestei a prova, ao invés de ser no prédio da Anatel - SP, tiveram de solicitar um colégio da Prefeitura do Município, no bairro de Santana, pois foram necessárias cinco salas de aula... Antes de termos acesso às salas, no pátio frontal da escola, se apinhavam 120 escoteiros mais os 10 "anormais" (eu e mais 9...).
De repente, chega um fiscal da Anatel que aparentemente era o responsável pelo evento e começou a deitar falação dizendo que ninguém estava preocupado com legislação... Só decoravam o banco de questões para responder os testes... Chamou todo mundo de moleque... Quando eu tinha 13 anos de idade, detestava ser chamado de moleque... Por essa razão, comecei a agir como HOMEM e parei de fazer molecagens...
Hoje, tenho 51 (CINQÜENTA E UM) anos de idade e detesto ainda mais ser chamado ou ser tratado como moleque. Quando soube que havia uma prova de legislação há três meses atrás, baixei o 449 na Internet e estudei-o com afinco... Baixei mais três dispositivos legais paralelos com mais informações pertinentes e estudei mais ainda...
Desembolsei 320 contos e fui enfrentar uma prova de legislação, com 20 testes, dos quais acertei 19. Só não acertei os 20, dada a PÉSSIMA QUALIDADE NA FORMULAÇÃO DA PROVA... Quem elaborou aqueles testes, ou é tão analfabeto quanto o moleque da Anatel que não sabe o que quer dizer OPCIONAL, ou simplesmente estava preocupado em elaborar a questão da maneira mais estrambótica possível, para jogar casca de banana no caminho de quem presta o exame...
Temos um caminho muito longo a seguir no Brasil em termos de telecomunicações... E no que depender da Anatel, esse caminho será tão complicado quanto possível... Facilidade em telecomunicações??? Só para as operadoras... Essas mandam na Anatel...
Amigão, a única forma que vejo de adiantar o lado de qualquer pessoa é com informação.
Eu jamais passaria você na frente de quem quer que fosse, pois esse não é o meu perfil.
Infelizmente minha área de atuação não é São Paulo, pois assim eu teria informações que talvez te ajudassem a não perder tanto tempo e passar por tão chata situação.
Desculpe se incomodei vossa pessoa com explicações, que aliás nem são da minha alçada, pois essa nem é a minha área de atuação.
Agora uma coisa é certa, todo cidadão que se sente mal atendido em qualquer órgão público pode fazer uma representação no Ministério público se assim desejar. Eu vejo isso de forma positiva, pois o serviço público, qualquer que seja, deve atender bem ao cidadão.
Quem me conhece aqui nesse fórum sabe que sempre ajudo com informações e orientações sempre que estejam ao meu alcance.
Mais uma vez mil perdões e lamento que a sua insatisfação te cegou a ponto de perder a oportunidade de fazer um novo amigo.
Amigão, a única forma que vejo de adiantar o lado de qualquer pessoa é com informação.
Eu jamais passaria você na frente de quem quer que fosse, pois esse não é o meu perfil.
Infelizmente minha área de atuação não é São Paulo, pois assim eu teria informações que talvez te ajudassem a não perder tanto tempo e passar por tão chata situação.
Desculpe se incomodei vossa pessoa com explicações, que aliás nem são da minha alçada, pois essa nem é a minha área de atuação.
Agora uma coisa é certa, todo cidadão que se sente mal atendido em qualquer órgão público pode fazer uma representação no Ministério público se assim desejar. Eu vejo isso de forma positiva, pois o serviço público, qualquer que seja, deve atender bem ao cidadão.
Quem me conhece aqui nesse fórum sabe que sempre ajudo com informações e orientações sempre que estejam ao meu alcance.
Mais uma vez mil perdões e lamento que a sua insatisfação te cegou a ponto de perder a oportunidade de fazer um novo amigo.
Uma coisa o Sr. acertou... Minha insatisfação QUASE me cega realmente... Pois vejo o tempo passar e não vejo o Serviço Público no Brasil avançar um milímetro sequer. Já passei (e muito...) da metade de minha vida. Costumo dizer que não vou viver o suficiente para ver isso aqui endireitar. Não vejo muita esperança nem mesmo pros meus filhos... Quanto a reclamar de servidor público para o Ministério Público, aí sim é que não caio numa esparrela dessas... Posso ganhar a primeira parada. Mas fatalmente ficarei marcado. Na primeira oportunidade, me pegam na curva. E esta estrada, já tem curvas demais pro meu gosto...
Fernando Camelier
04/06/2015, 15:55
Prezados amigos da 4x4 Brasil,
Esse é o fórum mais bacana do qual já participei, a maioria das pessoas que entram aqui são possuidores de veículos 4x4 ou curtem a filosofia fora de estrada. Aqui todos se ajudam de alguma forma.
Tive a grata satisfação de fazer alguns passeios fora de estrada acompanhado por pessoas maravilhosas que aqui conheci.
Eu, com meus singelos conhecimentos técnicos na área de telecomunicações, me coloco a disposição de todos para ajudar a resolver seus problemas dessa área, absolutamente sem nenhum tipo de contrapartida e assim continuarei.
Com isso ganho amigos e conheço pessoas legais.
A vida é assim, você pode escolher ser feliz ou não. Tudo depende apenas de suas escolhas!
Olá Fernando, tudo bem?
Não costumo ficar dando margem para discussões, mas neste caso meu coração falou mais alto do que a razão. Todos entenderam seu lado humano em tentar ajudar. O que não ocorre com o Sr. de 51 anos (que nem o nome assina em suas postagens), mas seu português causa inveja. Seria bem mais bacana, se o Sr. de 51 anos usasse sua inteligência para o bem do grupo e não para "despejar" todo seu ódio em cima de uma pessoa que quer ajudar.
Pena...
Abraços
Fernando Camelier
04/06/2015, 21:59
Obrigado Matias, pela delicadeza,
Eu acredito que esse assunto esteja encerrado.
Um abraço a todos e boas trilhas!
fnandosp
05/06/2015, 00:55
AVISO IMPORTANTE:
só consegui realizar os procedimentos no SCRA (impressão do COER, escolha do indicativo) utilizando WINDOWS e INTERNET EXPLORER! Firefox, Chrome, Safari... vão apresentar mensagens de ERRO; para impressão, será necessário instalar um plug-in no Internet Explorer. O sistema de boletos funciona perfeitamente nos demais navegadores.
[ ]
conradogf
05/06/2015, 08:32
Mr. Edulpejota:
Nada foi mal feito. Estudei tanto quanto você. Passei também com 19/20. Tenho muito clara a legislação atual. Me associei ao Labre-SP porque achei interessante e já que eles oferecem o serviço de cuidar da documentação de radiomador, encarreguei eles de fazê-lo. Assim não fico nervoso que nem você.
Abraço.
Mr. Edulpejota:
Nada foi mal feito. Estudei tanto quanto você. Passei também com 19/20. Tenho muito clara a legislação atual. Me associei ao Labre-SP porque achei interessante e já que eles oferecem o serviço de cuidar da documentação de radiomador, encarreguei eles de fazê-lo. Assim não fico nervoso que nem você.
Abraço.
Parabéns!!! Você fez a coisa certa estudando... Quanto a estar nervoso, não estou não... Estou puto-da-vida, que é bem diferente. Os burocratinhas da Anatel, têm de comer muito arroz com feijão pra tentarem chegar no dia que vão me deixar nervoso.
Entendo o que você fez e não desconsidero tuas razões... Meu pai costumava dizer que quando é possível comprar a tranqüilidade, devemos fazê-lo... Entretanto, eu por princípio, nunca pago por algo que tenho o direito que seja de título gratuito... A essência de um burocrata, é criar dificuldades, para vender facilidades. Tem vezes, que me sinto tentado a comprar tais facilidades...
AVISO IMPORTANTE:
só consegui realizar os procedimentos no SCRA (impressão do COER, escolha do indicativo) utilizando WINDOWS e INTERNET EXPLORER! Firefox, Chrome, Safari... vão apresentar mensagens de ERRO; para impressão, será necessário instalar um plug-in no Internet Explorer. O sistema de boletos funciona perfeitamente nos demais navegadores.
[ ]
Tentei inicialmente no meu PC com Firefox + Linux. Não chegava nem no popup de erro. O botão final aparecia "AGUARDE" e não saía disso...
Aí passei para o notebook da Dona Patroa... Windows + Internet Explorer + o plugin de impressão da Anatel instalado... Não funciona... Na tela de inclusão do Serviço, passa pelas três primeiras abas. No botão CONFIRMAR da última aba, dá o plugin de "processo inválido". Liguei pra Anatel na esperança de que alguém lá pudesse dar algum tipo de suporte... Solução? Imprimir os formulários e mandar pelo Correio... Aquele correio dos carros amarelos... Que tá mais quebrado que a Anatel...
conradogf
08/06/2015, 17:05
O serviço do Labre é gratuito para associados...
O serviço do Labre é gratuito para associados...
Já saiu teu indicativo, Conrado???
conradogf
13/06/2015, 06:10
Já saiu teu indicativo, Conrado???
Já. Recebi ontem 6a feira os boletos com as taxas de licença, fiscalização e uso do serviço. A pagar na 2a 15/6. Indicativo PU2 URY.
Abraço.
Uniform Romeo Yankee, bem vindo à confraria dos radioamadores!
JRoberto
13/06/2015, 11:22
Já. Recebi ontem 6a feira os boletos com as taxas de licença, fiscalização e uso do serviço. A pagar na 2a 15/6. Indicativo PU2 URY.
Abraço.
Bem vindo Macanudo! um 73 de PU2RFU.
conradogf
13/06/2015, 11:30
Obrigado rapazes! 73 para vocês. Não sei se perceberam..., assim como nas siglas internacionais de paises BRA=Brasil, URY=Uruguay... Saludos!
Abraço.
Devem ter feito um mutirão de outorga... Na quinta-feira na hora do almoço, ainda não constava boleto no site. Às 16h00 em ponto, apareceram os três. Como só pode pagar no Banco do Brasil, tive de esperar pra pagar ontem.
Aqui, PU2LXT
No requerimento, sugeri três indicativos possíveis... Os três estavam livres. Colocaram um da vontade deles... E os três que eu sugeri, continuam livres ;)
Abraço fraterno!
Eduardo
Agora é pra valer!!!
Todos os boletos compensados e FINALMENTE, minha licença de estação já está "imprimível"..
O indicativo é PU2LXT...
Um dia a gente se encontra em QSO...
Macbsenior
19/06/2015, 16:27
Situação atual em São Paulo para a prova de obtenção do COER.
1 Agendamento por mês agora em junho na semana que vem tem prova, só que lá em São José dos Campos SP as 8:00 da manhã.
2 As inscrições abriram em 2/6 e foram praticamente preenchidas em 3/6 numero total de 150 vagas entre as classes A,B e C. Cidade localizada a 122km de São Paulo.
3 O Site da Anatel é extremamente deficitário.
4 O numero de telefone disponibilizado é tirado e recolocado no gancho imediatamente já para não atender nenhuma pessoa que queira informações a respeito de regularização ou de todas as informações que os colegas do Fórum, e que outros colegas rádio amadores gentilmente nos forneceram.
5 Aparentemente a Anatel pouco se preocupa com os rádio amadores, quase forçando-os a permanecer na obscuridade por fornecer pouca ou nenhuma facilidade para a regularização.
6 É realmente bem possível que tratem-se de funcionários terceirizados, principalmente no atendimento telefônico da Anatel.
Praticamente você tem que implorar por informações, envios de boletos, etc... A boa noticia é que depois da prova se você entregar tudo para o pessoal da LABRE SP. Eles resolvem tudo com agilidade e é atendido por telefone de maneira extremamente cortez, basta para isto pagar uma taxa que não me lembro ao certo mas coisa de R$ 60,00.
Informações obtidas depois da redação deste post:
Novas provas para 04 de Julho de 2015. O site não oferecia esta informação até dia 17/6 ultima vez que tinha checado.
Local E.M.E.B Professora Irene de Oliveira Pereira - Praça Cardeal Leme 12 - Centro - Espírito Santo do Pinhal - SP 150 vagas. entre Classes A,B e C. Agenda Totalmente Lotada. Cidade localizada a 245km de São Paulo.
Abraços.
Situação atual em São Paulo para a prova de obtenção do COER.
1 Agendamento por mês agora em junho na semana que vem tem prova, só que lá em São José dos Campos as 8:00 da manhã.
2 As inscrições abriram em 2/6 e foram praticamente preenchidas em 3/6 numero total de 150 vagas.
3 O Site da Anatel é extremamente deficitário.
4 O numero de telefone disponibilizado é tirado e recolocado no gancho imediatamente já para não atender nenhuma pessoa que queira informações a respeito de regularização ou de todas as informações que os colegas do Fórum, e que outros colegas rádio amadores gentilmente nos forneceram.
5 Aparentemente a Anatel pouco se preocupa com os rádio amadores, quase forçando-os a permanecer na obscuridade por fornecer pouca ou nenhuma facilidade para a regularização.
6 É realmente bem possível que tratem-se de funcionários terceirizados, principalmente no atendimento telefônico da Anatel.
Praticamente você tem que implorar por informações, envios de boletos, etc... A boa noticia é que depois da prova se você entregar tudo para o pessoal da LABRE SP. Eles resolvem tudo com agilidade e é atendido por telefone de maneira extremamente cortez, basta para isto pagar uma taxa que não me lembro ao certo mas coisa de R$ 60,00.
Abraços.
Assino embaixo, em cima e dos lados... Se algum participante do forum pretende prestar o próximo exame e tiver alguma dúvida, use e abuse deste forum. Aprendi sozinho e na raça o caminho das pedras. Enquanto não inventarem nenhuma mudança de procedimentos, tenho condições de ajudar a quem precisar e tenho o maior prazer em ajudar.
Quanto ao serviço prestado pela Labre, garanto que não é necessário. É possível fazer tudo sem precisar desse "despachante". Estou aqui para ajudar quem precisar...
73 para todos!
Eduardo
IsmaelMatos
19/06/2015, 23:31
Quem sabe quando será a primeira prova de acesso para a Classe B no Estado do Rio de Janeiro? Quando foi a última?
Saudações,
conradogf
20/06/2015, 08:33
Concordo com o Macb. O site da Anatel é um labirinto insondável. Eu não tive paciência de continuar e passei o processo para o Labre. Tudo certo! Já estou com indicativo e licença.
Se a alguém lhe interessar fiz a instalação do rádio com Ricardo "Scooby Doo" no bairro da Vila Maria Alta em São Paulo. Trabalha de forma excelente, com hora marcada. Aprox 2,5 h de trabalho. Ficou ótimo, sem cabos a vista, tudo remontado cuidadosamente, rádio medida e testada e funcionando perfeitamente. PU2 URY QAP. 73.
edulpj (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/98694-edulpj/)
Boa tarde, Como que você fez para resolver o problema na tela de inclusão do serviço?, na hora de confirma apresenta o erro "processo inválido".
Ótima pergunta Deivson... A resposta é: NÃO FIZ... Para incluir o serviço, é necessário imprimir o formulário, assinar, reconhecer a firma, anexar uma cópia autenticada da carteira de identidade e mandar PELO CORREIO pra Anatel... Pasme...
A Agência Nacional de Telecomunicações, depende do velho e bom correio para poder cumprir com suas obrigações...
Depois de enviar a papelada, acompanhe pela página da Anatel. Em determinado instante, vai aparecer um boleto "em aberto" para você pagar.
Aí vem outra parte chata... Eles organizam uma quadrilha com o Banco do Brasil, te obrigando a pagar o boleto naquele lixo de banco. Se você tem conta lá, pode pagar online. Se não tem, terá de enfrentar detetor de metais e fila pra pagar...
Uma semana depois (eles demoram pra detectar o pagamento também...), a pendência de pagamento é liquidada e você poderá enfim imprimir tua licença...
Edulpj
Boa tarde, muito obrigado pela ajuda.
Desculpa pela demora.
Abraço.
Macbsenior
17/08/2015, 12:54
Bem,
Depois de cerca de 90 dias esperando finalmente teremos prova de habilitação amanhã na Anatel aqui em São Paulo. Detalhe monitorei o site de hora em hora desde a 0 hora do dia 01/8/2015 e só divulgaram a agenda as 8:45 do dia 10/8 para a prova dia 18/08/2015, ou seja, quem não estiver muito a fim de transmitir dentro da legalidade na mais completa acepção da palavra acaba desistindo. Só para ter uma ideia com todo o meu monitoramento 2 pessoas já estavam escritas para as 35 vagas disponíveis quando garanti minha inscrição.
Estou levando todos os documentos para o Requerimento do Serviço de Radioamador preenchidos, com os comprovantes de residência, cópia autenticada de CPF e RG. Observe que você tem que fazer dois requerimentos, no caso de estar solicitando duas estações fixas como no caso de muitos Fóristas ( Casa e Roça) pois não há campo disponível para as duas estações no mesmo formulário. Exceto se for uma fixa e outra móvel ou portátil aí sim tem o campo de quantas unidades. Tenho a esperança de conseguir resolver tudo lá na Anatel em uma única visita. Caso Contrário levo na Labre SP e pago para que eles façam, tempo é uma coisa que nem todos dispõem.
Me disseram que o prazo médio é de 60 a 90 dias para a emissão de tudo. E aí eu peço ajuda aos amigos e pergunto. É todo este tempo mesmo?
Agradeço antecipadamente quem responder.
Abraço.
conradogf
17/08/2015, 17:23
Demora uns 10 dias em sair o resultado do exame. Depois de pagas as taxas e solicitadas as licenças e indicativo, uns 45 dias para ter todo na mão. (Via Labre)
73!
Bem,
Depois de cerca de 90 dias esperando finalmente teremos prova de habilitação amanhã na Anatel aqui em São Paulo. Detalhe monitorei o site de hora em hora desde a 0 hora do dia 01/8/2015 e só divulgaram a agenda as 8:45 do dia 10/8 para a prova dia 18/08/2015, ou seja, quem não estiver muito a fim de transmitir dentro da legalidade na mais completa acepção da palavra acaba desistindo. Só para ter uma ideia com todo o meu monitoramento 2 pessoas já estavam escritas para as 35 vagas disponíveis quando garanti minha inscrição.
Estou levando todos os documentos para o Requerimento do Serviço de Radioamador preenchidos, com os comprovantes de residência, cópia autenticada de CPF e RG. Observe que você tem que fazer dois requerimentos, no caso de estar solicitando duas estações fixas como no caso de muitos Fóristas ( Casa e Roça) pois não há campo disponível para as duas estações no mesmo formulário. Exceto se for uma fixa e outra móvel ou portátil aí sim tem o campo de quantas unidades. Tenho a esperança de conseguir resolver tudo lá na Anatel em uma única visita. Caso Contrário levo na Labre SP e pago para que eles façam, tempo é uma coisa que nem todos dispõem.
Me disseram que o prazo médio é de 60 a 90 dias para a emissão de tudo. E aí eu peço ajuda aos amigos e pergunto. É todo este tempo mesmo?
Agradeço antecipadamente quem responder.
Abraço.
Não chega a ser todo esse tempo... A linha de tempo é a seguinte:
- Momento em que sai no site o resultado do exame. Imprime-se o boleto do COER imediatamente
- Paga-se o boleto no dia seguinte, pois o resultado sempre sai no final da tarde, quando já não dá mais tempo de ir ao Banco do Brasil (só é possível pagar naquele lixo... Se o interessado tem conta no BB, ainda dá pra pagar pela Internet no mesmo dia)
- UMA SEMANA depois, a Anatel detectou o pagamento e o COER pode ser impresso. Nesse exato momento, o interessado já deve ter o requerimento de licenciamento de estação impresso e toda a papelada pronta. Enviar imediatamente
- Aqui é o ponto mais chato... Se o trampo estiver pesado pra eles, a análise do requerimento pode levar até TRINTA DIAS. Em geral leva 10 dias...
- Imprimir os boletos e pagar no dia seguinte
- Mais UMA SEMANA PARA detectarem o pagamento. Pronto... Agora é só imprimir a licença.
TEMPO TOTAL: 28 a 40 dias
Macbsenior
24/08/2015, 22:32
Então, novela "quase" finalizada. Fui lá no dia 18/08 ouvi uma palestra do Responsável pela Fiscalização da Anatel, que entre muitas outras coisas disse que a fiscalização exige, para estações Fixas o Laudo de conformidade da Estação que pode ser elaborado pelo próprio Rádio Amador demonstrando que cada uma de suas antenas estão a uma distância segura das pessoas e animais devido aos efeitos da Radiação não ionizante. Tinha muita gente que não sabia nada sobre o assunto mas também não quis perguntar, talvez por vergonha, mas eu perguntei e foi explicado que tem um site que inclusive esta no site da Anatel que tem uma calculadora que te ajuda a fazer isto. O único problema é que este site não existe mais... Maravilha! Acertei 39/40 ou seja 97,5%. Preciso deixar aqui meus agradecimentos a Carol e ao Lucas da Labre SP que muito me auxiliaram mesmo eu não sendo associado com o preenchimento dos formulários. Eu já levei tudo pronto. Formulário de Solicitação do COER das Estações Fixas (Observação para cada estação fixa um formulário) já a Estação móvel pode ser no mesmo formulário Do Pedido do COER e da Estação Fixa. Levei os comprovantes de residência e cópia do RG já com CPF autenticadas e assim que acabei a Prova perguntei para o Tiago Responsável pelas Outorgas deste serviço na Anatel se eu já poderia dar entrada na documentação. Ele ficou surpreso com a documentação completa, já preenchida e me disse - Como você sabe se passou na Prova? Perguntou ainda se estava autenticado a cópia da identidade e cpf. E disse para eu ir até o protocolo no Térreo do Prédio aonde não gastei nem 3 minutos. Hoje confirmei e já estou Com status de Habilitado no site da Anatel e com o numero do Fistel mas ainda não chegaram os boletos que deverão vir todos juntos. E também não sei o me Indicativo. Detalhe, eu coloquei 03 opções que eu já tinha confirmado no Site da Anatel que estavam vagos.
Espero ter contribuído.
Abraço.
JRoberto
02/09/2015, 08:31
Pessoal, repassando e-mail que recebi da turma do NCABC sobre prova para obtenção do COER.
Boa tarde
Quem quiser se inscrever para exame de obtenção do COER – Certificado de Rádio Operador deve seguir os passos indicados abaixo pelo Adalberto(Daba) – PU2 UAC
O exame sera aqui em São Paulo na sede da Anatel na Vila Mariana(Rua vergueiro), nos dias 15 e 16 de setembro.
São 6 vagas no dia 15 e 20 vagas no dia 16 até o momento! NÃO PERCA TEMPO, AS VAGAS SÃO RAPIDAMENTE PREENCHIDAS
Entrem no endereço:
HTTP://Sistemas.anatel.gov.br/sec (http://sistemas.anatel.gov.br/sec)
E façam o cadastro que eh bem facil
Depois entrem em Agenda; consultar
Clique em Radioamador Classe C e faca a inscricao
Ah...depois que clicar em "consultar", coloque a data de 01/09 como inicial e coloca 30/09 na data final
coloca SP no estado
Ufa! Espero ter ajudado aos companheiros!
PU2 UAC Adalberto Caparros, NCABC
Pessoal, repassando e-mail que recebi da turma do NCABC sobre prova para obtenção do COER.
Boa tarde
Quem quiser se inscrever para exame de obtenção do COER – Certificado de Rádio Operador deve seguir os passos indicados abaixo pelo Adalberto(Daba) – PU2 UAC
O exame sera aqui em São Paulo na sede da Anatel na Vila Mariana(Rua vergueiro), nos dias 15 e 16 de setembro.
São 6 vagas no dia 15 e 20 vagas no dia 16 até o momento! NÃO PERCA TEMPO, AS VAGAS SÃO RAPIDAMENTE PREENCHIDAS
Entrem no endereço:
HTTP://Sistemas.anatel.gov.br/sec (http://sistemas.anatel.gov.br/sec)
E façam o cadastro que eh bem facil
Depois entrem em Agenda; consultar
Clique em Radioamador Classe C e faca a inscricao
Ah...depois que clicar em "consultar", coloque a data de 01/09 como inicial e coloca 30/09 na data final
coloca SP no estado
Ufa! Espero ter ajudado aos companheiros!
PU2 UAC Adalberto Caparros, NCABC
Já lotado para dia 15, e dia 16 é só Classe B, mas obrigado pelo aviso!
Um dia desses eu vou conseguir entrar na legalidade.
JRoberto
02/09/2015, 16:41
Caraca, já esgotou!
Tinham que melhorar esse sistema, tipo a pessoa pegava uma senha e aguardava a chamada. É incrível, o cidadão querer andar legalizado e não conseguir.
Pra vocês que moram em São Paulo, já é dificil, imaginem quem mora no interior... Aguardar na "fila" virtual e ainda ter de viajar para prestar o exame...
IsmaelMatos
04/09/2015, 00:28
E quem pensa em fazer a prova de acesso à Classe B, pode esperar deitado. A Anatel alega não ter recursos. O problema é crônico por todo o Brasil faz anos. Ela não muda as regras, não sai de cima da carniça e não libera para as Labres aplicarem as provas em cada estado.
Mais uma vez, o governo e seus asseclas deitam e rolam na carniça por desunião da categoria... PASSOU DA HORA de acabar com as classes A, B e C no Brasil. Outra coisa... Aquela provinha fajuta de decoreba pra tirar COER, é uma farsa. Pra tocar o radioamadorismo do jeito que eles tocam, nao precisa de recurso nenhum. Só com o que eles arrecadam de taxas, já daria pra bancar tudo...
Julio Amaral
04/09/2015, 14:17
Olá pessoal. Gostaria de uma ajuda com a sequência do processo, pois não acho isso em local nenhum e estou bem perdido, então agradeço quem puder ajudar. Após a obtenção do COER, qual você deve solicitar primeiro, a licença de estação (já tem de ter a mesma comprada?) ou o indicativo? Procurei onde solicitar o indicativo e não achei. Se alguém com bastante experiência fizesse um tutorialzinho de passo a passo acredito que muitos de nós ficaríamos gratos. Valeu!
O que você vai fazer na verdade, Julio, é solicitar a OUTORGA DO SERVIÇO. Quando a outorga é efetuada, você paga três taxas e de uma paulada só é emitida a licença e o indicativo.
Funciona assim... Supondo que o seu COER já esteja emitido (com a taxa paga), você entra no sistema SCRA e vai na oçao IMPRIMIR FORMULÁRIO. Preencha o formulário e onde houver o espaço para indicativo, dê TRÊS SUGESTÕES de indicativos que você prefira (no próprio SCRA tem uma ferramenta de busca para escolha de indicativos livres).
Envie para a sede da Anatel no teu estado o formulário com os documentos exigidos (no próprio formulário tem a lista).
Daí pra frente, basta você olhar nesse site todos os dias na opção CONSULTA, até o momento em que aparecem os BOLETOS para pagar as três taxas. Nesse momento, pegue o ATALHO PARA BOLETO e assim você conseguirá imprimi-los e pagar EXCLUSIVAMENTE NO BANCO DO BRASIL.
No momento em que os boletos são emitidos, mesmo que ainda nao pagos você já saberá qual é o seu indicativo...
Qualquer dúvida, pergunte aqui...\
73!!!
Outra coisa que eu tava esquecendo... A página da Anatel é um lixo... Teoricamente, seria possível mandar o formulário preenchido pra eles online, mas na prática, essa opção não funciona, por isso é necessário imprimir e mandar pelo correio.
Se quiser poupar dores de cabeça, use o INTERNET EXPLORER pra navegar... Tá bom, é um lixo, eu sei... Mas combina com a página da Anatel...
Julio Amaral
08/09/2015, 15:15
Olá Edulpj. Obrigado pelas informações. Depois de 15 dias, meu pagamento de boleto finalmente foi reconhecido pelo sistema e hoje pude imprimir meu COER. Já fiz o acesso e estou na fase do formulário. Depois de receber o indicativo, qual é o próximo passo? pois vou comprar um rádio para por no meu Troller. Obrigado pela ajuda, foi de muita valia pra mim.
Quando o processo de outorga tramitar, você já poderá saber no site qual é o teu indicativo, mesmo ainda não tendo pago os trës boletos (PPDUR, PPDESS eTFI). Após pagá-los, mais uns 10 a 15 dias e você poderá IMPRIMIR a licença. Compre uma pastinha de elástico tamanho A5 (metade da pasta comum)... é perfeita para levar o COER e a Licença. Mantenha sempre no porta-luvas para casos de fiscalização.
Observe, que quando você licenciar uma estação tipo 6 (móvel), será automaticamente emitido o teu indicativo. Com isso, você tem a licença para operar uma estação móvel, seja ela qual for. Na licença, não consta absolutamente nada sobre o aparelho que você irá comprar.
Lembre-se que o equipamento, deve ser HOMOLOGADO. Isso quer dizer, que você ou deve comprar um aparelho já homologado pelo fabricante ou pelo importador, ou ainda homologar um equipamento que você compre sem homologação.
A grande maioria dos equipamentos no Brasil, NÃO ESTÁ HOMOLOGADO...
Não vai faltar gente que te diga que se determinado modelo já foi homologado por um usuário, estará automaticamente homologado para todos... ISSO ENTRETANTO, NÃO É VERDADE... Infelizmente... Não existe homologação "herdada"...
Se mais pra frente você resolver homologar um equipamento, volte aqui que eu te ajudo...
Julio Amaral
09/09/2015, 10:54
Olha Edulpj, é um problema. Fui imprimir o formulário e após digitar meu cpf e número fistel, o site diz que o usuário não está cadastrado, mas claro que estou, e inclusive tive de ir num computador velho da minha empresa pra achar o IE8, porque no 9 ou 10 não funciona. Busquei no google e achei o formulário "Requerimento de serviço de radioamador" que alguma boa alma disponibilizou. Acredito ser este o mesmo que eu teria de imprimir via site. Preenchi o mesmo e irei levar pessoalmente, pois do site eu desisti. Quanto a licença, neste mesmo formulário posso então pedir o indicativo e a licença? ou tem de ser por partes? Grato.
Na tela de impressão de formulário, há CPF, FISTEL e INDICATIVO. É um OU outro... Coloque só o CPF que tudo dará certo...
A propósito... O site funciona com qualquer I.E. (uso o 11)...
Respondendo melhor tua pergunta... Com esse formulário, você vai solicitar a OUTORGA DO SERVIÇO. Nesse passo, você vai escolher um ou dois tipos de estação (tipo 1=fixa, tipo 6=móvel) e fornecer três sugestões de indicativo. O serviço será outorgado, e você receberá de uma tacada só a licença da estação e o indicativo.
Obs: Tem gente que tem a sorte suficiente de encontrar do lado de lá uma boa alma que leve em conta as tuas sugestões de indicativo. Não foi o meu caso... Fiz as três sugestões e eles me deram um indicativo totalmente diferente. As três sugestões que passei, estavam livres e continuam livres até hoje...
Mais uma coisa... Depois que você entregar o formulário de solicitação da outorga, deverá esperar pelo deferimento. Em geral, eles mandam um email avisando.
ATENÇÃO: No momento em que a outorga tramitar, é gerado OUTRO FISTEL, diferente daquele do COER. Para entrar no sistema de boletos, você precisa informar teu CPF e o FISTEL. Se você usar o primeiro fistel, você entra no sistema, mas lá dentro, terá de pedir a listagem dos boletos em aberto por cpf, caso contrário, não aparecerão os três boletos de PPDUR, PPDESS e TFI. Use portanto, o segundo fistel, aquele que foi gerado na outorga...
Julio Amaral
09/09/2015, 14:08
Tentei só com CPF, só com Fistel e nada, não acessa. Vou amanhã pessoalmente entregar a papelada e tentar a sorte...hehehe
Tentei só com CPF, só com Fistel e nada, não acessa. Vou amanhã pessoalmente entregar a papelada e tentar a sorte...hehehe
Não duvido nada... O site deles é bem porco mesmo... Existe no site, a possibilidade de mandar o formulário via Internet. Tentei dúzias de vezes e não consegui... Mas já tive relatos de gente que conseguiu... É totalmente aleatório...
Querem mais uma da Anatel??? Eu tinha apenas licença tipo 6, pois tinha o rádio apenas no carro... Aí resolvi tirar a licença tipo 1 (fixa), pois às vezes tiro o rádio do carro pra usar em casa...
Quando recebi a notificação de que a licença estava aprovada, entrei no sistema de boletos, imprimi o respectivo e paguei. Uma semana depois, a licença já estava pronta, bastando imprimir...
ISSO ACONTECEU HÁ MAIS DE UM MÊS!!!
Hoje, recebi notificação dos correios para retirar objeto cuja entrega não tinha ocorrido por ausência minha em casa... Chegando no local, vi se tratar de correspondência da Anatel...
Ao abrir, SURPRESA!!! O boleto impresso (a Anatel diz que não envia mais boletos pelo correio...) e uma cartinha "educada" me dando prazo pra pagar e com as ameaças de praxe caso não pague...
Eles não têm sequer a capacidade de verificar se o pagamento já ocorreu antes de notificar alguém... Gastou-se envelope, duas folhas de papel, insumos de impressão, remessa postal para cobrar algo que já tinha sido pago um mês antes...
E depois, reclamam de falta de dinheiro...
Julio Amaral
10/09/2015, 14:07
Bem típico de órgãos públicos. Quanto a homologação, vou comprar um rádio que já seja homologado, pois não tenho paciência para entrar em mais um processo longo e desgastante. Como faço pra saber se o rádio é homologado? Já vi no site da Anatel, até tem alguma coisa, mais é muito confuso. Se houver uma forma mais prática de saber seria ótimo.
Rádio já homologado... Primeiro, decida o modelo que você vai comprar. Depois, dê uma espiada no site da Anatel para ver se ele já tem HOMOLOGAÇÃO COMERCIAL, ou seja, se o fabricante e/ou importador homologou. A homologação deles, passa naturalmente para o comprador.
Se o rádio foi comprado via importação direta (via Internet), há quase 100% de chance de NÃO ser homologado.
Há pouquíssimos fabricantes que homologam modelos para o Brasil e pouquíssimos comerciantes que homologam para vender. A Radiohaus, é uma delas...
AbilioYaesu
19/09/2015, 20:37
Não chega a ser todo esse tempo... A linha de tempo é a seguinte:
- Momento em que sai no site o resultado do exame. Imprime-se o boleto do COER imediatamente
- Paga-se o boleto no dia seguinte, pois o resultado sempre sai no final da tarde, quando já não dá mais tempo de ir ao Banco do Brasil (só é possível pagar naquele lixo... Se o interessado tem conta no BB, ainda dá pra pagar pela Internet no mesmo dia)
- UMA SEMANA depois, a Anatel detectou o pagamento e o COER pode ser impresso. Nesse exato momento, o interessado já deve ter o requerimento de licenciamento de estação impresso e toda a papelada pronta. Enviar imediatamente
- Aqui é o ponto mais chato... Se o trampo estiver pesado pra eles, a análise do requerimento pode levar até TRINTA DIAS. Em geral leva 10 dias...
- Imprimir os boletos e pagar no dia seguinte
- Mais UMA SEMANA PARA detectarem o pagamento. Pronto... Agora é só imprimir a licença.
TEMPO TOTAL: 28 a 40 dias
Salve amigo..qdo terminei a prova,me deram um papel com instruções dizendo que após o resultado,era pra enviar uma copia da identidade autenticada + formulario 014 preenchido pra anatel..(assim foi feito) e esperar retorno da agencia.(meu status atual)
Como faço pra imprimir o boleto do COER ? Aqui pede o numero do FISTEL que ainda não tenho.(Ou tenho e não sei)
Obrigado
Salve amigo..qdo terminei a prova,me deram um papel com instruções dizendo que após o resultado,era pra enviar uma copia da identidade autenticada + formulario 014 preenchido pra anatel..(assim foi feito) e esperar retorno da agencia.(meu status atual)
Como faço pra imprimir o boleto do COER ? Aqui pede o numero do FISTEL que ainda não tenho.(Ou tenho e não sei)
Obrigado
Faça assim... Entre no sistema http://sistemas.anatel.gov.br/sec
Peça CONSULTA e selecione a guia "CERTIFICADO ATUAL"... O primeiro campo, é o FISTEL... Se estiver em branco, procure logo abaixo o campo BOLETO EMISSÃO. Descarte os quatro últimos algarismos da direita. O número que sobrou é o teu Fistel...
Daí pra frente, fica fácil consultar a situação de pagamento pelo sistema de boletos. Pra imprimir o COER, no mesmo sistema entre na opção CERTIFICADO e lá terá a opção para imprimir. DICA: Antes de imprimir, instale no teu computador (caso já não tenha...) uma impressora virtual de PDF (ex.: Cute PDF) e imprima o certificado em PDF. Depois imprime-se em papel, mas sempre é bom ter o PDF guardado para usos eventuais...
73!
AbilioYaesu
20/09/2015, 23:33
Valeu pela dica..consegui acessar o numero do fistel..
Com ele em mãos,joguei no google CONSULTA DEBITOS FISTEL...e consegui acessar o boleto.Pelo SEC não tava indo!
Mto obrigado!
Valeu pela dica..consegui acessar o numero do fistel..
Com ele em mãos,joguei no google CONSULTA DEBITOS FISTEL...e consegui acessar o boleto.Pelo SEC não tava indo!
Mto obrigado!
Disponha, Abilio... Apanhei bastante desses çaites da Anatel, mas acabei aprendendo... O que eu puder fazer pra ninguém mais apanhar, tá valendo...
AbilioYaesu
08/10/2015, 19:15
Disponha, Abilio... Apanhei bastante desses çaites da Anatel, mas acabei aprendendo... O que eu puder fazer pra ninguém mais apanhar, tá valendo...
Eu continuo apanhando..hehe..
Terminei de pagar tudo..o COER,eu consegui imprimir...
Agora reparei que acusaram o pagamento da licença da estação mas tá ruim de imprimir..O site da anatel fica pedindo pra fazer a instalação de um COMPONENTE DE IMPRESSÃO DA ANATEL...Já mexi nas configurações do ActiveX indicadas no site mas não vai de jeito nenhum. Tentei baixar o componente manualmente(com extensão ZIP) mas diz que o arquivo está corrompido e não dá pra descompactar.
Alguem ja passou por isso?
Obrigado mais uma vez
EDIT: Consegui baixar ...mas nao instala..tá dando erro
AbilioYaesu
08/10/2015, 21:34
consegui instalar..mas na hora de imprimir,continuo recebendo a msg de que o componente de impressão não tá instalado.
Sofrido!
Miranda_MG
31/12/2015, 17:28
Pessoal,
Estou interessado em instalar um rádio em meus veículos e gostaria de fazer tudo da maneira correta. Já li algumas muitas coisas sobre provas da ANATEL, LABREs, necessidade de licenças e aparelhos homologados. Mas há muita informação desencontrada e, em alguns casos, que se contrapõem inclusive.
Sabendo que há um problema de formalização de ações por parte dos órgãos responsáveis (e me corrijam se eu estiver errado nessa percepção, por favor), procurei inicialmente por datas de provas. Minha primeira pergunta então: eu que não encontrei em lugar nenhum ou não há mesmo calendário para realização de provas em 2016?
Bom ano novo a todos.
Abraço,
Miranda
Tem que entrar no sistema da anatel e procurar pela sua região. Não há calendário nacional padronizado, cada regional faz o seu. Abraço
Miranda_MG
01/01/2016, 12:59
Tem que entrar no sistema da anatel e procurar pela sua região. Não há calendário nacional padronizado, cada regional faz o seu. Abraço
Pois é. O meu está zerado... :(
Mas deve ser porque ainda não lançaram a programação desse ano, certo?
Abraço,
Miranda
JRoberto
23/02/2016, 08:03
"Pessoal, estão abertas inscrições para prova da Anatel, unidade Vergueiro, dia 26/2.
INSCRIÇÕES no site da Anatel, poucas vagas."
Comunicado recebido do pessoal do NCABC.
Marcos_sc
29/06/2019, 22:06
Só pra atualizar...
Fiz a prova em 2017, passei e não dei andamento.
Agora quero licenciar a minha estação móvel, pois vou viajar usando o rádio.
Mudou TUDO!!!
entrou um sistema eletronico, chamado SEI
Já pedi e recebi minha senha... só não sei o que fazer agora!... não encontro a informação em lugar NENHUM!
Alguém sabe como está esse sistema novo? O que preciso é fazer o pedido de "outorga - radioamadorismo"?
Não achei onde pedir um indicativo, tem como fazer o pedido de um indicativo específico ainda?
Fernando Camelier
10/07/2019, 09:22
Só pra atualizar...
Fiz a prova em 2017, passei e não dei andamento.
Agora quero licenciar a minha estação móvel, pois vou viajar usando o rádio.
Mudou TUDO!!!
entrou um sistema eletronico, chamado SEI
Já pedi e recebi minha senha... só não sei o que fazer agora!... não encontro a informação em lugar NENHUM!
Alguém sabe como está esse sistema novo? O que preciso é fazer o pedido de "outorga - radioamadorismo"?
Não achei onde pedir um indicativo, tem como fazer o pedido de um indicativo específico ainda?
Oi Marcos, beleza?
Fiquei um tempo à frente do radioamadorismo na Anatel Bahia para atender à grande demanda de jipeiros que estavam clandestinos por aqui, mas retornei para minha área e não estou muito a par dessas mudanças que ocorreram recentemente.
Entre em contato com a Anatel de Curitiba pelo (41) 3219-7000 e peça pra ser atendido por alguém da OUTORGA caso ainda fique alguma dúvida depois que você ler tudo o que estou escrevendo.
O que posso te dizer é que se você passou na prova, teria um ano para tirar o COER (Paga 8,85 e tem validade até o fim da vida) você fez isso? Se não fez, terá de fazer prova novamente.
Se fez, precisará dar entrada na regularização da estação (que será móvel no seu caso), acredito que continua valendo o envio do formulário (disponível em http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=278600) preenchido e cópia simples do RG/CPF e comprovante de residência (não precisa autenticar) para a Anatel de seu estado no seguinte endereço:
Av. Vicente Machado, 720 - Batel, Curitiba - PR, 80420-011
O SEI é um sistema de processos do Governo Federal que acaba com o uso de papel e fica tudo digital. Sabemos que o início do processo pode ser feito pelo sistema, mas isso não significa que você não possa fazer pessoalmente ou enviando o formulário por correspondência (se preferir mandar pelo correio, mande com AR-Aviso de Recebimento).
O prefixo pode ser sugerido desde que esteja disponível entre PU5 MAA a YZZ. Como não tenho mais acesso ao sistema, não dá pra pesquisar aqui, mas o pessoal de Outorga de Curitiba pode te ajudar nisso também.
As taxas continuam no mesmo valor 2 de R$ 20,00 (PPDUR e PPDESS) e uma de R$ 26,83 (TFI) após o pagamento dessas taxas você receberá a licença da estação por e-mail (em PDF) ou pelo Correio (Não sei como o PR opera isso).
Acho que é só isso mesmo.
Espero que você consiga resolver rapidamente.
Forte abraço