Ver Versão Completa : Macaco hidráulico troca Pneu
marcelorfigueiredo
24/09/2013, 11:26
Bom dia ,
Alguém no fórum utiliza macaco hidráulico para troca de pneus ?
Estou com a minha viatura a 8 anos e nunca tive que trocar .
Porém obviamente fiz um teste com o macaco original e achei muito instável .
Obrigado
boa noite, faça o teste com um macaco de três estágios que dá certo. tambem vale a pena pensar no hi lift 1,20m
marcelorfigueiredo
25/09/2013, 08:30
Obrigado pela dica do 3 estágios .
SergioMedeiros
25/09/2013, 21:08
O de 3 estágios é ótimo, e facilita muito a vida, mas um simples de 1 estágio (15cm), se colocado no eixo e com calço, dá conta.
Uso inflável.
Isto é, usarei se precisar...
SergioMedeiros
25/09/2013, 23:19
Hailton, esse sim é show... tá na lista de compras!!!
marcelorfigueiredo
26/09/2013, 09:09
Hailton ,
Bom dia
Com relação ao inflável , alguma marca recomendada e lugar para comprar ?
Como falei tb nunca usei , nas tenho certeza que a minha ultima opção será o macaco original .
Fiz o teste em casa , superfície plana , imagino em uma trilha onde a superfície é irregular .
Obrigado a todos pelas dicas , foram importantes .
MFREITAG
26/09/2013, 23:24
Visite o site do Armazém 4x4:
macaco inflável - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/resgate/macaco-inflavel.html)
Waldmartins
27/09/2013, 09:19
Eu acho um investimento muito alto para algo que quase nunca se usa... Tipo se eu fosse um cara que fizesse expedições (pelo duas por ano), talvez valesse o investimento...
Digamos que vc precise agora depois de OITO ANOS! :shock: Quantas vezes vc vai usar um macaco de mais de R$ 700,00?
Mas isso é minha opinião. Se eu não tivesse mais nada pra fazer na minha VTR, fosse aposentado e vivesse viajando, aí eu compraria...rsrs :concordo:
Abs
Wald
Para o dia a dia, ok... concordo que não precisa.
Para trilhas e/ou expedições, ou vai de inflável ou hi-lift.
Uma única vez com um pneu furado no meio do nada é o suficiente para valer o investimento...
Uso na minha o Hi-lift (aliás, na minha 90tinha nunca usei, ele veio do meu Ex-samurai), nem para trocar pneu...pois também nunca troquei o do Samuka, mas o macaco já foi bem usado em trilhas quando alguma viatura caia em algum buraco profundo ou estava quase capotando. Porisso eu recomendo, pois ele pode ter mais utilidades além da troca de pneus.
Só um aviso para a turma...
Hi-lift tem que saber usar. É muito perigoso e podem acontecer alguns incidentes, como o carro cair do suporte (ou com o suporte) ou até mesmo levar uma cacetada da haste.
Nada contra o Hi-lift ... Até penso sim em ter um. É uma bela ferramenta, só precisa saber usar e com SEGURANÇA !!!
Vejam vídeos ...
Abraço!
Felipe07
30/09/2013, 15:35
O de 3 estágios é ótimo, e facilita muito a vida, mas um simples de 1 estágio (15cm), se colocado no eixo e com calço, dá conta.
Eu comprei um simples de 1 estágio, capacidade de 10 ton. e 46cm de altura máxima. Paguei 105 lascas e foi suficiente para levantar o meu 110.
Caros, cuidado com apenas um ponto:
Geralmente os macacos de um único estágio não entram debaixo do eixo quando o pneu está no chão. Se entrar (com o pneu furado), geralmente não tem curso suficiente para levantar todo pneu do chão...
Meu cunhado descobriu da pior maneira, trocando um pneu no meio da Ruta 40 na Patagonia...
Testem bem!
Abs
Clemente
Waldmartins
30/09/2013, 19:23
Uma pergunta.
O macaco que vem com a VTR é ruim assim?
A "idéia" dele não é semelhante a um Hi-lift?
Qual a altura que um macaco hidraulico teria que ter para levantar a VTR em caso de pneu furado?
Nunca usei o meu (apesar da preocupação e cheguei a cogitar a compra de um Hi-lift), mas agora meio que me preocupei. :pensativo:
Abs
Wald
Felipe07
01/10/2013, 00:06
Caros, cuidado com apenas um ponto:
Geralmente os macacos de um único estágio não entram debaixo do eixo quando o pneu está no chão. Se entrar (com o pneu furado), geralmente não tem curso suficiente para levantar todo pneu do chão...
Meu cunhado descobriu da pior maneira, trocando um pneu no meio da Ruta 40 na Patagonia...
Testem bem!
Abs
Clemente
Clemente vc tem toda razão. Ainda bem que comprei para deixá-lo em casa, para pequenas manutenções.
marcelorfigueiredo
01/10/2013, 08:40
Fazemos trilha com frequência por aqui em lugares que certamente uma ajuda não chega ...
O Hi Lift , também considero inseguro para superfícies irregulares , subidas e descidas .
Uma situação é utilizá - lo para tirar a Viatura do buraco ou coisa parecida mas com os pneus ok .
Hi Lift também é campeão quando não temos guincho e o utilizamos como " Tifor " .
O Pneu não escolhe lugar para furar e temos que estar preparados para as piores situações ( concordo com o Hamilton ).
Abraço
Alguém tem fotos do macaco original trabalhando?
abs.
Sayegh
não tenho fotos do macaco original trabalhando, mas já usei ele...
minha opniao: muito ruim.. pra trocar pneus qualquer macaco hidraulico é 10x melhor. Ele fixa uma barra de ferro nos furos do carro, e levanta ele todo, e dá um trabalho ficar girando o parafuso pra levantar e abaixar... Sem falar que acho perigoso, pois eleva muito do chão, e não é tão firme, dá a impressao que ele vai quebrar/cair com qualquer movimento.
poeckster
12/12/2013, 14:40
uso hidráulico, mto melhor. tenho uma chapa de aço para base em terreno mole.
tanto o original como o hi-lift até a roda sair do chão o carro está la no alto por causa do curso que a defender tem, e ja vi carro cair com o hi-lift, tenho um mas só penso em usar como tirfor.
agora ruim mesmo é a chave de roda original, em L, sem falar nas porcas de segurança, já vi deixar na mão tb, joguei todas fora.
chave comprei uma de caminhão.
sds
Waldmartins
12/12/2013, 20:33
Estou querendo comprar um macaco hidráulico mas tenho alguns problemas para escolhe-lo. Será que alguém pode me ajudar?
As dúvidas são as seguintes:
1) Qual a altura máxima que ele tem que alcançar? Comprar pela net é a única informação que busco justamente pq sei que é complicado erguer uma Def...
2) Onde ele deve ser apoiado para erguer a VTR? Já que no caso do macaco original, tem aqueles "buracos/canos" para enfiar ele. Mas no caso do hidráulico, não sei onde apoiá-lo (se alguém tiver uma foto, melhor ainda)
3) Quantas toneladas ele tem que aguentar? 2 toneladas é o suficiente para erguer uma roda do chão?
Alguns modelos/exemplos:
Macaco Hidraulico Jacare 2 Toneladas Portatil com Maleta - R$ 89.46 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2527&cat=11&subcat=481)
Macaco Hidraulico Tipo Garrafa de 4 Toneladas - R$ 46.58 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=78909&cat=11&subcat=481)
Macaco hidraulico tipo Garrafa 6 Ton - R$ 73.68 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=3916&cat=11&subcat=481)
Valeu!
Abs
Wald
Airton R
12/12/2013, 21:08
Fala Wald, tudo bem?
comprei este modelo de 4 toneladas e 3 estágios para apoiar no eixo:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/76549/11/481/macaco-garrafa-hidraulico-4-toneladas-
Aprovei com louvor. O único ponto negativo é o peso!
abraço, Airton.
Estou querendo comprar um macaco hidráulico mas tenho alguns problemas para escolhe-lo. Será que alguém pode me ajudar?
As dúvidas são as seguintes:
1) Qual a altura máxima que ele tem que alcançar? Comprar pela net é a única informação que busco justamente pq sei que é complicado erguer uma Def...
2) Onde ele deve ser apoiado para erguer a VTR? Já que no caso do macaco original, tem aqueles "buracos/canos" para enfiar ele. Mas no caso do hidráulico, não sei onde apoiá-lo (se alguém tiver uma foto, melhor ainda)
3) Quantas toneladas ele tem que aguentar? 2 toneladas é o suficiente para erguer uma roda do chão?
Alguns modelos/exemplos:
Macaco Hidraulico Jacare 2 Toneladas Portatil com Maleta - R$ 89.46 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2527&cat=11&subcat=481)
Macaco Hidraulico Tipo Garrafa de 4 Toneladas - R$ 46.58 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=78909&cat=11&subcat=481)
Macaco hidraulico tipo Garrafa 6 Ton - R$ 73.68 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=3916&cat=11&subcat=481)
Valeu!
Abs
Wald
Airton R
12/12/2013, 21:09
O preço tb achei meio salgado, mas no RJ estavam cobrando mais de 500,00
Fala Wald, tudo bem?
comprei este modelo de 4 toneladas e 3 estágios para apoiar no eixo:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/76549/11/481/macaco-garrafa-hidraulico-4-toneladas-
Aprovei com louvor. O único ponto negativo é o peso!
abraço, Airton.
Waldmartins
12/12/2013, 21:22
O preço tb achei meio salgado, mas no RJ estavam cobrando mais de 500,00
Oi Airton,
então, estou procurando algo mais "leve" e prático que possa ser levado na VTR sem se tornar um "trambolho". Além de algo mais barato tb...se for pra pagar 500 pratas, eu compro um tipo jacaré (grande) e deixo em casa para futuros DIY! :razz:
Vc acha que precisa de quantos cm (ou mm) de altura para tirar a VTR do chão (pra trocar um pneu, por exemplo), apoiando no eixo?
Vc acha que usa a altura máxima do seu (445mm)?
Valeu!
Abs
Wald
Tenho um telescópico Bovenau 4001-EF4f, capacidade 4T e peso 6,7 Kg, funciona bem com pneus 265/75/16.
paulo.serejo
13/12/2013, 13:38
Eu já troquei o pneu da minha 110 três vezes com o macaco original. Tudo bem. Dá um pouco de trabalho, mas funciona. Não sei se um macaco novo vale o investimento.
abs.
Paulo
Waldmartins
13/12/2013, 17:51
Eu tb não acho o original tão ruim assim. Por isso queria investir no máximo 100 reais num hidráulico só pra ter um backup.
Por isso preciso saber qual a altura maxima um macaco hidraulico precisa atingir pra erguer a Vtr. Alguém saberia me dizer?
Abs
Wald
Wald
Mede a distância do chão até o eixo, acrescenta o quanto você quer a mais e terás a altura máxima, a mínima é a mesma distância diminuída da altura do pneu.
Waldmartins
13/12/2013, 20:47
Wald
Mede a distância do chão até o eixo, acrescenta o quanto você quer a mais e terás a altura máxima, a mínima é a mesma distância diminuída da altura do pneu.
Valeu Hugo...
uma outra dúvida "boba". Onde exatamente o macaco apoia no eixo? Eu acho essas pontas dos macacos meio pequenas e fica parecendo que vai escorregar. Exceto essas que vem tipo uma "bandeija" na parte de cima...
Abs
Wald
Airton R
14/12/2013, 00:19
Wald,
este que comprei tem uma área de apoio maior, em forma de "C" para apoiar abaixo do eixo. O achei bem seguro. Acredito que possa ser apoiado em qq ponto do eixo, mas como levanto uma roda por vez o apoio o mais próximo possível da roda. quanto a altura mínima e máxima fiz o que o amigo disse acima, só não lembro das medidas.
deixo o macaco em casa para os DIY e só o coloco no carro nas viagens
abs, Airton
Valeu Hugo...
uma outra dúvida "boba". Onde exatamente o macaco apoia no eixo? Eu acho essas pontas dos macacos meio pequenas e fica parecendo que vai escorregar. Exceto essas que vem tipo uma "bandeija" na parte de cima...
Abs
Wald
Valeu Hugo...
Abs
Wald
Wald
Para saber como trocar um pneu, favor procurar em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/119754-repositorio-curso-land-rover-no-itunes-u.html
Manual Land Rover Defender Td5 (2006)
Manual do Usuário
Wheel changing pág 105-111
Waldmartins
14/12/2013, 08:23
Wald
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/119754-repositorio-curso-land-rover-no-itunes-u.html
Manual do Usuário
Blz Hugo.
Eu tenho todos esses manuais, mas acho que não me expressei bem. A dúvida era mais sobre se essas pontas dos macacos hidraúlico são seguras ou corre o risco do carro escorregar. Como disse o Airton, me parece que aquelas pontas em "U" são mais adequadas. Mas vou dar uma olhada nesses manuais pra ver se tem algo.
Valeu!
Abs
Wald
Blz Hugo.
Eu tenho todos esses manuais, mas acho que não me expressei bem. A dúvida era mais sobre se essas pontas dos macacos hidraúlico são seguras ou corre o risco do carro escorregar. Como disse o Airton, me parece que aquelas pontas em "U" são mais adequadas. Mas vou dar uma olhada nesses manuais pra ver se tem algo.
Valeu!
Abs
Wald
Já postei o modelo que utilizo, veja as características em Bovenau - Macacos Hidráulicos EF (http://www.bovenau.com.br/?pg=produto&cod=4)
Djalma Inoue
14/12/2013, 20:23
Eu uso um macaco hidráulico de 2T e sempre carrego no carro dois tocos um para calçar e outro para servir de base ficam em baixo do banco traseiro junto com o macaco original, alias ali embaixo é meu almoxarifado, guardo água destilada, óleo e outros apetrechos.
Waldmartins
14/12/2013, 20:53
Eu entrei debaixo da VTR e medi. Deu 340mm. O seja é desejável que seja acima de 370mm pra dar uma folga de pelo menos 3 centímetros. Mas acho que se for maior, melhor.
Djalma, depois eu tiro uma foto da caixa que levo dentro da minha VTR. Tem um kit completo de mangueiras originais, cinta pra guincho, manilhas, arame, luva, óculos de proteção, cabo de chupeta, estopa, controle do guincho, abraçadeiras de metal, abraçadeiras de plástico, lixa, fita isolante, conjunto de fusíveis, caixa de ferramentas com 105 peças, fluido pra freio, fluido pra direção, fluido pra sistema de arrefecimento e entre outras coisas que não me lembro agora. Fora os dois garrafões de 5 litros CADA com água...rsrsrs Isso anda pra cima e pra baixo comigo.
Isso sem falar nas outras peças que tenho de reserva que ficam em casa, como uma embreagem Valeo (recém comprada), pastilhas de freio, uma bomba d´água, chave de farol, duas homocinéticas, um eixo cardão, um cilindro auxiliar (com o kit de reparo para reparar), etc...etc...etc... :P
O macaco será só mais um pra incrementar a lista e nunca ficar na mão. Acredite, no meu trabalho, eu vou em lugares que se parecem com muitos lugares dessas expedições Camel trophy que vemos no youtube... Só que as vezes vou sozinho e sem um carro de apoio, sem sinal de celular, fica complicado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs
Wald
Waldmartins
14/12/2013, 22:05
Achei o modelo e pelo preço que queria:
Macaco Hidraulico Garrafa 8 ton Mod CJ-8700 - R$ 73.83 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=18207&cat=11&subcat=481)
Não vai ser caro, levanta 8 toneladas e a altura máxima é de 457mm...ou seja, 11 cm a mais que a altura onde o pneu encosta no solo. O ruim é essa "ponta" estreita. Amanhã vou ver se tem alguma parte no eixo da VTR que dá pra colocar essa parte sem risco de escorregar. Se eu for comprar mesmo, vou aproveitar pra comprar uns cavaletes pra me dar mais segurança ao trabalhar embaixo da VTR. :concordo:
Abs
Wald
Marcos_sc
14/12/2013, 23:00
Cavalete é o estepe ou o pneu furado. Segurança melhor não há!
Waldmartins
14/12/2013, 23:05
Cavalete é o estepe ou o pneu furado. Segurança melhor não há!
Não me refiro a uma eventual troca de pneu. Estou falando se eu quiser fazer algum reparo na VTR...aí vou precisar de um par de cavaletes...pelo menos
Abs
Wald
Wald
Se comprar o macaco 8700 - CJ 8 temos:
Capacidade de carga 8 t
A Altura de construção 230 mm
B Dimensões da base 119x122 mm
C Curso de elevação hidráulica 147 mm
D Curso de fuso 80 mm
E Altura total 457 mm
F Diâmetro da cabeça de apoio Ø34mm
G Comprimento da alavanca 290 mm
Peso(com alavanca) 5,27 Kg
Fazendo contas:
Distância entre o piso e o eixo 340 mm
Distância entre o macaco e o eixo 340 - 230 = 110 mm
Se o pneu utilizado é por exemplo um 265/75/16 que tem uma altura de ~ 265 x 0,75 = 199 mm, ao furar faltarão ~ 199 - 110 = 89 mm para o macaco entrar ?????
Waldmartins
15/12/2013, 13:57
Hugo,
não entendi nada do seu cálculo...kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas uma imagem ilustra tudo
443458
A = Altura de construção 230mm
E= altura total 457mm.
Se a altura do eixo ao solo é de 340mm (pneu 265/75 R16) e a altura de construção (A) é de 230mm, entendo que se o pneu furar até encostar no chão o macaco não entre.
Mas se for pensar assim, nem o que vc comprou entra pois 340mm - 199mm (do pneu) = 141mm. Essa seria a altura máxima de construção do macaco e o que vc comprou tem 174mm! Ou seja, ainda assim ficaria faltando no seu caso 33mm... :putz:
Tô começando a achar que o macaco original ou um hi-lift é melhor do que um macaco hidraúlico. :pensativo:
Tem esse aqui "barato" (R$ 267,00 no boleto ou transferência + frete):
68 Macaco Para Pára-choque 48" Mpc48 Bovenau- Equipamento Hidráulico&Mecânico - Ferramentas Kennedy 6d (http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/23/30143/macaco-para-p-ra-choque-48-quot-mpc48-bovenau)
Abs
Wald
Djalma Inoue
15/12/2013, 16:36
Será que isso é uma doença kkkk eu carrego também umas besteirinhas na viatura, como aspirador, carregador de abateria, funil, óleos diversos, duas caixas de ferramentas, e o kit de ferramentas do carro com uns adicionais, tinta, luvas óculos, macacão, lampadas diversas, compressor, graxa, graxeira, rolamentos, escova de aço, veda junta liquida, silicone, fusível, água destilada, lentes para lanterna, caramba vou parar de escrever kkkkkkkkk
Agora me diga uma coisa para que comprar um macaco de 8T? Quanto pesa uma Defender, cerca de duas toneladas, então se vou usar um macaco para trocar pneus quanto este macaco vai levantar 500 kilos, comprar um macaco de 8T na minha opinião é desperdício de dinheiro e carregar peso a toa meu macaco me atende bem e deve pesar 2 kg isso se for dois kilos é fácil de trabalhar e atende todas as necessidades.
443476443477443478443479443480443481
Eu entrei debaixo da VTR e medi. Deu 340mm. O seja é desejável que seja acima de 370mm pra dar uma folga de pelo menos 3 centímetros. Mas acho que se for maior, melhor.
Djalma, depois eu tiro uma foto da caixa que levo dentro da minha VTR. Tem um kit completo de mangueiras originais, cinta pra guincho, manilhas, arame, luva, óculos de proteção, cabo de chupeta, estopa, controle do guincho, abraçadeiras de metal, abraçadeiras de plástico, lixa, fita isolante, conjunto de fusíveis, caixa de ferramentas com 105 peças, fluido pra freio, fluido pra direção, fluido pra sistema de arrefecimento e entre outras coisas que não me lembro agora. Fora os dois garrafões de 5 litros CADA com água...rsrsrs Isso anda pra cima e pra baixo comigo.
Isso sem falar nas outras peças que tenho de reserva que ficam em casa, como uma embreagem Valeo (recém comprada), pastilhas de freio, uma bomba d´água, chave de farol, duas homocinéticas, um eixo cardão, um cilindro auxiliar (com o kit de reparo para reparar), etc...etc...etc... :P
O macaco será só mais um pra incrementar a lista e nunca ficar na mão. Acredite, no meu trabalho, eu vou em lugares que se parecem com muitos lugares dessas expedições Camel trophy que vemos no youtube... Só que as vezes vou sozinho e sem um carro de apoio, sem sinal de celular, fica complicado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs
Wald
Waldmartins
15/12/2013, 19:35
Djalma,
eu não escolhi por peso que levanta...escolhi por altura máxima x preço. O que levanta a mais altura e fosse mais barato "ganhava"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs
Wald
marcelorfigueiredo
16/12/2013, 11:28
Comprei um Hidráulico de 3 estágios funciona muito bem .
Como trabalho em uma empresa de extrusão de filmes , aproveitei o set up para fundir uma base .
443587443588
Abraços
Waldmartins
16/12/2013, 12:11
Comprei um Hidráulico de 3 estágios funciona muito bem .
Como trabalho em uma empresa de extrusão de filmes , aproveitei o set up para fundir uma base .
Abraços
Qual o modelo Marcelo? Já testou com o pneu furado encostando no chão?
Abs
Wald
marcelorfigueiredo
17/12/2013, 17:02
Wald ,
Segue foto de perto com a marca / modelo / capacidade .
Ele tem 3 estágios !
Abraço
443781443782
edimarcr
04/01/2019, 19:07
Não adicionei a referência da postagem original. Favor ignorar e ver mensagem abaixo.
edimarcr
04/01/2019, 19:11
Wald
Repositório / Curso Land Rover no iTunes U (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/119754-repositorio-curso-land-rover-no-itunes-u.html)
Manual do Usuário
O conteúdo certamente é excelente, porém tem uma limitação gigante. Se você, assim como eu, não tiver um dispositivo da Apple não vai conseguir nenhum material.
edimarcr
06/01/2019, 01:50
Valeu Hugo...
Abs
Wald
A figura a seguir foi retirada do "DEFENDER Workshop MANUAL Publication Number LRL0097ENG" mostrando o posicionamento de dois tipos de macaco. Foi baixado do endereço RioGrande4x4.com.br - Tudo sobre: Land Rover Defender (http://www.riogrande4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1171:tudo-sobre-land-rover-defender&catid=25:mecanica-off-road&Itemid=125) onde estão disponíveis vários outros manuais.
Posicionamento de macaco hidráulico (https://photos.app.goo.gl/SXg6zBWJNR4MwXCw6)
Esse manual faz uma advertência sobre o uso do macaco original e afirma que só deve ser usado em emergências.