PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção - Somente a francesa e a de maverick????



guiloweb
03/11/2005, 14:40
Camaradas,
Eu e a minha esposa decidimos adotar nosso niva como a viatura oficial, só que no caso dela acostumada a andar numa pickup com ar e direção está sendo mais difícil esta migração. Estou procurando uma caixa de direção que amenize o esforço que segundo a patroa é "sobre-humano". Andando na net percebo muito falarem sobre as caixas francesas e as de maverick, daí a pergunta, só servem estas? São porque são de fáceis adaptações? A de opala que pode ser comprada por uma galinha morta serve?

Obrigado pela ajuda...

wagonevasco2005
04/11/2005, 10:26
Meu Niva roda c/ a direção hidráulica progressiva do Opala. Minha patroa dirige tranquilamente fica mto bom! Recomendo!

christian govastki
04/11/2005, 12:07
A adaptação da caixa do opala não é tão tranquila quanto aparenta ser:

1 - Somente a caixa de alguns anos específicos servem, devido ao posicionamento das mangueiras do circuito hidráulico.

2 - Tem que ser feito um pitman que faça conversão entre a fresa da caixa do opala e o posicionamento correto da barra de direção do Niva.

3 - Polia do virabrequim, tem que ser feita uma com um "canal" a mais para passar a correia e o respectivo suporte da bomba e o do reservatório.

4 - As mangueiras vão ter que ser feitas sob medida para o Niva.

5 - Verifique se a necessidade de colocar um radiador de óleo para a hidráulica.

6 - Verifique se o esterçamento proporcionado pela caixa do opala é equivalente a do niva para não forças os demais componentes da direção/suspensão

7 - Alguém já estudo o custo de importar a DH italiana específica do Niva?

8 - Saiu algum Laika com direção hidráulica?

ANDRÉ PEIXOTO
07/11/2005, 08:54
Christian, tem muita diferença entre a cx do maverick V8 para o V6?
Me falaram que a do V8 é de ferro e a do V6 é de aluminio. Isso tem muita diferença? a do V8 também é facil de adaptar?
Abraços,
André

ANDRÉ PEIXOTO
07/11/2005, 13:23
Christian, acabei de receber um e-mail da Lada Italiana informando o custo da DH original para Niva:
300 euros + IVA + despesa de transporte. IVA provavelmentente é o imposto. Devemos lembrar que ao chegar aqui nessa terrinha, nosso governo vai ainda nos cobrar IPI + II (imposto sobre importação) + o ICMS. Ou seja, vai ficar uma fortuna!
É melhor continuar com a direção dura mesmo - pelo menos vamos estar sempre trabalhando nossos músculos do braço.

MANFREDI
08/11/2005, 10:15
All

Se não me engano, muitos Laikas sairam com caixa direção francesa. O meu Niva tem e é bem macio. Minha mulher também achou macio quando dirigiu o Niva. Procurem em desmanches que sempre tem um laika perdido lá no meio. Quinta feira vou voltar aos desmanches e vou perguntar se ainda tem a caixa de direção do Laika. Sexta mando notícias.

Na Sanrancar sempre tem e recondicionada, pois eles sempre tem Niva lá.

Acho que deve ser bem mais barato.

Grande abraço

braszil
08/11/2005, 16:37
Caros Amigos,
Meu Niva recebeu uma direçao hidraulica projetada para o Niva pelo Rogerio Bacelar nao so ficou macia como tambem muito segura. Minha esposa adorou e prefere dirigir o Cacique que seu Kasinho. vejam as fotos e qualquer duvida perguntem. Minhas rodinhas sao apenas 15x7 com pneusinhos 31x10.5x15.

Ira
14/11/2005, 10:04
Christian, acabei de receber um e-mail da Lada Italiana informando o custo da DH original para Niva:
300 euros + IVA + despesa de transporte. IVA provavelmentente é o imposto. Devemos lembrar que ao chegar aqui nessa terrinha, nosso governo vai ainda nos cobrar IPI + II (imposto sobre importação) + o ICMS. Ou seja, vai ficar uma fortuna!
É melhor continuar com a direção dura mesmo - pelo menos vamos estar sempre trabalhando nossos músculos do braço.

André:
Esses italianos são locos! Vi a tabela de preços deles. Esse preço que vc citou é da "easy parking" que deve ser a direção francesa. A DH custa (lá) 1.265,00 Euros. ( http://www.lada.it/home.htm accessori )

Acontece que o NIVA Modelo 2006 já está a venda na Europa/Alemanha e, no modelo básico, custa 6.890,00 Euros e. se eu consegui trauzir direito, parece que por mais 590,00 Euros vem com DH e por mais 1900,00 Euros vem com Kit gás. O negócio é ir lá buscar um zero Km !! :mrgreen: :putz:
( http://www.publiverse.de/kleinanzeigenliste/angebote/0/Pick+Ups )

Peter
14/11/2005, 21:02
Voce interpretou corretamente os custos adicionais.
No custo adicional para fornecimento do sistema a gas,esta incluido inclusive o primeiro abastecimento de gas!!!! :lol:
So não consegui entender se esta direção é uma hidraulica.Contactei um forum de la(Alemanha),por sinal fraquinho,pedindo informações.
Aguardemos,pois devem estar dormindo agora.

[]s

domingues74
15/11/2005, 16:12
Junior
Quantas latinhas? Seu motor é diesel? Foi montado pelo Rogério?

Peter
15/11/2005, 17:00
domingues74

Seja bem vindo ao Forum.


Acho que a mensagem a seguir foi postada no lugar errado.Correto?


Junior
Quantas latinhas? Seu motor é diesel? Foi montado pelo Rogério?
_________________

Peter
15/11/2005, 19:22
André e Ira

Voce interpretou corretamente os custos adicionais.
No custo adicional para fornecimento do sistema a gas,esta incluido inclusive o primeiro abastecimento de gas!!!!
So não consegui entender se esta direção é uma hidraulica.Contactei um forum de la(Alemanha),por sinal fraquinho,pedindo informações.
Aguardemos,pois devem estar dormindo agora.


Comlementando as informações acima,posso lhes informar que os alemães tambem não são tão generosos.

Alem da troca de informações com o forum de lá,no site da www.lada.de/pdf./nivapreisliste.pdf temos os seguintes sobrepreços:
---Leichtlauflenkung +500 Euros(é a que voce tambem viu por 390 Euros mas que não é uma direção hidraulica,mas melhorada em relação a serie.Mas me informaram que não é lá essas coisas.
---Servo-Lenkung +1900 Euros esta é a direção hidraulica
---Instalação de sistema a gas +2490 Euros
A diferença nos preços que voce viu naquele site, com relação a este pode ser o imposto semelhante ao IVA(Mwst) que tambem existe na Alemanha.

Peter
16/11/2005, 20:19
Informação adicional recebida dos entendidos alemães que estou retransmetindo:
Adiferença entre a direção de serie e a que custa mais 500 Euros (Leichtlauflenkung) é somente no engrenamento(numero de dentes).
Custo a acreditar que isto custa + 1500,00 reais!!!!
[]s

christian govastki
17/11/2005, 14:01
eheheheeh, amigos, ganhamos realmente muito pouco comparado aos italianos/alemães...

A nós então só resta a adaptação de algum sistema.

Alguém já viu o esquema feito pelo pessoal do nivagerais?

IRINEU OLIVIO DOS SANTOS
30/01/2006, 15:38
A dh é a mesma do monza? como ele fixou nas barras de direção se são atraz dos pneus? ele inverteu as barras passando para a frente?

nazafks
30/01/2006, 20:37
Ola pessoal, tenho um amigo que tem um ferro velho e tem la jogado um laika que ele diz ser ano 93.Será que a cx de direcao é a francesa? Como eu vou fazer para saber disso? Ja tive la dando uma olhada e percebi que ela tem uma minúscula folga, mas dez vezes menos que a do meu niva.Por favor se alguem puder me ajudar para mim saber se é a francesa ou nao eu ficarei muito grato.Acho que tiro ela baratinha!!!

Dias
31/01/2006, 08:10
All, essa caixa de direção do Cacique, é a do Gol, Santana. . .. tenho uma dessas no meu CJ3A. . .

[ ]´s
Dias

christian govastki
31/01/2006, 09:59
Prezado Braszil

Poderia detalhar melhor como é feita esta adaptação de direção hidráulica que está sendo feita no seu Niva.

Notei que sua suspensão está bastante modificada, como ficaria o sistema para um Niva original ou "semi-original"? Como ficou o funcionamento dos braços articulados?

Custos?

braszil
01/02/2006, 21:15
christian govastki,

Caros amigos, sinto nao poder responder suas respostas com detalhes tecnicos pois nao os tenho mas assim que estiver com o Rogerio que foi o inventor da suspençao e da direçao colocarei todas as informaçoes aqui no forum.

nazafks
03/02/2006, 23:16
Pessoal, alguem tem alguma foto da cx. de direcao francesa? Dei mais uma olhada hj no laika e vi que ela nao é igual a do meu niva.Os camaradas de outro forum me falaram que ela tem que ter tampa de alumínio e a inscricao made in france na tampa, mas eu nao consegui ver isso lah.Por isso se alguem tiver uma foto e puder me mandar ficarei muito grato.Alias eu nem sei onde é a tampa da cx de direcao.

Giovani Avila
04/02/2006, 09:49
Vou dar uma dica que esta funcionando perfeitamente no meu Niva.
Eu estou utilizando perfeitamente e com um mínimo de adaptações a cx de direção do Landau, além de ser bagual de forte é difícil pegar folga com o peso no Niva, parece hidráulica de tão macia e se encaixa perfeitamente no compartimento da original, se eu não aviso quem olha não acreditam que é de outro carro, os terminais são do opala que servem como uma luva e são acessíveis e baratinhos.
Se por um lado é macia, requer um pouco mais de movimentação numa manobra , mas nas saídas de esquinas o sistema se corrige e alinha perfeitamente, até melhor que a original. Na estrada é ótima, pois tenho motor a diesel e chego a viajar até 1200 km em três estados. fica a dica. Abraços Giovani. :concordo: :concordo: :concordo: :dance: :dance: :lol: :lol:

nazafks
04/02/2006, 11:42
Grande dica Giovane.Vc saberia dizer qual modelo de Landau? Que motor? Se a do Galaxe tb serve? Teria como mandar uma foto da sua para que eu possa procurar uma igual?De qualquer forma obrigado pela sugestao.

Emmo
06/02/2006, 11:20
Camarada Giovani.

Já tinha ouvido falar de uma porra de adaptações para caixa de direção, mas esta do Landau !!! Pelo que vc pode atestar, parece ótima.

Como o camarada Nazafks disse. tem como passar mais alguma informação a respeito ?


[ ]'s e Sucesso !

christian govastki
06/02/2006, 12:04
Prezado Giovani

Acredito que a informação está incompleta, pois até onde sei, todos os Galaxy/Landau vieram com direção hidráulica e a caixa é muito diferente da caixa do Niva. Ela é cilindrica e a saída para o Pitman é mínima. Eu usei uma caixa desta como base numa adaptação para a minha F1000, e para te ser sincero a coisa era temerária, toda hora os parafusos quebravam (parafusos de aço de 1/2 polegada), a chapa de apoio constantemente quebrava a solda no chassis entre outros problemas.

Assim que pude passei para uma caixa original da F1000. Pode ser que esta sim, mecânica, sirva no Niva com o mínimo de adaptação, até mesmo que o formato é bem próximo ao da caixa do Niva.

Quanto aos terminais, segundo a lista nacional, usa-se a barra de direção central da Kombi com os terminais do Opala, ai sim é sem adaptação.

Um abraço

Giovani Avila
06/02/2006, 16:00
Desculpem não ter percebido que estava sendo solicitado. Vamos tentar esclarecer, eu :discordo: não sou mecânico e comprei este Niva a diesel de um mecânico de Blumenau-SC onde eu morava, a informação :pensativo: que eu tenho é que a caixa é de Landau ou Galaxy, sei lá, mas vou tentar fotografar hoje ou amanhã e colocarei aqui para tentar com a ajuda dos colegas mais experientes desvendar, inclusive podem estar certos. ficamos no aguardo. No mais a caixa é muito funcional, quem não garante que seja até de F1000 :pensativo: :pensativo: :concordo:

Giovani Avila
09/02/2006, 19:00
Pessoal, estou devento as fotos, já tirei, só que não estou conseguindo diminuir o tamanho do arquivo, pois tem limite de 250 kb, e elas tem em média 350 kb, o que dá pra fazer?

Cavalcante
10/02/2006, 08:41
Manda por e-mail para carloscavalcante@terra.com.br e eu posto.

MANFREDI
13/02/2006, 11:04
E ai Giovani, cade as fotos pra galera ver e pensar e discutir o assunto. :?: :?:

[]s

IRINEU OLIVIO DOS SANTOS
13/02/2006, 14:10
Caros Amigos,
Meu Niva recebeu uma direçao hidraulica projetada para o Niva pelo Rogerio Bacelar nao so ficou macia como tambem muito segura. Minha esposa adorou e prefere dirigir o Cacique que seu Kasinho. vejam as fotos e qualquer duvida perguntem. Minhas rodinhas sao apenas 15x7 com pneusinhos 31x10.5x15.

Amigo por favor coloque as fotos de como foram presas as barras de direção, nas rodas. :parede: :parede: :parede:
abraços
Irineu

Giovani Avila
13/02/2006, 21:22
Desculpe a demora, Sr. Dr. Manfredi (Prazer ) e Sr. Dr. Cavalcante (igualmente) e demais ilustríssimos colegas é que eu viajei de Erechim para Blumenau este fim de semana e as fotos estão no micro da empresa onde eu trabalho, a Eletrosul. Vou ver se consigo colocar amanhã, pois viajo diariamente às subestações, mas não é desculpa, vou me virar.

Não é fácil cuidar da vida e do Niva junto, requer tenacidade não?

Giovani Avila
13/02/2006, 22:31
Tentei tirar umas fotos agora, :D não ficaram muito boas :( por causa da "bili" habilidade,(O lugar é complicado) porém aí vão, vejam se dá pra decifrar, qualquer coisa pego as outras fotos.

Giovani Avila
16/02/2006, 20:36
Consegui tirar mais umas fotos, gostaria de mostrar. Estou aguardando os comentários :concordo: :concordo: :dance:

Drovk
22/02/2006, 19:14
Amigos, vejam a adaptação da direção hidráulica do Opala no Niva com motor e mecânica original no link abaixo (tem fotos):

http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dire/dire.htm

Se precisar de mais informações é só postar uma mensagem para o Leo Stief que foi o criador desta adaptação - acesse www.nivasgerais4x4.com.br e clique no "fale Conosco" ou acesse o grupo de discussão deste grupo e cole suas dúvidas lá.

Eu vi e testei esta adaptação no próprio Niva do Leo e ficou ótimo... O Leo já passou orientações para amigos de outros estados que também realizaram esta mudança (eles também não tiveram problemas na montagem).

Se precisar tenho contato direto com o Leo e também posso ajudar.

No meu Niva, uso a direção francesa e não tenho nada a reclamar, pois o jipe tá bem leve. Quando meu sistema desgastar a ponto de precisar de substituição, farei a mesma adaptação indicada acima.

1 ab.,
Bruno

IRINEU OLIVIO DOS SANTOS
02/03/2006, 08:53
Caros Amigos,
Meu Niva recebeu uma direçao hidraulica projetada para o Niva pelo Rogerio Bacelar nao so ficou macia como tambem muito segura. Minha esposa adorou e prefere dirigir o Cacique que seu Kasinho. vejam as fotos e qualquer duvida perguntem. Minhas rodinhas sao apenas 15x7 com pneusinhos 31x10.5x15.


Olá Junior.
Vc ñ poderia fotografar como ficaram as rodas após a colocação da DH, aparentemente os terminais/barra de direção foram invertidos. obrigado e abraços.

RenatoMachado
18/03/2006, 21:07
Um amigo meu Jepeiro me disse que a bomba hidraulica da direção do Omega é eletrica que seria melhor pois economizaria em ajuste d polias.
Será q é verdade? :pensativo:

Giovani Avila
19/03/2006, 12:47
Aí pessoal, conforme eu disse quando eu comprei a viatura fui informado que a cx de direção era do landauee os terminais de opala. :pensativo:
Pois bem, postei as fotos :| e até agora nenhum dos feras me disse o que eu estou desfrutando, se é mesmo do landau ou galaxi, ou se até é do niva ou que engronha é esta :?: :?: :?:

christian govastki
08/05/2006, 15:05
Giovanni, quase com certeza diria que esta caixa de direção é da F1000. Mas uma coisa te digo com certeza absoluta, do galaxy-landau é que não é.

Cursino
08/05/2006, 16:15
É da f-1000 sim, pois estou reformando uma f-100 78 que tem uma cx igualzinha a essa( inclusive com férias, nem folga é :parede: ...)

Giovani Avila
08/05/2006, 18:30
Legal :D , quando começo a achar que ninguém vai se manifestar, sou surpreendido positivamente com algumas almas caridosas que respondem minhas dúvidas ordinárias.

Mais uma pergunta :shock: , agora começou uma folguinha, será :pensativo: que dá pra regular naqueles parafusos de cima ou o buraco é mais embaixo :?:

Cursino
09/05/2006, 10:23
Giovani,
aí depende do estado geral ca caixa... tente regular o parafuso grande qua tem em cima (veja se ele já nao está "enterrado"até o fim) Se nao der regulagem da folga por aí , só abrindo mesmo e verificando o setor, sem fim e rolamentos da caixa. Até pouco tempo atrás tinha reparo dessas caixas p/ vender, pode ser uma boa alternativa no caso de problemas com rolamentos. Se o setor ou o sem fim estiverem gastos, soltando o cromo ou machucados, troque a caixa, pois se montar de novo assim, mesmo que com rolamentos e calços novos, vai durar mto pouco e ficar pesada pra kct.

Beto Lacerda
09/05/2006, 11:00
Giovani Avila, vc mora longe pacasa cara :mrgreen: fui em Getulio Vargas comprar minha F-100 :mrgreen:
to achando que essa caixa é de opala , pois a de f-100 ou f-1000 é bem mais longo o eixo
vou postar umas fotos da cx da f-100 p/ vc ver
por sinal se alguem souber de uma cx hidraulica de f-1000 até 92 em bom estado e preço bom me avisem por favor
[]'s

Hesse
10/05/2006, 10:16
Bom dia
Esta caixa de direção é muito parecida com a caixa do maveco V8, pode ser que a ford de tenha usado esta caixa para outros carros tambem.
O curso total da caixa do mav V8 é de 5 voltas +3/4 de volta, se o seu volante der esse nr. de voltas, vc tem grande chances de ter uma caixa de maverik V8.
valeu

Rones Jr
12/05/2006, 22:18
Galera,

Vejam na 4x4&Cia deste mês....há uma novidade. Cx de direção do Niva retrabalhada, prometendo folga zero tão macia quanto a D Francesa..
Da apoio4x4.
Boa sorte,

Rones

emtsuhako
18/05/2006, 17:23
Rones e demais, esse caixa de direção retrabalhada já tem um relato positivo de um membro da lista dos Camaradas do Niva. Segundo o Albino, com algumas poucas modificações a caixa de direção normal fica quase tão macia qto a aliviada. Mês que vem ele vai mexer no meu Niva e passo um relato procêis.

Rones Jr
19/05/2006, 10:07
Edson,

Essa caixa demorou muito a sair!!! Se tivesse saído uma ano antes eu não teria instalado a DH. Mas, foi tanta dor de cabeça ....que enfiei o pé na jaca e fiz a DH!!!!

Mande notícias...

Rones

Peter
19/05/2006, 10:18
Ja viram o preço na Apoio4x4?
500 latinhas à base de troca.Será que vale a pena?

Fio
19/05/2006, 16:59
eu dirigi, e vale muito a pena, principalmente pelo preço. Ela tem o mesmo numero de voltas da original e a mesma agilidade também. Eu dirigi a do Maverick e achei muito lenta.

Ele me mostrou desmontada e o esquema parece ser bem feito e resistente. Só que não é tão macia quanto outras opções do mercado.

[]´s

emtsuhako
24/05/2006, 22:33
Qdo eu fui lá no Albino, ele me disse que estava testando a modificação e que aguardava a aprovação do "piloto de testes"... rs... pelo visto deu tudo certo! No meu caso a modificação será feita na caixa de direção francesa (que está com folga) e não na normal. Se a normal já melhora consideravelmente, espero bons resultados com a francesa.

BobJipe
07/03/2014, 12:27
Ja viram o preço na Apoio4x4?
500 latinhas à base de troca.Será que vale a pena?

Ainda é viável trocar a caixa de direção do Niva pela Francesa ou Maverick, vale a pena? Onde encontrar atualmente? Acuse ai camaradas que fizeram essa troca com sucesso, abraços sujos de graxas!

Alexandre Gomes
10/09/2022, 14:24
Olá meus amigos

Gostaria de saber qual é a melhor opção hoje em dia pra trocar a caixa de direção, se e a francesa ou tem uma opção melhor em 2022

Mauricio Rossetto
01/03/2023, 10:47
Caixa de direção elétrica do Honda Fit fica top, falta conferir também se do Toyota Corolla e outros modelos serve.