Conectar

Ver Versão Completa : Engesa F1 • 1986 • "TERATOGESA"

Italo Padilha
22/09/2013, 21:40
Salve ALL,

Enfim, depois de diversos anos de espera e outros projetos "furando a fila" o tempo todo, consegui comprar meu jipe...pelo menos os restos mortais dele...:euforico:

A ideia era comprar um Willys, parecido com o que o meu pai já teve. Mas, depois de muita pesquisa e olhada nuns Engesas bravos pelo fórum, optei pelo Engesa F1.

Vou começar em breve a transformação do Teratogesa (do grego Teratos = Monstro + Engesa). 8---)

Segue a ficha:
• Motor 4 cilindros GM original (faltando peças)
• Direção original
• Câmbio original
• Pneus originais, carecas e ressecados
• Capota original toda rasgada
• Lataria em estado aceitável

Agora, se o motor não estiver funcionando, já começa os "jaque".

Alguém teria um motor 6 cilindros do tipo P&P para ele? :mrgreen:

Lembrando que o P&P significa Plug and Play e não Plug and Pray.

As primeiras fotos dele podem ser vistas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/35245-mapeamento-de-engesas-na-ativa-68.html#post2009991

Abraços,

uxio69
22/09/2013, 22:04
Salve ALL,

Enfim, depois de diversos anos de espera e outros projetos "furando a fila" o tempo todo, consegui comprar meu jipe...pelo menos os restos mortais dele...:euforico:

A ideia era comprar um Willys, parecido com o que o meu pai já teve. Mas, depois de muita pesquisa e olhada nuns Engesas bravos pelo fórum, optei pelo Engesa F1.

Vou começar em breve a transformação do Teratogesa (do grego Teratos = Monstro + Engesa). 8---)

Segue a ficha:
• Motor 4 cilindros GM original (faltando peças)
• Direção original
• Câmbio original
• Pneus originais, carecas e ressecados
• Capota original toda rasgada
• Lataria em estado aceitável

Agora, se o motor não estiver funcionando, já começa os "jaque".

Alguém teria um motor 6 cilindros do tipo P&P para ele? :mrgreen:

As primeiras fotos dele podem ser vistas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/35245-mapeamento-de-engesas-na-ativa-68.html#post2009991

Abraços,

Gostei do Plug & Pray! :lol:

ROBERTO SCHOLLER
23/09/2013, 12:23
Parabéns pela Aquisição!!!
:palmas:
boa sorte na jornada!!!

vou ficar acompanhando.
:concordo:
abraço.

guilhermeabreu
23/09/2013, 12:28
CARO ÍTALO

Seja muito bem vindo , dê uma olhada no tópico do CORAÇÃO VALENTE que verá que qdo comprei era mais feio do que o seu .

Italo Padilha
23/09/2013, 20:24
Valeu pelo apoio galera!

Caro Guilherme, o CORAÇÃO VALENTE, o BRUTU e muitos outros já estão salvos no meu Favoritos desde do início das minhas pesquisas!! :mrgreen:

Eles também foram "culpados" pela minha escolha.

Abraços,

hercilio.neto
23/09/2013, 21:08

hahahahaha :-D

Italo Padilha
24/09/2013, 20:14
Hoje ele ganhou seu primeiro órgão vital...

Uma bateria Moura Log Diesel 90 A - 700 CCA.

Já vamos prevendo o futuro para não gastar duas vezes! :grin:

JOÃO R.
24/09/2013, 22:57
Está no caminho certo.... O bichinho do Jaque pegou vc.... Hahahahah....

Italo Padilha
28/09/2013, 20:55
Hoje tentamos fazer o motor do falecido ressuscitar e conseguimos! :dance:

O motor está funcionando perfeitamente. Agora é só trocar todas as mangueiras, filtros e óleos.

O único problema foi que tivemos que cortar a aba do suporte da bateria, pois as baterias de 90 A têm 310 ou 320 mm de comprimento e o suporte tem apenas 290 mm. Nada que uma esmerilhadeira e um alicate não resolvam...depois o funileiro se vira no acabamento.

Seguem mais algumas fotos que tirei dele hoje na oficina.

Abraços,

432907432908432909432910432912432913432916

guilhermeabreu
28/09/2013, 23:19
Hoje tentamos fazer o motor do falecido ressuscitar e conseguimos! :dance:

O motor está funcionando perfeitamente. Agora é só trocar todas as mangueiras, filtros e óleos.

O único problema foi que tivemos que cortar a aba do suporte da bateria, pois as baterias de 90 A têm 310 ou 320 mm de comprimento e o suporte tem apenas 290 mm. Nada que uma esmerilhadeira e um alicate não resolvam...depois o funileiro se vira no acabamento.

Seguem mais algumas fotos que tirei dele hoje na oficina.

Abraços,

432907432908432909432910432912432913432916

GRANDE ITALO

Vendo este post , me fez lembrar demais qdo comprei o CORAÇÃO VALENTE e fico mais feliz ainda de saber que vc salvou como FAVORITOS o CORAÇÃO VALENTE e ainda mais que serviu de estímulo para vc entrar neste mundo maluco que estamos .

Forte abraço

Italo Padilha
04/10/2013, 10:43
Procurando o receituário do Dr. Guilherme para freios do Engesa e não encontrando.... :???:
Alguém tem alguma luz?! :semideia

Abraços,

guilhermeabreu
04/10/2013, 11:00
Procurando o receituário do Dr. Guilherme para freios do Engesa e não encontrando.... :???:
Alguém tem alguma luz?! :semideia

Abraços,

A minha receita inicial e a que tenho nommue ENGESA , já não recomendo , pois fica bom , mas fica com um problema de frear as rodas traseiras primeiro , logo a dica que dou hoje que é melhor do que a que tenho é :

1- Freio dianteiro : a disco ventilado da BAND

2- Freio traseiro : a disco com pinças de KOMBI ou de GOL ( tem o KIT da SBD do Adenilson com dsico e pinças da KOMBI ) . Não coloque pinças de KADETT , ÔMEGA , VECTRA , pois são pequenas demais e gastam com extrema rapidez , estas pinças tem freio de mão , MAS DURAM MUITO POUCO TEMPO .

O ROGERIO aqui em Campos colocou no do CARLOS SIQUEIRA e usou o disco ventilado da BAND que teve que dar um passe para afinar e usou pinça do GOL . O disco da BAND é fácil de instalar pq vem no KIT FLUTUANTE da ENFER .

Abraço

Italo Padilha
04/10/2013, 11:13
Mais um ser perdido nas trevas salvo pelo Dr. Guilherme!! :mrgreen:

Dr., li em algum post, alguma vez, que alguém tinha arrumado uma válvula que compensava essa frenagem.
Se não me engano, foi o Kim que tinha encontrado essa preciosidade.
Vou continuar fuçando o assunto freios para ver se acho isso outra vez.

Em relação a dica:
- O dianteiro é completo da Band? Instalação tipo P&P?
- O traseiro é basicamente levar o dianteiro original para traseira? Instalação tipo P&P?

MUITO OBRIGADO por enquanto! :concordo:

Abraços,

guilhermeabreu
04/10/2013, 11:24

Dr., li em algum post, alguma vez, que alguém tinha arrumado uma válvula que compensava essa frenagem.

Em relação a dica:
- O traseiro é basicamente levar o dianteiro original para traseira? Instalação tipo P&P?

Abraços,

ITALO

Aprende com esta , NADA É PLUG&PLAY , mesmo os KITS que falam que é , não são , tem sempre que fazer pequenos ajustes .

Qto a esta tal VÁLVULA fui eu que encontrei a SUMMIT Americana , NÃO RESOLVE a solução ideal é a que eu falei .

No meu caso na dianteira usei o cubo do ENGESA e o DISCO DA BAND que foi parafusado no cubo do engesa por tras e confeccionei uma chapa para suporte da pinça ficou 100% , esta chapa já existe para comprar na ROTA 4X4 , mas tem que fazer uns ajustes , e o cara que fez a minha ficou 100% , da para fazer basta ter um torneiro com boa vontade .

E no traseiro foi o que menos deu trabalho pois foi QUASE PLUG&PLAY .

Mas não desanime , vai por aí que não tem erro , não invente nada diferente do que isto pq não vai ficar bom .

Italo Padilha
04/10/2013, 11:31
Hummm...entendi. :concordo:
Então vai ser tudo +/- Plug & Pray para ter menos ajustes!! :mrgreen:
Sem desanimo! Vou mandar bala nessa receita no fim de semana.
Muito obrigado!
Abraços,

JOÃO R.
04/10/2013, 14:12
Ítalo, fiz a mesma coisa que o Guilhermão fez, no freio dianteiro e traseiro... Olha a foto da chapa/suporte da pinça dianteira aí... Made in torneiro...

Italo Padilha
04/10/2013, 16:36
Salve João,
Muito obrigado pela dica. Vou providenciar o suporte.
Cara, esse fórum é uma enciclopédia, né?! :mrgreen:

Eduardo Velo
04/10/2013, 20:52

Em relação a dica:

Abraços,

O engesa vem de fábrica com valv. de redução para os freios traseiros ... o problema é que não serve mais qdo mexe na vtr , coloca pneus maiores , calços na carroceria , troca de eixo ou coloca capota de fibra ... o peso e o desenvolvimento da vtr alteram e aí tem que mexer nessa valv.
No meu saímos eu e o meca testanto e trocando os redutores até acertar com um que não arrastava de lado em frenagem brusca ... testamos 8 redutores até chegar no certo ... lembrando que o mesmo redutor não serve para todos engesas ... vc vai ter que pegar um meca com disposição pra achar qual redutor ideal pra sua vtr ...

CARLOS SIQUEIRA
05/10/2013, 13:06
Parabéns Italo, a empreitada será grande, mas vale a pena, e só ter um pouco de paciência. Quanto a receita do doutorzão, o disco da bandeirante foi reduzido no diametro e não na espessura, e não precisou mexer na válvula.

[]'s

Italo Padilha
19/10/2013, 14:29
Salve ALL,

Essa semana meu jipinho ganhou alguns mimos, são eles:

- Bancos concha reclináveis - Carbancos (indicated by Uxio)
- Kit de eixo flutuante traseiro - HD4x4
- Quadro do parabrisa - Cinfel

435656435657

Semana que vem começo a fuçar os itens do freio, conforme receituário do Dr. Guilherme.

E aí surgiram algumas dúvidas:

- Se eu comprar o kit de eixo flutuante da dianteira e depois quiser fazer aquela "mutação" da bola (Dana44), eu consigo aproveitar o kit de eixo flutuante? :???:

- Gostaria de usar pneus 35" ou 33", quanto preciso "crescer" a carroceria?

Abraços,

guilhermeabreu
20/10/2013, 20:15
Salve ALL,

Essa semana meu jipinho ganhou alguns mimos, são eles:

- Bancos concha reclináveis - Carbancos (indicated by Uxio)
- Kit de eixo flutuante traseiro - HD4x4
- Quadro do parabrisa - Cinfel

435656435657

Semana que vem começo a fuçar os itens do freio, conforme receituário do Dr. Guilherme.

E aí surgiram algumas dúvidas:

- Se eu comprar o kit de eixo flutuante da dianteira e depois quiser fazer aquela "mutação" da bola (Dana44), eu consigo aproveitar o kit de eixo flutuante? :???:

- Gostaria de usar pneus 35" ou 33", quanto preciso "crescer" a carroceria?

Abraços,

ITALO

A dianteira já é fluturante , para colocar disco ventilado da BAND é só comprar os discos , as pinças e fazer o suporte e mais nada , no meu caso o disco da BAND foi colocado por tras do cubo e parafusado nele ( no cubo ) . Tendo apenas de comprar estojos maiores pq ele tem que transpassar o disco e o cubo do ENGESA .

Italo Padilha
20/10/2013, 22:48
Salve Guilherme!

Desculpe pela ignorância...:oops:

É que vi diversos posts, sites, etc falando do dianteiro...então achei que precisasse também.
Afinal, que raios é esse de flutuante dianteiro então?

Aos poucos o jipinho está virando jipe...um dia ele vai ser jipão...:mrgreen:

Abraços,

Eduardo Velo
21/10/2013, 09:21
Italo , o sistema do eixo dianteiro de qqer 4x4 é flutuante pq ele tem que virar as rodas ...
Na traseira é mais usada em caminhões e picapes pq suportam mais carga e outra vantagem é que se quebrar o semi eixo a roda não sai , no semi flutuante se quebrar dentro da tubeira não sai , mas se quebrar rente ao final do semi eixo a roda vai embora , isso não acontece no flutuante pq o rolamento fica preso com a roda . como no eixo diante. de qqer 4x4 . Tem quem usa o eixo dianteiro na traseira travado pra não virar as rodas e assim fica com flutuante igual nos 2 eixos ...

Para usar pneus 33" pode ser com calços originais e não precisa pensar em mexer no eixo diant. os Wrangler usam pneus 35" com Dana 30 e não quebram , a diferença é o peso , o Wrangler usa motor mais leve que os engesas e tem peso menor ...

Muito bacana esses bancos , uso banco de couro do Santana executivo , é bem confortável , mas esses bancos parecem mais confortáveis ainda ...

abs ...

Italo Padilha
21/10/2013, 17:03
Dale Eduardo!

Aos poucos vou aprendendo essas coisas...:oops:

Entendi!
Estou tendendo a usar os 35".
Fui hoje lá na Rota4x4 para pesquisar algumas coisas e vi um Engesa preto com pneus 35". Ficou bacana e não tem muita alteração.
Conversei com o Allan e com o Mário. Eles disseram que tudo vai depender da tocada para ter que sair reforçando e trocando as coisas. Em relação aos pneus 35", eles disseram apenas para trocar as molas e não alterar os calços.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Fiz um test drive no banco lá na fábrica mesmo e me pareceu confortável. No entanto, já segui a sugestão do Uxio de pedir com mais espuma no assento.

Abraços,

Marcelo Cunha
21/10/2013, 23:37
Parabéns Ítalo, tanto pela aquisição quanto pelo projeto, seja bem vindo. Parabéns também por preocupar-se com os freios já no início dos trabalhos pois é comum que nos preocupemos em fazer o 4x4 andar e só lembrar que tudo que anda tem que parar depois que já está em movimento :putz:
Estarei acompanhando a saga do Jaque; isso é contagioso!

Italo Padilha
26/10/2013, 21:48
Boas noites,

Hoje fizemos, eu e meu irmão, um "limpa" no jipe.
Arrancamos tudo que era desnecessário, que será trocado ou que não tinha recuperação.
Logo mais vai para o banho para começar a desmontar a mecânica e passar peça a peça por revisão.
Seguem algumas fotos do "bicho" sendo depenado.

436670436671436672436673436674

Abraços,

Italo Padilha
26/10/2013, 21:56
Parabéns Ítalo, tanto pela aquisição quanto pelo projeto, seja bem vindo. Parabéns também por preocupar-se com os freios já no início dos trabalhos pois é comum que nos preocupemos em fazer o 4x4 andar e só lembrar que tudo que anda tem que parar depois que já está em movimento :putz:
Estarei acompanhando a saga do Jaque; isso é contagioso!

Valeu Marcelo!
Sim, segurança em primeiro lugar! É o lado profissional falando alto até no hobby...:mrgreen:
Vish, o vírus "anormalis jaquis" já me pegou mesmo!
Espero que isso não afete outras coisas...:rolleyes:

Italo Padilha
26/10/2013, 22:08
Parabéns Italo, a empreitada será grande, mas vale a pena, e só ter um pouco de paciência. Quanto a receita do doutorzão, o disco da bandeirante foi reduzido no diametro e não na espessura, e não precisou mexer na válvula.

Obrigado Carlos!
Já estou sentindo o tamanho da empreitada e o tamanho de outras coisas que acompanharão ela. :mrgreen:

Aproveitando, você sabe me dizer se aquele adaptador da Enfer serve para fazer essa adaptação da pinça da Band?
Enviei um e-mail ao Leo da Enfer com diversas perguntas sobre alguns produtos deles, pelo menos umas 12 e ele me respondeu só 3 e de forma incompleta. :shock:

Italo Padilha
15/11/2013, 20:16
Fala aí galera!
Hoje depenamos mais um pouco o falecido.
Amanhã acho que já conseguimos retirar a carroceria de cima do chassi.
Seguem fotos da empreitada até agora.

Abraços,

439442439443439444

Italo Padilha
15/11/2013, 20:22
Aproveitando,

Algumas pessoas me disseram que se eu desmontar a frente (paralamas, contorno da grade, faróis, etc) depois eu nunca mais vou conseguir alinhar tudo outra vez.

Isso procede para o Engesa também ou não tem nada a ver? :pensativo:

Abraços,

gabriel correia
15/11/2013, 20:25
não tem nada a ver!! já montei e desmontei umas 5 vezes a minha e ainda vou ter que desmontar outra vez que será para pintura todas bateram o alinhamento tranquilo..!! vai com fé...rs

Italo Padilha
15/11/2013, 22:26
Grande Gabriel!
Muito obrigado pela orientação.
Vou desmontar a bagaça toda amanhã!

Abraços,

Italo Padilha
16/11/2013, 19:11
Hoje rolou o divórcio. Chassi e carroceria separados.

Abraços,

439512439513439514

JOÃO R.
17/11/2013, 16:25
Ui... Chega dar arrepios.... Hummmm..... O meu começou em Abril e ainda não está terminado....
Mas vale a pena... Faz parte.
Boa sorte, estamos acompanhando.

Eduardo Velo
18/11/2013, 13:50
Ja passei essa fase qdo peguei o meu ...
Pode desmontar tudo que vc imaginar nesse carro e montar de novo , isso é tipo um LEGO ... rsrsr , tudo encaixa de novo sem problemas , é feito pra isso ...

Muito boas as fotos , é dificil ficar lembrando de tirar foto conforme vai fazendo o serviço ... parabéns pela paciência ...

abs ...

Italo Padilha
18/11/2013, 22:30
Salve Eduardo Velo,

Continuamos aqui na lida...rsrs
Gosto desses registros, são bons para o futuro. :mrgreen:

Abraços,

guilhermeabreu
20/11/2013, 00:40
ITALO

Me da arrepios só de ver estas fotos e pensar que já passei por tudo isto por duas vezes .

Força aí irmão que vale a pena .

Abração

Marcus Brandão
20/11/2013, 11:08
Que meeeeedo!
Assinando

ROBERTO SCHOLLER
20/11/2013, 11:48
Passei porisso quando restaurei meu antigo CJ3 1951!!!

depois de pronto vendi e comprei o meu BRUTO!!!

Bora que vale a pena!!!

Acompanhando.

abraço.

Italo Padilha
20/11/2013, 22:10
ITALO

Me da arrepios só de ver estas fotos e pensar que já passei por tudo isto por duas vezes .

Força aí irmão que vale a pena .

Abração

Valew doctor!

Estamos aqui na lida e tudo by my self por enquanto.

Hoje foi o banho de óleo diesel, solupan, água pressurizada, chá de arruda e mais alguma coisas para tentar limpar o esqueleto da encrenca.

Logo logo, desmonte completo da mecânica.

Obrigado pelo apoio!

Abraços,

Italo Padilha
20/11/2013, 22:12
Que meeeeedo!
Assinando
Que nada Marcus!

Vamô que vamô!! rsrs

Abraços,

Italo Padilha
20/11/2013, 22:15
Passei porisso quando restaurei meu antigo CJ3 1951!!!

depois de pronto vendi e comprei o meu BRUTO!!!

Bora que vale a pena!!!

Acompanhando.

abraço.

Salve Roberto!

Também acho que vale a pena.

É uma coisa que distrai, ocupa a cabeça e te faz mergulhar num mundo diferente.

Melhor ficar pensando no que vou fazer nele daqui a pouco do que ficar assistindo novela, né?! kkk

Obrigado pelo apoio!

Abraços,

Marcus Brandão
21/11/2013, 07:44
Isso aí, Italo.
Uma das coisas que mais gosto é o self youself. Alguma dificuldade de local pra trabalha no momento, mas novela????? Não dou conta. rsss
Adorei o nome da tranqueira.
Cara, como já foi dito anteriormente estamos aqui para atrapalhar. Então deixa eu fazer algumas ponderações.
Já testou seu freio? Então vai mexer em que? O Edu usa freios originais e está completamente satisfeito. Eu uso os discos traseiros de Kadet que são muuuuito pequenos pra essa barca mas não tenhop do que reclamar. Na última trilha voltei rebocado por um colega maluco em uma Land e nas descidas tinha que segurar os dois carros no freio pois o maluco queria embalar na descida pra "subir mais fácil". Meu motor permaneceu ligado, portanto o freio estava normal. Uso pneus 35". O freio fedeu pacas mas já revisei e as pastilhas nem vitrificaram. As últimas eu rodei 10000 e troquei com elas muito boas ainda.
Não deixe de trocar o sistema de acionamento da embreagem por hidráulica. O cabo quebra sempre e nos "melhores" momentos. Não funciona.
A galera está começando a fugir dos calços de poliuretano e retornando aos de borracha. Eu iria por aí.

Italo Padilha
21/11/2013, 10:23
Isso aí, Italo.
Uma das coisas que mais gosto é o self youself. Alguma dificuldade de local pra trabalha no momento, mas novela????? Não dou conta. rsss
Adorei o nome da tranqueira.
Cara, como já foi dito anteriormente estamos aqui para atrapalhar. Então deixa eu fazer algumas ponderações.
Já testou seu freio? Então vai mexer em que? O Edu usa freios originais e está completamente satisfeito. Eu uso os discos traseiros de Kadet que são muuuuito pequenos pra essa barca mas não tenhop do que reclamar. Na última trilha voltei rebocado por um colega maluco em uma Land e nas descidas tinha que segurar os dois carros no freio pois o maluco queria embalar na descida pra "subir mais fácil". Meu motor permaneceu ligado, portanto o freio estava normal. Uso pneus 35". O freio fedeu pacas mas já revisei e as pastilhas nem vitrificaram. As últimas eu rodei 10000 e troquei com elas muito boas ainda.
Não deixe de trocar o sistema de acionamento da embreagem por hidráulica. O cabo quebra sempre e nos "melhores" momentos. Não funciona.
A galera está começando a fugir dos calços de poliuretano e retornando aos de borracha. Eu iria por aí.

Fala Marcus!

Então, a lista de desejos está da seguinte forma:

1 - Receita do Guilherme para freios. Na frente Band e na traseiro o dianteiro adaptado. Se Papai Noel for legal e trouxer aquela caixa de transferência da Band, vou fazer a adaptação do freio traseiro, senão vou mandar o original em função do freio de mão.

2 - O sistema de embreagem está vindo com outro presente de Natal, o motor. rsrs

3 - Os calços estou propenso a usar a receita do Kim. Ele fez uns calços de aço e utilizou a borracha original. Com já senti que o bicho é meio molenga, acho mais viável essa solução.

E por aí vão as ideias e sonhos para o monstrinho...rsrs

Seu amigo da Land me fez lembra de uma coisa. Na segunda-feira estive na Rota4x4 falando com o Igor. Enquanto isso o mecânico desmontava o diferencial do Troller dele. Quando o mecânico mostrou o pinhão e a coroa ao Igor, digamos que ele não ficou muito feliz, parecia uma arma medieval de tão afiada. Quem fez a arma? Ele mesmo, rebocando jipe daquele jeito em trilha....kkkkk

Abraços,

ROBERTO SCHOLLER
21/11/2013, 11:02
Salve Roberto!

Também acho que vale a pena.

É uma coisa que distrai, ocupa a cabeça e te faz mergulhar num mundo diferente.

Melhor ficar pensando no que vou fazer nele daqui a pouco do que ficar assistindo novela, né?! kkk

Obrigado pelo apoio!

Abraços,

:palmas: É isso ai Italo!!! Parabéns!!!

Marcus Brandão
21/11/2013, 14:13
Vai jogar um seis bocas?
O Danilo da www.casadatransmissão4x4.com.br (http://www.casadatransmissão4x4.com.br) monta essas CTs de band do zero e pode te ajudar com a flange de adaptação. 100% gente boa e 100% feioso o cabra.

Italo Padilha
21/11/2013, 16:59
Vai jogar um seis bocas?
O Danilo da www.casadatransmissão4x4.com.br (http://www.casadatransmissão4x4.com.br) monta essas CTs de band do zero e pode te ajudar com a flange de adaptação. 100% gente boa e 100% feioso o cabra.

Estou arrumando um MWM 2.8 TDI+...rsrs Espero que dê tudo certo.
Se não der, já tem um Opala 6 cilindros encapetado para colocar! :evil:

Eu já andei fuçando o site desses caras, se bobear virá de lá mesmo.
Só que vou ter que fazer a adaptação aqui em Mogi mesmo.

Abraços,

Marcus Brandão
22/11/2013, 08:54
É uma idéia mas acho que o Danilo vende a flange pronta. vai desenrolando aí pra ver pra que lado anda.
E a documentação? será que não vai dar problema pra mudar o combustivel?

Italo Padilha
25/12/2013, 12:37
Salve galera!

Primeiramente, Feliz Natal! :brinde:

Caros, chegaram as minhas buchas da suspensão. Elas vieram da Borrachas Rocha. Para minha surpresa, não eram as buchas que eu esperava. Quando pedi a eles, estava me referindo às buchas que fazem parte da fixação das barras ao chassi e não as que fazem parte da fixação das barras ao eixo. Enfim, já estão aqui e vou utilizá-las.

Mas aí surgiu uma dúvida, alguém já fez com eles as buchas que fazem parte da fixação das barras ao chassi?

Quando pedi essas a eles, me disseram que nunca fizeram essas buchas... :pensativo:

Alguém teria as medidas originais dessas buchas para eu poder enviar a eles e confeccionar novas?

Muito obrigado!

Abraços,

Eduardo Velo
25/12/2013, 15:00
Borrachas Rocha fez as buchas das Links pra 3 Engesas que pedimos , o diam. ext. é de 72 mm , é só pedir as borrachas das links de engesa ... o pedido foi feito por Carlos R. Winkler , manda email pra ele comentando sobre esse pedido e pede pra fazer igual ...
Nesse tópico tem as buchas instaladas ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/2222-engesa-f3-edu-jabiraca-64.html

Italo Padilha
25/12/2013, 23:59
Edu, eles me enviaram essas buchas (72 x 50 mm). Idênticas as que você utilizou, conforme foto abaixo.

444638

Mas eu gostaria de trocar as buchas que aparecem nessa outra foto.

444639

Pelo que entendi são borrachas utilizadas na F350? O pessoal da Borrachas Rocha não tem delas?
Fica bom e/ou similar as originais?

Abraços,

Eduardo Velo
26/12/2013, 08:36
A bucha é do tensor da F350 ... acha em qqer loja de peças de caminhão ...

Bucha Tensor Dianteira #2487 F350 F400 F2000 F4000 - R$ 12,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529674508-bucha-tensor-dianteira-2487-f350-f400-f2000-f4000-_JM)

abs ...

Italo Padilha
27/12/2013, 01:50
Valeu Edu! :concordo:

Já estou providenciando as mesmas!

Abraços,

Italo Padilha
27/12/2013, 02:02
Pessoas,

Estou começando a montar o conjunto motor + câmbio + transferência. :dance:

A configuração vai ficar na consagrada receita:
MWM 2.8
Carcaça do volante da S-10
Capa seca original
Câmbio Clark 240V
Kit de adaptação da caixa de transferência da Band (by Piradiesel)
Caixa de transferência do câmbio de 5 marcas da Band

Dúvida que surgiu na aquisição de alguns componentes:

Li diversos posts falando sobre o volante motriz do MWM 2.8 e para mim ficou claro que o uso e o custo do volante motriz rígido da S-10 é a melhor opção.

Porém, a dúvida ficou sobre a melhor opção do kit de embreagem para utilizar nessa configuração.

Alguém poderia me ajudar? :-?

Abraços,

Italo Padilha
01/01/2014, 12:48
Feliz Ano Novo a todos! :brinde:

O último dia do ano rendeu bastante na oficina.

Terminamos de desmontar e preparar a carroça para começar o trampo do funileiro na semana que vem.

Ainda falta dar um bom banho para ter noção do que será preciso fazer, mas ela está melhor do eu imaginava!

Apelamos até para o trabalho infantil. :mrgreen:

Abraços,

445264445265445266445267445268445269

Italo Padilha
22/07/2014, 17:08
Salve pessoas!

Pensaram que tópico, eu ou o projeto tinha morrido? Erraram...rsrs

Ou eu fico aqui escrevendo ou eu fico na oficina fazendo. Tenho optado por ficar fazendo, a maior parte by myself. :mrgreen:

No último capítulo estávamos na desmontagem...parte moleza da história.

Então comecei o trabalho de verdade. Do último post pra cá fizemos o seguinte:

- Desmontagem da bagaça toda...quando digo toda, é TODA! Não sobrou um parafuso no lugar!

- Lavagem e tratamento do chassi. Só tinha uma parte enferrujada próxima ao tanque de combustível. Tratei com lixamento e conversor de ferrugem. Todo o chassi, diferenciais e suspensão foram lavados com diversos produtos, lixados superficialmente e pintados com Preto Fosco Vinílico e Verniz Fosco. Pensa num trabalho de chinês preso...mas ficou legal!

Daqui em diante vou colocar as fotos das etapas prontas ou semi-prontas com a descrição do que foi feito.

zeca_cj
22/07/2014, 17:25
Estamos +- na mesma etapa!

Boa sorte na empreitada!

Marcelo Oyarzábal
22/07/2014, 17:59
Estamos +- na mesma etapa!

Boa sorte na empreitada!

Nem falem isso, estou me mudando para o RS e vou com o Troller rodando (2000 Fase 1). Quando chegar lá vou parar para algumas alteraçoes. Acredito que entre (3 meses até um ano) :parede:

Italo Padilha
22/07/2014, 20:15
Assim com o Jack, O estripador, vamos por parte.

Como postei anteriormente, optei por montar o conjunto motor MWM + capa seca original + câmbio clark + transferência da Bandeirante.

O kit de adaptação utilizado foi o da Piradiesel. Achei o kit mais robusto e bem acabado.

Seguem algumas fotos da sequência de montagem:

471565471566471567471568471569471570471571

Italo Padilha
22/07/2014, 22:25
Voltando ao chassi e suspensão, não tive muita oportunidade para "registros" nessa fase. Posteriormente posto as fotos dele pronto.

Mas basicamente foram trocadas todas a borrachas da suspensão. Somente algumas estavam estragadas, mas já aproveitei a oportunidade e troquei todas, ficaram todas iguais e em boas condições.

E aí já começaram algumas mudanças. Molas e amortecedores da Rota4x4 para dar um subidinha no brinquedo. :twisted:

Como eu já estava mal intencionado com os pneus, já aproveitei e fiz os calços da carroceria.

Vi diversos jipes com todo tipo de calço..até de madeira! Alguns ficaram bons, outros nem tanto ou apresentaram algum problema.

Optei por um meio pouco comum. Aumentei o suporte original com tubo e mantive os calços originais.

Seguem as fotos:

471610471611471612

Italo Padilha
22/07/2014, 22:40
Aí veio a hora de “sentar” o powertrain no chassi...

Foi um inferno resumidamente...mas acho que deu certo.

Fiz o suporte da caixa de transferência similar ao original e confeccionei outra barra de suporte, para não parecer adaptação “gabiarrada”.

Durante a montagem também estou aproveitando para trocar todos os parafusos. Parafusos que sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de aço 12.9 ou similar, em sua maioria Allen. Parafusos que não sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de inox, em sua maioria Allen também...tá tá...sei que é frescura...mas “jáque”...rsrs
Também, sempre que possível, tenho trocado o parafuso ou refeito a rosca para métrica e eliminando a maioria das polegadas.
E as porcas tenho usado, onde possível, auto-travante.

Seguem fotos da “igreja”:

471614471615471616471617471618

zeca_cj
22/07/2014, 23:38
Italo,

o suporte da cx de marchas nao deveria ser por debaixo do chassis?

da forma que está, se precisar, como vai baixar a caixa de marchas sem tirar a carroceria? :pensativo:

Italo Padilha
23/07/2014, 00:07
Salve Carlos,

O suporte original do Engesa é similar a esse.

Para trocar somente a embreagem, é só soltar os quatro parafusos que estão nas extremidades do suporte (barra verde) e correr o câmbio e a transferência para trás, apoiada em cima do chassi mesmo.

Caso precise descer o conjunto, é só soltar o coxim que está apoiado no suporte e correr o suporte para trás também.

Quando fiz a adaptação já pensei na manutenção! Dá para descer tudo sem mexer na carroceria! ;-)

hercilio.neto
23/07/2014, 09:55
Esse suporte que é preso na barra, não deveria ser apoiado em coxins?

Italo Padilha
23/07/2014, 12:17
Hercílio, me desculpe pela qualidade das fotos...rsrs...o fotógrafo é meia boca.

Está apoiado sim, de forma similar ao original. Utilizei o coxim do câmbio da D20 (acho), que é maior que o original no comprimento. Assim ganhei maior área de apoio e um coxim de resistência maior também.

Italo Padilha
23/07/2014, 12:45
Continuando a epopeia...

Então veio a parte que mais me irritou até agora...a maldita funilaria e pintura.

Arrumei um funeco e dois pintores de uma concessionária aqui da cidade para fazer o trabalho.

Os caras são bons e o serviço também ficou legal...mas toda vez que dependo de terceiros para fazer qualquer coisa, começa a dor de cabeça...enfim.

De funilaria foram desamassadas algumas partes e outras tirei as medidas e comprei as chapas já dobradas. Basicamente foram trocados os assoalhos dianteiros e as partes laterais próximas aos mesmos. O resto estava bom ou só amassado. Aproveitei para fazer alguns reforços na carroceria.

De pintura, depois de preparada a lata, foi aplicado fundo fosfatizante verde, fundo PU, tinta e verniz. Em algumas partes foi utilizado KPO para vedação e na parte inferior da carroceria e internamente, no assoalho, foi aplicado emborrachamento. A cor escolhida foi o Laranja Nemo da Fiat.

Seguem algumas fotos da empreitada:

471638471639471642

Italo Padilha
23/07/2014, 13:17
471643471644471645471646

ROBERTO SCHOLLER
23/07/2014, 16:46
Nossa!!! Vai ficar TOP Italo Parabéns!!!

Estamos acompanhando!

Grande abraço.

hercilio.neto
23/07/2014, 21:32
Voce foi muito feliz na escolha da cor.
O trabalho de funilaria também está ótimo.
Parabéns.

JOÃO R.
23/07/2014, 23:34
Bom o serviço de de lataria... E boa escolha da cor....
Acompanhando.
abraço.

Italo Padilha
24/07/2014, 02:17
Valeu galera! Fico feliz pelo apoio e pelos elogios! :concordo:

Italo Padilha
24/07/2014, 02:48
Depois de colocado o motor no lugar...pensa numa ansiedade de ver a encrenca funcionando.

Aí liguei ele 30 segundos só para ouvir o barulhinho. :mrgreen:

http://youtu.be/nGvDHl3Yqrw

ROBERTO SCHOLLER
24/07/2014, 17:34
Show!!! :palmas:

Italo Padilha
24/07/2014, 21:44
Continuando...:lol:

Fiz mais algumas coisas, mas não tenho registros, tais como:

- Montagem do flutuante traseiro da HD4x4;
- Revisão completa do diferencial traseiro;
- Revisão dos freios traseiros, mantido original;
- Revisão, troca de retentores, buchas e proteções do diferencial dianteiro;
- Revisão dos munhões; e
- Montagem do freio dianteiro, já com adaptação do freio da Band.

E aí surgiram algumas dúvidas/curiosidades...:pensativo:

- Em relação ao acionamento hidráulico da embreagem, qual sistema é melhor?
Todo 608, 709 + 608, Bandeirante, Hilux, Marruá, outro?

- Instalei as molas maiores da Rota4x4. Então, quando fui instalar as barras Panhard, os braços da suspensão, com o jipe no plano, ficam desalinhados em relação ao chassi, porque as barras ficaram curtas.
O pessoal da Rota4x4 disse não haver problemas, inclusive eles montaram diversos sem o ajuste das barras. Eu, com o meu "perfeccionismo", achei muito estranho. :discordo:
:confused: Alguém aí já passou por essa?
:confused::confused: Alguém aí usa molas maiores e ajustou as barras?
:confused::confused::confused: Alguém aí usa molas maiores e não ajustou as barras?
:confused::confused::confused::confused: Como ficou o desempenho do jipe, alinhamento e tals?

Abraços,

Italo Padilha
24/07/2014, 22:40
Diferencial dianteiro na revisão.
Essa bucha deu trabalho. As que são vendidas pela Rota4x4 ficaram folgadas e tive que confeccionar novas sob medida.

471842471843471844471845

Italo Padilha
04/08/2014, 17:04
Salve galera!

Seguem mais alguns registros da empreitada!

473124473125473126473127

Italo Padilha
04/08/2014, 17:16
Seguem mais algumas fotos:

- Calço da carroceria pronto;
- Ajuste feito na Panhard para acertar o alinhamento dos braços da suspensão.

Abraços,

473128473129473130

guilhermeabreu
04/08/2014, 22:25
ITALO PADILHA

Vamos lá :

Qula o comprimento destas molas que vc colcou ????

Só a partir desta resposta posso falar mais alguma coisa .

Toda a vez que vc coloca maiores vc tem que :

1- Mexer na PANHARD pq ficará desalinha se não fizer esta correção .

2- Mexer no ângulo do CÁSTER pq se não fizer isto o ENGESA vai ficar uma bosta pra guiar .

Bom pelas fotos e pela altura dos calços da carroceria , vc deve ter colocado molas ENOOOOOORMES , por isto a minha pergunta inicial de qual comprimento que vc colocou estas molas .

As buchas do tubo do doferencial do meu ENGESA o ROGÉRIO NUNES é que fez sob medida .

Pelas fotos achei seu ENGESA muitíssimo alto e com um visual não muito legal , deverá estar muito instavel e perigoso com toda esta altura , DESCULPE PELA MINHA SINCERIDADE .

Italo Padilha
04/08/2014, 23:38
Opa!

Doutor, coloquei as molas da Rota4x4. Acho que são uma polegada e meia maiores. Os pneus são de 36".
As molas nem são tão maiores, só deixei as carroceria mais alta pensando em possíveis pneus 38" no futuro.
E não queria os pneus pegando na carroceira ou nos alargadores, como vi em alguns Engesas.

Mas eu, com minha mania perfeccionista, não me aguentei e já ajustei a Panhard no fim de semana...rsrs
Nas fotos acima tem a Panhard traseira ajustada já.

Só no caster que ainda estou na dúvida em mexer. Tirei algumas medidas e não alterou muito...sei lá.

Qual a sua opinião?

As buchas eu vacilei também. Aquelas da Rota4x4 não foram uma boa pedida. Acabei fazendo sob medida também.

Abraços,

guilhermeabreu
05/08/2014, 19:34
CARO ITALO

Cara estou desanimado por ter levantado o meu ENGESA , simplesmente pq muda muito o GUIAR do carro , eu estou MUITO INCLINADO EM ABAIXAR ELE NOVAMENTE .

Mas não sei qual a finalidade que vc terá do seu , NO MEU CASO , eu uso ele pra tudo para o trabalho que sinifica rodar 700km/semana e andando a 100/110km/h em asfalto e passeios e trilhas leves a média qdo tem , não faço mais trilhas pesadonas pra quebrar carro , ou melhor mesmo nas trilhas pesadas que fiz poucas vezes eu quebrei .

Se o seu uso for só pra trilhas , não vejo muito problema em ficar muito alto , mas uma coisa é certa , COM ESTA ALTURA SE VC NÃO CORRIGIR O CÁSTER ele vai ficar INDIRIGÍVEL ou melhor vc terá um HUIAR HORROROSO , o carro não vai querer andar em linha reta , vc com o volante fixo numa reta ora o carro vai prum lado ora vai pra outro e passar em uma ponte com outro carro em sentido contrário será uma AGONIA SEM FIM , pq ele vai partir para bater no outro carro e se vc tirar um POUQUINHO ele vai pra cabeceira da ponte , UM VERDADEIRO INFERNO NA SUA VIDA . Se vc nunca viu um CAPETA , vc vai ver de perto será o seu TERATOGERA querendo bater em alguma coisa .

PARECE ATÉ QUE ESTOU EXAGERANDO E TE ASSUSTANDO , " MAS É ASSUSTADOR MESMO " , sofri muito com esta desgraça ATÉ O ROGÉRIO NUNES fazer a correção do grau do CÁSTER , o grau recomendado é 4º POSITIVO e pode ir até 6º POSITIVO , o meu na época que levantei ficou em 2º30' e ficou este DEMÔNIO que te falei , uma verdadeira GUERRA para dirigir sem bater em alguma coisa , FORA A TENSÃO E A INSEGURANÇA QUE VC FICA O TEMPO TODO .

SUGESTÃO :

1- Anda com ele com o CÁSTER como esta e vc verá com seus próprios olhos .

2- E com estes PNEUZÕES QUE VC QUER COLOCAR SÓ VAI TE DAR PREJUÍZOS PQ VAI FICAR QUEBRANDO SEMPRE EM TODAS AS TRILHAS QUE FIZER E GASTOS$$$$$$$$$ INTERMINÁVEIS . Sugiro pneus no máximo o 285X75X16 ou o 33x12,5x15 limite máximo na minha opinião , veja relatos de todos que colocaram pneus maiores do que isto VIVEM QUEBRANDO E TENDO QUE FAZER MODIFICAÇÕES CARÍSSIMAS PARA " TENTAR NÃO QUEBRAR MAIS " como o UXIO , MAGAO , KIM .

Estou aqui para qualquer coisa .

Abraço

Varela
06/08/2014, 16:53
vou ficar de olho.

[]s