Conectar

Ver Versão Completa : Projetado do inicio ao fim

nicolaslancaster
22/09/2013, 18:24
Abri esse tópico pois não vi algo parecido.
Essa imagem é de um esboço no qual estou trabalhando
Ficaria muito honrado com vossas opiniões
A inspiração...
Engesa, Ibex, JPX
A carroceria será de aço (do bom minério da minha Minas Gerais)
O visual quadradão é intencional, tenho sempre em mente uma construção simples. Simples a ponto do trabalho poder ser executado em uma serralheria.
Imagino que toda a lataria possa ser cortada sob templates (moldes, gabaritos) e dobrada em uma dobradeira básica.
A união das partes deverá ser com ponteadeira, mig/mag e até parafuso em determinados pontos
O chassi tenho diversas opções; tubular como o engesa e troller, como o Defender e o Ibex recortado e montado em partes como um queba-cabeças,
ou ainda longarianas um "U" como os CJ... Só descartei o monobloco

431960

Kirynoo
04/10/2013, 11:18
Gostei da idéia!

Uns pitacos.
- Chassis - Tubolar (preferencialmente retangular +- 70x70 ou 80x60 +- 5mm de expessura parede e todo soldado
- Eixos - O que pretende usar?
Suspa dá pra perceber as molas helicoidais, (angulo de ataque e saida?), curso suspa?
- Cambio e CT - ???
- Motorização - ???

tem video do projeto? onde seja possivel rotacionar para dar mais alguns pitacos.....

nicolaslancaster
04/10/2013, 19:59
Grato Pelos “pitacos”, são sempre bem vindos.

O chassi; é bem possível que seja tubular; 5mm dá um pouco mais de 3/16 avos de polegada. É uma boa medida de espessura para evitar torção.
Os eixos possivelmente o mesmo do troller
O ângulo de ataque está próximo de 77° e o de saída 45° Entretanto, o ângulo de saída pode ficar na dependência da versão da carroceria e chassi mais curtos ou mis longos (com balanço menor ou maior talvez).
Realmente suspensão é helicoidal, o curso, nesse projeto, é da ordem de 260mm
A caixa de transferência e reduzida eu mesmo vou fazer; imagino que semelhante a dos caminhos engesa porém, dimensionada para uma viatura menor. Tenho equipamentos de usinagem como torno fresadora… (nunca fiz uma) mas, creio que o desafio seja estimulante. a transmissão, em função desse fato fica em aberto assim com a motorizarão mas, aceito sugestões.
Lembrem-se por favor de que essas imagens são ainda de um esboço inacabado.
Estou mandando outras imagens e depois mando um vídeo

433760433761433762433763433764433765

nicolaslancaster
04/10/2013, 23:07
Estou enviando o vídeo prometido:

4x4 Lancaster - YouTube (http://youtu.be/gINAfKmHDJ0)

Kirynoo
05/10/2013, 13:38
Bom projeto!

Uso misto? expedição ou trilhas...

Algumas coisas nem precisa inventar.... mas é interessante!

- Eixos do Troller são bons. Mas este é um veiculo um pouco maior e com mais massa!
- Eixos Hilux, coloque dois eixos de Hilux, pegue um dos trazeiros instale munhoes nele e faça um direcional. Vai ter um par de eixos que não estraga facilmente... alem de ter várias opções, de alteração
- Eixos de Toy.Band também são parrudinhos, e facil de encontrar peças.

- Motor
- poderia ser power train completo hilux, Leve e robusto e faria um bom conjunto com os diferenciais

- Q20B também é uma boa pedida (antigo mas confiável e facil encontrar peças reposição)
- S4T-Plus é bruto.
- Poderia ser o 2.8 (S-10) tambem leve.
- 3.2 Troller

Cambio e CT
- Nestes dois casos (Q20B e S4T), poderia usar a Cambio e CT Toy.Band. (5M com reduzida), bastaria uma flange de acoplamento. e ajustar os eixos.
- Como voce pretende construir a CT, Cambio Clark 5m (tampa aluminio) esqueci o modelo mas depois eu posto ele aqui.

- Dir. Hidraulica - pode ser a mesma do Opala (ZF) também fácil de encontrar e barata

- Rodas / Pneus - ai depende bastante... do uso que pretende.... Poderia ser 33x12,5x15 ou dai pra cima. desta forma aumentaria o vão livre, que melhoraria a transposição de obstáculos. Caso o uso seja mais urbano, poderia se 33x10,5x16 ou 17.

Como vejo um guincho também, e pensando na possibilidade.
- Coloque tomada de força na CT e guincho mecânico.
# se for resolver por CT Toy.Band (ja tem a tomada)

O resto é basicamente perfumaria.

Está usando o SW para montar o projeto?

nicolaslancaster
05/10/2013, 19:01
Meu caro, estou sempre grato por sua intervenção!
O uso desse veículo pode ser o mais variado possível. A condição indiscutível é que a sua aplicação seja para uso extremo assim, ele deverá ser muito robusto, só não consigo vê-lo nas mãos de quem não faz idéia da utilização de um 4x4. É como uma chave com tamanho acima de 19mm ou 3/4 de polegada só tem quem sabe como, quando e onde usar.
Sou muito favorável às peças do bandeirantes – confiáveis, fáceis de encontrar e relativamente baratas - poderia até ambicionar fazer uma pequena série bem padronizada. Brincadeira…
Com relação ao motor tenho alguma experiência com o perkins Q20b pois uma draga de extração de areia do meu irmão utiliza esse motor. Diga-se de passagem, ele esteve submerso por um mês e bastou retirá-lo de dentro do rio limpá-lo e ele rodou tranquilamente apesar de sua fama de temperamental.

O cambio e caixa de transferência podem ser do bandeirantes de fato para fazer par com os eixos
A direção do Opala (tive um diplomata azul escuro ano 88; que saudade!) pode ser.
Aqui cabe uma crítica a mim mesmo no que diz respeito à caixa de transferência. Esse projeto deve ser relativamente barato, isso implica em peças de fácil aquisição, carroceria e chassi, factíveis da forma mais simples possível assim, caixa de transferência ou outras peças complexas feita por mim acho que devemos cortar
Com relação às rodas e pneus concordo plenamente.
Deixei para falar do eixo traseiro adaptado para direcional porque gostei muito dessa ideia. Tanto que vou experimentar o mais breve possível. Caso você tenha mais informações a respeito que possa compartilhar por favor, não deixe de mandar, principalmente sobre os semi-eixos e suas articulações (juntas articuladas, cruzetas, homocinética por exemplo)

Sobre o programa SketchUp 8

oliver.vs
05/10/2013, 22:01
Muito legal o projeto, to tbm entrando em um, junto a meu irmão, mas quero algo nos moldes do UMM português e Cournil. Quero uma mecânica Hiper simples e confiável...

Queria usar motor Deutz a ar, 3 cilindras são extremamente duráveis e econômicos e mais leves que os MWM 229 3 cil... e difíceis de achar. o Outro seria um motor VW 2.0 a álcool, cabeçote rebaixado pra dar tx 14,0:1. bebe menos e nao precisaria de turbo...

Cambio to por fora, mas tem muita opção... ate importador que são mais baratos que os daqui

Eixo eu usaria os de Bandeirantes... confiáveis.

A carroceria do seu me lembra os UMM...rss Muito legal... coloca mais infos... e não esqueça, as vezes é vantagem importar peças... aqui o preço é abusivo!

ABS!

nicolaslancaster
05/10/2013, 22:11
Essa imagem é a template do capô desse projeto. As linhas indicam os pontos de dobra. Esse é só um exemplo.
Foram omitidas medidas ângulos etc.
Claro que o capô tem vigas de reforço indicação de ponto de solda e uma série de informações. Como eu disse é só um exemplo.
A medida em que eu for definindo com precisão as medidas dos componentes poderei postar

433889

oliver.vs
05/10/2013, 22:27
Vc vai fazer as dobras como?? chassis será reto?
fui ver os Ibex e é muito parecido com o UMM so muda a frente.
Eu gostei do projeto... vc ja fez uma estimativa do custo final?

nicolaslancaster
05/10/2013, 22:44
Grato pelas considerações, conheço ambos modelos, são muito interessantes sobretudo, como você mesmo disse, pela simplicidade.

O motor “Deutz a ar” seria o diesel f31912 ? Se for esse acho que ele tem uns 30 hp, diferente do VW nessa configuração deve dar para mais de 120hp

Você já tem um esboço do seu projeto?
Se tiver, sugestão, poderia posta-lo!

Sobre a possibilidade de importação, é um questão muito interessante a se considerar.
Se tiver mais informações que possa compartilhar agradeceria sua presteza em compartilha-la.

nicolaslancaster
05/10/2013, 23:03
Vc vai fazer as dobras como?? chassis será reto?
fui ver os Ibex e é muito parecido com o UMM so muda a frente.
Eu gostei do projeto... vc ja fez uma estimativa do custo final?

As dobras serão com uma dobradeira comum, mesmo as vigas travessas estruturais o serão.
De fato o Ibex lembra o UMM com as laterais do capô rebaixadas. A título de informação o Ibex foi baseado no Land Rover Defender (estruturalmente falando) mas são bem distintos
Acho o Ibex muito bonito
Sobre o valor, eu não gostaria que ultrapassasse uns R$40.000,00 quanto menos melhor.
Sobre o chassi eis a imagem
Ainda farei muita alteração para ajustá-lo as condições de realidade

433893

Kirynoo
06/10/2013, 13:34
Sobre as considerações!

- Então vá de Eixos, Cambio e CT de Toy.Band, encontra peças para ela no mundo inteiro!
- Motor, Q20B é um temperamental sim, mas é simples direto e objetivo, faz seu trabalho sem reclamar!
S4T-Plus é outro do mesmo genero, é bem mais bruto que o Q20B.
- DH - ZF - é super confiável! e não estraga facilmente (quando muito trocar um reparo, que é bem simples)
- Semi eixos, cruzetas e homocineticas e todos os envolventes, dependo dos eixos que vai usar!
- Para todos tem opções de "reforço" desde os nacionais até os importados (depende do bol$$$$$o)

Quanto aos pitacos:
- Cruzetas/homocineticas - Depende do angulo que tera a suspa com maximo encutamento e maxima extensão, e outros detalhes básicos destes itens.
- Porque este rebaixo no chassi, qual a funcionalidade dele? Aparentemente estaria limitando o vão livre com solo o que dificultaria transposição de algum obstáculo. Não seria mais apropriado para um veiculo para situações extremas, que os eixos tivessem uma movimentação mais livre? Como está usando Molas Helicoidais, poderia pensar numa solução diferente para o chassis que permita uma melhor mobilidade dos eixos.

- Voce mesmo fará as dobras nas chapas ou vai mandar para alguma especializada?
- uma observação simples na template do capô (1530mm), já observou que para dobrar este capô vai precisar de chapa fora do padrão comercializado no Brasil. ou talvez eu não tenha percebido corretamente.
- Onde ficou o centroide do projeto? qual a altura relativa ao solo?

- já projetou/simulou/pensou no rolamento lateral do projeto?
- e a dinamica geral.

Quanto ao Sketchup é interessante! ele faz montagens complexas, soldas, e tudo mais?

Pessoal: é Eng.Mecânico?

nicolaslancaster
06/10/2013, 15:04
Sobre as considerações!

- Então vá de Eixos, Cambio e CT de Toy.Band, encontra peças para ela no mundo inteiro!
- Motor, Q20B é um temperamental sim, mas é simples direto e objetivo, faz seu trabalho sem reclamar!
- DH - ZF - é super confiável! e não estraga facilmente (quando muito trocar um reparo, que é bem simples)
- Semi eixos, cruzetas e homocineticas e todos os envolventes, dependo dos eixos que vai usar!
- Para todos tem opções de "reforço" desde os nacionais até os importados (depende do bol$$$$$o)

Quanto aos pitacos:
- Cruzetas/homocineticas - Depende do angulo que tera a suspa com maximo encutamento e maxima extensão, e outros detalhes básicos destes itens.
- Porque este rebaixo no chassi, qual a funcionalidade dele? Aparentemente estaria limitando o vão livre com solo o que dificultaria transposição de algum obstáculo. Não seria mais apropriado para um veiculo para situações extremas, que os eixos tivessem uma movimentação mais livre? Como está usando Molas Helicoidais, poderia pensar numa solução diferente para o chassis que permita uma melhor mobilidade dos eixos.

- uma observação simples na template do capô (1530mm), já observou que para dobrar este capô vai precisar de chapa fora do padrão comercializado no Brasil. ou talvez eu não tenha percebido corretamente.

- e a dinamica geral.

Quanto ao Sketchup é interessante! ele faz montagens complexas, soldas, e tudo mais?

Sempre muito grato pela sua intervenção...

nicolaslancaster
06/10/2013, 19:19
Sobre as considerações!

Quanto aos pitacos:

- e a dinamica geral.

Sobre o motor... o que aparece no meu desenho é o Caterpillar 3406B 6 cilindros em linha não que eu vá utilizá-lo.

Sobre as dimensões de chapa; pagina 2 do documento no link
https://www.belgo.com.br/produtos/planos_e_derivados/chapas_tiras_blanks_rolos/pdf/chapas_tiras_blanks_rolos.pdf

o representante dessa empresa está a 70Km da minha casa em:

Juiz de fora
Endereço: Rua Henrique Burnier, 580
Bairro: Mariano Procópio
Cep: 36080-150
Telefone: (32) 3228-7950

Eu utilizo com certa freqüência chapas de 3m x 1,5m x 14; 16; 18 e 20

Todo o projeto é provisório só o conceito não. Sobre esse ultimo: carro simples que possa ser fabricado até em uma serralheria e de uso severo (certamente me expressei mau com o termo “uso extremo”). Meu foco é nesse conceito e não no desenho da carroceria ou do chassi… Com meia dúzias de cliques no mouse posso fazer as alterações e correções pertinentes. E correndo o risco de ser arrogante, construí-lo com minhas próprias mãos é ainda mais fácil para mim.

Veja o desenho agora o chassi é reto e claro não possui os pontos de fixação e ancoragem da suspensão, carroceria, motor, barras estabilizadoras etc. As travessas, é bem possível que sejam reposicionadas.

433945
Sobre a dobra das chapas, tenho algum recurso técnico e ferramental para esse intento. Acredite não é sofisticado.

Sobre o centróide nunca havia ouvido ou visto esse termo, porém se ele se refere ao centro geométrico ou mesmo o centro de gravidade ou de massa e sua altura relativa do solo, isso pode ser definido, estimado, calculado ou encontrado empiricamente. Pensemos nisso depois!

Sobre o rolamento certamente você sabe que está relacionado diretamente com o centro de massa e a dinâmica de uso. Como eu disse acima pensemos nisso depois!

Quanto ao Sketchup eu diria que ele só não faz chover… Brincadeira. Utilizo muito o autocad, o Sketchup é muito bom por ser gratuito e para fazer maquetes eletrônicas em 3D. É possível construir qualquer elemento de máquina complexo. Pode-se montar o projeto como no mundo real, peça por peça e juntar tudo como em um quebra-cabeça.

Imagino que queira saber minha formação quando pergunta se sou engenheiro mecânico:
Permita-me uma lembrança. Tive um professor de filosofia que dizia que um doutor é um burro carregado de muitos livros ironicamente tenho quase 2000 sobre os mais variados temas, todos lidos reiteradas vezes. Vejo que você é muito inteligente e solícito só precisa ser mais cortês -fazer meu trabalho sem reclamar… lamentável, auto crítica não é reclamação! Voltando ao assunto, diziam no passado que eu era Físico mas isso já passou, hoje sou uma espécie de inventor em tempo integral. Trabalho dando forma e solução tecnológica aos conceitos de pesquisadores e cientistas de algumas universidades. Tecnicamente falando sou instrumentista científico (Também já tive confecção e quebrei). Nas horas vagas fabrico carretinha e congêneres.
Desculpe-me se inflacionei a resposta.
Mas a idéia é boa talvez eu volte a estudar Engenharia Mecânica.

Kirynoo
07/10/2013, 08:02
ahahaahaha! Centroide, centro de Gravidade ou centro de massa são tudo farinha do mesmo saco, significam a mesma coisa!
Correto que pode ser deixado para depois, bem como a parte geral de dinamica.

Quanto a forma do Chassis, foi somente um questionamento simples. Para uso severo quanto mais simples e resistente melhor. Eu colocaria uma travessa a mais, o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido para aumentar a resistencia do conjunto.

Em hipótese nenhuma eu estava questionando sua formação, era somente para eu ter algum argumento mais específico. Quanto a cortesia, muitas vezes o texto não permite as várias nuances de entonação e nem sou muito bom em escrever também, (sacrifico o pobre do lusitano abrasileirado quase sempre). Muito bom ser inventor em tempo integral, dar forma e solução tecnológica a conceitos de pesquisadores realmente é uma dádiva! Tive o prazer de conhecer um, (Sr. Francisco, na época ele tinha uns 65 a 70 anos) que não tinha formação academica, mas era um mestre em traduzir em realidade os conceitos de fisica básica (mecanica).

oliver.vs
07/10/2013, 17:19
Grato pelas considerações, conheço ambos modelos, são muito interessantes sobretudo, como você mesmo disse, pela simplicidade.

O motor “Deutz a ar” seria o diesel f31912 ? Se for esse acho que ele tem uns 30 hp, diferente do VW nessa configuração deve dar para mais de 120hp

Você já tem um esboço do seu projeto?
Se tiver, sugestão, poderia posta-lo!

Sobre a possibilidade de importação, é um questão muito interessante a se considerar.
Se tiver mais informações que possa compartilhar agradeceria sua presteza em compartilha-la.

Olá Nicolas,

Sobre o motor Deutz, o que eu queria usar não é o 912 e sim o 914... o de 3 cilindros aspirado tem 62cv e torque de 20 a 1500... já o de 3 cilindros com supercharger tem 100 cv e torque de 26 a 1600, fora o peso que é mais leve que o MWM. Queria um motor diesel de baixa rotação e não muito pesado... além de durável e de fácil manutenção, ja que o meu projeto se guia pelo mesmo conceito do seu. Simplicidade de uso e manutenção.

O meu projeto esta mais embrionário... ainda pesquisando os materiais e componentes... de molde, eu já estava me guiando pelo UMM e o COURNIL, que são bem simples... fora que eu ja gosto de um visual meio de tratorzinho rsrsrsrs

Sobre a importação é algo que não sai de minha cabeça. Ja que no Brasil vc compra componentes usados pelos preço de um novo com impostos já inclusos... pelo menos os usados em minha região estão bem salgados.

Um outro "jeep" nacional que eu gostei mas nao fabrica mais tbm é o do MATRA... tinha Chassis reto, lembra o Unimog com cara de UMM... Tbm pensei em usar Alumínio, mas acho que ficaria muito caro comparado a chapa de aço.

Bom, eu tbm tava tentando usar o Scketup só que não tenho conseguido muita coisa... rsrsrsrss

Vamos unir forças que acho que vai sair coisa boa... pq eu tbm queria algo que não fosse nada caro.

Abs!!

nicolaslancaster
07/10/2013, 20:50
Olá Nicolas,

Sobre o motor Deutz, o que eu queria usar não é o 912 e sim o 914... o de 3 cilindros aspirado tem 62cv e torque de 20 a 1500... já o de 3 cilindros com supercharger tem 100 cv e torque de 26 a 1600, fora o peso que é mais leve que o MWM. Queria um motor diesel de baixa rotação e não muito pesado... além de durável e de fácil manutenção, ja que o meu projeto se guia pelo mesmo conceito do seu. Simplicidade de uso e manutenção.

O meu projeto esta mais embrionário... ainda pesquisando os materiais e componentes... de molde, eu já estava me guiando pelo UMM e o COURNIL, que são bem simples... fora que eu ja gosto de um visual meio de tratorzinho rsrsrsrs

Sobre a importação é algo que não sai de minha cabeça. Ja que no Brasil vc compra componentes usados pelos preço de um novo com impostos já inclusos... pelo menos os usados em minha região estão bem salgados.

Um outro "jeep" nacional que eu gostei mas nao fabrica mais tbm é o do MATRA... tinha Chassis reto, lembra o Unimog com cara de UMM... Tbm pensei em usar Alumínio, mas acho que ficaria muito caro comparado a chapa de aço.

Bom, eu tbm tava tentando usar o Scketup só que não tenho conseguido muita coisa... rsrsrsrss

Vamos unir forças que acho que vai sair coisa boa... pq eu tbm queria algo que não fosse nada caro.

Abs!!

Olá meu caro como estas?
Eu não conhecia o Matra, sabe o que aconteceu com essa montadora?
“Visual tratorzinho” gostei da expressão, acho que esse visual é quase uma unanimidade entre os amante do 4x4
Sobre seu projeto, se tiver um esboço a mão livre que seja, poderia escaneá-lo, posso tentar montá-lo para você no Scketup.
Sobre o alumínio, esse material é espetacular porém de difícil união por solda em chapas finas pode-se pontilhar, soldar com tig ou mesmo mig/mag, cada uma dessas com uma técnica diferenciada nunca um processo muito direto como nos trabalhos com aço. Para o alumínio uma grande saída é o rebite seja o de repuxo (pop) ou de rebater (O Defender tem boa parte de sua carroceria rebitada)
Eu estava pensando no meu projeto e acho que em relação a lataria eu poderia dividi-la em partes intercambiáveis, por exemplo:

Capô e para-lamas dianteiros fixados por parafusos e de fácil remoção, A parede “corta-fogo”, aquela que separa o motor da cabine, formar um conjunto com o quadro do para-brisas e distinto do resto da cabine e sustentando as portas. O teto da cabine poderia ser removível junto com as laterais superiores da parte de trás. A parede que separa a cabine da carroceria também poderia ser removível e com isso ficaria fácil de montar diversas versões.

nicolaslancaster
07/10/2013, 21:35
ahahaahaha! Centroide, centro de Gravidade ou centro de massa são tudo farinha do mesmo saco, significam a mesma coisa!
Correto que pode ser deixado para depois, bem como a parte geral de dinamica.

Quanto a forma do Chassis, foi somente um questionamento simples. Para uso severo quanto mais simples e resistente melhor. Eu colocaria uma travessa a mais, o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido para aumentar a resistencia do conjunto.

Em hipótese nenhuma eu estava questionando sua formação, era somente para eu ter algum argumento mais específico. Quanto a cortesia, muitas vezes o texto não permite as várias nuances de entonação e nem sou muito bom em escrever também, (sacrifico o pobre do lusitano abrasileirado quase sempre). Muito bom ser inventor em tempo integral, dar forma e solução tecnológica a conceitos de pesquisadores realmente é uma dádiva! Tive o prazer de conhecer um, (Sr. Francisco, na época ele tinha uns 65 a 70 anos) que não tinha formação academica, mas era um mestre em traduzir em realidade os conceitos de fisica básica (mecanica).

Olá meu caro;
Você deu-me uma dica de ouro quando disse “o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido” vou partir para definir esse conjunto. Suponho que, depois seja conveniente a definição de eixo e suspensão. Correto? Se sim depois redesenho o chassi.
Humildade, você demonstra ter essa virtude, apesar de não conhece-lo pessoalmente tenho certeza de que é um homem de caráter.
Sobre a formação: O trabalho e a profissão de um homem devem ser respeitados. A formação… isso sim é perfumaria (serve para abrir certas portas). Já o estudo contínuo, seja ele por qual meio for, preenche muitas lacunas e apara as arestas do nosso conhecimento.
Sobre o Sr. Francisco deve ter sido um privilégio conhecê-lo. Eu mesmo tive a sorte de ser aprendiz de muitos mestres. Uma grande revolta que eu tenho é que essas pessoas não podem dar aulas em escolas formais, existe um artifício legal para que eles lecionem mas, nesse caso eles, lamentavelmente e por conta de uma lei estúpida, não são chamados de professores e sim instrutores.
Vou deixar um link que simboliza essa minha revolta
Rubem Alves - Urubus e sabis (http://www.releituras.com/rubemalves_urubus.asp)

oliver.vs
07/10/2013, 22:28
Olá meu caro como estas?
Eu não conhecia o Matra, sabe o que aconteceu com essa montadora?
“Visual tratorzinho” gostei da expressão, acho que esse visual é quase uma unanimidade entre os amante do 4x4
Sobre seu projeto, se tiver um esboço a mão livre que seja, poderia escaneá-lo, posso tentar montá-lo para você no Scketup.
Sobre o alumínio, esse material é espetacular porém de difícil união por solda em chapas finas pode-se pontilhar, soldar com tig ou mesmo mig/mag, cada uma dessas com uma técnica diferenciada nunca um processo muito direto como nos trabalhos com aço. Para o alumínio uma grande saída é o rebite seja o de repuxo (pop) ou de rebater (O Defender tem boa parte de sua carroceria rebitada)
Eu estava pensando no meu projeto e acho que em relação a lataria eu poderia dividi-la em partes intercambiáveis, por exemplo:

Capô e para-lamas dianteiros fixados por parafusos e de fácil remoção, A parede “corta-fogo”, aquela que separa o motor da cabine, formar um conjunto com o quadro do para-brisas e distinto do resto da cabine e sustentando as portas. O teto da cabine poderia ser removível junto com as laterais superiores da parte de trás. A parede que separa a cabine da carroceria também poderia ser removível e com isso ficaria fácil de montar diversas versões.

Olá,
O Matra foi uma marca que nasceu para substituir o toyota bandeirantes, mas a Toyota acabou comprando a marca e a fechou. Era um projeto robusto e de facil manutenção, com chassis reto, cara que lembra os primeiros Unimogs e o UMM. Particularmente acho chassis reto facil e pode permitir um bom vao livre.
Outro ponto seria um chassis monobloco como os do UMM e COURNIL.... É pq nao sei postar fotos ainda, mas logo trato de por fotos.

Meu projet no fundo seriacopiar um UMM.... :chorandoderir:Mas vou ver o que encontro aqui e posto.

A lataria, seria o de menos, as peças sobre salientes podem ate ser de fibra de vidro.

Vamos colocando as ideias! Acho que em breve vai sair coisa boa, pq tbm tenho pensado muita coisa.

E sobre os motores, ja pensou em alguma coisa???

Abs!

oliver.vs
07/10/2013, 22:30
Tinha esquecido, me digam se estiver errado.

O chassis reto, nao baixaria o centro de gravidade?

nicolaslancaster
08/10/2013, 20:02
Olá,
O Matra foi uma marca que nasceu para substituir o toyota bandeirantes, mas a Toyota acabou comprando a marca e a fechou. Era um projeto robusto e de facil manutenção, com chassis reto, cara que lembra os primeiros Unimogs e o UMM. Particularmente acho chassis reto facil e pode permitir um bom vao livre.
Outro ponto seria um chassis monobloco como os do UMM e COURNIL.... É pq nao sei postar fotos ainda, mas logo trato de por fotos.

Meu projet no fundo seriacopiar um UMM.... :chorandoderir:Mas vou ver o que encontro aqui e posto.

A lataria, seria o de menos, as peças sobre salientes podem ate ser de fibra de vidro.

Vamos colocando as ideias! Acho que em breve vai sair coisa boa, pq tbm tenho pensado muita coisa.

E sobre os motores, ja pensou em alguma coisa???

Abs!

Eis um presente:
Não fui eu quem desenhou, encontrei na rede, tenho o arquivo do SketchUp se quiser é só mandar um e-mail
Eu gosto muito desses outros que eu coloquei junto o primeiro é um THAIRUNG MUV4 o segundo um Ibex

434260434261434262

nicolaslancaster
08/10/2013, 21:42
Tinha esquecido, me digam se estiver errado.

O chassis reto, nao baixaria o centro de gravidade?

Sobre o centro de massa ou centro de gravidade

Não, levanta.

434275434276

Considere dois blocos como no desenho e que esses blocos possuem a distribuição de massa homogênia em seus corpos e que estejam sobre um plano. As medidas dos blocos estão no desenho

Considere também que exista duas linha diagonais na face vista de cada bloco

Considere ainda que você pendurou um pêndulo naquele encontro das diagonais(bem no centro dos blocos)

Nessas condições as diagonais do primeiro bloco terão 45° e as do segundo 63,4°

No primeiro bloco como ele é mais “baixo” começa a “tombar” se você inclina-lo a 45° que é quando a linha daquele pêndulo coincide com a linha diagonal

Já o segundo bloco como é mais alto começa a tombar a 26,6° ou seja quando a linha do pendulo atingir a diagonal desse bloco.

Bem, o bloco mais alto tomba mais facilmente

Assim se o chassi for reto parte da massa se desloca para cima e o veiculo tomba mais facilmente. Se você aumenta na largura diminui esse efeito. Determinar o centro de gravidade é determinar os limites de uso do veiculo

Esse ponto é muito importante por isso disse ao Kirynoo que pensássemos nesse problema depois.

nicolaslancaster
12/01/2014, 22:07
Depois de um tempo parado eis umas outras imagens!
Na parte central da cabine deverá ter um recuo onde vão ser alojadas a embreagem, a caixa de marcha e possivelmente a caixa de transferência
Lembrando sempre que os desenhos aqui são apenas um estudo e não um projeto de engenharia.

446701

446702

446709

nicolaslancaster
21/09/2014, 22:08
Essas imagens novas são uma atualização, já tenho o chassi mais bem definido e vou fazer um protótipo para teste478069478073478074478075478076478077478078478 079
em tubo de 120 x 50 x 4,75 (mm) vai ficar muito rígido

dudu83
27/09/2014, 22:05
kkkkkkkkk, pensei que so eu tivesse essa ideia, venho projetando algo parecido, porem "mentalmente", estou reformando uma bandeirante praticamente sozinho, isso tem me dado muita luz sobre "montar" um carro..

minha ideia de chassis seria como a sua, tipo engesa, minhas sujestoes sao:

eixos dana 44, sao comuns em varios veiculos, ambos seriam rigidos, diversas opcoes de relaçao

setor de direçao zf, bomba de direçao dhb

caixa de cambio eaton com caixa de transferencia borgwrner (ranger, f1000 etc leve e robusta) porem modificaria o acionamento da embreagem, nas picapes modernas ele e muito complicado e caro alem de deixar o power train muito comprido, utilizaria um garfo como na bandeirante e caminhoes..

atuadores de embreagem utilizaria os trw das bands antigas e dos troler 2,8, simples e barato

motor, o mwm x10 ou o cumins 4bt, sao simples e baratos o problema seria o peso

utilizaria feixes de mola..

o ideal e utilizar chapa 20 e 18..

na lataria esbarei num probelma, a junçao entre as portas e a caroceria, isso nao consegui ainda definir

o capo seria como o do hummer, uma peça inteira que abre pra frente isso facilitaria a manutençao e montagem..

So nao sei se e possivel fabricar um prototipo sem airbar e abs e com motor mecanico..

dudu83
27/09/2014, 22:14
a caixa de cambio poderia ser a Eaton FSO4305, teria a opçao de acoplar tomada de força, é bem comum, ele tem a primeira beemmm reduzida dai a caixa de transferencia poderia ser simples como do engesa..

nicolaslancaster
28/09/2014, 14:21
Obrigado pelo comentário DuDu83, é um grande incentivo. A propósito, estou reformando uma F100 e estou pensando em fazer outro chassi ou alongar e reforçar o que eu tenho para fazer uma cabine dupla como as F250 americanas como nas imagens e com tração 4x4, eixo rígido, mola semi-elíptica com reduzida. Bem, a carretinha que aparece junto é só uma curiosidade (eu as fabrico nas horas vagas).
478823478824478825478826

nicolaslancaster
28/09/2014, 15:26
Sobre essa dúvida...
"o nao sei se e possivel fabricar um prototipo sem airbar e abs e com motor mecanico.."
o novo Troller T4 é classificado como fora de estrada assim está dispensado da obrigatoriedade do Air Bag

veja o artigo do CTB

"Art. 4º Estão dispensados do atendimento aos requistos desta Resolução os veículos fora-de-estrada, os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da Associação Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico."

dudu83
28/09/2014, 15:36
a f100/f1000 desse modelo com esses farois redondos na minha opiniao e a picape mais bonita que ja foi inventada..

e o motor com bomba injetora, alguma resoluçao interefere nesse quesito?

nicolaslancaster
28/09/2014, 16:17
a f100/f1000 desse modelo com esses farois redondos na minha opiniao e a picape mais bonita que ja foi inventada..

e o motor com bomba injetora, alguma resoluçao interefere nesse quesito?

Por enquanto o que descobri é que pode-se fabricar no máximo um veículo por ano da mesma marca/modelo para ter isenção de licenciamento ambiental. veja o link abaixo

:: Infoserv Proconve (http://www.ibama.gov.br/proconve/obter_lcvm.php)

Reportagem: Teste de homologação | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/teste-homologacao-612673.shtml)

oliver.vs
04/12/2014, 11:29
Olá Galera!
Bom, apesar de ter sumido, nao parei de pensar no projeto. Estive pesquisando muito sobre o assunto.
Bem, entrei em contato com a Deutz e eles me informaram o valor do motor 914 3 cil... são pela bagatela de 30 mil reais. Completamente inviável. Por este valor pago o Jeep todo e coloco um MB 314.

No caso do motor EU optaria por um motor VW 2.0, ford 2.5 ou Gm 2.4.

Eixos: os Dana 44 seriam ótimos pela disponibilidade no mercado.

caixa de transferencia: Uma replica do willys ou Engesa... O que seja mais simples.

Carroceria: Insisto no "monobloco" tipo do UMM Alter. Que é um chassi com parte do quadro soldado nele. O que facilitaria o uso de peças fibra ou aluminio.

Suspensão: Seria mesmo o feixe de mola, que é mais simples.Pelo menos a principio.

Cambio: ai nao pensei nada... mas o embreagem com disco duplo de ceramica pela durabilidade.

Bom, estou esperando as ferias pra começar a desenhar. mas vamos postando mais ideias.

Grande abraço!

nicolaslancaster
22/09/2017, 00:13
Fiquei bastante tempo se publicar mas, abri uma firma de carretas, tratores transportadores e trenzinho da alegria. podem visitar meu site Jerico Veiculos Especiais (http://www.jerico.com.br)552296

nicolaslancaster
22/09/2017, 00:15
Carretinha: Fabricacao de paralamas - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-LLRN3CJs48)

nicolaslancaster
22/09/2017, 00:19
https://www.youtube.com/watch?v=M3fqSDR4EUQ&t=82s

nicolaslancaster
22/09/2017, 00:24
Enquanto não produzimos nosso fora de estrada vamos construindo carreta, tratores, e até trenzinho da alegria, tudo 4x4 e com reduzida menos as carretas é claro
https://www.youtube.com/watch?v=3CVk8wlceY0

nicolaslancaster
22/09/2017, 00:49
Essa são fotos da maquete do trenzinho e um esboço. O chassi da f1000 que vai virar locomotiva 4x4 já esta desmontado

552297552299552298552300552301

nicolaslancaster
22/09/2017, 01:15
Esses vermelhos são projetos meus e pretendo construi-los ao menos um de cada

https://www.youtube.com/watch?v=6dhvIMzk_QI

titanium
22/09/2017, 07:08
Nicolas,

Muito bom encontrar esse tópico.
Acho que não tinha reparado nele ainda aqui no fórum.

Parabéns pelo empenho em busca dos seus sonhos!
SIGA FIRME!

Uma hora você terá sua pequena frota rodando por aí...

Gostei dos desenhos e projetos.

Mas se me permite uma sugestão: use motores fortes e mais modernos.
Talvez um MWM 2.8 mecanizado seja interessante para seu projeto.
Não sei em termos de custos, mas seria uma boa opção.

Aí nesse sentido valeria a pena investir em um conjunto mecânico de algum carro já consagrado... talvez motor, câmbio, eixos e suspensão de troller ajudem você a tirar do papel mais rapidamente esse projeto.

Ou mesmo uma mecânica de F250.. aí ficaria absurdamente bruto o projeto.

Outra coisa: utilize ao máximo peças intercambiáveis e fáceis de encontrar no mercado Brasileiro (hoje e pelos próximos anos - carros comuns que não tenham tanta atualização de projeto), mas de boa qualidade (que não sejam forçadas no uso comum do seu projeto )

Abraço!

jorgeffn
22/09/2017, 12:22
Também não conhecia o Tópico e foi uma grata surpresa!!

Nicolas, parabéns pelo trabalho!!! Sensacional! :palmas::palmas:

abs!

nicolaslancaster
10/10/2017, 15:15
Pretendemos fabricar veículos fora de estrada, ainda não foi possível, seguimos fabricando carretinhas!

nicolaslancaster
11/10/2017, 09:44
Faço o convite para que visitem nosso site, estamos trabalhando para implantar as funcionalidades mas, já está no ar!

Jerico Veículos Especiais

(http://www.jerico.com.br)

nicolaslancaster
11/10/2017, 10:02
Usinagem da ponta de eixo de carreta:

Carretinha - usinagem da parte anterior da ponta do eixo. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=5hMUjU1Xxnw)

titanium
17/10/2017, 06:42
Nicolas, muito bom o vídeo!
Gostei do site!

Será que sai uma carretinha com chassi e projeto personalizado (e documentada)?

Abraço!

nicolaslancaster
18/10/2017, 07:37
Nicolas, muito bom o vídeo!
Gostei do site!

Será que sai uma carretinha com chassi e projeto personalizado (e documentada)?

Abraço!

Ola titanium, meus e-mails são nicolaslancaster@gmail.com ou jericoveiculos@gmail.com, podemos fazer contato para eu conhecer seu projeto. Obrigado pelo contato.

titanium
19/10/2017, 07:05
Ola titanium, meus e-mails são nicolaslancaster@gmail.com ou jericoveiculos@gmail.com, podemos fazer contato para eu conhecer seu projeto. Obrigado pelo contato.

Obrigado Nicolas!

Vou resgatar um projeto antigo que desenhei e assim que achar te passo por e-mail e vamos debatendo a viabilidade e custos!

Abraço!

nicolaslancaster
15/07/2018, 21:33
559949559950
Entrar no mercado não é nada fácil, manter-se nele mais difícil ainda.
Seguimos produzindo as carretinhas mas, de olho em produzir nossos 4x4 e os tratores transportadores.

nicolaslancaster
15/07/2018, 21:43
559951559953559954559955
Por hora vamos contribuindo para a implantação da plataforma mineira de biocombustíveis, biodiesel e bioquerosene de aviação na região de Juiz de Fora e Lima Duarte. A macaúba é a oleaginosa básica desse projeto. Parece que a Biofábrica virá antes dos 4x4!

nicolaslancaster
15/07/2018, 22:33
Sobre essa dúvida...
"o nao sei se e possivel fabricar um prototipo sem airbar e abs e com motor mecanico.."
o novo Troller T4 é classificado como fora de estrada assim está dispensado da obrigatoriedade do Air Bag

veja o artigo do CTB

"Art. 4º Estão dispensados do atendimento aos requistos desta Resolução os veículos fora-de-estrada, os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da Associação Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico."

Veja essa resolução, é a mais atual sobre esse assunto

Resolução CONTRAN Nº 721 DE 10/01/2018 - Federal - LegisWeb (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=355792)

http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao6992017.pdf

nicolaslancaster
16/07/2018, 00:04
Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento suplementar de segurança passiva - Air Bag, na parte frontal dos veículos novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

Resolução CONTRAN nº 311 de 03/04/2009 - Federal - LegisWeb (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.legisweb.com.br%2Flegi slacao%2F%3Fid%3D111219)

Estabelece requisitos de proteção aos ocupantes de veículos em casos de impacto lateral contra barreira deformável.

Resolução CONTRAN Nº 721 DE 10/01/2018 - Federal - LegisWeb (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.legisweb.com.br%2Flegi slacao%2F%3Fid%3D355792)

Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do sistema de controle de estabilidade, nos veículos M1 e N1 novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

http://new.denatran.gov.br/download/...cao5672015.pdf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fnew.denatran.gov.br%2Fdownl oad%2FResolucoes%2FResolucao5672015.pdf)

Altera a Resolução CONTRAN nº 311, de 03 de abril de 2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento suplementar de segurança passiva - Air Bag, na parte frontal dos veículos novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

http://www.denatran.gov.br/images/Re...ao59720162.pdf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.denatran.gov.br%2Fimage s%2FResolucoes%2FResolucao59720162.pdf)

nicolaslancaster
19/09/2018, 21:00
561603561604561605561606

Bem, enquanto não é possível produzir nosso fora de estrada, vamos fazendo o possível. Essa é a maquete de um trenzinho que estamos para fabricar.
Será montado sobre o chassi da F4000 (antiga) encurtado.

nicolaslancaster
19/09/2018, 21:06
561607561608

Os desenhos básicos

nicolaslancaster
19/09/2018, 21:09
Trenzinho com vagao - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=3CVk8wlceY0&t=42s)

nicolaslancaster
19/09/2018, 21:10
trenzinho estrutura 1 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=o0NV1Mpiz7Q&t=22s)

titanium
20/09/2018, 06:52
Muito legal o projeto detalhando os pontos onde ficarão os metalons para firmar a carcaça do trenzinho!
Parabéns! Show seus projetos!

Abraço!

nicolaslancaster
02/06/2019, 15:27
carro 7 JPX - YouTube (https://youtu.be/VVGZ5GyUwTo)

nicolaslancaster
02/06/2019, 15:46
Mais um passo!

566688566685566686

nicolaslancaster
02/06/2019, 15:56
JPX marco zero. A luta continua...
566687

titanium
03/06/2019, 07:16
Poxa Nicolas, PARABÉNS!

Que Deus abençoe seus planos!
Estamos na torcida!

:euforico:
:palmas:
:torcendo:

nicolaslancaster
04/06/2019, 08:32
Obrigado meu caro!
Seguimos trabalhando...

Poxa Nicolas, PARABÉNS!

Que Deus abençoe seus planos!
Estamos na torcida!

:euforico:
:palmas:
:torcendo:

nicolaslancaster
04/06/2019, 09:05
A quem interessar:

Meu nome é Nícolas e atualmente sou o detentor da marca JPX. Estou buscando colaboração para montagem de um acervo de documentos e materiais referentes ao JPX com vistas a uma possível reedição do dito. Plantas, desenhos, medidas, adaptações, projeções modernizadas do design do JPX, fotos de detalhes, moldes, gabaritos, peças, enfim, qualquer informação, material ou ferramenta que permita o resgate do projeto e da marca.

Meus recursos para essa empreitada são muito pequenos por isso peço a colaboração espontânea de quem tiver algum material do JPX e que queira doa-lo.

O "Jota" não merece o esquecimento, pelo contrário, merece um lugar ao sol ( e também no barro, no buraco, na estrada esburacada, no meio da mata, na travessia do rio...) merece rodar pelo Brasil.

Meu e-mail é nicolaslancaster@gmail.com

Se puder divulgue meu apelo.

Obrigado!

Nicolas Lancaster.

nicolaslancaster
26/09/2019, 21:48
568830
Esse é o nosso chassi de referência

nicolaslancaster
26/09/2019, 21:49
568831
O esboço inicial do novo chassi JPX

nicolaslancaster
26/09/2019, 21:58
568832
Colaboração do Eduardo IDD
Obrigado meu caro

oliver.vs
27/10/2020, 20:21
Grande! Vc foi longe... Eu sumi por conta de falta de tempo. Ainda com o sonho de fabricar um 4x4. Pena que no Brasil a legislação não ajude ao pequeno empreendedor.

Como vai o projeto?

Mande notícias

oliver.vs
27/10/2020, 20:23
Esse ele projetou pra vc ou foi uma releitura do blog dele?

Hoje tenho pensado em um caminhãozinho 3/4 4x4... Foge das obrigatoriedades dos carros. E um projeto legal pode ser vendido até para motorhome.

Pensa no caso. Forte abraço!

nicolaslancaster
12/06/2022, 20:04
As duas coisas, eu havia feito uma releitura de um projeto dele e ele me retornou algumas sugestões. Hoje o projeto destoa bastante do projeto original mas a base foi dele.

nicolaslancaster
13/06/2022, 01:26
Esses são alguns estudos579224579225