PDA

Ver Versão Completa : fumaça branca



henrique wamser
02/11/2005, 21:48
OLA AMIGOS
NOS ULTIMOS TRES DIAS AO LIGAR O DEF PELA MANHA,SAI UMA FUMAÇA BRANCA EM BAIXA ROTAÇAO, E QUANDO AUMENTA A MESMA, A FUMAÇA CESSA. NOVAMENTE EM BAIXA, A DITA RETORNA. DEOIS DE O MOTOR ESQUENTAR O PROBLEMA SOME.NAO BAIXOU O NIVEL DA AGUA, E NAO NOTEI NENHUMA ALTERAÇAO NO RENDIMENTO ALGUEM SABE EXPLICAR :?: :pensativo: :pensativo:

felipejpx
04/11/2005, 08:46
Provavelmente são as velas de pré-aquecimento da câmara de combustão :pensativo: ... De uma olhada no link abaixo, trata-se do JPX, mas é equivalente..


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8020

Boa sorte... :concordo:

henrique wamser
04/11/2005, 14:14
OK, FELIPE SE FOR ISSO MESMO, PRECISO LEVAR NA CONCESSIONARIA E PERGUNTAR SOBRE GARANTIA(SE NAO FOR ISSO, TAMBEM) :D . MAS A VERDADE E QUE EU NEM SABIA QUE EXISTIAM AS TAIS VELAS
TKS, []S

_portela
05/11/2005, 19:15
Sempre comece pelo mais simples...

Pode ser apenas água no filtro de combustível e no sendimentador. Antes de qualquer medida, drene-os.

As velas de pré-aquecimento só fundionam na partida...Se o cara liga e a fumaça continua em baixa, provavelmente não são velas...

Se levar na concessionária provavelmente serão as velas :mrgreen:

[]s

felipejpx
06/11/2005, 22:09
Grande Portela...

Valeu pela dica, aprendi mais uma...
No meu caso eram velas, pois a fumaça só acontecia na partida. Elas estão sendo trocadas, vamos ver como ficará...

Abraços

_portela
07/11/2005, 09:10
Felipe,

É que pelo que entendi a fumaça branca do henrique está constante em marcha lenta, ou seja, após as velas já estarem desligadas...

Geralmente fumaça branca é sinal de água...

[]s

Marcio Raso
07/11/2005, 17:38
O problema pode ser das sedes do cabeçote, pelas varetas do balancim passam oleo lubrificante para os cilindros enquanto frias, causando a fumaça branca pela queima do lubrificante. Quando o motor esquenta um pouco, volta a medida padrão e impede a passagem do oleo para a camara de combustão. Se a fumaça branca aparecer por mais tempo que poucos minutos deve ser levado a uma oficina para melhor avaliação. Se for por pouco tempo não ha muito que se preocupar.

henrique wamser
07/11/2005, 17:48
ola MARCIO

MAIS OU MENOS 1 MINUTO E MUITO :?: TERIA ALGUMA COISA RELACIONADA COM UMA ANTERIOR QUEBRA DA CORREIA DENTADA E CONSEQUENTE TROCA DAS VARETAS VALVULAS :?:

()s

Marcio Raso
08/11/2005, 00:38
Com toda certeza, tem tudo a ver com a quebra da correia dentada, que amassou as varetas e quebrou os balancins. No amassar das varetas as sedes destas no cabeçote se danificaram e assim deixam passar oleo para os cilindros. Deve-se observar se a duração da fumaça branca não vai aumentar e se o carro não vai perder potencia. 1minuto não é muito, procure não forçar o motor enquanto tiver fumaça branca. Se o problema aumentar a solução é simples e não é muito cara. Deve-se retificar as sedes das varetas no cabeçote. Marcio

_portela
08/11/2005, 08:03
Pô Henrique,

Já que teve este histórico, esquece a "coisa simples" que falei, que também ocasiona fumaça branca e segue as orientações do Marcio, é exatamente o que ele descreve...


[]s e boa sorte!

henrique wamser
08/11/2005, 08:21
OLA MARCIO E PORTELA, OLA TODOS

A FUMACA SO APARECEU DEPOIS DE 10000KM APOS O OCORRIDO.
A SUSPEITA DE VCS CONTINUA A MESMA :?:

_portela
08/11/2005, 08:31
Henrique,

Com este histórico a suspeita é forte e se ratifica...
Por via das dúvidas, faça as coisas simples, drene o que tem que ser drenado, mude de posto e, por fim, verifique o cabeçote quanto a empenos, o assentamento das válvulas, as prórpias válvulas, a junta do cabeçote...

Agora, mata a minha curiosidade...A correia "quebrou" com quantos quilômetros????

[]s

henrique wamser
08/11/2005, 08:43
com 25mil, depois de subir uma serra, a correia nao arrebentou, mas perdeu us dez dentes.era uma correia que nao tinha nem marca.a concessionaria colocou uma com logo da LR E TUDO

()s

_portela
08/11/2005, 08:52
Henrique,

Eu ando sempre com aquele bujão da caixa da correia e fico monitorando a presença de borracha na caixa ao retirá-lo...Fica aí uma dica para estar menos vulnerável a uma quebra de correia.

Além disto, utilizar a original ou de marcas reconhecidas, Goodyear, Dayco, Gates, Bosch, International...

[]s

henrique wamser
08/11/2005, 08:56
sera que o td 5 vira com esta correia :?:

_portela
08/11/2005, 09:04
Td5 não tem correia...E possivelmente não virá...Provavelmente algo mais novo...

Mais informações do Td5 em http://www.discoverytd5.co.uk/td5.htm

[]s

Marcio Raso
08/11/2005, 12:23
Henrique, a dica do Portela é bem legal. Habitue-se a verificar vestigios de borracha pelo bujão. Se voce usa o carro sem o bujão e em condições de poeira e lama deve ficar mais atento ainda pois esta deve ser trocada no maximo com 50 Mkm. Marcio

henrique wamser
08/11/2005, 13:36
vou ter que achar o bendito bujao, ja dei uma procurada e nao identifiquei o mesmo, mas no manual deve mostrar.... sera que veio no lugar no carro quando novo :?:

_portela
08/11/2005, 13:51
Henrique,

O bujão fica bem embaixo da caixa da correia, logo atrás das polias inferiores da frente do motor. Se não tiver o bujão tem um buraco com rosca. Se precisar comprar o bujão a medida é 14mmXaté 15mm de comprimento (difícil de achar). Na LR é um absurdo. Na International +/-.

Sempre ando com ele para monitorar o desgaste da correia.

[]s

wagnerlopes
19/11/2005, 16:07
Até onde sei, fumaça branca é queima incompleta de combustivel e a fumaça azul, é a bichinha queimando óleo. Melhor é a fumaça negra, que é a Land poluindo o ambiente! :shock:

[]'s enfumaçados

henrique wamser
21/11/2005, 09:35
ja se passaram 6000 km desde a ultima troca, e o nivel do oleo esta normal.E esta andando muito bem, mas a fumacinha branca de manha,com motor bem frio, a 2000 giros continua.SE EU simplesmente ligo e saio nao se percebe nada. quem procura,acha :roll:

Marcio Raso
21/11/2005, 21:32
Eu me habituei a trocar o oleo do motor a cada 5000 km. Quanto a fumaça, se voce der a partida e sair, realmente sera mais dificil 'perceber' a fumaça, mais que ela vai estar la vai. Marcio

henrique wamser
21/11/2005, 23:20
falae Marcio,legal.
acho que nao e nada muito importante, porque a bichinha esta andando que parece um foguete.O pessoal da concessionaria me mostrou uma zero pulo que tambem solta uma fumacinha....sei la´....to com preguiça de procurar filtros e drenos.



aguardem, o TEQUILA VEM AI :!:

henrique wamser
21/11/2005, 23:25
QUANTO A TROCA, POR ENQUANTO, O OLEO ESTA SEGUINDO O PROGRAMA DA GARANTIA, TROCADO A CADA 10 MIL KM


()s o TEKILA VEM AI

_portela
22/11/2005, 10:21
Pois é Henrique,

Estou com o Marcio. 10mil km de óleo somente se eu rodasse 100% em estradas e com Diesel com teor de enxofre abaixo de 1%. Caso contrário, 5mil km :shock:

A recomendação da Land Rover é a troca de óleo a cada 5mil km se o uso for severo (isto pode ser dirigir na cidade no dia-a-dia) ou se o teor de enxofre no Diesel for igual ou superior a 1% (que é o caso de 90% do Brasil, salvo algumas poucas regiões metropolitanas). Está tudo escrito no "Workshop Manual". Caso seu carro esteja na garantia e estão trocando óleo a cada 10mil km, reclame pois está errado.

Óleo, drenos, filtros e outro monte de besteirinhas são realmente um saco de ficar monitorando, mas são imprescindíveis e a gente, se quiser não ter dor de cabeça maior e mais cara, deve sempre ficar de olho e vencer a preguiça. A menos que se tenha bastante grana e quando quebrar jogar fora e comprar outro...Defininivamente não é o meu caso...

[]s

henrique wamser
29/11/2005, 22:48
OLA PESSOAL

FILMEI A FUMAÇA, E LEVEI PARA A CONCESSIONARIA.LIGARAM TERS DEF QUE ESTAVAM NO PATIO COM O MOTOR FRIO, E NESTA ROTAÇAO(MAIS OU MENOS 1900 RPM), todas fizeram alghuma fumaça, E SEGUNDO O ATENDENTE, NENHUMA DELAS TEVE CORREIA QUEBRADA,SO QUE O MEU FUMAÇEIRO E UM POUCO MAIOR.UMA DAS DEF ,INCLUSIVEN COM QUILOMETRAGEM MAIOR QUE A MINHA, FUMEGOU QUASE O MESMO TANTO. SUGIRO QUE OS AMIGOS FAÇAM O TESTE,DE MANHA COM O MOTOR BEM FRIO,LIGAR, E SAIR DA MARCHA LENTA PARA 1900 RPM, SEM PASSAR DISTO. E DIZER DEPOIS O QUE ACONTECEU.
()s enlameados

_portela
30/11/2005, 07:43
Beleza Henrique. Melhor assim :D

[]

Ricardomkz
30/11/2005, 09:49
Henrique, a minha tambem sai a fumaça branca quando está fria, mas 1 minuto
apos ligar a mesma já sumiu!!!, olha que o motor da minha está com 210.000 km,
abaixa em media meio litro de oleo a cada 1.000km (considero normal)
Amigos, aproveitando o tópico!!!
O filtro de ar costuma ficar sujo de oleo (vem do suspiro do motor)
DUVIDA!!! será problema de anel de compressão??? ou da valvula do suspiro
do motor???
agradeço palpites :mrgreen:
sds, ricardo

_portela
30/11/2005, 09:54
Ricardo,

Estranho esta "contaminação"...

Você já limpou alguma vez a "válvula do suspiro"??????

[]s

Ricardomkz
30/11/2005, 10:10
Portela, Não nunca!!!
como se faz???

_portela
30/11/2005, 10:17
Ricardo,

Isto faz parte de manutenção periódica e deve ser feito a cada 20mil km. É simples.

:arrow: Retire a válvula (solte as mangueiras e retire 1 parafuso que a prende a tampa das válvulas) e deixe um bocado de molho em desengraxante, Diesel ou querosene;
:arrow: Descarte esta solução suja e vá despejando dentro da válvula desengraxante, Diesel ou querosene, tampando os buracos com os dedos e sacudindo. Faça isto até que o líquido de limpeza flua limpo;
:arrow: Tenha em mãos um o'ring novo para a reinstalação.

Abraço,

Ricardomkz
30/11/2005, 10:31
Beleza, vou esperimentar!!!
não aguento comprar elemento de filtro de ar!!!!
sds, ricardo

Ricardomkz
10/02/2006, 22:07
Depois de 2 meses consegui um fim de semana para limpar o tal filtro!!!
é facil, mas o mesmo não estava obstruido e percebí que somente estava
sujo de óleo do motor.
CONCLUSSÃO: Não adiantou nada :| :| :|
O óleo continua passando p/ o filtro de ar e sujando o dito :!: :!: :!:
Meu consolo é que depois da dica aqui no forum, agora compro filtro de ar
aqui em Uberlândia a R$ 33,00 (modelo da Hyundai H 100) é identico ao original :concordo:
sds,

_portela
11/02/2006, 12:21
Ricardo,

Continuo achando estranha a contaminação...

Já que você matou a etapa da limpeza, agora poderia dar uma conferida nas mangueiras e na vedação do compartimento do filtro...Pode ser que esteja escapando ar e diminuindo a pressão do sistema, fazendo assim com que óleo/ar sigam para o filteo...

Abraço