PDA

Ver Versão Completa : BF a Alcool (de novo)



HIGHLANDER
11/12/2003, 13:57
Gente antes de todo mundo cair de pau (pq isso deve ser assunto recorrente) eu queria dizer que não achei muita coisa no menu de pesquisa então queria a opinião de vo6 e algumas dicas Ok

Desde ja grato!

monge
12/12/2003, 15:17
Fala Gente.... :D

Já rodei com alcool no meu BF... sinceramente NÃO gostei. :)

[]'s a gasolina

Eugênio

HIGHLANDER
12/12/2003, 15:26
Fala Gente.... :D

Já rodei com alcool no meu BF... sinceramente NÃO gostei. :)

[]'s a gasolina

Eugênio

Mas qq aconteceu meo??
ele ficou beberrão demais ou não valeu a dor de cabeça e nem o custo???

(desculpe a ensistencia é que eu sou um curioso incorrigivel :lol: )

monge
12/12/2003, 15:49
Fala Gente... :D

Bão.. bão... bão não ficou.... :oops:

Eu apenas troquei a giclagem, e mantive tudo normal. :shock:

O certo seria rebaixar cabeçote, trocar o carburador, tanque, filtros e etc. :D

Apenas fui abastecendo tipo 70% gasolina e 30% alcool, e fui invertendo as dosagens até ficar 100% alcool... :shock:

Ficou falhando demais, gastando muito, e rateando. :roll:

Ai voltei tudo como era antes... apenas o "giguelê..." :D

[]'s

Eugênio

HIGHLANDER
12/12/2003, 16:02
Valew!!!
Ja me desmotivei
Hehehehehhehe :P

leopoldo
12/12/2003, 19:07
É possível a conversão do motor BF para álcool hidratado, mas tem de haver alguns ajustes triviais, ora bolas.
Sómente trocar o combustível não dá certo.

Yuster Leonardo
12/12/2003, 22:02
Boa Noite

Uso o alcool como combustivel em meu BF a quase um ano e meio e não tenho do que reclamar, pois o posto que uso o litro é R$ 0,78c, pra mim mudou pouca coisa apenas perdeu um pouco em subidas(não rebax. o cabeçote) mas nada dee assustador.

Para usar este combustivel troquei apenas gigles e mudei a difusor de tamanho, mais nada...

Tenho ciencia de que esta não é a maneira correta, mas é a mais barata pois estamos falando ded um motor de 30 anos de uso, não é viavel faze-lo ded maneira correta$$$, mas mesmo neste esquema que fiz não tenho o que reclamar, pelo menos disto não :lol:


Sds

leopoldo
12/12/2003, 23:24
caro colega do bf a alcool:

A bomba de combustível e o carburador são lentamente dissolvidos pelo álcool hidratado.

A menos que :

1-voce mande dar um banho de níquel químico, ou
2- mande dar um banho de alodine, ou
3-mande anodizar,

Voce vai perder as peças.

Para o motor rodar sem engasgar, deve-se adiantar o ponto de 10 para 15º, sujeito a verificação de melhor desempenho,
e fazer o que voce já fez, aumentar o gicleur, proporcinando por volta de 30% a mais de fluxo de combustível.

A vantagem do álcool, fora o preço é o ganho em potência, de 10 a 20%.

Campa
21/12/2003, 14:17
Fala pessoal!!

Aproveitando esse tópico, eu queria que vcs ma ajudassem com um probleminha que tenho.

Meu CJ está com alcool (pelo que o antigo dono falou, a mais de 2 anos), o motor manda muito bem, sem problemas. O que me pertuba é que a marcha lenta dele fica muito alta quando esta quente e, por causa da base co carburador congelar (segundo já me disseram :?: :?: ), ele morre se eu abaixo a marcha lenta. (Infelizmente eu peguei ele já a alcool e não sei o que foi feito.... :oops: ).

Isso é sintoma de falta da alteração da giclagem ou do difusor??

[s] alcoólicos!!

Campa.

CJ 5 - 1963 6cc alcool - Ainda sem nome hehe....

Paulo Eduardo
21/12/2003, 14:30
Fala Campa :D

vou te dar a receita de um típico xaxixo p/ motor álcool,
pegue um pedaço de tubo de cobre p/ combustível e enrole na mangueira de agua do radiador, e conecte a mangueira do combus, nesse caracol, depois da bomba e antes do carburador, o álcool vai chegar no carbura bem mais quente e vai vaporizar muito mais fácil, a diferença é nítida, principalmente no inverno. :wink:
dica de quem roda com cj alcool à três anos na serra de SC. (frio p/ kct)
[]´s

Campa
21/12/2003, 20:14
Grande Paulo!

O meu filtro de gasolina já está em cima do motor, isso dá uma pré aquecida, mas acho que não é sufuciente ... :?

Quantas voltas vc recomenda que se de no cano d'água do radiador? Umas 3???

Cara, valeu a dica, irei fazer isso amanhã mesmo!!!

[s] natalinos!!!

Campa.

Paulo Eduardo
23/12/2003, 00:33
Fala Campa!!

sei lá quantas, o meu tem três e o álcool chega bem quente, dá pra sentir na mangueira, o esquema é fazer o caracol na mangueira mais próx. do carbura, daí o álcool não esfria.
valeu! :wink:

[]´s

leopoldo
23/12/2003, 12:38
Todo carburador congela a base devido ao venturi.
Isso é um fenômeno físico que envolve a passagem do ar no venturi.
Na saída do venturi o ar + gasolina ou álcool expande e durante essa expasão, tira calor do meio ambiente, só que como a base do carburador está entre o ar atmosférico e a mixtura, é ela que voce percebe gelando.

Caso voce não saiba, aviões movidos a motor a explosão precisam desviar ar externo por um trocador de calor com o escape para não congelar a tal ponto de travar.

Quando meu CJ tinha o motor BF e naquele tempo era a gasolina, eu me lembro que a base ficava tão fria que doia a mão se voce segurasse por muito tempo.

Então não é bem por gelar que muda a rotação da marcha lenta, pois isso é esperado mesmo.

Minha suspeita é que seu motor não tenha calibração para marcha lenta a frio. Motores a álcool que não sejam a injeção sofrem muito quando frios, por isso que tem a partida a frio com gasolina.

Desconfio que o seu carburador tenha sido regulado para trabalhar a quente, assim, está trabalhando afogado, o que quer dizer marcha lenta muito alta, o que também quer dizer que deve estar cosumindo muito a mais do que poderia.

O BF não foi produzido a álcool, assim, não tem os parâmetros de marcha lenta estabelecidos. O que é esperado para poder funcionar é um gicleur que forneça até 20% a mais de fluxo de combustível na marcha lenta.

No seu caso, sugiro colocar válvula termostática, partida a frio, desvio de ar quente do coletor de escape (veja como era o filtro de ar do landau a álcool), reduzir um pouco a marcha lenta( pouco a pouco até conseguir uma marcha lenta a frio estável), verificar se está fechada a tomada de ar do coletor de admissão (onde saía a mangueira do limpador), ajustar o ponto para algo entre 10 a 15º APMS, verificar se o avanço a vácuo não está furado, colocar uma bobina de maior potência, colocar velas mais quentes, instalar o shunt ou fio resistivo para não queimar o platinado com a bobina mais potente, caso seu motor ainda seja a platinado, e de preferência colocar uma ignição eletrônica.

O aquecimento da base do carburador com água do bloco, por desvio, também ajuda. Pode ser o do sistema da serpentina, mas se voce puder controlar para que seja apenas com o motor frio seria ideal.

Quando o motor esta quente, não necessitaria deste aquecimento.

Campa
24/12/2003, 20:10
Grande Leopoldo!

Da lista que vc me passou, eu devo ver o lance da bobina, velas, giclês, tomada de ar do coletor de admissão e válvula termoestática.

O ponto já está adiantado. Partida a frio instalada. Avanço a vácuo está ok.

Estava vendo, e meu carburador esta com todas as juntas ... estou pensando em tirar a de baquelite (que pelo que sei é um ótimo isolante térmico), garantido assim uma melhor temperatura na base.

Eu fiz a instalação da serpentina. O motor parou de refugar quando está quente. Eu ainda não peguei nenhuma avenida grande com ele, então ainda não sei se ele conseguirá manter uma velo cte. (ele estava refugando a 75km/h. Como me disseram que esse cambio de 3 marchas mantém velo boa até 80, não sei como ele está agora.)

Um sintoma interessante é que ele está muito sensível ao clima, dias quentes, eu abaixo a marcha lenta, dias frios, eu aumento ... Mas uma vez estabilizada uma mch lenta de 1100rpm (to falando de ouvido ...) ele se mantem bem.

Outra coisa que estou vendo de instalar é um afogador. Se bobear, isso é mais simples que a válvula termoestática...

Muito obrigado por suas dicas, eu ainda não entendo muito do assunto, mas com paciência e ajuda, vou deixar meu cj tinindo ...

Feliz natal e muito obrigado!!!

[s] natalinos!

Campa.

leopoldo
24/12/2003, 20:53
Feliz natal para você também.

Não tinha percebido que seu carburador estava sem o afogador.
Isso mesmo, re-instale-o, pois o mesmo ajuda na partida a frio.

Quanto a válvula termostática, voce vai ter que colocar. Não se preocupe, é simples: é só soltar e tirar a mangueira superior do radiador, vai sair um pouco de água, remova a saída d'agua, coloque a válvula, a nova junta, a saída d'agua e recoloque a mangueira, e a água com aditivo.

A função dela é fazer com que a água dentro do bloco aqueça-se mais rapidamente.

Para o motor a álcool, é uma necessidade.

Conforme você for mexendo no motor, vai colocando o desenrolar no ar até ficar bom, assim nós acompanhamos a evolução.

Não se esqueça de medir o vácuo no coletor de admissão do motor. Você precisa do vacuômetro, ou de painel ou na mão. É bom para saber o estado geral dos aneis e as sedes das válvulas

Abraços

leopoldo

efmir
29/12/2003, 11:08
All,

Somente colocando o carburador corpo simples do Opala a álcool, já dá prá andar no álcool. Outra solução meia-boca é colocar giclê 40 e difusor 25, também serve. Pronto. Só com isso o BF-161 já está alcoolizado. O problema são os efeitos colaterais desta "transformação meia-boca".

Somente a título de curiosidade, a receita completa para passar o BF-161 para álcool é:

- aumentar a taxa de compressão para no mínimo 9:1 (o máximo q consegui foi 8:1, e por isso desisti);
- troca dos filtros de gasolina por filtros de álcool;
- valvula termostática do opala a alcool 85c;
- difusor 25;
- giglê 40;
- circuito de aceleração súbita com maior volume ou progressividade;
- furos de progressão com alteração na posição ou aumento do calibre;
- emulsificador de mistura com alteração no calibre, numero de furos e até a posição relativa destes furos;
- bóia com altura reajustada (necessário alterar o volume da bóia);
- válvula de agulha com maior vazão;
- o venturí vai precisar de nova geometria que proporcione a aceleração adequada do fluxo de ar;
- velas Supressivas WR7 Super Bosh rosca curta;
- distribuidor eletrônico (opcional?);
- ajuste do ponto e da curva do distribuidor;
- injetor de gasolina (para dias frios);
- aquecimento do combustível (a tal da serpentina);
- aquecimento ou isolação térmica da base do carburador (no Opala a álcool existe um circuito de água quente do radiador no coletor - no BF tem que pensar em alguma coisa equivalente);
- válvula na entrada do filtro de ar para controlar a densidade da mistura (a mesma válvula do Opala álcool);
- aumento da vazão da bomba de combustível (instalando bomba elétria resolve);



Quer um conselho? Instala de uma vez o motor Opala (89 prá cima) original a álcool, q além de ser um excelente motor, não vai dar dor de cabeça.


[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

leopoldo
29/12/2003, 11:35
É isso aí mesmo.
A melhor opção é não reinventar a roda, aliás este é um motor que rende muito bem no CJ.
Mas se o nosso colega não quiser maiores adaptações está aí uma bela receita do bolo.
Acrescento os seguintes ítens:

A tubulação de combustível deveria ser trocada por de plástico.
e
O tanque, para evitar problemas com corrosão, seria aconselhável um banho de níquel químico.

Quanto a taxa de compressão, já no patamar dos 8 a 8,5 p/1 seria o suficiente.
Se passar disso poderá notar o comprometimento dos mancais.

El Ramires
04/08/2016, 11:37
No meu caso.
Venturi 24
gicleur de alta 30
gicleur de lenta original mas abre o furo na lateral dele para 1 mm e pronto roda liso demais e a partida frio.
Estou pensando em reduzir o gicleur de alta pra 25 não fiz ainda mas vou fazer