Ver Versão Completa : É Torto Mesmo ??
Sergio Willys
02/11/2005, 20:06
Pessoal;
Esse 61 é meio torto (mais baixo do lado do motorista). Já alinhei o chassis, mas ele continua "tortin". Outro dia lá no Josewal, perguntei pra ele, e a resposta foi bem rápida: Mas todo Jeep é torto pro lado do motorista ! Mas como já vi muito Jeep "de pézinho" não me conformo com essa vesguice do meu 61. Assim como no lance da capota, O marcelo Nunes "matou em cima", deve haver conhecimento já adquirido pela raça Jeepista que me ilumine o caminho !!
Obrigado antecipado !
Abraço
Alexandre Vaz Ferreira
02/11/2005, 20:39
Isso é o mal dos feixes de mola do Jeep...ele não é torto, ele fica torto quando tu desce...é só endireitar pelo santoantonio que ele fica retinho :wink: :concordo:
[]s
Sergio Willys
02/11/2005, 20:47
Obrigado Alexandre.
No caso, pra resolver, teria que trocar o sistema de suspensão ? (tudo pra Helicoidal por ex?)
leopoldo
02/11/2005, 21:01
...ele não é torto, ele fica torto quando tu desce...
Corrigindo:
fica torto quando se está em cima. Quando desce deveria endireitar.
feixe de mola velho !
Alexandre Vaz Ferreira
02/11/2005, 21:05
Não
ou pelo menos só em último caso :stop:
Engraxa os feixes que já ajuda :concordo: . Pode também colocar chapas de RX entre as molas ou trocar os feixes pelos de toy, que por ter menos lâminas não apresentam esse problema :concordo:
[]s
Obs: mas se quiseres mesmo tô vendendo um sistema de suspensão helicoidal pra jeep que é uma blz :roll: :roll: é igualzinha ao sistema do T Rex :concordo: :concordo: baratim :concordo: :lol: :lol: :lol:
Sergio Willys
02/11/2005, 21:06
Pois é, o feixe é novo também, quanto a tá enrriba ou descido, é torto do mesmo jeito !
Vesguim coitado !
Alexandre Vaz Ferreira
02/11/2005, 21:11
...ele não é torto, ele fica torto quando tu desce...
Corrigindo:
fica torto quando se está em cima. Quando desce deveria endireitar.
feixe de mola velho !
Corrigindo não Leopoldo...Complementando :mrgreen:
O Jeep entorta mais quando tu desce, porque desloca o peso mais pra lateral do Jeep no lado que se desce e como os feixes estão velhos e sem lubrificação não voltam, ou seja, deveria, mas não endireita :concordo: :concordo:
[]s
Sergio Willys
02/11/2005, 21:21
Então a mesma coisa te que acontecer se eu ficar sentado do lado do passageiro e descer por lá. Pois é, mas não acontece não !
Tá viciado o danado !!
Sergio Rocha
02/11/2005, 21:56
Li aki no forum, que alguns modelos de cj tinham mais uma lamina no feixe do lado do motorista.
Não lembro quem postou, nem aonde eu li.
[]'
leovalle
02/11/2005, 23:35
Se vc que é véio não lembra, imagina nós. :putz:
[']s
Pedro Freitas
02/11/2005, 23:39
Realmente Sergio Rocha, contei as molas do meu CJ da mesma idade da foto 61. Confirmo que o meu tem uma lâmina a mais do lado do motorista, porém não sei se é original.
[]'s
André-4WD
03/11/2005, 09:58
De fabrica, os CJs vinham com o estepe na lateral esquerda para contrabalancear o peso do motorista. Acho que essa info consta no manual do CJ. Como nas nossas viaturas, o estepe foi parar no meio da tampa traseira, pode colaborar para "desequilibrar" o jeep, ficando mais torto. Somando-se ao que foi falado, feixes velhos ou sem lubrificação.. dá o que dá..
sds,
andre
leopoldo
03/11/2005, 11:04
......Complementando.......
Mola que é mola, não amola !
se (f=kx) estivesse funcionando, ao descer do jeep (x) voltaria para onde deveria estar, ou seja, (x=x+dx).
como (x) não volta, que dizer que (x=x-dx) e como F é (y+/-dy=cte....ou com peso, ou sem peso) então quem está amolando é (k).
que leva à KonKlusão que a mola está amolando como não deveria. :lol:
Lembra da propaganda: molas suedem.... nunca cedem?
A propósito: do lado esquerdo, o certo é ter mais "pelo menos" uma folha para compensar (tanque cheio + motorista + motor deslocado)
observem a foto!
com certeza o problema é a placa que ta fazendo peso na esquerda :mrgreen:
Sergio Willys
03/11/2005, 11:42
Pessoal;
Colocar uma mola a mais não complica mais ainda a situação? A ~lâmina em si não sobe o Jeep, pois ela entra por baixo do eixo, e o feixe vai ficar mais duro...
Este que tem a lâmina a mais no lado do motorista não fica torto?
As molas são tão importantantes que tem autódromo pra elas !!! Í MOLA!
poisé, faz sentido
nao seria melhor tira uma das molas do feixe do lado direito? :D
:pensativo: Se fosse pra pensar, trocaria as molas
:parede: Se fosse pra tentar consertar, colocaria FESS
8) Se fosse para não chatear, deixava assim mesmo e consertava outros defeitos do jeep
:putz: Se fosse pra receber palpite, arqueava.
:roll: Se fosse pra gastar o tempo, engraxava
Agora, se for pra deixar o cara com mais dúvidas não postava :shock:
Sergio Rocha
03/11/2005, 19:18
Se vc que é véio não lembra, imagina nós. :putz:
[']s
Por isso mesmo que não lembro :parede: :parede:
[]'
Carvalho
03/11/2005, 19:49
Por que em outras viaturas mais modernas, com feixes, não acontece essa história de deslocar mais um lado? .Os aços veiculares de hoje não são praticamente iguais ou só o do Jeep é que não presta. Um saco andar com um lado torto. :evil:
Sergio Willys
03/11/2005, 19:50
Pessoal;
De qualquer forma valeu, pois pra mim ficou claro que colocar uma mola a mais no lado do motorista vai ajudar.
Aumenta a capacidade de de retorno do feixe (mais mola!) que deve ter mais força pra voltar para a posição original (nivelada).
Interessante descobrir também esta lateralidade do Jeep.
O desbalanço é razoável !!
Do lado esquerdo temos, fora o motorista:
Tanque de combustível 40 Kg
Tanque auxiliar 30 Kg
Caixa de Dir Hidr. 12 Kg
Volante, barras de dir. 25 Kg
Mais o estepe que era
contra-peso 25 Kg
Placa trazeira 01 g
Bolsa lateral na porta 5 Kg (de besteiras)
TOTAL 137 kg (Com Mastercard)
É praticamente o dobro do peso da Irmã do Mário !! (Certas coisas não têm preço) 8)
Haja MOLA !!!!!
p.peleje
03/11/2005, 20:26
Pessoal;
Outro dia lá no Josewal, perguntei pra ele, e a resposta foi bem rápida: Mas todo Jeep é torto pro lado do motorista !Abraço
Se vou no mecânico pra ele solucionar o problema de meu jeep estar torto e ele me dá uma resposta dessa eu nunca mais voltaria lá.
Seus feixes devem estar cançados. Melhor solucão? trocá-los. Digo isso poexperiência própria, esse negócio de engraxar acaba fazendo uma lixa entre as lâminas por causa da sujeira que vai acumulando, e mandar arquear se for o caso é no máximo 1 vez.
[]s
Peleje
Carvalho
04/11/2005, 00:46
Continuo a :pensativo: guardando uma resposta técnica!
Sergio Willys
04/11/2005, 09:14
Pois é p.peleje, o feixe de molas é novo, não rodou mais que 1500 Km.
Sergio Willys
04/11/2005, 09:34
jmcc - Eu fiquei convencido que tem mais peso do lado do motorista. Aí basta imaginarmos duas molas helicoidais iguais, uma sem carga e a outra com um peso de 140 Kg sobre ela, ela estará mais flexionada que a sem carga! Outra coisa que percebi é que a elasticidade do feixe de molas sofre influências outras que simplesmente o coeficiente de elasticidade dos materiais. por exemplo o atrito entre as molas. O retorno à posição inicial dependerá da carga aplicada sobre o feixe! Assim adicionar mais uma mola, pode definitivamente ajudar a capacidade elástica do feixe.
Inicialmente parece fazer sentido lubrificar as molas, mas sinceramente me parece o tipo de coisa que, se ajudasse, já vinha de fábrica. Vou buscar mais informações sobre este ítem polêmico.
p.peleje
04/11/2005, 09:48
Pois é p.peleje, o feixe de molas é novo, não rodou mais que 1500 Km.
Estranho heim!!!!
já olhou as buchas? Já verificou se ambos os lados estao com o mesmo numero de lâminas e ou se algum tonto colocou laminas intermediárias de tamanhos diferentes? Já olhos se ñ é seus calços de carroceria que estão ruins ou diferentes? Lâminas quebradas? Um lado com algemas e outro sem?
[]s
Peleje
Marcelo A. Marchiodi
04/11/2005, 10:17
O meu Jeep também é torto assim, "todo Jeep original é assim mesmo" como disseram lá em cima, por isso o estepe do lado direito. Se andar sozinho no Jeep fica torto mesmo, e lubrificar as molas não me parece uma boa solução, imagina aquela graxa atraindo poeira e fazendo uma pasta mista de graxa e poeira/terra, imagina o que isso não faz no feixe...
Agora explicação técnica sobre o porque o Jeep fica torto só com os engenheiros de plantão! mas não tem muito que explicar, se andar sozinho fica torto mesmo, fazer o que!
Sergio Willys
04/11/2005, 11:35
p.peleje;
Tudo oiádo conferido e reconferido. Só que ofeixe do lado do motorista fica mais flexionado
Carvalho
04/11/2005, 14:13
Bom, como até agora Dr. Leopoldo não se pronunciou, adianto que no meu CJ3B-M606, troquei todas as molas e coloquei barra estabilizadoras na traseira. Acabou-se tortura! :dance: nos dois sentidos da palavra .
p.peleje
04/11/2005, 15:01
O meu Jeep também é torto assim, "todo Jeep original é assim mesmo" como disseram lá em cima, por isso o estepe do lado direito. Se andar sozinho no Jeep fica torto mesmo, e lubrificar as molas não me parece uma boa solução, imagina aquela graxa atraindo poeira e fazendo uma pasta mista de graxa e poeira/terra, imagina o que isso não faz no feixe...
Agora explicação técnica sobre o porque o Jeep fica torto só com os engenheiros de plantão! mas não tem muito que explicar, se andar sozinho fica torto mesmo, fazer o que!
Pq o meu ñ fica torto?
Dizerem que é normal...ñ existe.
É normal sim as molas ficarem mais cansadas do lado do motorista com o tempo, porém vc acha normal ele ficar torto? é claro que ñ, por isso que qdo vc manda arquear os feixes, o moleiro sempre deixa do lado do motorista com mais carga. Ou qdo se coloca molas novas, mande dar um carguinha no lado do motorista.
Vc andando com ele torto vc está forçando um monte de outras coisas.
[]s
Peleje
p.peleje
04/11/2005, 15:06
Bom, como até agora Dr. Leopoldo não se pronunciou, adianto que no meu CJ3B-M606, troquei todas as molas e coloquei barra estabilizadoras na traseira. Acabou-se tortura! :dance: nos dois sentidos da palavra .
Barras estabilizadoras?
Qual o uso que vc faz do jeep?
No caso o seu jeep ficou reto pq vc trocou os feixes e ñ pq colocou barra estabilizadora!!!
[]s
Peleje
Gonzales
04/11/2005, 16:49
Fala Galera,
Sou novato no forum, mas sou proprietário de um Willys a uns 4 anos...
O meu ficava torto tbm :pensativo:, mas após desmontar todo o feixe de mola, lâmina por lâmina e engraxa-las com Graxa + Pos de Grafite a coisa mudou e esse efeito não ocorre mais. :D
Só se eu engordar! :mrgreen:
Abs...
Bom, não pode ser um atrito maior nas buchas do jumelo que não deixa ele flexionar direito!???
pq com o tempo terra, areia e etc.. se entrar lá.. já viu!
as buchas são de PU!?
Eu troquei os 4 feixes e o meu jeep é reto :shock: .
e olha que eu sou grande hein!? 195, com 110 kg
eu desço dele, ele faz aquele nheeeccc padrão e volta para o lugar...
estranho isso...
abraços
Carvalho
04/11/2005, 21:14
Barras estabilizadoras?
Qual o uso que vc faz do jeep?
No caso o seu jeep ficou reto pq vc trocou os feixes e ñ pq colocou barra estabilizadora!!!
[]s
Peleje
Amigo, foram as duas coisas sim. Te adianto que Jeep tem barra estabilizadora sim, O americano militar m170 tem na dianteira e na traseira. Um capitão amigo tem um todo original !
Marcos ET
05/11/2005, 02:20
Até onde sei (nao sei muito testas coisas), os CJ3A sempre tiveram laminas a mais do lado do motorista, justamente para compensar o peso extra....
dúvida 1: COMO FOI QUE VOCÊ VERIFICOU SE O CHASSIS NAO ESTÁ EMPENADO??? :pensativo:
dúvida 2: JÁ PENSOU EM MOLAS DA BANDEIRANTE ??? :concordo:
dúvida 3: PODE PARECER UMA PERGUNTA IMBECIL, MAS E OS AMORTECEDORES? NAO ESTAO TRAVANDO??
bão, é isso.... espero ter ajudado....
Ia fazer a mesma pergunta do chassis :pensativo:
Edintruder
05/11/2005, 14:28
Ségio,
Desculpe a pergunta, mas qual é o teu peso? Se de repente pesares uns 150kg podes cansar os feixes de mola tb!
O mais indicado é trocar por um modelo com menos lâminas ou ainda mandar num moleiro e aproveitar só a mestra e colocar umas 2 lâminas mais duras e arqueadas e ficar apenas com 3 lâminas por feixe masi a lâmina de carga. Melhor isso que as 15 lâminas originais.
Sergio Willys
05/11/2005, 14:50
Edintruder;
Meu peso é 85 Kg, não deve ser isso que tá causando o problema.
Marcos;Vou voltar no tempo e colocar todos os fatos, quem sabe ajuda a vcs me ajudarem:
- Comprei o Jeep e as molas tavam mal (dava ora ver que estavam gastas, e algumas lâminas mais finas que as outras. (Isso a 2 anos atráz e já rodei uns 1.500 Km )
- Troquei os 4 feixes por novos, comprados na FF.
- O Jeep virou um cabrito, e eu fui com ele lá na FF.
- Quem me atendeu foi o Beto, que falou que seria possível "Humanizar" um pouco a suspensão, tirando algumas lâminas dos feixes, mas que antes disso tinha que desempenar o chassis que estava torto.
- Levei para a Multichassis (Tatuapé) onde o Raimundo fez o desempeno
- Voltei para a FF, e o Beto deixou 7 lâminas na frente e 8 na trazeira
- Ficou bem mais "social", mas sempre meio tortinho pro lado do motorista
- Tô vendo que a tortura está aumentando, e que visivelmente o feixe da frente do lado do motorista está mais flexionado que o outro.
- E aqui estamos nós
Acho que não falta nenhum fato que possa ser relevante.
Valeu
Nesses termos sou fã do kit fess e não se fala mais nisso. :roll:
Sergio Willys
05/11/2005, 22:36
Ronairy;
Como é este fess? Onde eu acho detalhes....
Obrigado :concordo:
Nesse link abaixo tem a foto de um jeep com o kit
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1086&postdays=0&postorder=asc&highlight=kit+fes&&start=20
O kit nada mais é do que vc deixar os feixes de mola e acrescentar ainda molas comum carros junto.
Para o processo de instalação e demais dúvidas é melhor vc usar a ferramenta de pesquisa pq já foi bastante discutido e tem varias opções instalação/preços/ponto de vista... :concordo:
Sergio Willys
06/11/2005, 20:19
Pois é; a idéia é boa mas o resultado é questionável. No meu caso vou cair de novo na suspensão muito dura (desumana).... :parede:
Assim vou tentar evitar esta saída.
Devo colocar mais uma lâmina no feixe e vou avaliar.
pessoal:
o peso do motorista nao influencia no caso de mola arqueada, a nao ser que vc more dentro do jeep e pese 200 kg e seu feixe tiver uns 30 anos.
o peso do motorista, perto do que o feixe suporta nao eh absolutamente nada.
sabem quanto pesa um 4.1, V8 ou um 4.9?
concordo com o Leopoldo, mola cansada, ou se for nova, deve ter alguma lamina quebrada no meio do feixe.
pode ser atrito tbem, por falta de lubrificaçao.
quando isso acontece comigo, eu desmonto o feixe e lubrifico (ou com laminas de RX) e se nao voltar ao normal, ai ta na hora de um jogo novo.ou no caso de um perrengue, apenas a mola mestra (soluçao meia boca, concordo, porem...)
rebater molas e kit fess, nem a pau Juvenal.
[]´s
Sergio Willys
07/11/2005, 10:13
Legal Elcio:
Primeira coisa então vai ser lubrificar o Feixe (com Graxa).
Descuçpe a ignorância, mas tem que desmontar o feixe todo, ou tem como fazê-lo com ele montado no Jeep mesmo?
Obrigado
Abraço
oi Sergio:
tem que desmontar tudo sim.
suspender o jeep, calça-lo, soltar os parafusos/"U" que prendem o feixe ao eixo, os jumelos ,etc,etc,etc.
liberte todas as laminas , uma a uma , lixe-as , (bem lixado), ai lubrifique ou coloque as folhas de RX, ou os dois.
tem gente usando graxa de homocinetica, mas nao sei a eficacia dela.
pesquise aqui no forum, tem muito material sobre isso.
B.S.
[]'s
Sergio Willys
08/11/2005, 09:54
Valeu Elcio;
Vou fazer o engraxe e depois conto o que aconteceu.
Sergio Willys
15/11/2005, 00:04
Aí pessoal;
No moleiro, colocamos mais uma lâmina, mas pra minha surpresa o cara insistiu em colocar no feixe trazeiro. Deixei ele colocar, e num é que ficou bom ?
Ele também deu uma pressão na mola mestra do feixe. Vamos ver quanto tempo dura, mas o bicho tá de pé que só ele!!!
Graxa o cara (que só faz isso, falou que não se deve colocar, principalmente para quem pega barro (anda na lama com o carro..!!), aí ficou sem graxa mesmo.
Que não pode colocar graxa já é de conhecimento publico, mas ... ninguem aceita um não como resposta :mrgreen: e outra, quem tem saco de desmontar aquelas laminas e limpar ? eu meto a vap e boa sorte ...
Senhores,
Peso 98 kg, e o meu gipinhu tbm é tortim tortim!!!! :oops:
Amanhã vou contar as laminas pra ver se tem 1 a mais, senão colocarei-a -a...
Abraço a todos!
lucciano amaral
07/02/2006, 13:43
Jeep que é jeep sempre ta um pouquinho torto, ja troquei o feixe de molas do meu cj3b 1954 e ele ainda ta tortinho, nunca vai ficar retinho/alinhadinho
Sergio Willys
07/02/2006, 17:43
Õ Lucciano;
Mas não pode se conformar não. Hoje em dia, orgulhoso, eu sempre vejo o grau de entortamento da viatura e observo resultado bastante satisfatório, com grande gratificação.
Vale a pena dar uma checada no alinhamento do chassis em si, que nas torções das trilhas empena com certa frequência. No Tatuapé tem uma oficina (Multichassis - Rua São Felipe, 487 - F. 6941 3003) que pode desempenar a viatura.....
Abraço
rafaelsouza
07/02/2006, 17:53
Realmente antes de por a culpa nos feixes de mola :stop: é preciso ver o chassis e tbm os calços de carroceria se os dois ultimos estiverem OK ai a culpa é dos danados mesmo :mrgreen:
lucciano amaral
07/02/2006, 18:07
Õ Lucciano;
Mas não pode se conformar não. Hoje em dia, orgulhoso, eu sempre vejo o grau de entortamento da viatura e observo resultado bastante satisfatório, com grande gratificação.
Vale a pena dar uma checada no alinhamento do chassis em si, que nas torções das trilhas empena com certa frequência. No Tatuapé tem uma oficina (Multichassis - Rua São Felipe, 487 - F. 6941 3003) que pode desempenar a viatura.....
Abraço
obrigado pela dica, sempre é valido, abraços