PDA

Ver Versão Completa : Jeep precisa ter porta??

Renan Folly
21/09/2013, 20:24
Pessoal, a pouco tempo tirei a capota do meu jeep, agora só vou usar um toldo, sem as portas. Pergunto, é obrigatório o uso de portas em jeep? Os homi podem falar alguma coisa?

Willian Del Piero Rocha
21/09/2013, 22:15
Renan,não tenho certeza,mas acho que não tem problema,mas tem que estar com o cinto de segurança, , ,BUGGY não tem porta,,e aí como é que fica??!!! Mas em um pais em que andar com pessoas na carroceria dá multa ,,,,mas o caminhão do lixo pode andar com os trabalhadores pendurados atrás é normal,,,,,vai saber qual a interpretação da lei !!!

Renan Folly
22/09/2013, 17:29
Pois é no Brasil a lei vale, mas alguns não precisam respeitá-la. Realmente tinha pensado no buggy já, então vou deixar sem as portas, na vistoria vejo o que os carinhas do detran vão dizer. Abç

maxdelta
23/09/2013, 00:38
Pois é no Brasil a lei vale, mas alguns não precisam respeitá-la. Realmente tinha pensado no buggy já, então vou deixar sem as portas, na vistoria vejo o que os carinhas do detran vão dizer. Abç
Coloque a porta só pra vistoria!

Andar sem porta não tem melhor, mas o uso do cinto essencial, ainda mais pra mim, q escolhi continuar a usar o banco original, mas agora coloquei uma porta q é dificil de tirar, quanto mais colocar!

Boa sorte!

PS: Ano passado eles me pediram pra colocar quebra sol, neste ano fui com o parabrisa basculhado!

Chevi
23/09/2013, 11:00
Coloque a porta só pra vistoria!

Andar sem porta não tem melhor, mas o uso do cinto essencial, ainda mais pra mim, q escolhi continuar a usar o banco original, mas agora coloquei uma porta q é dificil de tirar, quanto mais colocar!

Boa sorte!

PS: Ano passado eles me pediram pra colocar quebra sol, neste ano fui com o parabrisa basculhado!

Eu há anos uso o jeep sem portas e faço vistoria nele assim, sem portas. Nunca tive problemas. Com relação ao quebra-sol, sempre tive problemas com isso quando fazia vistoria no rio de janeiro, pela regulamentação do detran trata-se de um ítem de segurança obrigatório, tal qual o cinto de segurança, e que portanto tem que estar presente no veículo (mesmo que você argumente, como fiz, que se baixar aquela porcaria não consigo ver nada além da metade do capô!). Mas os fiscais do detran eram irredutíveis, então eu amarrava um quebrasol com arame e entrava no posto de vistoria com a cabeça para fora do veículo para poder ver alguma coisa :putz:

Hoje em dia faço vistoria em Vassouras, onde tenho um sitio. Lá os caras se preocupam apenas se o carro está em condições de trafegar, logo não se importam com o quebra-sol.

Ah, com relação às portas, quando o jeep era fabricado as portas e capota eram vendidas como opcional do carro.

Abs,

Robertux
23/09/2013, 21:43
Na década de 70 era moda andar de Jeep na cidade, rebaixado, rodas aro 13 de 8 polegadas de largura "tala larga" - como se dizia na época - , sem capota e sem portas. Nessa época foram inventados os Jeepalas que eram mais confortáveis, já que ninguém usava o 4x4 dos jeeps. Bom nessa época as "otoridades" resolveram criar caso e obrigar o uso das portas, porém o cinto de segurança ainda não era de uso obrigatório. Hoje, com os cintos 3, 4 pontas, acho que ninguém vai se preocupar com aquelas portinhas de araque.

Ander Som
24/09/2013, 11:07
Pessoal,
Os "jeeps" eram fabricados sem as portas e capota, sendo que estes ítens eram vendidos separadamente como opcional.
Lembrando que o cinto de segurança também era apenas os de 2 pontos "Abdominal" e sobre os cintos a lei não obriga trocá-lo pelo de 3 pontos.
Sendo assim, as portas e capota também não podem ser obrigatórias, pois não era de série quando era fabricados.

Assim acredito.

Renan Folly
25/09/2013, 10:07
Beleza, as portas não boto mais, agora esse tal de quebra sol isso eu nunca vou botar, furar meu quadro de parabrisas não!

reslima
25/09/2013, 10:43
O Ander Som está certo, a regra vale tbem para o quebrasol. O carro não saía originalmente com eles.

Chevi
26/09/2013, 11:48
O Ander Som está certo, a regra vale tbem para o quebrasol. O carro não saía originalmente com eles.

Infelizmente, no caso do quebra-sol se você quiser alegar a originalidade do veículo terás que solicitar placa preta, aí sim poderá tê-lo original, sem quebra-sol. O problema é que a tal portaria do Detran determina que o quebra-sol para o motorista é item de segurança obrigatório, tal qual o cinto de segurança, daí não há chorumelas, se o cara do Detran quiser barrar, irá.

Para não ter mais que me aporrinhar com esta exigência estapafúrdia, eu amarro com arame na gaiola um quebra-sol comprado em ferro-velho, só para transitar dentro do posto de vistoria.

Na mesma linha, já tive que retirar o estepe da traseira do jeep e jogá-lo dentro do carro para ser aprovado na vistoria, pois o cidadão tinha alegado que o estepe obstruía a visualização da placa em um angulo menor que 45º e que era obrigatório ter uma visão de no mínimo 45º da placa...

Ander Som
26/09/2013, 20:20
Tirar o step? Aí é ser muito chato mesmo eim...?

xibiu!!!
26/09/2013, 22:33
Olá amigos.

Sei que o tópico é sobre portas , mas aproveitando outros comentários já feitos,peço que reparem o jipe da foto anexa e reparem o detalhe da placa preta.Se o amigo teve que tirar o estepe da traseira do jipe , por causa das lanternas traseiras , o que dizer então dos jipes que originalmente só tinha uma lanterna traseira (esquerda).É permitido o trânsito desse veículo por ser placa preta?
Se não me engano os primeiros jipes não tinham originalmente a sinalização (setas) de indicação de direção.
Na segunda foto de propaganda da época,também aparece um jipe sem a lanterna direita e não vejo a chave de seta na coluna.(original)

432724432725432726

Renan Folly
27/09/2013, 11:50
Como eles são placa preta aí sim pode circular, mas se for placa cinza tem que botar a lanterna. O cj-5 eu achava que sempre teve a lanterna do lado direito, esse é o primeiro que vejo assim. achava que só os cj-2a, cj-3a e cj-3b que não a utilizavam.

Ander Som
27/09/2013, 13:50
Olá amigos.

Sei que o tópico é sobre portas , mas aproveitando outros comentários já feitos,peço que reparem o jipe da foto anexa e reparem o detalhe da placa preta.Se o amigo teve que tirar o estepe da traseira do jipe , por causa das lanternas traseiras , o que dizer então dos jipes que originalmente só tinha uma lanterna traseira (esquerda).É permitido o trânsito desse veículo por ser placa preta?
Se não me engano os primeiros jipes não tinham originalmente a sinalização (setas) de indicação de direção.
Na segunda foto de propaganda da época,também aparece um jipe sem a lanterna direita e não vejo a chave de seta na coluna.(original)

432724432725432726

xibiu, pelo que eu sei, as leis de transito não podem exigir a modificação de um automóvel já construído, sendo assim, esse modelo de jeep que só possui uma lanterna poderia transitar normalmente pela cidade, até mesmo sem as luzes de seta.

Imagino que isso seja verdade inclusive devido ao cinto de segurança, que a partir de Janeiro de 1984 começou a exigência dos cintos de 3 pontos. E mesmo assim os Jeeps podem andar sem nenhum problema com o de 2 pontos mesmo (abdominal), pois é um item original do veículo.

Sempre que a lei modifica alguma coisa, ela passa a valer para os veículos fabricados após a lei entrar em vigor.

Acredito que essa regra vale para todos os ítens.

Willian Del Piero Rocha
27/09/2013, 17:04
Ander Som,o cinto de três pontas passou a ser obrigatório a partir de 1999,conforme resolução 14/98 do Denatran.
Essa mesma resolução 14/98 estabelece os equipamentos obrigatórios para os veiculos automotores circularem em via pública,e nela eu só achei referencia de exclusaõ quanto a lavador de para brisa veiculos fábricados antes de 1974,e lanterna de ré antes de 1990.Lá não fala sobre os veiculos fábricados antes da resolução quanto aos outros equipamentos.Vou tentar me aprofundar mais no assunto para não ser pego de surpresa.

Ander Som
27/09/2013, 17:18
Ander Som,o cinto de três pontas passou a ser obrigatório a partir de 1999,conforme resolução 14/98 do Denatran.
Essa mesma resolução 14/98 estabelece os equipamentos obrigatórios para os veiculos automotores circularem em via pública,e nela eu só achei referencia de exclusaõ quanto a lavador de para brisa veiculos fábricados antes de 1974,e lanterna de ré antes de 1990.Lá não fala sobre os veiculos fábricados antes da resolução quanto aos outros equipamentos.Vou tentar me aprofundar mais no assunto para não ser pego de surpresa.

Interessante, peguei essa data em um outro forum. Você deve estar certo.