Conectar

Ver Versão Completa : CJ3B Ano 1958 - alguém sabe como chegou no Brasil?

ceveiga
02/11/2005, 19:16
Pessoal,
Boa noite.

Correndo atrás de peças para o meu CJ3B (quase saindo da reforma) muitas vezes me deparo com o seguinte comentário ao dizer que ele é ano 58:

- Ah, então é um CJ5!!

Cansado de repetir que não, que realmente é um CJ3B 58 (já confirmei pelo número do chassis) gostaria da ajuda de vocês para saber qual a história dos Cara-de-cavalo pós 54 no Brasil. Na internet não localizei muita coisa, somente algumas versões militares, mas já escutei um papo de que este modelo teria vindo para o combate à Malária??

Se alguém souber de algo ou tiver alguma referência agradeço, é bom saber um pouco da história dos veículos também...

Abraços,

leopoldo
02/11/2005, 21:06
jeep CJ3B fabricado de 1952 até 1968.

fonte : Illustrated Jeep buyers guide - Peter Sessler - isbn 0-87938-277-5

Sergio Rocha
02/11/2005, 22:04
Carlos

Se console comigo.O meu é um cj3A 1966.Quando eu digo isso todo mundo acha que eu sou idiota.Ele como o seu foi fabricado pela KAISER, na época que ela era dona da marca.
O meu tem plaqueta de identificação, com numero do chassis e tudo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0cefbc0fc533cee8dc69e6af7010873c.jpg

Ramone
03/11/2005, 21:55
Se o ceveiga, alguem poderia me explicar as diferencas do CJ3B pro CJ3A?
Nunca notei nada diferente. :pensativo:

leopoldo
03/11/2005, 22:19
CJ3A parece o jeep da guerra.....o 42

CJ3B é o cara de cavalo.

Sergio Willys
03/11/2005, 22:26
Ou seja, somente para confirmar, ao mesmo tempo que a Willys fabricava e vendia os CJ 5 por aqui, chegavam modelos importados de um concorrente, que na verdade era detentor da marca?

Agora tô curioso pra entender mais da História....

Sergio Willys
03/11/2005, 22:36
cveiga:

http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Literature/BrochureW2015.html

Essa página tem a ver com Malária e CJ 3B. Dá uma olhada....

ceveiga
04/11/2005, 00:14
cveiga:

http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Literature/BrochureW2015.html

Essa página tem a ver com Malária e CJ 3B. Dá uma olhada....

Sérgio, você achou a bíblia do CJ3B na internet. Desde antes da aquisição do meu cara-de-cavalo já lia este site (acho que já li e reli umas 1000 vezes...hehehe), mas infelizmente não tem nenhuma informação sobre a vinda dos CJ3b para o Brasil após 1954.

Como a Willys passou a fabricar o CJ5 acho difícil a Kaiser ter tentado competir com um veículo importado dos EUA.

Ramone,

A principal diferença entre o CJ3B e o CJ3A está na motorização, que afetou a altura do capo. O CJ3A era equipado com o motor Go Devil, enquanto o CJ3B era equipado com o motor F-Head Hurricane, extremamente alto.

Se quiser saber mais um pouco da história pode consultar o site: http://www.film.queensu.ca/CJ3B (lá tem tudo e mais um pouco).

Leopoldo e Sérgio Rocha,

Obrigado pelas respostas, mas na verdade não tinha dúvidas quanto ao modelo de meu jeep ou ao período de fabricação, apenas queria entender porque muitos pensam que o CJ3B só foi comercializado no Brasil até 54, tanto que é comum as pessoas o chamarem pelo ano, certo?

Abraços,

Sergio Willys
04/11/2005, 10:29
Valeu cveiga.
Abraço

leopoldo
04/11/2005, 14:20
..... muitos pensam que o CJ3B só foi comercializado no Brasil até 54.....

Inclusive eu, até que ví a tabulação de veículos fabricados pelo ano.

MAs isso que dá um veículo que todos querem fabricar:

Bantam, Willys, Ford, Kasier, AMC, Chrysler, Daimler-Chrysler, Rocsta, Mahindra, ..... entre outros.

Sergio Rocha
04/11/2005, 17:46
Cveiga

a Kaiser não comercializava normalmente o cj3, após 1954.Não fazia concorrencia a Wyllys Overland do Brasil.Tanto é que vc encontra muito poucos cj3 fabricados após 1955.Mas sempre tem quem importe direto.Por isso o seu e o meu são provavelmente tazidos por importadores autonomos.
[]'

ronairy
06/11/2005, 13:14

Bantam, Willys, Ford, Kasier, AMC, Chrysler, Daimler-Chrysler, Rocsta, Mahindra, ..... entre outros.

Entre outros quer dizer LEOPOLDO MOTORS ?
Imagine daqui uns 50 anos o pessoal querendo descobrir qual empresa fabricou o jeep do leopoldo :roll:

Sergio Rocha
07/11/2005, 18:43

Entre outros quer dizer LEOPOLDO MOTORS ?
Imagine daqui uns 50 anos o pessoal querendo descobrir qual empresa fabricou o jeep do leopoldo :roll:

NASA

[]'

Luciano de Castro
09/11/2005, 10:39
Pessoal,
Só para confirmar, os jipes de vocês são cara-de-cavalo, com 5 instrumentos do painel, ou um só, igual ao do CJ5?
Será que não são jipes Kaiser M606?
Tem escrito WILLYS na grade dianteira, nas laterais do capô e na tampa traseira?
O feixe de molas tem uns trilhos, onde uma lâmina trabalha encaixada na outra?
Eu tenho um Kaiser M606 ano 63, e muito jipeiro não acredita no ano, já teve um imbecil que disse que eu estava enganado, que era um jipe 53.
Alguém sabe se a Kaiser fabricou esses jipes para o mercado civil?
Lula

proença
09/11/2005, 12:29
ok luciano
meu cj3b ano 54 possui o painel com cinco relógios, sendo o velocímetro localizado no centro deles e é maior que os demais manômetros
tem willys em alto relevo na grade dianteira e laterais do capô
mas a tampa traseira não tem (pode ter sido trocada)
quanto ao detalhe do feixe de molas, é igual ao cj5, mas com as dimensões menores

Sergio Rocha
09/11/2005, 20:58
Pessoal,
Só para confirmar, os jipes de vocês são cara-de-cavalo, com 5 instrumentos do painel, ou um só, igual ao do CJ5?
Será que não são jipes Kaiser M606?
Tem escrito WILLYS na grade dianteira, nas laterais do capô e na tampa traseira?
O feixe de molas tem uns trilhos, onde uma lâmina trabalha encaixada na outra?
Eu tenho um Kaiser M606 ano 63, e muito jipeiro não acredita no ano, já teve um imbecil que disse que eu estava enganado, que era um jipe 53.
Alguém sabe se a Kaiser fabricou esses jipes para o mercado civil?
Lula

Luciano

O meu não é cara de cavalo ele é CJ3A.Quanto aos instrumentos não posso te dizer o meu painel é todo modificado.
Na grade não tem escrito nada, nem espaço teria.No capo e tampa traseira ok.
O feixe de molas tem os trilhos.
Pra completar, ele é 1966 e Kaiser.

[]

Lucianom38a1
09/11/2005, 22:08
Os CJ3B vinham com os mesmos 5 intrumentos de painel do CJ3A, e foram fabricados em larga escala até 1954, quando o CJ5 começou a ser fabricado nos USA.
A produção do CJ3B foi baixíssima até que em 1957 alguns itens do CJ5 começaram a ser compartilhados com o CJ3B (como o painel de instrumentos redondo). O objetivo era o de baratear e diferenciar este modelo em relação ao CJ5.
No início da década de 60, a produção do CJ3B voltou a crescer devido as exportações, motivadas preço mais atrativo.
Como viatura militar, o M606 era uma opção mais barata em relação ao M38A1.
Muitos desses carros vinham para o brasil em regime CKD, e eram remontados na própria Willys, o que amenizava um pouco a questão dos impostos.
Agora não sei se o valor final dele era ou não compatível com o CJ5 nacional

O gozado é que o exército Brasileiro, mesmo tendo disponível os CJ5 militares (nacionais), também importou M38A1 de 1955 até 1967, e também os MUTT M151, conhecidos como "patinha" de 1965 até 1970.

Abraços,

Marcos ET
14/11/2005, 00:21
PessoALL,

Aproveitando o tópico, gostaria de saber onde foi parar aquele outro tópico onde é mostrado um CJ3B diesel ZERO KM que ainda é montado na África.... sei que sou incompetente pra procurar... por isso tou pedindo ajuda... será que alguém lembra disso?

falowz!

tavio_g
14/11/2005, 01:06
Aqui em Campinas existe uma lenda...
Olha.. quem me falou isso foi um tradcional mecanico de jeep aqui, que atá já morreu.
ele dizia que tem um cara aqui q tem 2 willys na caixa. zero bala! mesmo!

Ele não era de mentir não, e sempre provava que era verdade, tanto que na época fui com ele e meu pai na casa de um cara que tinha restaurado uma Ferrari das antigas... bem antigas!!!
Esse mecanico, trabalhou na willys... montando os jeeps importados que vinham...
vcs precisavam ver as fotos que ele tinha...
nem sei se a familia tem ou se tem alguém ainda lá...
Fico imaginando se esse cara mesmo tem esses jeeps... aqui é uma lenda... mas como tem louco pra tudo....
agora....
imaginem o valor que isso não tem, também o histórico....

[]'s acreditando também em papai noel, cuca, saci pererê, mula sem cabeça...

ceveiga
14/11/2005, 23:47
PessoALL,

Aproveitando o tópico, gostaria de saber onde foi parar aquele outro tópico onde é mostrado um CJ3B diesel ZERO KM que ainda é montado na África.... sei que sou incompetente pra procurar... por isso tou pedindo ajuda... será que alguém lembra disso?

falowz!

Marcos,

Não seria a Mahindra? (tente o seguinte endreço www;mahindra.com)

Abraços,

ronairy
15/11/2005, 10:50
Mahindra é na asia

Marcos ET
16/11/2005, 01:39
Marcos,

Não seria a Mahindra? (tente o seguinte endreço www;mahindra.com)

Abraços,

ceveiga, realmente nao sei... lembro que alguém postou este assunto, e até colocou a foto de um CJ3B branco-gelo original e tudo mais, e ZERO KM.... novo... ano e modelo dois mil e poucos.....

procurei no site da Mahindra, a primeira vista parece bem o CJ3B, acho q é ele mesmo... mas o modelo que vi aki no forum ainda tinha os para lamas retos, estilo "original"...

mesmo assim, valew!!!

Vinícius-RS
29/11/2005, 13:30
Comprei semana passada um Jeep Kaiser 68 4cl OHC, que é idêntico a um CJ5, tendo pouquíssimas diferenças na carroceria. O meu também possui aquela plaqueta no cofre, identica à do jeep do Sergio. Nos documentos só diz kaiser/importado. Qual é o modelo deste jeep?
To bem perdido e ninguém acredita que tenho um kaiser. :mrgreen: :mrgreen:
abraços

Sergio Rocha
29/11/2005, 18:47
Comprei semana passada um Jeep Kaiser 68 4cl OHC, que é idêntico a um CJ5, tendo pouquíssimas diferenças na carroceria. O meu também possui aquela plaqueta no cofre, identica à do jeep do Sergio. Nos documentos só diz kaiser/importado. Qual é o modelo deste jeep?
To bem perdido e ninguém acredita que tenho um kaiser. :mrgreen: :mrgreen:
abraços

Acontece comigo tb.
Na minha opinião vc tem um CJ5

[]'

kaiser64
04/07/2014, 00:13
o meu é um 1964 produzido pela Kaiser, originalmente possuía 1 instrumento no painel, possui os feixes de mola com os trilhos, pertencia ao exército, foi comprado em um leilão, atualmente está com motor gm 151 mas possuo um motor hurricane guardado aqui caso algum dia eu queira deixa-lo original.

Rodrigotche
04/07/2014, 22:59
o meu é um 1964 produzido pela Kaiser, originalmente possuía 1 instrumento no painel, possui os feixes de mola com os trilhos, pertencia ao exército, foi comprado em um leilão, atualmente está com motor gm 151 mas possuo um motor hurricane guardado aqui caso algum dia eu queira deixa-lo original.
Esse motor huricane vc comprou em medianeira?

kaiser64
06/07/2014, 22:45
Esse motor huricane vc comprou em medianeira?

Amigo foi meu pai que comprou, era seu?

Leco1974
30/07/2014, 09:18
Desculpe me intrometer, mas já que vcs entendem de 3b aproveito para perguntar. Alguém já viu 2A 1949 escrito no chassi vindo dos EUA com caixote do 3b? O dono comprou do exército brasileiro há décadas e achei que é uma mistura, estou certo?