Conectar

Ver Versão Completa : Site de Engesas

Páginas : 1 [2]

NeRo
02/02/2005, 22:11
Quem mantém o site e paga o domínio é o Reinaldo... o Pórva deve ter recolocado no ar.
Eu só vou agitar as coisas com a Giselle depois do Carnaval. Já que a semana passada não pude ir por causa da Trilha de Última hora... que quase acaba com meu namoro. :mrgreen:

Abraços, de lança-perfume

Polvora
03/02/2005, 07:39
Quem mantém o site e paga o domínio é o Reinaldo... o Pórva deve ter recolocado no ar.
\
Fala Nero e rapaziada,

O Reinaldo paga o provedor e a anuidade da Fapesp. Quem recolocou no ar foi o Milei depois do movimento da galera do Fórum, principalmente os Engeseiros.

[]

marabah
17/02/2005, 16:59
:D Amigo, eu gostaria, se possível, de uma cópia do manual do engesa EE-12. Obrigado. Po

Eduardo Velo
18/02/2005, 14:26
Marabah , bem vindo ao Forum ...
mais 1 de floripa , legal ...
Qual é o teu Engesa , Fase 1 , 2 ou 3 , todos são EE12
No tópico de Download tem um manual de proprietário do fase 2 .

[]s...

marabah
18/02/2005, 20:20
Meu é um fase I com motor Diesel 2.8 turbo intercooler.
Tô tentando dar mais uma incrementada, pensei no bloqueador de diferencial, mas tá muito caro! Se souber de umas barbadas, AVISA!

Eduardo Velo
18/02/2005, 21:02
Por acaso vc comprou esse Engesa ha pouco tempo , numa loja perto da Marinha no Estreito ??
Vi um Engesa F 1 a venda nesse lugar em Novembro com Motor Diesel 2.8 TDI e calços na carroceria ...

[]s...

NeRo
18/02/2005, 21:07
Fala Marabah.
Os manuais para download ainda vão demorar... mas posso xerocar o de Manutenção F1 que o Grande Eteval forneceu para nós.
Só cobro a xerox e a postagem. Deve dar uns 50 paus. :mrgreen:

V8
18/02/2005, 22:35
Caro Nero,

Tenho interesse nesse manual...

Como que eu posso fazer para conseguir uma copia?

Um abraço,
Flavio

NeRo
19/02/2005, 15:05
Me mande seu nome completo e endereço por MP. Tirei cópia do F2 pro Edu Velo e ficou em 40 latinhas, se me depositar 50 paus eu acredito que cubra a xerox e a postagem. Só não vou ficar discutindo migalha, se sobrar 2 reais, vou tomar uma cerveja! 8). Se faltar, eu cubro. :|
Espero que sobre! :mrgreen:

V8
19/02/2005, 15:08
ahahahaahahahah...

Ok Nero...

vou te mandar a MP...

Um abraço,
Flavio

Eduardo Chaves
19/02/2005, 15:17
NeRo...

É o Manual do Engesa F1 que o Flávio quer, hein...

Naum é o Manual "Fase 1 = Coxinha" que vc tb tem na cabeceira... :wink:

:mrgreen:

[]'s tentando deixar claro...

NeRo
19/02/2005, 15:25
Tô ligado Chiuaua! Fica frio! :mrgreen:

thiagoloco
19/02/2005, 23:27
Alguma novidade???
Ahhhhh num vamo mais ter que pagar a gi aceitou fazer de graça para ajudar uma grande nação jipeira....que bom........huahuahauuah :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

NeRo
20/02/2005, 12:00
Semana passada fui na Gi, definimos o esqueleto do site e a rascunhamos a cara do site, o site em si ela que fará, eu tenho que alimentá-la com dados, textos, fotos etc.
Ainda estou com problemas para achar boas fotos de F2 e F3 originais (ou quase).
Quanto ao pagamento da Gi, você bem que podia vender esse Samuka Canguiça pra ajudar! :twisted: Esse troço não anda mesmo.

marabah
23/02/2005, 14:43
Tem um manual en CD que custa 20 lt e quem tá vendendo é o Carlos Telles. Email eu mando em mp par quem quiser. Abraços!
PS. Tô ficando viciado nesse troço! HE!HE!HE!

NeRo
16/03/2005, 21:45
Pessoar!
Preciso da ficha técnica do F3, principalmente de:
:arrow: medidas da carroceria
:arrow: relação original
:arrow: motorização

Quem puder ajudar... 8)

Eduardo Velo
17/03/2005, 00:38
Nero , o meu é todo original , a relação é a mesma do fase 2 , a medida da carroceria a gente pode medir ...
Motor é original - Perkins Q20B , mas já vi fase 3 com motor Opala 6 cil. mas não sei se saiu assim de fábrica , os 93 saíram com Maxion ...

[]s...

NeRo
17/03/2005, 07:14
Grande Edu... valeu!
Sabe que Maxxion foram usados?

Eduardo Velo
17/03/2005, 09:19
Nero , sei que foram os primeiros Maxion 4 litros , oriundos do bloco do Perkins Q20B , mas não sei o mod. , deve ser S4 ...

[]s...

NeRo
18/03/2005, 22:26
Grande Mestre Edu Velo!
Vou verificar! :D
Obrigado!

NeRo
21/03/2005, 14:56
A Giselle mandou um estudo de layout para vocês matarem as lombrigas! :mrgreen:
Eu gostei muito. Depois em casa eu explico os conceitos da interface.
Abraços!

Eduardo Chaves
21/03/2005, 16:06
Kra...

Ficou muuito bom...

Vale cada latinha investida... hehehe...

[]'s no aguardo do novo site...

Eduardo Velo
21/03/2005, 18:47
Nero , essa foto de Engesa - Coxinha não foi vc que escolheu não né ???
Muito massa , poderia só trocar a foto , ali até o Tunado do Pagani passa na boa ...
Acho que um bate-papo ECS ( Engeseiros , Campeiros e Simpatizantes ) junto com Historia , Modelos , Manuais ... caía bem

[]s...

NeRo
22/03/2005, 08:20
Grandes "Edus"... :D
Essa foto foi enviada pelo Cleber (que trabalhou na Engesa) e seu filho... é umas das primeiras tiradas dos jipes de linha.
Essa tela é o seguinte: enquanto o leitor estiver nessa tela, que é a da História da Engesa, fotos irão sendo trocadas na posição em que está essa do jipe, mas há também a planta fabril, maquinário, linha de montagem do Urutu e EE-25, Osório, etc., vai trocando em "fade".
Consideramos, eu a Gi e a Érica, já que é somente leitura, melhor opção do que galerias do tipo, "clique e amplie".

Quanto ao bate-papo, desculpe te jogar água fria, mas o único que realmente funciona é a do UOL. :D Todo site que eu entro que tem bate-papo é sempre um deserto.

Quanto a dificuldades dos obstáculos... a minha idéia era usar somente fotos de engesas originais... justamente para manter o registro de como eram... mas a pesquisa de material não foi muito feliz. :(. Talvez eu abra umas concessões em algumas partes.

Abraços!

ps. Quem falou, falou, quem não falou não fala mais, vou fechar essa tela e partir pra próxima! :twisted:

NeRo
26/04/2005, 21:44
Eduardo Velo
Pode medir as dimensões do Jabiraca? Relações e motor eu consegui, estavam na minha cara, no manual do F1 que o Eteval forneceu. :D
Preciso do comprimento de carroceria e entre-eixos.
Quebra essa irmão?
Abraços!

demarchi
28/04/2005, 23:37
Aê NeRo!
Agora que voce está vendendo o Boi, e quer trocar por uma F75 ou Rural (vira casaca :evil: ) Quem vai cuidar do site?
Mudando de assunto, porque vc vai trocar? A manutenção tá muito cara? Estou prestes a colocar o meu em trilhas com o pessoal daqui, mas preciso saber se vou me ferrar ou se vou aguentar :?
[]s preocupados!!!
DeMarchi

Eduardo Velo
29/04/2005, 09:03
Depende , quem vai manter a manutenção ???
Se vc fizer a man. pós trilha em casa - tirar rodas e abrir pra limpeza de freios , verificar se não tem nada roçando que possa quebrar , aperto de parafusos . .. a manutenção é baixa ...

[]s...

Beto Lacerda
29/04/2005, 14:00
o nero vai vender o boi pq é mané ...
[]'s

Marcelo Freitas
29/04/2005, 14:46
[]'s

Não! ele é mané pq não quer vender pra mim!!! :twisted:

[]s

NeRo
29/04/2005, 15:12
Demarchi,
Passarinho que come pedra sabe o cú que tem! :mrgreen:
Eu descobri que não posso comer pedras. :D
Quanto à manutenção, sabendo usar, não vai quebrar... 8)
Quanto ao site... vou continuar com o projeto... :D

NeRo
29/04/2005, 15:22

Não! ele é mané pq não quer vender pra mim!s
Vocês dois parem de me encher e arrumem o comprimento e entre-eixos do F3... eu já esgotei meus recursos. :evil:
Fotos de F3 originais seriam um adianto também. 8)

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:32
8) http://www.defesanet.com.br/rv/engesa/Image2.gif

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:33
http://www.defesanet.com.br/rv/engesa/foto14.jpg

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:34
http://www.jipemania.com/salao03/guerra/ee-9-engesa.jpg

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:35
http://www.4wdonline.com/Engesa/PiCs37/1988-4FIIfq.jpg

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:37
um bom link com as medidas...

http://www.4wdonline.com/Engesa/Engesa.html

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:40
propagandas antigas...

http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/engesa/adesivo_engesa_4.jpg

http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/engesa/Prop-Engesa01.JPG

http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/engesa/Prop-Engesa09.JPG

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:41
http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/engesa/Prop-Engesa02.JPG

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:42
http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/engesa/Prop-Engesa08.JPG

Marcelo Freitas
29/04/2005, 20:49
Ensinando o padre nosso aos vigários...

Sobre os Engesas e seus modelos vamos lá:

Engesa 4 Fase 1 :Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c álcool/gasolina Cambio: Clark 240V

Engesa 4 Fase 2 :Nova versão do Engesa, fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c álcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V

Engesa Jordania :Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de 1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V

As difereças básicas do Fase 1 para o Fase 2 são:

Maior que o Fase 1 em 20cm: 10 entre eixos e 10 na traseira; Frente unica e não mais em 3 partes; Limpador do para-brisa passa a ser embaixo do para-brisa e nao mais em cima; Para-brisa maior; Adoção de piscas laterais; Farois cibié Halogênios; Escapamento ao lado do para choque T.E. e não mais sob a porta do motorista; Bocal do tanque no pára-choque T.D.; Portas maiores; Relaçãoo do diferencial mais longa e reescalonamento do câmbio; Porta traseira com abertura lateral(antes era para baixo); Suporte de estepe inegrado à tampa traseira; Tanque de combustível com 90l (antes era 82l); Remodelamento de espaço interno(ficou bem mais espaçoso); Painel de instrumentos com novos botões de comando no centro do painel do tipo "teclas"; Ventilação forçada de 2 velocidades; Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral direita do cambio para entre os bancos dianteiros; Troca da caixa de transferencia que só é utilizada com a tração na posição 4x4, pois na posição 4x2 a caixa do fase 1 era também utilizada; Com essa nova caixa o "zunido" tipico do fase 1 desapareceu.

Tudo isso segundo relatos da época foram aprimoramentos do projeto Engesa 4 que sairam na vers�o 2 do jipe.

O Engesa Fase 3, que foi fabricado sob encomenda da Jordania (por isso esse nome), com os devidos aparatos da encomenda.

[]s

NeRo
30/04/2005, 09:43
Ensinando o padre nosso aos vigários...
Engesa Jordania:Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo
Fácil né? Agora o espertinho me divide esses 40cm entre o comprimento total e o entre-eixos. :twisted:
Bem lembrado quantos as propagandas... essas eu tenho em revistas antigas que comprei... e mais algumas! 8) Agora eu não consegui achar 2... uma de um Engesa voando sobre uma ponte de madeira e outra de um Engesa saindo do mato.

Parece ridículo... melhor o Edu Velo medir o Jabiraca mesmo. :?

Eduardo Velo
30/04/2005, 11:20
Nero , assim que possível te passo as medidas ...
Tem mais algumas coisas que seriam interessantes relacinar , como as barras logitudinais por exemplo - parece que tem a mesma medida nas 3 fases , porém a F1 usa a borda de assentamento da bucha pra fora e F2 e F3 usam pra dentro , não sei bem o motivo , mas as molas nos F1 ficam ligeiramente para fora na parte inferior e nos F2 e F3 ficam retas , não sei se isso é de projeto ...

[]s...

Eduardo Velo
30/04/2005, 11:34
Nero . vamos tentar juntar as 3 fases no III DAG , ae vc vai ter alguma coisa pra fazer além de tomar cerveja , hehe ...
Leva uma prancheta e sai anotando as diferenças : medidas , acoplamentos , alinhamentos , formatos ...

[]s...

Eduardo Velo
30/04/2005, 11:40
Outras diferenças em detalhes que posso adiantar :
F1 não tem travessas transversais e longitudinais na parte inferior da carroceria como os F2 e F3
F1 tem acoplamento de embreagem com o cabo rente ao pedal do acelerador , não sei como é no F2 , mas no F3 é atras do cjto de pedais na reta da cuica de freio ...
Limpadores , posição da alavanca de 4x4 , painel , painel frontal de faróis ... essas são manjadas ...

[]s...

NeRo
30/04/2005, 12:13
Fala Edu!
Esse detalhes técnicos não irão entrar... é algo específico demais... eu só preciso do comprimento do F3 para citar na ficha técnica e mesmo essa está resumida ao que eu considero essencial. :D. Quem quer mais informação pega nos manuais.
Não adianta ficar colocando muita coisa dos originais pq hoje em dia isso quase não existe.
E manutenção essas coisas... tem link para o fórum :wink:

Motor
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
• F1/F2: GM 151 álcool/gasolina
• F3: Perkins Q20B4 diesel

Dimensões
• Comprimento total – F1: 3590 mm; F2: 3760 mm; F3: 0000 mm
• Largura carroceria – F1: 1820 mm; F2: 1820 mm; F3: 1820 mm
• Distância entre eixos – F1: 2160 mm; F2: 2260 mm; F3: 0000 mm
• Altura total – 1850 mm
• Altura Livre do solo – 230 mm
• Bitola – 1540 mm
• Ângulo de entrada – 70°
• Ângulo de saída – 44°

Câmbio
• Fabricante: Clark, modelo 240V
• Relação: 1ª - 6,89:1
2ª - 3,92:1
3ª - 2,34:1
4ª - 1,49:1
5ª - 1,00:1
ré - 6,99:1

Caixa de transferência
• Fabricante: Engesa
• Relação: 1 : 1

Eixo dianteiro
• Modelo: Dana 30
• Relação: F1: 3,90:1; F2: 3,90:1: F3: 3,07

Eixo traseiro
• Modelo: Dana 44
• Relação: F1: 3,90:1; F2: 3,90:1: F3: 3,07

Suspensão
• Tipo: suspensão dianteira e traseira com barras longitudinais oscilantes e barra transversal. Molas helicoidais e amortecedores

Freios
De serviço servo assistido no eixo dianteiro e tambor no traseiro com dois circuitos hidráulicos independentes; de estacionamento por acionamento mecânico.

Sistema elétrico
• Tensão: 12V

Eduardo Velo
30/04/2005, 12:33
PO Nero , não acho que seja perfumaria não ...
Esses detalhes são importantes , se tiver as 3 fases no III DAG vou caçar esses detalhes e colocar no site das engesas , faz parte ...

[]s...

NeRo
30/04/2005, 12:45
Não é perfumaria Edu... podemos até tentar organizar essas diferenças no texto que está destinado a parte "o jipe", mas seria um catadão técnico que não combina muito com a redação do texto (ainda falta uma revisão):

O Engesa EE12, ou Engesa4, surgiu para competir no mercado mundial de veículos militares, ao contrário do pensamento corrente de que foi projetado para atender o Exército Brasileiro, foi criado para atender uma necessidade mundial de veículos todo-terreno modernos e despertou enorme interesse no mercado civil brasileiro.
Cercado de mistério, chamado primeiramente de EE14 ou Enjip, foi mostrado através de desenhos pela imprensa em 1983, seu protótipo finalmente fotografado em 1984 e apresentado ao mercado civil no salão do automóvel do mesmo ano. Sua comercializão em 1985 deu início a lenda que perdura até hoje.

Trouxe soluções inovadoras para sua época, seus ângulos de ataque e de saída acentuados, sua altura livre do solo, sua suspensão de eixos rígidos com molas helicoidais e tensores longitudinais garantiam desempenho excepcional até para os padrões atuais. Seu trem de força, constituído originalmente por um motor GM de 4 cilindros e câmbio Clark de cinco marchas com primeira reduzida ofereciam confiabilidade em qualquer situação. Uma curiosidade é a construção de sua carroceria, projetada para evitar o uso de estamparia, é confeccionada somente com dobras e soldas.

Seu projeto evoluiu, da versão Fase 1 inicial, para Fase 2, com a caixa de transferência aperfeiçoada, maior entre-eixos e porta-malas; e para o Fase 3 (Jordânia), essencialmente um F2 com entre eixos ainda maior. Sua plataforma serviu para o nascimento de outro veículo, a Envemo Camper, que se serve dos chassis dos jipes Engesa F2 e F3.

Atualmente é raro encontrar um Engesa original, quase todos sofrem modificações para potencializar seu já excelente desempenho, principalmente de motorização e pneus, também são encontradas mudanças em seus sistemas de tração.

Agora, com o lançamento do Marruá em 2005 pela Agrale, jipe projetado pelos ex-engenheiros da Engesa, a lenda renasce com o mesmo espírito bravio.

A proposta do site é um resgate histórico pois quase ninguém sabe nada da Empresa/Jipe. eu ainda gostaria de incluir militaria, mas nã vai dar. :cry:
E sou bem pragmático num ponto. Quase ninguém tem paciência para ler textos extensos na NET, eu prefiro que o cara leia pouco e absorva a ver aquele monte de texto e fechar a janela.
Já o site da Camper tem uma proposta diferente.

Mas... algumas coisas estão pra acontecer, deixa eu só me certificar de alguns fatos. Se acontecer mesmo a democracia vai acabar! :twisted:

Eduardo Chaves
30/04/2005, 14:23
NeRo...

Num sei se vc já tem esta fotiu...

NeRo
30/04/2005, 14:48
Num sei se vc já tem esta fotiu...
Agora eu tenho! 8)
Grato! :twisted:

E aqui vai mais uma janela do site. :D

"iscrusive" no layout estão escurecidos os itens que não tenho... e também não tenho nenhuma matéria impressa do F2 e F3... do F2 até tenho mas tá uma porcaria de "selviçu" o scanner.

paulohflyra
30/04/2005, 19:44
Nero, vou providenciar documentacao para você.. guenta ai.. rapaz..

Eduardo Velo
30/04/2005, 20:03
Nero o manual de proprietário e manutenção do Fase 2 e 3 são iguais ...

[]s...

NeRo
01/05/2005, 19:19
paulohflyra
Fala Paulão! Toda ajuda é bem vinda! 8)

Eduardo Velo
Grande mestre Edu! Tecnicamente são iguais sim... mas eu imaginava que existisse um manual próprio dele... e como sou pentelho. :wink:
Um problema a menos! :mrgreen:

paulohflyra
01/05/2005, 22:41
Prezados.. vai minha 1a contribuição :) .. Nero.. esta é do antigo Site do Engesa que meu amigo Millei cuidava.. tu tinha isto ?

Eduardo Velo
02/05/2005, 17:24
Nero as medidas estão o mais prox. possível - trena

[]s...

NeRo
02/05/2005, 19:50
Grande Edu Velo!
Merece uma cerveja no próximo Ibira! :D
Valeu!

Eriksom Teixeira Lima
03/05/2005, 00:34
NeRo

Eu tentei mandar uns arquivinhos que achei aqui para sua caixa postal, mas não deu certo. Acho que há muita coisa empilhada por aí. Como são muitos (esquemas elétricos, fotos publicitárias, fotos dos ditos, emblemas, sei mais o que) tive de zipá-los.

Depois me diga como fazer para mandar para você diretamente. :idea: :?:
Eriksom

NeRo
03/05/2005, 07:37
Fala Eriksom!
Tá vendo o botãozinho email embaixo da minha assinatura?
é lá! :D

Grande abraço!

Eriksom Teixeira Lima
03/05/2005, 08:48
Se você não fala, eu teria estourado o diferencial nessa pedra. Ou será que estourei :?:

:D :D :D :D :D :D

Eduardo Chaves
03/05/2005, 14:15
Tb quero... :shock:

ET, posta lá na área de downloads, assim todo mundo tem acesso, e não só o Coxinha-Mór... :mrgreen:

[]'s...

NeRo
03/05/2005, 19:50
Essas vira-latas são esfomeados não? Xô! Passa! :twisted:

Eriksom é uma boa idéia a do Eduardo... o limite é de 5mb para ZIP

Eriksom Teixeira Lima
03/05/2005, 20:57
Tá lá o arquivo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=121329#121329

Agora, TODAS vão ficar bixas acalmadas, oops, sem lombrigas excitadas.

Se eu achar mais coisas na limpeza aqui, mando para lá também.

Eriksom

Polvora
19/05/2005, 16:19
Rapaziada,

Como anda a construção do Site ? Desistiram ? :shock:

[]

NeRo
19/05/2005, 16:51
Grande Poderoso Moderador Coxinha... tá andando.
O que vai realmente levar tempo é paginar os manuais... trabalho de peão mesmo. :(
Mas aguarde que hoje eu defino umas coisinhas... na verdade já defini... só vou confirmar. 8)

Eduardo Merege
01/06/2005, 19:52
NeRo,
não sei se ja tem essa foto, mas ai vai

Grande []

NeRo
02/06/2005, 00:10
Grande Merege! :twisted:
Cara... eu não tenho... o grande problema é que sou fresquinho! :mrgreen:
Eu preciso dessa propaganda... e também a que tem um Engesa saindo do mato com os refrão "parece um rinoceronte"... mas... preciso de revistas que tenham essas propagandas para que eu possa escanear e emendar de forma decente.
Não leve a mal irmão... mas como profissional do ramo, uma boa "fonte" é o começo.

chamada geral: os meus recursos só me permitem acessar leilões de internet... tudo que eu podia comprar eu comprei mas faltam reportagens sobre o F2 e F3... continuo na busca.

Eduardo Merege
02/06/2005, 09:52
Hehe, fica frio NeRinho :twisted:
tenho algumas revistas da epoca, quando sair da facul darei uma boa garimpada,
Quem tinha essa foto em um quadro, com excelente resoluçao era o Diego da Truck escapamentos, a foto ficava no escritorio de guarulhos , tinha outras propagandas tambe, todas em excelente estado, axo q valeria uma visitinha :wink:

[]`s

coil
02/09/2005, 12:15
Olá galera, sou engeseiro ha quase 8 anos e depois de um periodo afastado do mundo off-road voltei, estou reformando a viatura e consegui o dominio engesa.com
Pretendo fazer um site especializado nos produtos da Engesa.

Entrei em contato com o Nero e ele vai me passar varios materiais para conteudo.

O Beto lacerda me recomendou este topico e gostaria de saber se alguem aqui tem alguma coisa pra colaborar com esse site, pois estou fazendo ele sem orçamento nenhum.
E um projeto pra medio prazo pois terei que toca-lo entre um trabalho e outro.
Desde ja agradeco
Valeu

J.R.
12/09/2005, 20:46
Fala galera, após ler esse tópico cheguei a conclusão que perdi meu tempo e dinheiro adquirindo o domínio www.engesa.com.br .
minha 1ª dúvida pois não entendo muito de home-page é se pode ter dois endereços do site engesa.
minha 2ª é se vale a pena continuar pagando o provedor para manter o site no ar.
algumas pessoas aqui sabiam que eu estava dando um jeito pra assumir o site engesa.com.br mas como eu não participava do fórum nem tinha idéia do interesse de tantas pessoas em reunir e divulgar tudo o que for possível do Engesa.
Se houver interesse da maioria está a disposição o endereço pra gente atualizar o site pois eu não tenho a minima condição de faze-lo sózinho.
abraços

Eriksom Teixeira Lima
12/09/2005, 23:51
JR.

Só pode haver UM NOME=UM ENDEREÇO.

Para botar uma página no ar, você precisa ter autorização da Internic, que no Brasil - páginas ".br" - quem toma conta é a Fapesp.

Pesquise em http://registro.br/ para saber se a página é sua mesmo. :pensativo:

Eriksom

Cotrim
13/09/2005, 00:34
Reynaldão,

Segundo a fapesp, o domínio é o seguinte:

domínio: engesa.com.br
entidade: BLOCKSYSTEN INFORMATICA LTDA.
documento: 002.000.994/0001-71
responsável: Rogerio Wagner
endereço: R. Iganapiuna, 27,
endereço: 04570-070 - Sao Paulo - SP
telefone: (011) 5506-4282 []
ID entidade: RCM47
ID admin: RCM47
ID técnico: ROS6
ID cobrança: RCM47
servidor DNS: ns1.clas.on.com.br
status DNS: 12/09/2005 AA
último AA: 12/09/2005
servidor DNS: ns2.clas.on.com.br
servidor DNS: ns3.clas.on.com.br
status DNS: 12/09/2005 TIMEOUT
último AA: 27/05/2005
servidor DNS: ns4.clas.on.com.br
servidor DNS: ns5.clas.on.com.br
criado: 17/11/1997 #69749
atualizado: 09/01/1998
alterado: 01/02/2005
status: publicado

ID: RCM47
nome: ricardo costa millei
e-mail: MILLEI@uss.com.br
criado: 14/04/1999
alterado: 17/01/2005

ID: ROS6
nome: Clas Internet Ltda
e-mail: fapesp@clas.com.br
criado: 12/01/1998
alterado: 11/08/2004

Se vocês tiverem interesse, tenho como fazer o redirecionamento para um provedor grátis, onde pode ser hospedado o site. O esquema envolve o DNS também, ficando tudo grátis. É o que faço com o www.escoria.com.br, inclusive, é possível a criação de sub-domínios, tais como tanque.engesa.com.br ou jipe.engesa.com.br.

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
13/09/2005, 07:20
Aliás, é do Millei faz anos ...... já teve até briga na justiça contra ele, e contra o Ricardo Farias, por causa do nosso camper.com.br.

Eriksom

NeRo
16/09/2005, 09:25
Só pode haver UM NOME=UM ENDEREÇO.
Pelo que eu sei... pode ter engesa.com e engesa.com.br ou com domínio de outros países... o que é obvio que não pode são dois domínios idênticos.
Falando nisso... não é a INBEL a detentora dos direitos sobre a marca? Se ela resolve usar a marca vai querer o domínio. E vai ganhar. 8) Já pensaram nisso?
A INBEL está processando a Universal justamente por ela estar produzindo material para viaturas militares Engesa... A Universal só é dona das peças que comprou da massa falida, a patente é Engesa, digo, INBEL.

Cotrim
16/09/2005, 10:10
Nero,

Isso realmente pode dar bode, mas nada que o Bar Engesa, Oficina Engesa ou Clube dos Amantes de Engesa não resolva. É só ter uma empresa ou organisação com nome registrado em junta comercial que já não dá processo.

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
16/09/2005, 20:51
Pelo que eu sei... pode ter engesa.com e engesa.com.br ou com domínio de outros países... o que é obvio que não pode são dois domínios idênticos.

NeRo,

engesa.com ou engesa.com.br ou engesa.com.tv são todos endereços diferentes ... ou domínios diferentes, se você preferir.

Na "linguagem" da Internet, domínio = endereço :twisted:

Endereços sem as duas letras finais ".com" ou ".edu" ou ".gov"são todos regulados pelos EUA. Os ".br" são administrados pela Fapesp/Registro.br. Cada sigla final é o nove de um país. ".tv" quer dizer Tuvualu, umas ilhotas no Pacífico.

Eriksom

NeRo
17/09/2005, 10:29
Putão, acho que a gente tá falando a mesma coisa em línguas diferentes... releve. 8)
Abraços!

CAVESO
22/10/2005, 02:08
Sugestão para nome do site: WWW.CLUBEENGESA.COM.BR

NeRo
25/10/2005, 13:23
Bão pessoal... seguinte, andei fuçando por aí e descobri que tudo que eu pudesse levantar (e já levantei) de material para o site seria baixado pelos ratos de leilão e vendido. Aconteceu com o manual do proprietário. E já que é pra dar dinheiro pro outros, prefiro ganhar. :D
Entonces... vou cuidar da minha roça. :mrgreen:
A única coisa de conteúdo pela qual não paguei, foi a cópia do Manual de Manutenção do F1 (cedido pelo amigo Eteval), que está a disposição de quem mais quiser tocar o barco. E os scanners do catálogo cedidos pelo Cleber da IMBEL. Mais algumas fotos aqui e ali cedidas por colegas. O que me foi cedido, será devolvido aqui, ok?
O resto é meu, manuais e revistas, não vendo, não troco e não dou. :mrgreen:
Abraços...

Cotrim
25/10/2005, 14:33
Nero, seu mercenário...

[]'s

NeRo
25/10/2005, 20:16
Pelo contrário, ficou todo mundo esperando os PDFs pra nada. :( E peço desculpas aos amigos por isso.
Vou abrir um tópico com os custos de xerox e postagem e quem quiser me pede por MP, muito mais fácil. O de manutenção fica em torno de 50 reais, comprando de quem anuncia na 4x4eCia sai mais que o dobro.

Não sou nenhum anjinho, vivo baixando de tudo na net, mas nunca baixei trabalho dos outros para vender.
O manual da Rural 68 que está no site Willys.tripod tá sendo vendido de baciada no MercadoLivre.
Não vou alimentar os preguiçosos, eles que comprem o manual, escaneiem e vendam.

Eriksom Teixeira Lima
25/10/2005, 22:41
Calígula,

Infelizmente você está certíssimo.

:palmas: :palmas:

Eriksom

NeRo
18/03/2006, 11:53
Atualizando...
Os manuais, tanto do F1 como o F2 estão disponíveis na sessão de downloads no fórum.
:concordo:

fpc3
16/12/2010, 11:28
Pessoal,

Eu criei e mantive a engesaclube.hpg, depois expirou e perdi o material.Acontece na pratica que o 4x4 brasil hoje ocupa um espaço mais eficaz de informações, apesar do formato diferente, ele reúne os detentores das informações que é mais valioso que um site com material, pois trocamos ideias e nao so informações estáticas.Eu mantenho um orkut com bastante fotos, filmes e usuarios amigos.

Para montar o site vai precisar de gente para juntar e editar informações que estão aqui no forum para que fique objetivo na HP.Eu ajudo nessa parte.Acho que seria interessantíssimo montarmos a pagina com colaboração de todos, para que ela seja completa.

abraço,
Fernando Coelho