Ver Versão Completa : turbinar motor OM314 original
JUNIOR BANDEIRANTE
19/09/2013, 22:28
Tenho uma Band 87 com motor OM314 original aspirado....Me apareceu a oportunidade de turbinar o motor, vale a pena ? fica bom? nao fica fragil para se andar no dia a dia com ele ??
Tenho uma Band 87 com motor OM314 original aspirado....Me apareceu a oportunidade de turbinar o motor, vale a pena ? fica bom? nao fica fragil para se andar no dia a dia com ele ??
Junior,
O meu motor é OM314 turbinado com APL 240 (acho que é isso). Fica muito bom! Beeeemmmmm melhor que o aspirado. No dia-a-dia na cidade nem se fala!!! A band fica mais ágil e leve. Se tiver uma grana sobrando coloca intercooler também!!
abçs
Boa noite Júnior, concordo com o DeMelo, turbinando o 314 fica muito bom, mas não se esqueça de procurar um bom mecânico, fazendo uma revisão na Bomba injetora, se necessário trocar os bicos injetores, a Band vai agradecer e responder com muita potencia.
Abraços.
José Maria.
JUNIOR BANDEIRANTE
23/09/2013, 09:48
boa noite júnior, concordo com o demelo, turbinando o 314 fica muito bom, mas não se esqueça de procurar um bom mecânico, fazendo uma revisão na bomba injetora, se necessário trocar os bicos injetores, a band vai agradecer e responder com muita potencia.
Abraços.
José maria.
obrigado pela dica amigo,. Farei exatamente isso!
helder.dir
23/09/2013, 23:36
Pessoal, aproveitando o assunto, ouvi conversas que há turbinas que acabam nao "cantando" e que a APL 240 seria uma boa "cantora"...., isso procede? hehe
Vlw
BANDEIRANTE FRANK STAIN
03/10/2013, 21:09
boa noite,Junior depois que turbinei a minha melhorou drasticamente coloquei a turbina IHI valvulada da hilux 2.8 e o intercooler do vw 8.150
junior888
03/10/2013, 21:25
essa turbina da hilux não é muito pequena para um motor 4.0 não? não está restringindo?
BANDEIRANTE FRANK STAIN
07/10/2013, 20:50
não é não,ela ficou com uma pegada boa e uma retomada boa. ''ela enche mais rapido que uma apl e ainda é valvulada'' Agora essas turbinas k16 me falaram que são muito boas ''ELA TEM QUASE O MESMO TAMANHO DA K16''
Julio Militão
08/10/2013, 19:23
To ALL,
Turbinar o OM314 é melhor pedida, intercooler, melhor ainda. Para quem gosta de viajar por estradas pavimentadas, valer a pena alongar a relação do diferencial. A turbina indicada é mesmo a APL240 (.42/.63), que enche mais na alta, para viagens ela é ótima. Para trilhas, a .42/.48 é a mais indicada, enche cedo e deixa o veículo um tanque!
Um abraço
junior888
08/10/2013, 23:59
Minha band está com uma .42/.63, e vou trocar para a k16... na minha opinião, a .42/.63 demora muito para encher... o ideal seria no mínimo uma .42/.48, mesmo para a estrada...
cristiano
09/10/2013, 09:44
Eu tive uma experiência ruim com a minha, ela já estava consumindo 1 litro a cada 1.500km se eu puxasse muito na estrada, e quando instalei turbo e intercooler ao mesmo tempo fazendo um teste numa rodovia o bloco do motor trincou. Tive que trocar o bloco e retificar o resto para resolver.
Minha dica é que se o seu motor já estiver cansado e não tem grana para retificar, vai comprando as peças do turbinamento aos poucos até ter a grana da retífica básica, porque se acontecer o mesmo que aconteceu comigo pode consultar que o preço do bloco novo não é barato.
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 11:56
A minha Band Mafiosa fica pronta Sexta (dia 11/10). Estou colocando nela a turbina K-16 (valvulada), o intercooler do Cargo 815 e escape 3" polegadas (recoberto com thermotape). Como tenho compromisso no nortão do MT, dia 18, e o LDA da bomba só ia chegar na sexta, resolvi ir na viagem sem o LDA e os bicos novos. Na volta reviso a bomba, coloco o LDA e os bicos injetores (turbo). Vai ser interessante porque vou ter experiência de como vai ficar a Band, só com turbina, intercooler e escape. E depois o que vai mudar colocando o LDA e os bicos. O meu rotor foi colocado invertido, virado pra baixo, com a saída do escape por trás. Assim, o escape vai sair por cima da caixa de direção hidráulica, virar e descer por dentro do para lama esquerdo. Já a turbina, foi colocada na posição normal, virada pra cima. Assim, o cano vai sair e entrar direto no intercooler. Como ela foi colocada, numa posição mais baixa, a mangueira que vem do filtro, vai passar por trás do motor e acoplar num cano que vai passar por cima da tubagem de descarga. Achei a idéia do meca, legal e mandei chutar a botina, hahaha... Quando ficar pronto, tiro foto e coloco no fórum.
junior888
09/10/2013, 18:53
Ismael, meu projeto é bem parecido com o seu... vou botar a k16 e intercooler... minha band está atualmente com uma apl240 .42/.63 e escape direto 3", estaria bom assim, mas sabe como é, parece que sempre falta alguma coisa, hehehe... saberia me dizer quanto custa a instalação de um LDA?
Felipe Françoso
10/10/2013, 00:22
Por quanto estão conseguindo pagar na k16 ? é zeradinha na caixa?
estou com a APL240 em 42/48 e também estou achando que demora a encher, queria pressão com mais antecedência, creio que a K16 é menorzinha tbm.
fabiano r
10/10/2013, 07:56
Hoje sai a 42/48 e entra a K16 vamos ver amanhã posto as impressões.
fabiano r
10/10/2013, 13:49
Affffffff não é q a valvula da turbina pega na barra da direção :parede: pqp vou travar a valvula e depois vou ver que gambiarra dá p fazer para instalar a valvula :freaking:
Carlo Pecca
10/10/2013, 14:14
Hi amigão, num desiste não, nem que tenha que colocar uma "almacinética" na direção. KKKKKKkkkkkkkkk!!!!!
fabiano r
10/10/2013, 15:05
Hi amigão, num desiste não, nem que tenha que colocar uma "almacinética" na direção. KKKKKKkkkkkkkkk!!!!!
tá loko não tem jeito de dar td certinho sempre aparece algo p atrapalhar. Mas e dai Carlo já montou o motor?? (aproveita e turbina e intercoola mas dai prende bem aquele seu trailer na band p não perder ele na estrada kkkkkkkkkkkkkkk)
Carlo Pecca
10/10/2013, 15:45
Fabiano
Creio que para próxima semana. Estive ontem na oficina e já montaram o motor, tavam esperando que chega-se as mangueiras, correia e outros trecos. Também vou dar uma geral de freio. Assim que liberarem ponho fotos e conto tudinho, OK?
fabiano r
10/10/2013, 15:50
Fabiano
Creio que para próxima semana. Estive ontem na oficina e já montaram o motor, tavam esperando que chega-se as mangueiras, correia e outros trecos. Também vou dar uma geral de freio. Assim que liberarem ponho fotos e conto tudinho, OK?
Boa sorte ai Carlo!
titanium
10/10/2013, 18:12
Fabiano, vai de K16 + Intercooler?
Acho que pegou por conta da marca do coletor, não!?
Onde comprou seu Kit de instalação? ainda não comprei o meu... sei que o Junior vende... mas vi na Casa da Transmissão esses dias por 990 pratas...
Poste impressões aí meu camarada! Estou tomando a decisão de qual investimento fazer...
Penso que pagar mais e ir direto na K16 seja uma boa... até por que minha Band é bem pesada...
agora, além de pesada, tem 5m e relações 11x35 (ainda não instalada)..
Preciso instalar o filtro de ar e o snorkel também... pois usar o filtro molhado não vai dar certo! rsrsrs..
Abraços
fabiano r
11/10/2013, 07:52
Fabiano, vai de K16 + Intercooler?
Acho que pegou por conta da marca do coletor, não!?
Onde comprou seu Kit de instalação? ainda não comprei o meu... sei que o Junior vende... mas vi na Casa da Transmissão esses dias por 990 pratas...
Poste impressões aí meu camarada! Estou tomando a decisão de qual investimento fazer...
Penso que pagar mais e ir direto na K16 seja uma boa... até por que minha Band é bem pesada...
agora, além de pesada, tem 5m e relações 11x35 (ainda não instalada)..
Preciso instalar o filtro de ar e o snorkel também... pois usar o filtro molhado não vai dar certo! rsrsrs..
Abraços
Titanium eu já tenho turbo e intercooler mas sempre quis testar essa k16 a turbina anterior carregava legal em subidas fortes chegava proximo de 1kg mas eu quero é uma combinação complicada, potência X economia, o teste que estou fazendo é o seguinte: Fechei muito a bomba (muito mesmo) e instalei a k16 ontem mesmo dei uma volta (só com o toco da descarga puta barulheira rsrs) mas a bomba está muito fechada agora vou abrindo ela até chegar ao ponto que quero mas mesmo assim chegou fácil a 120km/h só q ficou choxa nas retomadas e ultrapassagens. Hoje o escapamento será instalado e dai vou testar com uma pequena abrida na bomba. Meu jeep anda muito mas no asfalto chego no máximo a 7,2km/l e no misto de estrada e asfalto fica perto de 6km/l (agora para ter uma idéia foi fechado 4 voltas na bomba e ontem voltei uma mas ainda não testei acho q hoje de meio dia já consigo ver como ficou.
A idéia é fechar a bomba e conseguir a mesma ou mais pressão que a turbina anterior (APL 42/48) pois a k16 tem mais palhetas e gira mais com menos gases. Final de semana também pretendo fazer uma viajem para testar (se não chover muito) serão 140 km de asfalto e 80 km de estrada de terra vai dar para saber bem como ficou.
Quanto a preço quando comprei a APL e o kit para turbinar paguei 1,2k comprei em uma cidade aqui perto que tem uma oficina grande que só trabalha com veículos diesel depois o intercooler consegui com um amigo que recupera ele me cobrou 100 pratas (só p não me dar de presente rsrs) essa k16 consegui com um cara que colocou uma nova pois a velha tinha vazamento (estava toda lambuzada de óleo) mas era apenas na flange da entrada do óleo(isso ele não sabia rsrs) 25 pratas a flange e a k16 foi acredite 300 pilas.
Assim q testar bem lhe informo como ficou. Abraço!
Fabiano,
100 reais por um intercooler e 300 numa k16 ?!?!?
Tambem quero isso !! kkkkkk
Abs
fabiano r
11/10/2013, 08:16
Fabiano,
100 reais por um intercooler e 300 numa k16 ?!?!?
Tambem quero isso !! kkkkkk
Abs
As vezes acontece. quem tem amigos tem tudo rsrs ( por exemplo o intercooler estava furado uma pequena batida deslocou a lateral dai o dono foi no meu amigo que recupera e colocou um novo dai deixou o velho para ferro-velho e o meu amigo me deu o intercooler e cobrou 100 pilas para consertar e a k16 o dono é frotista nem quer saber deu problema coloca novo dai ia jogar fora a turbina dai eu disse q ficava mesmo se tivesse que mandar recondicionar esse preço não paga nem o casco dai desmontamos e não tinha nada de errado era apenas a flange da entrada do óleo)
Vai fuçando em ferro velho nos descarte de oficinas que vc não imagina o que pode achar.
Abraço!
fabiano r
11/10/2013, 11:18
Já dei uma volta bomba fechada (menos débito que antes com certeza) e pressão próximo de 1kg forçando um pouco e andando na boa 0,7 agora é fazer uma média p ver se mudou algo, o desempenho em retomadas e ultrapassagens ficou bom. Segunda feira posto algumas fotos do sistema.
titanium
11/10/2013, 17:59
Muito bacana, Fabiano!
Conseguir uma K16 por 300 pratas, eu também queria! kkkkkkkkk
Bacana essa sua ideia de ir testando as configurações para atingir um nível de economia superior...
Eu estou querendo isso também..
a minha na estrada (Band CD, com +- 300kg de carga e 5marchas - SEM TURBO) com PÉ No Porão está fazendo 8,7km/l e estou achando pouco... quero chegar nos 12km/l na estrada e 10 na cidade... ou algo próximo a isso
rsrsrs
Vou acompanhar de perto esse tópico para aprender contigo!
Abraços e sorte nessa empreitada!
PS: aguardo as fotos!
fabiano r
14/10/2013, 09:13
Bom dia! Conforme prometido, segue resultado do teste.
Fechei a bomba a ponto de ficar difícil de arrancar (fechado 4 voltas e meia)
Instalei a turbina K16
Coloquei 1 litro de bardal B12 (aditivo para motores diesel turbinados, não foi usado o prolonga)
Para testar fui abrindo a bomba, 2 voltas e meia até chegar no desempenho desejado, conforme postei tive que deixar a turbina sem a valvula de alívio pois a mesma pegava na barra da direção, fiquei de fazer uma flange e instalar mais tarde mas acho que não será necessário pois regulei a bomba até conseguir uma pressão máxima de 1k quando exigido. (travei a válvula com um parafuso conforme foto)
RESULTADO: minhas médias sempre foram na cidade (ainda não testado com a nova configuração) sempre menos de 6km/l no asfalto o máximo foi 7,02km/l desta vez mandei encher o tanque e fiz exatos 190,7km sendo 75km em estrada de chão e 115,7km no asfalto onde no asfalto procurei manter a velocidade entre 100 e 110km/h apenas em algumas ultrapassagens cheguei próximo de 130km/h (conferifos pelo gps do celular) a média final 9,08km/l o que achei "espetacular" tendo em vista o que estava acostumado.
Impressões significativas: o principal foi a economia, excelente resposta, melhor aproveitamento da turbina onde mesmo em baixa rotação fica em torno de 0,4 a 0,5k enfim valeu muito a pena o up fora que ainda ficou assoviando a barulhinho da turbina pelo escapamento rsrsrs.
Segue as fotos:
434973 434974
434975 434976
fabiano r
14/10/2013, 09:20
Muito bacana, Fabiano!
Conseguir uma K16 por 300 pratas, eu também queria! kkkkkkkkk
Bacana essa sua ideia de ir testando as configurações para atingir um nível de economia superior...
Eu estou querendo isso também..
a minha na estrada (Band CD, com +- 300kg de carga e 5marchas - SEM TURBO) com PÉ No Porão está fazendo 8,7km/l e estou achando pouco... quero chegar nos 12km/l na estrada e 10 na cidade... ou algo próximo a isso
rsrsrs
Vou acompanhar de perto esse tópico para aprender contigo!
Abraços e sorte nessa empreitada!
PS: aguardo as fotos!
Bom dia Titanium! Amigo vc quer milagre?? rsrsrs Mas por falar nisso qual pneu vc usa mesmo? eu estou com com 33 na configuração e achei a média ótima, se você fechar a bomba vai fazer mais média mas vai andar menos o jeito é fazer a combinação que mais lhe agrada, esse casamento que vc quer "potência x economia" isso não ecxiste kkkkkkkk
Abração!
cristiano
14/10/2013, 12:36
Fabiano
Você deslocou o radiador?
Vou ver se consigo uma foto da minha instalação da K16.
fabiano r
14/10/2013, 13:33
Fabiano
Você deslocou o radiador?
Vou ver se consigo uma foto da minha instalação da K16.
Cristiano, não mexi no radiador está do mesmo jeito de quando comprei a band, unica coisa q mexi foi na aste que prende o radiador pois pegava na barra da direção.
435011
junior888
14/10/2013, 18:22
e ai, da para notar bastante diferença com a k16?
cristiano
14/10/2013, 19:38
Já sei onde está o problema.
Corte o excesso da mangueira superior do radiador, ela não pode fazer essa curva fechada.
fabiano r
15/10/2013, 07:38
e ai, da para notar bastante diferença com a k16?
Bom dia Junior! Conforme relatei estou com a mesma pressão máxima com 2 voltas de bomba fechada fora que a turbina está sempre carregando mesmo em baixas rotações, a K16 tem mais palhetas por isso gira mais com menos gases. Excelente turbina.
fabiano r
15/10/2013, 07:41
Já sei onde está o problema.
Corte o excesso da mangueira superior do radiador, ela não pode fazer essa curva fechada.
Cristiano, não entendi, qual problema você está falando?? não tenho nenhum problema com o radiador ou o arrefecimento? Só não usei a valvula da turbina pois a mesma pega na barra da direção e como regulei a bomba a pressão não ultrapassa 1k e sendo assim não tenho necessidade da west gate.
cristiano
15/10/2013, 08:32
Fabiano
Dá uma olhada na sua mangueira superior do radiador, na curva ela está um pouco enforcada. Eu estava tentando entender o porquê, por isso pensei que você tivesse deslocado o radiador por causa do seu intercoler, mas lembrei que essas mangueiras superiores estão vindo um pouco maiores, tem que ajustar mesmo.
Sobre a wastegate, eu fiz um suporte para a minha e coloquei em outra posição, justamente porque não queria curvas fechadas.
Arrumei uma foto da minha ainda na reforma, sem escapamento e filtro.
Quando troquei as mangueiras do radiador da minha band, tive que cortar um parte da mangueira pra fazer a curva bem certo...
Elas estão vindo um pouco maior do que o necessário...
Abs
fabiano r
15/10/2013, 08:41
Cristiano, que capricho tua band, colocou reservatório de água, trava no capô, parece q tem ar, radiador de óleo que blz, teu coletor é diferente do meu, você tem mais fotos do sistema do capô estava pensando em instalar os amortecedores e o sistema para abrir somente por dentro de veículo. Se puder posta mais fotos. Abraço!
cristiano
15/10/2013, 14:57
Essa foto tinha no celular, em casa posto mais.
CAPT GOTTLIEB
27/03/2014, 18:35
Fabiano
Dá uma olhada na sua mangueira superior do radiador, na curva ela está um pouco enforcada. Eu estava tentando entender o porquê, por isso pensei que você tivesse deslocado o radiador por causa do seu intercoler, mas lembrei que essas mangueiras superiores estão vindo um pouco maiores, tem que ajustar mesmo.
Sobre a wastegate, eu fiz um suporte para a minha e coloquei em outra posição, justamente porque não queria curvas fechadas.
Arrumei uma foto da minha ainda na reforma, sem escapamento e filtro.
Cristiano, por que o sensor de temperatura da água está colocado no radiador? No meu motor (OM 314) está no bloco, na parte de cima? Tem vantagem do modo que você instalou? Outras perguntas: depois de turbinado o motor pode superaquecer? A turbina tem alguma regulagem? Se puder me esclarecer eu ficaria muito grato. Obrigado.
fabiano r
28/03/2014, 08:10
Cristiano, por que o sensor de temperatura da água está colocado no radiador? No meu motor (OM 314) está no bloco, na parte de cima? Tem vantagem do modo que você instalou? Outras perguntas: depois de turbinado o motor pode superaquecer? A turbina tem alguma regulagem? Se puder me esclarecer eu ficaria muito grato. Obrigado.
Bom dia CAPT! Sobre superaquecer depois do turbo! No meu caso na primeira tentativa de turbinar veio uma turbina muito "grande" 62.68 se não me engano para encher tive que abrir bem a bomba e no asfalto no forte do verão a temperatura chegava a passar no meio do "verde" no marcador chegando próximo ao vermelho depois que troquei por uma APL 42.48 não aqueceu mais. Agora estou com uma K16 sem a valvula West Gate (essa não coube no espaço que tinha ainda tenho que "engembrar" algo) então não tem como regular para ela dar no máx 1,2k por ex e a valvula aliviar. Ontem fui pegar o carro da patroa com ela 210km muito transito e sempre pé no fundo fiz uma média de 8,7km/l a turbina "disparou" várias vezes dai tinha q aliviar o pé para não estourar tudo e mesmo assim a temperatura ficava no meio da parte verde do marcador.
Se está tudo certo com o radiador não vai superaquecer... (minha band tem turbo e intercooler)
CAPT GOTTLIEB
29/03/2014, 16:51
Bom dia CAPT! Sobre superaquecer depois do turbo! No meu caso na primeira tentativa de turbinar veio uma turbina muito "grande" 62.68 se não me engano para encher tive que abrir bem a bomba e no asfalto no forte do verão a temperatura chegava a passar no meio do "verde" no marcador chegando próximo ao vermelho depois que troquei por uma APL 42.48 não aqueceu mais. Agora estou com uma K16 sem a valvula West Gate (essa não coube no espaço que tinha ainda tenho que "engembrar" algo) então não tem como regular para ela dar no máx 1,2k por ex e a valvula aliviar. Ontem fui pegar o carro da patroa com ela 210km muito transito e sempre pé no fundo fiz uma média de 8,7km/l a turbina "disparou" várias vezes dai tinha q aliviar o pé para não estourar tudo e mesmo assim a temperatura ficava no meio da parte verde do marcador.
Se está tudo certo com o radiador não vai superaquecer... (minha band tem turbo e intercooler)
Entendi bem suas explicações, mas ainda não sei porque o sensor de temperatura da tua Band está colocado no radiador. Foi problema de espaço para colocar a turbina que te obrigou a mudar o sensor? Ou teria outras vantagens? Muito obrigado. Abs,
Capt. Gottlieb
cristiano
29/03/2014, 18:47
Eu tenho uma ventoinha de quadriciclo para o radiador de óleo da turbina. A cebolinha aciona ele.
Também uso K16 + bicos turbos + lda + intercooler.
CAPT GOTTLIEB
29/03/2014, 20:44
Eu tenho uma ventoinha de quadriciclo para o radiador de óleo da turbina. A cebolinha aciona ele.
Agora entendi. Muito obrigado.
helder.dir
09/05/2014, 02:08
Pessoal, a minha band vai ganhar um cambio 5 marchas e com isso surge a seguinte questao:
Quero turbinar mas nao sei qual turbina usar...
A minha band tem Om 314S.., qual seria mais aconselhavel pra uso em 55% pista 45 baixa velocidade...?
Outra questao, qual a diferença da K16 em relaçao a Apl 240?
Abraços
fabiano r
09/05/2014, 07:48
Pessoal, a minha band vai ganhar um cambio 5 marchas e com isso surge a seguinte questao:
Quero turbinar mas nao sei qual turbina usar...
A minha band tem Om 314S.., qual seria mais aconselhavel pra uso em 55% pista 45 baixa velocidade...?
Outra questao, qual a diferença da K16 em relaçao a Apl 240?
Abraços
Helder, tive as duas turbinas no meu jeep a apl funciona bem porém a k16 carrega mais em baixa e como nossos motores não são de alta rotação a k16 acaba rendendo mais.
Se tiver fotos olha as palhetas das duas turbinas, vc vai ver q a k16 tem mais palhetas e assim gira mais com menos gás.
junior888
09/05/2014, 11:10
Helder, tive as duas turbinas no meu jeep a apl funciona bem porém a k16 carrega mais em baixa e como nossos motores não são de alta rotação a k16 acaba rendendo mais.
Se tiver fotos olha as palhetas das duas turbinas, vc vai ver q a k16 tem mais palhetas e assim gira mais com menos gás.
Com quantos kg vc está rodando? E como ficou o comportamento da k16 em alta rotação?
jsuttili
09/05/2014, 11:33
Cristiano..... pergunta de leigo....
pra que serve e qual os benefícios da válvula LDA.
Obrigado
fabiano r
09/05/2014, 14:06
Com quantos kg vc está rodando? E como ficou o comportamento da k16 em alta rotação?
Blz Junior! Estou rodando com 0,8kg e apertando um pouco 1,2kg mas tive que instalar a valvula de alivio WG pois em algumas situações a turbina disparava e estava perigoso estourar meu motor, agora com a válvula em 1,2k ela abre e segura por ai.
Em baixa já em primeira marcha a turbina está enchendo antes em primeira para marchar tinha que arrochar valendo, gostei muito e recomendo a k16.
Quando instalei a apl ficou uma bosta dai troquei por uma 42.48 mesmo assim bosta dai reduzi um pouco o tamanho da tubulação entre a turbina o intercooler e o motor dai sim ficou perfeito enche rápido e rende bem, rapidinho sai de zero e chega acima de 100 110km/h
jsuttili
09/05/2014, 16:17
Eu to com uma apl 240 .42 .48 e o meu enche rápido até 0.9 mas não passa de 1kg de pressão... arrochando dá 1.1....
fabiano r
09/05/2014, 16:46
Eu to com uma apl 240 .42 .48 e o meu enche rápido até 0.9 mas não passa de 1kg de pressão... arrochando dá 1.1....
Jsutili td blz?? Um detalhe com a k16 fechei quase 2 voltas a bomba e ainda assim rende mais que a apl.
junior888
09/05/2014, 17:32
Blz Junior! Estou rodando com 0,8kg e apertando um pouco 1,2kg mas tive que instalar a valvula de alivio WG pois em algumas situações a turbina disparava e estava perigoso estourar meu motor, agora com a válvula em 1,2k ela abre e segura por ai.
Em baixa já em primeira marcha a turbina está enchendo antes em primeira para marchar tinha que arrochar valendo, gostei muito e recomendo a k16.
Quando instalei a apl ficou uma bosta dai troquei por uma 42.48 mesmo assim bosta dai reduzi um pouco o tamanho da tubulação entre a turbina o intercooler e o motor dai sim ficou perfeito enche rápido e rende bem, rapidinho sai de zero e chega acima de 100 110km/h
Minha turbina é uma apl .42/.63, então já viu né, em baixa não existe turbina...
fabiano r
09/05/2014, 17:51
Minha turbina é uma apl .42/.63, então já viu né, em baixa não existe turbina...
Junior vc não me disse certa vez que já estava com a k16?? ou falta instalar?
Aproveitando a proza, estou precisando de um pneu hankook 33.12.15 modelo antigo para fazer um par com o stepe qestá zerado sabes onde posso encontrar?
A minha também é dessa aí e em baixa, esquece, só aparece nas ultrapassagens ou subidas, quando o motor começa urrar!! quero trocar por uma k-16 e colocar intercooler.
Ismael Reghin Filho
10/05/2014, 01:23
Conforme comentei antes, coloquei turbina K-16 + Intercooler Cargo 815 + Escape 3".
Viajei 5600km ida e volta (nortão MT). A Band ficou muito boa de andar, sustentando na subida.
Voltei do MT, fui na oficina terminar o serviço: revisei BI, troquei os bicos, coloquei LDA e encapei o escape com termo tape.
A camionete ficou parecendo uma coisa do outro planeta... Arrancada violenta, dispara de 40 a 120 km num piscar de olhos (recomendo mexer nos freios, a minha tem freio a disco nas 4 rodas). Como ela é só 4 marchas, primeira : segunda são bem curtas, então apesar de ter melhorado muito, é na terceira e quarta que você sente mais a diferença e é enorme!!!
Além da arrancada, depois que voltei do Nortão e terminei o serviço, ela não só sustenta nas subidas, mas também, aumenta a velocidade se você precisar. É só pisar que a coisa vai feito doida.
Abaixo seguem as fotos de como ficou o serviço na Mafiosa...
462186 Depois que voltei do nortão, resolvi pintar os detalhes de vermelho.
462191 Antes de ir pro nortão, quando os detalhes eram amarelos.
462187 Depois do nortão, encapei (50%) escape 3"com termo tape.
462189 Tubo reto, embaixo da Band.
462190 Finalizei com marmitão 3", soltando o ar por baixo da viatura.
helder.dir
10/05/2014, 03:00
Ismael, ótima explicação!
Pessoal, há na internet algum site pra compra da K16? Se sim qual é o preço medio?
Do cooler tbm, qual seria o preço comum dele?
Vou ter que comprar aos poucos pq semana passada eu ja comprei um cambio e eixo por isso o $$ ta curto..., vou ter q ir comprando aos poucos...hehe
braços!
A Control parts de Campinas tem. Na época ( 2 anos ) era 1,6K. lembrando que tem vários modelos de K16. Para Band se usa a do Ford Cargo 815 com motor Cummins 4btaa ( acho que é isso ).
fabiano r
10/05/2014, 11:04
O intercooler comprei do VW 8.150 com um bom preço e material de ótima qualidade na Radisul Radiadores, é só colocar o google que acha o contato. o meu custou R$ 500,00 com o frete.
Sergio c
10/05/2014, 18:21
A minha turbina é da marca Schuisser, que veio com o motor da 710, sem válvula, eu gostei dela pq é pequena, sendo que na lenta dá p escutar o assobio, dá 1,4k rapidinho. Meu meca disse que pro meu uso, o dia que essa der pau é pra comprar uma igual a essa, do mesmo tamanho.
Ismael Reghin Filho
12/05/2014, 00:58
Uma coisa que ainda não fiz e que acho que vai fazer diferença é aumentar o cano de entrada de ar. Pois, se coloquei uma saída (escape) de 3"polegadas, penso que a entrada deve ser do mesmo tamanho ou pelo menos maior do que é. Vou experimentar fazer e depois deixar minha opinião sobre se houve um decréscimo de fumaça na saída do escape, quando exigido pela turbina.
Sergio c
12/05/2014, 09:17
O meu escape ficou na saída da turbina em 2pol, na curva, mas já passa p 2,5pol até a traseira com um bocal voltado p chão, sem abafador, ficou muito bom o ronco.
junior888
13/05/2014, 11:06
Junior vc não me disse certa vez que já estava com a k16?? ou falta instalar?
Aproveitando a proza, estou precisando de um pneu hankook 33.12.15 modelo antigo para fazer um par com o stepe qestá zerado sabes onde posso encontrar?
Ainda estou com a ruim e velha .63, hehehe... Falta comprar a k16 ainda, estou enrolando a um ano já, mas agora acho que vai, hehehe...
E quanto aos pneus, vou tentar ver por aqui se acho alguma coisa, qualquer coisa te aviso.
fabiano r
13/05/2014, 14:25
Vlw Junior
dea_arendt
14/05/2014, 10:52
então pessoal, eu tava indo turbinar a minha band 608 e o mecânico me falou milhares de vezes que o motor perde MUITO a vida útil dele turbinando e que no final ela fica praticamente a mesma coisa, isso pq o cambio de 4 marchas limita ela....isso procede? desanimei totalmente de turbinar o trator
então pessoal, eu tava indo turbinar a minha band 608 e o mecânico me falou milhares de vezes que o motor perde MUITO a vida útil dele turbinando e que no final ela fica praticamente a mesma coisa, isso pq o cambio de 4 marchas limita ela....isso procede? desanimei totalmente de turbinar o trator
Dea,
A mesma coisa não fica nunnncccaaaaaaa!!!! vc não ganha velocidade final, mas ganha em subidas e arrancadas, o que torna uma viagem longa menos cansativa. Isto é, a bande sobe traquilamente a 80/90km. Sem turbinar, ela subirá de 50/60km. É uma diferença enorme em uma viagem de 1000km, sem falar nas ultrapassagens, que se tornam mais seguras. Se precisar, senta o pé que a turbina responde. Se for uma k16 então!!! vixe.
Quanto à redução de vida útil do motor, pode até ocorrer, mas vai depender da turbina que vc colocar e da forma como vc dirige. Um amigo meu aqui do forum acabou com um motor 364 novo de uma band em uma viagem que fez, mas o detalhe, manteve a velocidade dela (140/150km) no limite por mais de 200km, aí deu PT.
Agora, se o motor perde vida útil, digamos de 20 a 30%, de um total 1.000.000 km, estamos falando de uma durabilidade de 400/500 mil km. É muita coisa para quem não é caminhoneiro. Eu gastei 5 anos para rodar 70 mil, então, gastaria 30 anos para rodar isso aí!!
Agora tudo depende do pé do motorista, se vc achar que tá dirigindo uma amarok 2014, vai acabar com o motor em 1 ano ou, até mesmo em uma viagem.
A minha band é 4 marchas e tem turbina. Agora está alongada (12:35), mas antes era original e eu sentia a diferença, por isso pretendo colocar uma k16.
Aí é com vc. Abçs
fabiano r
14/05/2014, 13:23
Tem certeza que o cara é mecânico???
Anda em uma band turbinada que você vai ver... a minha anda sempre acima de 100km/h (velocidade do gps) já testei em subidas fortes e longas ela mantem acima de 110km/h bem na boa sem forçar.
Já fiz viagens de 200km sem parar andando bem e não tive problemas, claro que se o motor estiver "indo para o saco" quando colocar a turbina funde de vez.
A minha quando comprei o antigo dono não sabia como estava o motor e mesmo assim turbinei intercoolei e até agora está ótima.
Procura um mecânico de verdade!
jsuttili
14/05/2014, 13:52
Dea... Tbm tive uma experiência parecida..... pedi pra um mecânico que não entendia porra nenhuma.. e ele colocou mil empecilhos e só falou mal.... mesmo assim fui lá.... troquei de mecânico e turbinei o meu jipe.... Rapaiz... não me arrependo uma virgula de ter turbinado o bicho..... fica outros quinhentos...... e olha q eu só instalei o kit e revisei bomba.. sem mexer em bico e internamente....... Se tua preocupação´é redução da vida útil.... utiliza millitec ou molycote junto com o óleo do motor que melhora bastante..... Se teu motor estiver bom... vai fundo.... pode turbinar e seja feliz... hehheheheh
cesar rsnh
14/05/2014, 14:02
Dai fabiano r tudo bem? Vi teu comentario sobre tua band e tu disse que anda acima de 110Km/h sem forçar! Dai vem minha pergunta: tua band é 5 marchas? tem diferencial alongado? que rotaçao anda com essa velocidade? Grande abçs!
fabiano r
14/05/2014, 15:04
Dai fabiano r tudo bem? Vi teu comentario sobre tua band e tu disse que anda acima de 110Km/h sem forçar! Dai vem minha pergunta: tua band é 5 marchas? tem diferencial alongado? que rotaçao anda com essa velocidade? Grande abçs!
Opa Cesar td bem?
Minha Band é 4 marchas, não sei lhe dizer qual a relação pois já veio assim e o antigo dono também não sabia, mas viajo tranquilamente acima de 100Km/h pouco mais que isso se pisar um pouco mais vai a 120 e pisando tudo 140 145 no gps.
Ainda não precisei abrir os diferenciais para ver qual é a relação mas não é original pois as que vi originais são mais amarradas. E quanto a rotação não sei lhe dizer pois não tenho conta giros no jeep.
Existe alguma maneira simples de saber qual a relação da band sem ter que desmontar tudo?
E quando vamos marcar aquele passeio?
Abraço!
Sergio c
14/05/2014, 21:00
Tem problemas se o motor estiver nos últimos suspiros, aí vai p saco mesmo. A turbina ajuda bastante acima da 2 marcha, pois abaixo a relação é curta e quase não se nota, termina o giro do motor e a pressão da turbina quase nem mexe. Ma se estiver em uma estrada ou rua sem movimento, subidas ou carregada, com a turbina, quando tu pensa que o motor vai começar a apanhar e vc pisa até o fundo, aí tu notas o quanto vale uma turbina, parece que tem alguém te empurrando na traseira hehehehhe
Ismael Reghin Filho
15/05/2014, 02:22
Dea.
A minha Band tava com turbina K-16 e intercooler. Ainda não tinha colocado o LDA, revisado a bomba e nem trocado os bicos injetores. Viajei para o nortão do MT. Foram 5.600 km ida e volta, numa única viagem. Saí de Londrina a tarde e fui dormir em Ivaté - PR. No outro dia fui até Naviraí - MS (resolvi umas coisas na parte da manhã) e depois toquei até Coxim - MT. No dia seguinte fui até perto de Tangará da Serra - MT, numa cidadezinha chamada Denise. Dia seguinte fui até Juína - MT. Dia seguinte cheguei em Aripuanã - MT, de tarde. Foram + ou - 300 km no primeiro e no último dia. Nos outros 3 dias, foram em média 700 km por dia.
Voltei, revisei a bomba injetora, troquei os bicos e coloquei LDA (pra ela andar mais e que diferença fez). Viajei pra Bonito - MS. Andei 800 km num dia. Fiquei dois dias lá e voltei mais 800 km no outro dia. Não aconteceu nadinha de nada. O mecânico que te falou isto, não sabe o que está falando. Quando você turbina um veículo depende de como cuida dele. Se faz as trocas de óleo regularmente, se não deixou a turbina com muita pressão, se dirige prestando atenção no relógio da turbina e alivia o pé sempre que possível, seu motor vai durar uma eternidade. Só funde por azar. Uma mangueira que parte e falta óleo ou água, um tranco que quebra algo dentro, ou por desgaste mesmo e aí vai depender de como ele está, antes de turbinar.
Se funciona redondinho. Se não gasta óleo em exagero (um pouquinho é até normal de ter que repor), se seu rendimento está dentro de uma normalidade, pode turbinar sem medo. Já fiz isso em F-1000 (mais de uma), D-20, trator Valmet 128 4x4, Valmet 88 série Prata e até num Valmetão 80 id, antigo pra caramba. Nunca fundiu nenhum deles a não ser pelo tempo de uso.
dea_arendt
15/05/2014, 09:47
bom dia a todos!!
muito obrigado pelas respostas!
então, eu notei que esse mecânico segue uma linha mais "purista" nos carros dele, vou fazer os testes de pressão e temperatura no carro pra ver se ele está apto a receber ou não o turbo. o motor dele foi aberto pelo antigo dono e está com 45mil km agora, mas vai saber como foi feito o serviço.
vocês poderiam lista para mim quais são os tipos de turbinas q eu poderia instalar? coisa rápida, só para eu estar com argumentos para conversar com o próximo novo mecânico da toyotinha! hahahah eu uso o carro para trabalhar todos dias no centro de curitiba e todo final de semana eu viajo...
e aqueles turbos que tem espirro? que tipo é esse?
bom dia a todos!!
muito obrigado pelas respostas!
então, eu notei que esse mecânico segue uma linha mais "purista" nos carros dele, vou fazer os testes de pressão e temperatura no carro pra ver se ele está apto a receber ou não o turbo. o motor dele foi aberto pelo antigo dono e está com 45mil km agora, mas vai saber como foi feito o serviço.
vocês poderiam lista para mim quais são os tipos de turbinas q eu poderia instalar? coisa rápida, só para eu estar com argumentos para conversar com o próximo novo mecânico da toyotinha! hahahah eu uso o carro para trabalhar todos dias no centro de curitiba e todo final de semana eu viajo...
A turbina mais utilizada que tem um bom custo benefício é uma .42/.48 de preferêncis Biaggio...
Agora se você quer algo mais apimentado e muitos proprietários já colocaram é a K16 da borgwarner...essa é o bixo !
Abs
jsuttili
15/05/2014, 10:18
Dea.
A minha Band tava com turbina K-16 e intercooler. Ainda não tinha colocado o LDA, revisado a bomba e nem trocado os bicos injetores. Viajei para o nortão do MT. Foram 5.600 km ida e volta, numa única viagem. Saí de Londrina a tarde e fui dormir em Ivaté - PR. No outro dia fui até Naviraí - MS (resolvi umas coisas na parte da manhã) e depois toquei até Coxim - MT. No dia seguinte fui até perto de Tangará da Serra - MT, numa cidadezinha chamada Denise. Dia seguinte fui até Juína - MT. Dia seguinte cheguei em Aripuanã - MT, de tarde. Foram + ou - 300 km no primeiro e no último dia. Nos outros 3 dias, foram em média 700 km por dia.
Voltei, revisei a bomba injetora, troquei os bicos e coloquei LDA (pra ela andar mais e que diferença fez). Viajei pra Bonito - MS. Andei 800 km num dia. Fiquei dois dias lá e voltei mais 800 km no outro dia. Não aconteceu nadinha de nada. O mecânico que te falou isto, não sabe o que está falando. Quando você turbina um veículo depende de como cuida dele. Se faz as trocas de óleo regularmente, se não deixou a turbina com muita pressão, se dirige prestando atenção no relógio da turbina e alivia o pé sempre que possível, seu motor vai durar uma eternidade. Só funde por azar. Uma mangueira que parte e falta óleo ou água, um tranco que quebra algo dentro, ou por desgaste mesmo e aí vai depender de como ele está, antes de turbinar.
Se funciona redondinho. Se não gasta óleo em exagero (um pouquinho é até normal de ter que repor), se seu rendimento está dentro de uma normalidade, pode turbinar sem medo. Já fiz isso em F-1000 (mais de uma), D-20, trator Valmet 128 4x4, Valmet 88 série Prata e até num Valmetão 80 id, antigo pra caramba. Nunca fundiu nenhum deles a não ser pelo tempo de uso.
Ismael.....
Fale um pouco mais sobre esta tal válvula LDA....
Quero entender quais são as vantagens.. como que instala e quanto custa a brincadeira..
Obrigado
cesar rsnh
15/05/2014, 12:09
Opa Cesar td bem?
Minha Band é 4 marchas, não sei lhe dizer qual a relação pois já veio assim e o antigo dono também não sabia, mas viajo tranquilamente acima de 100Km/h pouco mais que isso se pisar um pouco mais vai a 120 e pisando tudo 140 145 no gps.
Ainda não precisei abrir os diferenciais para ver qual é a relação mas não é original pois as que vi originais são mais amarradas. E quanto a rotação não sei lhe dizer pois não tenho conta giros no jeep.
Existe alguma maneira simples de saber qual a relação da band sem ter que desmontar tudo?
E quando vamos marcar aquele passeio?
Abraço!
Oi Fabiano r, desculpa pela demora, me surgiu essa duvida porque a minha band a 110Km/h fica com a rotação bem alta, porem ela é 4 marchas original. Sobre saber qual a relação que ela usa, acho que só abrindo mesmo, porem não tenho certeza, deixo para a gurizada entendida do fórum.
Sobre o passeio não esqueci, porem ando trabalhando em alguns sábados, mas assim que der vamos marcar sim esse passeio!
Grande Abraço!! ;)
fabiano r
15/05/2014, 13:35
Oi Fabiano r, desculpa pela demora, me surgiu essa duvida porque a minha band a 110Km/h fica com a rotação bem alta, porem ela é 4 marchas original. Sobre saber qual a relação que ela usa, acho que só abrindo mesmo, porem não tenho certeza, deixo para a gurizada entendida do fórum.
Sobre o passeio não esqueci, porem ando trabalhando em alguns sábados, mas assim que der vamos marcar sim esse passeio!
Grande Abraço!! ;)
Tranquilo Cesar, uma hora dessas marcamos, estes dias também estou trabalhando nos finais de semana mas qq dia surge a oportunidade.
Abraço!
Dea
Os espirros, se entendi a pergunta, ocorrem pelo famoso "pente na turbina". Uma chapa soldada na curva do escape, logo após a turbina. No vídeo do link abaixo há uma tentativa de instalar na Band.
https://www.youtube.com/watch?v=6k9LjWC0D2Y
Ismael Reghin Filho
16/05/2014, 00:45
Ismael.....
Fale um pouco mais sobre esta tal válvula LDA....
Quero entender quais são as vantagens.. como que instala e quanto custa a brincadeira..
Obrigado
Js.
Eu segui a recomendação do pessoal do forum e não me arrependo.
A diferença foi que fiz o serviço em duas partes.
Na primeira melhorou muito e já valeu o serviço de colocar a turbina.
Quando a turbina manda mais ar pra dentro do motor, aumentando a quantidade de O2, você terá como resultado, uma explosão mais bem aproveitada. Porém a turbina que é composta de duas partes, uma acionada pelos gases do escapamento e que atinge uma temperatura muito alta e a outra, acionada através de um mecanismo multiplicador e devido a este fato atinge altas rotações, mas com um inconveniente, que é alta temperatura do ar. Ar mais quente, mais rarefeito e menos O2. Mas mesmo assim já dá resultado.
Daí entra a jogada do intercooler que é pra baixar esta temperatura do ar, antes de entrar no motor. Ar mais denso, mais O2. Quanto mais O2, melhor será o aproveitamento da explosão.
No entanto, não adianta nada você colocar mai ar, se não colocar mais diesel pra compensar. Por isso que tem que revisar a bomba e se necessário, trocar os bicos injetores.
O LDA, é um mecanismo que é colocado na Bomba Injetora. Sua função é de fazer um avanço na curva de aceleração da bomba Injetora. Com LDA, vai mais óleo diesel pro motor e como você tem mais ar (denso) e portanto mais O2, o resultado será melhor ainda.
Por fazer o serviço em duas partes, pude quantificar do meu ponto de vista, a diferença que cada mexida, deu no motor. Eu acho que valeu a pena colocar o LDA. O resultado é surpreendente.
O valor, não vou saber te informar, porque paguei parcelado e ainda não fui pegar a Nota Fiscal, hahaha...
Mas todo o serviço, ficou em mais ou menos 5.000,00.
helder.dir
16/05/2014, 08:54
Js.
Quando a turbina manda mais ar pra dentro do motor, aumentando a quantidade de O2, você terá como resultado, uma explosão mais bem aproveitada. Porém a turbina que é composta de duas partes, uma acionada pelos gases do escapamento e que atinge uma temperatura muito alta e a outra, acionada através de um mecanismo multiplicador e devido a este fato atinge altas rotações, mas com um inconveniente, que é alta temperatura do ar. Ar mais quente, mais rarefeito e menos O2. Mas mesmo assim já dá resultado.
Daí entra a jogada do intercooler que é pra baixar esta temperatura do ar, antes de entrar no motor. Ar mais denso, mais O2. Quanto mais O2, melhor será o aproveitamento da explosão.
No entanto, não adianta nada você colocar mai ar, se não colocar mais diesel pra compensar. Por isso que tem que revisar a bomba e se necessário, trocar os bicos injetores.
O LDA, é um mecanismo que é colocado na Bomba Injetora. Sua função é de fazer um avanço na curva de aceleração da bomba Injetora. Com LDA, vai mais óleo diesel pro motor e como você tem mais ar (denso) e portanto mais O2, o resultado será melhor ainda.
Por fazer o serviço em duas partes, pude quantificar do meu ponto de vista, a diferença que cada mexida, deu no motor. Eu acho que valeu a pena colocar o LDA. O resultado é surpreendente.
O valor, não vou saber te informar, porque paguei parcelado e ainda não fui pegar a Nota Fiscal, hahaha...
Ismael, o que estaria incluso nesse preço de 5 mil?
dea_arendt
16/05/2014, 09:22
sensacional pessoal!
vou colocar o tal espirro no meu!
vi uma band esses dias com espirro e fiquei babando!! hahahahah
mês que vem eu vou instalar a turbina e o intercooler! e já posto fotos pra todos verem!!
valeu!
fabiano r
16/05/2014, 10:48
sensacional pessoal!
vou colocar o tal espirro no meu!
vi uma band esses dias com espirro e fiquei babando!! hahahahah
mês que vem eu vou instalar a turbina e o intercooler! e já posto fotos pra todos verem!!
valeu!
Dea, apenas um aviso quanto ao "espirro" se sua turbina não for "legalizada" (se não consta no documento como turbinado) a polícia pode mandar você parar e dai vem bronca! Se informa antes se na sua região eles não complicam com isso.
Abraço!
Ismael Reghin Filho
16/05/2014, 19:34
Ismael, o que estaria incluso nesse preço de 5 mil?
Oi Helder.
Segunda-feira próxima eu vou na casa do meu pai e vou pegar a nota fiscal.
Mas posso adiantar que foi feito:
Turbina, Intercooler, Revisão BI, Bicos, Relógio, Tubos e conexões, Escape 3".
Depois coloco certinho o que foi feito.
Rodrigo-ce
17/05/2014, 17:28
Tudo bem a todos, tenho uma pick up 84 om 314. Qual a turbina mais indicada para uso diário e expedições com trilhas leves e médias. Lembrando que será retificado o motor e depois instalada relação 11x35.
Ardidas///
17/05/2014, 21:20
Galera é o seguinte,
Eu comprei uma Band Curta 84 essa semana e veio de brinde uma turbina K16, porém eu não sei ler as medidas delas (essas medidas .isso / .aquilo). Alguém poderia me dar uma dica, quero turbinar o OM 314 somente para ficar mais experto. Tornar a viatura mais "leve" no pé.
Segue uma foto da desejada:
463149463150
Bom, agora é com vc´s.
[]´s
TONI
fabiano r
19/08/2014, 14:36
Boa tarde Pessoal!
Boa tarde pessoal! Seguindo as recomendações do amigo Felippe G. Tounda fiz as seguintes alterações no meu jeep.
Troca da tubulação do intercooler de 2" para 2,5" R$ 280,00 aprox incluindo os mangotes de silicone e os tubos.
Troca do escapamento para um de 3" direto R$ 530,00 incluindo material, canos coxins mão de obra e ponteira cromada (o maior problema acredito que era na curva da saída da turbina q era muito pequena)
Troca do casco do filtro de ar para um de maior vazão R$ 230,00 incluindo o casco e elemento mais R$ 140,00 da mangueira de entrada da turbina e mais 40,00 do restante usado para ligar até o filtro.
Ainda falta fazer a média, enchi o tanque sábado agora é andar e ver.
A diferença até o momento ficou na pegada a turbina enchia até 0,8kg p chegar a 1kg tinha q arrochar o pé, agora chega bem fácil a 1,5kg e mesmo em baixa rotação já marca próximo de 0,5kg.
Desde já segue meu agradecimento da todos os amigos e principalmente ao Felippe.
Segue as fotos de como ficou....47459547459647459747459947460047460147460 3
Boa tarde Pessoal!
Boa tarde pessoal! Seguindo as recomendações do amigo Felippe G. Tounda fiz as seguintes alterações no meu jeep.
Troca da tubulação do intercooler de 2" para 2,5" R$ 280,00 aprox incluindo os mangotes de silicone e os tubos.
Troca do escapamento para um de 3" direto R$ 530,00 incluindo material, canos coxins mão de obra e ponteira cromada (o maior problema acredito que era na curva da saída da turbina q era muito pequena)
Troca do casco do filtro de ar para um de maior vazão R$ 230,00 incluindo o casco e elemento mais R$ 140,00 da mangueira de entrada da turbina e mais 40,00 do restante usado para ligar até o filtro.
Ainda falta fazer a média, enchi o tanque sábado agora é andar e ver.
A diferença até o momento ficou na pegada a turbina enchia até 0,8kg p chegar a 1kg tinha q arrochar o pé, agora chega bem fácil a 1,5kg e mesmo em baixa rotação já marca próximo de 0,5kg.
Desde já segue meu agradecimento da todos os amigos e principalmente ao Felippe.
Segue as fotos de como ficou....47459547459647459747459947460047460147460 3
Parabéns !!
Ficou chique !! :palmas:
Abs
fabiano r
19/08/2014, 14:48
Vlw Fband!
Mas agora qro ver se fica econômica também rsrs.
Abs
Vlw Fband!
Mas agora qro ver se fica econômica também rsrs.
Abs
Mas agora segura o pé né ? Se não, não vai adiantar.... vai partir pra uma sw4... kkkk
Abração !
fabiano r
19/08/2014, 15:07
Mas agora segura o pé né ? Se não, não vai adiantar.... vai partir pra uma sw4... kkkk
Abração !
agora dá p tirar o pé pq ela tá andando mais mesmo uasuasuausaus.
Sábado já vou saber se fico triste ou alegre kkkkkkk
Tava pensando nisso em fuçar. Aos douturados do fórum, em que carro/caminhão encntraria a K16 que serve na Band /83 sabendo fica mais fácil fuçar e quanto ao kit consigo fácil já para a K16, onde conseguiria?
As vezes acontece. quem tem amigos tem tudo rsrs ( por exemplo o intercooler estava furado uma pequena batida deslocou a lateral dai o dono foi no meu amigo que recupera e colocou um novo dai deixou o velho para ferro-velho e o meu amigo me deu o intercooler e cobrou 100 pilas para consertar e a k16 o dono é frotista nem quer saber deu problema coloca novo dai ia jogar fora a turbina dai eu disse q ficava mesmo se tivesse que mandar recondicionar esse preço não paga nem o casco dai desmontamos e não tinha nada de errado era apenas a flange da entrada do óleo)
Vai fuçando em ferro velho nos descarte de oficinas que vc não imagina o que pode achar.
Abraço!
helder.dir
20/08/2014, 02:00
Inner...., nunca ouvi dizer de kit especifico para a K16..., hoje no grupo Toyota Bandeirante no face, caiu a questao se seria o mesmo encaixe da k16 em relação as APLs e disseram que sim...
Depois que instalei a minha APL no meu OM314 eu vi que não é tao dificil fazer tudo em 3 pol..., a respeito o Canzilão fez na dele e ficou de cair o queixo, um espetaculo!!
fabiano r
20/08/2014, 08:13
Helder e Inner kit mesmo para k16 não tem você tem que pegar uma que caiba no coletor e depois manda fazer uma flange para parafusar na saída da turbina e solda o escapamento, sobre o escape de 3" melhora muito mas muito mesmo, só que tem que ver bem a curva logo na saída da turbina pois é onde mais restringe. Olha na página 7 que tem umas fotos do escapamento 3" da minha band.
Abs. Fabiano
É a Ford Cago 815, motor Cummins 4BTAA
Valeu Fabiano quando você diz uma que caiba no coletor seria no coletor já existente ou seja o original pergunto pois em uma Hilux que tive quando turbinei tive que trocar o coletor.Nesse caso se eu souber qual o modelo da K16 que caiba no coletor original fica mais fácil fuçar. Abçs.
Helder e Inner kit mesmo para k16 não tem você tem que pegar uma que caiba no coletor e depois manda fazer uma flange para parafusar na saída da turbina e solda o escapamento, sobre o escape de 3" melhora muito mas muito mesmo, só que tem que ver bem a curva logo na saída da turbina pois é onde mais restringe. Olha na página 7 que tem umas fotos do escapamento 3" da minha band.
Abs. Fabiano
Grande Fáfá seria esse o modelo que caberia no coletor original se for vou a caça Abçs.
É a Ford Cago 815, motor Cummins 4BTAA
Ismael quando vc diz 5.000,00 refere-se a tudo ou seja inclui turbinar, intercooolar, e colocar a LDA?
Js.
fabiano r
21/08/2014, 08:17
Valeu Fabiano quando você diz uma que caiba no coletor seria no coletor já existente ou seja o original pergunto pois em uma Hilux que tive quando turbinei tive que trocar o coletor.Nesse caso se eu souber qual o modelo da K16 que caiba no coletor original fica mais fácil fuçar. Abçs.
Imer o coletor tem que ser trocado caso a sua não seja turbinada dai tem que ver se a turbina é compatível com o coletor turbo da band. Posta uma foto do coletor q vc tem, se é original vai ter que trocar.
A Band está no estaleiro assim que puder coloco as fotos do coletor grato.
Imer o coletor tem que ser trocado caso a sua não seja turbinada dai tem que ver se a turbina é compatível com o coletor turbo da band. Posta uma foto do coletor q vc tem, se é original vai ter que trocar.
estyvybeykr
31/08/2014, 15:16
Final de semana sem muito pra fazer, resolvi me divertir um pouquinho e começar a montagem do turbinamento do meu 314.
Vou postar umas fotinhas para os que se interessam e podem ficar a vontade pra censurar também, que ainda dá tempo pra mudar alguma coisa.
estyvybeykr
31/08/2014, 15:30
Tem mais essas aqui.
Ainda falta um tubo do filtro para a turbina que precisarei torcer. Assim como refazer o escapamento que será de 2"1/2 Mas essa semana que vem termino esse pequeno up :twisted:.
estyvybeykr
31/08/2014, 15:34
Desculpa ae mas as fotos não são muito boas, a maquina fotográfica deu zebra então foi no célular mesmo.
Tá show qual o kit que vc utilizou
Desculpa ae mas as fotos não são muito boas, a maquina fotográfica deu zebra então foi no célular mesmo.
AndreyPrevidelli
31/08/2014, 15:47
Tem mais essas aqui.
Ainda falta um tubo do filtro para a turbina que precisarei torcer. Assim como refazer o escapamento que será de 2"1/2 Mas essa semana que vem termino esse pequeno up :twisted:.
Cacetada......ficou muito legal.
A minha Band está no estaleiro e quando sair, a próxima aventura será instalar uma turbina dessa.
Inveja saudável.......rsrsrs
Abcs
estyvybeykr
31/08/2014, 15:49
Inner Não utilizei um kit propriamente dito, tipo masterpower, ou outro que exista no mercado já com tudo plug & play.
Fui juntando as peças.
A turbina comprei com Fejipeiro, o coletor de um fornecedor de SP que nem me lembro mais o nome.
Os mangotes: alguns da Kehl, Spa, Drift.
Os tubos em inox de outro fornecedor de SP.
Enfim um quebra cabeça de varias localidades.
estyvybeykr
31/08/2014, 15:52
Cacetada......ficou muito legal.
A minha Band está no estaleiro e quando sair, a próxima aventura será instalar uma turbina dessa.
Inveja saudável.......rsrsrs
Abcs
Nem tanto Andrey, mas vai dar pro gasto kkkkkkkk
Sei que a vontade de fazer o mesmo trabalho é grande pra quem tem um brinquedinho como o nosso, mas de tempo ao tempo e as coisas acontecem dentro do seu tempo.
AndreyPrevidelli
31/08/2014, 15:57
Inner Não utilizei um kit propriamente dito, tipo masterpower, ou outro que exista no mercado já com tudo plug & play.
Fui juntando as peças.
A turbina comprei com Fejipeiro, o coletor de um fornecedor de SP que nem me lembro mais o nome.
Esta com razão, pq que os upgrade são infinitos...
abc
Beleza qual a turbina que você está utilizando
Fui juntando as peças.
Essa aqui, será que caberia na Band/83
475933
estyvybeykr
31/08/2014, 18:19
Essa aqui, será que caberia na Band/83
475933
Inner instalei uma Garret 48.42 monofluxo , não é nenhuma "Brastemp", mas pra quem tava com um motor chocho nas subidas e nenhuma retomada, já senti uma melhora significativa.
Essa Borgwarner é sem sombra de duvida um grande "UP" nos motores MB. Mas meu velho OM314 acabaria pedindo arrego antes do tempo, mesmo estando retificado a pouco tempo(praticamente amaciando ainda).
Se tivesse um OM364 ou 14B na minha Band ai sim colocaria uma K16.
Qualquer coisa tô no Valqueire, se quiser vir trocar umas ideais tô à disposição.
Forte abraço.
fabiano r
01/09/2014, 09:33
Bom dia Estevão! Como está o amigo? Féra que beleza de trabalho! Algumas páginas atras postei umas fotos das modificações que fiz na minha band que já era turbo intercooler mas a carga da turbina não estava aquelas coisas, uma dica tenta colocar a saída de ar do filtro maior e o escape já que vai refazer coloca 3" vc vai ver a diferença. Minha turbina vou ter q ajustar a WG pois qq coisa já bate em 2kg depois das modificações.
Um grande abraço!
Sergio c
01/09/2014, 09:38
Bom dia amigo Styvy, lembra de onde comprou a curva usada na foto 03. Pergunto isso por que quando coloquei o motor da 710, que já vem com turbo e intercooler, tive que inverter a turbina p não pegar no setor da DH, ficando com a saída do escape para frente e consegui uma curva de 90 graus com cano normal de escape, a qual soldei a flange que vai parafusada na turbina.
Achei muito boa essa curva.
estyvybeykr
01/09/2014, 10:08
Bom dia Estevão! Como está o amigo? Féra que beleza de trabalho! Algumas páginas atras postei umas fotos das modificações que fiz na minha band que já era turbo intercooler mas a carga da turbina não estava aquelas coisas, uma dica tenta colocar a saída de ar do filtro maior e o escape já que vai refazer coloca 3" vc vai ver a diferença. Minha turbina vou ter q ajustar a WG pois qq coisa já bate em 2kg depois das modificações.
Um grande abraço!
Fabiano Bom Dia, ví as modificações que fez na sua Band e ficou muito boas realmente.
No meu caso todos os tubos do snorkel até a turbina são todos de 2"1/2 e o escapamento também será de 2"1/2 porque já possuo um turbão assim como o cano que vai até o teto.
Na verdade não quero apimentar muito meu motor, pois potencia na mão acaba virando gasto e desgaste prematuro. As minhas necessidades são apenas em poucos momentos em que a Band fica chocha numa ladeira ou numa retomada.
E estou levando em consideração que esse motor (OM314) até então possui uma configuração antiga que se for muito exigido acabará dando problema antes do tempo.
Forte Abraço.
estyvybeykr
01/09/2014, 10:21
Bom dia amigo Styvy, lembra de onde comprou a curva usada na foto 03. Pergunto isso por que quando coloquei o motor da 710, que já vem com turbo e intercooler, tive que inverter a turbina p não pegar no setor da DH, ficando com a saída do escape para frente e consegui uma curva de 90 graus com cano normal de escape, a qual soldei a flange que vai parafusada na turbina.
Achei muito boa essa curva.
Sergio Bom Dia, meu sonho de consumo é um motor desse 710 já intercoolado e turbinado de fabrica.
Quanto a curva na saída do caracol quente, quando comprei a turbina o Fejipeiro ele me mandou junto, e quem sabe ele passe por aqui e te responda. Realmente ficou muito legal e deu um ar de originalidade ao conjunto.
Forte Abraço.
Sergio c
01/09/2014, 22:24
Sergio Bom Dia, meu sonho de consumo é um motor desse 710 já intercoolado e turbinado de fabrica.
Quanto a curva na saída do caracol quente, quando comprei a turbina o Fejipeiro ele me mandou junto, e quem sabe ele passe por aqui e te responda. Realmente ficou muito legal e deu um ar de originalidade ao conjunto.
Forte Abraço.
Parabéns pela sua band, está ficando de cinema heheheh
Quanto ao motor da MB 710, foi o melhor investimento que fiz nela, pois quando comprei ela, apesar no ano 1989, já veio com motor da 709, maçarico, só que fumaçava, provavelmente tinha q fazer bomba e bico, mais turbinar e intercoolar. Aí me surgiu o negócio desse MB710, dando uma boa volta em dinheiro, mas veio com intercooler GARRET, turbinado, ventoinha com acoplamento viscoso(não quebra dentro d'água), e o famoso LDA,"foto 02", que dá uma boa diferença em alta rotação, quando se precisa de força e ele libera mais diesel.
Após a instalação desse motor tb vi que os bicos estavam ruins,(nosso diesel sujo e com mistura), gastei uns mil Reais, trocar bicos, revisar bomba e regular válvulas, sendo que a bomba mandei deixar(ainda) com a regulagem original.
Esse motor original tem 115cv, mas a band ficou um espetáculo, em baixa, sendo que se andar na boa, o relógio da turbina quase nem mexe, mas a uns 80 por hora, quinta marcha, se tu pisar no fundo, como minha turbina é pequena, ela parece que vai decolar, e se a embreagem não estiver 101% ou estiver molhada, patina com facilidade.
Se tiver com pneus grandes p trilha, em primeira ou segunda reduzida, a hora que ela afundar no barro e o motor querer apanhar, tu pisa fundo e tu só vê barro passando pela janela, ou vai ou atola até o chassi heheheh
E ficou super econômica também.
Atualmente esse é o coletor que está na Band, então terei que trocar? Estou de olho nesse modelo de turbina. O meca disse que o motor está redondinho. Onde poderia encontrar um coletor que servisse para essa turbina. Opiniões são bem vindas.
476078 476079 476082 476083
A Band está no estaleiro assim que puder coloco as fotos do coletor grato.
fabiano r
02/09/2014, 09:58
Atualmente esse é o coletor que está na Band, então terei que trocar? Estou de olho nesse modelo de turbina. O meca disse que o motor está redondinho. Onde poderia encontrar um coletor que servisse para essa turbina. Opiniões são bem vindas.
476078 476079 476082 476083
Imer o coletor vc terá q trocar de qq jeito, agora não sei se encontra um com o encaixe para essa turbina mas é bem simples mandar fazer uma flange para adatar.
estyvybeykr
02/09/2014, 16:50
Parabéns pela sua band, está ficando de cinema heheheh
Quanto ao motor da MB 710, foi o melhor investimento que fiz nela, pois quando comprei ela, apesar no ano 1989, já veio com motor da 709, maçarico, só que fumaçava, provavelmente tinha q fazer bomba e bico, mais turbinar e intercoolar. Aí me surgiu o negócio desse MB710, dando uma boa volta em dinheiro, mas veio com intercooler GARRET, turbinado, ventoinha com acoplamento viscoso(não quebra dentro d'água), e o famoso LDA,"foto 02", que dá uma boa diferença em alta rotação, quando se precisa de força e ele libera mais diesel.
Após a instalação desse motor tb vi que os bicos estavam ruins,(nosso diesel sujo e com mistura), gastei uns mil Reais, trocar bicos, revisar bomba e regular válvulas, sendo que a bomba mandei deixar(ainda) com a regulagem original.
Esse motor original tem 115cv, mas a band ficou um espetáculo, em baixa, sendo que se andar na boa, o relógio da turbina quase nem mexe, mas a uns 80 por hora, quinta marcha, se tu pisar no fundo, como minha turbina é pequena, ela parece que vai decolar, e se a embreagem não estiver 101% ou estiver molhada, patina com facilidade.
Se tiver com pneus grandes p trilha, em primeira ou segunda reduzida, a hora que ela afundar no barro e o motor querer apanhar, tu pisa fundo e tu só vê barro passando pela janela, ou vai ou atola até o chassi heheheh
E ficou super econômica também.
Sergio realmente um espetáculo de motor esse OM364, mas hoje terei que aproveitar bastante esse meu por enquanto, visto o que já fiz (retifica, turbinamento).
Nessa segunda foto do LDA existe um mangote, me pareceu que esta roçando no tubo onde vai a abraçadeira. Não sei se é impressão na foto, mas melhor averiguar.
estyvybeykr
02/09/2014, 16:56
476078
Inner tem jeito não, terá que trocar esse coletor com certeza. Mas encontra sim.
Na minha que era com esse mesmo tipo de coletor (original ), tive que trocar também, veja a foto como é:
Rodrigo-ce
02/09/2014, 18:10
Inner tudo bem.
Caso não consiga um pronto, você pode fazer. Algumas imagens que pode ajudar.
476174476175476176476177476178
476179476180476182476183
outro modelo
476186476188476189
Desculpa por congestionar a página com as imagens. Espero que ajude, boa sorte na empreitada.
estyvybeykr
02/09/2014, 19:22
Após o serviço de torção dos tubos de pressurização e escapamento, a bagaça ficou assim.
Sergio c
02/09/2014, 21:01
Ficou show de bola Estyvy, acho que é a mangueira que vai p o setor da DH, passando por cima da mangueira de vácuo que vai para o compressor. Fim de semanada vou dar uma olhada. Um abraço.
Valeu Rodrigo ótimas sugestões em breve estarei dando início a empreitada Abraços
Inner tudo bem.
Caso não consiga um pronto, você pode fazer. Algumas imagens que pode ajudar.
476174476175476176476177476178
476179476180476182476183
outro modelo
476186476188476189
Desculpa por congestionar a página com as imagens. Espero que ajude, boa sorte na empreitada.
Valeu verei se encontro alguém por aqui no RJ que proponha a fazer Abraços
Imer o coletor vc terá q trocar de qq jeito, agora não sei se encontra um com o encaixe para essa turbina mas é bem simples mandar fazer uma flange para adatar.
estyvybeykr
03/09/2014, 22:28
Alegria de pobre dura pouco mesmo.
A turbina que não era nova tá bichada. Tá passando óleo para os dois caracóis, por sorte precisei desmontar a tubagem próximo ao intercooler e verifiquei o problema da bagaça antes do óleo tomar conta de tudo.
Agora só resta voltar a bancada de experimentos, quebrar os porquinhos, tomar vergonha na cara pra não comprar gato por lebre e adquirir uma turbina nova.
Bem acontece, agora caso te interesse tem um mecânico em Bonsucesso na Rua Marialva o Robson que é um craque honestíssimo especializado em turbinas que inclusive testa na bancada. Estou sem o tel dele agora mais posso te passar amanhã Abraços
Alegria de pobre dura pouco mesmo.
A turbina que não era nova tá bichada. Tá passando óleo para os dois caracóis, por sorte precisei desmontar a tubagem próximo ao intercooler e verifiquei o problema da bagaça antes do óleo tomar conta de tudo.
Agora só resta voltar a bancada de experimentos, quebrar os porquinhos, tomar vergonha na cara pra não comprar gato por lebre e adquirir uma turbina nova.
estyvybeykr
04/09/2014, 08:25
Bem acontece, agora caso te interesse tem um mecânico em Bonsucesso na Rua Marialva o Robson que é um craque honestíssimo especializado em turbinas que inclusive testa na bancada. Estou sem o tel dele agora mais posso te passar amanhã Abraços
Valeu Inner, depois passa sim. Não só pra min, mas fica aqui pra quem tiver necessidade também.
Depois até mandarei fazer um serviço nessa que deu boca, mas já pedi uma nova pela net.
Agora é aguardar os correios.
fabiano r
04/09/2014, 09:31
Valeu Inner, depois passa sim. Não só pra min, mas fica aqui pra quem tiver necessidade também.
Depois até mandarei fazer um serviço nessa que deu boca, mas já pedi uma nova pela net.
Agora é aguardar os correios.
Bom dia Estevão! Tava passando muito óleo? Lhe pergunto pois na minha a tubulação do intercooler sempre teve um pouco de óleo uns dizem q é normal outros não,o fato é que minha band sempre gastou óleo deste antes do turbo, depois q turbinei e começei a usar militec até diminuiu mas continua baixando, como sempre compro galão de 20 litros na troca do óleo se baixa completo e segue o baile, a turbina tá funcionando bem chega a 2kg bem fácil mas sempre tive essa dúvida quando a esse melado na tubulação.
Sergio c
04/09/2014, 10:29
Bom dia Estevão! Tava passando muito óleo? Lhe pergunto pois na minha a tubulação do intercooler sempre teve um pouco de óleo uns dizem q é normal outros não,o fato é que minha band sempre gastou óleo deste antes do turbo, depois q turbinei e começei a usar militec até diminuiu mas continua baixando, como sempre compro galão de 20 litros na troca do óleo se baixa completo e segue o baile, a turbina tá funcionando bem chega a 2kg bem fácil mas sempre tive essa dúvida quando a esse melado na tubulação.
A minha também passa um óleo para o lado do intercooler, como da para ver na foto externa que postei esses dias.
Falei esses dias com um mecânico que competia em jeep cross, motores turbo, ele mesmo desmontava as turbinas e mexia, e ele me disse que foi em uma palestra de um fabricante e o cara falou que todas as turbinas novas já vem com uma pequena folga no eixo, para não ter desgaste prematura devido a alta rotação(50.000rpm).
Disse ainda que nenhuma marca de turbina conseguiu resolver foi de que, na marcha lenta, a pressão do óleo lubrificante no eixo da turbina já é forte, fazendo passar parte deste para a saída do ar. Em alta rotação, "da turbina", 15x mais que o motor, o óleo passa pelo local correto e sai pela parte de baixo da turbina, voltando para o cárter, a menos que o eixo da turbina tenha um dedo de folga hehehehe
Eu não desligo minha band por qualquer coisa não, se tiver que ficar uns 5 minutos parado deixo na lenta, gosto de ficar escutando o barulho, além de poupar o motor de partida e bateria, se tiver que usar o guincho.
estyvybeykr
04/09/2014, 12:47
Senhores particularmente segundo meus míseros conhecimento de mecânica diesel, turbina não trabalha normalmente passando óleo para os caracóis. Até trabalha porem já é indicação de que ela vai dar pau. Pode demorar conforme a condução e o grau de manutenção preventiva que o proprietário dê ao equipamento.
Afirmo isso pois já trabalhei em manutenção de empresa de ônibus, e uma turbina babando óleo tanto na caixa quente como na fria e sinal de troca de intercooler para limpeza.
Sendo assim o normal é não ter óleo, quando tem é o aviso que o bolso vai sofrer kkkkkkkkk.
Senhores particularmente segundo meus míseros conhecimento de mecânica diesel, turbina não trabalha normalmente passando óleo para os caracóis. Até trabalha porem já é indicação de que ela vai dar pau. Pode demorar conforme a condução e o grau de manutenção preventiva que o proprietário dê ao equipamento.
Afirmo isso pois já trabalhei em manutenção de empresa de ônibus, e uma turbina babando óleo tanto na caixa quente como na fria e sinal de troca de intercooler para limpeza.
Sendo assim o normal é não ter óleo, quando tem é o aviso que o bolso vai sofrer kkkkkkkkk.
Se a turbina está consumindo óleo pode ser restrição na parte de entrada de ar da turbina....
Consumo de óleo na turbina não é normal !
Abs
fabiano r
04/09/2014, 13:41
Vixe já vi q o assunto é polemico! Na minha passa um pouco de óleo para o intercooler (o intercooler é novo) quando montei o turbo usei uma turbina maior 48.62 algo assim depois uma 42.48 e por fim a k16 e todas passavam um pouco de óleo. Mas vamos deixar os KM passar p ver o q vai dar.
estyvybeykr
04/09/2014, 17:30
Vixe já vi q o assunto é polemico! Na minha passa um pouco de óleo para o intercooler (o intercooler é novo) quando montei o turbo usei uma turbina maior 48.62 algo assim depois uma 42.48 e por fim a k16 e todas passavam um pouco de óleo. Mas vamos deixar os KM passar p ver o q vai dar.
Fabiano os três tipos de turbinas que vc usou eram novas ou já eram usadas?
fabiano r
04/09/2014, 17:59
Fabiano os três tipos de turbinas que vc usou eram novas ou já eram usadas?
a primeira era nova a segunda recondicionada e a terceira usada, por acaso esses são os três tipos? rrsrs
estyvybeykr
04/09/2014, 21:21
a primeira era nova a segunda recondicionada e a terceira usada, por acaso esses são os três tipos? rrsrs
Mesmo a primeira sendo nova passava óleo? Estranho não?
Bom assim que receber a que comprei instalarei e farei verificações semanais e vamos ver qual o resultado da bagaça kkkkk
estyvybeykr
08/09/2014, 19:12
Turbina na mão ferramenta pra funcionar.
Depois de instalada a configuração ficou excelente, ao invés da APL 240 42 .48 coloquei uma APL 525 42 .48 que tem o rotor maior e ficou com uma retomada descomunal, na subida um espetáculo, e na pirambeira um trator de esteira kkkkkkk. Isso por que ainda não testei com a Band reduzida kkkkkkkk.
Fotinhas pra não perder a viagem.
hercilio.neto
08/09/2014, 21:21
Algum diagnóstico de passagem de óleo?
estyvybeykr
08/09/2014, 21:26
Hercilão ainda não levei a turbina velha pra ninguém ver, mas acredito que tenha sido pelo uso mesmo pois não era nova.
Rodrigo-ce
08/09/2014, 22:59
Estyvy tudo bem.
Você sabe informar se esse modelo de APL é melhor que a k16 em questão potencia para o motor om 314
e qual o valor comercial dessa turbina.
Felicidades na montagem.
estyvybeykr
09/09/2014, 09:46
Estyvy tudo bem.
Você sabe informar se esse modelo de APL é melhor que a k16 em questão potencia para o motor om 314
e qual o valor comercial dessa turbina.
Felicidades na montagem.
Rodrigão não tenho parâmetros para dizer qual a melhor ou a que gere mais potencia nos OM314. Pois não tive oportunidade de andar com a K16 instalada numa Band, andei sim nos caminhões 3/4 Ford, porem são motores diferentes.
O que posso lhe afirmar é que sem sombra de duvidas essa APL525 especifica para motores 2.0 fica muito melhor que a APL240, que é para motores 1.6
O que havia percebido com a 240 é que o motor enche rápido, mas é muito breve. Já com a 525 enche rápido e é constante.
Não medi consumo na Band desde que comprei, isso já a quase 20 anos, e não tô nem ai pra quanto deve tá fazendo agora. Se ficar absurdo o consumo ai sim começarei a ficar preocupado kkkkkk.
Mas só o tempo de uso é que dirá como ela se comportará, de antemão melhorou 100% o desempenho na minha Band. Que tem a seguinte configuração:
Relação 10x37
Pneu 33 12.5 15
Câmbio 05 marchas
Band teto aço longa
O que ocorria era que pra subir ladeiras muito ingrime tinha que reduzir e não deixar o giro cair, agora subo no 4x4 tiro o pé do acelerador e volto a acelerar sem perder nada. Isso no paralelo e cascalho.
No asfalto ficou muito mais elástica consigo sair junto com os carros de plástico quando o sinal abre.
Espero ter ajudado com as minhas impressões.
Forte abraço.
fabiano r
09/09/2014, 10:10
Estevão parabéns ficou show! Quanto a turbinar é o melhor investimento em um carro com motor diesel. A minha tem 4 marchas não sei qual é a relação mas anda muito bem dá para manter no gps 100 110km/h numa boa sobe serra sempre sobrando e se pisar ela levanta rápido, esse final de semana troquei os bicos injetores originais pelos bosch DLLA 142 S926 e ficou melhor ainda agora to na conclusão da instalação do A/C. Mas ainda qro colocar um cambio 5 marchas dai vai dar par andar a 100 110 na lenta rsrs.
Rodrigo-ce
09/09/2014, 13:07
Estevão tanto ajudou como explicou muito bem.
Fiz a pregunta a respeita da turbina por que estou refornando a minha e uma das aquisições é a turbina, intercooler e relação 11x35
a VTR será usada para expedições se tiver que enfrentar trilha no caminho a 11x35 dará conta do recado.
Tenho coletado todo tipo de informação a respeito do assunto para facilitar o execução do projeto.
Valeu tudo de bom.
Emmanuel-Ce
17/09/2014, 19:02
Pessoal, alguem tem experiência com motor moderno, de 95 pra frente? Qual a melhor turbina e adaptações necessárias?
Olá Emmanuel. O motor 14b aceita um turbo muito bem. Uma preparação básica que já vai te dar um bom ganho é turbina APL 240, escape de 2,5" direto e um grau na bomba. Um degrau acima, use a K16, outro degrau, K16 + intercooler, outro degrau. K16 + intercooler + bicos de maior vazão e escape de 3", depois turbinas maiores :twisted:...
O importante que mesmo numa configuração básica bem feita, vc vai ter outra Band na mão.
Abs
Aqui tem bastante info
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/9641-14b-turbo-informacoes-dicas-impressoes.html
Henrique.furla
23/11/2014, 23:19
Tenho uma Band 80 com motor de 608 muito bom, estaria interessado em turbinar ela para ter uma melhor aceleração. Só gostaria de saber um orçamento de quanto vocês pagaram para turbinar as suas para que já possa ir me preparando. Se alguém souber de algum kit para indicar ou peças renomadas eu agradeço.
Vinicius_bandeirantes
23/11/2014, 23:48
Ola pessoal ja que vcs estao falando em turbinar o om314 eo om 364 turbinado qual fica melhor?.. pois estou pensando seriamente em trocar o om314 pelo o 364, pq me falarao q ele gira mais e sem contar q é u m pouco mais moderno...
Vinicius_bandeirantes
24/11/2014, 00:01
Uma boa dica que te dou é olhar no site turbos anhanguera tem todo kit até a turbina junto, quando fiz um orçamento tava R$2000. Olha lá.
REVOLUCIONANDO... pessoal andei pesquisando e encontrei esta forma de instalar o turbo que achei muito interessante e muito mais em conta$$$. nem precisa ser la traz na ponta do escape...
1994 Infiniti Q45 Rear Mount Turbo full writeup w/pics : Q45 Forum / Cima Forum (http://forums.nicoclub.com/1994-infiniti-q45-rear-mount-turbo-full-writeup-w-pics-t281662.html)
https://www.youtube.com/watch?v=S5J0WrsyjjI
fcarvalho.ss
15/12/2014, 14:30
Amigos toyoteiros, estou passando por um dilema, minha viatura uma band 1989, OM 314-S , capota lona não possui turbo e estou com a intenção de turbina-la, porém estou com uma grande duvida em qual turbo usar, a principio estava convicto em por uma turbina APL .42.48 Garret, porem agora estou muito tentado em por a K16 da Borg, outra duvida é por ou não o Intercooler. A intenção da turbina é para ter uma melhor performance nas ultrapassagens e em auto estrada e vencer melhor os morro nas trilhas, não uso a “Marinete” para viajar longas distancias, maximo100KM, por isso a duvida de por intercooler, em relação ao modelo da turbina não tenho nenhuma opinião formada, só ouço falar que a k 16 coisa de louco. Minha intenção e ter uma melhora nas retomadas e melhora em morros , não pretendo trocar o cambio que é de 4 marchas e nem a relação que é a original, todas as opiniões são bem vindas.
Para o que vc quer, a APL sem intercoooler e escape de 2,5" vai atender de boa.
Rodrigo-ce
15/12/2014, 19:04
É como o Dimasi falou APL 42/48 atende bem as necessidades do motor OM 314, o custo dela é melhor.
Mesmo assim acho importante o intercooler para evitar que seu motor esquente muito. É ele que vai ajudar a arrefecer
os gases que serão mandados pela turbina.
A K16 é uma turbina mais cara que APL, mas em compensação ela enche mais rápido em baixas rotações.
Para fazer uso da turbina é bom que seu motor esteja 100%, caso contrário ele vai apresentar problemas logo logo
fcarvalho.ss
15/12/2014, 19:56
Obrigado pelas respostas de tds e estou no aguardo de mais opiniões eu mesmo querendo optar mesmo pela apl mas estou ainda em dúvida entre a 240 ou 525 oq vc acham
hercilio.neto
16/12/2014, 00:43
Eu uso a Garret .42/.48 e estou bem satisfeito. Pretendo intercoolar um dia, mas agora as prioridade são outras.
É importante planejar as instalações considerando todos os upgrades que se deseja fazer no futuro, de forma que uma instalação não inviabilize outra.
Assim, ao instalar a turbina, já se deve pensar por onde passarão as mangueiras do intercooler e do snorkel.
Olhando um cofre original com motor OM314 e filtro de ar a óleo, imagina-se que há espaço de sobra para qualquer upgrade.
Mas quando vai colocando bomba e reservatório da DH, compressor do AC (e respectivo suporte), filtro de ar seco, turbina, intercooler, radiador de AC, dutos do turbo, intercooler e snorkel, bateria (e respectivo suporte), vaso expansor, reservatório coletor do suspiro, e em alguns casos bomba de vácuo no alternador, aí o espaço fica muito restrito.
Por isso cada coisa já tem que ter o seu lugar reservado, mesmo que o upgrade só venha no futuro.
Sergio c
16/12/2014, 10:53
Isso é verdade Hercilio, olhando de fora o cofre do motor parece que tem bastante espaço, mas é só tentar instalar alguma coisa a mais e vê-se que tem de montar um quebra cabeça para colocar algum acessório.
fcarvalho.ss
16/12/2014, 12:08
Hercilio e Sergio, obrigado pelas dicas, eu já fiz essa analise e no futuro vou colocar o intercooler, a "Marinete" não tem Ar desta forma estou com mais espaço, agora minha duvida se recai no tamanho do rotor da turbina, pois, li nesse fórum que existe a APL 240 (rotor menor, enche rápido mas não mantem) e a APL 525 (rotor maior mantem a pressão) ambas nas medidas de camarás .42/.48
estyvybeykr
17/12/2014, 21:25
Hercilio e Sergio, obrigado pelas dicas, eu já fiz essa analise e no futuro vou colocar o intercooler, a "Marinete" não tem Ar desta forma estou com mais espaço, agora minha duvida se recai no tamanho do rotor da turbina, pois, li nesse fórum que existe a APL 240 (rotor menor, enche rápido mas não mantem) e a APL 525 (rotor maior mantem a pressão) ambas nas medidas de camarás .42/.48
Carvalho uso a apl 525 e anteriormente havia instalado a 240 e te digo com toda certeza que a 525 e muito melhor, além de não demorar pra encher ela mantem um desempenho excelente.
Mas veja bem, no meu motor instalei intercooler do caminhão 3/4 (8.150), meu câmbio 05 marchas, relação 10x37 com pneus 33 12.5 15
Minha Band ficou um canhão em relação ao que estava antes. Pode até não render como uma K16, mas estou muito satisfeito.
Espero que minhas miseras palavras tenham ajudado de alguma forma.
Forte Abraço.
Estevão
Sérgio Bambirra
17/12/2014, 22:33
Salve galera!
Estou planejando turbinar a Esmeralda (OM314) no ano que vem. Por tudo o que já tinha lido estava pretendendo colocar o kit básico da Anhanguera com a APL 240, mas agora fiquei curioso com essa história dela encher rápido mas "não manter". O que exatamente significa isso? Meu uso é passeios e viagens, por todo tipo de caminhos e na maciota.
Sds.
Salve galera!
Estou planejando turbinar a Esmeralda (OM314) no ano que vem. Por tudo o que já tinha lido estava pretendendo colocar o kit básico da Anhanguera com a APL 240, mas agora fiquei curioso com essa história dela encher rápido mas "não manter". O que exatamente significa isso? Meu uso é passeios e viagens, por todo tipo de caminhos e na maciota.
Sds.
Opa mesmo diapasão. Quase fechei o kit na Anhanguera com a APL240.
Agora vou aguardar as respostas ao Sérgio, deixando o turbo mais para a frente.
fabiano r
20/01/2015, 09:17
Depois do passeio do final do ano resolvi tirar aquela panelinha do freio de mão e adaptar um a disco, durante os testes percebi um barulho no cambio, ao verificar o óleo da tração tinha muita limagem dai começou a saga.... pino do carretel, rolamentos gaiola e a engrenagem do carretel já eram, mas como ia ficar com o jeep parado resolvi mandar abrir o motor para verificar, foi constatado o 5 anel (o raspador) de um pistão quebrado e o comando estava sem buchas já estava como se diz "nos ferros", era hora de mexer no motor, pensei em trocar o comando mas envolvia troca da engrenagem e mudanças na bomba (já tinha feito a BI e trocado o avanço) sendo assim optei por retificar o cabeçote e o bloco já que o bloco era stander resolvi colocar pistões maiores usei do 352A com 3 canaletas os quais usam os anéis do 364 stander, demorou um pouco mas estou com o jeep desde de sábado à noite, nisso iniciou um barulho quando encontrei era a roda que estava quebrada quase se desprendendo, logo em seguida quebrou a fechadura da porta do carona......afff mas tudo resolvido fiz apenas 100km com o jeep mas já deu para perceber uma melhora absurda, estou andando na manha mas no asfalto sobe e desce perto dos 100 por hora sem esforço algum (cambio 4 marchas com relação 12x35 mais pneu 33).
Para quem tem um 314 e está na hora de fazer acho que é uma boa opção a um custo não tão alto, gastei na retífica mais os pistões novos R$ 4920,00 e MO R$ 1500,00 na caixa de tração foram R$ 1200,00 de peças mais R$ 300,00 de MO. Quebrou a firma rsrs.
Rodrigo-ce
20/01/2015, 23:13
Fabiano tudo em paz.
Ótimas impressões essas que vocẽ relatou sobre o trabalho no motor.
Vou acompanhar tudo sobre esse assunto para usar no momento que for trabalhar o meu motor.
Felicidades.
fabiano r
21/01/2015, 09:09
Fabiano tudo em paz.
Ótimas impressões essas que vocẽ relatou sobre o trabalho no motor.
Vou acompanhar tudo sobre esse assunto para usar no momento que for trabalhar o meu motor.
Felicidades.
Bom dia Rodrigo! td blz?
Segundo o meca esses pistões além de maiores que os originais do 314 tem 10mm a mais na altura, ele até queria rebaixar um pouco mas o pessoal da retifica disse que era para deixar assim que não teria problemas e além do mais se fosse rebaixar retiraria a camada mais dura do pistão, acho que por isso ficou com mais compressão e com essa sensibilidade do acelerador.
Resumindo é outro carro para quem já gostava de guiar o jeep do jeito que estava agora então gosta muito mais. Lembrando que a configuração do jeep é OM-314 com pistões do 352A amaciando na manha até os 1000km + turbo K16 + intercoler VW 8.150 + 4 marchas sincro + relação 12x35 + pneus 33.
Grande abraço!
Fabiano
Rodrigo-ce
21/01/2015, 23:44
Fabiano esta tudo beleza sim.
Por favor me esclareça uma dúvida: se os pistões são maiores e vocẽ não os rebaixou, como ficou o PMI e o PMS do motor ?
Foi necessário rebaixar o bloco para poder alojá-los ou não.
Você continua usando o virabrequim do 314 ou adaptou outro para ganhar mais torque.
Abração.
Sergio c
22/01/2015, 08:23
Depois do passeio do final do ano resolvi tirar aquela panelinha do freio de mão e adaptar um a disco, durante os testes percebi um barulho no cambio, ao verificar o óleo da tração tinha muita limagem dai começou a saga.... pino do carretel, rolamentos gaiola e a engrenagem do carretel já eram, mas como ia ficar com o jeep parado resolvi mandar abrir o motor para verificar, foi constatado o 5 anel (o raspador) de um pistão quebrado e o comando estava sem buchas já estava como se diz "nos ferros", era hora de mexer no motor, pensei em trocar o comando mas envolvia troca da engrenagem e mudanças na bomba (já tinha feito a BI e trocado o avanço) sendo assim optei por retificar o cabeçote e o bloco já que o bloco era stander resolvi colocar pistões maiores usei do 352A com 3 canaletas os quais usam os anéis do 364 stander, demorou um pouco mas estou com o jeep desde de sábado à noite, nisso iniciou um barulho quando encontrei era a roda que estava quebrada quase se desprendendo, logo em seguida quebrou a fechadura da porta do carona......afff mas tudo resolvido fiz apenas 100km com o jeep mas já deu para perceber uma melhora absurda, estou andando na manha mas no asfalto sobe e desce perto dos 100 por hora sem esforço algum (cambio 4 marchas com relação 12x35 mais pneu 33).
Para quem tem um 314 e está na hora de fazer acho que é uma boa opção a um custo não tão alto, gastei na retífica mais os pistões novos R$ 4920,00 e MO R$ 1500,00 na caixa de tração foram R$ 1200,00 de peças mais R$ 300,00 de MO. Quebrou a firma rsrs.
Se foi o décimo terceiro salário heheheheheheheh, mas pelo menos investiu na Band e não em carros de plástico......
fabiano r
22/01/2015, 09:16
Bom dia Sérgio! Tudo na paz?
No final das contas fazer o motor custou menos que fazer aquela troca pelo 364 sem contar a dificuldade na legalização já que no meu jeep está gravado o numero do motor no bloco, quanto ao décimo esse não deu nem para o gasto, se não fosse o "extra" o jeep estaria enlonado e guardado rsrs. Agora é arrumar tempo para curtir o resto do verão...
Abraço!
Sergio c
22/01/2015, 15:58
Bom dia Sérgio! Tudo na paz?
No final das contas fazer o motor custou menos que fazer aquela troca pelo 364 sem contar a dificuldade na legalização já que no meu jeep está gravado o numero do motor no bloco, quanto ao décimo esse não deu nem para o gasto, se não fosse o "extra" o jeep estaria enlonado e guardado rsrs. Agora é arrumar tempo para curtir o resto do verão...
Abraço!
Esse seu motor com a numeração gravada no bloco é um pepino, na minha qdo troquei de motor, só troquei as plaquetas.
Estou tentando negociar com um irmão meu a minha camionete pela dele, jeep curto, ano 1985, motor om 314 e caixa 5M, DH, pois ele usa a band mais em lavouras(assistência de colheitadeiras), sendo que para ele é melhor uma carroceria aberta e eu ficaria com o jeep curto, (melhor p mim). Se der o negócio com uma volta em dinheiro para ele, o motor e caixa da minha vou trocar para o jeep, só trocando as plaquetas e segue o baile heheheh
Em fevereiro devo passar por aí e batemos um papo.
estyvybeykr
24/01/2015, 16:35
Senhores tive que colocar à prova minha turbina (APL 525) quanto a passagem de óleo para o caracol frio e o quente. Verifiquei que a pressão de saída para lubrificação estava acima do que necessitava.
Fui radical e diminui os orifícios de entrada de óleo para a turbina e vou ver o que acontece. Se der pau verei e se não der anunciarei.
Conversei antes com mecas experts no assunto e passei o que vinha acontecendo sobre o óleo encontrado antes do cooler. Dimensões dos mangotes e conecções banjos assim como os parafusos ocos usados e chegamos a conclusão que a turbina estava trabalhando com excesso de pressão.
Vou rodar e ver o que acontecesse der bom, ótimo. Se der merda ae já foi.
Forte abraço.
Sergio c
24/01/2015, 20:17
Senhores tive que colocar à prova minha turbina (APL 525) quanto a passagem de óleo para o caracol frio e o quente. Verifiquei que a pressão de saída para lubrificação estava acima do que necessitava.
Fui radical e diminui os orifícios de entrada de óleo para a turbina e vou ver o que acontece. Se der pau verei e se não der anunciarei.
Conversei antes com mecas experts no assunto e passei o que vinha acontecendo sobre o óleo encontrado antes do cooler. Dimensões dos mangotes e conecções banjos assim como os parafusos ocos usados e chegamos a conclusão que a turbina estava trabalhando com excesso de pressão.
Forte abraço.
Estyvy, quando troquei de motor, a entrada da turbina eu refis o cano, pois mudei a turbina de lugar, e na saída dela e que ia até a entrada do bloco, coloquei uma mangueira de borracha normal com duas abraçadeiras....Mas não deu muito tempo e começou a vazar óleo, passando pelas abraçadeiras, tamanha a pressão ainda que de saída do óleo.
Também achei demasiada a pressão do óleo que passa pela turbina, mas, fiz essa ligação com um cano metálico e não tive mais problemas. Não sei se precisa essa pressão toda do óleo no eixo da turbina, más, não mexi em nada para reduzir tal pressão.
Tomara que sua turbina não de pau logo e poste os resultados posteriormente. Um abraço.
estyvybeykr
25/01/2015, 13:40
Pois é Sergio após ver vazamentos na primeira turbina que instalei se repetirem na segunda que é zero e nos mesmos pontos. Conclui que só pode ser por excesso de pressão, diminuindo a pressão acredito que resolverei a questão.
Vou rodar uns quilômetros e postarei as primeiras impressões.
Com isso se os resultados forem positivos, acredito que a primeira turbina que retirei esteja boa.
Forte abraço.
Estevão
Sergio c
25/01/2015, 20:16
Pois é Sergio após ver vazamentos na primeira turbina que instalei se repetirem na segunda que é zero e nos mesmos pontos. Conclui que só pode ser por excesso de pressão, diminuindo a pressão acredito que resolverei a questão.
Vou rodar uns quilômetros e postarei as primeiras impressões.
Com isso se os resultados forem positivos, acredito que a primeira turbina que retirei esteja boa.
Forte abraço.
Estevão
Valeu Estyvy, assim que der poste os resultados. Um abraço.
fabiano r
26/01/2015, 09:01
Fabiano esta tudo beleza sim.
Por favor me esclareça uma dúvida: se os pistões são maiores e vocẽ não os rebaixou, como ficou o PMI e o PMS do motor ?
Foi necessário rebaixar o bloco para poder alojá-los ou não.
Você continua usando o virabrequim do 314 ou adaptou outro para ganhar mais torque.
Abração.
Bom dia Rodrigo! Apenas abri o bloco para alojar os pistões devido o diametro maior o virabrequim e o comando continuam o mesmo apenas foi necessário avançar o ponto da bomba.
Abs
Rodrigo-ce
26/01/2015, 23:34
Fabiano muito obrigado pelos esclarecimentos.
Em uma Conversa com uns colegas sobre uma preparação para meu 314 seguindo a linha do colega Titanium, mas de forma que ficasse mais
apimentada.
Se eu quisesse seguir com a ideia teria que trocar o virabrequim para ganhar mais rendimento.
Por isso perguntei se vocẽ tinha feito dessa forma.
Abs
.
fabiano r
27/01/2015, 08:26
Fabiano muito obrigado pelos esclarecimentos.
Em uma Conversa com uns colegas sobre uma preparação para meu 314 seguindo a linha do colega Titanium, mas de forma que ficasse mais
apimentada.
Se eu quisesse seguir com a ideia teria que trocar o virabrequim para ganhar mais rendimento.
Por isso perguntei se vocẽ tinha feito dessa forma.
Abs
.
Rodrigo, não sei quanto você quer de "pimenta" no seu motor kkkk mas te digo uma coisa está puxando beem mais que muito carro por ai e fica muito mais em conta $$. Conforme comentei tenho motor novo om-314 com pistões maiores, turbo k16, intercooler VW 8.150, relação 12x35 pneu 33 escape de 3" e filtro de ar com casco preparado saida de 4" e elemento do MB912 o motor está longe de ficar amaciado ainda fiz proximo de 300km até agora e acho que está andando muito imagina quando amaciar.
Acredito que essa configuração atende muito bem quem quer andar forte ou precisa de torque mudando apenas a relação dependendo do uso do jeep.
Qualquer dúvida é só chamar.
Abração!
Fabiano r
fabiano r
27/01/2015, 09:25
Forte abraço.
Bom dia Estevão!
Lembra quando conversamos sobre esse óleo que passa para o cooler? Eu te disse que usei turbina recondicionada turbina nova e por último uma usada e todas passavam óleo? Pois é fiquei de reduzir a passagem de óleo mas ainda não fiz isso, pretendo verificar como vai ficar com o motor novo, e caso continue esse mela mela vou reduzir a passagem de óleo.
Você já fez a redução? Se fez já verificou se ainda passa óleo para os dutos do cooler? Estou acompanhando e aguardando seus resultados.
Abs. Fabiano r
Rodrigo-ce
27/01/2015, 22:42
Fabiano, essa sua configuração está de parabéns.
Até a ideia do filtro ficou muito boa com elemento do MB 912, pode acontecer qualquer coisa! Menos falta de ar na band kkkk.
Vou guardar essa receita que vai me ajudar muito quando for trabalhar meu motor.
Abs
estyvybeykr
31/01/2015, 18:48
Bom dia Estevão!
Lembra quando conversamos sobre esse óleo que passa para o cooler? Eu te disse que usei turbina recondicionada turbina nova e por último uma usada e todas passavam óleo? Pois é fiquei de reduzir a passagem de óleo mas ainda não fiz isso, pretendo verificar como vai ficar com o motor novo, e caso continue esse mela mela vou reduzir a passagem de óleo.
Você já fez a redução? Se fez já verificou se ainda passa óleo para os dutos do cooler? Estou acompanhando e aguardando seus resultados.
Abs. Fabiano r
Fabiano já fiz sim, porem ainda não andei quase nada com a Band pois estava trocando a coroa do pião e uns retentores do câmbio à fim de retirar por vez alguns vazamentos.
Somente no carnaval e que devo coloca la a prova de distancia, mas assim que tiver uma ótima ou uma péssima noticia postarei por aqui Ok.
ninorizzotto
21/02/2015, 10:01
Junior,
O meu motor é OM314 turbinado com APL 240 (acho que é isso). Fica muito bom! Beeeemmmmm melhor que o aspirado. No dia-a-dia na cidade nem se fala!!! A band fica mais ágil e leve. Se tiver uma grana sobrando coloca intercooler também!!
abçs
Além de turbinar e intercular o motor 314, alguem fez alguma outra modificaçao no motor? existe algum tipo de preparação a mais para este 314?
Bom dia,
Também é possível utilizar os pistões do motor OM352A de três anéis, código Metal Leve P&A 1299, basta comprar duas caixas do mesmo (cada caixa vem com dois pistões com seus respectivos anéis e pino montados).
Usando esses pistões o motor fica mais "livre" devido ao menor atrito, se não me engano, é a diferença que existe entre o MB OM-314 e o MB OM-314S, a quantidade de anéis em cada pistão.
Falando sobre turbinas agora...
Pra quem não tem $ para bancar a BorgWarner K16 e quer uma turbina um pouco mais esperta que a APL240, existe as APL682 que são usadas nos MWM X-10 4cc que tem até 140cv @ 2600rpm. A Biagio possui esse modelo de turbina para reposição, denominado BBV267FT. Por ser uma turbina valvulada, assim como a K16, é possível ajustar o débito de diesel para mais potência sem que a turbina entre em overspeed, como ocorre com as turbinas que não possuem válvula de alívio. O único cuidado a se tomar é com o excesso de temperatura na câmara de combustão causado pelo aumento do débito de diesel, e com o excesso de fumaça preta. Com esse ajuste de débito pode-se ter mais de 10cv em relação às turbinas sem válvula, porém a fumaça preta será mais presente. Nada que o bom senso não ajude nessa hora.
Também pode-se regular a válvula wategate (alívio) para trabalhar com pressões menores (0,7~0,8kg/cm²), priorizando o consumo de diesel.
Se for montado a APL682 com um coletor de escape pulsativo, acredito que teremos um sistema de turbo bem esperto para a Band.
Abrçs,
Raz
Segue imagem da turbina e coletor para ilustração.493351493352
sergio lage
22/02/2015, 01:59
alguém aqui vende o kit pra turbinar? se sim, qual o valor? não esquecendo das turbinas tmb.
tenho um 314 que coloquei num barco pequeno e gostaria de turbiná-lo.
qualquer coisa me mandem e-mail
slbljr@gmail.com
sergio lage
22/02/2015, 02:00
vc tem a turbina e o kit pra vender?
Julio Militão
24/02/2015, 22:09
Segue imagem da turbina e coletor para ilustração.493351493352
Raz,
Este coletor é para o motor OM314?
Já é pulsativo?
Um abraço
Raz,
Este coletor é para o motor OM314?
Já é pulsativo?
Um abraço
Júlio, esse coletor é para o OM314 e é pulsativo.
O Junior, de Campinas, vendia um kit turbo para o OM314 que vinha com esse coletor. Se não me engano o contato dele é: jccjunior@ig.com.br
Segue link com mais detalhes dos diferentes tipos de combinação coletor x caixa quente: https://www.spaturbo.com.br/loja/content/view/106/165/
Abraço
RENNER CAVALCANTE TAQUES
07/08/2015, 09:47
Bom dia alguém poderia me informar quem tem o kit turbo para Toyota bandeirante motor om-314 (608)?
Bom dia alguém poderia me informar quem tem o kit turbo para Toyota bandeirante motor om-314 (608)?
http://www.marcelinhospecialparts.com.br/kit-turbo-toyota-608-708-om-314
http://www.turboanhanguera.com.br/kits-detalhe.php?id=167
Abs
BANDEIRANTE FRANK STAIN
13/08/2015, 14:03
Boa tarde Renner tenho um kit pro motor OM 314. Chama no whatsapp e te passo mais detalhes. (62)8165-3521
Sérgio Bambirra
14/08/2015, 21:48
Opa Oscar, também estou interessado. Farei contato em breve.
Sds.
Sérgio Bambirra
BANDEIRANTE FRANK STAIN
18/08/2015, 17:57
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/151180-vendo-kit-turbo-para-toyota-band.html
Blz Sérgio. Esse é o link do anúncio. Ainda está montado na band para test drive.O kit está no DF . Qualquer coisa passo mais detalhes pelo whats. (62)8165-3521
Sérgio Bambirra
18/08/2015, 19:01
Oscar, tentei te ligar mas não consegui nesse número...
Gostaria de saber a quanto tempo usa essa turbina e o quanto ela rodou.
Sds.
Sérgio Bambirra
BANDEIRANTE FRANK STAIN
19/08/2015, 23:22
Acho q vc me ligou só q n pude atender estava na aula na facul e n dava pra escapar.
Segue abaixo dados pra contato
(61)9618-6593 vivo
(62)8165-3521 Tim (whatsapp )
Desculpa n ter retornado Sérgio estou na correria esses dias. Liga que conversamos melhor.
Abraços.
pelotasdagel
24/11/2015, 22:07
Pessoal, boa noite.
Vocês tem alguma indicação de alguém que faça isso (turbo, intercooler e troca da relação do diferencial) na região de Vitória ou no Rio (estado)?
Obrigado desde ja
Casa da transmissão4x4
06/01/2016, 09:55
Pessoal, boa noite.
Vocês tem alguma indicação de alguém que faça isso (turbo, intercooler e troca da relação do diferencial) na região de Vitória ou no Rio (estado)?
Obrigado desde ja
Pessoal chegaram un kits turbo da toyota bandeirantes motor 314, se alguem precisar pode chamar no wats ou nos telefones abaixo.
Whats 38-9-9906-6733
Marc_band
07/05/2017, 00:12
obrigado pela dica amigo,. Farei exatamente isso!
Junior, turbinou a viatura? Satisfeito com o up??? Pretendo fazer na minha em breve... manda notícia
Deco Adventure
11/05/2017, 21:16
Pergunta como identificar diferença para um coletor pulsativo para um não pulsativo?
Marc_band
11/05/2017, 23:56
Pergunta como identificar diferença para um coletor pulsativo para um não pulsativo?
Não pulsativo é o monofluxo (os gases saem juntos e se unem no mesmo duto que vai para a caixa quente da turbina). O coletor pulsativo possui dois dutos independentes, que captam os gases recebidos em momentos diferentes da queima.
Deco Adventure
12/05/2017, 19:41
buscando na net encontrei essa explicação SPA ,,, valew Marc_band.
Sergio c
13/05/2017, 08:52
E qual seria a vantagem desse sistemas pulsativo???
Marc_band
16/05/2017, 21:05
E qual seria a vantagem desse sistemas pulsativo???
Melhora o rendimento do conjunto, mas não sei se é apenas isso 😬
Marc_band
16/05/2017, 22:10
Final de semana sem muito pra fazer, resolvi me divertir um pouquinho e começar a montagem do turbinamento do meu 314.
Vou postar umas fotinhas para os que se interessam e podem ficar a vontade pra censurar também, que ainda dá tempo pra mudar alguma coisa.
Esty, poderia me informar de onde puxou a lubrificação da turbina? Tens como mostrar com foto? Onde conseguiu comprar esse tubo de saída da caixa quente (tubo de ferro preto) ?
abraço
Rodrigo-ce
18/05/2017, 10:22
Tudo bem colega.
Estyvybeykr sei que a pergunta do post acima estava direcionado para você, desculpe-me ter tomado afrente, ajudei o rapaz só por ser um fortalezence, mas o restante das respostas fica contigo grade abraço.
As imagens do parafuso da tomada de óleo do OM 314. Com uma chave allem você consegui soltá-lo.
547991547992
Marc_band
18/05/2017, 22:01
Tudo bem colega.
Estyvybeykr sei que a pergunta do post acima estava direcionado para você, desculpe-me ter tomado afrente, ajudei o rapaz só por ser um fortalezence, mas o restante das respostas fica contigo grade abraço.
As imagens do parafuso da tomada de óleo do OM 314. Com uma chave allem você consegui soltá-lo.
547991547992
Grande Rodrigo! Tudo bem meu irmão? Primeiramente te agradeço pela resposta. Estou trabalhando o projeto do turbo na minha band e estou aprendendo muito aqui no Fórum com todos vcs!!!
Sempre vejo suas boas postagens! Caso possa me add no whats, ficaria agradecido! 9.99253599
abraço
Rodrigo-ce
18/05/2017, 22:45
Estou sempre na ETUFOR de 0,7 ás 19 horas nos dias impares. Caso você tenha tempo passe por lá para conversarmos.
E só me procurar em uma das entradas do prédio.
Viniciusdiogenes
16/07/2017, 18:57
Boa noite a todos! Venho acompanhando este forum desde que adquiri uma bandeirante pick up 87 para reformar e dar de presente ao meu pai para uso na fazenda e pequenas viagens.
Decidi ao final da reforma colocar um turbo para melhor tráfego, visto que tem muita Serra.
Comprei um kit sem intercooler. Pedi para alterar a carcaça quente .63 mono por uma pulsativa .48.
Contudo, observando o coletor de escape da marca Italy ele embora as saídas divididas, os cilindros 2,3 e 4 se comunicam no mesmo duto direito enquanto o duto esquerdo se comunicar com o 1 cilindro. Neste caso ele apenas tem a aparência de pulsativo, mas não é, visto que os cilindros gêmeos se comunicam com o 4 cilindro.
Como não sei como será o resultado, montarei dessa forma e verei como ficará o resultado. Contudo uma coisa é certa, não haverá o benefício por completo ou ficará pior.
Alguém mais prestou atenção nos seus coletores turbo do om 314 se realmente é pulsativo?, 1,4 e 2,3 se comunicam? Alguém instalou carcaça quente pulsativa? Sentiu Diferença?
Agradeço as opiniões .
Viniciusdiogenes
30/07/2017, 15:23
Boa tarde pessoal. Complementando minha experiência. Instalei meu kit turbo. Comprei o kit na loja do Marcelilhospecialparts. Tive muito trabalho para instalar. A comecar pelos tubos de pressurização, os angulos soldados fora do padrão. Tive que cortar e resoldar. Isso tambem para os tubos de retorno de lubrificante da turbina.
Após toda essa trabalheira conseguimontar o kit. Apos instalar a turbina e 5 min de funcionamento noteia passagem de lubrificante para a carcaça quente e um pouco para a fria. A turbina é uma biagio .42 .48 pulsativa.
Vou devolver a tubina para o fabricante e procurar outra marca. Espero colocar uma Garret Apl 525 ou uma borgwarner k16. Vi que alguns jatjveram esse problema com a band de passagem de oleo para admissão e parte quente.
O que vcs sugerem?
AndreyPrevidelli
30/07/2017, 18:50
Boa tarde pessoal. Complementando minha experiência. Instalei meu kit turbo. Comprei o kit na loja do Marcelilhospecialparts. Tive muito trabalho para instalar. A comecar pelos tubos de pressurização, os angulos soldados fora do padrão. Tive que cortar e resoldar. Isso tambem para os tubos de retorno de lubrificante da turbina.
Após toda essa trabalheira conseguimontar o kit. Apos instalar a turbina e 5 min de funcionamento noteia passagem de lubrificante para a carcaça quente e um pouco para a fria. A turbina é uma biagio .42 .48 pulsativa.
Vou devolver a tubina para o fabricante e procurar outra marca. Espero colocar uma Garret Apl 525 ou uma borgwarner k16. Vi que alguns jatjveram esse problema com a band de passagem de oleo para admissão e parte quente.
O que vcs sugerem?
Ola Vinicius. Coincidentemente instalei a turbina biagio 42/48 e intercooler e comprei no Marcelinhospecialparts de Boituva/sp. A instalacao foi um pouco complicada, mas o resultado ficou muito bom. Acho que pro velho OM 314, essa turbina eh a ideal, lembrando de trocar os bicos da bomba injetora e tirar o filtro interno de ar. Boa sorte
550606
Clayton Fernandes
30/07/2017, 21:53
Ola Vinicius. Coincidentemente instalei a turbina biagio 42/48 e intercooler e comprei no Marcelinhospecialparts de Boituva/sp. A instalacao foi um pouco complicada, mas o resultado ficou muito bom. Acho que pro velho OM 314, essa turbina eh a ideal, lembrando de trocar os bicos da bomba injetora e tirar o filtro interno de ar. Boa sorte
550606
Andrey, boa noite, tudo bem? Vi na sua foto do cofre do seu motor e tenho 2 perguntas..
1a. Qual filtro de ar seco vc esta usando?
2a. o suporte de sua bateria, vc fixou onde e qual o modelo que usou?
abs.
AndreyPrevidelli
31/07/2017, 06:58
Andrey, boa noite, tudo bem? Vi na sua foto do cofre do seu motor e tenho 2 perguntas..
abs.
Fala Clayton, como vai.
O filtro de ar eh o original da band, mas instalado quase que na vertical para ganhar espaço. O suporte da bateria eu mandei fazer e tem 3 pontos de fixação, uma no chassis, outra no suporte do radiador e fica apoiada na parte interna do paralama.
Abc
Clayton Fernandes
31/07/2017, 15:13
abs.
Parabens, cofre muito bem organizado.
Tenho uma longa tb, 86, da mesma cor da sua, adquiri em final de abril/17! Proximos investimentos são direção e turbo, mas seguindo conselhos de colegas aqui do forum, estou organizando o cofre, para caber tudo.
abs
Clayton
AndreyPrevidelli
31/07/2017, 18:12
Tenho uma longa tb, 86, da mesma cor da sua, adquiri em final de abril/17! Proximos investimentos são direção e turbo, mas seguindo conselhos de colegas aqui do forum, estou organizando o cofre, para caber tudo.
abs
Clayton
A grande maioria do pessoal do fórum são expert em Band, já solucionei um monte de dúvidas, simples e bem complicadas através da ajuda deles.
abc
abs
Clayton
Vai de direção elétrica. Não vai se preocupar com a grana absurda pra colocar ZF original, e ganha espaço do compressor e reservatório de fluido.
fabiano r
07/08/2017, 08:21
Vai de direção elétrica. Não vai se preocupar com a grana absurda pra colocar ZF original, e ganha espaço do compressor e reservatório de fluido.
Minha humilde opinião! A Bandeirante é um veículo simples e confiável, eu não colocaria uma direção elétrica, um problema qualquer no alternador bateria etc você pode ficar na mão! A DH não é cara se não usar a original e se levar uma correia junto não terá problema.
Raffo
Viniciusdiogenes
17/08/2017, 22:06
Boa noite. Tive um problema parecido com uma turbina nova e identifiquei que a passagem de oleo para os caracois estwca ocorrendo devido a pressao e vazao excessiva pois o parafuso oco utilizado era para sistema a ar e tinha 4 furos muito largos. Substitui pelo especifico para oleo com apenas 02 orifícios bem menosres e nunca mais tive o problema de passagem de oleo.
Bom dia. Quem tem a turbina k16 na band, ela ocupa mais espaço no motor em relação as 42/48?
titanium
22/08/2018, 07:18
Provavelmente ocupa espaço similar, caseiro, pois as caixas são praticamente semelhantes (em medidas) que a 42/48.
Aproveitando o gancho, alguém já passou uma Band com motor mercedes (seja 314 ou 364) no dinamômetro com a 42/48 e com a k16 para que pudéssemos tabular as diferenças?
Abraços
Também tenho interesse na resposta do titanium, tenho instalado um Hidroar no lugar do hidrovácuo, parece que a posição da K16 fica mais na frente do motor, e tem o problema do escapamento de 3polegadas, e as mangueiras também de 3 p.. Após várias pesquisas de turbo, Biaggio a maioria não recomenda, a Master Power tem refrigeração a agua, A Garrett apl 240 42/48 me informaram que essa configuração não é original, tenho que comprar a 42/63 e transformar em 48 (não sei se é papo de vendedor) onde moro esta difícil de conseguir essa 42/48.
Sergioporto
22/08/2018, 21:47
Também tenho interesse na resposta do titanium, tenho instalado um Hidroar no lugar do hidrovácuo, parece que a posição da K16 fica mais na frente do motor, e tem o problema do escapamento de 3polegadas, e as mangueiras também de 3 p.. Após várias pesquisas de turbo, Biaggio a maioria não recomenda, a Master Power tem refrigeração a agua, A Garrett apl 240 42/48 me informaram que essa configuração não é original, tenho que comprar a 42/63 e transformar em 48 (não sei se é papo de vendedor) onde moro esta difícil de conseguir essa 42/48.
Tenho esta garret na minha toy ,42x63.Tentei caixa quente de 48 ,fica bom na baixa mas senti estrangular na alta e motor esquentar.Voltei para 63 ,custa um pouco para encher mas depois é só alegria.
Sergio, seu freio a ar é com hidroar? se for poderia postar uma foto do motor como ficou turbina + hidroar.
Minha dúvida era essa 63 ou 48, acabei comprando a 48 vamos ver oque acontece. Esperando chegar o kit para instalar.
Sergioporto
26/08/2018, 22:16
Sergio, seu freio a ar é com hidroar? se for poderia postar uma foto do motor como ficou turbina + hidroar.
Minha dúvida era essa 63 ou 48, acabei comprando a 48 vamos ver oque acontece. Esperando chegar o kit para instalar.
Não uso hidroar do 608 ,uso válvula pedal do Cargo ,com cilindros e cuícas independentes para cada eixo.Mesmo se fosse hidroar do 608 ,turbina não ia interferir mas não testei com hidroar pois não encontrei novo ,somente recondicionado e com freio não se brinca.