PDA

Ver Versão Completa : Vibração



nazafks
02/11/2005, 02:13
Ai galera, apesar de ja acompanhar este forum por +ou- um ano e ser niveiro ha 8 meses só agora resolvi me cadastrar e trocar informações.É que o meu ta na reforma geral.Tenho um problema quanto a vibração no diferencial central.Antes ele vibrava na primeira e segunda marcha e depois dos 70km/h.Um mecânico me recomendou tirar fora o acoplamento elástico e colocar buchas de ferro de modo que a flexibilidade entre a caixa de câmbio e o diferencial central nao existe mais.Isso me resolveu a vibração em primeira e segunda marcha mas quando passa dos 70km/h a vibracao parece estar maior ainda.Quero usar o niva para viajar e gostaria de saber de quem adaptou homocinética no lugar do acoplamento se resolveu mesmo o problema da vibracao em alta velocidade.Se alguém tiver alguma dica para mim fazer isso eu ficarei grato.

christian govastki
02/11/2005, 21:48
O acoplamento elástico ( o popular borrachão ou donut) não pode ser eliminado sob risco de causar danos a caixa de câmbio e de transferência, me desculpe mas seu mecânico não entende nada de Niva. Ele tem a função de absorver parte das vibrações ocasionados pelo sistema de transmissão. As vibrações do sistema são resolvidas com o alinhamento das caixas de transmissão/transferência, troca dos coxins do câmbio pelos do monza, engraxamento das cruzetas, balanceamento dos cardãs e das rodas.

Recoloque urgentemente o seu acoplamento. E mude de mecânico.

Pense no seguinte, se a peça está lá é porque tem alguma utilidade (mesmo que nós deconheçamos).

Pense bem antes de colocar o acoplamento homocinético, pois é uma adaptação que não tem volta pois tem que ser cortado a ponta do eixo-piloto do câmbio para que homocinética encaixe. Há casos em que a homocinética não resolveu a questão da vibração, primeiro porque a junta não era de boa qualidade e não estava perfeitamente balanceada e outros pois a origem da vibração era outra.

christian govastki
02/11/2005, 21:50
PS. Que roda é esta que está no seu carro? Ela me parece a roda da S10...Estou certo? Como foi resolvida a questão da furação?

nazafks
03/11/2005, 00:57
Valeu pelas dicas Christian.O pior é que este mecânico é o único que diz saber mexer em Niva aqui na região.Vou colocar o acoplamento novamente e tentar ver se consigo tirar a vibração.Se não conseguir vou tentar a homocinética.Estas rodas são mesmo de S10 e foram mandadas a um torneiro para que fosse trocado o espelho.Além disso tb foi cortada ao meio para que ficasse mais estreita diminuindo seu peso e tb para não raspar nos braços da suspenção dianteira.Ficou show, os pneus rodam sem câmera sem problema nenhum e as rodas deram balanceamento normal.

BANDIDO
03/11/2005, 01:04
O meu niva vibrava após 80 Km/h. O meca tentou alinhar as caixas e piorou, porque ele desalinhou mais. Verifiquei que meu assoalha tinha uma trinca enorme e o coxin etava com pequenas trincas na borracha. Após trocar o coxin e fazer o assoalho e alinhar a caixa, meu niva parou de vibrar. Já coloquei 120 Km/h e não vibra mais nada. Concordo com a mensagen do nosso colega Cristian. Pode ser varios itens no seu niva que estão causando a vibração. O coxin que eu utilizei foi o do GM Kadett. Tive que tirar 5 mm de cada lado do coxin.

Adriano - NL
Niva Bandido/94