Ver Versão Completa : Toyota bandeirante - conselhos sobre uso da tração dianteira
Amigos. A proposta deste tópico é simples: novatos como eu fazer barbaridades com as coitadas das Bands, estas velhas senhoras com o peito cheio de medalhas por mais de 20 anos de serviços prestados. Minha sugestão é que os 'macacos velhos' repassem um pouco daquilo que sabem para quem está entrando no negócio e quer perpetuar a história das heróicas Toyotas.
Por exemplo:
1 - Em que situações / tipo de piso eu POSSO, NÃO POSSO e/ou DEVO acionar a tração dianteira?
2 - Como isso deve ocorrer: carro tem que estar ligado, parado, engrenado, embreagem acionada, volante tem que estar reto?
3 - Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?
Este exemplo é meu, verídico e me custou 700 reais recentemente pois destruí uma homocinética que, de carona, levou a ponta de eixo. E no meio do processo, ouvi opiniões diferentes sobre as 3 perguntas que coloco acima.
Abraços a todos!
Carlo Pecca
19/09/2013, 19:17
Oi Coltro
Tenho uma Band 90, curta, motor MB364, cx 4 marchas. Conversando com os mecânicos da Marinha que faziam manutenção nas Bands dos Fuzileiros Navais a época, pois atualmente a grande maioria dos jepps foram substituidos por Land Rover. Bom a dica é que para passar de 4X2 para 4X4, jeep parado, blocar as rodas dianteiras e acionar alavanca de 4X4, já tando tracionado velocidade máxima de 40Km/h, preferencialmente em piso de baixo atrito (leia-se terra, areia, cascalho), em asfalto somente em dia de chuva e para desce ladeira muito ingrime e rebocando grandes pesos (carretinhas com 2Ton). Considerando que o pessoal anda muito por asfalto e terra nas missões de Fuzileiros, esses velhos Sargentos assim orientavam os novos motoristas das Bands Navais. Creio que outros colegas aqui do Forum poderão ajudar e informar como proceder.
Grd Abraço.
Também sou novo em questão de Band...mas sempre soube só use a tração em caso de necessidade, até mesmo em ladeiras sempre é bom dar uma ligada na tração..mas por ai vai...logo logo aparece os feras das bands...
Francisco Bicalho
22/09/2013, 21:38
Oi Coltro
Para tentar responder essas suas perguntas:
1 - Em que situações / tipo de piso eu POSSO, NÃO POSSO e/ou DEVO acionar a tração dianteira?
Nunca acione no asfalto ou em qualquer situação que haja aderência das rodas, isso porque o Bandeirante não tem o chamado 'diferencial central' como os Defender (coisa aliás que não trás vantagem nenhuma quando o bicho pega na lama, ou seja o sistema da Bandeirante é bom), e se o 4x4 for adicionado no asfalto seco você corre o risco certo de destruir as engrenagens dos diferenciais. Conheço gente que usa o 4x4 em paralelepípedo molhado para dar mais segurança, mas eu não recomendo. Ou seja, 4x4 só na terra. Eu sempre que posso, quando pego qualquer estradinha de terra aciono não só o 4x4 mas aciono a reduzida também para girar e lubrificar as engrenagens, principalmente do diferencial dianteiro, e das cruzetas no cardan dianteiro.
2 - Como isso deve ocorrer: carro tem que estar ligado, parado, engrenado, embreagem acionada, volante tem que estar reto?
Com o carro parado em marcha lenta, gire os encaixes das duas rodas livres da posição 4x2 para 4x4. Depois na cabine, puxe a alavanca da tração para trás e quando engatar você saberá na hora. Se a luz verde do painel estiver funcionando ela vai acender o 4x4. Na dúvida peça a uma pessoa para olhar o eixo cardan dianteiro; engrene uma primeira e saia lentamente. Se o eixo girar, tá engatado. A reduzida você move a alavanca totalmente para a direita, lembrando que no meio tem um neutro. E você sabe que a reduzida está acionada pela razão mais óbvia do mundo que não preciso mencionar.
NÃO ESQUEÇA DE DESFAZER O PROCESO QUANDO PEGAR O ASFALTO.
3 - Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?
Sim, não faz a menor diferença, mas tem que ser na terra.
Abraço;
Chico
dalmo cruz torres
22/09/2013, 22:18
Deixa eu dar meus pitacos
Ligue a tração dianteira assim que entrar em piso de baixa aderência. Piso de Baixa aderência, não quer dizer asfalto molhado!
Não tem anél sincronizador na caixa de tração, então, só dá para acionar ou desacionar com o veículo parado. Tanto faz a direção, e com o motor ligado, não tem porque desligar.
Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?
Não tenho idéia de onde começou essa conversa de desligar a tração para fazer curva! Aqui em minas pelo menos também tem lama em curva!
hercilio.neto
22/09/2013, 22:36
Coltro,
Como você sabe a roda livre é ligada manualmente.
Então vai uma dica: Na entrada da trilha, já vai lá e liga a roda livre. Quem esquece desse detalhe, depois tem que amassar barro com a bota. Isso vale também para a cinta. Melhor prender logo na entrada da trilha.
o que nao pode e dar final de curso na direçao para manobrar... quando to com o 4x4 ligado procuro manobrar virando o minimo possivel, nao manobro de jeito nenhum com a reduzida ligada... qualquer estrada de terra eu ligo o 4x4 ja cheguei a rodar milhares de kilometros com o 4x4 high ligado afinal é pra isso que ele serve... pra mim a falta de uso é que danifica a transmissao dianteira... bom isso tudo ta escrito no manual de qualquer veiculo 4x4 ...ah e nao tem essa de rodar ate no maximo 80 km/h ja cansei de rodar a 100 km/h em high é obvio que tem que ter pneus e bom senso... na ranger que tem aciomento sincronizado o que nao pode é acionar em velocidades acima de 80 km/h ja rodei muiiiito a 100 110 km/h e minhas rangers as duas com 200.000 km cada nunca apresentaram nenhum tipo de defeito na traçao dianteira e olha que neguinho adora falar mal dela.
pra quem nao costuma usar muito em estradas de terra basta engatar as rodas livres e rodar pelo menos 1 vez por semana pode rodar o dia todo.... e num lugar reto engatar a ct e andar uns 3 metros pra frente e pra tras em linha reta....
hercilio.neto
22/09/2013, 23:05
Outra informação básica sobre o funcionamento da tração.
O diferencial transfere a força para as rodas de forma inversamente proporcional a resistência oferecida por cada roda.
Assim, quando uma roda está completamente sem aderência, a força é transferida totalmente para essa roda e a outra roda que tem aderência fica isolada, sem tração.
Isso pode acontecer nos dois eixos simultaneamente, e aí o jipe fica estático, girando somente as rodas que não estão tocando o solo.
Para isso existem os bloqueios. Mecanismos que desabilitam essa função do diferencial e são vendidos separadamente, nunca foram equipamento original do Bandeirante. Existem de vários tipos e são muito úteis na trilha.
Porém se o bloqueio for acionado em piso com muita aderência forçará as engrenagens nas curvas e quebra tudo, coroa e pinhão. Me refiro ao bloqueio 100%
aguinel martins
23/09/2013, 07:53
Coltro,
Como você sabe a roda livre é ligada manualmente.
Então vai uma dica: Na entrada da trilha, já vai lá e liga a roda livre. Quem esquece desse detalhe, depois tem que amassar barro com a bota. Isso vale também para a cinta. Melhor prender logo na entrada da trilha.
Amigo só me comenta uma coisa se eu andar muito com a roda livre ligada e sem a alavanca esta na posição 4x4 pode danificar alguma coisa, opa outra coisa quando estou subindo um acrive acentuado com peso num piso normal posso ligar a reduzida pr aumentar a força, só com a tração 4x2 ou sja com a roda LIVRE desligada
fabiano r
23/09/2013, 08:02
Amigo só me comenta uma coisa se eu andar muito com a roda livre ligada e sem a alavanca esta na posição 4x4 pode danificar alguma coisa, opa outra coisa quando estou subindo um acrive acentuado com peso num piso normal posso ligar a reduzida pr aumentar a força, só com a tração 4x2 ou sja com a roda LIVRE desligada
Bom dia Aguinel e amigos!
Outro dia na oficina com o cambio e a caixa de tração toda desmontada meu mecanico me chamou e mostrou que o eixo que liga a tração tem uma luva que quando aciona a tração essa luva une o cardã dianteiro e o eixo da caixa de tração e quanto não está ligada a tração esse eixo tem na ponta um furo (uma parte oca) com um rolamentinho dentro onte fica a ponta do eixo q vai no cardã e segundo ele se eu andar muito em alta velocidade somente com as rodas livres ligadas o cardã dianteiro vai girar em alta rotação apenas conectado a esse rolamentinho q vai fundir e ir para o saco. Então ele me disse q quando eu sair da estrada de terra e parar de usar a tração e for pegar o asfalto é para descer e desligar as rodas livres.
Não sei se me expressei bem, até ia tirar uma foto do sistema mas não deu tempo q foi tudo montado novamente.
roda livre pra band é um acessorio nao vai estragar nada roda com ela engatada ... a ranger por exemplo nao tem roda livre o conjunto dianteiro fica rodado o tempo todo....
nao é recomendado usar a reduzida sem engatar as rodas livres, o risco de quebras é muito grande.. ta escrito no manual
Francisco Bicalho
23/09/2013, 09:02
o que nao pode e dar final de curso na direçao para manobrar... quando to com o 4x4 ligado procuro manobrar virando o minimo possivel, nao manobro de jeito nenhum com a reduzida ligada...
Mas dudu, se você estiver com o carro preso nas pedras e na lama numa situação de trilha cabulosa com 4x4+reduzida, você tem que fazer manobras muitas vezes mais agressivas do que uma simples ré, ou entrar numa vaga, não é? então porque não fazer 'manobras' com o carro em reduzida? eu não vejo razão nenhuma para não poder fazer manobras com o carro em reduzida.
hercilio.neto
23/09/2013, 09:21
Mas dudu, se você estiver com o carro preso nas pedras e na lama numa situação de trilha cabulosa com 4x4+reduzida, você tem que fazer manobras muitas vezes mais agressivas do que uma simples ré, ou entrar numa vaga, não é? então porque não fazer 'manobras' com o carro em reduzida? eu não vejo razão nenhuma para não poder fazer manobras com o carro em reduzida.
Chico,
O problema de manobrar na garagem a a aderencia do piso. Com a CT em reduzida a força do motor multiplica.
No meu jipe eu só ligo a tração quando já está na estrada de terra.
hercilio.neto
23/09/2013, 09:25
Outro mito é de que rodar em 4x4 no asfalto na chuva aumenta a segurança.
Isso só é válido para veículos com diferencial central. No caso do Bandeirante o sistema forçará o traçado das rodas o que pode ocasionar acidente.
Sergioporto
23/09/2013, 11:14
Outro mito é de que rodar em 4x4 no asfalto na chuva aumenta a segurança.
Isso só é válido para veículos com diferencial central. No caso do Bandeirante o sistema forçará o traçado das rodas o que pode ocasionar acidente.
Nao é mito ,com 4x4 na chuva voce tem o carro mais na mao ,ainda mais se tiver usando pneus 33 que nao "cortam" a água !Uso sempre 4x4 na chuva ou qualquer tipo de estrada de terra para nao forçar sómente o eixo traseiro e nunca tive problemas e uso minha toy para viagens longas e possuo a mesma fazem 16 anos.
Abs
Francisco Bicalho
23/09/2013, 14:36
Chico,
O problema de manobrar na garagem a a aderencia do piso. Com a CT em reduzida a força do motor multiplica.
No meu jipe eu só ligo a tração quando já está na estrada de terra.
Não estava falando em manobrar em garage, Hercilio, mas manobrar numa estrada de terra com o 4x4 e rduzida acionada. Na garage eu não ando nem 2 cm para frente com o 4x4 acionado
lama sim, nao tem problema...mas em terra firme nao...
Nao é mito ,com 4x4 na chuva voce tem o carro mais na mao ,ainda mais se tiver usando pneus 33 que nao "cortam" a água !Uso sempre 4x4 na chuva ou qualquer tipo de estrada de terra para nao forçar sómente o eixo traseiro e nunca tive problemas e uso minha toy para viagens longas e possuo a mesma fazem 16 anos.
Abs
concordo plenamente.. senao o 4x4 high nem existiria somente com reduzida...
dalmo cruz torres
23/09/2013, 16:13
Pessoal, esse negócio de esterçar a direção cabe uma observação. A junta homocinética das Band novas é a mesma que vai no troller. MAs o troller tem munhão aberto, que desterça muito mais a direção que as toy, e não acontece nada com a homo.
Dendrobates
23/09/2013, 16:58
nem lembro a última vez que usei 4x4hi. Deslocamento 4x2 e trilha 4x4low que economiza o carro.
roda livre como bem dito é acessório.
Band bloqueada nos 2 eixos tem que manobrar na maciota, senão quebra mesmo. Pelo que noto em trilha os troller quebram a homo na paulada, e as band manobrando.
hercilio.neto
23/09/2013, 23:07
Abs
Mito ou verdade?
Para melhor utilização de um veículo off road na estrada alguns recursos são indicados por uns e contra-indicados por outros.
Por exemplo, tem toyoteiro que adiciona mola helicoidal ao feixe, nunca teve problema e está satisfeito, outros relatam acidentes provocados por esse recurso.
O fato é que nenhum fabricante de carros part-time recomenda o uso de 4x4 na chuva no asfalto, enquanto os fabricantes de veículos com diferencial central ressaltam justamente as vantagens desse recurso na chuva.
Quem utiliza o 4x4 no asfalto molhado a anos e se beneficia do grip proporcionado pela tração integral e não vê perigo nesse recurso, tudo bem.
Mas lembre-se, o 4x4 sem diferencial central só pode ser acionado em piso com pouca aderência justamente porque os dois eixos vão girar na mesma velocidade, ou seja, na curva, um dos dois vai deslizar (normalmente o dianteiro). Quanto mais fechada a curva e quanto maior a velocidade, maior será esse efeito.
A questão é polêmica. Eu não uso o 4x4 na chuva.
Francisco Bicalho
24/09/2013, 10:31
lama sim, nao tem problema...mas em terra firme nao...
dudu, se você ler minha postagem na página anterior, a primeira recomendação que faço é jamais acionar o 4x4 quando houver tração, ou plena aderência das rodas.
Sergioporto
24/09/2013, 22:32
Hercilio ,acredito que ambos temos bastante experiência com as toy e não falaríamos algo sem nexo!sempre usei 4x4 com chuva e nunca senti que ela desgarrasse de dianteira ou traseira mas vou ficar esperto e prestar atenção.
uso molas helicoidais na traseira!melhorou muito estabilidade !má s um cuidado e necessário!como carroceira não deita tanto nas curvas pode haver risco de capotamento!e isto que você está se referindo quanto a acidentes ?coloquei porque molas estão desgastados e custa uma pequena fortuna
para colocar tudo novo!então pensei fazer uma experiência e gostei apesar que ficou mais dura.Desculpem os erros de digitação pois estou no IPad e e um saco!
E isso ,vamos trocando experiência e se algum colega quiser detalhes sobre freio a ar que instalei , manda email que coloco fotos.
Abs
Dendrobates
25/09/2013, 10:41
Sérgio,
Uma vez deixaram em 4x4hi com a RL acionada na lavação. Quando fui pegar estava chovendo muito e enfiei o pé pra fugir da chuva, a única diferença que notei é que são saia de lado nas curvas fechadas quando acelerava. kkkk Andei assim alguns kms até chegar em casa. Dias depois fui fazer a manutenção e notei vazamentos no eixo dianteiro. Quando abri tinha muita coisa ruim. Abriu vazamento em tudo quanto foi retentor... eu não tenho certeza de que foi deste episódio. Maaaaaaaaaaaas....
acredito que não quebra na hora, mas abre vazamento vai criando folga, e com isso pode vir a quebrar alguma coisa.
Depois disso até na saída das trilha que desemboca em asfalto, prefiro andar alguns metros em 4x2 e já chegar no asfalto ou piso com aderência não traçado.
hercilio.neto
25/09/2013, 11:35
Olá Sergio,
Nunca experimentei adicionar as molas espirais, mas no meu antigo Band 64 cogitei usar esse recurso pois as molas viviam desarqueando. Conforme afirmou o forista Darlan, essa foi a solução definitiva para os desarqueamentos constantes das molas da Band dele.
Ouvi relatos de capotamento de Jeep Willys na estrada. Segundo disseram, essa mola extra poderia impulsionar a roda para cima no caso de pegar uma saliência na pista tombando o jipe.
Talvez isso tenha ocorrido porque o cara não usava amortecedor de dupla ação. Mas sei lá, fiquei cismado e acabei abortando a ideia.
Depois troquei o jipe e ainda não tive problemas com o arqueamento das molas, que aliás talvez estejam arqueadas demais.
Essa semana o meu jipe está no mecânico trocando os rolamentos do diferencial traseiro e os calços da carroceria. Já vi que os calços novos vão elevar o jipe em 0,5 cm (os calços estavam bem achatados) e já estava esfregando o teto no pórtico do portão de casa, então estou estudando trocar os jumelos altos da traseira por jumelos menores. Talvez até melhore o conforto pois o jumelo ficará mais inclinado e igual ao jumelo dianteiro (que é menor). Hoje a Band está meio inclinada para a frente e desconfio que está afetando um pouco o caster.
É isso aí, vamos trocando informações.
Um abraço.
Sergioporto
26/09/2013, 11:28
Olá Sergio,
Nunca experimentei adicionar as molas espirais, mas no meu antigo Band 64 cogitei usar esse recurso pois as molas viviam desarqueando. Conforme afirmou o forista Darlan, essa foi a solução definitiva para os desarqueamentos constantes das molas da Band dele.
Ouvi relatos de capotamento de Jeep Willys na estrada. Segundo disseram, essa mola extra poderia impulsionar a roda para cima no caso de pegar uma saliência na pista tombando o jipe.
Talvez isso tenha ocorrido porque o cara não usava amortecedor de dupla ação. Mas sei lá, fiquei cismado e acabei abortando a ideia.
Depois troquei o jipe e ainda não tive problemas com o arqueamento das molas, que aliás talvez estejam arqueadas demais.
Essa semana o meu jipe está no mecânico trocando os rolamentos do diferencial traseiro e os calços da carroceria. Já vi que os calços novos vão elevar o jipe em 0,5 cm (os calços estavam bem achatados) e já estava esfregando o teto no pórtico do portão de casa, então estou estudando trocar os jumelos altos da traseira por jumelos menores. Talvez até melhore o conforto pois o jumelo ficará mais inclinado e igual ao jumelo dianteiro (que é menor). Hoje a Band está meio inclinada para a frente e desconfio que está afetando um pouco o caster.
É isso aí, vamos trocando informações.
Um abraço.
Bem lembrado Hercilio.Uso tanto na dianteira como na traseira amortecedores dupla ação da RAnger.Acredito que problema no Willys seja pela chassis mais estreito e um carro bem mais leve.sempre que posso ligo diferencial dianteiro pois a Toy tem o problema do diferencial ficar muito tempo sem rodar e o de fazer casa ou buraco na sede do rolamento devido a trepidação.E também par a componentes que ficam fora do óleo para não enferrujar.
abs
eu uso o 4x4 em qualquer situação desde que o piso não seja firme, ou seja, escorregadio com pouca aderencia, tipo terra, areia, barro... asfalto nunca nem mesmo molhado...
Denise Ávila
18/02/2014, 10:06
Olá colegas!
Como nova bandoleira, cá estou com mais uma dúvida. Não sei se é uma pergunta boba mas prefiro assim do que fazer besteira.
Entendi que saindo do asfalto para entrar na terra (ou outro piso instável), deve-se sair do carro, blocar as rodas livres e engatar o 4x4 (e reduzida se for o caso). Vai que, durante o percurso, percebo que em determinados trechos o piso não está assim tão escorregadio podendo ser usado o 4x2. Como se faz? Nestes trechos pode-se desligar o 4x4 e permanecer com as rodas dianteiras blocadas e voltar a acionar o 4x4 nos trechos que assim o exigir? Ou deve-se permanecer direto com o 4x4 enquanto estiver as rodas blocadas e, ao final, soltar todo o conjunto de uma vez?
Denise
hercilio.neto
18/02/2014, 10:43
Quando o terreno exigir, deve-se acionar o 4x4 e a roda livre, pois sem acionar a RL não se tem tração dianteira.
Quando o trecho de terra permite andar em 4x2 eu já deixo a roda livre ligada pois se pegar um atoleiro não preciso descer do jipe.
Coisa mais besta é afundar a perna até a canela só pra ligar a roda livre.
Denise Ávila
18/02/2014, 10:48
Olá Hercílio!
Foi o que pensei, mas não tinha certeza.
Brigadão!
Julio Militão
19/02/2014, 14:09
Deixa eu dar minha colaboração,
Como disse o Dudu, em estradas de terra, podes andar tranquilo 4x4, porem, dependendo do terreno, cuidado com as curvas, pois o veiculo pode não se comportar como esperado. No asfalto, se estiveres em linha reta, não tem problema!
Quando o terreno exigir, deve-se acionar o 4x4 e a roda livre, pois sem acionar a RL não se tem tração dianteira.
Quando o trecho de terra permite andar em 4x2 eu já deixo a roda livre ligada pois se pegar um atoleiro não preciso descer do jipe.
Coisa mais besta é afundar a perna até a canela só pra ligar a roda livre.
kkkkk
E o pior é que tem quem faz isso.
Para ser mais explícito eu fiz. E não foi só as canelas afundei a mão na lama também.
Estava a passeio em um reflorestamento. Estrada madeireira, cheia de armadilhas.
Topei com um atoleiro que parecia inofensivo. Mesmo assim avisei ao meu irmão (zequinha cheio de preguiça num domingo pela manhã): vai lá e liga a roda livre.
- Não precisa, a Band passa. Se ficar eu meto o pé na lama e ligo.
Pois é. Toquei em frente e atolei. A Band inclinou para direita, encostou no barranco e a porta direita não abriu.
O malandro do zequinha, meu mano, ainda ficou me zoando.
Carlo Pecca
20/02/2014, 10:33
Bom pessoal, recentemente passei com o trailer numa pirambeira lá pras banda de Mangaratiba/RJ. Para descer coloquei em 4X4 com reduzida e rodas dianteiras soltas. Pequei trecho de terra, cimento, barro e cimento. Abaixo algumas fotos da descida:
452064 452065 452066
Nas fotos não da pra se ter ideia do grau de descida mas é bem inclinado e na reduzida desce numa boa!
Sergioporto
20/02/2014, 10:37
Bom pessoal, recentemente passei com o trailer numa pirambeira lá pras banda de Mangaratiba/RJ. Para descer coloquei em 4X4 com reduzida e rodas dianteiras soltas. Pequei trecho de terra, cimento, barro e cimento. Abaixo algumas fotos da descida:
452064 452065 452066
Nas fotos não da pra se ter ideia do grau de descida mas é bem inclinado e na reduzida desce numa boa!
Eixo traseiro é flutuante ? Se nao for ,nao força ,pois com eixo dianteiro ligado nao forçara tanto os semi eixos traseiros !
Teu trailer deve ter freio próprio para ajudar nas descidas ?
Carlo Pecca
20/02/2014, 10:56
Sergioporto,
eixo traseiro comum e o trailer não tem freio próprio, tanto que estou vendo como colocar um sistema nele de forma, quando pressionar a lança de reboque a mesma acionaria os freios do trailer. Olha para subir o trecho foi no 4X2 normal, mas para descer, foi bem "devargazinhooo", pois a pista tava úmida de chuva do dia anterior e tem muito limo no trecho.
Sergioporto
20/02/2014, 11:38
Sergioporto,
eixo traseiro comum e o trailer não tem freio próprio, tanto que estou vendo como colocar um sistema nele de forma, quando pressionar a lança de reboque a mesma acionaria os freios do trailer. Olha para subir o trecho foi no 4X2 normal, mas para descer, foi bem "devargazinhooo", pois a pista tava úmida de chuva do dia anterior e tem muito limo no trecho.
Desculpa ,mas tu está abusando da sorte !Lembra que Toy com eixo semi flutuante se houver quebra de um semi eixo,cai a roda e fica totalmente sem freio !À nao ser que tu faça ,como fiz na minha quando era semi flutuante ,uma trava para que pistoes dos cilindros de roda nao saiam para fora.Com a minha quebrou dois semi eixos e vou te falar ,é ruim ,sensaçao de impotencia ,sem contar com freio e nem cambio.
No trailer nao é dificil adaptaçao ,para rodado tu encontra tambores,patins ,usados e fazer a parte do cambao com cilindro de freio ,aquilo acha até pronto.`´E bom freio no trailer pois vai evitar desgaste de freio no veículo rebocador e tambem ,muito importante,evitará que trailer empurre Toy ,que conforme o local pode fazer até um L.
Te cuida rapaz !!
Nessa situação é melhor descer em 4X4 mesmo.
Sem dúvida, 4x4 e reduzida.
Põe freio na trailer Carlo. A possibilidade de fazer o "L" pode surgir quando menos se espera.
Carlo Pecca
21/02/2014, 10:38
Valeu pessoal.
Já ta anotado, o que falta é capital para tanta coisa, assim... vamos fazendo a medida do possível!
Bom carnaval a todos.
dea_arendt
22/02/2014, 17:34
Então pessoal, eu não entendo direito o palavreado técnico, mas uma coisa, eu posso andar cm as rodas livres ligadas? Mesmo não estando engatado o 4x4 na marcha? Quanto tempo ou qual velocidade máxima eu posso fazer isso? Não danifica o carro? Pq eu vi que vcs gostam de deixar jah ligada a roda livre e soh usam o 4x4 quando precisam...certo?
dea_arendt, pode-se andar com as rodas livres engatadas, em qualquer velocidade, sem problemas, sem engatar o 4x4. Faço isso de vez em quando, para forçar a lubrificação dos componentes do eixo dianteiro, quando passo muito tempo sem usá-la no 4x4.
No mais, faço como a maioria: ao entrar na estrada de terra, já deixo as rodas livres engatadas. Caso necessite do 4x4, é só acionar a alavanca.
Abrass.
dea_arendt
22/02/2014, 18:57
dea_arendt, pode-se andar com as rodas livres engatadas, em qualquer velocidade, sem problemas, sem engatar o 4x4. Faço isso de vez em quando, para forçar a lubrificação dos componentes do eixo dianteiro, quando passo muito tempo sem usá-la no 4x4.
No mais, faço como a maioria: ao entrar na estrada de terra, já deixo as rodas livres engatadas. Caso necessite do 4x4, é só acionar a alavanca.
Abrass.
Valeu bicho!!!
Sergioporto,
Amigo, estes sistemas de freio de reboque que existem no Brasil são porcarias. O sistema inercial só funciona se o veículo frear primeiro, sem contar que qualquer lombada o reboque já está freiando. Sugiro comprar um kit de freio elétrico nos EUA. Vende na internet mesmo, já vem a caixinha de controle, tambores, lonas, acionadores, etc. Abraço
Carlo Pecca
24/02/2014, 09:36
Amigo, estes sistemas de freio de reboque que existem no Brasil são porcarias. O sistema inercial só funciona se o veículo frear primeiro, sem contar que qualquer lombada o reboque já está freiando. Sugiro comprar um kit de freio elétrico nos EUA. Vende na internet mesmo, já vem a caixinha de controle, tambores, lonas, acionadores, etc. Abraço
RAFA
vc poderia fornecer um site conhecido seu para eu realizar a aquisição do tal freio elétrico?
Carlos da uma olhada neste, isto e meio salgado, Panela De Freio Eletrico Para Trailero.f.e.r.t.a/////////// - R$ 1.299,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534335792-panela-de-freio-eletrico-para-traileroferta-_JM) .
LEONELO FORTINI
24/02/2014, 11:06
RAFA
vc poderia fornecer um site conhecido seu para eu realizar a aquisição do tal freio elétrico?Conjunto De Freio Do Reboque Elétrico - Conjunto De Freio Do Reboque Elétrico fabricantes, fornecedores e exportadores no Alibaba.com (http://portuguese.alibaba.com/goods/electric-trailer-brake-assembly.html)
Desculpe a intromissão, pois tb me interessou o freio elétrico. Consulte este site, talvez lhe ajude.
Conjunto De Freio Do Reboque Elétrico - Conjunto De Freio Do Reboque Elétrico fabricantes, fornecedores e exportadores no Alibaba.com (http://portuguese.alibaba.com/goods/electric-trailer-brake-assembly.html)
Essa opção indicada pelo BIRAWC é de uma empresa de Sorocaba que importa.Você precisa do sistema completo, sendo as panelas completas com o controlador (que fica ligado dentro do veículo que irá puxar o reboque). Certamente eles vendem o kit completo, tente entrar em contato. Se for importar, o valor não sai muito diferente do anunciado. Abraço
fabiano r
11/03/2014, 09:32
Alavanca da tração não desengata facilmente??
Amigos sempre que uso 4x4 acionado por algum tempo na hora de desengatar não tem jeito a alavanca fica travada e não desengata tenho q mandar o carona ficar forçando a alavanca e ficar dando uns trancos p frente e p traz com a band até desengatar. Alguém com esse problema ou solução para o mesmo?
Sergio c
11/03/2014, 11:49
Alavanca da tração não desengata facilmente??
Amigos sempre que uso 4x4 acionado por algum tempo na hora de desengatar não tem jeito a alavanca fica travada e não desengata tenho q mandar o carona ficar forçando a alavanca e ficar dando uns trancos p frente e p traz com a band até desengatar. Alguém com esse problema ou solução para o mesmo?
O primeiro conselho é desengatar as rodas livres e andar uns metros, p desacoplar as rodar e "livrar" o travamento por curvas, depois a alavanca deve desengatar fácil. Se não desengatar fácil, deve ser a engrenagem acionadora, que tem muitas estrias finas, e na hora de engatar, ela vai gastando na parte da frente e empurrando as limalhas p dentro das estrias finas, ficando bem mais prensada, além de ser ruim p engatar o 4x4. Eu, na revisão de fim de ano, troquei essa engrenagem e ficou muito bom, a qual pode ser trocada pela lateral da reduzida.
Carlo Pecca
16/03/2014, 08:44
Blz pessoal! Desculpe o atraso, mas só agora que cheguei a este tópico.
Obrigado pelas dicas do freio elétrico. Os custos são salgados e no momento, to duro!
Para descer a pirambeira, vou no 4x4 com reduzida e em primeira, assim vc observa os estalos, barulhos, gemidos do sistema Band-Trailer e controlo melhor a descida.
No mais... boa semana santa pra todos!
Blz pessoal! Desculpe o atraso, mas só agora que cheguei a este tópico.
Obrigado pelas dicas do freio elétrico. Os custos são salgados e no momento, to duro!
Para descer a pirambeira, vou no 4x4 com reduzida e em primeira, assim vc observa os estalos, barulhos, gemidos do sistema Band-Trailer e controlo melhor a descida.
No mais... boa semana santa pra todos!
Carlo,
Veja o esquema que vi em uma carreta para carros de arrancada.
Não seria muito difícil fazer um esquema parecido...
455109
Abs
Este é o sistema inercial,comum em reboques no Brasil. Mas seu funcionamento não é bom...
Este é o sistema inercial,comum em reboques no Brasil. Mas seu funcionamento não é bom...
Qual é o motivo dele não ser bom ?
Abs
Gera folgas , mas o principal é a andar travando as rodas em lombadas ou irregularidades na pista. E o pior: só freia se o veículo (ou outro fator) frear. Dessa forma, se você perde freio do veículo trator, o reboque estará sem freio também... eu já usei muito este sistema e não recomendo.
Carlo Pecca
18/03/2014, 09:34
FBAND,
obrigado pela dica, mas no momento tenho mantido o trailer no estacionamento, lá em Mangaratiba. Virou ponto de encontro/dormitório, para pescar nos fins de semana com o pessoal da área. Assim faço um convite, aos que gostam de pesca, para conhecer o local e curtir um bom churrasco. Há tem um pouco de "muguito", mas nada que um bom repelente e cana não resolva. Qualquer coisa manda um msg.
Gera folgas , mas o principal é a andar travando as rodas em lombadas ou irregularidades na pista. E o pior: só freia se o veículo (ou outro fator) frear. Dessa forma, se você perde freio do veículo trator, o reboque estará sem freio também... eu já usei muito este sistema e não recomendo.
Faz sentido, obrigado por esclarecer !
Abs
GuilhermeAdolf
06/05/2014, 18:10
Boa noite galera, nesse último final de semana fui até o pico da bandeira com a minha band. Subi da entrada do parque até o 1º acampamento com a tração ligada, pois é uma estrada de chão com algumas subidinha chatas. Foi tudo ok, sem nenhum problema, mas na descida, com a tração ainda ligada, começou a fazer barulho de ferro raspando na dianteira, principalmente quando eu descia sem acelerar, só usando o freio motor. Quando pegava um trecho reto e acelerava o barulho sumia, ou pelo menos ficava imperceptível. Acionei a reduzida e o barulho foi o mesmo. Quando voltei pra 4x2, sem desligar a roda livre o barulho sumiu. Quando fui desligar a roda livre, as rodas estavam quentes e com aquele cheiro de metal quente. O que pode ser? Falta de lubrificação em algum ponto? Algum rolamento que foi pro saco?
Abraços
Pode ser falta de lubrificação nos munhões/roda livre ou até mesmo rolamento já detonado... Mas estranha porque você afirma que em 4x2 sem desligar a roda livre o barulho sumiu. Pode até ser algo na caixa de tração. O melhor é desmontar o sistema de roda livre (aproveitar para lubrificar) e ver a situação. Abraço
GuilhermeAdolf
07/05/2014, 09:59
Pode ser falta de lubrificação nos munhões/roda livre ou até mesmo rolamento já detonado... Mas estranha porque você afirma que em 4x2 sem desligar a roda livre o barulho sumiu. Pode até ser algo na caixa de tração. O melhor é desmontar o sistema de roda livre (aproveitar para lubrificar) e ver a situação. Abraço
rfdex, desmontei as rodas livres e constatei que havia muita, muita graxa lá dentro. Pesquisei e vi que o melhor é lubrificar com óleo de motor mesmo, portanto, irei fazer isso logo mais. Aparentemente o mecanismo de acionamento está ok, as estrias estão inteiras, só uma que está danificada.
Como disse, desligando a tração e mantendo a roda livre ligada o barulho some. Vou levar no mecânico pra olhar os rolamentos, e se não achar nada, procurar outros pontos.
Pode ser no munhão. Quando desliga a tração, mesmo com a rl ligada, ele fica sem tensão. Na rl vai pouca graxa mesmo.
AndreyPrevidelli
27/06/2014, 21:37
Tenho uma band, longa, 1982. Fiz uma revisão recente nela, troquei as roda livre e pude perceber que ao fazer curvas fechadas no asfalto, vejo resistência e barulho de metal, quando no 4x4.
Será que uma lubrificação do munhao(graxa) resolveria isso, poderiam me ajudar???
grato
andrey
Sergio c
27/06/2014, 22:17
Tenho uma band, longa, 1982. Fiz uma revisão recente nela, troquei as roda livre e pude perceber que ao fazer curvas fechadas no asfalto, vejo resistência e barulho de metal, quando no 4x4.
Será que uma lubrificação do munhao(graxa) resolveria isso, poderiam me ajudar???
grato
andrey
Como a maioria dos 4x4 que rodam pelo Brasil não tem diferencial central, a tração só deve ser usada em pisos com pouca aderência, aí, as rodas dão uma "patinada" e compensam o giro que uma dará mais que a outra em caso de curvas.
Em piso seco, nunca se deve usar o 4x4 em veículos que não tem diferencial central, pois nas curvas, algumas rodas giram menos que as outras e acabam "travando" o veículo, desgastando desnecessariamente todo o conjunto.
Provavelmente sua band está com tudo em dia e sem problemas, mas, faça um teste, vá em uma estrada com barro e com curvas e faça a mesma coisa que fez no asfalto e verá que não terá barulho nenhum, só uns barros passando pelos vidros qdo acelerar forte heheheheh.
hercilio.neto
27/06/2014, 23:50
Como a maioria dos 4x4 que rodam pelo Brasil não tem diferencial central, a tração só deve ser usada em pisos com pouca aderência, aí, as rodas dão uma "patinada" e compensam o giro que uma dará mais que a outra em caso de curvas.
Em piso seco, nunca se deve usar o 4x4 em veículos que não tem diferencial central, pois nas curvas, algumas rodas giram menos que as outras e acabam "travando" o veículo, desgastando desnecessariamente todo o conjunto.
Provavelmente sua band está com tudo em dia e sem problemas, mas, faça um teste, vá em uma estrada com barro e com curvas e faça a mesma coisa que fez no asfalto e verá que não terá barulho nenhum, só uns barros passando pelos vidros qdo acelerar forte heheheheh.
O Sergio tem razão.
Não ligue a tração em piso aderente. Pode quebrar feio.
AndreyPrevidelli
28/06/2014, 07:15
Bom dia.Grato pelas ditas.
Vou fazer os testes.
abc
Andrey
AndreyPrevidelli
28/06/2014, 11:27
Grato pessoal.
Fiz o teste na terra e correu tudo bem, o meu mecânico já estava de cabelo em pé, pois não achava um motivo do barulhorsrsrs
Agradeco muito as dicas dos expert em Band.
Hercilio, somos vizinhos de cidade.
Abc
andrey
Não pode ligar a tração no asfalto nem sem fazer curva nenhuma, pra andar tipo uns 10 metros pra testar? Gostaria de testar antes de comprar o carro...
Caco, em linha reta, não tem problema. Só não pode fazer curvas.
Abrass.
Andrefb69
26/01/2017, 17:21
Reativando o tópico:
O que ele fez neste vídeo pode (por ser quase em linha reta) ou é loucura?
Toyota Bandeirante Puxando do ASE dos Bombeiros de Sao Paulo - Itaoca - SP 2014 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1i86JCkTHl8)
Sergio c
26/01/2017, 22:38
André, o motora da band forçou bem o conjunto todo, mas quando estava forçando as rodas patinavam, o que compensa a diferença de rotação entre o eixo dianteiro e traseiro e a curva foi mínima.
Agora deu p perceber, a embreagem da band estava 101% boa hehehe.
Reativando o tópico:
O que ele fez neste vídeo pode (por ser quase em linha reta) ou é loucura?
Toyota Bandeirante Puxando do ASE dos Bombeiros de Sao Paulo - Itaoca - SP 2014 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1i86JCkTHl8)
Puts, e pela rotação das rodas e giro do motor parece que nem usou a primeira da reduzida (pelo menos na minha a primeira reduzida quase não sai do lugar de tão baixa)
Andrefb69
27/01/2017, 08:57
Caco e Sergio:
É muita "ignorância" dessa Band, não?! Rsrs!
É de impressionar qualquer cidadão!!!
alexgira
30/01/2017, 11:58
Com certeza...
Mas acho que nem precisava ligar a tração. De qualquer forma, fez o serviço...
Sergio c
30/01/2017, 14:54
Na minha opinião ele fez certo, apesar ser em piso seco. Até poderia puxar o caminhão só na traseira , mas o risco de quebrar alguma coisa é grande devido a força exigida somente do eixo traseiro.
Com certeza...
Mas acho que nem precisava ligar a tração. De qualquer forma, fez o serviço...
Semana passada pedi pra fazer uma revisão nos cardan, pois percebia uns barulhos no sistema ao engatar...Tive que trocar as cruzetas do cardan trazeiro pelo desgaste e, as cruzetas do dianteiro também tive que trocar pois já estavam emperradas (graxa e terra) pelo desuso (faz tempo que não levo a band pra passear na terra)..Dessa maneira, fui orientado a deixar sempre engraxadas (o que faço sempre) e, mesmo não usando em estrada de terra com constância, é necessário fazer uso do 4x4 e reduzida com certa frequência, pelas ruas do bairro, para não cair no problema que tive com as cruzetas do cardan dianteiro.
Adeilson Gomes