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Ver Versão Completa : TRACKER - ruido no motor após troca de oleo.



eder oliveira
17/09/2013, 11:29
caros amigos,

Estou com uma tracker há +/- 3 meses e chegou a hora de trocar o oleo. Vamos lá: A ex-dona do carro sempre usou oleo 10w40 desde zero, trocando de 7 em 7mil, motor super-silencioso, nem aquele barulho ao ligar pela manhã, que nos outros grand vitara que eu tive, fazia. Mas por indicação de um dono de auto-peças suzuki aqui em bh falou que pela quilometragem do carro atual, na faixa de 64000 km, já era hora de colocar um 20w50, que o motor j20a era universal, e que o certo era sempre usar o 20w50 pelo nosso clima mais quente. Troquei, coloquei um castrol anti-borra 20w50. no segundo dia ao ligar pela manhã já ouvi aquele traaaaaaaa, e quando o motor chegava ao seu estado de marcha lenta, comecei a ouvir um ruido na frente do motor, parecendo que era no tensor da corrente, ao acelerar parava. Bem, rodei assim por uma semana e não aguentei mais, fiz novamente a troca, agora para o 10w40 que sempre foi usado, pra ver se o motor começou mesmo a grilar ou se o óleo mais viscoso não fez bem ao motor. Foi batata, motor silencioso novamente. Muitos proprietarios de tracker aqui do forum falam bem do 20w50, mais no meu caso, gastei foi dinheiro á mais, o motor ficou cheio de grilos. um abraço a todos.

Chuva
17/09/2013, 16:59
Eu to usando o 5w30.. 20w50 jamé.. só qdo o motor tiver mais rodado..

eder oliveira
17/09/2013, 17:32
Eu to usando o 5w30.. 20w50 jamé.. só qdo o motor tiver mais rodado..



chuva, o seu tá com quantos km?

Chuva
17/09/2013, 17:47
uns 80kkm.....

glsoledade
17/09/2013, 22:17
Eu usei 15W40 uma vez e achei que ficou barulhento.. coloquei 5W30 na última, ficou show

Chuva
18/09/2013, 07:37
A viscosidade tem a ver sempre, mas eu descobri q a marca do óleo tb influencia muito. Vários mecânicos dizem que óleo é óleo e tá tudo bem.. eu tb acreditava nisso.. mas fazendo alguns testes em carros diferentes (Peugeot 206, astra e fielder, tudo semi sintético) eu percebi diferença, principalmente no consumo. Não estudei a fundo mas tem tanta coisa no óleo que, diferente dos anos 80, hj em dia acho q tem muita diferença! Depois do MOBIL, eu não coloco outra coisa! (não tenho parente no fabricante não.. kk)

Glaicon
18/09/2013, 07:59
caros amigos,

Estou com uma tracker há +/- 3 meses e chegou a hora de trocar o oleo. Vamos lá: A ex-dona do carro sempre usou oleo 10w40 desde zero, trocando de 7 em 7mil, motor super-silencioso, nem aquele barulho ao ligar pela manhã, que nos outros grand vitara que eu tive, fazia. Mas por indicação de um dono de auto-peças suzuki aqui em bh falou que pela quilometragem do carro atual, na faixa de 64000 km, já era hora de colocar um 20w50, que o motor j20a era universal, e que o certo era sempre usar o 20w50 pelo nosso clima mais quente. Troquei, coloquei um castrol anti-borra 20w50. no segundo dia ao ligar pela manhã já ouvi aquele traaaaaaaa, e quando o motor chegava ao seu estado de marcha lenta, comecei a ouvir um ruido na frente do motor, parecendo que era no tensor da corrente, ao acelerar parava. Bem, rodei assim por uma semana e não aguentei mais, fiz novamente a troca, agora para o 10w40 que sempre foi usado, pra ver se o motor começou mesmo a grilar ou se o óleo mais viscoso não fez bem ao motor. Foi batata, motor silencioso novamente. Muitos proprietarios de tracker aqui do forum falam bem do 20w50, mais no meu caso, gastei foi dinheiro á mais, o motor ficou cheio de grilos. um abraço a todos.
Se você usar o óleo com viscosidade inicial elevada (20W), ele vai demorar alguma fração de tempo à mais para subir e circular, ocasionando esse barulho.
Certamente, com o motor aquecido já não fará mais o barulho.
Você fez certo em voltar para a viscosidade baixa, pois é na partida à frio que o motor mais sofre desgaste.:concordo:

uvantuil
18/09/2013, 08:01
Recomendo verificar toda especifica do oleo, alem do 5w30 10w40 e tal tem a letrinhas apos, do api, SN é melhor que SL SM, e assim por diante... sobre marcas de oleo. EU uso o ipiranga 5w30 SN SINTETICO - num corsa, pago mais caro nele que outros 5w30 mas por ser SN eu prefiro, pois os outros sao SL. por está em falta na cidade o ipiranga na ultima troca usei o SHELL HELIX e também gostei. NUNCA PUS SEMI SINTETICO pois meu motor exige que seja sintetico, motor gm - NOVO CORSA ECONOFLEX, nao gosto do AC DELCO Recomendado, vejo diferencas no comportamento do ponteiro de temperatura. Usando num carro de passeio que basicamente é usado em rodovias, e transito urbano, sem exigir do motor altas rotações, uso comum.

Aprendi com a moto sobre o cuidado com oleo vi nego bater motor de moto igual a minha com cinco mil km - 10 mil km - e outras mais km.

Tive uma titan ks 2003 - comprada usada - de um amigo, rodei um ano e pouco com ela cerca de uns 20 mil km e quando peguei ela tinha pouco cerca de 10 mil km, isso 2007, 2008 quando o muito esperto me jogou para o alto, o povo da oficina que ela ficou parada por 8 meses, bem como o amigo que comprou ela para recuperar e rodar com ela, deram a partida, pegou de primeira, depois apagou foi so tirar o ar do carburador, e bater nela de novo e funcionou 100%, motor nao tinha borra, nao tinha defeito, tava zero bala, tanto que ta ate hoje rodando com novo dono, sem ter que retificar motor, e ja soube que o cara fez ate trilha com ela, trocava oleo de 1000 em 1000 quando a honda especificava 1500 para troca, porque eu rodava numa epoca que o transito tava muito carregado, ficando tempos parado sem condição ideal de vento para refrigerar o motor corretamente, então eu considerava uso severo, e so usava oleo mobil destinado a moto.

eder oliveira
18/09/2013, 08:46
realmente a viscosidade faz muita diferença. Nunca fui de fazer estes serviços, mas como um amigo aqui do forum falou, que ele mesmo tava fazendo a troca de oleo, pois esse pessoal de troca de oleo não capricha, realmente é verdade. Deixam escorrer oleo em cima de outras peças, voce acha até que tem vazamentos em setor, diferencial, ai vai ver é na hora de tirar o filtro de oleo respinga em tudo. Na hora que fui fazer a troca deu pra ver: o 20w50 parece um mel de tão concentrado, já o 10w40 muito mais fino, parece agua, imagine um 5w30. Se o motor estiver redondo, não tem porque colocar um oleo grosso.

Rubens Linhalis
18/09/2013, 09:42
..na ultima troca usei o SHELL HELIX e também gostei...

uvantuil

Tenho usado este na Tracker.. 10w40. O que vc usou foi esse mesmo??

uvantuil
18/09/2013, 10:49
nao tenho tracker... comentei sobre experiencia com um corsa maxx... pela fabrica o recomendado é 5w30 acima de sl

Chuva
18/09/2013, 11:08
O mobil foi o primeiro a ter os 10w40 e 5w30 SN. Uso um tal de econoflex da mobil numa fielder que é só a gasolina e o carro passou de 9 para 13 km/l aproximadamente. Claro que com gasolina decente, sem ser batizada e aditivada. Gosto muito dos óleos da mobil. No verão vai bater com a troca da tracker, daí vou por esse econoflex 10w40 nela tb. vejamos o q vai acontecer.. []s

Angelo RJ
18/09/2013, 13:03
Pessoal,

muito bom este tópico.

Meu GV 99, está com 137 mil km rodados. Qual óleo vocês me aconselham a colocar no carro ? Devo fazer a troca de 5 em 5mil km ?

obrigado !

Chuva
18/09/2013, 13:24
Oi Angelo, não dá para saber sem testar. Se seu motor não fuma ou está bom talvez vc possa testar um óleo mais fino, como o 10w40, mas vai gastar uma grana com filtro, limpeza e óleo. Questão de curiosidade e tempo, mas não é regra, eu fiz isso e blz, um dos motivos que acredito ter feito o carro ser mais econômico. Se já estiver usando o 20w50 ou se faz algum tipo de trilha leve ou média continue usando esse mesmo óleo trocando de 5 em 5k km. Acho que na verdade tudo vai depender do seu uso e do que cada carro teve de história (esse assunto é bem vasto). Por exemplo, se por outro lado o carro está original e foi e só é usado pra ir pro shopping de final de semana eu trocaria de 10k em 10k como o manual cita (pro motor j20A pelo menos) [ ]

Angelo RJ
18/09/2013, 14:59
Pois é Chuva...... acho que usei um óleo indicado para carros que ja tem uma grande kilometragem, se nao me engano foi o 20w50.

Esse meu GV nao fazia trilha, era da barra da tijuca e o ex dono nem sabia engatar uma tração.

Eu raramente faço trilhas e so uso o carro mesmo por estradas de terra que, as vezes, exigem o uso da tração,,mas nada demais.

Chuva
18/09/2013, 15:13
Bom, sendo auto e 2.0 ele deve fazer por volta de 7km/l, confere? Se for isso o motor tá bom e não vale a pena mexer. Mas fica a dica. [ ]s

roos
18/09/2013, 16:10
eu usava o mobil 10w40 e onde compro não achei mais, agora estou usando o havoline 10w40 tb semi sintético e percebi um ronco diferente no motor. O meu tá com 92 km, até quando posso usar o 10w40?

Abs

eder oliveira
18/09/2013, 17:22
alguem aqui conhece ou já usou o oleo elaion 10w40 semi-sintetico SN da marca YPF. aqui em bh está bem em conta.

Chuva
18/09/2013, 17:55
Pessoal, não me levem a mal, mas como já diz o ditado que aprendi com meu amigo Rubens Linhares: "não existe almoço grátis!". Ou melhor, o barato sai caro. Esse óleo da marca YPF eu nunca ouvi falar.. sabemos que algumas novidades no mercado de várias outros assuntos são boas (exemplo esdrúxulo: fralda de bebe: a Pampers é batida de longe pela Parent's choice, metade do preço, nunca vaza, mais unidades, enfim super power mas pouca gente sabe), mas óleo eu não arrisco trocar por marca desconhecida. Poe mobil que vc vai ser feliz!! kkk [ ]s

Chuva
18/09/2013, 17:59
Roos, se já usava o 10w40 e a marca fez o barulho surgir, deve ser a marca então. Poe o 10w40 econoflex da mobil que é muito bom!! Qto a quilometragem, eu usaria óleo fino até o motor começar a fazer barulho muito estranho, fumar ou baixar muito. Existe um treco chamado Molicote que engrossa mais ainda o óleo do motor (mais que o 20w50; é um tampa vazamento usado pra vender carro com motor muito rodado, vazando, fumando ou baixando). O produto preteje tanto que vc nunca vai saber o que acontece com seu motor. O dia que trocar de óleo ou um outro proprietário, talvez tenha tanto o que fazer no motor que vai surtar. Ele é bom para esconder os problemas, mas uma hora eles vão vir a tona, ou seja, ele funciona sim, para motores muuuuito velhos (300kkm pra cima). Se algum mecânico dizer pra vc colocar que o barulho vai parar, troque de mechânico! [ ]s

Angelo RJ
19/09/2013, 08:16
Bom, sendo auto e 2.0 ele deve fazer por volta de 7km/l, confere? Se for isso o motor tá bom e não vale a pena mexer. Mas fica a dica. [ ]s

Pra te falar a verdade, nunca medi o consumo, mas deve ser nessa faixa mesmo. Eu moro numa cidade do interior do estado do RJ, onde quase não existe engarrafamento e rodo pouco, cerca de 250 km por mês, a não ser quando viajo.

Aliás, aproveitando o tópico gostaria de perguntar o seguinte: Como, em média rodo pouco, demoro muito para fazer 5 milkm rodados e fazer a troca do óleo. Sendo assim, troco o óleo e o filtro baseado no tempo decorrido da última troca. Faço isso de 6 em 6 meses. Tá bom esse intervalo de tempo ?

abs

Chuva
19/09/2013, 11:29
Bom, todo manual diz que a troca deve ser feita num certo tempo antes de se alcançar os 5 ou 10kkm.. mas eu nunca fiz isso, e acho q a maioria das pessoas fazem isso, errado talvez, mas em todos os carros q tive nunca deu problema. Se puder faça no prazo do manual antes dos 5kkm. [ ]

Angelo RJ
19/09/2013, 13:07
Bom, todo manual diz que a troca deve ser feita num certo tempo antes de se alcançar os 5 ou 10kkm.. mas eu nunca fiz isso, e acho q a maioria das pessoas fazem isso, errado talvez, mas em todos os carros q tive nunca deu problema. Se puder faça no prazo do manual antes dos 5kkm. [ ]



Certo, mas eu não tenho manual.
Então sendo assim, caso não atinja os 5 milkm, faço a troca de seis em seis meses. Isso não vai proejudicar o motor, certo ?

Chuva
19/09/2013, 13:27
nao, nunca, pode trocar sim..[ ]

roos
19/09/2013, 16:17
Pois é Chuva, esse lance de molikote ou millitec eu não curto.

Ah, o barulho no motor é a maldita polia que fica acima do alternador, até hj não consegui comprar e tenho medo de trocar só o rolamento e dá problema como aconteceu quando fui trocar a polia de apoio (acho que foi o cara que colocou errado o rolamento da polia na prensa, sei lá...). Vi também que a polia da bomba d'agua está fazendo um rangido, essa pelo que vi não troca, tem que trocar a bomba d'agua todo, ou tô falando bobagem?

Pesquisei sobre o havoline e pelo que li, todos confirmaram que é um ótimo óleo, inclusive aqui ele é R$ 2,00 mais caro que o Mobil. Mas assim que a distribuidora daqui ter o Mobil novamente, vou voltar a usá-lo.

Abs

Chuva
19/09/2013, 20:33
blz, da uma procurada no fórum sobre essas polias q tem uma adaptação muito boa com a do palio, muito mais barata alias. []

em.pereira
29/09/2013, 01:47
Chuva,
acho que o nome correto é Ecopower. É isso mesmo?

MOBIL SUPER ECOPOWER 5W-30 | Mobil (http://mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-super-ecopower-5w-30)

Chuva
29/09/2013, 07:55
Oi Pereira, isso, é esse msm, da tampinha verde, ecopower. Só que na época o que eu tinha visto era o 10w40, um pouco mais grosso. [ ]

Wantuil
29/09/2013, 10:50
Só coloco 20w50 anti-borra castrol, o motor ficou trabalhando macio ao contrario dos 5w30 ou 15w40 que já usei. O carro tá com 80mkm, tá show de bola!

Chuva
29/09/2013, 14:55
Só coloco 20w50 anti-borra castrol, o motor ficou trabalhando macio ao contrario dos 5w30 ou 15w40 que já usei. O carro tá com 80mkm, tá show de bola!

oi wantuil, com o anti borra ta fazendo qto por litro?

higatetsuo
02/10/2013, 11:00
Bom dia! Eu tinha uma Tracker 2.0 gasolina, e usava conforme manual oleo 20w50 ac DELCO. o filtro, o generico do Fiesta 1.3.
Troquei pelo GV3 com mesmo motor, e como o manual indica 5w30 estou usando esse, mas da Havoline. O filtro o mesmo do Fiesta 1.3. Só que de manhã, na priemira partida, na primeira volta do motor, bate, ou seja, o óleo esoa todo, não fica retido em cima. Um mecanico falou que é o filtro que não está retendo óleo, outo disse que esse retentor não fica no filtro, mas no bloco, e que deve estar com defeito. Alguém sabe o que pode ser?

mas.marco
02/10/2013, 13:05
Bom dia! Eu tinha uma Tracker 2.0 gasolina, e usava conforme manual oleo 20w50 ac DELCO. o filtro, o generico do Fiesta 1.3.
Troquei pelo GV3 com mesmo motor, e como o manual indica 5w30 estou usando esse, mas da Havoline. O filtro o mesmo do Fiesta 1.3. Só que de manhã, na priemira partida, na primeira volta do motor, bate, ou seja, o óleo esoa todo, não fica retido em cima. Um mecanico falou que é o filtro que não está retendo óleo, outo disse que esse retentor não fica no filtro, mas no bloco, e que deve estar com defeito. Alguém sabe o que pode ser?

Filtro de óleo...
Troque-o e teste o resultado.

eder oliveira
02/10/2013, 13:54
Filtro de óleo...
Troque-o e teste o resultado.


eu tô usando o filtro da tecfil, psl134, está bem em conta, 14,00 reais.

Wantuil
02/10/2013, 19:48
Chuva, média de 10km na estrada, o funcionamento é que me impressionou, roda macio.

Rubens Linhalis
03/10/2013, 09:04
..o funcionamento é que me impressionou, roda macio.


Como assim? Alterou o que no funcionamento?

abraços

Luis Augusto Alves Bassi
27/05/2014, 11:22
Oi Pessoal tenho um Gran Vitara 2.0 v6 24 valvolas e estou com um problema: fui fazer a troca de óleo do meu carro e ele começou a fazer um barulho muito forte tipo tratratra ele não fazia barulho nenhum e logo que trocou o óleo assim que leiguei e sai com o carro quando acelerei em 2.000 a 3.000 giros começou o barulho e quando esta em macha lenta parece um relógio se barulho ele só faz esse barulho quando acelera. vamos la: quando fui fazer a troca do óleo o mecanico colocou o oleo 20W50 sem consultar o manual retornei a oficina e ele falou que era para eu andar com o carro que ia parar o barulho e não parou no dia seguinte voltei na oficina e ele trocou o óleo para 15W40 e o barulho piorou, ai ele viu na net que tinha que ter colocado o oleo 5W30 ele abriu o motor na parte de cima para checar os tachos e fechou novamente e colocou esse oleo 5W30 andei 300km e o carro esta com o barulho tratratra mais forte mas só quando acelera na lenta não faz. meu carro esta com 163.000km rodado o que faço para parar esse barulho alguém me ajuda por favor obrigado

mas.marco
27/05/2014, 17:31
Oi Pessoal tenho um Gran Vitara 2.0 v6 24 valvolas e estou com um problema: fui fazer a troca de óleo do meu carro e ele começou a fazer um barulho muito forte tipo tratratra ele não fazia barulho nenhum e logo que trocou o óleo assim que leiguei e sai com o carro quando acelerei em 2.000 a 3.000 giros começou o barulho e quando esta em macha lenta parece um relógio se barulho ele só faz esse barulho quando acelera. vamos la: quando fui fazer a troca do óleo o mecanico colocou o oleo 20W50 sem consultar o manual retornei a oficina e ele falou que era para eu andar com o carro que ia parar o barulho e não parou no dia seguinte voltei na oficina e ele trocou o óleo para 15W40 e o barulho piorou, ai ele viu na net que tinha que ter colocado o oleo 5W30 ele abriu o motor na parte de cima para checar os tachos e fechou novamente e colocou esse oleo 5W30 andei 300km e o carro esta com o barulho tratratra mais forte mas só quando acelera na lenta não faz. meu carro esta com 163.000km rodado o que faço para parar esse barulho alguém me ajuda por favor obrigado

Oleo mineral nesse motor? Jamais...

Essa rajada deve ser, infelizmente, o mancal ou biela...

leve num cara que entenda de motores, antes da coisa piorar...

Glaicon
28/05/2014, 08:18
Oi Pessoal tenho um Gran Vitara 2.0 v6 24 valvolas e estou com um problema: fui fazer a troca de óleo do meu carro e ele começou a fazer um barulho muito forte tipo tratratra ele não fazia barulho nenhum e logo que trocou o óleo assim que leiguei e sai com o carro quando acelerei em 2.000 a 3.000 giros começou o barulho e quando esta em macha lenta parece um relógio se barulho ele só faz esse barulho quando acelera. vamos la: quando fui fazer a troca do óleo o mecanico colocou o oleo 20W50 sem consultar o manual retornei a oficina e ele falou que era para eu andar com o carro que ia parar o barulho e não parou no dia seguinte voltei na oficina e ele trocou o óleo para 15W40 e o barulho piorou, ai ele viu na net que tinha que ter colocado o oleo 5W30 ele abriu o motor na parte de cima para checar os tachos e fechou novamente e colocou esse oleo 5W30 andei 300km e o carro esta com o barulho tratratra mais forte mas só quando acelera na lenta não faz. meu carro esta com 163.000km rodado o que faço para parar esse barulho alguém me ajuda por favor obrigado
Teu motor deve estar no fim da vida.
Não foi culpa do óleo.
Procure uma oficina de confiança.:concordo:

Elisson
30/05/2014, 10:27
Oi Pessoal tenho um Gran Vitara 2.0 v6 24 valvolas e estou com um problema: fui fazer a troca de óleo do meu carro e ele começou a fazer um barulho muito forte tipo tratratra ele não fazia barulho nenhum e logo que trocou o óleo assim que leiguei e sai com o carro quando acelerei em 2.000 a 3.000 giros começou o barulho e quando esta em macha lenta parece um relógio se barulho ele só faz esse barulho quando acelera. vamos la: quando fui fazer a troca do óleo o mecanico colocou o oleo 20W50 sem consultar o manual retornei a oficina e ele falou que era para eu andar com o carro que ia parar o barulho e não parou no dia seguinte voltei na oficina e ele trocou o óleo para 15W40 e o barulho piorou, ai ele viu na net que tinha que ter colocado o oleo 5W30 ele abriu o motor na parte de cima para checar os tachos e fechou novamente e colocou esse oleo 5W30 andei 300km e o carro esta com o barulho tratratra mais forte mas só quando acelera na lenta não faz. meu carro esta com 163.000km rodado o que faço para parar esse barulho alguém me ajuda por favor obrigado


Não irei lhe amedrontar como fizeram acima, mas explicar o que pode ter ocorrido.

Os esticadores das correntes desses motores trabalham com a pressão de óleo. Uma vez que o óleo foi trocado, eles ficaram sem a pressão e apresentaram um defeito, possivelmente, devido ao tempo de vida útil. Pode se que seja somente o kit de corrente ou os esticadores já no fim da vida útil.

Agora somente um profissional escutando o barulho feito pra dizer realmente se o problema tá no kit de corrente, nos tuchos ou se há folga nas bielas ou virabrequim, o que eu acho difícil de aparecer assim tão aparente numa simples troca de óleo.

Aposto nos esticadores! Boa sorte.

eder oliveira
31/05/2014, 08:35
Não irei lhe amedrontar como fizeram acima, mas explicar o que pode ter ocorrido.

Os esticadores das correntes desses motores trabalham com a pressão de óleo. Uma vez que o óleo foi trocado, eles ficaram sem a pressão e apresentaram um defeito, possivelmente, devido ao tempo de vida útil. Pode se que seja somente o kit de corrente ou os esticadores já no fim da vida útil.

Agora somente um profissional escutando o barulho feito pra dizer realmente se o problema tá no kit de corrente, nos tuchos ou se há folga nas bielas ou virabrequim, o que eu acho difícil de aparecer assim tão aparente numa simples troca de óleo.

Aposto nos esticadores! Boa sorte.



IDEM, quase certeza que são os esticadores.