Ver Versão Completa : TOYOTA BANDEIRANTE: TREME-TREME ou QUEBRA-QUEBRA ?
Sou iniciante neste mundo. Tenho outro Toyota 4x4, mas é uma RAV4, ou seja, nenhuma semelhança com a Band. Comprei uma Band 89/90 jipe longo, nenhum ponto de ferrugem, toda bem tratada. Fiz uma única trilha, usei 4x4, usei reduzida, brinquei e depois voltei para casa, limpei, lavei, etc. Como eu teria que revisar todo o freio, aproveitei e coloquei disco nas 4 rodas. Como a direção estava com muita folga, mandei trocar todos os terminais. Como os pneus estavam meio feios, troquei todos pela mesma marca e modelo que vieram nela (Fate Super Agarre 7.50-16). Ficou linda a moça. Daí para a frente, usei apenas no asfalto. Um belo dia, voltando de uma viagem de 100km, vi uma mancha de óleo sob o diferencial traseiro e lá se foram rolamentos e retentores. Quando fui pegar na oficina uma semana depois, eu vi uma mancha de óleo sob o diferencial dianteiro e o mecânico me passou uma conversa dizendo que isso é assim mesmo, que pode quebrar a qualquer momento, e lá se foram rolamentos e retentores de novo. Peguei na oficina e trouxe para a garagem do prédio em que moro. Semana passada, menos de 100km rodados desde que veio da oficina, fui fazer um teste do 4x4 e da reduzida, que eu não usava desde que fiz a trilha. Andando apenas dentro da garagem, existe uma curva forte para a direita - fiz uma primeira volta em 4x2 e depois uma em 4x4, quando ouvi alguns estalos fortes vindos da dianteira. Daí para a frente o carro não esterçava mais para a esquerda, nem por decreto. Guardei de novo na vaga e chamei o mecânico que no dia seguinte levou ela de guincho para a oficina. Agora descobri que quebrou a homocinética da roda esquerda e, poucas horas depois, ele me disse que essa quebra moeu a ponta do semi-eixo. E com isso lá se vão mais 600 reais só de peças.
Pergunto aos amigos mais experientes: isso é assim mesmo? O brinquedo é caro assim (Paguei 36.500 reais no carro e já investi mais uns 7.000 reais nas coisas que descrevi)? Eu é que sou "meia roda" e não estou sabendo usar? É errado fazer uma curva fechada com o 4x4 ligado? Confesso que estou ficando com o saco cheio do fato do carro passar mais tempo com o mecânico do que comigo. Comprei ela exatamente por ser "inquebrável" e a minha está se comportando exatamente ao contrário da fama.
E vejam que escolhi este mecânico exatamente por ele lidar com carros de trilha, além de ter uma Band gigantesca e participar de trilhas também.
Agradeço comentários, conselhos e alertas. A todos, um grande abraço.
hercilio.neto
16/09/2013, 18:49
Coltro, voce usou o 4x4 na garagem?
O Toyota Bandeirante não tem diferencial central, então o 4x4 não pode ser utilizado em terrenos com muita aderência sob o risco de de quebrar algo, pois os cardãs não terão a mesma rotação e um sistema forçará o outro.
O Bandeirante é muito robusto, não quebra fácil, mas também é muito forte e se for usado de forma incorreta quebra tudo... até o bolso.
junior888
16/09/2013, 18:55
Estranho essas quebras... uso minha band em tudo que é tipo de trilha, e nunca me incomodei com nada... e olha que meu motor é turbinado e uso pneus 35...
hercilio.neto
16/09/2013, 18:56
Coltro,
Eu recomendo o curso de Tecnica 4x4 do João Gaiotto, ou pelo menos assistir o vídeo (peça emprestado de quem já fez) que é entregue no treinamento.
Esse e outros macetes, inclusive situações de trilha, são bem detalhados pelo instrutor. Verifique quando haverá o curso na sua cidade.
Obrigado, Hercílio. Entenda que sou apenas um "garoto de programa" (faço programas de computador para meus clientes). Acho que entendi:
1 - se for usar o 4x4, a Band tem que estar com terreno mole sob as rodas para que todo o sistema possa girar em velocidades diferentes, ACERTEI ?
2 - estou em Curitiba e o próximo curso sugerido será em Joinville no próximo final de semana. Pertinho no tempo e na Geografia. Vou me inscrever e prometo que vou daqui até Joinville apenas usando o 4x2, ACERTEI DE NOVO?
Por enquanto e para sempre, obrigado pela sua disponibilidade.
bandoleiro
16/09/2013, 19:51
Outra coisa que faz bandeirante quebrar muito é mecânico meia boca. Tive a uns anos atrás experiências desagradáveis, com diversas quebras por mexanico, com oficina conceituada, que não sabia fazer os ajustes de folgas de rolamentos, corôa e pinhão, etc. Troquei de mecânico e as quebras acabaram.
sebastiao colombi
16/09/2013, 20:41
bem pensado mecanico meia boca ai e perigoso quanto a quebrar uma hora ai quebrar, mas oque vc esta fazendo, vai tornala mais segura eu tambem compreia aminha e tive que trocar diversar peças e ainda falta algumas, aminha e direçao dura troquei a quela peça na frente que vai os braços coloquei com rolamentos amortedor dotroller tinha 3 molas na frente coloquei 4 apesar dela esta com as mola em cima do eixo hoje posso falar que esta muito e muito melhor na estrada pode andar a 100 120 que nao foje do lugar e macia alen de tudo
hercilio.neto
16/09/2013, 20:50
...Acho que entendi:
1 - se for usar o 4x4, a Band tem que estar com terreno mole sob as rodas para que todo o sistema possa girar em velocidades diferentes, ACERTEI ?
É isso mesmo. Entre as rodas do mesmo eixo existe o diferencial que compensa o trajeto percorrido por cada roda quando se faz a curva. Porém no Bandeirante não existe um diferencial central para compensar a diferença entre os trajetos percorridos pelas rodas da frente e as rodas de trás, por isso o 4x4 só pode ser acionado em piso com pouca aderência, que é a finalidade do uso.
2 - estou em Curitiba e o próximo curso sugerido será em Joinville no próximo final de semana. Pertinho no tempo e na Geografia. Vou me inscrever e prometo que vou daqui até Joinville apenas usando o 4x2, ACERTEI DE NOVO?.
Eu fiz o curso aqui em Campinas há uns anos atrás, o curso era gratuito (parece que agora não é) promovido pela DPaschoal. O João Gaiotto é muito bom, vale a pena, você não vai se arrepender.
hercilio.neto
16/09/2013, 20:55
Outra coisa que faz bandeirante quebrar muito é mecânico meia boca. Tive a uns anos atrás experiências desagradáveis, com diversas quebras por mexanico, com oficina conceituada, que não sabia fazer os ajustes de folgas de rolamentos, corôa e pinhão, etc. Troquei de mecânico e as quebras acabaram.
Isso também é importante.
Mecânicos de carros comuns (funileiros, tapeceiros, eletricistas, tudo) não são os mais indicados para mexer no Bandeirante. Procure mecânico especializado em 4x4 - se for especializado em Bandeirante, melhor ainda. Quando o problema for no motor, pode ser um especialista em motor Mercedes Benz.
Outra coisa, Bandeirante não tem adaptação, tem atualização.
bandeirante é um veiculo com mecânica simples, é melhor um mecancio bem intencionado do que um "especialista" cheio de serviço.... na maioria das oficinas so de ver um jipe ou caminhoente o preço triplica.....ainda mais quando o pilantra percebe que o dono não manja muito...
da uma olhada nesse video http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110474-land-rover-sob-controle-under-control.html
pra mim tudo que se precisa saber pra usar 4x4, apesar de ser da land rover é so considerar que a band vai estar sempre com o diferencial central blocado..
fabiano r
16/09/2013, 21:48
Coltro pessoal já falou td cara 4x4 só na terra ou lama no piso, asfalto ou calçamento nem pensar. Para manobrar deve-se sempre usar 4x2. Muita gente já quebrou o carro manobrando com 4x4 ligado é só pesquisar que vai encontrar muitos relatos.
Abraço!
Tem algo errado nessa história. Confira se a relação coroa e pião da dianteira é igual da trazeira, se os 4 pneus sao exatamente iguais. Com a relação diferente vc até anda em terrenos c pouca aderencia, mas se puzer no asfalto algo vai quebrar. Tenho band a vários anos e sempre gostei de andar "traçado" mesmo no asfalto pelo menos uma vez por semana.Eu ligo o 4x4 e faço meu trajeto inteiro no asfalto com manobras e etc sem problemas e com velocidades acima de 80km/h.
Se voce teve esse problema pode conferir q seus diferenciais estao diferentes. Levante as duas rodas do mesmo lado faça uma marca em cada pneu, ou ponha os bicos das camaras de ar para baixo, engrene 4x4 e gire manualmente uma das rodas e observe se a dianteira e trazeira dão o mesmo numero de voltas. oserve se rodam exatamente iguais. depois de pucas voltas vc vai ver se um eixo atrasa ou adianta em relacão ao outro
Jpx97Bahia
Essa é para profissional, mesmo:
Fui pegar a Band na oficina, VI O MECÂNICO RETIRAR ELA DO LOCAL E ANDAR COM ELA UNS 5 METROS e deixou prontinha para eu engatar a primeira e sumir dali. Entrei no carro, engatei a marcha e NADA, TRAÇÃO EM ZERO RODAS. Chamei o mecânico, ele testou também e ficou me olhando com cara de espanto. Colocamos 4x2, 4x4, reduzida e nada. Desliguei e liguei o carro e, magicamente, tudo volta a funcionar.
Saí para testar o carro. Uns 2km rodados, em pleno asfalto, terceira marcha, tiro o pé do acelerador pois vou virar para a direita e deixo o motor segurar um pouco o carro e... APÓS UNS 50M, SENTI QUE DESENGRENOU, o giro voltou para marcha lenta e o freio motor cessou de funcionar. Parei o carro, tentei 4x2, 4x4, reduzida e após alguns testes, voltou a funcionar misteriosamente. Rodei mais uns 30km, testando tudo, roda livre, 4x2, 4x4, reduzida, etc, etc e NADA MAIS OCORREU PARECIDO COM AQUILO.
Vou a Joinville final de semana fazer o curso e fico pensando se essa joça me cortar toda a tração na subida da serra. O que pode levar um carro que tem opções 4x2 e 4x4 a ficar nesta situação de 4x0? Qual a causa de, em alguns momentos ser tão difícil mover a alavanca entre o 4x2 e o 4x4 e em outros momentos isso ser tão fácil?
Antecipadamente, obrigado e grande abraço a todos!
Essa é para profissional, mesmo:
Fui pegar a Band na oficina, VI O MECÂNICO RETIRAR ELA DO LOCAL E ANDAR COM ELA UNS 5 METROS e deixou prontinha para eu engatar a primeira e sumir dali. Entrei no carro, engatei a marcha e NADA, TRAÇÃO EM ZERO RODAS. Chamei o mecânico, ele testou também e ficou me olhando com cara de espanto. Colocamos 4x2, 4x4, reduzida e nada. Desliguei e liguei o carro e, magicamente, tudo volta a funcionar.
Saí para testar o carro. Uns 2km rodados, em pleno asfalto, terceira marcha, tiro o pé do acelerador pois vou virar para a direita e deixo o motor segurar um pouco o carro e... APÓS UNS 50M, SENTI QUE DESENGRENOU, o giro voltou para marcha lenta e o freio motor cessou de funcionar. Parei o carro, tentei 4x2, 4x4, reduzida e após alguns testes, voltou a funcionar misteriosamente. Rodei mais uns 30km, testando tudo, roda livre, 4x2, 4x4, reduzida, etc, etc e NADA MAIS OCORREU PARECIDO COM AQUILO.
Vou a Joinville final de semana fazer o curso e fico pensando se essa joça me cortar toda a tração na subida da serra. O que pode levar um carro que tem opções 4x2 e 4x4 a ficar nesta situação de 4x0? Qual a causa de, em alguns momentos ser tão difícil mover a alavanca entre o 4x2 e o 4x4 e em outros momentos isso ser tão fácil?
Antecipadamente, obrigado e grande abraço a todos!
Coltro,
O problema pode estar na alavanca da tração.
Na posição 4x2 a alavanca está para frente e na 4x4 a alavanca está para traz, se você colocar a alanca um pouco pra direita, entre a reduzida e a tração, ela fica no neutro, ou seja, sem tração.
Veja se algo está perto da alavanca como alguma lata ou até a carroceria. Provavelmente na trepidação algo encosta na alavanca deixando ela no neutro...
Abs
Fband:
Na situação que descrevi, eu estava rodando, no asfalto, em 4x2, sozinho dentro do carro. Como poderia a joça ter SE JOGADO para o neutro, se antes disso ela teria que passar pela posição 4x4?
Obrigado
junior888
19/09/2013, 10:44
Essa band ta muito estranha, não são de dar problemas mesmo... eu daria uma olhada na embreagem, pode estar com problema e assim perder a pressão... Já reparou se a embreagem trepida ou patina?
Até onde eu entendo, a embreagem está normal. E, antes de eu ir retirar o carro da oficina, o mecânico havia testado tudo, inclusive foi a um terreno vazio aqui perto para testar as opções de tração e redução. Se tivesse problema de embreagem, ele teria percebido. O que mais me deixa perplexo é que o problema ocorreu 2 vezes em aproximadamente 100 testes e o mais curioso foi ter ocorrido pela primeira vez ainda dentro da oficina.
Sergioporto
19/09/2013, 11:09
Coltro,
O problema pode estar na alavanca da tração.
Na posição 4x2 a alavanca está para frente e na 4x4 a alavanca está para traz, se você colocar a alanca um pouco pra direita, entre a reduzida e a tração, ela fica no neutro, ou seja, sem tração.
Veja se algo está perto da alavanca como alguma lata ou até a carroceria. Provavelmente na trepidação algo encosta na alavanca deixando ela no neutro...
Abs
Tem uma chapa junto à alavanca de traçao para evitar este problema .Esta chapa de posicionamento pode estar desregulada ou torta .
Dendrobates
19/09/2013, 11:41
Fato1:
Band tem mecanica simples e bem dimensionada, pra não dizer superdimensionada pois sei que quebra se o desaforo for muito grande. Leve em outro mecanico. A minha só resolvi as constantes quebras com a troca do mecanico. E olha que quando quebrava eu nem tinha bloqueio nem ralava muito não. Agora avacalho e ela não quebra...
Fato2:
A band não pode ser guiada em 4x4hi em solo com muita tração. Não é que vai quebrar, mas vai forçando e acabando com tudo... quando precisar fica na mão. Se usa pouco a tração, engate o 4x4hi mas com as RL em 4x2 1 vez por mes que lubrifica o sistema.
Mas tbm acredito que pode ser a alavanca de acionamento do 4x4. Veja se a lata não está pegando na alavanca...
hercilio.neto
19/09/2013, 15:59
Ah isso tá com cara de ser na alavanca. Uma situação de 4x0 só mesmo se estiver no neutro (ou em 4x2 e quebrar a ponta de eixo traseiro)
O engate da tração é meio duro mesmo e o desengate é pior ainda.
No meu jipe sempre que vou acionar o 4x4 tenho um pouco de trabalho. No meu caso, o lift da carroceria faz com que a alavanca encoste no torpedo no fim do curso. Quando troquei a coifa deu o maior trabalho e não ficou no lugar.
a minha ta com esse mesmo problema, engata a 4x4 hi ela entra normal, ja a reduzida ela escapa, o que pode ser?
a minha ta com esse mesmo problema, engata a 4x4 hi ela entra normal, ja a reduzida ela escapa, o que pode ser?
Zerocom,
Provavelmente quando você engata a reduzida a alavanca deve ficar muito perto de alguma lata ou até mesmo da própria caixa.
Fique em baixo da Band e peça pra alguem engatar a reduzida e veja se há algo passando por perto da alavanca.
Na minha Band, quando engata a reduzida, a alavanca da fim de curso na carcaça do câmbio, tenho que ver isso antes do fim da reforma.
O mesmo vale para quando a 4x4 acaba escapando.
Abraços
Zerocom,
Provavelmente quando você engata a reduzida a alavanca deve ficar muito perto de alguma lata ou até mesmo da própria caixa.
Fique em baixo da Band e peça pra alguem engatar a reduzida e veja se há algo passando por perto da alavanca.
Na minha Band, quando engata a reduzida, a alavanca da fim de curso na carcaça do câmbio, tenho que ver isso antes do fim da reforma.
O mesmo vale para quando a 4x4 acaba escapando.
Abraços
eu cheguei de trocar um bracinho articulado dela só que não adiantou, precisaria abri a caixa para ver...não sei pq, mas to achando que pode ser a alavanca mesmo, pq ela ta amarrada com arame da 4x4hi, teria alguem como postar uma foto da da alavanca na posição 4x4? comprei ela assim, então to arrumando aos pouco, mas pouco sei de band...
abraço
Meu caso foi solucionado e acabou o mistério. Fui a outro mecânico e para a minha alegria, o pátio dele estava repleto de Bandeirantes. Gente boa, muito solícito (se alguém quiser eu passo os dados, ele é aqui de Curitiba). Prontamente ele embarcou no carro e antes de sair disse: tem 3 possibilidades - uma beeeem cara, teria que mexer nas engrenagens da caixa, outra quase grátis, seria apenas regular a tal chapa de direcionamento da alavanca de tração e redução e a terceira eu nem lembro qual era. Saímos, ele levou Latoya numas descidas muito loucas, acelerava e deixava o motor frear o carro. Não tivemos nenhum problema. Ele disse - a caixa está boa, temos apenas que regular a tal chapa. Voltando para a oficina, ele ergueu todos os tapetes e me mostrou a tal chapa. Ainda durante o trajeto, rodando em 4x2, ele parou o carro, deu uma pequena pancada na alavanca para a direita e... CAIU NO MALDITO NEUTRO, MESMO SEM TER PUXADO PARA TRÁS, como manda o manual. Para todos que estavam orando, agradeço e informo que Latoya está bem, fez o curso do João Roberto Gaiotto sugerido pelo colega Hercilio Neto (obrigado, Hercilio, valeu mesmo) e agora vai para limpeza e volta para o altar (depois de consertar os 2 pneus que ficaram fora de combate ao final do curso).
A todos, uma ótima semana.
Zerocom:
Se a sua for de 4 marchar e tiver reduzida (a minha é assim), todas as posições de alavancas aparecem no link Adesivo com as Posições das Alavancas - Toyota Bandeirantes 4 Marchas (http://www.maonaroda4x4.com.br/adesivo-com-as-posicoes-das-alavancas-toyota-bandeirantes-4-marchas.html).
Colepicola
23/09/2013, 11:02
bandeirante é um veiculo com mecânica simples, é melhor um mecancio bem intencionado do que um "especialista" cheio de serviço.... na maioria das oficinas so de ver um jipe ou caminhoente o preço triplica.....ainda mais quando o pilantra percebe que o dono não manja muito...
da uma olhada nesse video http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110474-land-rover-sob-controle-under-control.html
pra mim tudo que se precisa saber pra usar 4x4, apesar de ser da land rover é so considerar que a band vai estar sempre com o diferencial central blocado..
Concordo, quando comprei a minha PickUp coloquei num "especialista" que me roubou. E quem acabou dando jeito foi um mecânico de barcos que sempre encontra os Mercedes. Não tem jeito quando o mecânico cria dificuldade pode sair fora.
hercilio.neto
23/09/2013, 12:29
Meu caso foi solucionado e acabou o mistério. Fui a outro mecânico e para a minha alegria, o pátio dele estava repleto de Bandeirantes. Gente boa, muito solícito (se alguém quiser eu passo os dados, ele é aqui de Curitiba). Prontamente ele embarcou no carro e antes de sair disse: tem 3 possibilidades - uma beeeem cara, teria que mexer nas engrenagens da caixa, outra quase grátis, seria apenas regular a tal chapa de direcionamento da alavanca de tração e redução e a terceira eu nem lembro qual era. Saímos, ele levou Latoya numas descidas muito loucas, acelerava e deixava o motor frear o carro. Não tivemos nenhum problema. Ele disse - a caixa está boa, temos apenas que regular a tal chapa. Voltando para a oficina, ele ergueu todos os tapetes e me mostrou a tal chapa. Ainda durante o trajeto, rodando em 4x2, ele parou o carro, deu uma pequena pancada na alavanca para a direita e... CAIU NO MALDITO NEUTRO, MESMO SEM TER PUXADO PARA TRÁS, como manda o manual. Para todos que estavam orando, agradeço e informo que Latoya está bem, fez o curso do João Roberto Gaiotto sugerido pelo colega Hercilio Neto (obrigado, Hercilio, valeu mesmo) e agora vai para limpeza e volta para o altar (depois de consertar os 2 pneus que ficaram fora de combate ao final do curso).
A todos, uma ótima semana.
Coltro,
Tenho recomendado aqui no fórum principalmente para quem comprou o seu 1.º Bandeirante, que procurem mecânicos com experiência nesse tipo veículo. A mecânica do Bandeirante é simples, mas tem detalhes que mecânicos de carros comuns desconhecem e ficam quebrando a cabeça ou inventando gambiarras.
Alguns foristas não concordam comigo por achar que especialistas podem cobrar mais caro. Mas nem sempre é assim.
Acurvelo
25/09/2013, 10:36
Hercílio, na minha eu tenho dificuldade apenas para o desengate da tração. Descobri com um amigo que se fiser uma ponte (freio+embreagem) der umpequeno tranco liberando apenas a embreagem a alavanca solta facinho.
Ah isso tá com cara de ser na alavanca. Uma situação de 4x0 só mesmo se estiver no neutro (ou em 4x2 e quebrar a ponta de eixo traseiro)
O engate da tração é meio duro mesmo e o desengate é pior ainda.
No meu jipe sempre que vou acionar o 4x4 tenho um pouco de trabalho. No meu caso, o lift da carroceria faz com que a alavanca encoste no torpedo no fim do curso. Quando troquei a coifa deu o maior trabalho e não ficou no lugar.
Dendrobates
25/09/2013, 10:47
Tenta dar uma ré de uns metros antes de desengatar a 4x4 que facilita bastante!
Hercílio, na minha eu tenho dificuldade apenas para o desengate da tração. Descobri com um amigo que se fiser uma ponte (freio+embreagem) der umpequeno tranco liberando apenas a embreagem a alavanca solta facinho.
J. Paulo
10/10/2013, 17:17
Olá Coltro e nobres colegas, acabei de comprar um Band CD 14B e inclusive me registrar no forum. Você poderia indicar o mecânico que teve sucesso. Se algum outro nobre tiver alguma dica agradeço.
Não tenho ainda o mecânico que mecha em tudo, digo "tudo" poís até peguei um contato de uma mecânica que parece ser boa, tinha várias Band's e outras 4x4, mexem em toda mecânica com adaptações para trilha inclusive, mas não mexem no motor 14B, só mechem em motores Mercedes e MWM, segundo o encarregado os mecânicos tem cursos de qualificação apenas para estes motores.
Achei até coerente e estou tendencioso a levar lá para verem tudo menos o motor, mas vai ficar mais caro ter "2 mecânicos" e se algum dia der problema pensando em separado pode haver mais dificuldade em achar o problema na viatura ou pior "ficar jogo de empurra".
Quero mandar para uma revisão geral no motor, transmissão, caixas, suspensão, freios, etc acertada a mecânica vou eu mesmo fazer a lata e os detalhes.
Meu caso foi solucionado e acabou o mistério. Fui a outro mecânico e para a minha alegria, o pátio dele estava repleto de Bandeirantes. Gente boa, muito solícito (se alguém quiser eu passo os dados, ele é aqui de Curitiba). Prontamente ele embarcou no carro e antes de sair disse: tem 3 possibilidades - uma beeeem cara, teria que mexer nas engrenagens da caixa, outra quase grátis, seria apenas regular a tal chapa de direcionamento da alavanca de tração e redução e a terceira eu nem lembro qual era. Saímos, ele levou Latoya numas descidas muito loucas, acelerava e deixava o motor frear o carro. Não tivemos nenhum problema. Ele disse - a caixa está boa, temos apenas que regular a tal chapa. Voltando para a oficina, ele ergueu todos os tapetes e me mostrou a tal chapa. Ainda durante o trajeto, rodando em 4x2, ele parou o carro, deu uma pequena pancada na alavanca para a direita e... CAIU NO MALDITO NEUTRO, MESMO SEM TER PUXADO PARA TRÁS, como manda o manual. Para todos que estavam orando, agradeço e informo que Latoya está bem, fez o curso do João Roberto Gaiotto sugerido pelo colega Hercilio Neto (obrigado, Hercilio, valeu mesmo) e agora vai para limpeza e volta para o altar (depois de consertar os 2 pneus que ficaram fora de combate ao final do curso).
A todos, uma ótima semana.
Passa o contato deste mecânico prá nós ....
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.