Ver Versão Completa : Retirar catalisador Ranger 4.0 V6
hbuzatto
15/09/2013, 22:50
Boa noite pessoal,
Sou novo de cadastro por aqui, mas sempre acompanho o fórum, há muito tempo...
Tenho uma Ranger 4.0 V6 1996 que é meu xodózinho, já retirei o silencioso traseiro dela pra dar uma melhorada no ronco do motor, mas como a Ranger já passou dos 200mil km, percebi que ela está ficando meio amarrada... esta semana fiz uma revisão geral nela, limpei os bicos, troquei velas, dei aquele talento... Melhorou, mas acho que ela pode ficar ainda melhor retirando o catalizador, pois deve estar entupido pelo tempo de uso.
O mecânico me alertou, que talvez acenda a luz do "Check Engine" no painel retirando o catalizador, será que a informação procede?
Agradeço a ajuda.
PS: Depois vou postar as fotos dos meus brinquedos...rs a 4.0 V6 que é meu xodó e a 3.0 4x4 XLS CD que uso pra trabalhar...
Desnickadu
16/09/2013, 09:47
Se ela tiver uma sonda depois do catalixo vai dar problema sim, nã osó da luz acesa no painel como de mistura nos cilindros.
Se não tiver sonda pós, pode tirar sem medo.
Pedro Eduardo Patussi
16/09/2013, 23:30
a sonda lambda acho q é só antes do catalisador...logo dps q sai do coletor de escape.... no caso de amarrada...provavelmente é perda de torque pq tirou o silencioso...
hbuzatto
17/09/2013, 13:51
a sonda lambda acho q é só antes do catalisador...logo dps q sai do coletor de escape.... no caso de amarrada...provavelmente é perda de torque pq tirou o silencioso...
Eu retirei o silencioso, mas coloquei um abafador esportivo... Creio que não seja esse o problema.
Pq vc não da uma reduzida na relação dos diferenciais? Acho que com ela mais reduzida seu carro fica mais experto.
Se o seu motor fosse menos rodado até iria sugerir um kit turbo, tem muito desse motor turbinado e até bi-turbinado rodando por ai, principalmente em jeep e hot-rods.
[]´s
hbuzatto
18/09/2013, 16:35
Pq vc não da uma reduzida na relação dos diferenciais? Acho que com ela mais reduzida seu carro fica mais experto.
Se o seu motor fosse menos rodado até iria sugerir um kit turbo, tem muito desse motor turbinado e até bi-turbinado rodando por ai, principalmente em jeep e hot-rods.
[]´s
Não tenho coragem de mexer com diferencial não...rs
Esse motor turbo deve ficar um canhão...
_montanha_
19/09/2013, 11:27
As sondas ficam antes do catalizador, a minha ja ta sem faz tempo. Sem o catalizador o restante do escapamento não vai ter mais a mesma durabilidade, logo logo ela começa a berrar. To pensando seriamente em colocar de volta, só que além de ser dificil encontrar isso por aqui, quando encontra é caro pra caramba. Meu primo retirou da 96 dele e parece que ficou até mais espertinha.
hbuzatto
19/09/2013, 11:35
Troquei as sondas, porque uma delas estava travada!
Melhorou 100%! Tá muito mais esperta agora! hehe
São duas sondas mesmo, uma pra cada cabeçote, mas antes do catalisador, creio não ter problema em retira-lo depois, mas acho que vou substituir por um Magnaflow de alto fluxo.
Messias Neto
19/01/2015, 18:57
E ae colega, modificou o escapamento? Se voce não alterou, vou dar uma receita que eu fiz que surgiu bons resultados, a caminhonete ficou outra depois desse escape... substitui a emenda em Y do coletor original por um H, e puxei duas tubulações de 2 polegadas cada até perto do diferencial traseiro, e coloquei um abafador 2x2 tipo mercedes e opala 6cc. Carro é outro! melhorou a linha de potencia, e o torque ficou mais amplo... se quiser ouvir o ronco, eu mando pra vc! Pode tirar o catalizador que não vai ascender luz nenhuma no painel! Porque o ronco original daquele y pipe fica parecendo trator da prefeitura... troque por um H que tudo fica lindo!
Troquei as sondas, porque uma delas estava travada!
Melhorou 100%! Tá muito mais esperta agora! hehe
São duas sondas mesmo, uma pra cada cabeçote, mas antes do catalisador, creio não ter problema em retira-lo depois, mas acho que vou substituir por um Magnaflow de alto fluxo.
Guima-MS
12/03/2015, 13:34
Pessoal , tenho uma Dakota V6 1999 .
Retirei o bujao grande do escapamento , ficou o intermediario e o catalizador , algumas vezes acho ela silenciosa demais (em baixo giro ) , estou querendo retirar o catalizador e intermediario e colocar somente um abafador da F4000 turbo , sera que fica com um ronco mais alto em baixo giro ? nao vou perder potencia/torque ? consigo passar em vistoria do detran com essa configuraçao ?
Julio Vilaça
31/01/2017, 08:38
Pessoal, bom dia!!
Tenho uma Ranger 4.0 V6 94, estou querendo dar uma melhorada no Ronco, estou pensando em substituir o silencioso por um abafador com entrada e saída simples em 2,5", 10cm de altura x 22cm de largura x 45cm de comprimento. O que acham? Obrigado!
Hardcore Custom
02/03/2017, 12:09
Pode retirar o catalizador sim, não ira influenciar nas sondas, Se realmente quer dar vida a este motor, siga estes passos, substitua o escape intero por coletores de escape esportivos curtos ou mesmo os longos, remova a EGR pois ela retorna gases ja queimados para a admissão, no coletor de admissão onde fica instalados os bicos injetores ha um caroço ali, estes devem ser retrabalhados ou seja abrir espaço, nesse processo ira aumentar o volume de ar para os cilindros ou seja mais potencia, tambem substituir o filtro de ar por um esportivo tipo K&N, Ha opção ainda de velas iridiun e cabos e bobinas melhores.
Como fica o motor com esta receita, terá um aumento de potencia na ordem de quanto?
Como fica a vida útil, consumo,há desvantagens?
O trabalho no coletor de admissão tem segredo é necessário mexer na programação da injeção?