PDA

Ver Versão Completa : 2.8D COm ventoinha elétrica



André 4Runner RJ
01/11/2005, 12:52
8) Instalar ventoinha elétrica no 2.8D é viável???

André 4Runner RJ
28/11/2005, 13:22
:mrgreen: Estou me sentindo um verdadeiro marciano :mrgreen: @#$%&**

Leonardo Dic
28/11/2005, 20:04
Não vejo necessidade nisso, pois no meu caso o sistema original funciona muito bem por 250.000km,
A temperatura sempre mantem a mesma, seja na cidade, trilha ou estrada.

Mais importante que isso, é manter o radiador sempre limpo por fora e por dentro, usando um aditivo de qualidade.

Abraço

joao de marco tavares
10/12/2005, 10:46
Se vc colocar uma ventoinha eletrica só ai de cara já ganha 10cv, ela só vai ser acionada na cidade ou na trilha , na estrada ela não vai nem ligar.



Joao de Marco

André 4Runner RJ
12/12/2005, 10:50
Valeu João!!!

Mas gostaria de saber de onde vem esse ganho???
Seria da força de tração da élice da ventoinha mecânica???
E abusando de sua boa vontade, saberia qual a temperatura ideal para acionamento da ventoinha elétrica???
O sistema já está pronto, com ventilador da ducato, porém com o termostato de 85°C.
Seria a temperatura correta para Diesel???

Abração,

André

Luiz Antonio
12/12/2005, 11:50
André,

Na valvula termostatica do motor 2.8 vem marcado 98 graus, ou seja ela abre nessa temperatura e começa a circular entre bloco e radiador, se a ventoinha acionar com 85 graus a valvula permanecerá fechada.

[]'s

joao de marco tavares
12/12/2005, 12:40
André vc vai ganhar os cavalos justamente pela falta da helice, tem que colocar um cebolão no radiador com o mesmo grau da termostatica, ( eu tiraria a valvula termostatica, nunca arrumei motor pela falta dela e sim com a valvula , a valvula se usa em rigioes onde e muito frio), quando a valvula ingripa só se fica sabendo a hora que ferve.



Joao De Marco

Luiz Antonio
12/12/2005, 16:00
André 4Runner RJ,

Não quero polemizar, mas imagine vc enfrentado um congestionamento e sua viatura ficar parada por algum tempo em marcha lenta, até aí tudo normal, a ventoinha funcionando qdo atingir a temperatura necessaria e tudo mais, todo o liquido de arrefecimento circulando bloco / radiador sem a valvula pra controlar o fluxo. Vamos imaginar que em seguida, o transito libere e vc comece a rodar na boa, vai ter vento de frente e consequentemente a temperatura começa a baixar ( de todo o liquido de arrefecimento, bloco/ radiador ), devido a não ter a valvula termostática pra controlar o fluxo e manter o motor em uma temperatura estavel de serviço. Resultado "pode" ( não é via de regra ), ocasioar um choque termico e vir a ter problemas no cabeçote.
Resumindo, a finalidade da valvula termostatica é manter o motor sempre numa temperatura ideal de serviço, evitando o choque termico, e se o liquido estiver sempre com a proporção recomendada de aditivo de qualidade no sistema, não acredito em problemas de travamento da válvula, se resolver manter a valvula, atente pra temperatura do cebolão e da valvula, eles tem que trabalhar juntos.

[]'s esperando ter ajudado :concordo:

André 4Runner RJ
13/12/2005, 10:28
Beleza!!!

:pensativo: Então o sensor termostático (cebolão) terá que ser no valor de 98°C, que armará ao mesmo tempo da válvula termostática? :idea:

Luiz Antonio
13/12/2005, 12:47
Exato !!!
:concordo:

[]'s

Luiz Antonio
13/12/2005, 12:50
André 4Runner RJ,
Me fala uma coisa, o ventilador da Ducatto encaixa no radiador da sw4 ou vc mudou o radiador tbm. ?
Em caso de troca de radiador qual a capacidade do radiador usado ?

[]'s

André 4Runner RJ
13/12/2005, 18:01
Luiz,

O radiador é o mesmo, porém, no meu caso(V6 p/ 2.8D), tive que inverter as bocas e instalar uma rosca para o cebolão, que receberá a do Tempra, que trabalha com 97°C, O mais próximo que achei :lol:
Já a parte do ventilador, tive que retirar a carenagem do ventilador original, a élice e o sensor (miolo da élice), ficando só a polia.
Em seguida fiz uma flange em alumínio para receber a ventoinha elétrica, que me foi vendida como Ducato. Em seguida coloquei um relê de farol auxiliar (aqueles usados para grandes amperagens) e pronto. :dance:
Para ficar um pouco melhor, instalei um interruptor de 3 posições (desligado, direto e automático), sendo que desligado um led fica aceso alertando da situação. Futuramente, estarei arrumando uma cigarra de alerta de farol ou afivelamento de cinto para reforçar :concordo:

Luiz Antonio
13/12/2005, 20:25
André 4Runner RJ,

Bastante trabalhoso, mas vai ficar legal, pq. ganhará mesmo alguns cv devido a não ter que "virar" a hélice com a potencia do motor, acho que não terá problema com esse cebolão, se aproxima muito da temperatura da válvula (vc verificou a temperatura da que está instalada ? ), com relação a segurança vc não terá problemas mesmo, leds e até cigarra hehehehe, qdo tiver concluido toda a instalação não esquece de postar aqui, pq. uma adaptação dessa interessa muito a todos daqui do forum, e parabens pelos detalhes e cuidados.

[]'s

Luiz Antonio
18/12/2005, 20:38
André 4Runner RJ,
Dei uma mancada, revendo o tópico só agora percebí, a valvula termostática abre a 88 graus e não 98 como eu postei anteriormente, desculpe amigo. :parede:

[]'s

Max Terry
25/12/2005, 17:49
Eu instalei uma ventoinha elétrica do a/c do vectra entre a grade e o radiador do meu cj5, meu motor é um maxion s4t da d20, sua válvula termostática abre com 82 ° C , então comprei um cebolão que arma com 82 ° e desarma com 77 ° , mas minha dúvida no momento é se devo instala-lo na parte de baixo do radiador onde a água já passou pela colméia ou se instalo este cebolão na parte de cima do radiador, pegando como referência a água quente que sai do motor. Obrigado.

Augustocesar
06/03/2006, 17:50
Luiz,
Primeiro, eu acredito que o cebolão de ligar a ventoina deve ser de 10 graus a menos do que a válvula, uma vez que é essa a diferença de temperatura de entrada e saída de água no radiador.
Portanto, se a água entra a 97 graus, ela deve saír a 87, provocando o restriamento do motor, se ela não perder esses 10 graus, a ventoina deve ser acionada.
Caso o radiador consiga promover a troca de temperatura sem o acionamento da ventoina, o sistema fecha a válvula para manter a temperatura e evitar o resfriamento além do necessário para um bom funcionamento do motor.

Outra coisa, o cebolão é colocado próximo a saída de água do radiador, ele deve entrar em ação quando a temperatura que sair do radiador for superior a necessária para arrefecer o motor.
Acho que é isso, desculpe se falei besteira.
Abraços.

André 4Runner RJ
13/03/2006, 16:25
Reavivando este tópico, alguem conhe a ventoinha da GM ZAFIRA???
Parece que é bem finihna!

Segue foto da Flex-a-lite, que usei enquanto durou...

Elias_qf
22/02/2017, 09:50
reabrindo o topico

minha hilux instalei ventoinha elétrica do peugeot de 16"

válvula termostática de 75°C
cebolão 76°C/86°C

resultado primeiro acionamento da ventoinha com 82°C depois sempre liga com 80°C e desliga com 77°C

Td verificado com manômetro digital da racetronix

Resultado ganho de potencia por eliminar quase 3 kilos da polia viscosa
Diminuiu barulho do motor dentro do carro
E economia de diesel

fotos do suporte da ventoinha e do manômetro

543867543868543869543870543871543872

EduQxQ
22/02/2017, 10:56
válvula termostática de 75°C
cebolão 76°C/86°C
resultado primeiro acionamento da ventoinha com 82°C depois sempre liga com 80°C e desliga com 77°C


Olá Elias,
Bacana o resultado!
Instalou o cebolão em que posição do circuito?
Só não entendi como a ventoinha liga com 80C se o cebolão é de 86C?
Por que está utilizando uma VT de 75C?

Um abraço,
Edu

Elias_qf
22/02/2017, 11:21
uma boa pergunta pq ele aciona com 80°C pode ter duas coisas manômetro não é 100% ou cebolão não é 100%

quanto a valvula eu optei por uma de 75°C assim tenho uma boa margem de segurança sendo que a original do carro é 88°C e meu carro é turbo acaba trabalhando muito mais quente que o normal

o cebolão esta instalado na parte de baixo do radiador do lado direito, quando mandei varetar o radiador ja pedi para instalar uma porca para instalação do cebolão...

porem se fosse apenas para instalar ventoinha hj sem desmontar radiador instalaria um adaptador de cebolão do tempra na mangueira inferior do radiador


543874