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Ver Versão Completa : Flatty Willys - MB 1942 - V8 5.0L



IarzaJr
15/09/2013, 20:04
Pessoal,
Sou aficionado pelo Jeep Willys por ter tido a felicidade de curtir todo este estilo de vida com meu pai desde o meu nascimento. Meu pai é sócio fundador do Jeep Clube Joinville, o qual foi fundado no dia 17 de janeiro de 1987, isto mesmo, há 26 anos. Durante este período fizemos muitas trilhas, passeios, viagens e alguns raids juntos. Estes não foram muitos pois quando ele era assíduo dos raids eu era muito novo e quando estava com idade para curtir iniciaram as Copas Raids na nossa região “estragando a brincadeira”, tanto é que o raid está extinto em Santa Catarina. Porém esta é uma longa discussão a qual não faz parte do escopo do tópico, gostaria apenas fazer um breve relato da origem da paixão pelos eternos e indestrutíveis JEEPS WILLYS!

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Foto registro do primeiro evento do Jeep Clube Joinville/SC – 1987

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Eu e meu pai em uma das primeiras trilhas do Jeep Clube Joinville/SC – 1987

Segue especificação atual do meu Jeep Willys:
CHASSIS:
Jeep Willys CJ-3A alongado 50mm na dianteira e 250mm na traseira
CARROCERIA:
Jeep Willys CJ-3A/MB 1942 de fibra
CAPOTA:
Bestop Tiger Top
MOTOR:
Ford 302 V8 5.0L com comando 276/286, corrente de comando dupla, bomba de óleo high volume, distribuidor eletrônico com bobina acoplada Procomp 50.000V, cabos de vela Ford Racing 10.2mm, carburador bijet Motorcraft. Volante do motor, kit de embreagem e motor de arranque da F-1000 4.9i
TRANSMISSÃO:
Caixa: Mazda M5R2 da F-1000 4.9i 5 marchas com overdrive
T-case: Dana T18
EIXOS:
Dianteiro: Dana 44 do Jeep Willys, 8:43, munhão aberto com 7o de inclinação, pontas de eixo 4340, cubos estriados, rodas livre AVM 418, mangas de eixo híbridas
Traseiro: Dana 44 do Jeep Willys, 8:43, flutuante com pontas de eixo 4340
SUSPENSÃO:
Dianteira: Feixe de molas da Toyota Bandeirante, sapatas com furo deslocado 1”, jumelos revolver, amortecedores Procomp ES 9000
Traseira: Feixe de molas da Toyota Bandeirante Pick-up, feixes com pino centro deslocados em 6”, sapatas com furo deslocado 1”, jumelos revolver, amortecedores Procomp ES 9000
FREIOS:
Dianteiro: Disco sólido com pinças de Kombi
Traseiro: Disco sólido com pinças de Kadett
Servo freio e cilindro mestre da F-1000
DIREÇÃO:
Hidráulica da F-1000 acima de 1996, sistema completo, caixa, bomba, reservatório
Barra e terminais do MB 608 com high-steer
GUINCHO:
Dianteiro: Mecânico Hamsey
Traseiro: Mecânico Biseli
Tomada de força: Hamsey com saída dupla
PNEUS:
TSL Super Swamper 35x15,5R15, rodas R15x10
GAIOLA:
Tubo mecânico Ø48mmx3mm fixa no chassis
ACESSÓRIOS:
Hi-lift, conta-giros, módulo corta giro, tanque de combustível inox 60L, manopla direção, pontos de ancoragem
PROXIMOS PASSOS:
Pneus recapados modelo MAX 37x13,5R17
Bloqueio 100% eixo dianteiro - Macrotorque
Bloqueio 100% traseiro - a definir
Amortecedor de direção
Chapa de proteção para a transmissão
Eternamente em mutação...

Porém antes de postar fotos do resultado vou fazer um breve relato de como tudo começou e suas fases...
Espero que gostem, boa leitura!

Tudo começou em agosto de 2000 quando literalmente raspei a poupança que tinha oriundo de presentes, pois até então não trabalhava, para comprar o meu Jeep Willys em São Bento do Sul/SC, cidade próxima a Joinville.
Tratava-se de um Jeep Willys CJ-3A 1951, ou melhor, um casco de jeep, pois era basicamente um chassis sobre eixos DANA 30 e DANA 44 com uma carroceria a qual tinha mais massa plástica que lata... mas esta era a ideia visto que o projeto era construir um jeep modificado para trilhas montado na garagem de casa!

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Garagem de São Bento do Sul, dia da compra, agosto de 2000

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Garagem de São Bento do Sul, dia da compra, 05/08/2000

Durante alguns anos o Jeep ficou guardado pois estava fazendo faculdade de engenharia mecância e como não tinha “PAItrocínio” o que me restava era desmontar o pouco que estava montado e começar a raspar tudo na mão e aplicar tinta fundo para que quando eu começasse meu estágio pudesse iniciar o projeto.
Na foto é possível visualizar os outros jeeps do meu pai, um CJ-3A 1951 (bege) o qual estava sendo restaurado e embaixo dos panos um CJ-3B 1954 (verde) com capota de aço, ambos originais, já a garagem não é muito diferente da qual o jeep estava em são Bento do Sul...

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A ideia inicial era utilizar a mecânica que mais adaptavam na época, um motor AP 1.8 aspirado com caixa de F-1000. O motor ganhei de formatura dos meus pais e quando estava para ser instalado, cometi um grande erro... aceitei o convite de manobrar um um jeep que recentemente havia sido instalado um motor Ford 302 V8 na oficina a qual o meu jeep estava. Aí pronto, o motor AP foi dado como parte de pagamento da mão de obra para montar o jeep.
Iniciava a busca por um motor Ford 302 V8 5.0L. Pergunta daqui, se informa dali e, gentilmente o motor abaixo foi vendido por um amigo o qual sou muito grato, pois além de ter vendido por um valor simbólico foi um cara que na minha juventude meu deu uma coleção de revistas JP Magazine e Four-Wheeler Magazine as quais me inspiravam a cada foleada.

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Foto do motor no dia da compra, setembro de 2006

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Chassis já com os suportes do motor V8 para ser dado o último fundo antes da pintura, fevereiro de 2007

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Foto registrada em maio de 2007 quando o motor havia sido acabado de montar pronto para ser pintado.

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Primeira volta, 12 de agosto de 2007, sem elétrica, sem banco, tanque de combustível era um galão e depois de algumas puxadas quebrei a cruzeta pelo fato de não ter instalada, mesmo tendo conhecimento mas a vontade era tanta de andar, a barra para eliminar o axle-wrap. Como o estado da carroceria era ruim acabei comprando de fibra mantendo os para lamas e capô de lata.
Contudo o projeto continuava tendo como desafio de custo pois com o salário de estagiário não tinha como pensar longe. Para encurtar a conversa...

IarzaJr
15/09/2013, 20:06
FASE 1: Jeep com pneus 33x12,5R15 da 3K Pneus, motor Ford 302 V8 5.0L, caixa clark 3 marchas, suspensão original do Jeep Willys porém com SPOA - agosto de 2008

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IarzaJr
15/09/2013, 20:08
FASE 2: Jeep com pneus 38,5x14,5R16 da Maxxis, motor Ford 302 V8 5.0L, caixa clark 3 marchas, suspensão original do Jeep Willys porém com SPOA, eixo dianteiro com munhão aberto, eixo traseiro flutuante - junho de 2008

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IarzaJr
15/09/2013, 20:19
FASE 3: Configuração descrita no início do tópico, Jeep com pneus 35x15,5R15 da Interco, motor Ford 302 V8 5.0L com comando 276/286, caixa Mazda 5 marchas, suspensão com feixes de mola da Toyota bandeirantes com jumelos revólver e amortecedores ProComp ES 9000 com SPOA, eixo dianteiro com munhão aberto, eixo traseiro flutuante...

Fotos da re-construção, fase 3:
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IarzaJr
15/09/2013, 20:23
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IarzaJr
15/09/2013, 20:26
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IarzaJr
15/09/2013, 20:32
Primeira trilha...

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Leonardo Raffi
15/09/2013, 22:17
Muito bom... maravilha de jeep

tuna
15/09/2013, 22:35
Gringo!!!!!! :palmas:

acompanhando!!

[]'s

fugger
16/09/2013, 00:26
Demorou hein...
Pra quem não sabe o parabrisa do meu jeep foi copiado dessa máquina :concordo:

[]´s

HERICK
16/09/2013, 06:55
Primeira trilha...

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430958

Não poderia passar por aqui sem dar os meus sinceros Parabéns! Jeepão de primeira, qual vai ser o apelido da VTR? Um forte abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
16/09/2013, 07:25
Eita, ate que enfim homi.

Ficou de muito bom gosto, parabens mesmo por todo trabalho.

FernandoRisso
16/09/2013, 17:31
Parabéns, ficou mto bom. A dana 18 e o dana 44 dianteiro estão agüentando?

IarzaJr
16/09/2013, 20:58
Muito bom... maravilha de jeep

Muito obrigado Leonardo, vou aos poucos atualizando com fotos detalhadas. Abraço e obrigado pela visita ao tópico.

IarzaJr
16/09/2013, 21:00
Gringo!!!!!! :palmas:

acompanhando!!

[]'s

Valeu Tuna, parabéns pelo seu projeto também, estou dando umas espiadas... abraço

IarzaJr
16/09/2013, 21:03
Demorou hein...
Pra quem não sabe o parabrisa do meu jeep foi copiado dessa máquina :concordo:

[]´s

Pois é Fugger, relutei um pouco pois sou relaxado em documentar... abraço e sucesso nos ajustes do seu jeepão!

IarzaJr
16/09/2013, 21:05
Não poderia passar por aqui sem dar os meus sinceros Parabéns! Jeepão de primeira, qual vai ser o apelido da VTR? Um forte abraço.

Valeu Herick, obrigado pelo depoimento, ainda não achei um apelido para ele, se tiver sugestão fique a vontade. Abraço.

IarzaJr
16/09/2013, 21:08
Eita, ate que enfim homi.

Ficou de muito bom gosto, parabens mesmo por todo trabalho.

kkkk... pois então...

Valeu, fico no aguardo do upgrade do Pitbull! Abraço!

HERICK
16/09/2013, 21:12
Valeu Herick, obrigado pelo depoimento, ainda não achei um apelido para ele, se tiver sugestão fique a vontade. Abraço.
BIG FOOT! na cabeça hehehehe:cool:

IarzaJr
16/09/2013, 21:20
Parabéns, ficou mto bom. A dana 18 e o dana 44 dianteiro estão agüentando?

Valeu Fernando, apesar da falta de criatividade... V8... kkkk... li o seu tópico...kkkk...
Por enquanto não quebrei CP nem a t-case porém fui obrigado a fazer os costumeiros upgrades: pontas de eixo 4340, munhão aberto, CP 8:43 e a t-case com engrenagem novas e rolamentos de boa qualidade. O que me incomoda é o ruído excessivo em alta velocidade, mas isto acima de 120km/h, e, para variar, a dificuldade de eliminar vazamentos. Mas como jipeiro das antigas convivio tranquilamente com isto.

Eixo com o munhão original:
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Munhão aberto, pontas de eixo 4340

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Parabéns pelo seu projeto, muito TOP!

IarzaJr
16/09/2013, 21:32
As rodas R17 de Ranger/Hilux/S10 estão sendo retrabalhadas: off-set, furação Willys e pintura eletrostática...

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IarzaJr
16/09/2013, 21:34
Pneus 37x13,5R17 com recape MAX a caminho...

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reslima
17/09/2013, 10:57
Eita! :shock:
Acompanhando!

Rodrigo Baratti
17/09/2013, 18:16
Jeep muito bonito!
Tá saindo uma safra de militares....o meu tá por ultimo!!kkkkk

Parabéns!

[]'s

fugger
17/09/2013, 18:40
Pneus 37x13,5R17 com recape MAX a caminho...

Dá lhe semi eixos...

[]´s

mali9ski
17/09/2013, 21:06
Parabéns.......:curtir:

precisa subir a serra para fazer as trilhas daqui, Itaiopolis, mafra, rio negrionho....... tenque mostra a maquina pra galera ficar babando....

valew

IarzaJr
18/09/2013, 00:39
Parabéns.......:curtir:

precisa subir a serra para fazer as trilhas daqui, Itaiopolis, mafra, rio negrionho....... tenque mostra a maquina pra galera ficar babando....


valew

Estes dias tinha uma trilha por aí mas tinha compromisso de trabalho... pode deixar que em breve subo a serra para curtimos uma trilha. abraço

IarzaJr
18/09/2013, 00:42
Dá lhe semi eixos...

[]´s


kkk... vamos ver agora se os semi eixos são bons mesmos... quando andava com os 33" e os 38,5" não tive nenhuma quebra, vamos ver com o 37" recapados. Torcendo para não quebrar

IarzaJr
18/09/2013, 00:43
Jeep muito bonito!
Tá saindo uma safra de militares....o meu tá por ultimo!!kkkkk

Parabéns!

[]'s

Valeu Rodrigo, estou acompanhando a construção da mula, parabéns!

IarzaJr
18/09/2013, 00:45
Eita! :shock:
Acompanhando!

:concordo:... vou aos poucos postar detalhes da construção e up grades eternos...kkkk, abraço

IarzaJr
18/09/2013, 00:55
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fugger
18/09/2013, 09:30
Onde vc conseguiu as alças da carroceria?

[]´s copiadores

hugocsl
18/09/2013, 16:06
Muito bonito parabéns!!

ROBERTO SCHOLLER
18/09/2013, 16:22
:palmas:Parabéns pela VTR e pela História!!!

IarzaJr
18/09/2013, 20:43
Onde vc conseguiu as alças da carroceria?

[]´s copiadores

Copiei do Jeep MB 1942 do meu pai...

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IarzaJr
18/09/2013, 20:50
:palmas:Parabéns pela VTR e pela História!!!

Obrigado Roberto, relatei um pouco da história pois acho legal compartilhar, li o tópico do BRUTO, vocêm também tem uma história legal e semelhante a minha.

IarzaJr
18/09/2013, 20:52
Muito bonito parabéns!!

Valeu Hugo, parabéns pelo Troller!

fugger
19/09/2013, 11:39
Copiei do Jeep MB 1942 do meu pai...

Não consegue copiar mais um jogo???

[]´s

IarzaJr
20/09/2013, 18:34
Não consegue copiar mais um jogo???

[]´s

Posso ver se o soldador consegue copiar sem tirar pois agora os jeeps estão pintados, é ruim tirar...:concordo:

IarzaJr
20/09/2013, 18:40
As rodas ficaram prontas, amanhã é só montar...:euforico:

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Ricardo Baldessar
21/09/2013, 10:49
Onde vc conseguiu as alças da carroceria?

[]´s copiadores
Na Jipebras tem essas alças

Natan Felli
21/09/2013, 10:58
ACOMPANHANDO projeto top, você tem fotos da caixa de câmbio mazda acoplada na dana 18. Pois estou retomando a reforma de meu jeep, qual vou usar 302 mas a caixa ainda é uma incógnita...hehehe

willys1960_ctba
21/09/2013, 17:35
Acompanhando o tópico.

Lindo o jeep,meus parabéns!!!

Vc cintou o chassi ? nas fotos não consegui identificar :( .

IarzaJr
21/09/2013, 18:36
ACOMPANHANDO projeto top, você tem fotos da caixa de câmbio mazda acoplada na dana 18. Pois estou retomando a reforma de meu jeep, qual vou usar 302 mas a caixa ainda é uma incógnita...hehehe

Natan, segue foto. Estou gostando da caixa mas ainda é cedo para falar pois só fiz 02 trilhas leves ainda. Boa escolha do motor...

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IarzaJr
21/09/2013, 18:40
Hoje cedo montei os pneus 37x13,5R17 - modelo MAX, recape muito bom, RPM Pneus, fiquei satisfeito.

Truck Willys 51 trabalhando um pouco!

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Já dei com os 02 pés para vere se quebrava alguma coisa e até agora tudo em ordem... vamos ver garrando pedra e raiz nas trilhas!

Natan Felli
21/09/2013, 19:44
Natan, segue foto. Estou gostando da caixa mas ainda é cedo para falar pois só fiz 02 trilhas leves ainda. Boa escolha do motor...

431865Pois eu estou na duvida. No e-max usava 240f + t-case dana18, só que estou com um pouco de medo na dana 18. Quantos hp vc tirou do motor ou esta original

Natan Felli
21/09/2013, 19:50
Natan, segue foto. Estou gostando da caixa mas ainda é cedo para falar pois só fiz 02 trilhas leves ainda. Boa escolha do motor...

431865E a flange foi vc que confecionou?

HERICK
23/09/2013, 06:57
Hoje cedo montei os pneus 37x13,5R17 - modelo MAX, recape muito bom, RPM Pneus, fiquei satisfeito.

Truck Willys 51 trabalhando um pouco!

431867

431868

431869

431870

Já dei com os 02 pés para vere se quebrava alguma coisa e até agora tudo em ordem... vamos ver garrando pedra e raiz nas trilhas!
Se passar um passarinho na frente do Jeep já era! com esses dois eletroventiladores sugando tudo! Fez algum esquema pra desligá-los quando passar por alagados?? O 51 é uma verdadeira relíquia! Dua viaturas Lindas!:palmas:

tuna
23/09/2013, 10:34
LarzaJr, mandei mp :concordo:

[]'s

fabiano caxias
23/09/2013, 11:24
nao sei qual foto achei mais bala

passei umas 4 vezes pra rever

as duas viaturas q mais gosto em se tratando de 4x4

parabens

FernandoRisso
23/09/2013, 11:37
Muito bom, algum motivo pra não ter feito as rodas com beadlock?

[]'s

IarzaJr
23/09/2013, 21:03
Acompanhando o tópico.

Lindo o jeep,meus parabéns!!!

Vc cintou o chassi ? nas fotos não consegui identificar :( .

Muito obrigado Raphael, o chassis foi cintado por cima e por baixo. Abraço.

IarzaJr
23/09/2013, 21:15
E a flange foi vc que confecionou?

A flange foi um mecânico da minha cidade, porém preciso baixar a caixa pois está com vazamento. Foi contada a "rabeta" da caixa depois do ponto de fixação e cortado o eixo. Não foi necessário desmontar a caixa. Quanto a engrenagem, foi utilizado a luva da saída da caixa e soldada na engrenagem do Willys. Esta solda deve ser feita por quem entende para que seja aplicado o eletrodo correto. No flange foi colocado um retentor visto que a caixa utiliza fluido ATF (aplicado também em caixas automáticas) e na reduzida SAE 90. No eixo entralhado foi feito um furi com rosca M8, ou seja, a engranagem é fixada por uma arruela e parafuso. Quando eu baixar a caixa quero levar numa Usinagem para confeccionar uma engranagem em 4340 para garantir, até o momento não tive problemas mas é um componente que não me inspira muita segurança. É testar e ver, tem um Jeep aqui que tem toda a mecânica da F-1000 4.9i com a mesma flange e solução da engranagem, sendo que, até o momento não apresentou problema. Vou tirar uma foto da caixa/flage e do suporte da caixa para contribuir, uma coisa eu posso te dizer, a caixa é boa de troca e a overdrive com motor V8 é uma boa pedida ainda mais por utilizar relação 8x43.

IarzaJr
23/09/2013, 21:20
E a flange foi vc que confecionou?

Achei uma foto para ajudar, assim que tirar uma do jeep posto aqui.

432189

IarzaJr
23/09/2013, 21:47
[QUOTE=fabiano caxias;2010309]nao sei qual foto achei mais bala

passei umas 4 vezes pra rever

as duas viaturas q mais gosto em se tratando de 4x4


Valeu Fabiano, não sei se você lembra mas conversamos via mensagem privada a um tempo atrás quando eu estava pesquisando flange para esta caixa.

A Truck Willys está toda original, motor 4cc, caixa 3, e diferancial traseiro marca Timken, bi-partido. Esta pick-up é do meu pai e pretendemos deixá-la original.

Parabéns pelo teu projeto!

IarzaJr
23/09/2013, 21:58
Muito bom, algum motivo pra não ter feito as rodas com beadlock?

[]'s


Fernando, com certeza beadlock são ótimos para garantir que os pneus não destalonem. Andei 03 anos nos 38,5" e nunca tive problemas, exceto quando comprei pois as rodas tinham defeito, eram da Rodabrás, desmontei o conjunto e reformei utilizando um jogo Mangels. Porém cada conjunto (pneu 38,5x14,5R16 + roda R16x12 + beadlock + parafusos) totalizada 60kg. Com isto chegei a entrotar uma manga híbrida (rolamento de toyota e o outro de jeep), mas era muito bom andar com 5lbs. Ainda não pesei o conjunto atual (pneu 37x13,5R17 + roda R17x7,5) mas estimo algo em torno de 45kg. Como estão recapados poderei utilizar com calibragem mais alta, desta forma vou testar e, se tiver problemas de destalonamento, desmonto o conjunto e instalo os beadlocks.

Não sei se você chegou a andar com os Super Swampers na lama mas não gostei muito não... espero que o seu conjunto (beadlocks + vão de um 44") dê um resultado diferente!

Abraço

Natan Felli
23/09/2013, 22:05
Achei uma foto para ajudar, assim que tirar uma do jeep posto aqui.

432189isso se for abaixar a caixa posta umas fotos para contribuir.Valew

Natan Felli
23/09/2013, 22:11
E como ficou para andar o conjunto. 302+mazda+8x43+37pol. Vc acha que 9x44 fica frouxo?

IarzaJr
23/09/2013, 22:17
E como ficou para andar o conjunto. 302+mazda+8x43+37pol. Vc acha que 9x44 fica frouxo?

Se der tudo certo sábado vou fazer trilha, aí sim posso responder. Na cidade está tranquilo e na trilha com os pneus 35 eu gostei bastante.

jipeirodesdepequeno
24/09/2013, 15:58
kkk... vamos ver agora se os semi eixos são bons mesmos... quando andava com os 33" e os 38,5" não tive nenhuma quebra, vamos ver com o 37" recapados. Torcendo para não quebrar


Esse sistema de munhão aberto foi feito por quem? pegou ele de algum outro eixo? com sistema de cruzeta será que ficou mais forte que Dirty 30 da Trail Gear?
[]'s

IarzaJr
24/09/2013, 19:43
Esse sistema de munhão aberto foi feito por quem? pegou ele de algum outro eixo? com sistema de cruzeta será que ficou mais forte que Dirty 30 da Trail Gear?
[]'s

Este sistema foi desenvolvido pela Ensimec. Quanto a resistência, nunca tiver problemas com ponta de eixo e munhão após a instalação porém a manga de eixo, apesar de ser híbrida (01 rolamento da toyota e outro do Willys), já entortei. Na época não tinha conhecimento da Dirty 30, desta forma investi neste eixo.

IarzaJr
24/09/2013, 21:37
Esse sistema de munhão aberto foi feito por quem? pegou ele de algum outro eixo? com sistema de cruzeta será que ficou mais forte que Dirty 30 da Trail Gear?
[]'s


Foto para ter noção do tamanho do munhão e da cruzeta da ponta de eixo...

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willys1960_ctba
24/09/2013, 21:51
Foto para ter noção do tamanho do munhão e da cruzeta da ponta de eixo...

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Foi feito por qual empresa ?

IarzaJr
24/09/2013, 21:59
Foi feito por qual empresa ?


Ensimec, porém fiquei sabendo recentemente que não estão mais fabricando este tipo de produto, divisão Axle Center, por baixa demanda. Caso tenha interesse recomendo fazer contato com eles para confirmar ou não a informação. Abraço.

willys1960_ctba
24/09/2013, 22:12
Ensimec, porém fiquei sabendo recentemente que não estão mais fabricando este tipo de produto, divisão Axle Center, por baixa demanda. Caso tenha interesse recomendo fazer contato com eles para confirmar ou não a informação. Abraço.
Certo,cheguei a falar com ele em 2012 e já não faziam mais, pelo que soube venderam as peças para uma empresa de SP.
Mas imagino que não foi muito barato rss
Ficou excelente, parabéns.

IarzaJr
30/09/2013, 21:55
Na quinta feira passada estava revisando o Jeep para a Trilha Anual de Belchior 2013 e tive que trocar os rolamentos da roda traseira direita pois estava com folga. Na reforma não revisei os cubos e, como havia feito uma trilha antes de desmontar, ficou muita lama e com 02 anos parado foi inevitável o dano nos rolamentos.

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IarzaJr
30/09/2013, 22:04
Fui e voltei rodando para Belchior neste sábado, o ]eep se comportou muito bem na estrada (cerca de 80km de distência) e na trilha. A Trilha Anual de Belchior reúne cerca de 140 jeeps, é um evento tradicional da nossa região.

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IarzaJr
30/09/2013, 22:15
Faltando 100m para acabar a trilha o trecho foi cancelado pois estava chovendo muito no momento e havia um tobogã perigoso. Ficamos bem no meio, ou seja, parte desceu e a outra parte desviou. Por isto ficamos cerca de 2 horas parado e manobrando os jeeps para retornoar. Neste momento dei um bobeada, pois mesmo sabendo que o pneu dianteiro estava enroscando, ou melhor o gomo trava no feixe de molas, fui para a trilha pois a vontade era grande... somado com excesso de graxa na roda livre (outra mancada - mas é fazendo que se aprende) acabei quebrando a roda livre esquerda - AVM 418. Sorte que a trilha já havia terminado, mas não precisa ter acontecido. Ontem mesmo abri e confirmei o que desconfiava...

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Natan Felli
30/09/2013, 22:30
Faltando 100m para acabar a trilha o trecho foi cancelado pois estava chovendo muito no momento e havia um tobogã perigoso. Ficamos bem no meio, ou seja, parte desceu e a outra parte desviou. Por isto ficamos cerca de 2 horas parado e manobrando os jeeps para retornoar. Neste momento dei um bobeada, pois mesmo sabendo que o pneu dianteiro estava enroscando, ou melhor o gomo trava no feixe de molas, fui para a trilha pois a vontade era grande... somado com excesso de graxa na roda livre (outra mancada - mas é fazendo que se aprende) acabei quebrando a roda livre esquerda - AVM 418. Sorte que a trilha já havia terminado, mas não precisa ter acontecido. Ontem mesmo abri e confirmei o que desconfiava...

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433192vixi...tenta outra marca...jáq vai ter q comprar o par

IarzaJr
01/10/2013, 19:28
Natan, neste momento não julgo necessário a troca da marca pois acredito que realmente foi um erro de montagem, excesso de graxa. Segue abaixo orientações da engenharia da AVM:

" Não é necessário a inclusão de nenhum tipo de graxa ou óleo para a montagem das rodas livres. A orientação é montar direto as mesmas na condição que é recebida da AVM.
A Roda Livre AVM possui lubrificação permanente. NÃO USE GRAXA. Em caso de desmontagem devido a troca de rolamentos ou outro tipo de serviço, lavar todos os componentes da RL com querosene ou diesel, e lubrifique-os com óleo de motor SAE 30. Isto será suficiente para lubrificar e reinstalar a sua Roda Livre."

Hoje efetuei a compra de uma nova roda livre, agora é esperar para montar.

Natan Felli
02/10/2013, 11:48
Isso sim nunca use graxa. É que já tive quebras de varias rodas livres da marca AVM mesmo estando em excelente estado e lubrificadas com oléo, para o meu jeep adquiri as americanas warn vou ver como se comportam.

jipeirodesdepequeno
03/10/2013, 21:09
Show
Amigo vc anda com seu cj3 na rua? pergunto isso por causa da largura que os pneus ficam pra fora da lata, em cidade grande acho que podem complicar facil né
[]'s

IarzaJr
03/10/2013, 23:10
Show
Amigo vc anda com seu cj3 na rua? pergunto isso por causa da largura que os pneus ficam pra fora da lata, em cidade grande acho que podem complicar facil né
[]'s

Anda na rua e estou pegando estrada...mas sempre preocupado. É só pegar um guarda num dia ruim que não vai ter jeito... Abraço

IarzaJr
24/10/2013, 19:47
Roda livre consertada, instalei espaçadores de roda da AVM e revisão no carburador...

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Trilha de Guaramirim/SC - 19/10/2013

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Jones Ronaldi
24/10/2013, 20:14
seu Jeep ficou show!!!!

Perfect....

:curtir:

HERICK
25/10/2013, 09:43
Roda livre consertada, instalei espaçadores de roda da AVM e revisão no carburador...

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Trilha de Guaramirim/SC - 19/10/2013

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Com os Espaçadores ficou mais invocada ainda do que já era! Um forte abraço.:palmas:

Natan Felli
25/10/2013, 22:43
Roda livre consertada, instalei espaçadores de roda da AVM e revisão no carburador...

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Trilha de Guaramirim/SC - 19/10/2013

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Estava vendo a configuração como ficou o balanceamendo do virabrequim usando volante de 4.9? e a damper pois vi q seu motor tinha flexplate, comprei o cambio igual ao seu agora estou pensando em embreagem.hehehe

tuna
25/10/2013, 23:00
Comentário do meu filho de quatro anos: Pai, o nosso vai ficar igual a esse né?? Vixe e agora????


Parabéns!!! linda viatura!

[]'s

IarzaJr
02/11/2013, 19:15
Valeu Jones!



Tuna, fala para seu filho que o Jeep dele vai ficar muito melhor, isto mesmo, porque vai ser dele e vai te empresatar para dar uma voltas...kkk...

IarzaJr
02/11/2013, 19:24
Hoje mais uma trilha, desta vez na minha cidade mesmo, Joinville.

O Jeep está muito bom, porém será preciso regular a boia do carburador pois em uma sumida íngreme ele deu uma afogada.

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IarzaJr
09/11/2013, 19:01
Mais um sábabo, mais uma trilha, fojos legais e fundos, deu para abrir o giro do V8 e se beneficiar dos pneus 37" recapados!

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JOÃO R.
09/11/2013, 19:09
Muito boa as fotos, muita lama e diversão garantida.... Mas uma perguntinha... Não tem vídeos? Não vamos escutar V8tão???
hehehehe....
Abraço.

IarzaJr
09/11/2013, 19:52
Muito boa as fotos, muita lama e diversão garantida.... Mas uma perguntinha... Não tem vídeos? Não vamos escutar V8tão???
hehehehe....
Abraço.


Valeu João, vou ver com o pessoal que foi na trilha e posto aqui. Abraço

Jackson Castro
09/11/2013, 22:45
O Jeep é 10 e as fotos ficaram ótimas. Parabéns!

IarzaJr
15/12/2013, 22:56
Estava vendo a configuração como ficou o balanceamendo do virabrequim usando volante de 4.9? e a damper pois vi q seu motor tinha flexplate, comprei o cambio igual ao seu agora estou pensando em embreagem.hehehe


Foi feito balanceamento dinâmico, ficou muito bom, aumentou o torque e com o volante deu para utilizar (era o objetivo) a embreagem da F1000 (maior), atuador hidráulico, motor de arranque, ou seja, ficou uma mecânica 100% Ford sem adaptação.
Baixei a reduzida pois a solda da engrenagem intermediária (a qual fica montada no entalhado da caixa principal e transmite tração para a reduzida) na luva original da F1000 não resistiu, este era o meu medo na adaptação. A reduzida está perfeita, sem quebras, agora é fabricar uma engrenagem com o estriado da caixa da F1000, elimiar os vazamentos e voltar a fazer trilha. Em breve fotos.

fabiano caxias
16/12/2013, 14:41
mais uma vez parabens,realmente um dos jeeps mais lindos e funcionais

acho q tinhamos comentado sobre essa engrenagem nao é?

comentei com vc q na epoca na minha frezei o entalhado ja q a cx mazda tinha a rabeta muito grande aproveitei pra deixar mais curta,nao tem essa possibilidade no seu conjunto ou é mais trabalhoso?

Diogo4x4
16/12/2013, 21:34
-Esse Jeep é Mosntro! Shoow!

Vi Você na trilha do Belchior, estava um pouco na frente com uma Willys vermelha"SAMU" .

Parabens pelo maquinario!

Natan Felli
17/12/2013, 08:24
Foi feito balanceamento dinâmico, ficou muito bom, aumentou o torque e com o volante deu para utilizar (era o objetivo) a embreagem da F1000 (maior), atuador hidráulico, motor de arranque, ou seja, ficou uma mecânica 100% Ford sem adaptação.
Baixei a reduzida pois a solda da engrenagem intermediária (a qual fica montada no entalhado da caixa principal e transmite tração para a reduzida) na luva original da F1000 não resistiu, este era o meu medo na adaptação. A reduzida está perfeita, sem quebras, agora é fabricar uma engrenagem com o estriado da caixa da F1000, elimiar os vazamentos e voltar a fazer trilha. Em breve fotos.

Na minha estou confeccionando uma flange para conectar a mazda com a t-case band.
E o entalhado vou fazer novo.

IarzaJr
19/12/2013, 21:27
Sim Fabiano, baixei a caixa e vou fabricar a engrenagem Willys com a estria da caixa da F1000. Não cheguei a desmontar o eixo entalhado na época, apenas troquei alguns rolamentos preventivamente e reduzimos o entalhado. Duro é ficar sem o jeep no verão...



mais uma vez parabens,realmente um dos jeeps mais lindos e funcionais

acho q tinhamos comentado sobre essa engrenagem nao é?

comentei com vc q na epoca na minha frezei o entalhado ja q a cx mazda tinha a rabeta muito grande aproveitei pra deixar mais curta,nao tem essa possibilidade no seu conjunto ou é mais trabalhoso?

IarzaJr
19/12/2013, 21:29
Obrigado pelo elogio, via a Samu em Belchior... precisamos marcar uma trilha por aí. Abraço



-Esse Jeep é Mosntro! Shoow!

Vi Você na trilha do Belchior, estava um pouco na frente com uma Willys vermelha"SAMU" .

Parabens pelo maquinario!

IarzaJr
19/12/2013, 21:31
A sua solução vai ficar melhor que o meu conjunto. Na época mantive a t-case Dana 18 pois já andava com pneus 38,5" e motor V8 sem quebras... mas a t-case toyota vai te dar mais segurança e não vai dar tanto ruído em alta velocidade na estrada. Manda fotos, quem sabe será uma melhoria no futuro.



Na minha estou confeccionando uma flange para conectar a mazda com a t-case band.
E o entalhado vou fazer novo.

alfreis
23/12/2013, 13:40
Boa Tarde!

Estou montando um 51 e estou apanhando um pouco com a coluna de direção. Até paguei para fazer, mas quando recebi o jeep em casa vi que além de não estar tão bem feita quanto eu gostaria estava desalinhada.

Será que poderia tirar umas fotos da sua adaptação?

Primeiro pensei em colocar de opala, mas a danada é muito grande e acabou que não ficou em uma posição legal. Fui atrás então de uma de del rey (que eu já usei em um outro jeep), mas estou na dúvida se não era melhor colocar uma escamoteável para fazer algum ajuste depois se precisar.

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar e CJ3

IarzaJr
05/01/2014, 19:01
Boa Tarde!

Estou montando um 51 e estou apanhando um pouco com a coluna de direção. Até paguei para fazer, mas quando recebi o jeep em casa vi que além de não estar tão bem feita quanto eu gostaria estava desalinhada.

Será que poderia tirar umas fotos da sua adaptação?

Primeiro pensei em colocar de opala, mas a danada é muito grande e acabou que não ficou em uma posição legal. Fui atrás então de uma de del rey (que eu já usei em um outro jeep), mas estou na dúvida se não era melhor colocar uma escamoteável para fazer algum ajuste depois se precisar.

Abs



Alfreis, mexi no assoalho do meu jeep, retirei o túnel, baixei o degrau do assoalho traseiro e recortei bastante para posicionar o banco bem para trás. Desta forma não sei se meu jeep será muita referência para a montagem do seu. Seguem fotos da coluna:

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Fotos do cofre do motor:

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IarzaJr
05/01/2014, 19:04
Seguem algumas fotos da flange sem a caixa de redução:

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IarzaJr
05/01/2014, 19:53
Segue um video do jeep funcionando sem silencioso:


http://www.youtube.com/watch?v=PU-LvlEWlDk&feature=youtu.be

tuna
05/01/2014, 23:38
Segue um video do jeep funcionando sem silencioso:


http://www.youtube.com/watch?v=PU-LvlEWlDk&feature=youtu.be


Meu Deus do Céu!!!!!:drool: que coisa linda!!!!

a marcha lenta é animal, com giro fica estúpido, quantos cavalos tem essa criança?

[]'s

reslima
06/01/2014, 09:40
Simplesmente demais!!!
Espero um dia ter outro V8, um 302 como o teu pra mim por enquanto é mais que sonho!
Abraço.


Segue um video do jeep funcionando sem silencioso:


http://www.youtube.com/watch?v=PU-LvlEWlDk&feature=youtu.be

IarzaJr
06/01/2014, 21:32
Meu Deus do Céu!!!!!:drool: que coisa linda!!!!

a marcha lenta é animal, com giro fica estúpido, quantos cavalos tem essa criança?

[]'s


kkk Tuna, estimo algo em torno de 250 / 270 cv pois está com comando, volante maior, bobina de 50.000V..., quando montar a caixa vou postar um video com o silencioso paulistão. Abraço;

IarzaJr
06/01/2014, 21:34
Simplesmente demais!!!
Espero um dia ter outro V8, um 302 como o teu pra mim por enquanto é mais que sonho!
Abraço.

Valeu Relisma, montar um jeep assim é ter paciência e comprar as peças aos poucos, pois se der tudo numa vez só é de se pensar...kkkk. Abraço e espero em breve você monte o seu V8.

IarzaJr
06/01/2014, 21:58
Mais umas fotos em ação:

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tuna
07/01/2014, 00:22
Tava vendo alí o distribuidor sozinho é maior que um motor ap :mrgreen:

[]'s

IarzaJr
18/04/2015, 22:20
Transcatarina 2014

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IarzaJr
18/04/2015, 22:30
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fugger
20/04/2015, 09:01
:palmas: Muito bacana as fotos principalmente o jeep!

[]´s

RODRIGO TOMITÃO
20/04/2015, 11:27
show de bola as fotos e o jeep parabens, ele ta com biselli na traseira ainda?

d_a_n_51
09/05/2015, 20:47
Demais o MB!! Parabéns!

willys1960_ctba
10/05/2015, 20:22
Show de Jeep, parabéns!!!!

IarzaJr
18/10/2015, 22:47
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IarzaJr
18/10/2015, 23:38
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Após alguns anos fazendo trilhas, o sangue de jipeiro misturado com a de engenheiro acaba não dando muito certo...kkk...

Melhorias:

T-case Atlas II

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Eixos Unimog

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IarzaJr
18/10/2015, 23:39
Eixos e reduzida já desmontados para revisão, em busca de alguns rolamentos e estudo o sistema de freio.

FernandoRisso
19/10/2015, 09:10
Manero! Agora vai ficar TOP.

Vai mexer na suspensão? Montar um 4link?
Quanto aos freios, o franco da ensimec já tem a solução para usar discos de F1000 e transformar o cubo para furação de jeep - testado e aprovado em outros jipes usando esses eixos.

Comprou a atlas usada? Qual a relação da redução?

[]'s e boa sorte na empreitada.

IarzaJr
19/10/2015, 10:33
Neste momento, se der certo, manterei a suspensão para não ficar com o jeep muito tempo parado. Uma segunda etapa seria fazer um chassis novo, ou apenas as pontas e partir para a 4-link.

A Atlas comprei usada, estava com água dentro, jateamos todos os componentes e, neste momento, estou atrás de 02 rolamentos de agulha que não achei na minha cidade. A princípio recebi uma cotação de São Paulo, preciso agora ligar para confirmar... A redução acabei não vendo, mas a robustez da caixa é impressionante.

Valeu pelo incentivo, breve postarei novas fotos!

Rodrigo Baratti
19/10/2015, 11:40
As Atlas estão sendo usadas nos ônibus Volare 4x4.

Boa sorte na empreitada.

[]'s

IarzaJr
19/10/2015, 11:56
Isto mesmo, comprei do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Baratti
19/10/2015, 12:13
Isto mesmo, comprei do Rio Grande do Sul.

Vi um anuncio do RS tempos atras num preço inacreditavel, qdo liguei já tinha ido......se bobiar foi o mesmo!

willys1960_ctba
19/10/2015, 22:48
:palmas: o jeep já é um T...eainda vai ficar melhor..parabéns...

Lauro Paiva
20/10/2015, 10:01
Prezado IarzaJr,Parabéns pela máquina!!!!Uma pergunta sobre os eixos do unimog, eles são seguros para se andar em estradas normais a 100km/h ou somente funcionam em baixas velocidades?Quando eu olhei para os eixos fiquei pensando.....forte abraço!!!

IarzaJr
20/10/2015, 21:59
Obrigado Lauro, conversei com pessoas que estão utilizando e, segundo eles, velocidade ideal de 80/90 km/h... o normal para um Jeep Willys. Como é um jeep utilizado somente para trilhas julgo ser necessário. Não adianta, preparar jeep para trilhas pesadas acaba comprometendo o mesmo para deslocamentos e uso diário. Forte abraço!

hugocsl
22/10/2015, 11:03
Carai!!! Agora o bicho fica bruto de verdade! A configuração está top, segura o torque do V8 fácil!!

Claudio Almeida Machado
21/03/2016, 18:41
Prezados,


Onde acho eixos de Unimog para vender? qual é a média de preço praticado?

Abs
Cláudio