PDA

Ver Versão Completa : Projeto chevrolet d-40 cab. Dupla turbo plus 4x4.



SERGIO AUGUSTO
15/09/2013, 16:59
Olá a todos!
Depois de uma extensa temporada sem postar e/ou comentar aqui no 4x4 BRASIL, entendi que devia "anunciar" o inicio de um novo projeto, que se trata da transformação de uma CHEVROLET C-40 CABINE DUPLA, recém adquirida, numa CHEVROLET D-40 TURBO 4X4. O projeto, efetivamente deverá ser iniciado em dezembro, mas listarei aqui, os principais "ítens" a serem modificados/instalados, como segue abaixo;

1- INSTALAÇÃO DE MOTOR MAXION 4.0 TURBO, PROJETADO PARA DESENVOLVER 250 CV@2900rpm, torque maximo 62KGf/cm2 entre 1600a2300rpm. BI-TURBO, INJETORES "ESPECIAIS" .
2- CAMBIO MB G-85 6 MARCHAS.(1= 6,70:1 - 6 = 0.73:1)
3- EIXO DIANTEIRO DANA 70(DODGE RAM)
4-CT ZG 500 1.64 -(UTILIZADA NOS MB 2318/2217) ou ENGESA
5- INSTALAÇÃO DA CARROCERIA DA D-20 LONGA, COM PARALAMAS STEPSIDE.

Espero trocar idéias, ler sugestões, KIM KAVASIN, SALES PICKUP, EDINTRUDER, TIO EDDIE, MOLOKO, DANILO CROSTA, entre outros.
Valeu.

luiz albano
15/09/2013, 17:08
Acompanhando......

Leonardo Raffi
15/09/2013, 21:15
Nossa... isto promete... acompanhando... se ainda nao tem o maxion pensa mwm 6 caneco...kkkkkkkk

dudu83
15/09/2013, 21:32
opa otimo projeto.. so uma sujestao utilize tambem o eixo traseiro da dodge ram com rodado simples mesmo, na minha opiniao o rodado duplo limita muito o tamanho de pneus e modelos de roda...

uvantuil
15/09/2013, 22:58
Acompanhando o topico. Rodado duplo no meu entender teria que levar mais um estepe, não é comum mas o busao fretado que viajava a trbaalho todo dia ... varias vezes deixou meu grupo ou que trocaria o turno com a gente na 101 aguardando alguma solucao... ate mesmo pegar onibus de carreira.

JOÃO R.
15/09/2013, 23:20
Assinando o tópico... Esse projeto com certeza vai ser bem elaborado com muita coisa a se aprender...
Boa sorte Sérgio.

reslima
16/09/2013, 11:04
Acompanhando.....

SERGIO AUGUSTO
16/09/2013, 18:29
opa otimo projeto.. so uma sujestao utilize tambem o eixo traseiro da dodge ram com rodado simples mesmo, na minha opiniao o rodado duplo limita muito o tamanho de pneus e modelos de roda...

Fala DUDU:
Veja, a questão da manutenção do rodado duplo, seria em função de eu vir a utilizar a camionete para "passear" obviamente, mas principalmente para prestar assitencia, nos canteiros das obras de construção de barragens e reservatórios, onde teremos, se Deus quiser, no próximo ano, dois basculantes trabalhando, e pode-se vir a necessidade de carregar alguma coisa ou coisas, acima de 2/3 toneladas, e também sou fã do estilo rodado duplo. Por enquanto os pneus escolhidos serão os 215/75R17,5, MICHELAN, (ANEXO) com as rodas da foto. o que teremos que fazer, em tese, será trocar os cubos e campanas traseiros, pelos do VW 8.140, que tem o mesmo eixo , porém com cubos de 6 parafusos, e as rodas da foto, não se acha com 8 furos , para 0 D-40. Como usarei o cambio MB G 85, com a sexta marcha bem longa(0,73:1), este conjunto dará uma ótima velocidade final(LOGICAMENTE QUE NÃO PRETENDO ANDAR A TODA ESSA VELOCIDADE), o que dará pra andar a 110 km/h, a menos de 1800 rpm. E quanto a altura, como temos nos caminhões, já "de fábrica", na traseira, o eixo por baixo do feixe de molas(SPOA), um arqueamento legal, coloca-se uma boa altura, se bem que não temos pretensões de fazer trilhas. E na dianteira, por ocasião da instalação do eixo rígido, a ideia é usar feixe de molas.
Valeu pelo post! Abraço.

SERGIO AUGUSTO
16/09/2013, 18:32
Acompanhando o topico. Rodado duplo no meu entender teria que levar mais um estepe, não é comum mas o busao fretado que viajava a trbaalho todo dia ... varias vezes deixou meu grupo ou que trocaria o turno com a gente na 101 aguardando alguma solucao... ate mesmo pegar onibus de carreira.
Fala uvantuil:
Bem lembrado, a questão de dois estepes, o que é possivel de estudar dois suportes para estepe, um em cada lado dianteiro da carroceria.
VAleu pela dica.
Abraço.

rfdex
16/09/2013, 18:48
Vai ficar muito louco o produto final!!! Disse que se trata de um C-40 né? Nunca tinha visto um desse. Usa câmbio 4 marchas e motor 4.1? Deve fazer 2x1, considerando o peso e a redução! hahahah. Parabéns pela aquisição!!!

SERGIO AUGUSTO
16/09/2013, 19:30
Vai ficar muito louco o produto final!!! Disse que se trata de um C-40 né? Nunca tinha visto um desse. Usa câmbio 4 marchas e motor 4.1? Deve fazer 2x1, considerando o peso e a redução! hahahah. Parabéns pela aquisição!!!
Fala rfdex:
É uma C-40, motor GM 4.1, com a mesma "configuração" que saiu na C-20(124cv@3800rpm e 29,4 kgf/m@2000rpm), o cambio, pela informação que tenho e suponho, é o EATON(CLARCK) CL-2615A, e o diferencial é o BRASEIXOS 411, com relação 4,10:1.
Anexo um folder da D-40, onde fora a motorização, o restante da mecânica é a mesma(cambio/diferencial).
Abraço.

MOLOKO+
16/09/2013, 20:01
Opa Sergio,boa noite.

Parabens pela disposiçao para o projeto.

O paralama stepside acho que tinha alguem que fazia ,
No meu caminhao optei pelo rodado duplo pelo visual,mas pretendo quando possivel montar uma roda de 13 pol.de largura Acabarei comprando 2 aros 22,5 e o anel com a furaçao 8 furos do meu eixo (sao vendidos em separado tambem)soldando com o off set igualando a roda mais externa para poder usar meus sobrearos de inox e montar 2 pneus 16,5x22,5 que tenho desde o inicio do projeto.
Desta maneira posso optar pelos dois sets e se usar os extralargos levo 2 estepes se necessario,fora a economia de pedagio.

aqui no Brasil ja temos inclusive pneus aro 19,5.

as ordens para qualquer ajuda !

Saudaçoes

Pedro

Rubens Linhalis
16/09/2013, 20:41
Acompanhando.. vai ficar show de bola.

O destino final do carro vai ser expedicao?


abraços

cassio xanxerê
16/09/2013, 20:51
Acompanhando bela empreitada parabens

SERGIO AUGUSTO
16/09/2013, 21:00
Opa Sergio,boa noite.

Parabens pela disposiçao para o projeto.

O paralama stepside acho que tinha alguem que fazia ,
No meu caminhao optei pelo rodado duplo pelo visual,mas pretendo quando possivel montar uma roda de 13 pol.de largura Acabarei comprando 2 aros 22,5 e o anel com a furaçao 8 furos do meu eixo (sao vendidos em separado tambem)soldando com o off set igualando a roda mais externa para poder usar meus sobrearos de inox e montar 2 pneus 16,5x22,5 que tenho desde o inicio do projeto.
Desta maneira posso optar pelos dois sets e se usar os extralargos levo 2 estepes se necessario,fora a economia de pedagio.

aqui no Brasil ja temos inclusive pneus aro 19,5.

as ordens para qualquer ajuda !

Saudaçoes

Pedro

Fala Pedrão!
Então, gosto muito do "estilo" rodado duplo. Mas o pneu 16,5, no seu caso, fica bem legal. O paralamas stepside, já estamos conversando com o pessoal da "STEPSIDE" (https://www.facebook.com/pages/Stepside/275938235826544?hc_location=stream ), que por sinal, foram bastante receptivos, e farão o paralamas, da maneira que entendermos que ficará bom.
Valeu pelo post, e apoio.
Abraço.

SERGIO AUGUSTO
16/09/2013, 21:04
Acompanhando.. vai ficar show de bola.

O destino final do carro vai ser expedicao?


abraços
Fala Rubens.
Na verdade, poderemos até fazer algumas expedições(quero ir ao Jalapão, Pantanal, Parque Nacional das Emas, Serra da Canastra, e por ai vai), mas será para uso no trabalho, viagens com a família.
Abraço.

sallespickup
20/09/2013, 20:40
fala sergio, a quanto tempo heim..
quanto ao seu projeto, o que vc vai gastar em preparação do maxion mais a compra do mesmo, eu se fosse vc iria pro cumins 6cc, ai ficaria com 220 cv e o principal com muita confiabilidade, e principalmente um torque estupido, e como a relação ficara longa, apesar que eu trocaria logo o diferencial pelo do D40 ou logo pelo do volks ja que pretende trocar as rodas ai com 1800 rpm se teria velocidade cruzeiro fazendo mais de 12 km com litro, lembrando que o S4t com a configuração que vc descreveu passa de 20 mil facil, e com 16, 17 compra o cumins mecanico, eu mesmo abortei um projeto com um Q20B 6cc turbo de fabrica, pois ia numa linha 10 e bateu no capu, na linha 20 e silv ele cabe, mais quase comprei um cumins e coloquei, ja vi 2 linha 20 com ele e ficou demais, e como disse, confiavel, pois como não tem preparação se quiser andar com ele a toda carga(giro maximo) por 3 horas consecutivas o bicho aguenta, ja o maxion abre o bico, pois não foi projetado pra essa sobre carga de potencia
de qualquer forma vamos nos falando, pois essas C40 dos bombeiros ja comprei algumas, e a maioria viraram carro de expedição
abs carlos sallespickup

SERGIO AUGUSTO
21/09/2013, 22:14
fala sergio, a quanto tempo heim..
quanto ao seu projeto, o que vc vai gastar em preparação do maxion mais a compra do mesmo, eu se fosse vc iria pro cumins 6cc, ai ficaria com 220 cv e o principal com muita confiabilidade, e principalmente um torque estupido, e como a relação ficara longa, apesar que eu trocaria logo o diferencial pelo do D40 ou logo pelo do volks ja que pretende trocar as rodas ai com 1800 rpm se teria velocidade cruzeiro fazendo mais de 12 km com litro, lembrando que o S4t com a configuração que vc descreveu passa de 20 mil facil, e com 16, 17 compra o cumins mecanico, eu mesmo abortei um projeto com um Q20B 6cc turbo de fabrica, pois ia numa linha 10 e bateu no capu, na linha 20 e silv ele cabe, mais quase comprei um cumins e coloquei, ja vi 2 linha 20 com ele e ficou demais, e como disse, confiavel, pois como não tem preparação se quiser andar com ele a toda carga(giro maximo) por 3 horas consecutivas o bicho aguenta, ja o maxion abre o bico, pois não foi projetado pra essa sobre carga de potencia
de qualquer forma vamos nos falando, pois essas C40 dos bombeiros ja comprei algumas, e a maioria viraram carro de expedição
abs carlos sallespickup
Fala Salles!
Obrigado pelo post. Veja quanto a questão do motor, a minha vontade era o CUMMINS mesmo(até tenho um 6BTAA), mas por falta de informação de minha parte( não tinha lido toda a RESOLUÇÃO 292 DO CONTRAN), estava pensando que não poderia "legalmente", substituir o motor por um com 10% a mais de potencia e cilindrada, mas na categoria caminhão, e a C-40, se enquadra, é possível. Então, vamos ver a real possibilidade de colocar o cummins sim, uma vez que é possivel legalizar. E o diferencial, vou estudar a troca pelo do 8-150(dana 284), com freio a ar, e ver qual a relação mais longa possivel pra se usar. Semana que vem, posto fotos do 6BTAA, tou indo "olhar" ele na próxima quarta.
Abraço.

Casa da transmissão4x4
22/09/2013, 10:33
Fala Salles!
Obrigado pelo post. Veja quanto a questão do motor, a minha vontade era o CUMMINS mesmo(até tenho um 6BTAA), mas por falta de informação de minha parte( não tinha lido toda a RESOLUÇÃO 292 DO CONTRAN), estava pensando que não poderia "legalmente", substituir o motor por um com 10% a mais de potencia e cilindrada, mas na categoria caminhão, e a C-40, se enquadra, é possível. Então, vamos ver a real possibilidade de colocar o cummins sim, uma vez que é possivel legalizar. E o diferencial, vou estudar a troca pelo do 8-150(dana 284), com freio a ar, e ver qual a relação mais longa possivel pra se usar. Semana que vem, posto fotos do 6BTAA, tou indo "olhar" ele na próxima quarta.
Abraço.

Serjão, aqui mesmo em Unaí eu coloquei o mwm 2.8 no meu jipe. O motor original tem 75 cvs, e coloquei o mwm 2.8 com 132 cvs e de tudo certo o numero do motor ja consta no documento. A sua D-40 esta com motor a gasolina no documento ?

SERGIO AUGUSTO
22/09/2013, 11:45
Serjão, aqui mesmo em Unaí eu coloquei o mwm 2.8 no meu jipe. O motor original tem 75 cvs, e coloquei o mwm 2.8 com 132 cvs e de tudo certo o numero do motor ja consta no documento. A sua D-40 esta com motor a gasolina no documento ?
Fala Danilão!
Então, tá com motor a gasolina(GM 4.1 128 cv). Bom saber, depois vamos trocar ideia a respeito, voce fez com despachante?
Abraço.

sallespickup
03/10/2013, 11:09
e ai alguma novidade?

SERGIO AUGUSTO
04/10/2013, 22:03
e ai alguma novidade?
Fala Sales!
Em termos práticos, de execução, não iniciou-se nada. Depois que voce e o Danilo(casa da transmissão postaram), e eu li e reli a RESOLUÇÃO 292 DO CONTRAN, e constatei que é possivel legalizar o motor maior, defini pela instalação do 6 cilindros. e nesse meio tempo, como tenho disponiveis um Cummins 6BT, um MWM X-10 6TCA e 2 Cummins ¨CT 8.3, estou em estudos para ver a possibilidade de "barbarizar", hehe... e ver se encaixamos o 8.3 lá!. Estou com um video de um cara no USA, que colocou um 6C numa chevy. Na segunda tou indo a goiania, conversar com o Marcelo da MATHO 4WD(Oficina - Matho 4wd (http://matho4wd.webstorelw.com.br/info/oficina) ), para trocar ideia e ver se encontramos, com segurança técnica, a maneira de colocar o 6C. tenho as medidas de altura-largura-comprimento e peso dos dois(6B e 6C), e por incrivel que pareca, não são grandes. Caso contrario, pela ordem de preferencia, entra o 6B ou então o X-10 c cilindros.
Super C Cummins chevy - First Drive and some steering issues - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XIL0MWwa_Cc)
Veja as fotos dos "meus xodós" rs..
Abraço

SERGIO AUGUSTO
04/10/2013, 22:12
http://www.youtube.com/watch?v=cUaR0mY8Prc

Sales;
Neste vídeo do cara, consegue-se ver perfeitamente o 6CT, instalado na chevy. Isso é SHOW DE BOLA!

SERGIO AUGUSTO
04/10/2013, 22:18
http://www.youtube.com/watch?v=O1YXfxRk1x8
Mais um video da CHEVY CUMMINS SUPER C

sallespickup
06/10/2013, 11:35
sergio, eu ficaria no 6bt, pois alem da facilidade de peças por aqui, ele ficara economico, se vc for pro monstrão, deve ficar meio beberrona, alem de mais pesado e as peças

SERGIO AUGUSTO
07/10/2013, 08:04
sergio, eu ficaria no 6bt, pois alem da facilidade de peças por aqui, ele ficara economico, se vc for pro monstrão, deve ficar meio beberrona, alem de mais pesado e as peças

Fala Sales!
Valeu pelo post! Veja, quanto ao peso(é o que mais vou ponderar), na verdade a diferença do B para o C, segundo catálogos CUMMINS, está em torno de 150 Kg, o que não é pequena, obviamente, mas penso que não seria limitante, desde que seja feito um trabalho de "adequação' no chassi, coisa que trocarei idéia hoje com o Marcelo da MATHO4x4. O consumo, obviamente, será maior, mas, em proporções de "pisada",hehe.. e, no caso do da instalação dele(o C), conversarei com algumas "frezadoras", que temos acesso, e procurarei no mercado também, uma conjunto C&P, 2,60:1(15/39), e o cambio que está "guardado' para o conjunto, tem ultima marcha 0,73:1, ai teremos uma relação extremamente longa, podendo rodar a 100km/h, a 1500rpm. E peças, pra nós é tranquilo, pois temos uma infinidade de motores C aqui na região, em conjuntos estacionários, nos tratores e colheitadeiras CASE IH(somos concessionários), além de muitos caminhões FORD e VOLKS, de forma que temos bastante oferta de peças e serviços pra ele, por aqui. Aqueles dois das fotos que postei, sairam de conjuntos de irrigação, que passamos para funcionamento a energia eletrica, o vermelho "está" com 190cv@1800rpm, e o azul "está" com 240cv@1800rpm. Praticamente não se precisa mexer em nada, só alterar o regime de rotação e mais algumas regulagens, se chega a 320 cv@2500rpm,rs, além de contar com torque na casa dos 100kgf/m a partir dos 1200/1300 rpm, ai, pra que acelerar?? rs.

sallespickup
11/10/2013, 20:27
o peso como é uma C40 não tem poblema algum, agora vc falou em colocar relação 2,60, mais em que eixo???, se o negocio é deixar rodagem dupla, o mais longo que conheço é do iveco com 3,15, 2,60 apenas pra braseixos 405 e 406, D10 e D20, e pra dana 44 F1000

SERGIO AUGUSTO
12/10/2013, 12:51
o peso como é uma C40 não tem poblema algum, agora vc falou em colocar relação 2,60, mais em que eixo???, se o negocio é deixar rodagem dupla, o mais longo que conheço é do iveco com 3,15, 2,60 apenas pra braseixos 405 e 406, D10 e D20, e pra dana 44 F1000

Fala Sales:
Pra estes eixos(D70/80 ou 286), tem que ser "feito por encomenda". Pro D 60(no meu caso, D60, só se eu optar pelo dianteiro da F-250 4x4), ouvi dizer que se encontra o conjunto C&P 15/39(2,60:1). E tem-se a possibilidade de fazer, sob medida, um pinhão maior(mais dentes), para casar com a coroa. O IVECO é D 267, né? Voce sabe qual o numero de dentes do conjunto C&P, pra fazer 3,15:1? Nos catálogos que tenho do IVECO, fala na relação 4,10:1.
Abraço.

JOÃO R.
12/10/2013, 16:10
Sergio, a C&P 3,15:1 para Dana 44 é a 13x41...
Acompanhando o restante pra aprender...
Abraço.

SERGIO AUGUSTO
13/10/2013, 06:15
Sergio, a C&P 3,15:1 para Dana 44 é a 13x41...
Acompanhando o restante pra aprender...
Abraço.
Fala João:
Valeu pela informação.
Abraço.
Sérgio.

sallespickup
13/10/2013, 14:17
não sei sergio, pois nunca o abri, agente vai pela plaqueta, pois ja coloquei alguns em picapes e colocando a roda do iveco fica certinho na caçamba da F1000, ah é dos ivecos 2008 pra cima de rodagem simples

Nilton J
13/10/2013, 20:26
Olá a todos!
Depois de uma extensa temporada sem postar e/ou comentar aqui no 4x4 BRASIL, entendi que devia "anunciar" o inicio de um novo projeto, que se trata da transformação de uma CHEVROLET C-40 CABINE DUPLA, recém adquirida, numa CHEVROLET D-40 TURBO 4X4. O projeto, efetivamente deverá ser iniciado em dezembro, mas listarei aqui, os principais "ítens" a serem modificados/instalados, como segue abaixo;

1- INSTALAÇÃO DE MOTOR MAXION 4.0 TURBO, PROJETADO PARA DESENVOLVER 250 CV@2900rpm, torque maximo 62KGf/cm2 entre 1600a2300rpm. BI-TURBO, INJETORES "ESPECIAIS" .
2- CAMBIO MB G-85 6 MARCHAS.(1= 6,70:1 - 6 = 0.73:1)
3- EIXO DIANTEIRO DANA 70(DODGE RAM)
4-CT ZG 500 1.64 -(UTILIZADA NOS MB 2318/2217) ou ENGESA
5- INSTALAÇÃO DA CARROCERIA DA D-20 LONGA, COM PARALAMAS STEPSIDE.

Espero trocar idéias, ler sugestões, KIM KAVASIN, SALES PICKUP, EDINTRUDER, TIO EDDIE, MOLOKO, DANILO CROSTA, entre outros.
Valeu.
Sérgio Augusto, primeiramente, muitos parabéns pela iniciativa e empreitada. São projetos assim que valorizam o bloco das viaturas com "Gravata Borboleta" deste fórum. Confesso que já estava meio cansado de ficar acompanhando os assuntos triviais da Nova S10, do tipo perguntas repetitivas: quanto gasta no álcool? quanto gasta no diesel? tenho um barulhinho aqui, tenho um grilho acolá...luzinha de xênon....etcs...; Estou ajudando um colega que comprou uma Nova S10 em projetar um camper nacional...vou acompanhar atentamente seu projeto, e se possível, poste detalhes do layout, configuração e organização interna do seu "baúzão", pois será muito útil e valiosa informação. Outra coisa, você citou e pediu ajuda para vários nomes de pessoas que devem ser as formadoras de opinião deste fórum...peço à estas pessoas lendo este seu promissor tópico a pedirem aos organizadores do fórum 4x4 Brazil articularem junto com os anunciantes profissionais do fórum, junto aos fabricantes de veículos e junto as autoridades brasileiras em criarem um Brazil Overland Show , a exemplo de que temos nos outros continentes. Segue abaixo minha proposta para seu parachoque traseiro. Saúde!
http://expeditionportal.com/christophe/bud/bud_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/expedition-gear/accessories/2444-bud-built-tundra-rear-winch-bumper.html)

SERGIO AUGUSTO
19/10/2013, 12:58
Sérgio Augusto, primeiramente, muitos parabéns pela iniciativa e empreitada. São projetos assim que valorizam o bloco das viaturas com "Gravata Borboleta" deste fórum. Confesso que já estava meio cansado de ficar acompanhando os assuntos triviais da Nova S10, do tipo perguntas repetitivas: quanto gasta no álcool? quanto gasta no diesel? tenho um barulhinho aqui, tenho um grilho acolá...luzinha de xênon....etcs...; Estou ajudando um colega que comprou uma Nova S10 em projetar um camper nacional...vou acompanhar atentamente seu projeto, e se possível, poste detalhes do layout, configuração e organização interna do seu "baúzão", pois será muito útil e valiosa informação. Outra coisa, você citou e pediu ajuda para vários nomes de pessoas que devem ser as formadoras de opinião deste fórum...peço à estas pessoas lendo este seu promissor tópico a pedirem aos organizadores do fórum 4x4 Brazil articularem junto com os anunciantes profissionais do fórum, junto aos fabricantes de veículos e junto as autoridades brasileiras em criarem um Brazil Overland Show , a exemplo de que temos nos outros continentes. Segue abaixo minha proposta para seu parachoque traseiro. Saúde!
http://expeditionportal.com/christophe/bud/bud_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/expedition-gear/accessories/2444-bud-built-tundra-rear-winch-bumper.html)
Fala Nilton:
Obrigado pelo post, pelas considerações e pela sugestão, achei interessante.
Abraço.
Sérgio.

sallespickup
15/11/2013, 08:36
alguma novidade sergio?

pfvbito
16/11/2013, 19:52
Olá SERGIO,
E o MWM Sprint 6.07TCA, não seria uma boa opção?
Por ser mais "elástico" fica mais fácil dar um jeito na relação do diferencial.
Se bem que ainda tenho dúvidas em usar esse Sprint no meu projeto.

SERGIO AUGUSTO
17/11/2013, 11:37
alguma novidade sergio?
Fala Sales;
Por enquanto não começamos a mexer. Mas neste meio tempo, defini pelo CUMMINS 6C, tive em Goainia, e fui na MATHO FOUR, conversei com o Marcelo, que afirmou que faz a "adaptação", sem problemas. Outro aspecto já definido, é o cambio, um EATON FULLER RT9509B. Em não havendo imprevistos, a partir de Fevereiro começaremos as "obras".
Abraço.
Sérgio

SERGIO AUGUSTO
17/11/2013, 11:49
Olá SERGIO,
E o MWM Sprint 6.07TCA, não seria uma boa opção?
Por ser mais "elástico" fica mais fácil dar um jeito na relação do diferencial.
Se bem que ainda tenho dúvidas em usar esse Sprint no meu projeto.
Fala pfvbito:
Veja, o SPRINT 6.07 está descartado, em função da configuração que pretendo do trem de força, para atender o tenho em mente. O alongamento diferencial, não seria um problema impossível de se resolver, um pouco "complicado" talvez, mas se faz. Como o cambio que usarei, tem a ultima macha com relação 0,73:1, e com a possibilidade de transformar o DANA 286 e o DANA 60(dianteiro da F-250 4x4) em 3,25:1(12:39), já teremos uma boa velocidade final, com esta relação final bem longa, mesmo com giro máximo de 2500rpm. Isso daria a possibildade de andar a aproximadamente 157km/h, com pneus 215/80R15. Mas o mais importante é poder andar a 100km/h com "apenas" 1600rpm, "dentro" da faixa de torque máximo(diga- se de passagem, mais de 100Kgf/m).

sallespickup
18/11/2013, 09:28
que cambio é esse? (doado de que viatura) pois pela nomenclatura não faço ideia..

SERGIO AUGUSTO
18/11/2013, 13:58
que cambio é esse? (doado de que viatura) pois pela nomenclatura não faço ideia..
Fala Sales:
Veja, nas minhas "pesquisas", a ideia inicial era G-85 MB, mas fui pesquisando mais as "intervenções" do gringos, nas CHEVY(C-30, Silverados,etc), e vi um negócio que fascinou(este link Cummins with 13 speed in chevy 3500HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=IxfE3QJynbU&hd=1) ). E como tenho alguns RT9509B em vista, pois usarei um em meu FNM180, resolvi pegar um destes e colocar na "chevy". Este do vídeo,é um 13 velocidades, o 9509 é 9 velocidades, sendo 8 "normais" e uma "trator". Este câmbio saiu nos FIAT 190. Digamos, algo BRUTO, rs..
Abraço.
Sérgio.

sallespickup
23/11/2013, 08:53
Sergio, ja andei de 190, e que cambio ruim de engates, pode ser forte, mais engates pessimos, e mais ai é uma pergunta, pois não conheço o escalonamento, a ultima é presa direta ou drive???, acho que vc foi muito alem, pra mim a ideia do 6 marchas mercedes me parece muito melhor sei que pensa em coisa parruda, mais conforto tb tem de existir e um cambio moderno pra mim é primordial, pois se não me engano este eram algumas marchas secas, como nos fuller antigos, sei la é apenas uma opinião, vc pode ir tb com o cambio do 1620 que saiu em varios caminhoes, como até o o eurotch iveco, esse é monstro tb, mais o 6 marchas ainda seria a minha primeira opção até mesmo pra ficar bem solto

SERGIO AUGUSTO
24/11/2013, 17:35
Sergio, ja andei de 190, e que cambio ruim de engates, pode ser forte, mais engates pessimos, e mais ai é uma pergunta, pois não conheço o escalonamento, a ultima é presa direta ou drive???, acho que vc foi muito alem, pra mim a ideia do 6 marchas mercedes me parece muito melhor sei que pensa em coisa parruda, mais conforto tb tem de existir e um cambio moderno pra mim é primordial, pois se não me engano este eram algumas marchas secas, como nos fuller antigos, sei la é apenas uma opinião, vc pode ir tb com o cambio do 1620 que saiu em varios caminhoes, como até o o eurotch iveco, esse é monstro tb, mais o 6 marchas ainda seria a minha primeira opção até mesmo pra ficar bem solto
Fala Sales:
Veja, o 190 saiu com tres cambios, este, um ZF 4K 120 GP 8 marchas(estes dois no 190 H cabine "quadrada"), e outro ZF de seis marchas com GV, perfazendo 12 velocidades(ESTE, NO 190 E, o "redondo", mesmo do FIAT 210), o pessoal costumava tirar o ZF 6 marchas pra colocar o Eaton. Este EATON é seco, mas com o costume, se torna "fácil" de engatar,rsrs.
A oitava é over drive, 0,73:1, coincidentemente, a mesma relação da sexta do MB G85(1620). A prise direta é a sétima(1:1).
9 190H 2 | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/fiat-190h/190h-2/)
9 190E 4 | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/fiat-190e-1976/attachment/190e-4/)
Abraço.
Sérgio.

sallespickup
24/11/2013, 20:26
então ta, depois desta aula, só tenho a falar que isso não sera um D40 mais sim um tanque de guerra!!! aguardarei mais novidades...
abs carlos

pfvbito
27/11/2013, 19:22
Pessoal, será que o cambio ZF 5S-420 da F-250 4x4 aguenta o Cummins 6BTA?

sallespickup
01/12/2013, 10:25
Pessoal, será que o cambio ZF 5S-420 da F-250 4x4 aguenta o Cummins 6BTA?
se não for pra colocar em serviço muito pesado(off road) aguenta sim, porem o ideal pra um motor com o torque do 6bta, é algo desenhado pra ele mesmo, então vindo de caminhão, agora se for uso em estrada pode ir de ZF sem medo

Edintruder
14/12/2013, 10:37
Grande Sergio!!! Acabei de descobrir esse post! Valeu pela confiança nas sugestões e "pitacos" possíveis!

Estás com um baita caminhãozinho nas mãos! É o sonho de consumo de muita gente!!! Eu sou doido por uma Veraneio 94! Um caminhão então nem se fala!

Bem, sobre o motor, o Cummins é mais durável e confiável que o MWM. No trabalho, os MWM costumam vazar pelo anel tombak, o que não ocorre com o Cummins, sem dizer que o cummins dura mais e é mais econômico que o MWM. Só por não botar o sprint já é uma grande coisa. O pessoal gosta muito do sprint, mas é igaul ao motor de L200, tem um baita ronco e anda legal, mas começa a dar muita manutenção quando o pessoal relaxa um pouco com ele.

Antes de trocar eixos pela furação, veja se a Alcoa não fornece esses aros sem furação para poderes mandar fazer conforme o cubo do teu veículo.

Mas com certeza esse D40 fará invenja à muita F4000 4x4, principalmente aliando caixa longa e motor porrada para empurrar tudo isso. As F4000 rodam a 140km/h, mas o motor está lá no vermelho. Com um escalonameto mais longo com motor porrada, ficará bem melhor para encarar os trechos de rodovias retas, longas e desertas no interior do país.

Esse caminhão pegasses de leilão dos bombeiros? Está muito alinhadinho.

rfdex
14/12/2013, 12:43
Grande Sergio!!! Acabei de descobrir esse post! Valeu pela confiança nas sugestões e "pitacos" possíveis!

Estás com um baita caminhãozinho nas mãos! É o sonho de consumo de muita gente!!! Eu sou doido por uma Veraneio 94! Um caminhão então nem se fala!

Bem, sobre o motor, o Cummins é mais durável e confiável que o MWM. No trabalho, os MWM costumam vazar pelo anel tombak, o que não ocorre com o Cummins, sem dizer que o cummins dura mais e é mais econômico que o MWM. Só por não botar o sprint já é uma grande coisa. O pessoal gosta muito do sprint, mas é igaul ao motor de L200, tem um baita ronco e anda legal, mas começa a dar muita manutenção quando o pessoal relaxa um pouco com ele.

Antes de trocar eixos pela furação, veja se a Alcoa não fornece esses aros sem furação para poderes mandar fazer conforme o cubo do teu veículo.

Mas com certeza esse D40 fará invenja à muita F4000 4x4, principalmente aliando caixa longa e motor porrada para empurrar tudo isso. As F4000 rodam a 140km/h, mas o motor está lá no vermelho. Com um escalonameto mais longo com motor porrada, ficará bem melhor para encarar os trechos de rodovias retas, longas e desertas no interior do país.

Esse caminhão pegasses de leilão dos bombeiros? Está muito alinhadinho.

Vi uma à venda em Goiânia, cor azul, equipada com motor Maxion S4T. O cara pedia 30 mil. Estava inteirona. Saudações

SERGIO AUGUSTO
15/12/2013, 13:48
Grande Sergio!!! Acabei de descobrir esse post! Valeu pela confiança nas sugestões e "pitacos" possíveis!

Estás com um baita caminhãozinho nas mãos! É o sonho de consumo de muita gente!!! Eu sou doido por uma Veraneio 94! Um caminhão então nem se fala!

Bem, sobre o motor, o Cummins é mais durável e confiável que o MWM. No trabalho, os MWM costumam vazar pelo anel tombak, o que não ocorre com o Cummins, sem dizer que o cummins dura mais e é mais econômico que o MWM. Só por não botar o sprint já é uma grande coisa. O pessoal gosta muito do sprint, mas é igaul ao motor de L200, tem um baita ronco e anda legal, mas começa a dar muita manutenção quando o pessoal relaxa um pouco com ele.

Antes de trocar eixos pela furação, veja se a Alcoa não fornece esses aros sem furação para poderes mandar fazer conforme o cubo do teu veículo.

Mas com certeza esse D40 fará invenja à muita F4000 4x4, principalmente aliando caixa longa e motor porrada para empurrar tudo isso. As F4000 rodam a 140km/h, mas o motor está lá no vermelho. Com um escalonameto mais longo com motor porrada, ficará bem melhor para encarar os trechos de rodovias retas, longas e desertas no interior do país.

Esse caminhão pegasses de leilão dos bombeiros? Está muito alinhadinho.

Fala Edintruder!!
Valeu pelo post. Suas considerações, como sempre, sensatas e com conhecimento de causa, obrigado.
Veja, peguei este caminhão em Jundiaí, de uma empresa que arrematou um "lote" deles, num leilão do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro.
Abraço.
Sérgio.

Edintruder
16/12/2013, 08:35
Aqui na cidade tem um F4000 com as rodas do Iveco. Esses aros que a Iveco usa de 17,5" tem um desenho mais moderno que os antigos aros disco com o maldito "arinho". Só o conjunto de aros modernos mudou muito a cara da F4000. O problema é novamente a furação de 6 furos comparado aos 8 furos do D-40...
Digo isso por ser uma opção mais em conta que os alcoa, porém nada impede de comprar os aros e mandar trocar a furação. Já fiz isso na Ranger e o resultado foi muito bom. Porém, quanto ao eixo dianteiro, um kit 4x4 da D-20 não casa legal com a D-40? A engesa usava o Braseixos na dianteira das D-20.

SERGIO AUGUSTO
16/12/2013, 11:24
Aqui na cidade tem um F4000 com as rodas do Iveco. Esses aros que a Iveco usa de 17,5" tem um desenho mais moderno que os antigos aros disco com o maldito "arinho". Só o conjunto de aros modernos mudou muito a cara da F4000. O problema é novamente a furação de 6 furos comparado aos 8 furos do D-40...
Digo isso por ser uma opção mais em conta que os alcoa, porém nada impede de comprar os aros e mandar trocar a furação. Já fiz isso na Ranger e o resultado foi muito bom. Porém, quanto ao eixo dianteiro, um kit 4x4 da D-20 não casa legal com a D-40? A engesa usava o Braseixos na dianteira das D-20.
Fala Edin:
Então, quanto ao uso das rodas, pretendo usar os pneus 235/70R17,5, e realmente a furação seria impeditiva, mas como fala, em Goiania, tem uma torneadora, "especializada" em refurar/adequar rodas de liga leve, e então as ALCOA daria um resultado bem bacana, imagino.
Quanto ao eixo dianteiro, se não me engano os braseixos dianteiros das D-20 4x4ENGESA, são os 405, ai, tenho receio de numa "facilidade" nossa, ele não suportar uma investida do 8.3. Penso em montar um D-60 ou 80(neste caso, utilizando o miolo D-80, "inserido" no restante do conjunto, sendo que não sei se encontraríamos um C&P reverse),da F-4000.
Abraço.
Sérgio.

Edintruder
17/12/2013, 08:32
Nesse caso tem que montar o diferencial de cabeça para baixo mesmo.
Olha esse link que o Zeca me mandou.
Diferencial Dana 44 Dianteiro Relação 4,78:1 Completo Bom - R$ 1.500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527946855-diferencial-dana-44-dianteiro-relaco-4781-completo-bom-_JM)

sallespickup
21/12/2013, 16:22
edin, dana 44 no projeto do Sergio, é pedir pra arrebentar tudo, ele tem de ir mesmo pra eixo de caminhão pois o motor e cambio escolhido, são deveras parrudos, em torque, e um 44 parece uma flor pro gigante pisar rsrsrs
abs carlos

SERGIO AUGUSTO
09/01/2014, 22:59
Fala Edin e Sales:
Então, quanto ao eixo dianteiro, como falei acima, a ideia é um D-60 ou +(70 ou 80). Já estou vendo com o Fabricio, companheiro aqui do forum, que está com uma peças, que formam um D-60 dianteiro, que ele comprou junto com materiais que usará num projeto de uma Silverado americana, e sobraram estas peças, que ele pode negociar comigo, ficando os semi eixos internos, pra eu providenciar e completar a montagem do eixo. O D-44, realmente penso que não aguentaria o "tranco".
Abraço.
Sérgio.

SERGIO AUGUSTO
19/01/2014, 18:14
Inspirações!

SERGIO AUGUSTO
19/01/2014, 18:17
Inspirações ii

SERGIO AUGUSTO
19/01/2014, 18:22
"PERSPECTIVA" DO POWERTRAIN.
Esta foto está "bem próxima" de como ficará o conjunto CUMMINS 6CTAA/EATON RT9509B

SERGIO AUGUSTO
20/01/2014, 11:42
Quando vi esta modificação, não tive dúvidas, da pra fazer!
Chevy 3500 with cummins 8.9 ISL (http://dodgetrucksxtreme.com/index.php?topic=11507.0)
Chevy CrewCab Cummins - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oaQjZN7moCc)
Riding shotgun in the 8.9 ISL powered cummins Work Truck - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=HnPCGoQeJG4)

Jeferson_Heerdt
10/02/2014, 16:17
Caro Sergio Augusto, seria possível conversar com o sr. por e-mail?

Tenho algumas dúvidas a respeito de escolha de turbina para Sprint 4.2 e vi em vários tópicos que o sr. entende muito do assunto.

Ainda não tenho permissão neste fórum para mandar MP, por isso peço ajuda por e-mail se possível.

Desculpem distorcer do assunto do tópico, alias excelente, parabéns..

Att
jefersonh@sanepar.com.br
(45) 9818-4100

marcelo gohda
10/02/2014, 20:20
eu também gostaria de falar com o Sr. Sérgio Augusto, se possível. Também não tenho permissao no forum. Tenho uma dakota 2001 diesel, que está com problemas de pressao de oleo do motor. o ponteiro do painel com motor quente a 3000 giros nao passa da primeira escala. Obrigado, Marcelo. email: suprilenho@gmail.com

SERGIO AUGUSTO
18/04/2014, 14:25
Fala Galera colaboradora!
Estamos meio que "fora do ar", e com o projeto parado, em função de termos que priorizar a reforma/retífica do motor do ALFA 210(não só motor, mas "outros" itens também, seguem umas "fotinhas" do bruto, pra voces terem ideia ). Mas a pretensão é retomar este projeto o quanto antes, obviamente dentro das possibilidades.

reslima
18/04/2014, 18:54
Eita, FNEMEZÃO!!! Show de bola!! Já penei um bocado na cabine de um 180... kkkkkkkAbraço!

Kim
18/04/2014, 22:07
Caro Sergio!

Desculpe, fiquei um tempo afastado devido a problemas pessoais.

Seu projeto é duka!

Olhei todo o tópico e, gostei de tudo que li...

Já fui motorista dr FNM, era um para transporte de inflamáveis.

Precisar de algo, estou na ativa novamente!

SERGIO AUGUSTO
19/04/2014, 14:02
Fala KIM!
Valeu pelas considerações! Com certeza, na retomada do projeto, suas sugestões/avaliações serão importantíssimas!
Abraço.

NikoAbreu
25/06/2014, 22:43
Fala DUDU:
Veja, a questão da manutenção do rodado duplo, seria em função de eu vir a utilizar a camionete para "passear" obviamente, mas principalmente para prestar assitencia, nos canteiros das obras de construção de barragens e reservatórios, onde teremos, se Deus quiser, no próximo ano, dois basculantes trabalhando, e pode-se vir a necessidade de carregar alguma coisa ou coisas, acima de 2/3 toneladas, e também sou fã do estilo rodado duplo. Por enquanto os pneus escolhidos serão os 215/75R17,5, MICHELAN, (ANEXO) com as rodas da foto. o que teremos que fazer, em tese, será trocar os cubos e campanas traseiros, pelos do VW 8.140, que tem o mesmo eixo , porém com cubos de 6 parafusos, e as rodas da foto, não se acha com 8 furos , para 0 D-40. Como usarei o cambio MB G 85, com a sexta marcha bem longa(0,73:1), este conjunto dará uma ótima velocidade final(LOGICAMENTE QUE NÃO PRETENDO ANDAR A TODA ESSA VELOCIDADE), o que dará pra andar a 110 km/h, a menos de 1800 rpm. E quanto a altura, como temos nos caminhões, já "de fábrica", na traseira, o eixo por baixo do feixe de molas(SPOA), um arqueamento legal, coloca-se uma boa altura, se bem que não temos pretensões de fazer trilhas. E na dianteira, por ocasião da instalação do eixo rígido, a ideia é usar feixe de molas.
Valeu pelo post! Abraço.
Acho que o feixe de mola na frente não fica bom não. Alem de ficar muito duro vai pula toda a frente, poe o eixo dianteiro da D20 96 que é a melhor coisa a se fazer.

Igor_Oliveira
21/11/2014, 17:04
Olá a todos!
Depois de uma extensa temporada sem postar e/ou comentar aqui no 4x4 BRASIL, entendi que devia "anunciar" o inicio de um novo projeto, que se trata da transformação de uma CHEVROLET C-40 CABINE DUPLA, recém adquirida, numa CHEVROLET D-40 TURBO 4X4. O projeto, efetivamente deverá ser iniciado em dezembro, mas listarei aqui, os principais "ítens" a serem modificados/instalados, como segue abaixo;

1- INSTALAÇÃO DE MOTOR MAXION 4.0 TURBO, PROJETADO PARA DESENVOLVER 250 CV@2900rpm, torque maximo 62KGf/cm2 entre 1600a2300rpm. BI-TURBO, INJETORES "ESPECIAIS" .
2- CAMBIO MB G-85 6 MARCHAS.(1= 6,70:1 - 6 = 0.73:1)
3- EIXO DIANTEIRO DANA 70(DODGE RAM)
4-CT ZG 500 1.64 -(UTILIZADA NOS MB 2318/2217) ou ENGESA
5- INSTALAÇÃO DA CARROCERIA DA D-20 LONGA, COM PARALAMAS STEPSIDE.

Espero trocar idéias, ler sugestões, KIM KAVASIN, SALES PICKUP, EDINTRUDER, TIO EDDIE, MOLOKO, DANILO CROSTA, entre outros.
Valeu.


Ola tenho um caminhao gmc 6-150 estou querendo adaptar uma traçao 4x4 nele? alguem me ajuda com dicas? estou pensando no conjunto da f4000 4x4

Rubens Linhalis
21/11/2014, 17:11
Ola tenho um caminhao gmc 6-150 estou querendo adaptar uma traçao 4x4 nele? alguem me ajuda com dicas? estou pensando no conjunto da f4000 4x4

Igor,

Da uma olhada nesse topico :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/132621-ford-cargo-6x6.html

Múcio Luiz
21/11/2014, 18:32
Buenas Sergio!

Passando pra assinar o tópico e acompanhar. As dicas do pessoal têm sido muito legais. Parabéns pela viatura, sonho de muita gente, inclusive o meu. Mas como eu sou "fordeiro", vou deixar uma inspiração minha: F-450 "Super Duty".

[]s!

484480

tubaraoooo
24/05/2015, 21:34
E ai, o projeto andou ou parou? fiquei curioso...

SERGIO AUGUSTO
31/05/2015, 16:03
E ai, o projeto andou ou parou? fiquei curioso...
Olá tubaraoooo.


503167
Então, o projeto está parado, porque tivemos uns problemas de saude na família, e estou

priorizando o meu FNM 210 basculante(foto). Assim que terminar o "ALFA 210", vou reiniciar o projeto da camionete.

piraçoli
05/06/2015, 00:48
Ola Sérgio estou precisando de dois guia válvula Dakota diesel se souber poderia me informar alguem q tenha .


503167
Então, o projeto está parado, porque tivemos uns problemas de saude na família, e estou

priorizando o meu FNM 210 basculante(foto). Assim que terminar o "ALFA 210", vou reiniciar o projeto da camionete.[/QUOTE]

Guima-MS
07/06/2015, 18:10
Acompanhando :concordo:

Edintruder
08/06/2015, 11:38
Manda umas fotos desse Alfão!

SERGIO AUGUSTO
11/06/2015, 16:27
Ola Sérgio estou precisando de dois guia válvula Dakota diesel se souber poderia me informar alguem q tenha .


503167
Então, o projeto está parado, porque tivemos uns problemas de saude na família, e estou

priorizando o meu FNM 210 basculante(foto). Assim que terminar o "ALFA 210", vou reiniciar o projeto da camionete.[/QUOTE]
Fala Piraçoli.
Tem um amigo aqui, que tirou o motor da dakota para colocar um MWM, vou ver se ele tem a "sucata" do VM, e ver se tem peças dos cabeçotes. Assim que vir isso, te informo.
Abraço.

SERGIO AUGUSTO
11/06/2015, 16:34
504263504264
Manda umas fotos desse Alfão!
Fala Edin:
Ai vai umas fotos do bicho, e de uma peças que mandamos fazer, intercooler, e conexões em INOX, para o turbo que será instalado.504265504266504267504268504269

Edintruder
11/06/2015, 23:03
Em poa tem um azul com segundo eixo direcional dianteiro e trucado. 4 eixos num Alfão. Em Santos tem os tribus, com 3 eixos traseiros.

Gui_Franzoi
20/12/2016, 20:52
Boa noite a todos!

Gostaria de saber como anda o projeto, acredito que não sou o único!!


E aí???


Abraço!

RangerLock
25/05/2020, 09:54
Fala galera!

Alguém tem notícias desse projeto e/ou o contato do Sr. Sérgio?