PDA

Ver Versão Completa : SW4 1998 vibrando/trepidação ao arrancar



Zezos
14/09/2013, 00:30
Boa noite pessoal, entrei para turma das SW4, queria um carro para meu uso diário e trilhas leves e expedições acabei optando pelas japas. Estou com uma vibração/trepidação bem forte ao arrancar e depois some instantaneamente, ocorre somente na arrancada depois pode acelerar andar a 120 que não ocorre nenhuma vibração ou trepidação. Parece que o cardã esta batendo no assoalho e a caixa pula, percebo isso com a mão na palanca de marchas. Alguém já passou por isso? Na próxima semana irei a um mecânico mas já gostaria de antecipar um diagnostico.

HERICK
14/09/2013, 05:18
Boa noite pessoal, entrei para turma das SW4, queria um carro para meu uso diário e trilhas leves e expedições acabei optando pelas japas. Estou com uma vibração/trepidação bem forte ao arrancar e depois some instantaneamente, ocorre somente na arrancada depois pode acelerar andar a 120 que não ocorre nenhuma vibração ou trepidação. Parece que o cardã esta batendo no assoalho e a caixa pula, percebo isso com a mão na palanca de marchas. Alguém já passou por isso? Na próxima semana irei a um mecânico mas já gostaria de antecipar um diagnostico.

Seja Bem Vindo! Me parece o Cardan desbalanceado, provavelmente alguma cruzeta estourada, já tive esse problema e no meu caso era isso, mas pode ser outra coisa, tem que botar no elevador e analisar bem o caso, boa sorte!

Clandio
14/09/2013, 07:06
Bom dia Zezos

Tu falaste em palanca de marchas pulando. Dá uma olhada nos calços de caixa e motor também.

EduQxQ
18/09/2013, 16:17
Boa tarde Zezos
Seja bem vindo. Também tive vibrações na minha vtr, mais em marcha lenta e também ao ligar e desligar o motor.
A dica do Herick e demais do fórum foi substituir os calços do motor e da caixa.
Segui o conselho e troquei. Ficou bem melhor após a troca.

Uma outra dica é um ruído forte quando eu arrancava com baixa rotação.
A haste suporte da tampa do motor vibrava, então revesti ela com um tubo de borracha e o ruido desapareceu.
segue o post:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/126439-hilux-sr5-ruido-ao-arrancar.html

Boa sorte!
Edu

Freitag
18/09/2013, 20:06
Zezos, seja bem vindo ao mundo 4x4. Verifique os calços da caixa, motor e o rolamento do eixo cardã como também as cruzetas cf. mencionado pelos amigos. Coloque o carro no elevador ou entre por baixo e tente forças as referidas peças para ver possiveis folgas ou desgastes.

Zezos
18/09/2013, 23:27
Boa noite pessoal, muito obrigado pelas dicas e muito contente pela existência desse site o grupo dos Toyoteiros. Problema solucionado em 95%, após levar em 2 mecânicos bem conhecidos em Pelotas/RS e condenarem um embreagem e o outro hidráulico, o terceiro MECÂNICO esse merece ser escrito em maiúsculo resolveu em 1 segundo. Pois bem ai vai, ele disse que poderia ser alguma sujeira entre disco e Platô. Ele apenas Debreou o carro e deu uma QUEIMADA NO DISCO de 1 segundo, ele disse que se fizer isso por mais tempo vai pro saco a embreagem. Bem o seguinte resultado foi que acabou a rangido do pedal e a trepidação na arrancada, testei várias vezes na rampa de entrada da minha casa onde ocorria de forma bem acentuada e tudo blz. Fim do problema, CUSTO ZERO e ele arranjou um novo cliente. Já esta agendado com ele para fazer uma revisão completa em todo sistema de tração e suspensão. Abraço a todos

EduQxQ
18/09/2013, 23:46
Debreou o carro e deu uma QUEIMADA NO DISCO de 1 segundo, ele disse que se fizer isso por mais tempo vai pro saco a embreagem.

Boa noite Zezos, Vivendo e aprendendo ! Mas descreve mais o passo-a-passo do procedimento. Debrear, acelerar? Marcha engatada? Um abraço Edu

HERICK
19/09/2013, 05:45
Boa noite Zezos, Vivendo e aprendendo ! Mas descreve mais o passo-a-passo do procedimento. Debrear, acelerar? Marcha engatada? Um abraço Edu

O Cara é o cara, me explica aí essa Mágica, fiquei curioso também!:pensativo:

Ronaldo Petri
19/09/2013, 06:26
Interessante, a minha dá um trepidadinha também, ainda não fui no mecanico mas vou testar o procedimento na minha para ver se vai funcionar...rs

Zezos
19/09/2013, 09:54
Bom dia pessoal, ele fez a tradicional queimada de disco com direito a cheiro e tudo mais,

a barbeiragem intencional foi a seguinte: primeira marcha, puxar o freio de mão, solta um pouco a embreagem e da uma acelerada firme deixando patinar um pouco " POUCO MESMO 1 SEGUNDO" ele deu um lixada no disco com o platô. e realmente agora esta acoplando perfeitamente, para não dizer 100%, esta 99%. No meu caso solucionou. Agora vou pegar o dinheiro que iria investir no KIT de embreagem e trocar o pivôs superiores e inferiores por novos originais.

EduQxQ
19/09/2013, 14:52
Agora vou pegar o dinheiro que iria investir no KIT de embreagem e trocar o pivôs superiores e inferiores por novos originais.

Olá Zezos,
Já anotei a dica no meu manual.
Com essa aí pode pagar uma caixa de Polar pro cara que ele merece.

Um abraço,
Edu

HERICK
20/09/2013, 07:17
Bom dia pessoal, ele fez a tradicional queimada de disco com direito a cheiro e tudo mais,

a barbeiragem intencional foi a seguinte: primeira marcha, puxar o freio de mão, solta um pouco a embreagem e da uma acelerada firme deixando patinar um pouco " POUCO MESMO 1 SEGUNDO" ele deu um lixada no disco com o platô. e realmente agora esta acoplando perfeitamente, para não dizer 100%, esta 99%. No meu caso solucionou. Agora vou pegar o dinheiro que iria investir no KIT de embreagem e trocar o pivôs superiores e inferiores por novos originais.

Mecânico Profissional! Essa eu vou anotar, vai que.....