PDA

Ver Versão Completa : Dúvda sobre especificações

luizsp
10/09/2013, 20:30
Olá a todos deste fórum.

Tem alguns dias que decidi comprar um jeep, comecei a busca pela internet e alguns sites de classificados, mas as variações são tantas, e preços também.
Dentre os modelos percebi que muitos de 6 cc e outros 4cc.
Também tem o lance do cambio, 3 marchar e 5 marchas.

Meu objetivo inicial é fazer passeios com meus filhos e talvez trilhas leves.

Se alguém puder fazer sugestões e comentários, desde já agradeço.

georgevalle
11/09/2013, 08:31
Luiz bem vindo ao fórum, com certeza com a ajuda dos amigos vai aprender a reconhecer as mudanças no jeep's e se foram bem feitas ou gambiarras, primeiro vai precisar definir uma faixa de valor que pretende investir e se vai querer comprar um com pouca alteração ou um já pronto, aqui vai depender da tua pressa em andar com o jeep e também da paciência com mecânicos (e sem dúvida do bolso) pois normalmente sai mais barato comprar uma viatura já pronta do que fazer tudo nela, vai encontrar de tudo de viaturas sem nenhuma preparação e com tudo para fazer na casa de 4k (que com certeza não vale a pena) até verdadeiros monstrinhos super preparados, mas como você já citou acredito querer no meio termo com uma boa mecânica e que volte dos passeios e trilhas inteiro, aqui sugiro um jeep já com motor de opala 4 ou AP o motor original não aguenta muito desaforo ele é um motor de baixa rotação e normalmente para sairmos dos atoleiros acabamos abusando um pouco do pé e o motor já era, caixa de marchas pode rodar muito com a original normalmente 3 marchas a não ser dos últimos jeep's que era 4 uma caixa que o pessoal está falando bem é a do chevette, a reduzida e eixos sem dúvida os originais, direção também precisa ser trocada pois o sistema original é muito falho com muita folga considero o ideal a DH do opala mas muito jeep andando com a direção da linha VW e um ponto imprescindível são os freios precisa obrigatoriamente se com sistema duplo (o original é sistema simples e quando ocorre um vazamento em uma roda por exemplo muito comum aliás todo o jeep fica sem freio) e o ideal é colocar freio a disco nas 4 e bons pneus, o resto é perfumaria.
Um jeep com tudo isso acredito que vai encontrar vários com boas adaptações na faixa dos 20k desconfie dos que tiverem todas estes up's e estiverem abaixo de 15k geralmente mau feitos e costumam quebrar nas trilhas e o dono quer se livrar da encrenca, por exemplo tem um amigo que tem um que considero que foi bem feito falta apenas trocar a caixa de direção está precisando vender e está pedindo 18,5k está na média.
Outra opção é comprar um meia boca e fazer todas as alterações by mi self (que aliás é aqui que 90% de nós nos encaixamos) e esquentar a cabeça e passar muita raiva com mecânicos e torneiros mas vale a pena e claro você não pode ter pressa para fazer a coisa andar, veja alguns relatos de amigos aqui do fórum pois uma reforma quando vai rápida fica em torno de um ano e outras...
O meu por exemplo já faz um ano e meio que está todo desmontado e isso que quebrou apenas um rolamento do pinhão do diferencial dianteiro...

ARINALDO ELOI
11/09/2013, 09:15
Pois é Luiz. Tudo que o GeorgeValle falou é a pura verdade e eu ainda acrescentaria mais um pouquinho. Inclusive acabo de colocar esse fato em resposta a outro colega recem chegado a esse mundo (dos jeeps). Trata-se da exploração dos profissionais que fazem serviços e tambem de quem vende peças para esses carros. Vai levar um tempo até voce aprender a se safar sozinho com problemas (que querendo ou não aparecerão). Geralmente esse forum serve de Pronto Socorro. Aqui aprendemos a nos safar e nem bem ficamos safos, começãmos também a passar experiencias adquiridas para outros Jipeiros. Mas cuidado: Como citei, existe um estigma de que: quem tem um Jeep é porque já tem tudo, pode gastar dinheiro. Nos metem a mão sem dó nem piedade. Somente com o tempo vamos aprendendo a "sair da reta" quando estamos prestes a ser vitimas desse pessoal. Se possivel compre um carro com pouca coisa para fazer. Leve alguem que já tenha experiência e desconfie de uma maquiagem muito bem feita. A aparencia é importante mas nem tanto frente a ítens de segurança ou realmente necessários para o carro andar.
Boa sorte.

Pablo.pinto2007
11/09/2013, 09:24
É isso mesmo que estão dizendo aí...

O ideal mesmo é o amigo levar alguém que entenda do assunto... pra vc não fazer caca na hora da compra, achando que tá levando um jeepão pra casa e na verdade vc só livrou o antigo dono da confusão... e jeep não tem garantia... se virar a esquina e quebrar vc vai arcar sozinho... o antigo dono já era...

Então procure um que esteja bonito, que vc se agrade com ele, pois tem cada penteadeira de P**A por aí... e meu conselho sobre mecânica é motor AP com caixa de chevette (aí vai reduzida e eixos originais), freio a disco nas 4 rodas e direção VW, essa configuração não vai te trazer muitos problemas e vc vai fazer praticamente tudo com ele, vai passear, trilhar, e ir pro trabalho... e de preferência carroceria de fibra... pois torna o jeep mais leve!!! Ah e a faixa de preço pra essa configuração que falei é na faixa dos 16, acha até de 15 com sorte (dono aperreado pra vender)!!!

Abraços!

Pablo

luizsp
11/09/2013, 13:18
@george (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/44218.html)
Muito obrigado por sua resposta.
Penso em investir algo entre 14k e 20k, pelo que vi tem muito jeep nesta faixa.
Com suas recomendações já inicio mais cofiante minha busca.

@ARINALDO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/37437.html)
Obrigado por complementar as dicas do @George.
Ao comprar ou fazer algum reparo vou lembrar de suas dicas.

@Pablo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/14618.html)
Obrigado por me responder.
Não consigo lembrar de ninguém que tenha conhecimentos de jeep, acho que vou ter que ir sozinho e confiar em quem esta me vendendo.
Acho que já nos anúncios algumas penteadeiras de P**A, são bem caras. rsrs
Procuro algo bem básico, mas vou primar pela segurança.

O que me dizem to tamanho dos pneus?

Abraço!

POPEYE MIT
11/09/2013, 14:16
Luizsp, sou do mundo 4x4 ha um tempinho, porem , ha pouco tempo(junho /2013) comprei um "autentico moço das trilhas"(rsrsrsrsr). Garimpei muito a internet, lí bastante no fórum para ter noção da complexidade de coisas e valores para se gastrar num jeep. Fiquei na dúvida apos dezenas de jeeps pesquisados , entre as últimas duas opções. 1ªopção) Jeep com rodões, pneus mud, bancos concha, guinho, suspensao alta, valor 28.000,00. 2ªopção) Jeep todo original, lindo de lataria, bancos originais, valor 15.000,00. Optei pelo segundo,mas não somente pelo preço.O desmotei por completo e ví inumeras coisinhas que íam me deixar na mao mesmo num passeio leve. "Armadilhas escondidas" como,rolamentos, bombas, boia, retentores,etc, vc só descobrirá ao desmontar seu brinquedo ou quando ele te deixar na mão. O que quero te passar com minha pequena experiencia é que vale a pena vc comprar um mais barato e por "coisicas" novas que serão essenciais para a vitalidade de seu jeep, pq senão vc perderá o tesão já no inicio. Não se iluda com Jeeps de aspecto robusto e encarador de tudo. No meu exemplo, esses quase 15 mil que eu iria pagar num com cara de top de linha, nada me garantiria que eu não iria ter de trocar as mesmas "coisicas escondidas", onde seria melhor eu investir esta diferença(talvez nem tudo isso) destes pequenos e grandes detalhes, mas que eu sei que seriam novos.

luizsp
11/09/2013, 22:42
Olá @POPEYE MIT (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/43860.html)

Obrigado por contar sua história, me vejo nela até a parte de muitas opções com os mais diversos modelos.
Eu não entendo nada de mecânica, fica meio distante eu desmontar um motor. Sempre tive e tenho carros com garantia e seguro. rsrs

Mas valeu muio ler sua historia, vou continuar minha busca pelo meu primeiro jeep.

Abraço

georgevalle
12/09/2013, 07:59
Veja bem você está em uma cidade privilegiada pois aí tem de tudo, pesquise um pouco fale com outros usuários daqui e peça dicas, vá conhecer as viaturas deles troque bastante informações tanto pessoalmente como por aqui, pois tem detalhes que tem que ser visto e pego para realmente aprender e você ainda não tem a viatura para poder identificar uma adaptação bem feita de uma gambiarra, ou seja vai ter que entrar no mundo off de corpo e alma e com certeza até o final do ano estará como o nosso amigo vavá que no inicio achava que iria poder fazer pouca coisa no jeep e acabou fazendo tudo nele (acho que faltou apenas desmontar o motor).

Pablo.pinto2007
12/09/2013, 08:27
Olá @POPEYE MIT (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/43860.html)

Obrigado por contar sua história, me vejo nela até a parte de muitas opções com os mais diversos modelos.
Eu não entendo nada de mecânica, fica meio distante eu desmontar um motor. Sempre tive e tenho carros com garantia e seguro. rsrs

Mas valeu muio ler sua historia, vou continuar minha busca pelo meu primeiro jeep.

Abraço

É... infelizmente... jeeps tem que fazer revisão neles... aliás deveria ser assim com todo carro que se compra usado... mas jeep o negócio é mais em baixo... realmente tem algumas coisinhas que os donos gostam de passar pra frente...

Eu sugiro o seguinte, ver, ver e ver... nunca se encantar, se apaixonar no primeiro que ver... dar uma volta, sente o jeep... vê o barulho que ele faz... se sacoleja muito, se bate muito, se a direção está firme, se tem folga, se os pneus estão em bom estado, se a lata tem marcas do pneu roçando, dá uma olhada por baixo, para ver o aspecto geral do chassis... se tá oxidado, ou se foi recentemente pintado (que pode ser sinal de maquiagem de trinca), enfim, tem muita coisa pra ver... e como o amigo não tem experiência sugiro que faça uma tabela, e poste umas fotos aqui pra gente ver... analisar e dar nossas humildes opiniões!!!

Grande abraço!

Pablo

luizsp
12/09/2013, 16:50
@george (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/44218.html)
Hoje vou numa feira aqui em SP, fica pertinho de casa.
Lembrei de uma amigo que cuida da f4000 dele, vou conversar com ele.
Posso enviar fotos e detalhes quando eu tiver algum "viatura" em vista?

Abraço,

luizsp
12/09/2013, 16:59
@Pablo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/14618.html)
Valeu pelas dicas Pablo, vou ter muito cuidado quando começar ver os primeiros.
Com ajuda que tive de vocês até aqui, eu já me sinto mais confiante para começar e assim que eu tiver algo em vista eu posto foto e detalhes para que você se possível comentem.

Abraço

luizsp
02/11/2014, 12:44
Olá Pessoa, tudo bem?

Depois de algumas buscas, vou ver pessoalmente o jeep postado em um anuncio de agencia de carros.

Ano:1976
Motor: Ford 4 cilindros
Tração: 4x4
Ainda não tenho informações do cambio, mas tudo indica ser original.

482388482389482390482391482392482393

Abraço.

fabiogaucho
02/11/2014, 22:06
Olá Luis, aparentemente o cj está legal, o que precisa é analisar detalhadamente, e fazer isso por foto é impossível. Tente levar junto com vc, alguém que intenda do assunto para ajudar a analisar o jeep, ajuda muito para não fazer uma compra errada. Por curiosidade qual é o valor que pedem ?

Decio Arruda
03/11/2014, 23:42
Luis este Jeep está muito bonito de lata e acessórios, mas precisa ver se a mecânica é toda original, eu te sugiro um Jeep já com a mecânica modificada, fica muito melhor e mais confiável, o meu eu comprei todo original e com o tempo mudei tudo, gastei quase o dobro do valor do Jeep para fazer as modificações na mecânica (motor AP de Santana injetado, Cambio de chevette Junior, direção hidraulica, pedaleira suspença, freio a disco, servo freio etc etc etc), ao meu ver se o Jeep estiver com uma boa mecanica o resto fica facil e mais barato para deixar ele bonito

Pablo.pinto2007
04/11/2014, 20:20
Bonito o jeep de aparência... já deu pra notar algumas coisinhas que podemos deduzir... como a pedaleira é original em baixo, os freios com certeza são a tambor e o motor também original (muito provavelmente) e por ser 4cil... o câmbio é o 4M... e o motor o famoso ford OHC 2.3 que equipavam os Mavecos 4cil... e base do projeto do motor da ranger atual 2.3 à gasolina que foi modificado... eu particularmente, embora nunca tenha tido, mas acho que é um motor até valente pela proposta e tamanho. Já o câmbio 4M original (caso seja realmente) dizem não ser muito bom, mas te digo, é um primeiro contato... tudo se sente... até ver o que realmente se quer num jeep... tem gente que compra com motor AP e troca por motor 6 bocas (GM ou FORD)... então assim, vai muito de gosto... derepente pra tua proposta esse vai dar conta...
Agora freios originais são sempre um problema... ainda é um sistema barato de se manter, encontra fácil as peças mas é muito trabalhoso.. para resolver isso vc teria que por pedaleira suspensa, o que ia te modificar algumas coisas na embreagem, servo-freio e acelerador (mudar para cabo ao invés de haste)(menos o freio é claro que seria junto da parede corta fogo)... então para isso vc teria de ter uma oficina que mexe com isso (jeeps e faça adaptação bem feita)... e depois colocar freios a disco nas rodas, normalmente a gente coloca primeiro na dianteira e depois na traseira, mas se tiver cacau, essa parte é a principal. Só um conselho, caso pegue esse jeep ou outro que não tenha pedaleira suspensa e seu motor / câmbio seja original, e caso queira colocar como prioridade, sugiro que ande bem no jeep do jeito que está e veja se realmente esse conjunto motor / câmbio vai lhe atender, porque quando se planeja as coisas elas saem bem mais em conta... porque aí o motor entraria na lista o que facilita na hora de adaptar o restante... para evitar ficar furando, soldando peças para adptar isso e aquilo e depois ter que desfazer porque vai trocar o motor... não sei se estou me fazendo entender...

A minha ordem de adptações foi assim: motor AP 1.8 álcool, com pedal do acelerador moderno (gol)> câmbio > pedaleira suspensa com servo-freio > freio a disco na dianteira > aí veio a reforma: flutuante na traseira e freio a disco na traseira.

Assim fui gastando aos poucos... não estou colocando os acessórios e melhoramentos como barra estabilizadora, aros, pneus, distanciadores de roda (para caber as pinças de freio no aro 15") e por aí vai...

À propósito, quanto o cara tá pedindo no amarelão?

Pablo