PDA

Ver Versão Completa : Melhorar rendimento motor Samurai EFI



Marvin_CPS
10/09/2013, 14:36
Srs,
Ja faz algum tempo que penso em mudar o motor do meu samurai... Ai sempre vem aquele "receio" sobre:
- achar um bom mecânico (envolvendo custo e qualidade de serviço)
- milhares de taxas e dores de cabeça para regularizar no detran
- mudança de peças, encaixes, testes de funcionamento. etc....

Pesquisando alguns tópicos aqui, vi que um colega do fórum resolveu injetar o motor GM151 no Cj5 dele (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/121784-jeep-cj5-79-gm-151-injetado.html).

Então pensei: será que não existe um modo de torno o motor EFi de meros 63cv em um motor MPFI com algo em torno de 85cv, visto que a promessa do GM151 era de 87CV para 113CV?!

Tb vi o anuncio de um Vitara 5P que o cara usou um Fueltech FT300 para melhorar o motor dele....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127430-vendo-suzuki-vitara-com-fueltech.html

Será que compensaria, ao inves de gastar uns R$5k a R$8k em MO de mecânico e motor, usar o bloco original e melhorar o desempenho dele por talvez algo em torno de uns R$3k?!

Claro, não sei se existe kit do tipo no mercado (já mandei email a alguns lugares perguntando), mas acho que daria para montar um facilmente, visto que os motores de samurai 98 já são MPFI, logo temos peças mecânicas (coletor, bico injetor, etc..) e a eletrônica usa-se a programável!

Fica aberto a opinião dos amigos suzukeiros!

Abs,

Marvin_CPS
10/09/2013, 18:03
Apenas uma correção:

"Claro, não sei se existe kit do tipo no mercado (já mandei email a alguns lugares perguntando), mas acho que daria para montar um facilmente, visto que os motores de jinmy já são MPFI - teria que ver compatibilidade dos blocos ou talvez peças do Swift GTi, logo temos peças mecânicas (coletor, bico injetor, etc..) e a eletrônica usa-se a programável!

503!
10/09/2013, 18:42
Amigo, tenho um conhecimento muito restrito no quesito mecânica, mas me interesso pela possibilidade assim como você.

Lembro-me que quando eu tinha um Gol G4, participava do Clube e um dos membros verificou que o motor 1.0 EA111 do gol tinha as mesmas dimensões do motor 1.4 da kombi.

Foram alargados os cilindros para comportar pistões 1.4, trocaram o virabrequim e o cabeçote pelo da kombi, bicos, remapeamento da TBI e outros ajustes.

Não foi nada simples, exigiu muito estudo e algumas mudanças no projeto inicial, mas deu certo.

O melhor de tudo: livre de qualquer necessidade de alteração no Detran.

Seria interessantíssimo se fosse possível aumentar a cilindrada/potência do motor 1.3 original.

Att,


Srs,
Ja faz algum tempo que penso em mudar o motor do meu samurai... Ai sempre vem aquele "receio" sobre:
- achar um bom mecânico (envolvendo custo e qualidade de serviço)
- milhares de taxas e dores de cabeça para regularizar no detran
- mudança de peças, encaixes, testes de funcionamento. etc....

Pesquisando alguns tópicos aqui, vi que um colega do fórum resolveu injetar o motor GM151 no Cj5 dele (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/121784-jeep-cj5-79-gm-151-injetado.html).

Então pensei: será que não existe um modo de torno o motor EFi de meros 63cv em um motor MPFI com algo em torno de 85cv, visto que a promessa do GM151 era de 87CV para 113CV?!

Tb vi o anuncio de um Vitara 5P que o cara usou um Fueltech FT300 para melhorar o motor dele....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127430-vendo-suzuki-vitara-com-fueltech.html

Será que compensaria, ao inves de gastar uns R$5k a R$8k em MO de mecânico e motor, usar o bloco original e melhorar o desempenho dele por talvez algo em torno de uns R$3k?!

Claro, não sei se existe kit do tipo no mercado (já mandei email a alguns lugares perguntando), mas acho que daria para montar um facilmente, visto que os motores de samurai 98 já são MPFI, logo temos peças mecânicas (coletor, bico injetor, etc..) e a eletrônica usa-se a programável!

Fica aberto a opinião dos amigos suzukeiros!

Abs,

Marvin_CPS
11/09/2013, 08:05
503,
A idéia ainda não é partir para mexer no bloco, e sim transformar o 1.3 EFI em u 1.3 MPFI mexendo somente no coletor de admissão e remapeamento da central para uma configuração mais potente, igual o kit Max-4 faz com os motores GM151 de opala.

Abs

Rainer 89
11/09/2013, 13:27
Marvin,

Sou um curioso em mecânica, andei pesquisando modificações leves pro motor do meu Sidekick, mesmo estando fora das minhas possibilidades no momento. Descobri muita coisa interessante, da pra mexer numa coisinha e outra e ir ganhando uns cavalinhos.
Pelo que pesquisei esses kits de injeção eletrônica da Fueltech são uma opção interessante pois da pra ganhar alguma potencia, ele tem memoria pra guardar mais de um mapa de injeção ou seja da pra ter mais de uma regulagem pro carro com parâmetro diferentes, ou seja da pra ter regulagens pra maior potencia e pra maior economia, alem de dar pra trocar os sensores do da injeção por sensores de carros nacionais bem mais fáceis de achar e baratos.
Outras modificações são colocar filtro de ar esportivo K&N, redimensionar coletor de escape e admissão.
Existem outras pequenas modificações que alguns dizem que traz benefícios outros que não funcionam de nada, como colocar Molykote A2 no óleo do motor e colocar termotape no nos dutos de escape e admissão. Na minha opinião não se ganha potencia mas o funcionamento do motor melhora.

P.S. Acho que pode ser complicado trocar o cabeçote do samurai pelo do Jimny ou Swift pois o motor desses carros usa sistema de corrente enquanto o samurai usa correia dentada. posso estar enganado mas é bom verificar.

Outra coisa a injeção do seu samurai é multiponto ou monoponto?

Cesinha_Valinhos
11/09/2013, 14:04
Olá,

Tambem não sou mecanico, mas gosto muito. Sempre me interessei em até mesmo "fazer em casa" uma injeção para colocar no motor 151 do Opala (na época eu tinha um CJ3A com esse motor).

Creio que as sugestões de filtros de melhor performance, passam longe do ideal de um veículo 4x4, pois esses filtros tem menor restrição, e, consequentemente menor "poder" de filtragem... Se tivesse espaço, colocar um filtro com uma área bem maior, com certeza teria o mesmo efeito pratico com a mesma eficiencia de filtragem.

Tenho um Samurai 97. Acho o motor dele faltando um pouquinho de potencia sim, principalmente quando estou com a familia..

Já pensei em colocar o motor do Vitara, pois é muito parecido fisicamente, mas não sei se vale o trabalho (regularização, inclusive.).

Uma das minhas ultimas "idéias", aliás, era fazer um sistema de ignição mapeada (com microcontrolador), utilizando pra isso, inclusive, sensor de detonação como nos módulos mais modernos. Sei que vou passar muito tempo pra desenvolver, mas seria mais por gosto do que tudo.

A opção de se colocar uma injeção multiponto, com certeza é possível. como eu não havia tido essa "ideia" ainda, não pesquisei o que seria a melhor opção (de qual carro). vai dar um pouco de trabalho e a potencia duvido que passaria dos 80 CV. O correto seria colocar um multiponto e remapear para ter melhor torque em baixa.

Enfim, é um assunto que me interesso bastante tambem apesar de não ter tempo pra me dedicar a fundo...


Mudando de assunto: Vou tirar o Body-lift (2") do meu Samuca. Sabe de alguem que tem interesse nos calços?

Abraços a todos

Cesar

Marvin_CPS
11/09/2013, 15:12
Fala Rainer,
O meu samuca é bloco G13BA, logo 1.3 monoponto (EFI) de 69cv.

A ideia não é trocar o cabeçote tb não.. nem mexer internamente no bloco.
A idéia é usar apenas o sistema de admissão, e pelo que pesquisei o do Swift seria o ideial, pois o bloco do motor é o mesmo, logo msm encaixe das flanges.

Porém vi que na admissão do swift existem algumas diferenças que podem implicar na adpatação.
Então a melhor saida seria comprar um coletor de admissão do samurai, ir num torneiro fazer os encaixes para os bicos e dai trabalhar na borboleta de entrada de ar (não sei se a TBI do original do samurai sem bico de injeção daria a vazão de ar que o motor MPFI precisaria. Pra ter uma idéia, no motor GM151 a galera monta um novo coletor com entrada para os bicos - 1 por cilindro - e usa o corpo de borboleta da S10).

Em relação às centrais programáveis, eu já vi que podemos usar vários programas msm, mas sempre com um unico combustível (ou alcool ou gasolina). Se juntar um bom remapeamento (mudando a curva de torque), acrescenta um bico por cilindro no motor e usando 2 bobinas (tipo um DIS ou DD) para aumentar a centelha, creio que ganhamos alguns bons pangarés sim... Não será nada como um turbo ou SuperCharge, mas tah valendo...


Marvin,

Sou um curioso em mecânica, andei pesquisando modificações leves pro motor do meu Sidekick, mesmo estando fora das minhas possibilidades no momento. Descobri muita coisa interessante, da pra mexer numa coisinha e outra e ir ganhando uns cavalinhos.
Pelo que pesquisei esses kits de injeção eletrônica da Fueltech são uma opção interessante pois da pra ganhar alguma potencia, ele tem memoria pra guardar mais de um mapa de injeção ou seja da pra ter mais de uma regulagem pro carro com parâmetro diferentes, ou seja da pra ter regulagens pra maior potencia e pra maior economia, alem de dar pra trocar os sensores do da injeção por sensores de carros nacionais bem mais fáceis de achar e baratos.
Outras modificações são colocar filtro de ar esportivo K&N, redimensionar coletor de escape e admissão.
Existem outras pequenas modificações que alguns dizem que traz benefícios outros que não funcionam de nada, como colocar Molykote A2 no óleo do motor e colocar termotape no nos dutos de escape e admissão. Na minha opinião não se ganha potencia mas o funcionamento do motor melhora.

P.S. Acho que pode ser complicado trocar o cabeçote do samurai pelo do Jimny ou Swift pois o motor desses carros usa sistema de corrente enquanto o samurai usa correia dentada. posso estar enganado mas é bom verificar.

Outra coisa a injeção do seu samurai é multiponto ou monoponto?

Marvin_CPS
11/09/2013, 15:23
Cesinha,
Concordo contigo, filtro esportivo pro off road fica um pouco complicado... Mas facil aumentar a cx de ar e a vazão da borboleta!

Tb acho o motor do samurai fraco para deslocamento... Na trilha ele vai bem pelo peso do jipe.
Em relação trocar de motor, iria de algum nacional tipo o AT1.6 de Golf, ou o AP1.8 Mi ou msm um GM2.4 de S10 (mais nesse a historia muda pois tem q reforçar muita coisa - cambio, eixos, etc) pelo preço e facilidade de reposição de peças.

Na vdd eu so queria escapar da "mafia" e enrosco de trocar o motor... Pra falar a vdd tenho medo das complicações que pode dar não só de documentação mas tb de mecânica....

Se conseguir ganhar uns 10cv a 15cv, subindo a potencia para uns 75cv - próximo a do motor do Vitara 1.6 - pra mim taria valendo, pois ganharia nas retomadas durante os deslocamento.

Em relação a adaptação, pelo que pesquisei teria 2 opções:
- usar um coletor original do samurai e adaptar num torneiro os bicos (acho que uns de AP1.6 ou GM1.4) e buscar uma borboleta casando com um flange no coletor do samurai ou usar a original;
- ou fazer um coletor dimensionado em torneiro e adaptar as demais coisas;

A segunda opção eu acho mais complicada, visto que no coletor do samurai tem alguns tuneis de agua para o sistema de refrigeração do motor, tanto que a cuba da termostatica fica acoplada ao coletor.

Anuncia os lifts aqui no forum ou no Rolo4x4.

Abs,



Olá,

Tambem não sou mecanico, mas gosto muito. Sempre me interessei em até mesmo "fazer em casa" uma injeção para colocar no motor 151 do Opala (na época eu tinha um CJ3A com esse motor).

Creio que as sugestões de filtros de melhor performance, passam longe do ideal de um veículo 4x4, pois esses filtros tem menor restrição, e, consequentemente menor "poder" de filtragem... Se tivesse espaço, colocar um filtro com uma área bem maior, com certeza teria o mesmo efeito pratico com a mesma eficiencia de filtragem.

Tenho um Samurai 97. Acho o motor dele faltando um pouquinho de potencia sim, principalmente quando estou com a familia..

Já pensei em colocar o motor do Vitara, pois é muito parecido fisicamente, mas não sei se vale o trabalho (regularização, inclusive.).

Uma das minhas ultimas "idéias", aliás, era fazer um sistema de ignição mapeada (com microcontrolador), utilizando pra isso, inclusive, sensor de detonação como nos módulos mais modernos. Sei que vou passar muito tempo pra desenvolver, mas seria mais por gosto do que tudo.

A opção de se colocar uma injeção multiponto, com certeza é possível. como eu não havia tido essa "ideia" ainda, não pesquisei o que seria a melhor opção (de qual carro). vai dar um pouco de trabalho e a potencia duvido que passaria dos 80 CV. O correto seria colocar um multiponto e remapear para ter melhor torque em baixa.

Enfim, é um assunto que me interesso bastante tambem apesar de não ter tempo pra me dedicar a fundo...


Mudando de assunto: Vou tirar o Body-lift (2") do meu Samuca. Sabe de alguem que tem interesse nos calços?

Abraços a todos

Cesar

Marvin_CPS
11/09/2013, 15:44
Cesinha,
Segue imagens do coletor do samurai e do swift gti.

Na imagem anexa existe o coletor de samurai carburado e injetado.

Coletor swift:
Coletor Admissão Suzuki Swift 1.3 Gti 16v Original - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507768427-coletor-admisso-suzuki-swift-13-gti-16v-original-_JM)

Coletor De Admissão Do Imp Suzuki Swift 1.3 16v Gti Consulte - R$ 139,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509741946-coletor-de-admisso-do-imp-suzuki-swift-13-16v-gti-consulte-_JM) (melhor visualização do sistema da TBI)

Coletor Samurai
Suzuki Samurai Intake Manifold | eBay (http://www.ebay.com/itm/Suzuki-Samurai-Intake-Manifold-/271271562102?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f290b8b76&vxp=mtr)

Veja que no coletor do swift teria muito espaço para trabalhar com os bicos e daria para aproveitar a borboleta (acho que a vazão seria maior que o motor foi modificado para ser um 16V e ter 100cv), mas não sei como seria a parte do sistema de refrigeração.
No coletor do samurai, teria que ver o espaço para trabalhar com os bicos....

Abs

Cesinha_Valinhos
11/09/2013, 16:58
Vou estudar melhor a hora que chegar em casa...

Parece que o coletor do meu é ainda diferente dos dois que vc colocou no anexo!!!

Abraços

Cesinha_Valinhos
12/09/2013, 00:12
Cesinha,
Segue imagens do coletor do samurai e do swift gti.

Na imagem anexa existe o coletor de samurai carburado e injetado.

Coletor swift:
Coletor Admissão Suzuki Swift 1.3 Gti 16v Original - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507768427-coletor-admisso-suzuki-swift-13-gti-16v-original-_JM)

Coletor De Admissão Do Imp Suzuki Swift 1.3 16v Gti Consulte - R$ 139,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509741946-coletor-de-admisso-do-imp-suzuki-swift-13-16v-gti-consulte-_JM) (melhor visualização do sistema da TBI)

Coletor Samurai
Suzuki Samurai Intake Manifold | eBay (http://www.ebay.com/itm/Suzuki-Samurai-Intake-Manifold-/271271562102?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f290b8b76&vxp=mtr)

Veja que no coletor do swift teria muito espaço para trabalhar com os bicos e daria para aproveitar a borboleta (acho que a vazão seria maior que o motor foi modificado para ser um 16V e ter 100cv), mas não sei como seria a parte do sistema de refrigeração.
No coletor do samurai, teria que ver o espaço para trabalhar com os bicos....

Abs

Marvin,

Realmente o meu é diferente. não dá pra ver muito bem, mas atras tem a valvula EGR.

430503

No caso de adaptar do Swift, será que as furações batem? Lá é 16V..
Não sei se vale a pena não. Quanto à vazão, não creio que mude, pois quem determina é o deslocamento cúbico pela rotação... Como não vamos alterar nada neste sentido... Se for trocar o cabeçote, sim, pois as valvulas "a mais" podem facilitar o "enchimento" das camaras.

Quanto à refrigeração que vc cita, na verdade a função é aquecer o coletor para não haver condensação da mistura ao longo do coletor. (lembra os VW com carburação simples?). Isso só é importante quando a mistura é feita distante da admissão do cilindro. Aliás, quanto mais frio o ar, melhor... (= maior massa).
Nos multiponto, o bico injeta bem na cabeça da válvula, onde já está quente e a mistura é feita alí mesmo. Por isso que no Alcool só funciona bem se for MPI. Motores carburados e SPI sempre tem que aquecer antes de começar a exigir, se não a mistura se liquefaz e não queima (o álcool só queima acima de 14ºC). Na gasolina não dá pra perceber muito porque ela queima, se não me engano acima de -40ºC.

Pra falar a verdade, eu acho que não vale a pena em ganho de potenciaxcustoxtrabalho a adaptação. Mas se fosse pra colocar, eu colocaria uma injeção bem comum, como a do corsa super 96.. É MPI, mas não é sequencial... E lá (no corsa) ele ganhou 10HP (ou CV, não lembro) em relação ao Wind (EFI)...

É um sistema relativamente simples e os sensores não são muito mais do que já temos no Samuca. São diferentes, mas os pontos de instalação já estão lá..Não sei se tem sensor de detonação. Se tiver, precisa ver no bloco do Samurai se tem onde por.

O sistema de ignição tambem muda. O distribuidor cai fora.

Precisa tambem, adaptar uma "roda fônica" na polia do motor.

É isso aí.. Qual era a sua idéia?

Abraços

Cesinha

Marvin_CPS
12/09/2013, 10:13
Cesinha,
Ta parecendo diferente msm...
Tava olhando o meu ontem, mas não tirei foto...
Uma coisa que vi foi que se for usar o coletor do samuca, terei pouco espaço e pouco angulo para trabalhar com o bicos...

Em relação ao Swift, a furação bate sim, pois os blocos são os msm (O G13BA), a grande diferença ta no comando de valvula (pulando de incriveis 69cv para 100cv). Tudo bem que o coletor do samurai tem furos arredondados e o coletor do swift furos achatados... Isso tb achei estranho.. Mas ja descartei esse coletor....

Na refrigeração, vc tem razão, tinha me esquecido dessa parte que pra manter o sistema com bom rendimento a TBI deve estar aquecida, por isso a presença dos tuneis ali.... Numa MPFI podemos descartar tal presença...

Bem pensando em relação a adpatar um novo sistema, tipo do corsa! Como vou usar uma central programavel, posso excluir todo o sistema original do samuca (TBI, MAP, MAF, etc...) e colocar tudo de outro carro, como por exemplo o do corsa super msm. A parte de sequencia dos bicos e controle da abertura da borboleta e companhia - MAP, EGR, etc. - vem controlada pela nova central, daria para casar os sistema com alguns ajustes sim... A unica coisa a mais seria um flange para casar a furação do bloco com o novo coletor -essa parte teria que estudar bem - e a roda fonica para fazer o comando girar... No caso da ASPRO da Hardware, tem como usar o distribuidor ao inves de roda fonica, seria uma opção tb!

O interessante de usar as peças de corsa, seria que as peças de GM são baratas, e o custo da adaptação cairia bem...
Precisaria ver qtos pangares ganharia com isso... rs.s!

Realmente não sei se valeria a penas, mas seria uma brincadeira interessante de ser feita!
Vou dar uma estudada e conversar com uns amigos mecanicos...

Abs,

marcusjal
12/09/2013, 10:53
Apenas para confirmar: o coletor dos 93/95 é diferente sim dos 96/98! Na verdade toda a parte de injeção é diferente, inclusive o módulo e chicote. A sonda lambda também é diferente se não engano.

Eu nunca vi o motor do jimny 98, mas eu suponho que o do samurai 96/98 seja o mesmo.

Cesinha_Valinhos
12/09/2013, 11:10
Bom dia,

É realmente tem que dar uma estudada pra ver quanto tempo e quanto custa tudo isso.

Vc disse que o Swift tem mais de 100CV? caramba, não sabia... Então o "resto" do motor aguenta bem.. Tá parecendo GM151/GM250 que dá pra dobrar a potencia sem alterar nada na parte de baixo!!. rsrs

Assim sendo, vc já pensou em um compressor volumétrico tipo o do antigo Fiesta Supercharger? Já que é pra ganhar só um pouco de potencia... Ou então uma turbinha pequena (pra encher rápido) e com uns 0,3 Kg de pressão...

"Ideias, ideias, ideias...." rs

Abraços

Marvin_CPS
12/09/2013, 11:57
Marcusjal,
Sim, o sistema muda msm, somente mantem o bloco...
Veja que comparei os coletores com o Cesinha e já notamos as diferenças!
Não procurei informações do motor do Jinmy, então não sei qual o bloco e sistema de injeção.


Cesinha,
Creio que os maiores custo nesse caso de usar as peças de corsa seria 3:
- MO Mecanico / Torneiro
- Flange de ligação bloco/coletor corsa
- Central programavel (na faixa de R$900,00 a mais barata)

Qto ao motor do swift, veja o relato abaixo (ele tem 100cv, não mais que isso):

G13, quando relacionado a Samurai,/Suzukis, é só designação para quando existem
peças equivalentes entre o G13A e G13BA. Samurai sai do 1.0 direto para o G13A
G13A é o primeiro motor que equipou o samurai após o F10A que era 1000 65,5 x
72 (bore x strole), mudando bore x stroke mudou o código do motor que pula de F
para G.

Muda então o bloco, Bore x Stroke (diametro do cilindro x deslocamento) = 74 x
77 e usa taxa de compressao 8,9:1 (pistão cavado) carburados claro pela não
existência ainda da injeção eletrônica.

G13B é quando passa a ser Bore x Stroke de 74 x 75,5 Usa taxa de compressão
8,9:1 (pistão cavado)
G13BA quando a taxa de compressão muda para 9,5:1 (pistão plano) vai de 1993 a
1999 aqui no Brasil e todos são injetados

A diferença entre o motor do Samurai Helicoidal Injetado e o Feixe injetado
está somente na injeção, melhoria de parâmetro para minimizar emissões
atmosféricas. Na prática tem a mesma potência e torque, embora o Samurai
helicoidal tenda a ser mais gastão pelo maior controle de gases de emissão.

O Swift GTi, com aquelE motor bala, de 100cv, é praticamente o G13B com
cabeçote 16v com duplo comando, pistão passa a ser plano para aumentar taxa de
compressão (10,5:10) contanto ainda com ignição e eixo girabrequim diferente,
este foi chamado de G13K, mas por ai vemos designado erradamente como G13B.
Esse motor foi realmente um salto de G (h,i, j) para K.


Qto a parte de ganhar cv usando turbo eu acho dificil, pois pelos relatos que já vi não existe kit especifico, e qdo se monta um o motor do samurai nunca responde bem, e acaba perdendo tempo e $$ demais. Ou seja, nunca vi turbo em motor original de samurai.. A não ser que o motor seja AP, rs.s....
Em relação ao uso de supercharge (os famosos M24 de Fiesta com custo de R$900 em media) o uso é legal, mas o custo gira alto tb...
Tem um amigo aqui do forum que colocou num vitara modificado (é o mauricioalan32 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/26418.html) -http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim.html), lembro de ter lido em algum lugar que o custo final ficou na casa dos R$2.000,00 e teve de usar bico auxiliar, valvula de alivio, clamper, etc etc etc..
A vtr ficou outra coisa nas retomadas, segundo ele disse, mas teve q limitar a pressão em 0,6kg pro motor não ratiar muito...

O ruim de usar o superchager é que se perde o AC (no meu caso o samuca é metal top, logo se torra dentro no calor) e as polias são V e não Poli-V, o que prejudica um pouco o funcionamento da criança...

Ainda optaria por melhorar o sistema de admissão antes de mexer com outras opções!

Abs,

Fabil
12/09/2013, 12:27
esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim

Cesinha_Valinhos
12/09/2013, 12:44
esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim

Boa tarde Fabil.

Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

Abraços

Marvin_CPS
12/09/2013, 14:32
Fabil,
Não discordo de vc... O bom e velho AP sempre cai bem..
Mas e pra quem não quer mudar de motor, quer fugir da MO de adpatação e BURROcracias do Detran, como faz?! Não tem jeito?! A solução vai ser sempre trocar o motor?!

Não sei se mexer apenas na admissão do motor, com poucos peças e MO vai ser tão caro que o fato de trocar o motor compensa.. Aqui na regiao de SP tem AP na casa de R$1.800 a R$3.000, mais pelo menos R$2.000 de MO de um bom mecanico. Só ai já foram, no melhor dos casos, R$3.800,00...

Não queria fazer um mega motor, so queria melhorar um pouco o rendimento do meu 1.3L EFi....
Se fosse pra partir pro pau msm, tb não iria de AP, partiria logo pra ignorancia e iria de GM2.4... Mas ai são outros cavalinhos... rs.s....




esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim

Marvin_CPS
12/09/2013, 14:34
Cesinha,
Já vi gente colocar motor 1.6 de Vitara, assim como o 2.0 de GV (este feito pela RC4x4 como na foto anexa).

No samuca cabe muito bem os 4.3 V6 de Blazer, assim como os V8 smallblock como fazem os americanos...
nos USA existem kit prontos para instalação desde 4cc, V6 e até V8.

Mas lembrando, subindo muito o motor e não dosando o pé = quebra na certa!

Abs,




Boa tarde Fabil.

Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

Abraços

Marvin_CPS
12/09/2013, 14:36
Ta ai email da RC4x4 falando do samuc que tava na Fenajeep do ano passado.

"...

Eu particularmente não gosto de alterar a motorização, pois hoje em dia envolve muita eletrônica, mas neste caso o cliente quis fazer de qualquer jeito e compramos uma sucata de GranVItara 2.0 automático que foi transplantado pro Samurai. A MDO para este transplante ficou em R$ 4000,00.

Neste carro foi colocado um kit de suspensão básico completo por R$ 7000,00 já inclusa MDO e 2 eixos reforçados com diferencial DANA 44 ao custo de R$ 13800,00 o dianteiro + 9000,00 o traseiro. Neste eixos já estavam inclusas homocinéticas reforçadas (garantia ilimitada) e semi eixos usinados aqui em 4340 com garantia de 1 ano + bloqueios elocker, etc...
A direção hidrostática fica instalada por mais R$ 4500,00.

Depois tem mais perfumaria, como:
Fender flares instalados por R$ 1000,00
Rockslider lateral R$ 850,00
Gaiola Interna R$ 4000,00
Pneus 37”x12,5 R17” trepador competition R$ 6000,00
Rodas aro 17” co beadlocks feitas aqui R$ 3000,00

Etc.
Etc...

Att,

RC EQUIPAMENTOS 4x4"

Fabil
12/09/2013, 14:46
Boa tarde Fabil.

Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

Abraços


é só aparente a semelhança... o padrao de furaçao do bloco do motor G16 ( vitara)é diferente do G13 ( samurai) logo vai ter que fazer flange p/ adaptar no cambio etc..etc...

basicamente o mesmo trabalho que vc teria em adaptar um VW AP, porem optando pelo G16 vai continuar com um motor importado de manutençao muito mais cara que um AP.

sem falar que o G16 tem apenas 79cv, enquanto que um AP 2.0 por exemplo te dá 116cv

enfim, é possivel sim, mas pelo mesmo custo ( ou até menos) colocaria um AP .

Fabil
12/09/2013, 14:50
Fabil,
Não discordo de vc... O bom e velho AP sempre cai bem..
Mas e pra quem não quer mudar de motor, quer fugir da MO de adpatação e BURROcracias do Detran, como faz?! Não tem jeito?! A solução vai ser sempre trocar o motor?!

Não sei se mexer apenas na admissão do motor, com poucos peças e MO vai ser tão caro que o fato de trocar o motor compensa.. Aqui na regiao de SP tem AP na casa de R$1.800 a R$3.000, mais pelo menos R$2.000 de MO de um bom mecanico. Só ai já foram, no melhor dos casos, R$3.800,00...

Não queria fazer um mega motor, so queria melhorar um pouco o rendimento do meu 1.3L EFi....
Se fosse pra partir pro pau msm, tb não iria de AP, partiria logo pra ignorancia e iria de GM2.4... Mas ai são outros cavalinhos... rs.s....


se vc nao se preocupa com o custo$$$ e quer ficar livre da burocracia/adaptaçao p/ ganhar 10~20 pangarés vai fundo... mete uma injeçao MI e cabeçote de Swift GTI. é o maximo que vc poderá fazer pelo G13 aspirado.

depois vc nos conta como ficou o "Custo x Pangarés" :mrgreen:

T+

Marvin_CPS
12/09/2013, 15:48
Fabil,
Não seria o fato de me preocupar com o custo, isso me preocupa sim...
Mas acho que a mudança de motor seria trabalhosa do mesmo jeito, senão mais cara.

Eu pensei em mudar o motor do meu sim, inclusive tive proposta de colocar um motor AT1.6 de Golf aos custo de R$2.500 o motor completo com ECM original e mais R$2.000pra MO de mecânica de adaptação. Sem falar nos custos de Detran, que morreriam facil uns R$500,00 (so taxa de doc é R$247,00 aqui em SP).

Achei caro demais....

Marvin_CPS
12/09/2013, 15:50
Cesinha,
Olha esse video que achei.. Além do kra injetar o samuca (veja como o cofre ficou livre dos 500 mil sensores do motor original) o kra turbinou e conseguiu tirar nda menos que 120cv do motorzinho....
Bem interessante....

Pelo visto primeira visão pensei que o kra tinha usado o coletor original do samurai, mas quando chega em 1 min do video que ele mostra a parte de tras do coletor, veja que não foi original... Comparei com as fotos que temos aqui e a parte de tras do coletor não bate com nenhum dos nossos... Me parece que foi um híbrido de algum veiculo...

suzuki samurai 1300 turbo ie. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SpSb9xJ8mMQ)

Fabil
12/09/2013, 16:31
Fabil,
Não seria o fato de me preocupar com o custo, isso me preocupa sim...
Mas acho que a mudança de motor seria trabalhosa do mesmo jeito, senão mais cara.

Eu pensei em mudar o motor do meu sim, inclusive tive proposta de colocar um motor AT1.6 de Golf aos custo de R$2.500 o motor completo com ECM original e mais R$2.000pra MO de mecânica de adaptação. Sem falar nos custos de Detran, que morreriam facil uns R$500,00 (so taxa de doc é R$247,00 aqui em SP).

Achei caro demais....

num horizonte de 5000,00 com swap de motor vc vai ficar reclamando por causa de R$500,00 com taxas de detran?? fala serio...

cara.. esse AT 1.6 do golf, se nao me engano a ECM original precisa do painel original p/ funcionar, dai vai mais adaptaçao complexa com a montagem.. alias, a maioria dos motores recentes ( 2005 p/ ká) nao rola de usar a ECU original, pois em sua maioria sao compartilhadas com varios sistemas eletronicos do carro.. dai vc terá de usar injeçao programavel ( fueltech, pandoo, megasquirt etc..) e vai somando $$$$, nenhuma delas custa menos de 2mil.. só o modulo, fora M.O de montar e programar.

por isso que volto e repito, swap de motor p/ suzuki até hoje nao existe nenhum custo x beneficio que supere os VW AP ( sem ser FLEX, pois a ECM dos FLEX precisa do painel), compra um AP 2.0 de um santana de 1996 até 2005 gasolina ( se achar um que seja SEM CHAVE CODE melhor ainda)... é só transplantar o motor, chicote e ECM p/ dentro do samurai bater na chave e pronto...

um GM 2.0 ou 2.2 do inicio da decada de 2000 tambem é uma boa pedida.

quanto vc acha que vai gastar p/ no motor original p/ colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI??

Marvin_CPS
12/09/2013, 17:13
Não reclamei dos R$500,00, apenas falei que fora os R$5k de motor e MO iria mais esse valor para regularizar....

Sim, os AT1.6 precisam de um monte de coisa, igual os GM2.4 das S10 novas.
Tenho um amigo montando um Baja com esse motor, e apesar dele usar uma central da Hardware (mais barata - R$900,00 - e taum boa qto uma pandoo, fueltech, etc.) ele optou por usar o painel original por causa do code.

Mas eu não usaria a central original não, iria de programável tb e tentaria vender a ECM original com chicote, painel e afins (o preço do motor era o msm com ou sem essas parafernalhas).

Vejo que vc ainda não captou a ideia. Eu não usaria nada mais que o coletor do Swift adaptando 4 bicos nele.
Não quero transformar meu 8V num 16V, trocando comando, tendo q rebaixar pistão e afins e mexer no bloco.

Queria ver de colocar uma admissão nova para transformar o EFI em MPFI e ter alguma vantagem com isso (trocar todos aqueles sensores chatos do samurai deixando ele mais "clean"), aproveitando e usando uma central programavel para ter 2 opções: uma programação mais mansa para andar na cidade e ficar mais economico e outra programação mais agressiva para usar na trilha.

Melhor que usar o coletor do swift, seria pensar na idéia que o Cesinha falou, usar o coletor do Corsa Super 1.6L que é MPFI sem muitas frescuras, e alguns sensores desse coletor e ser feliz....
(Veja que no video que postei a pouco o kra injetou e turbinou ganhando míseros 120 cavalinhos... Particularmente acho que um dos problemas que não dá certo turbo em motor original do samurai é pelo monte de sensor que ele apresenta na admissão, oq pode ser resolvido com uma admissão IE multiponto de outro carro. Sim sim... Turbo não implica somente na admissão, tem mais coisas envolvidas, eu sei....).

Simples assim...
Nessa receitinha, não acho que saia muita coisa kra.... Coletor tem de monte em FV para comprar contar e adpatar fazendo flange de encaixe. Corpo de borboleta tb tem um monte a baixo custo e que atende bem o negocio. Caro vai ser a central (na casa dos R$900), o conjunto de bico e a MO do mecânico camarada!
No chutometro, bem chutado uns R$2k e olha lá....
Sei que este custo é +/- o de se colocar um SuperCharger M24 Eaton... Mas qto tempo o motor aguentaria com essa pressão maior do SC?! tb tem q levar essa parte em conta.. Mudando somente admissão, tenho ctz que a vida util do motor não muda como a do SC....

Posso estar errado, mas se não der certo, é voltar ao original e ser feliz..
Jipe é isso = arriscar e inovar!

Abs

marcusjal
12/09/2013, 18:03
num horizonte de 5000,00 com swap de motor vc vai ficar reclamando por causa de R$500,00 com taxas de detran?? fala serio...

cara.. esse AT 1.6 do golf, se nao me engano a ECM original precisa do painel original p/ funcionar, dai vai mais adaptaçao complexa com a montagem.. alias, a maioria dos motores recentes ( 2005 p/ ká) nao rola de usar a ECU original, pois em sua maioria sao compartilhadas com varios sistemas eletronicos do carro.. dai vc terá de usar injeçao programavel ( fueltech, pandoo, megasquirt etc..) e vai somando $$$$, nenhuma delas custa menos de 2mil.. só o modulo, fora M.O de montar e programar.

por isso que volto e repito, swap de motor p/ suzuki até hoje nao existe nenhum custo x beneficio que supere os VW AP ( sem ser FLEX, pois a ECM dos FLEX precisa do painel), compra um AP 2.0 de um santana de 1996 até 2005 gasolina ( se achar um que seja SEM CHAVE CODE melhor ainda)... é só transplantar o motor, chicote e ECM p/ dentro do samurai bater na chave e pronto...

um GM 2.0 ou 2.2 do inicio da decada de 2000 tambem é uma boa pedida.

quanto vc acha que vai gastar p/ no motor original p/ colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI??

Não quero desvirtuar o tópico do Marvin, mas esse teu comentário me deixou preocupado Fabil! Eu já perguntei em alguns tópicos sobre utilizar a ECU original no GM 2.4 que estou adaptando, mas ninguém havia me dito com a certeza que tu disse agora, que não funciona! Pra ser bem sincero, eu acredito que não funcione mesmo, mas o mecânico me garantiu que faz funcionar! Que já teria feito inclusive. Quero só ver!

Abs!

marcusjal
12/09/2013, 18:06
Marvin,

outra coisa... já comecei a olhar os valores das taxas de detran e etc, e assim: esses R$ 500,00 que tu estimou aí, são apenas para as taxas do detran, considerando que o novo motor não seja de potência/combustível diferentes. Que no caso não seria necessário o trabalho de um despachante. No meu caso, não tenho como ir no detran e pagar apenas as taxas. Vou ter ainda o custo dos serviços do despachante, que no total vai ficar em 1k e 1.5k!

Lucas Lee
12/09/2013, 19:38
Não reclamei dos R$500,00, apenas falei que fora os R$5k de motor e MO iria mais esse valor para regularizar....

Sim, os AT1.6 precisam de um monte de coisa, igual os GM2.4 das S10 novas.
Tenho um amigo montando um Baja com esse motor, e apesar dele usar uma central da Hardware (mais barata - R$900,00 - e taum boa qto uma pandoo, fueltech, etc.) ele optou por usar o painel original por causa do code.

Mas eu não usaria a central original não, iria de programável tb e tentaria vender a ECM original com chicote, painel e afins (o preço do motor era o msm com ou sem essas parafernalhas).

Vejo que vc ainda não captou a ideia. Eu não usaria nada mais que o coletor do Swift adaptando 4 bicos nele.
Não quero transformar meu 8V num 16V, trocando comando, tendo q rebaixar pistão e afins e mexer no bloco.

Queria ver de colocar uma admissão nova para transformar o EFI em MPFI e ter alguma vantagem com isso (trocar todos aqueles sensores chatos do samurai deixando ele mais "clean"), aproveitando e usando uma central programavel para ter 2 opções: uma programação mais mansa para andar na cidade e ficar mais economico e outra programação mais agressiva para usar na trilha.

Melhor que usar o coletor do swift, seria pensar na idéia que o Cesinha falou, usar o coletor do Corsa Super 1.6L que é MPFI sem muitas frescuras, e alguns sensores desse coletor e ser feliz....
(Veja que no video que postei a pouco o kra injetou e turbinou ganhando míseros 120 cavalinhos... Particularmente acho que um dos problemas que não dá certo turbo em motor original do samurai é pelo monte de sensor que ele apresenta na admissão, oq pode ser resolvido com uma admissão IE multiponto de outro carro. Sim sim... Turbo não implica somente na admissão, tem mais coisas envolvidas, eu sei....).

Simples assim...
Nessa receitinha, não acho que saia muita coisa kra.... Coletor tem de monte em FV para comprar contar e adpatar fazendo flange de encaixe. Corpo de borboleta tb tem um monte a baixo custo e que atende bem o negocio. Caro vai ser a central (na casa dos R$900), o conjunto de bico e a MO do mecânico camarada!
No chutometro, bem chutado uns R$2k e olha lá....
Sei que este custo é +/- o de se colocar um SuperCharger M24 Eaton... Mas qto tempo o motor aguentaria com essa pressão maior do SC?! tb tem q levar essa parte em conta.. Mudando somente admissão, tenho ctz que a vida util do motor não muda como a do SC....

Posso estar errado, mas se não der certo, é voltar ao original e ser feliz..
Jipe é isso = arriscar e inovar!

Abs

Fabil, td mundo aprende e as nossas opiniões são formadas a partir das opiniões dos outros e das nossas também. Vejo muito por aqui (Salvador) muita adaptação (motor daquilo + câmbio daquilo), mas poucas são bem feitas. Existe um vitara aqui com quase tudo de tr4 (quase tudo mesmo) e bem feita (motor zer km, inclusive). Mas na minha modesta e humilde opinião foi gasto uma montanha de dinheiro que eu não tenho. Se tivesse gastava também!!!! hehehee

A sugestão do Marvin campineiro é boa (minha opinião) e essa de receita de bolo da troca do motor do samurai para o AP não é barata. Talvez o nível ($$) dos seus clientes seja uma média mais alta que a média das pessoas que fazem essa troca.

No meu caso ainda estou melhorando outras coisas no samurai. E nem sei se o motor seria um item a ser trocado. Acho que trocaria logo de carro e não o motor. O bloqueio que coloquei, por exemplo, foi motivo de muita pesquisa e vi que muita gente fala muito do mesmo mas nunca tem uma opinião própria.

Até concordo que os seus clientes devam colocar o motor AP com a maior parte das adaptações necessárias mas tb acredito que desde o original até o AP existam outras coisas a serem feitas (desde revisão, troca de filtro, cabos, etc) para se ter um melhor rendimento.

O que mais me anima é a troca de informações, essas dicas de motor só funcionar com painel, etc. Para mim que sou um leigo é muito interessante sim.

Esses são meus 10 cents de contribuição.

Cesinha_Valinhos
12/09/2013, 23:57
Não reclamei dos R$500,00, apenas falei que fora os R$5k de motor e MO iria mais esse valor para regularizar....

Sim, os AT1.6 precisam de um monte de coisa, igual os GM2.4 das S10 novas.
Tenho um amigo montando um Baja com esse motor, e apesar dele usar uma central da Hardware (mais barata - R$900,00 - e taum boa qto uma pandoo, fueltech, etc.) ele optou por usar o painel original por causa do code.

Mas eu não usaria a central original não, iria de programável tb e tentaria vender a ECM original com chicote, painel e afins (o preço do motor era o msm com ou sem essas parafernalhas).

Vejo que vc ainda não captou a ideia. Eu não usaria nada mais que o coletor do Swift adaptando 4 bicos nele.
Não quero transformar meu 8V num 16V, trocando comando, tendo q rebaixar pistão e afins e mexer no bloco.

Queria ver de colocar uma admissão nova para transformar o EFI em MPFI e ter alguma vantagem com isso (trocar todos aqueles sensores chatos do samurai deixando ele mais "clean"), aproveitando e usando uma central programavel para ter 2 opções: uma programação mais mansa para andar na cidade e ficar mais economico e outra programação mais agressiva para usar na trilha.

Melhor que usar o coletor do swift, seria pensar na idéia que o Cesinha falou, usar o coletor do Corsa Super 1.6L que é MPFI sem muitas frescuras, e alguns sensores desse coletor e ser feliz....
(Veja que no video que postei a pouco o kra injetou e turbinou ganhando míseros 120 cavalinhos... Particularmente acho que um dos problemas que não dá certo turbo em motor original do samurai é pelo monte de sensor que ele apresenta na admissão, oq pode ser resolvido com uma admissão IE multiponto de outro carro. Sim sim... Turbo não implica somente na admissão, tem mais coisas envolvidas, eu sei....).

Simples assim...
Nessa receitinha, não acho que saia muita coisa kra.... Coletor tem de monte em FV para comprar contar e adpatar fazendo flange de encaixe. Corpo de borboleta tb tem um monte a baixo custo e que atende bem o negocio. Caro vai ser a central (na casa dos R$900), o conjunto de bico e a MO do mecânico camarada!
No chutometro, bem chutado uns R$2k e olha lá....
Sei que este custo é +/- o de se colocar um SuperCharger M24 Eaton... Mas qto tempo o motor aguentaria com essa pressão maior do SC?! tb tem q levar essa parte em conta.. Mudando somente admissão, tenho ctz que a vida util do motor não muda como a do SC....

Posso estar errado, mas se não der certo, é voltar ao original e ser feliz..
Jipe é isso = arriscar e inovar!

Abs

Concordo com "jipe é isso = arriscar e inovar"

O assunto começou com ganho de 10 a 15 CV e o pessoal já passou de 100CV!!!

Creio que existam tópicos que tratam dos assuntos acima dos 100CV e pelo que entendi, queremos discutir neste, o ganho de 15CV!!!

Não é o caso aqui, discutir se o AT, AP ou GM2.4 de 150CV compensa...

Vejo isso como uma coisa sem fim. Eleva-se a potencia original da viatura em praticamente o dobro.. Troca cambio, Troca caixa de transferencia (sem dúvida nos 97->). troca eixo com diferencial. Etc....

No caso atual, não se mexe em nada alem do motor. E tudo tende a ficar melhor com os 15 CV a mais. E manter a durabilidade.

É isso aí...

Vamos pensar um pouco menor e continuar o tópico..

Daqui podem sair boas idéias..

Abraço a todos

Rainer 89
13/09/2013, 01:39
Também concordo!

To com o Lucas e o Cesinha...

Não tava querendo me meter mto no tópico já que não sou um entendido quando o assunto é Samurai. Mas pessoalmente não sou um fã da ideia de ficar trocando motor de viatura, especialmente nos Suzukis que tem uma mecânica extremamente sofisticada e bem pensada. Os motores da suzuki são obras primas de engenharia.
Outra opinião é que troca de motor não chega a ser uma "receita de bolo"... "Receita de bolo" é a modificação que um entusiasta faz em casa sem grandes recursos. Troca de motor é procedimento complicado com resultados variados.

Não existe uma "receita de bolo" por aqui pra modificar o motor do samurai, mas procurando em páginas gringas sem duvida tem alguma coisa. Ta na hora de ter uma receita brasileira.

Fabil
13/09/2013, 07:51
Lucas, Cezinha e Rainer... vcs ainda nao captaram o que eu estou querendo dizer.... eu como elaboro projetos/adapçoes em jipes o primeiro passo antes de começar a fazer algo é analizar o CUSTO x BENEFICIO... se o custo beneficio nao ficou legal eu já abandono a ideia e procuro outra alternativa..

é justamente nessa tecla que estou batendo.... arrancar 20cv do motor ( aspirado) orginal do samurai nao vai sair barato.

Lucas.. procura no Pirate4x4.Com - The largest off roading website in the world. (http://www.pirate4x4.com) e vc verá... os gringos nao perdem tempo e nem gastam um centavo sequer com performance do motor G13, eles jogam no lixo e colocam outro motor de maior cilidrada.

bom.. mas vamos deixar de blá-blá-blá que nao vai levar em nada.. ô Marvin, converta logo o seu G13 p/ multiponto, passa no dinamomentro e mostra p/ nós quanto deu de potencia e qual foi o custo da brincadeira :concordo:

Cesinha_Valinhos
13/09/2013, 11:16
Bom dia a todos,


Fabil, acho entendi sim.
Tanto que eu perguntei a voce a possibilidade de troca pelo 1.6 do vitara.


Não o conheco, mas pelas suas postagens vejo que voce tem muito conhecimento
do assunto. Deve ser a sua área de trabalho, OK?


Respeito absolutamente o teu conhecimento.


Posso talvez ter entendido de outra forma o assunto. Essa não é minha área
de atuação. Sou um mero curioso, mas gosto muito de "invenções". Nem sempre
(ou nunca!) elas compensam finenceiramente, mas sim como realização e
experiências. Pura diversão!


São dois objetivos diferentes:


Uma adaptação eficaz e compensadora


Outra só curiosidades e o prazer de "fazer".


É isso.


Abraços.

Lucas Lee
13/09/2013, 23:00
Lucas, Cezinha e Rainer... vcs ainda nao captaram o que eu estou querendo dizer.... eu como elaboro projetos/adapçoes em jipes o primeiro passo antes de começar a fazer algo é analizar o CUSTO x BENEFICIO... se o custo beneficio nao ficou legal eu já abandono a ideia e procuro outra alternativa..

é justamente nessa tecla que estou batendo.... arrancar 20cv do motor ( aspirado) orginal do samurai nao vai sair barato.

Lucas.. procura no Pirate4x4.Com - The largest off roading website in the world. (http://www.pirate4x4.com) e vc verá... os gringos nao perdem tempo e nem gastam um centavo sequer com performance do motor G13, eles jogam no lixo e colocam outro motor de maior cilidrada.

bom.. mas vamos deixar de blá-blá-blá que nao vai levar em nada.. ô Marvin, converta logo o seu G13 p/ multiponto, passa no dinamomentro e mostra p/ nós quanto deu de potencia e qual foi o custo da brincadeira :concordo:

Eu entendi sim. Só tenho opinião diferente, ué...
E essa da gringolândia não é exclusividade de samurai não. São todos os carros. Outro dia estava lendo uma revista e o cara perguntava se o Bronco (acho que era, não lembro) era um bom carro. O editor respondeu para ele comprar o bronco e já comprar os eixos da explorer junto, comprar outras peças de outros carros. A realidade é outra. Basta o cara estalar os dedos e o motor está no lugar. Gastando desde muito pouco até muito muito. Espero que agente chegue perto disso um dia. Já está bem melhor mas bem que podia ser menos sofrido né?

Mas o melhor de tudo é: AMANHÃ TEM TRILHA NOVAMENTE hahahhaha

Jqest
15/09/2013, 00:03
Pessoal,

não daria para utilizar o corpo de borboleta de alguma moto? Abaixo algumas fotos e videos que achei na internet.

http://img189.imageshack.us/img189/7258/user20520pic26712616786.jpg

http://img122.imageshack.us/img122/3472/gsxrcarbwb0.jpg

GSXR loaded Samurai - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5lFe8jEHon4)

Running a GSXR600 bike carb on my suzuki samurai - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=M-a72i9Jojk)

SDS,
Renan

Marvin_CPS
16/09/2013, 09:54
Jquest,
Até daria, mas veja que esses samucas são carburados, e estamos falando de injetar os motores a 4 bicos, deixando de ser 1 bico apenas, como é o original de fabrica!

Marvin_CPS
16/09/2013, 13:55
Esse fds fui conversar com um amigo mecanico, que gosta de fazer essas adaptações loucas! Rs.s

Ele já fez fusca injetado a 4 bicos (motor boxter), já fez o de opala (GM151), tanto kit pronto quanto montagem de kit por ele....

Pensamos em 3 idéias com custo parecidos.

1 - Usando o coletor de samurai ou de swift (apesar de não bater a furação e o coletor do swift ser ovalado e o bloco do samurai furo redondo) - interessante na ideia de usar do samurai que usa a msm furação e tem os canais para a circulação da água assim como local da termostática; o ruim seria a baixa vazão da entrada de ar (no nosso ponto de vista). Do swift teria q fazer uma flange par "acertar" os furos e guias do bloco; bom desse coletor que já tem um melhor dimensionamento para maior entrada de ar. Nos dois casos teria que fazer flange para receber a TBI do corsa;

2 - Usando o coletor de algum carro como falado, focando no de corsa/celta mpfi (que pelas buscas o coletor é o mesmo para corsa/celta 1.0L e Corsa 1.6L) - se a distancia entre os canos do coletor bater com as distancias entra as entradas do bloco seria a perfeição da adaptação. Dai é so fazer a flange de ligação coletor/bloco;

3 - Fazendo um novo coletor de alumínio (com furação para circulação de água). Melhor de todos os casos, porém o mais trabalhoso!

Em todas as 3 opções seria usado bico de AP1.6/1.8, corpo de borboleta do Corsa 1.6L MPFI pela boa vazão de ar que a msm apresenta, MAP de Corsa e Central Programável Hardware Aspro RF-4.

Chegamos ao custo de +/- R$2.500,00 optando pela fabricação de um novo coletor todo em alumínio (solução mais "clean" e sem muita gambi) por assim dizer... Esse custo envolvendo MO de obra de fabricação das peças, regulagem do motor (pelo menos o básico) e material para construção de tudo.

Se for por adaptação de outro coletor (ou mesmo utilizando um de samurai) esse preço cairia um pouco, sem duvida!
O mais caro ainda seria a Central programável (na casa dos R$1.000,00) e a MO do mecânico (cerca de R$900,00).

Hj a noite vou fazer umas medidas básicas no coletor do meu celta e ver se tem como casar no samurai....
(Alias, alguém ai em algum manual com os dimensionais dao samurai onde conste dimesional com medidas do coletor do samurai?!)

Estava pesquisando nos sites gringos e vi que o simples fato de mudar o coletor de carburação original do samurai por esse adaptado de moto, exemplo dos vídeos q o Jqest colocou, aumenta em 10HP (algo em torno de 10,36cv) a potencia do motor do samurai. :-?

Isso ae... vamos continuar nos estudos!

Abs,

Neilson
16/09/2013, 15:44
Esse fds fui conversar com um amigo mecanico, que gosta de fazer essas adaptações loucas! Rs.s

Ele já fez fusca injetado a 4 bicos (motor boxter), já fez o de opala (GM151), tanto kit pronto quanto montagem de kit por ele....

Pensamos em 3 idéias com custo parecidos.

1 - Usando o coletor de samurai ou de swift (apesar de não bater a furação e o coletor do swift ser ovalado e o bloco do samurai furo redondo) - interessante na ideia de usar do samurai que usa a msm furação e tem os canais para a circulação da água assim como local da termostática; o ruim seria a baixa vazão da entrada de ar (no nosso ponto de vista). Do swift teria q fazer uma flange par "acertar" os furos e guias do bloco; bom desse coletor que já tem um melhor dimensionamento para maior entrada de ar. Nos dois casos teria que fazer flange para receber a TBI do corsa;

2 - Usando o coletor de algum carro como falado, focando no de corsa/celta mpfi (que pelas buscas o coletor é o mesmo para corsa/celta 1.0L e Corsa 1.6L) - se a distancia entre os canos do coletor bater com as distancias entra as entradas do bloco seria a perfeição da adaptação. Dai é so fazer a flange de ligação coletor/bloco;

3 - Fazendo um novo coletor de alumínio (com furação para circulação de água). Melhor de todos os casos, porém o mais trabalhoso!

Em todas as 3 opções seria usado bico de AP1.6/1.8, corpo de borboleta do Corsa 1.6L MPFI pela boa vazão de ar que a msm apresenta, MAP de Corsa e Central Programável Hardware Aspro RF-4.

Chegamos ao custo de +/- R$2.500,00 optando pela fabricação de um novo coletor todo em alumínio (solução mais "clean" e sem muita gambi) por assim dizer... Esse custo envolvendo MO de obra de fabricação das peças, regulagem do motor (pelo menos o básico) e material para construção de tudo.

Se for por adaptação de outro coletor (ou mesmo utilizando um de samurai) esse preço cairia um pouco, sem duvida!
O mais caro ainda seria a Central programável (na casa dos R$1.000,00) e a MO do mecânico (cerca de R$900,00).

Hj a noite vou fazer umas medidas básicas no coletor do meu celta e ver se tem como casar no samurai....
(Alias, alguém ai em algum manual com os dimensionais dao samurai onde conste dimesional com medidas do coletor do samurai?!)

Estava pesquisando nos sites gringos e vi que o simples fato de mudar o coletor de carburação original do samurai por esse adaptado de moto, exemplo dos vídeos q o Jqest colocou, aumenta em 10HP (algo em torno de 10,36cv) a potencia do motor do samurai. :-?

Isso ae... vamos continuar nos estudos!

Abs,

...mais um interessado acompanhando o tópico...

Nava
17/09/2013, 10:39
to dentro.

Jqest
18/09/2013, 00:24
Jquest,
Até daria, mas veja que esses samucas são carburados, e estamos falando de injetar os motores a 4 bicos, deixando de ser 1 bico apenas, como é o original de fabrica!


Marvin,

não daria para adptar de alguma moto que tem injeção eletrônica com 4 bicos injetores, como R1 por exemplo (Corpo De Borboletas Injeção De Yamaha R1/2004...06 - R$ 750,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506762155-corpo-de-borboletas-injeco-de-yamaha-r1200406-_JM)).

Por acaso alguém tem uma central de Samurai estragada/queimada? Gostaria de tentar identificar as curvas de ignição e injeção.

SDS,
Renan

Marvin_CPS
18/09/2013, 12:14
Jquest,
O bão é o preçinho neh... R$750,00 num desses...

Teria que buscar algum que encaixe e fazer o teste...

Marvin_CPS
22/09/2013, 22:58
Esse fds fiz as medições do coletor de corsa e do samurai...
Infelizmente não casam... O do corsa é maior. As medidas entre centro do canos do coletor do corsa são 0-90-185-275 mm. Os do samurai são 0-85-170-255 mm.
O coletor do samurai é simetrico, ja o do corsa não...

Entretanto achei um coletor de samurai carburado a um bom preço.
Penso em fazer a primeira versão da injeção com este coletor, ainda usando a TBi do corsa 1.6L e bicos de Ap1.8 pelo tamanho dos bicos e boa vazão dos mesmos.

A duvida ainda esta na nova ECM.
Fiquei entre Aspro (ou Aspro RF-4 da Hardware Car) ou a MS1 Racing da Mega Quirtracing.
A diferença ta no preço - R$1.400,00 x R$1.200,00.
A segunda diferença fica entre a Aspro, com esse preço vir com scanner externo servindo de display de informações e configuração sem necessidade de uso de computador para configurar a ECM, enquanto que a MS1 tem software livre, porém não tem painel de visualização e a calibração do motor somente por computador.

To propenso a usar a Aspro da hardware....

Marvin_CPS
31/10/2013, 13:25
Alguém sabe que peça é essa que existe nos coletores de samurais >96?!
Esta circulada de vermelho na foto anexa.

Ela possui um conector para contato com 2 fios.

Valeus....

mas.marco
31/10/2013, 14:16
Alguém sabe que peça é essa que existe nos coletores de samurais >96?!
Esta circulada de vermelho na foto anexa.

Ela possui um conector para contato com 2 fios.

Valeus....

é um sensor referente à mistura (?!).

uma vez, em meu samurai (97), tive de limpar esse contato aí pra ele parar de 'engasgar'.
foi uma dica que recebi aqui no fórum mesmo.

porém, me desculpe mas não lembro a função dessa peça...

só vim aqui postar pra informar que é um sensor referente à mistura dos gases. o quê, exatamente é, não sei...

Marvin_CPS
31/10/2013, 16:35
Sensor de mistura dos gases?!!? Seria mistura ar+combustivel?!
Pq que outros gases teria ai no coletor de entrada!?

Mas valeu a dica Mas.Marco......

Cesinha_Valinhos
31/10/2013, 16:39
é um sensor referente à mistura (?!).

uma vez, em meu samurai (97), tive de limpar esse contato aí pra ele parar de 'engasgar'.
foi uma dica que recebi aqui no fórum mesmo.

porém, me desculpe mas não lembro a função dessa peça...

só vim aqui postar pra informar que é um sensor referente à mistura dos gases. o quê, exatamente é, não sei...

Sei que se chama EGR...

Valvula de recirculacao dos gases. Parte dos gases queimados voltam a queima para reduzir a emissao.

Nava
01/11/2013, 09:31
EGR...eu to com um motor 98 aqui parado e o meu é 95.
No meu motor 95 a admissão é tudo diferente do mais moderno.
Essa peça inclusive no meu é mecanica, e não eletrica. Possui um diafragma com acionamento pneumatico. Esta dai é eletrica.

To curioso...queria chegar a uns 90cv nesse motor com mpfi...vamos la. Precisando de ajuda gritem!

Marvin_CPS
01/11/2013, 12:29
Nava e Cesinha,
Valeu pela confirmação da peça... Não sabia da existência da EGR nos samurai.... :shock:


Nava,
Pelo que pesquisei a TBi é diferente msm, até o encaixe e disposição das peças que vão nela! Porém o encaixe do coletor ao bloco é o mesmo desde os samucas carburados... E no meu caso, oq importa é a conexão com o bloco, msm pq a TBi virá de outro carro... Então vou ter q usar uma flange de encaixe....

Ainda não sei se vou usar a EGR no projeto... Eh uma peça que não tinha pensando ainda... Rs.s.... :semideia

Nava
01/11/2013, 15:28
Mrvin, acho mais viavel fabricar um coletor dimensionado.

Olha esse cara, ele pega o seu e copia...ja com as alterações!

" . B I N H O . E S C A P A M E N T O S . " (http://www.binhoescapamentos.com.br/produtos_coletor_aluminio.asp)

Mauricio.R
24/12/2013, 20:43
só 10Cv? faz um coletor de escape dimensionado, dê um passe no cabeçote pra aumentar a taxa de compressão(até uns 10,5:1 roda tranquilo com gasolina boa) e use uma TBi maior, ou retrabalhe a sua.

Se a injeção estiver boa, ela consegue se adequar a isso.

Algum problema em usar álcool no carro? com adequação da taxa de compressão e reprogramação da injeção aposto que vc consegue ganhar 15cv...

Nava
25/12/2013, 21:50
Estive conversando com um amigo preparador de carro de arrancada, a gente trabalhou junto uma época e ele manja bem.
Ele veio olhar o motor qu eu comprei aqui para trocar o meu. Elogiou todo o sistema de injeção e dutos de admissão.

Me sugeriu o seguinte para ter um custo x beneficio razoável
- escape 4x1
- bobina e booster de ignição MSD com cabos 10mm e velas iridium.

O custo ficaria dentro de uns 1000 reais e ganharia segundo ele até uns 20cv fora a desenvoltura melhor do carro.

No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
- pistão plano
- came de comando retrabalhado
- bobina MSD
- cabos e velas NGK iridium.
- escape 4x1

Tem outros sites tb que os caras fazem o motor do samuca a base de troca, fazendo exatamente isso, mas PNP para uma troca sem dor de cabeça.

Eu acabei de revisar todo motor que colocarei. Desmontei tudo limpei medi, troquei...ta tudo 100%.

Depois que estiver rodando terei um motor extra para testes...

Marvin_CPS
13/01/2014, 14:19
Dando uma atualizada no tópico.

O projeto teve q sofrer algumas mudanças!
A vida passa, e chega uma hora a gente decide casar e dai o vem os cortes de orçamentos pra os fds! rs.s...

Cenário de hoje:
- Samurai parado com problemas de injeção no motor original.... Sem tempo para pesquisar o que pode ser!
- Novo projeto é mudar o distribuidor para roda fonica, instalar a Aspro RF4 e aproveitar a roda fonica e fazer DIS.
- Fica faltando para uma segunda etapa novo coletor dimensionado para 4 bicos e nova TBi;

Peças compradas:
- HardwareCar Aspro-RF4
- Roda Fonica Crestana
- Sensor hall de rotação Fiat 3 fios
- Bobina Plastica (sem modulo de potencia interno) da Bosch, aplicação Gol GIII (Codigo F000ZS0213)
- Sonda Narrow linha VW
- Sensor Temperatura MTE4043 Linha Fiat

Falta cabos de vela que vou definir mais por ultima pois ainda não sei onde a bobina vai ficar!
MO de mecanico contratado - R$1.500,00 (consta: limpeza do cofre do motor - sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor).

Custo das peças até o momento - R$400 de peças e R$800 da Aspro = Total R$1.200,00

Custo final do projeto_etapa 01 = R$2.900,00

Assim que tiver tudo instalando e rodando coloco novidades!



Nava, interessante essa parte que vc colocou:
"No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
- pistão plano
- came de comando retrabalhado
- bobina MSD
- cabos e velas NGK iridium.
- escape 4x1"

Dá para se pensar em usar algumas ideias dessas depois... rs.s! Vou dar uma xeretada!
Abs

Brüner
14/01/2014, 01:55
Bom pessoal, sou novo por aqui, mas a muito tempo gosto de carros e mecânica. Acompanho o fórum pois agora estou com um Jimny e antes como a verba estava curta, quase fisguei um Samuca.

Quanto a fazer umas melhorias, existem algum problema pelo fato dele usar uma injeção, precisa ver se a central aceita um remapeamento...

Quanto o que eu faria:

Primeiro, desmotagem geral do motor, verificar as medicas, folgas e deixar o motor dentro dos padrões de compressão, pois com anos e anos pode ter certeza que as coisas não estão perfeitas como quando novo.

- Cabeçote, se a central permitir, faria um remapeamento para comportar mais taxa de compressão. Tentaria equalizar as câmeras e se precisar um polimento nos duros. Acentamento de válvulas (muito importante no cabeçote) tentaria deixar o máximo perfeito...pois eu e meu mecânico já pegamos muitos cabeçote que voltaram de retíficas sem o correto acentamento, nisso os cilindros vazam a compressão.

- Caso a central não aceite um remapeamento, ai optaria para uma injeção programável, montaria um coletor em alumínio/Inox para 4 injetores usando uma borboleta praticamente do tamanho do Tracker, com isso precisa fazer um cálculo para saber o tamanho dos dos novos injetores, pois com o aumento da borboleta, seria necessário uma readequação na alimentação. Aposto que muitos irão perguntar o pq de uma borboleta grande, simples, o ganho de torque em baixa rotação. Algué aqui por acaso já teve a experiência com carburadores Weber 40? Eu instalei uma (single)Weber IDF 40 em um motor AP original, olha a diferença foi fantástica, parecia que estava com um motor GM 4.1 de tanto torque que ganhei...A condução ficou muito boa e divertida. Por isso faria questão de uma borboleta grande.

- Ignição, se o orçamento estivesse bem generoso, talvez optaria por um módulo, pois não acho um ganho tão significativo, talvez apenas trocaria todas as peças da ignição por peças novas e usaria velas de Iridium (Denso).

-Coletor, não sei se seria legal usar um 4x1 pois geralmente ele joga o torque máximo do motor para uma rotação maior...Mas uma readequação no diâmetro dos tubos, isso sim seria melhor, mas mantendo 2 abafadores para não deixar livre demais...

OBS lembrando, não precisa subir muito a potência, mas sim tentar abaixar o torque máximo do motor em rotações mais baixas...

Marcos W
27/01/2014, 18:55
Marvin,

Sensacional esse seu tópico!! Meu módulo de injeção queimou e eu acabei partindo para um FuelTech.

Meu Samurai depois de um tempo dava umas engasgadas quando a rotação aumentava, isso era intermitente até que parou de vez. Pensei que fosse a bomba de combustivel, troquei e ele ainda não pega. To muito deconfiado da bobina agora, quando tento dar partida não tenho centelha.

Eu to desconfiado que a bobina queimou porque tava configurada errada no modulo da FuelTech. A bobina tem saída para 02 fios e o módulo de ignição que fica junto da bobina tem saída para mais dois fios. A opção escolhida no módulo tava como 03 fios.

To bem perdido ainda de como resolver esse problema, queria saber se você pode me dar uma ajuda!! :concordo: No manual da Fueltech tem uma bobina de 03 fios do VW Gol Mi que é sugerida, será que eu posso instalar essa bobina?? Tem alguma especificação que eu tenho que olhar como voltagem, amperagem, potencia, etc? Tem que trocar as velas e cabos também?? Sei que são muitas perguntas mas eu to começando agora a estudar esse assunto...

Valeu!!!

448572

448571

Marvin_CPS
28/01/2014, 00:44
Fala Marcus, blz?!

Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

Espero ter ajudado!

Abs

Nava
28/01/2014, 15:10
Marvin, agora eu não posso $$$ mas eu vou usar o motor que eu tenho reserva com a seguinte configuração:
- retifica completa onde necessário
- pistões plano low range
- revisão trem de válvulas e cabeçote.
- Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI
- came comando retrabalhado.
- Central injeção programavel
- TBI boca grande a avaliar...

Veja, a idéia não é dispor de tanto torque assim em baixa, visto que andamos em reduzida na trilha em rotações acima de 2500. Para o uso diário até ajudaria mas no geral ja teremos uma boa melhoria mantendo o coração suzuki e a durabilidade do conjunto.

E boa.

Fora isso é comprar o kit low range e por o motor 2.0 do GV.

Marvin_CPS
28/01/2014, 16:27
Grande Nava....
Como anda o projeto do seu samuca!?
Instalou os bancos da linha Fiat, neh?! Ficarão legais?! Põe fotos no outro topico....
Fez os semi-eixos traseiros flutuante ou ainda não?! Manda o projeto pra mim depois......

Eu to trabalhando numa configuração próxima disso que falou! Veja:

- retifica completa onde necessário - NÃO FIZ PQ O MOTOR AINDA NÃO TA PRECISANDO... TA ORIGINAL COM 150.000KM, SEM VAZAMENTOS E COM BOM CONSUMO 7 A 7,5KM/L EM USO MISTO E UNS 6,5 A 7KM/L NA TRILHA. OLEO QUE LEMBRO ERA DIFICIL BAIXAR.

- pistões plano low range - AINDA NÃO VOU PARTIR PRA MEXER NISSO, SO QDO O MOTOR DER SINAL DE RETIFICA APROVEITO E AUMENTO O TORQUE MAIS UM POUCO NO MOTOR MUDANDO OS PISTÕES

- revisão trem de válvulas e cabeçote. - MSM RESPOSTA DA ANTERIOR. QUANDO COMPREI O SAMUCA TIVE QUE DEPOSITAR SOLDA NO CABEÇOTE PQ TAVA ESQUENTANDO DEMAIS. FOI A UNICA VEZ Q MEXI NELE.... MAS QUANDO FOR NA RETIFICA E AUMENTAR A CV DA CRIANÇA MUDANDO SO PISTÕES, AI MEXO NESSA PARTE TB.

- Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI - MSM IDEIA QUE EU, PORÉM SOMENTE PRA SEGUNDA FASE DO PROJETO. NA PRIMEIRA AINDA VOU FICAR COM O EFI ORIGINAL E SO INSTALAR A RODA FONICA COM BOBINA DE CENTELHA PERDIDA.

- came comando retrabalhado. - SO SE PRECISAR VOU MEXER NO COMANDO. TALVEZ PRECISE POR CAUSA DA TROCA DOS PISTÕES

- Central injeção programavel - TO INDO DE ASPRO RF4. QUAL VAI USAR?!

- TBI boca grande a avaliar... - QDO FIZER O 4BICOS A IDEIA É USAR A DE CORSA 1.6, QUE DARÁ A VAZÃO NECESSÁRIO PARA O FLUXO DE AR DO MOTOR 1.3 RETRABALHADO. PENSO EM USAR OS BICOS DO GOL/GOLF QUE SÃO DA BOSCH E POSSUEM CORPO MENOR QUE OS DELPHI DA GM LINHA DO ASTRA.

Veja minha idéia é deixar o samuca mais para uso no dia a dia, viagens curtas até o litoral e trilhas leves.... Então não vou investir em mais muita coisa nele! Quem sabe pare no motor com injeção 4bicos standard e invista apenas num bloqueio micromaq no eixo traseiro. Com pneus 750x16 e bloqueio acho que o semi-eixo original aguenta o tranco. Se não aguentar, talvez um eixo flutuante e semi-eixos em 4340. Acho que taria de "mais q bom tamanho", kkkkk
Pretendo ter outro pangaré para mastigar na trilha... Um willys com GM151 talvez.... Mas isso é futuro, vamos ver!

Nava
29/01/2014, 14:25
Acabei de trocar o conjunto motriz então estou em ajustes ainda.
Iniciei o projeto do freio de estacionamento com disco de freio no cardã...ainda sem resultados bons.
Coloquei bancos do punto. Show de bola. No outro tópico ja postei os resultados e comentarios.
O projeto do eixo flutuante é o próximo passo. Ja tenho tudo em mãos.
No motor next generation usarei esta receita. Mas claro que posso alterar depois dos resultados de vcs.

Marcos W
05/02/2014, 23:22
Fala Marcus, blz?!

Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

Espero ter ajudado!

Abs

Fala Marvin!! Valeu pela ajuda, to aprendendo muito com esse tópico aqui!!

Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.

Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP.

Abraços!!

449756

Nava
06/02/2014, 12:01
Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?

Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.

Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?

Marvin_CPS
06/02/2014, 22:11
Vamos lá.

Marcos W,

"Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.
Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP."

[Marvin] Marcos, vc deu partida no motor e ele pegou ou não, correto?! Pelo que vi, no final do gráfico, a partida funcionou pois a tensão da bateria caiu, a pressão da bomba subiu, o bico injetor foi aberto pois oscilou a tensão nele. O q ta confuso é q pressão da ignição e a MAP estão com a msm cor no gráfico, e o que seria o sinal no bloco 2 com a cor amarela.
Mas, aparentemente, vc não teve rpm pois não parece ter ocorrido a centelha na câmara de combustão.
Veja, o motor de partida dá o primeiro impulso para a compressão do combustível no cilindro, veja q ocorreu a injeção como indicado no gráfico pela oscilação da tensão no bico e a variação da pressão da bomba, porém se não tem centelha da bobina não ocorre a explosão e com isso o motor não pega e não entra em rotação, não gerando os pulsos de rpm.
Ainda acho que o problema pode ser na bobina!
Mas é fácil de ver... Vc tem um multimetro (ou testador de tensão, ou medidor de voltagem)?! Se tiver no sensor hall existem 3 fios, normalmente um preto, um vermelho e um colorido. O colorido é sinal do sensor. Meça os 3 fios, sendo q deverá ler: 0V no negativo, +12V no positivo e algum sinal oscilando no ultimo fio (peça alguém para dar a partida para ti enquanto mede o ultimo fio). Se oscilou na partida, seu sensor hall esta funcionando.
Na bobina, meça os 3 fios q chega nela (positivo +12V, negativo 0V e sinal algo entre 5V e 12V, não lembro certinho). Se tiver essas leituras a fueltech tb esta enviando o sinal para a bobina.
O teste da bobina é mais hard... Um teste simples é soltar o cabo de uma das velas e encostar perto de algum parafuso da carcaça do samuca ou do próprio bloco. Lembre de segurar pela parte plástica do cabo longe de onde encostar no parafuso senão vai tomar choque. Se sair a centelha durante a partida então a bobina esta boa. Caso contrário ela já foi pro saco...

Faça isso e depois a gente conversa mais...



Nava,
"Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?

Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.

Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?"

[Marvin] A diferença basica é porque a Aspro é somente para motores que vão trabalhar com o distribuidor. A Aspro RF4 vai trabalhar com o sistema de roda fonica, inutilizando o distribuidor e trabalhando com o sistema de centelha perdida (o msm do DD ou do DIS), ou seja, bobina com 2 sinais de entrada, gerenciando 2 bicos por vez num sistema semi sequencial de injeção. Em ambos os casos o sistema pode trabalhar como EFi ou MPFI.

Das fueltech qq uma é similar, sendo a mais básica a FT250. Assim como as fueltech, a Aspro tem vários módulos para carros turbos, aspirados, e de competição, e por ai vai... A diferença que na Aspro ele separa carro turbo/competição de carro de rua, tendo para essa aplicação menos funções na central e barateando o preço, e na fueltech vc usa um modelo em qq aplicação. A vantagem é que a Fueltech vem com display de calibração incorporado no modulo e a Aspro não, o display é a parte. Mas a calibração em ambas pode ser feita por software via notebook.
No final o que manda em tudo é preço. Comparei muito Aspro RF4, Fueltech, Mega Squirt (ou MSRacing) e até as Pandoo da vida.... Preços vão de meros R$900 reais a factíveis R$3.000.
Voltando a Aspro com Fueltech, a Aspro RF4 peguei em promo por R$860 em 6x (sendo o preço de fabrica R$945) e se quisesse o display teria q desembolsar mais R$540, somando um total de R$1485 com preço de fabrica, fora o cabo de soft por mais R$200 - ao todo final, R$1685 com display e R$1145 sem display. A fueltech mais em conta, FT250 sai por R$1490,00 mais R$200,00 de cabo - o todo final, R$1690 com display e cabo e R$1490 so no display.

O comparativo teria que ser, versão de fabrica, pé de boi:
Aspro com cabo e sem display x Fueltech com display e sem cabo - R$1145 x R$1490
E versão tope com todos acessórios:
Aspro com cabo e display x Fueltech com cabo e display - R$1685 x R$1690

Como vou fazer com um meca amigo, pagarei apenas R$860,00 do modulo pois ele tem o soft e cabo de comunicação. Display não preciso pois tenho outros relógios que medem a função do display. Se precisar, so compro mais o cabo por R$200 e mexo o resto em casa msm...
No final a conta básica é de papel de pão - escolhi pelo custo x beneficio, apenas!

Sobre instalar a Aspro e ficar em EFI é a fase do projeto. A ideia inicial era fazer um coletor MPFI por isso o uso da Aspro, porém como a grana ta curta escolhi mudar, numa primeira fase, o sistema de gerenciamento para a Aspro e instalar o sistema de DIS. Com isso elinimo todos os sensores do carro (MAP, MAF, IAC, etc.). A MAP e MAF a Aspro faz controle interno (todas essa centrais tem um emulador de MAP de até 7bar, na maioria 3bar é suficiente pro nosso caso).
Em resumo, é no máximo usar um sistema de gerenciamento de marcha lenta mecanico, fora isso tudo pela central.... Unica coisa que vai ficar original por hora é a TPS, q na segunda fase do projeto vai ser uma TPS de Corsa 1.6 antigo, mecanico e a cabo, pelo uso da TBi deste. O sensor de temperatura, vou ficar com o do painel original, a central usa o da linha fiat, um de bujão azul - codigo 4053 MTE.

Nava
07/02/2014, 08:10
Entendi.

Marvin, estava estudando aqui o coletor para receber 4 bicos. Poderíamos fazer uma flange entre o coletor original e o motor, tipo uns 30 mm de espessura para colocar os bicos bem em frente do cilindro?
Como dimensionar o angulo de injeção?
Vazão de bico o modulo faz tudo sozinho?
Roda fônica para trilha e lama é confiável? Veja que temos nosso distribuidor a km de altura e nunca tive problemas.

Marvin_CPS
07/02/2014, 09:43
Nava,

Marvin, estava estudando aqui o coletor para receber 4 bicos. Poderíamos fazer uma flange entre o coletor original e o motor, tipo uns 30 mm de espessura para colocar os bicos bem em frente do cilindro?
Eh uma possibilidade, usar uma flange! Mas não sei qual seria a angulação do bico e se 30mm seriam suficientes para fazer o ângulo de injeção do bico no cilindro. Mas acredito que dê sim... Até onde eu vi, usa-se o coletor por ter espaço nos dutos de admissão do ar e acertar o ângulo do bico. Tome cuidado para que a flange não fique grande e faça com que o coletor fique próximo da lataria ou qq outra peça na lateral do carro.

Como dimensionar o angulo de injeção?
Essa é uma pergunta que não sei te responder. Quando eu for fazer, vou levar num preparador de carros e pedir pra ele fazer. Espero que ele calcule certo tb... rs.s!


Vazão de bico o modulo faz tudo sozinho?
A vazão do bico é controlado por tempo de abertura (ou seja, quanto tempo o modulo energiza o bico). Existe no site da fueltech uma calculadora de vazão para o tipo de aplicação do bico. Lá dá pra ter uma ideia do tempo de abertura que vc terá que usar frente à sua aplicação. Uma vez descoberto o tempo e programado o modulo é so alegria!
Avanço do motor, controle de rotação para quente ou frio, MAP, ajuste da RPM para acionar o AC, tudo a ECM controla.


Roda fônica para trilha e lama é confiável? Veja que temos nosso distribuidor a km de altura e nunca tive problemas.
Pensei a msm coisa q vc... Porém a roda fônica trabalha por sensor magnético, ou seja, é uma roda dentada com um sensor magnético próximo a ela. Então toda vez a o dente da roda de ferro passa no sensor o campo magnético oscila criando um pulso. Logo, msm se tiver barro ou agua na roda fônica, o sensor vai oscilar pela variação do campo magnético. Pesquisei bastante sobre isso tb, e conversando com o mecânico que vai mexer no meu samuca, ele falou q usa esse sistema numa gaiola... E se na gaiola não dá pau....

Abs

Nava
07/02/2014, 10:34
Gaiola anda com o motor na traseira....mas ok.
Vamos em frente.

Marvin_CPS
07/02/2014, 14:03
Isso é verdade, anda com motor na traseira.
Mas esta mais exposto a batidas e sujeiras da trilha.... E olha que o bixo manda ver nas poças!!!

Nava
10/02/2014, 11:32
Marvin, quando dou partida meu samuca com motor quente dá uma acelerada até uns 2k rpm e depois volta na lenta, como regulo isso? O outro não fazia.

Marvin_CPS
10/02/2014, 12:08
Nava,
Até onde sei esse é o funcionamento normal dos motores de samurai.

Quando esta frio o motor sobre o giro até uns 2k rpm e mantém até aquecer, depois vai diminuindo com o tempo (quanto mais quente o motor, mais baixa a rotação) até a rotação em lente na faixa de 900rpm...

Quando esta quente, ele sobe até o limite da rotação de 2k, e como o motor esta quente, baixa direto para a lenta de 900rpm.

Se estiver fora desse funcionamento que vc teria que regular.... :concordo:

Nava
10/02/2014, 14:46
Outra dúvida: se eu retirar a mangueira de entrada do ar da tbi e por a mao fechando o ar o que deveria acontecer?
O meu não alterar nada...diminui um pouco a rotação....não deveria desligar?

mas.marco
10/02/2014, 15:20
Outra dúvida: se eu retirar a mangueira de entrada do ar da tbi e por a mao fechando o ar o que deveria acontecer?
O meu não alterar nada...diminui um pouco a rotação....não deveria desligar?

Não.
Ele baixa e fica no treme treme.

Outra coisa: ao ligar, você disse que a rotação vai lá pra 2Krpm e depois normaliza.
Apesar do amigo afirmar que é normal (com motor frio), tenho minhas dúvidas.
Acabei de passar por isso com o Vitara (a rotação ia direto pra 2K / 2,5K e ia caindo ou de 2K despencava para 1krpm, nas paradas). Era o atuador (e regulagem) de marcha lenta.

No meu Samurai também passei por isso e era o mesmo sintoma. Após a regulagem de ponto, ficou tudo 'normal'. Girando a chave, frio ou quente, a rotação não passava de 1,3Krpm e depois sim, baixava, estabilizando.

Acho que vale uma limpeza no contato e no atuador (MAP).

Marvin_CPS
10/02/2014, 15:36
A mangueria do throttle vc diz?! - http://suzukioffroad.com.br/tecnica/ThrottleOpener.pdf

Se for essa quando em aberta a rotação deve subir, e ao fechar abaixa a rotação novamente! Mas não chega a morrer não!

Qual seu motor, 97?!

Nava
10/02/2014, 15:41
Me refiro a boca de entrada principal do ar 50mm....fecha ali e ele nao pára...

O meu outro motor ele fazia isso, subia até uns 1300rpm...esse vai até 2000...tem que ter algo rpa regular isso.

Marvin_CPS
10/02/2014, 15:41
Mas.Marco,
Segundo link q passei a rotação nos samurai deve subir até 2k rpm sim... e dai cair....
Se tiver abaixo disso, como no seu caso em 1,3, o regulador esta fora dos padrões de fabrica da suzuki....

Desregular a tbi e seus sensores, nos samurais, não é coisa difícil de acontecer... Eu msm em 3 anos tiver q regular 2x minha tbi junto com regulador da lenta.... A limpeza de contato é sempre bem vinda, mas vale lembrar que nosso amigo NAVA acabou de "remontar" todo o motor dele, então deve ter limpado e verificados todos os contatos....

Marvin_CPS
10/02/2014, 15:43
Nava,
Outro dia fiz esse teste no meu samuca, que é motor 93, e o meu tb não parou não.... Reduz bem a rotação do bixo, mas não morreu não....

Agora não sei dizer se é normal ou não.... Ou qual deveria ser a resposta correta!!!!

Marvin_CPS
10/02/2014, 15:47
Segue manual de ajustes do motor!

Nava
10/02/2014, 17:12
manual de ajustes! Ai sim!

Cara, teoricamente testamos o snorkel fechando o ar dele e o motor morrendo...é o que dizem!
Mas no samuca não rolou....ele é apocaliptico....funciona sem ar, sem gasolina, sem oleo...nada pára o Sami! uhuuuuu

AlemãoRS
11/02/2014, 09:08
No vitara tem um dreno no filtro de ar, no samurai deve ter também. Não mexi nesse dreno e sempre andei em água e nunca entrou água por ele.

Nava
13/02/2014, 08:31
O meu ta fechado com parafuso e silicone.

Marvin, o que podemos fazer na tbi original para ganhar um UP? Me falara de retrabalho e aumento da borboleta, o que vc acha?

Marvin_CPS
13/02/2014, 09:40
Meu respiro ta aberto e nunca me deu problemas!

Nava,
Sinceramente não sou expert em motores... Na verdade não sou expert em nda!
Sou apenas um entusiasta aprendendo como todos os colegas do forum e compartilhando o pouco que aprendo no dia-a-dia.

Se tiver que dar um pitaco nessa parte, acho que o simples fato de mexer na entrada de ar da TBi, ou seja, aumentar somente o fluxo de ar (sem mexer no bico) não resolveria em muita coisa! Acho que seria o msm de colocar um filtro esportivo onde alguns falam de ganhos e outros não! Penso que para se aproveitar desse aumento de fluxo (novamente, somente falando em entrada de ar do motor) seria necessário aumentar a cc do motor, ou seja, retrabalhar pistão/virabrequim/comando subindo a cc do motor. Ai sim o maior fluxo de ar seria consumido na combustão (lembrando que teriamos que usar um bico auxiliar nesse ultimo caso).
Se for manter a cc original o melhor seria usar um turbo ou supercharger, pois ai sim teríamos aproveitamento real do aumento de fluxo de ar!

Agora, se partimos para uma ideia mais rebuscada, existe uma pequena chance de ganho (mas não sei de quanto é o ganho) se fazermos o seguinte: Troca da TBi do samurai por uma Tbi de Gol/Kadett, ainda mantendo o sistema monoponto. Nessa caso como a entrada de ar e o injetor de gasolina são maiores, pode-se ganhar um aumento de potencia.... Porém a calibração seria pela central programável se não for mexer no motor! Mas novamente para realmente aproveitar tudo isso, o melhor mesmo seria, além de colocar essa TBi, dar uma aumentada nos cilindros e pistões e regular a taxa de compressão em função dessa mudança.

Nava
13/02/2014, 15:22
Não rola o aumento de cc.
Na parte de baixo do motor ok. Mas e junta e cabeçote? O cabeçote do samuca é zerado, não tem material para fazer nada.
Veja se vc coloca menor restrição no ar, ganha volume e menor perda de carga = tbi grande.
Mas grande quanto? o Motor tem 1300cc e a tbi do doador é para 1600cc. Ou seja, vc ta mexendo em somente 300cc. Acredito que nosso EFI dá conta desta vazão de ar incrementada com menor restrição na borboleta. Ele vai ler mais ar e vai mandar mais gasolina. Precisa só conferir na lambda se isso se comprova.

Falei com um cliente ontem que rodava turbo 0,4 bar no motor original e disse que nunca teve problema e ficou excelente.

Marvin_CPS
13/02/2014, 17:18
Concordo Nava, contigo.
Pode ser que a leitura seja suficiente e a vazão da tbi menos restrita tb!
Pode ser que nosso bico original tb tenha limitação de vazão, ou a ECM original tenha um limite de tempo programado para o tempo maximo de abertura do bico que não suprima essa leitura de entrada excessiva de ar. Ou seja, msm com uma leitura de maior fluxo de ar, pode ser que o sistema como um todo não dê conta do recado. Somente fazendo as leituras msm pra ter certeza da capacidade do sistema original!

Na tbi de kadet podemos ter alimentação para sistema de 1800cc ou 2000cc, veja que a historia ai já vai pra algo entre 500cc a 700cc de diferença, e não mais as 300cc da TBi de 1600cc (baseada na de Gol)! Acho que ai o caminho começa a ficar interessante, não?! Temos menos restrição na entrada de ar, uma maior vazão de combustível pelo novo bico, o que nos resulta em um tempo de abertura do bico menor. Ou seja, algo mais próximo do original de fabrica, porém com maior alimentação no cilindro original do bloco!

Seu cliente usava 0,4bar de turbo com bico auxiliar, correto?! Duvido que o bico original tenha suportado essa pressão... O bloco tudo bem não estar mexido (somente um junta de ferro pra suportar as compressão x explosão superior)....
Tem um amigo aqui no forum que montou um superchager num Vitara com 0,6bar de pressão e precisou de bico auxiliar...

Nava
13/02/2014, 17:27
Mas para mexer em bico tem de por uma fuel tech...dai prefiro partir direto para MPFI...risos

Sim, teve de fazer o kit completo.

Vi um vitara supercharger, fica bom também.

Marvin_CPS
07/04/2014, 15:42
Reanimando o topico...

Depois de quase 2,5 meses sem o Samuca, fui buscar ele no preparador na semana passada!
Resultado melhor que o esperado! Deu outro animo ao jipinho.....

Trabalho final ficou da seguinte forma:
- Instalado a Aspro RF4 com Roda Fonica 60-2 e sensor Fiat 3 fios;
- Bobina de Gol G3 (sem modulo de potencia interno) e cabos da Saveiro;
- Sistema monoponto com Tbi (inclusive TPS) original do Samurai;
- Sonda Lambda 4 fios linha VW;

Não medi no dinamômetro para saber o ganho real, mas pode-se sentir a mudança no funcionamento do motor.
Na estrada a 90km/h sobra folego pro bixo ir além..... Ainda sofre um pouco nas retomadas quando nas subidas (devido ao peso das modificações) pois na reta é só alegria! rs.s...... Mas msm nas subidas sente-se que o jipinho ganhou fôlego e um cadinho de força....

Mudança aprovada!!!! :violao:
Acho que valeu o investimento até agora!

Depois tiro foto e posto aqui os resultados!

Investimento finais, com MO do preparador e todas as peças usadas = R$ 3k

Nava
03/05/2014, 19:08
Marvin, estou estudando bastante ainda as futuras mudanças.
O motor do vitara 1.6 8V é o mesmo motor g13a nosso porém com 2 cm a mais no comprimento (curso maior).
Bem o motor do vitara não tem a mesma potencia que o do swift gti (100cv) mas tem mais torque.
Então penso em usar o cabeçote do motor 1.6 ja que o diametro de cilindro é igual e só muda curso. A ideia é aproveitar valvulas maiores se isso for real poi sainda nao achei esta informação.
assim, injeção MI com valvulas maiores = melhor rendimento mas mantendo tudo suzuki.
O que vc acha?

Marvin_CPS
05/05/2014, 16:57
Grande Nava.

Kra, não sabia desse lance de similaridade dos blocos G13A e G16A.

De qualquer forma, pelas buscas que fiz não vi muito ganho pela simples mudança do cabeçote... na verdade existem algumas complicações.... De qualquer forma, seguem os resultados das buscas que fiz!

PS: E como ta o projeto do fluante traseiro, já finalizou a montagem?!



G13a block with G16a head. | New Zealand 4wd Forums Offroad Express (http://www.offroadexpress.co.nz/Forums/viewtopic.php?f=23&t=29495)

The Facts on Suzuki Cylinder Heads! - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/suzuki/639274-facts-suzuki-cylinder-heads.html)


Mais dados dos motores:
1.3 G13BA
Bore x Stroke 74mm x 75.5mm
Compression Ratio 9.5:1
Cylinder Block Deck Height 186.8mm
Deck Clearance 0.2mm (above)
Cylinder Head Volume 32.2cc
Head Gasket Thickness (compressed) 1.2mm
Minimum Combustion Chamber Volume 38.2cc
Intake Valve O.D. 36mm
Exhaust Valve O.D. 30mm
Connecting Rod Length (between centers) 120mm
Piston Comp Height 28.90mm
Piston Clearance & Position (from Crown) 0.200 @ 45.80

1.6 G16A
Bore x Stroke 75mm x 90mm
Compression Ratio 8.9:1
Cylinder Block Deck Height 213.8mm
Deck Clearance 0.9mm (below)
Cylinder Head Volume 32.2cc
Head Gasket Thickness (compressed) 1.2mm
Minimum Combustion Chamber Volume 50.6cc
Intake Valve O.D. 36.6mm
Exhaust Valve O.D. 32.5mm
Connecting Rod Length (between centers) 139.6mm
Piston Comp Height 28.10mm
Piston Clearance & Position (from Crown) 0.200 @ 48.00

Nava
08/05/2014, 17:25
É, minha esperança era que as valvulas tivessem um maior diametro. Não vai adiantar.
É retrabalhar algo no cabeçote abrindo e polindo tubulações e melhorar intake/exaust...e boa.
Flutuante ta pronto só aguardando as semi-eixos...

Fabil
14/05/2014, 17:21
Nava, já pensou em montar com cabeçote 16v do Swift GTi ou do Jimny ?

Nava
14/05/2014, 17:55
Sim Fabil. Ja vi isso. Mas a unica vantagem que vi seria o cabeçote pronto para MPFI. 16V para torque em baixa não rola...até pensei em deixar rodar 2 valvulas de escape e só uma na adimissão...doidera ou plausível?

Fabil
14/05/2014, 18:26
nao seria o contrario? menor restriçao no escape é que ajuda o torque?

Leonardo Truccolo
15/05/2014, 11:02
O cabeçote do Jimmy ou do Swift é PnP no motor do Samuca???

abs

Fabil
15/05/2014, 11:24
em materia de motor, praticamente nao existe NADA plug,n play...

fisicamente o cabeçote 16v encaixa perfeitamente no bloco G13, furaçao, dutos de agua, oleo etc... mas para por ai... os pistaos p/ usar no 16v sao diferentes, polias, correias, esticadores, coletores, blá, blá, blá....

enfim.. é possivel montar, mas dizer que é plug´n play nao rola.. :mrgreen:

Nava
15/05/2014, 12:25
Devido a nao ser PNP eu abandonei essa opção.
Na verdade Fabil em baixa rotação o motor 16V "apanha". Isso é devido que as 2 valvulas na admissão geram maior passgem de ar mas com menor velocidade, ou seja, demora mais para encher. Ja em rotação alta, esta maior área de admissão aumenta a velocidade de entrada do ar e portanto melhorar o rendimento. Para compensar isso os motores novos usam 16V com variador de abertura e tempo. Assim, em rotação baixa a valvula abre pouco,menos tempo. Em alta o contrario...e com a eletronica isso tudo vira uma coisa uniforme em qq rotação ou torque necessário!

Cancelando 2V no suzuki, teria a entrada de ar normal mas o dobro da velocidade de saida dos gases, melhorando a limpeza da camara de combustão...teoricamente.

Mas isso custa caro...

Ainda colocar somente MPFI está parecendo mais favoravel.

Nosso amigo colocou pandoo no efi e ja melhorou um monte...mpfi tem q ser melhor ainda.

Nava
15/05/2014, 12:26
Pensei em comprar o coletor de admissão do vitara 16V....ou seria melhor ir direto numa loja preparadora e fazer um na medida?

Fabil
15/05/2014, 12:50
Nava.. estou aqui acompanhando para ver se realmente alguem vai conseguir tirar um bom desempenho do G13 a u custo baixo... e torcendo para que consigam, pois seria muito bom p/ nós que ainda usamos o motor original no samurai.

na minha opniao, ou sobre-alimenta ( turbo / charger) ou parte logo p/ um VW AP ou GM .

importar comando, pistao, etc... p/ o G13 fica caro e mesmo assim de 69cv originais, vai saltar p/ quanto? vai ganhar na melhor das hipotese uns 10~15% de potencia e menos ainda em torque?

colocar uma injeçao MI no G13 original vai ganhar quanto? 10% e olhe lá? veja que o Jimny com o G13BB (16v) é multiponto de fabrica e nao chega a 80cv

o Swift GTI original com seu G13BB todo envenenado de fabrica ficou nos 100cv, excelente marca p/ um motorzinho 1.3 aspirado, mas eles arrancaram tudo que podiam do motorizinho, praticamente tiraram leite de pedra... hehehe cabeçote 16v com comando variavel, injeçao MI, tx de compressao alta, pistao especial, bielas, vira etc.. tudo diferente do G13 comum... de G13 acho que ficou só o bloco mesmo.. imagina qual o custo desse motor em relaçao ao G13 comum?

nao tem magica...arrancar uma cavalaria significativa do G13B original com baixo custo e poucas modificaçoes, sem chance... o que pode trazer os resultados mais significativos com menor custo é turbo/charger... isso vale p/ qualquer motor..

um kitizinho turbo basico soprando 0,6kg arranca facil 40~50% de potencia

Marvin_CPS
15/05/2014, 13:38
Fabil,
Concordo contigo... Não tem como tirar mais leite de pedra do que os japas fizeram no GTi.

Uma modificação de EFi para MPFi muda alguns 10~15% de rendimento, concordo!
Para pequenas modificações no samuca, pneus até 31 ou uns 235R16, e um XCrawler 5.00 para TCase de corrente (ou talvez um 6.15 Calmini) já traria um bom conjunto para trilhas e deslocamentos!

O ganho não é apenas na trilha, pois nessa parte o samuca é leve e uma boa redução já ajuda bem!
O ganho seria em trechos de deslocamentos, principalmente em retomadas!
Pelo menos eu vejo assim... Estou tentando achar um meio termo, que agrade em varios locais de uso do samuca!

Em se tratando de ganhar bastante força para o motor, nada que um turbo ou um SP (Supercharger) não ajude com ganhso reais mais que comprovados! Se fosse para eu colocar no samuca iria sem sombra de duvida num SP.

Mas vamos juntar ao fatos, um turbo convencional (roletado ou macais) entra na faixa "agradável" de ganho somente em alta rotação, que seja acima de 2500rpm qdo bem montado (na media é acima disso). Um turbo de geometria variável é inviável a maior parte dos projetos pelo custo, mas seria o ideal para nosso uso, pois trabalha como o SP, entrando desde a baixa rotação! Logo, o resultado em trilha é aceitável sim, mas força a demais o motor e precisa pisar muito nas trilhas para surtir um bom efeito!

Já os SP, como entram desde a baixa rotação, devido ao funcionamento por polia ligado ao vira, é o mais aconselhado ao uso. Visto grande aplicação que estamos tendo em alguns jipes aqui do forum. O grande problema é acertar o conjunto e achar um SP a preço aceitável (o M24 de fiesta não serve muito seria quebra galho, o melhor seria um M45 de mercedes). Mas é um item mais aceitável ao uso que o turbo!

Em ambos os casos o dificil é acertar o funcionamento do conjunto, vi pouco turbos funcionando de acordo no motor original do samuca! SP ainda não vi nenhum em motor de samuca, somente de vitara! mas parece ser mais amigavel de se trabalhar!

Mudar de motor ainda fico com meus receios por causa do Detran... Acho que tanta grana qto mexer no motorzinho....

Agora, se a ideia é partir para um projeto audacioso como vc fez no SpeedPorco, melhor msm é mudar o motor ao inves de ficar alimentando poucos "cv"....

Em resumo, não discordo de vc não, mas acho que vai mesmo da aplicação do cabloco....

Fabil
15/05/2014, 14:00
entao Marvin.. a uns anos atras até estava com a ideia de montar um supercharger M24 com polia magnetica ( original dos Mercedes, que desliga o supercharger para economia), mas depois que fiz as contas, desisti da ideia:

um M24 + conversao p/ MI ( coletor, bicos, TBI, etc..) + injeçao programavel ( fueltech, pandoo etc..)+ mao de obra, etc... para no final ganhar no maximo uns 50% de potencia ( sem precisar mexer no miolo do motor, tipo pistaos e bielas forjadas, retrabalho em cabçote etc.., minha ideia era manter o miolo todo original) fica muito mais caro que colocar um VW AP.. e ainda por cima com riscos de problemas/erros de acerto e prejuizos no motor...

ganhando 50% a mais de potencia daria algo torno dos 105cv... coisa que um AP 1.8 MI original dá e sem riscos de quebras e outras dores de cabeça..


o lance da polia magnetica minha ideia era montar p/ eu desligar o supercharger durante as trilhas ( onde o 1.3 com reduçao nao falta força) e no transito urbano p/ economina e poupar motor.. em viagens/subidas de serra e quando bem entendesse/precisasse dai eu ligaria o SC com um simples toque de botao..

Nava
16/05/2014, 12:04
Cara, colocar dinheiro no motor original com certeza não é a melhor forma de sair de 60 e ir pros 115cv de um ap.
Mas se vc colocar na ponta do lapis qq mudança de motor nao sai por menos de 6 mil...e podem me atirar pedras que fica caro e mais uns 30 dias de oficina pra ficar sem detalhes.

Eu tenho como objetivo melhorar o rendimento e se atingisse 100cv estaria bom.

Não quero abrir o capo e olhar pra algo que não seja suzuki...quero um suzuki preparado e não um gol com casca de suzuki. risos

Sobre aliementar sai do custo beneficio de se trocar de motor fora os ajustes e confiabilidade duvidosa, acerto com o resto do conjunto, etc. Fora que tudo o que vc fizer de aumento de potencia vira cascata pro resto do carro.

No meu projeto viso um carro mais esperto com ganho de potencia entre 20 e 30cv com a mesma ou maior confiabilidade do suzuki G13a equipado.

E isso vai custar uns 2 a 3 mil.

No resumo, ja abri o motor que eu tenho aqui, farei a geral de mecanica dele e depois farei a MI com uma Pandoo e boa.

Meu eixo flutuante ate o final do mes ja vai estar rodando...eba!

Ângelo Chiarini
16/05/2014, 13:19
nao seria o contrario? menor restriçao no escape é que ajuda o torque?

Fabil, você conhece o Vitor aí de Belo Horizonte, ele tem um samurai também.

Marvin_CPS
16/05/2014, 14:03
Cara, colocar dinheiro no motor original com certeza não é a melhor forma de sair de 60 e ir pros 115cv de um ap.
Mas se vc colocar na ponta do lapis qq mudança de motor nao sai por menos de 6 mil...e podem me atirar pedras que fica caro e mais uns 30 dias de oficina pra ficar sem detalhes.

Eu tenho como objetivo melhorar o rendimento e se atingisse 100cv estaria bom.

Não quero abrir o capo e olhar pra algo que não seja suzuki...quero um suzuki preparado e não um gol com casca de suzuki. risos

Sobre aliementar sai do custo beneficio de se trocar de motor fora os ajustes e confiabilidade duvidosa, acerto com o resto do conjunto, etc. Fora que tudo o que vc fizer de aumento de potencia vira cascata pro resto do carro.

No meu projeto viso um carro mais esperto com ganho de potencia entre 20 e 30cv com a mesma ou maior confiabilidade do suzuki G13a equipado.

E isso vai custar uns 2 a 3 mil.

No resumo, ja abri o motor que eu tenho aqui, farei a geral de mecanica dele e depois farei a MI com uma Pandoo e boa.

Meu eixo flutuante ate o final do mes ja vai estar rodando...eba!




Nava,
Se puder me passar quero os detalhes do projeto do flutuante...
Esse será o proximo passo a fazer no meu.....

Manda fotos depois de montado e da montagem tb!

Fabil
16/05/2014, 14:31
Fabil, você conhece o Vitor aí de Belo Horizonte, ele tem um samurai também.

Vitor? seria um samurai canvas preto, spoado?

Nava
16/05/2014, 15:03
Opa, assim que chegarem as semi eixos vou atualizar o topico la Marvin.

Ângelo Chiarini
16/05/2014, 16:27
Vitor? seria um samurai canvas preto, spoado?

Não, é um 97 branco, estou em negociação com ele.

Nava
21/05/2014, 10:23
Marvin, pesquisando sobre tbi...vi a do gol gti antigo, com duas borboletas, uma pequena e outra grande, será que seria uma boa pedida? Achei interessante e ela é bem simples pois tem acionamento mecanico e é barato. Todas as outras são caras acima de 300 conto e vem cheio de eletronica....

Marvin_CPS
21/05/2014, 10:54
E ai Nava, blz?!

Kra, a Tbi entrada dupla foi muito usada nos Gol, sendo a primeira geração nos GTs/GTi.

No GTs era considerado 2 estágios, pois que me lembre de ter lido em algum canto da net, onde essa caracterização era em função das aberturas das borboletas serem diferentes.....

Essa é uma boa TBi, porém terá que fazer uma flange de acoplamento pois o coletor do samurai tem a entrada menor que a saida da TBi. Ela é usada para projetos de injeção dos GM151, então deve apresentar boa vazão....

Neste topico - http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/26127-opala-4cc-com-injecao-eletronica-28.html - foi discutido uma pouco sobre o uso dela!

Não investi em TBi pq meu projeto era outro, fazer uma MPFi... Mas é uma boa coisa sim.....


Aproveitando, estive observando que meu motor começou a fumar um pouco :shock:... Coisa pouco, nem percebe-se o nivel do oleo abaixar! Mas para quem ta com mais de 150k rodado, tava na hora de começar a apresentar alguma coisa!
Vc que fez algumas pesquisas, sabe se além dos kit padrões de pistão (medidas como 0.25, 0.5, etc.) existe alguma receita mais picante para o motor do samurai?!
Em caso do meninão bater as botas, penso em fazer um ups na retifica... Coisa futura, claro!


Abs

Nava
22/05/2014, 09:26
Vou trocar toda a admissão para mpfi mais tbi nova.
Olhe, o motor do suzuki é bem "enxuto" nada que possa ser feito que realmente valha a pena em relação a cilindrada, etc.
Cabeçote tb...talves comando mais nervoso como o da low range.
Mas eu to botando fé na injeção...meu jipe é leve e se eu tiver uns 80/90cv a relação peso/potencia ficará ótima e a confiabilidade suzuki de sempre.
Apareceu um motor de vitara pra comprar...mas to hesitando em partir para 1.6.

Marvin_CPS
22/05/2014, 12:20
Entendi....
Bom, vamos ver o que faço qdo o bixão abrir o bico!!!
Capaz de mudar um pouco a medida do pistão, usar o .25 ao inves de standard! Vejamos!!!

E qual admissão vc vai usar?!
Vai montar um coletor MPFI novo e usar tbi dulpa de gol?!

Nava
22/05/2014, 14:50
Farei o coletor personalisado.
.25 nao resolve nada em cilindrada.
Nao tem espaço para mexer muito. Uma camisa tá 3 mm uma da outra.

Marvin_CPS
22/05/2014, 20:02
Eh q os kits que vendem de samuca são Standard, .25, .50 e .75....

Ou usar a indicação de pistão de fiesta endura 1.3, mas ai não sei qtos mm vai a medida!

Mexi pouca coisa na potência, mas realmente é mais pra beber q ganhar pangares! kkkk

Nava
23/05/2014, 10:52
Marvin, pistao do endura é mesmo diametro mas o do samurai tem as entradas das cabeças de valvulas sobre o pistão. Acho que não é compativel.

Pra aumentar a cilindrada tem que mexer 5 mm no diametro pelo menos...

Marvin_CPS
23/05/2014, 15:31
Nossa... Sério?! 5mm....

Poxa, tinha lida uma vez um kra falando q mudou pra .75 para ganhar algo de potencia no motor e ele bebia mais por isso....
POis eh, não podemos confiar em tudo que lemos na internet, ainda mais coisas que não conhecemos! :putz:

Mas valeus a dica!

Nava
25/05/2014, 20:10
Marvin, estive dando uma olhada em preparações de admissao e cabeçote e o pessoal consegue tirar até 20% a mais de potencia com alterações simples.
Uma MI com admissao retrabalhada deve dar os resultados esperados, o q vc acha?

Marvin_CPS
26/05/2014, 13:47
Nava,
Entrando com uma MI e retrabalhando o cabeçote para baixar (e consequentemente aumentar a tx de compressão) vc vai ganhar alguma coisa sim... Não sei em que ordem, mas não arrisco dizer 20% não....

Acho que esse ganho seria em carro 1.8 (talvez), 2.0 pra cima..... Nos nossos motores 1.3 acredito que ganharia ai algo entre 7% a 10% no conjunto (ou seja, 10% de 63cv = 6cv)....

Mas tem q tomar cuidado com 2 pontos:
1 - Consumo: apesar de melhorar o desempenho do motor, vc aumento o fluxo de ciclos do motor e faz com que ele beba mais com isso...
2 - Temperatura: Aumento da temperatura do motor devido ao aumento da tx de compressão!

Qdo comprei meu samuca, o cabeçote dele era mexido (vulgo, rebaixado), e o bixão começou a esquentar demais na trilhas (tendo em vista que ele veio de blumenau que o clima era mais frio)... Tive que preencher com solda... Hj melhorou, mas ainda esquenta bem em dias muitos quentes (mas a ventoinha elétrica deu jeito nisso :)). Pode ser que o serviço foi mal feito ou a ECM não soube trabalhar com esse aumento da potencia, mas nunca fui atrás para saber!

Resumo: na teoria é pra funcionar! Rs.s

Nava
26/05/2014, 22:55
Naaaaao....retrabalhar admissao e escape. o pessoal coloca o cabeçote na bancada e vai retrabalhando os dutos, camara de combustão, polindo, quebrando cantos etc....só com isso aumenta a velocidade e a capacidade do cabeçote respirar e sai dai a potencia. Arrancam 60cv de um motor de opala 6cc só com isso!

Nava
27/05/2014, 10:09
Estive pesquisando que o pessoal de fora usa o pistão do vitara e aumenta a taxa de compressão de 9,5 para 10,2.
Usando entrada de ar de baixa restrição, e comando 270 da low range, mais escapamento 3y, gera até 95cv no dyno.

Mais uma injeção MI deve ficar suficiente para o que queremos. Que acha?

Consegui as especificações do came de comando do 260, torque entre 1000 e 4000rpm. O 270 nao tem especificação e vai de 2200 a 5000rpm. Bom para uso diário.

Li bastante que não vale a pena usar bloco do vitara 1.6 pois ele é mais fraco que o do 1.3. Vi também que o motor do gti tem liga mais resistente e caso interessa rturbinar, esse é o bloco!

Marvin_CPS
27/05/2014, 20:38
Nava,
Nem tem como comparar motor de Opala 6CC com motor suzuki 1.3.....
Em motor grande ganhar 60cv é coisa besta! Gorjeta de bêbado! rs.s.....

Se procurar por forum de corsa e gol, vai ver que em motor até 1.4 o ganho é em torno de 10%.. Não mais q isso... Seja retrabalhando cabeçote por polimento ou aumentando tx de compressão!


"Estive pesquisando que o pessoal de fora usa o pistão do vitara e aumenta a taxa de compressão de 9,5 para 10,2.
Usando entrada de ar de baixa restrição, e comando 270 da low range, mais escapamento 3y, gera até 95cv no dyno.

Mais uma injeção MI deve ficar suficiente para o que queremos. Que acha?

Consegui as especificações do came de comando do 260, torque entre 1000 e 4000rpm. O 270 nao tem especificação e vai de 2200 a 5000rpm. Bom para uso diário.

Li bastante que não vale a pena usar bloco do vitara 1.6 pois ele é mais fraco que o do 1.3. Vi também que o motor do gti tem liga mais resistente e caso interessa rturbinar, esse é o bloco!"

Interessante a mistura de vitara com bloco de samuca.... Sabe como fica o vira e as bieletas?! Mantem-se originais?!
So muda msm a cabeça do pistão para a do vitara?!

Realmente o 260 para trilha deve ficar muito bom!!!!

(BODY)
30/05/2014, 00:07
Boa noite. meu nome é Rodrigo Guimarães (mais conhecido como BODY) sou mecânico, eu tenho um samurai 1994 com algumas mudanças. e gostaria de compartilha-las com vocês.
no momento meu samurai está com o motor aberto para uma nova configuração. mas pra adiantar. meu samurai tem: freio a disco nas quatro rodas, direção hidráulica, eixo cardam de frontier, rodas de 8 polegadas com pneus BF A/T 235/75 R15 e um veneninho no motor original. cabeçote trabalhado e plainado 1 mm com válvulas de vitara, coletor de admissão de vitara, eletroventilador, escape dimensionado, eliminei a válvula EGR. agora estou fazendo mais umas mudanças. assim que testar eu aviso. um abraço 4x4 e Reduzido.

Marvin_CPS
30/05/2014, 14:32
Body,
Interessante essa sua aparição, rs.s!

Se pude traga boas novas pra nos, pois esse projeto que tem era o que eu e o Nava estavamos procurando....

Depois nos passe essa sua receita...

Meu samuca tb esta sem EGR agora, pois estou usando central programaval (Aspro RF4 da Hardware Car).

Abs,

Marvin_CPS
18/06/2014, 15:12
Achei uma materia legal sobre polimento de cabeçote....

Nava, tem haver com a conversa de outro dia!


Pra quem tem interesse fica ai a dica!

"Essa questão sobre polir ou não dutos de admissão e escapamento em motores é realmente muito discutida. A principal razão desta discussão é o argumento de que o polimento seria prejudicial, pois levaria o escoamento a se tornar laminar, prejudicando a emulsificação do combustível (o ato de o combustível se misturar ao ar, de forma a perder a característica de gotinhas dispersas e passar a se comportar como um gás, compondo a mistura). E parece um argumento sólido.

Por outro lado, os defensores do polimento argumentam que ele torna o escoamento laminar, permitindo maior vazão. Mesmo com o desperdício de combustível pouco emulsificado, isso se justificaria pela possibilidade de contornar a perda de capacidade energética (devido à menor eficiência de queima de uma mistura pouco emulsificada), aumentando a quantidade de combustível na mistura. Isso aumenta -- em termos estatísticos -- a quantidade de combustível queimado, apesar do desperdício. Mas, quando o que se quer é potência, tudo é válido. Este parece também outro sólido argumento.

Tudo não passaria de uma questão de escolha entre ter mais potência, desperdiçando combustível, ou ter menos potência, com maior eficiência. O fato é que ambos os argumentos estão errados e essa discussão é, de certa forma, infundada e desnecessária.

Ambos estão errados porque são baseados em uma suposta laminaridade do escoamento no interior dos dutos de admissão do motor, mas isso está longe de ocorrer. O escoamento dento de um coletor é de alta velocidade em um duto com muitas curvas e acidentes -- borboletas, sensores, difusores. Além disso, é um escoamento pulsado, devido à abertura e fechamento das válvulas, ou seja, nem de longe tem chance de ser um escoamento tranqüilo, como é exigido para se formar um fluxo laminar.

Mas uma coisa é verdade: realmente são observados ganhos de potência quando se faz o polimento dos dutos, assim como é observado desperdício de combustível nesta prática. Então, como podem ser as conclusões corretas mas a argumentação errada?

As conclusões são baseadas em observações e medições, por isso estão corretas. Mas a explicação para o que é observado independe disso. Então cabe perguntar: qual a explicação real? O ganho de potência observado quando se faz o polimento dos dutos é devido ao aumento de seu diâmetro com o polimento. Mesmo um aumento discreto, de 1 mm ou 2 mm no diâmetro destes dutos, faz uma boa diferença na capacidade de fluxo. Como se vê, nada tem a ver com escoamento laminar.

Mas, se o escoamento não é laminar, então a emulsificação do combustível permanece normal: portanto, de onde vem a queda de eficiência que provoca o desperdício de combustível? Ou, por que os fabricantes não fazem logo os dutos polidos? Bem, os fabricantes utilizam o diâmetro dos dutos dimensionado conforme um compromisso entre as curvas de torque e potência e regimes de giros para aquele motor. Além disso, deixar as paredes dos dutos lisas seria caro e não teria função.

E mais -- e aí está a razão maior do desperdício de combustível: as rugosidades nas paredes dos dutos servem de trampolins para eventuais gotículas que tenham aderido à parede retornarem ao fluxo de mistura. Novamente, nada tem a ver com laminaridade do fluxo, mas provoca um desperdício de combustível, já que as gotas aderidas não chegarão à câmara no momento certo para queimar corretamente.

Outra componente da queda de eficiência é o aumento da quantidade e velocidade do fluxo (o motor ganha capacidade de giro), provocado pelos dutos de maior diâmetro -- todo escoamento mais rápido tem perdas maiores. No fim, chegou-se à mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperdício, ou não polir e ter menor potência com mais eficiência.

Ao menos agora se sabem os reais motivos desta escolha. E fica liberado o preparador de ter que polir os dutos até parecerem espelhos. As ruguinhas do interior do coletor não fazem mal a ninguém e até ajudam -- o objetivo é aumentar o diâmetro dos dutos e não os deixar lisinhos."

Marvin_CPS
15/07/2014, 23:12
Bom, depois de algum tempo fora, vamos ao resultados das melhoras!

Instalação da Aspro RF4 - Concluida!
Teste do motor com o novo sistema - Concluido!
Aquisição de um Scanner para leituras melhoras do motor - Em andamento!
Limpeza da eletrica antiga e arrumação do cofre do motor - A planejar!



Final de maio/2014 conclui a instalação da Aspro, fui obrigado a fazer uma limpeza geral na TBi, visto que a msm ainda mantém o controle de RPM (para o motor a quente) e aumento da aceleração (para o motor a frio) na mesma.

Na configuração atual, trabalhando com a solenoide eletrônica, o motor na primeira partida do dia, mantém a rotação a 1500rpm até os 55ºC, de 55º até os 85º/90º ele sobe no range de 800rpm até 1000rpm, para quando o motor esta quente (media de 94ºC considerado o ponto quente para acerto final da RPM). Adotei trabalhar com a rotação em torno de 1000rpm pois foi a melhor configuração que achei para controle da mesma ainda mais quando entra AC ou ventoinha elétrica do radiador (uso a de astra em segundo estagio apenas - FORTE!!). Com essa funções ligadas a RPM cai na casa dos 800/900rpm.

O teste da montagem foi feito numa viagem até a Serra da Canastra na semana passada!
O samuca se comportou como esperado, não ferveu, na bebeu demais, nem deu zica de funcionamento!
Para as altitudes e medias de temperatura da região da serra, o motor manteve media de temperatura na casa dos 80ºC na maior parte do tempo (mesmo em 4x4 H ou L) e RPM na casa dos 900rpm (principalmente devida a temperatura mais baixa do motor).

Media de consumo me agradou muito.
Foram 4 abastecimentos conforme segue abaixo:
1 - 370,0 km rodados / 48,0 litros / 7,7 km/l - pista de asfalto e terra, somente 4x2;
2 - 292,0 km rodados / 43,5 litros / 6,7km/l - pista de asfalto 4x2 e terra 4x4L;
3 - 242,6 km rodados / 36,0 litros / 6,7km/l - pista de terra 4x4L e 4x4H;
4 - 281,0 km rodados / 30,6 litros / 9,2 km/l - pista de asfalto 4x2;

Total de 1185,6 km rodados / 158,1 litros / 7,5 km/l

Vale lembrar que meu tanque é de 60 litros, em inox, alteração feita em janeiro/2013.
Fiz uma viagem ano passado em março/2103 até Ilha Bela/Ubatuba/Paraty. Nessa viagem minha melhor média de consumo tinha sido de 7,2km/l, e as estradas até o litoral são mais planas que as de minas cheias de serras!

Desta forma, adaptação aprovada! Não medi no dinamometro pois pra TBi mono não é o interessante!
Quem sabe na fase II do projeto, com uma multiponto, farei melhores medições!

FASE I - Aprovada!

Seguem algumas fotos da adaptação do motor!

Marvin_CPS
15/07/2014, 23:17
Segue algumas fotos das viagem...

Cesinha_Valinhos
21/08/2014, 12:20
Segue algumas fotos das viagem...

Olá Marvin_CPS, como está?

Concluiu o "projeto"?

Voltei aqui ao tópico para ver como estava e descobri que este mundo é pequeno mesmo, principalmente quando se tem um 4X4..

Nós nos conhecemos na pousada na Serra da Canastra, lembra? Eu estava com um Tracker prata...

Vc foi me mostrar sua viatura e eu nem me toquei que já havíamos conversado aqui pelo tópico..rsrs

Mas é isso aí

Abraços e sucesso..

Marvin_CPS
21/08/2014, 13:49
Fala Cesinha, blz?!
Opa, claro que lembro de vc!
Poxa, que mundo pequeno msm!!! kkkkkk

Terminei em termos, falta fazer a limpeza da eletrica original... Mas a parte "bruta" da criança terminou sim....
Por hora vou andar na mono, msm... O Samuca ficou excelente assim, com bom rendimento e autonomia!

Agora quero partir para outro projeto, montar uma vtr diesel para expedições! A mulher gostou de passear de jipe! kkkkk

Vamos marcar algo....

Abs,
Glauco

joao da gaiola
08/11/2014, 18:12
galera estou vendo vcs ai no topico com a intençao de envenenar os samucad :safari-rig:
agora opçao mais barata e 1.8mi e posso falar adaptar injeçao em ap q nao e injetado
para quem tiver um motor sobrando fica no maximo uns 12oo
agora quando o motor parar ehhhh ehhhhh ehhhh ap no samuca
ap =super barato super resistente acha peças faceis e quase sempre tudo baratim:cool:

Fsraulino
29/08/2015, 23:11
Tem bom tempo que venho pensando a respeito desse sistema complicado de admissão e injeção do Samurai. É mangueira e sensores para todos os lados. Dificuldade em encontrar peças e preços altíssimos. Dificuldade em regular a marcha lenta e outras complicações.
Bisbilhotando por aí, dei de encontro com essa admissão completa para o Vectra, no valor de R$ 600 tudo.
Se as distâncias dos furos de admissão forem coincidentes seria uma ótima solução para transformar o Samurai em MFI.
O sistema de refrigeração possivelmente teria espaço entre as entradas de admissão e válvula termostática ficaria na tubulação próxima à entrada superior do radiador.

Marvin_CPS
31/08/2015, 08:55
Fsraulino, muito boa sua pedida!
Se for usar um kit de injeção programável (pandoo, fueltech, injepro, etc.) a unica coisa que não vai usar neste kit da Crestana é a MAP. Todo o restante, se a furação casar (bloco Suzuki com coletor GM), vai lhe cair como luva, realmente!

O coletor do samurai é muito grande, e sobra pouco espaço para trabalhar com os acessórios extras neles...
Atualmente ainda estou usando o EFI e comprando as peças para a segunda etapa do projeto (4 bicos + blower M24).
Ta sendo uma dor de cabeça pensar onde inserir o blower no cofre do motor principalmente pq quero mudar as correias V por PolyV para reduzir a possibilidade do blower patinar em altas rotações!

Se seu estudo evoluir, me avise que esses dados serão de grande ajuda pra mim tb!

ROGER_FREITAS
01/09/2015, 20:47
Comprei este Samurai agora, vou começar a entender esse "brutus"
510763510763

Fsraulino
03/09/2015, 18:52
Comprei este Samurai agora, vou começar a entender esse "brutus"
Fico imaginando como é dirigir um Samuca nessas dunas bem altas do Ceará.


......Se for usar um kit de injeção programável (pandoo, fueltech, injepro, etc.) a unica coisa que não vai usar neste kit da Crestana é a MAP. Todo o restante, se a furação casar (bloco Suzuki com coletor GM), vai lhe cair como luva, realmente!....
É nisso que estou tentando raciocinar. Qual o dispositivo a ser utilizado para comandar os bicos no sistema MPFI?? O MPFI no Samuca seria bem aproveitado com injeção sequencial, não necessariamente para cada bico, mas pelo menos para cada par de bicos.
Seria bem eficiente na marcha lenta, quando ocorreria a injeção no momento da abertura da válvula de admissão, ou próxima desse momento.
Tive olhando os preços dessas marcas de injeção programada. São muito caras. O meu objetivo é gastar o mínimo, obtendo o máximo de eficiência.
Ando pesquisando um módulo que aproveite o sistema do sensor hall no distribuidor para sequenciar a injeção dos bicos.
No Youtube tem uma pessoa que montou um MegaSquirt em Chevete com motor original e pareceu funcionar bem. Interessante também que o autor perfurou a admissão do motor para colocar bico injetores interligados com flauta.
O vídeo está nesse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=thkqlPh1YTU&index=6&list=UUPwNj5pOot4CuP8d7sRW1JA

Marvin_CPS
04/09/2015, 08:38
Fsraulino,
O sistema usado pelo chevette é o mesmo de muito injetados, sistema por roda fônica dentada e sensor hall de leitura.
No video ele mostra esse sensor e a roda fônica.

Você pode usar o sistema de hall do distribuidor, existem algumas centrais que para isso, porém só conseguem trabalhar com eficiência em modo EFi, para o MPFi melhor mesmo é a roda fônica!

Toda central programável usa sistema de injeção semi-sequencial (injeção em pares).

"Tive olhando os preços dessas marcas de injeção programada. São muito caras. O meu objetivo é gastar o mínimo, obtendo o máximo de eficiência."
Kra, isso não existe, infelizmente... rs.s! Ow vc gasta em usar boas peças ou terá dor de cabeça pro resta da vida...
As centrais começam na ordem de 1k, ai vc tem opções de "com visor acoplado" ou "sem visor acoplado".
A Mega é muito boa, porém bem chatinha de se trabalhar. Ela é fruto de um desenvolvimento universitário e por isso de uso aberto (hard e soft). Existem locais especializados na Mega que já te entregam ela com o conector especifico do modelo do carro e a pré-configuração feita....
Eu uso a HardwareCar, custo beneficio relativamente bom, e esta apresentando bons resultados! A mais comum é a fueltech, só que puxa o preço bem pra cima (na casa dos 3k)....

Para o uso dos bicos vc tem 2 opções: 1 - furar o coletor de admissão e inserir os bicos (jeito mais comum de se fazer), ou 2 - se o bloco for alto arriscar um injeção direta furando o bloco (mas ainda não vi nenhum loco tentando fazer isso). O bacana do projeto dele foi usar a tbi do gol GTi com 2 estágios....

Fsraulino
05/09/2015, 10:40
Marvim_CPS
Tinha estabelecido o limite de R$ 1.500 para melhorar o desempenho do Samuca. A partir daí considero pensar investir um pouco mais para adaptar o motor AP.
O meu Samuca tem GNV que nunca funcionou 100%, pois não havia Kit específico para ele. O difusor/mesclador GNV colocado na entrada da TBI causa grande restrição na entrada de ar e como consequência ocasionava perda de potência e dificuldade na regulagem da admissão. Acabei tirando esse difusor e deixei de usar o GNV por um tempo.
Andei estudando a admissão Tetrafuel da Fiat comparando-as com os sistemas de 5ª geração para GNV. Tudo com a finalidade de entender como se dá o comando de abertura dos bicos, tanto o de combustível como os de GNV.
Ainda não consegui entender como se dá o comando dos injetores do GNV do Tetrafuel da Fiat.
Nos Kit GNV de 5ª geração de empresas aqui do Brasil, utilizam a fiação dos bico de combustível para comandar as injeções de GNV.
A 1ª imagem abaixo é do sistema de injeção GNV multiponto de 5ª geração. Observe que o Kit possui bicos rosqueáveis para serem colocados na admissão.
A outra imagem é a do módulo ECU de injeção multiponto de GNV.
O que estou visualizando é a possibilidade de usar esse comando de injeção multiponto de GNV, que custa U$ 85, para comandar bico injetores de gasolina. O fabricante é http://www.ac.com.pl/

ivancs
18/10/2018, 13:54
Ressuscitando o Tópico - De Novo

Alguém já pensou em utilizar o cabeçote completo (ou só a admissão) do Jimny até 99? Esse motor (G13BB) usa o mesmo bloco do Samurai (G13BA), mas é MPFI e 16v (comando simples).

OBS: não se trata do motor do Swift GTI (G13B) que é monoponto e 16v com duplo comando...

Fabil
18/10/2018, 19:17
Swift GTI é monoponto? tem certeza?
sobre o cabeçote do Jimny 99 no G13BA do samurai, creio que seja possivel, mas será que é viavel? a menos que voce tenha um cabeçote desse completo jogado no canto da garagem, duvido que valha a pena toda o custo e trabalhado da conversao para arrancar 1/2 duzia de pangarés...

ivancs
19/10/2018, 07:47
Tem razão Fabiano, o G13B do Swift GTI é multiponto... Mas pelo que vi nesse motor a parte de baixo também tem diferenças, bielas forjadas, virabrequim... Praticamente só o bloco é igual... Então usar esse cabeçote no G13BA do samurai deve ter algumas consequências quanto a durabilidade...
Já o G13BB do Jimny até 99 ganha uns pangarés, e se pegar cabeçote com admissão completa é quase plug and play... Seguindo a idéia original desse fórum acho q seria a opção com menos trabalho para ter um samurai multiponto...

E recentemente vi um motor desse a venda, completo por 2 mil... Como estava encalhado porque deve ter baixa procura, se chegar com dinheiro na mão deve levar o cabeçote e admissão completa por um bom preço...

Marvin_CPS
19/10/2018, 16:28
Ivan,
Unica coisa que muda na parte de baixo do motor G13B do Swift pro G13BA do Samurai são as bielas forjadas. Do resto é tudo igual... Mesmo vira, mesmo bloco, mesma medida de biela e pistão, etc....

Cabeçote do Swift GTi é 16v com comando duplo e admissão com 4 bicos.

Agora entre usar o cabeçote do Swift (G13B) ou o cabeçote do Jimny (G13BB) (no caso teria que ser cabeçote completo msm, pois os tuneis de admissão desses coletores são diferentes dos tuneis do coletor do samurai. Swift e Jinmy são tuneis com bocais ovalizados e Samurai é túnel com bocal redondo) não sei qual seria melhor em função do comando duplo ou comando simples...

Observação:
- lembrando que o swift era limitado em 7500rpm e gerava 100cv@6450rpm.
- ja o Swift G13BB é limitado em 6000rpm (igual o G13BA) e pode gerar os 80cv@6000rpm (samurai G13BA era +/- 63cv@6000rpm).

Mas acho que a questão toda se resume no tipo de uso, pois os motores com cabeçotes 8V apresentam pico de torque em baixa rpm (G13BA = 10,2kfgm@3500rpm) o que ajuda muito em trilha de muita pedra, erosão, etc., ja os motores com cabeçotes 16V apresentam o pico de torque em alta rpm (G13B = 11,5kgfm@4950rpm e G13BB = 10,3kgfm@4500rpm) o que ajuda em trilha de areia, lama, dunas, etc.

Se for pra montar um carro com giro manteria a ideia de montar com cabeçote de Swift ao invés do cabeçote do Jimny, ou seja, montagem ja conhecida e conceituada pelos gringos. Detalhe, os kras la foram montam o motor do Samurai com cabeçote do Swift Gti e usam pistão do Vitara 16V (pq a biela do vitara é tão reforçada qto a original forjada do Swift, e é do mesmo tamanho da do Swift/Samurai).

Se a ideia for tentar somente ganhar alguns cavalos poderia tentar fazer a montagem com o cabeçote do Jimny, porém lembre-se que a curva de torque irá mudar um pouco (pico muda de 3500rpm para 4500rpm), mas as limitações de giro do motor irão permanecer (max 6000rpm)!

Outra saída seria usar o coletor do samurai 8V, inserindo os 4 bicos no msm e mudar o comando atual para um mais agressivo, a exemplo um comando 260 ou 272 (existe la na gringa ou pode fazer em algum preparador do pais).

- The Touquer 260 cam that will give great low end power and torque and is great for those looking to crawl those hills and rocks. Power band will be in the 1000-4000 RPM range.
- The HP 272 cam with give great top end power for your mostly street rig or those looking to fly up the hills and through the mud. Power band will be in the 2200-5500 RPM range.

As rceitas e resultados são variados, mas vai muito do gosto de investir no motor original do samurai ou escolher outro mais novo e mais potente... E poucos são os que curtem investir no motor original!!!


* Informações de potencia tiradas do site "www.carrosnaweb.com.br".
** Informações do comando tiradas do site "http://www.lowrangeoffroad.com"

Marvin_CPS
19/10/2018, 16:43
Foto da cabeçote do G13BA
https://i.ebayimg.com/images/g/ih8AAOSwNYRZm~Fg/s-l1600.jpg

Foto da cabeçote do G13B e G13BB
​https://i.ebayimg.com/images/g/g88AAOxyaTxRP4eI/s-l1600.jpg

ivancs
20/10/2018, 14:30
Marvin, obrigado pelos comentários!

Com relação aos motores, tanto o G13B do Swift GTI quanto o G13BB do Jimny tem pistões diferentes do Samurai, então para adotar os cabeçotes teria que trocar os pistões também... No caso do Jimny o motor é não interferente como o do Samurai, com recortes para as 4 válvulas... o do Swift é interferente e tem pistões mais planos, além de trabalhar com maior taxa de compressão.

As bielas do G13B são forjadas, como você confirmou... o virabrequim eu vi em algum lugar que seria diferente também em relação ao Samurai, mas teria que confirmar essa informação.

O G13BB do Jimny é o único que não utiliza distribuidor e tem duas bobinas de ignição... então ele deve ter um sensor de posição da árvore de comando que deve vir junto com o cabeçote... não sei se ele tem um sensor de rotação do virabrequim também...

Eu uso meu Samurai 94 todos os dias para ir trabalhar e para passeios no fim de semana. Em baixa rotação acho que ele vai bem, mas falta fôlego em estrada e subidas... por isso acho que o G13BB do Jimny seria uma boa pedida... acho que com ele daria um bom ganho em estradas e vias expressas, e como foi configurado para o Jimny deve se sair bem em baixa rotação também... Acho que esse cabeçote seria uma boa evolução em caso de necessidade de retificar o motor original do samurai, porque seria necessário trocar os pistões de qualquer jeito...

O G13B do Swift, como trabalha em regime de rotação bem maior, não sei se seria muito adequado para a mecânica original do Samurai...

ivancs
05/06/2019, 12:21
Finalmente alguém realizou a ideia original desse tópico! Um Samurai MPFI!

566739

Goids
15/07/2019, 13:20
Fala Ivancs,

Você tem o contato de quem fez essa adaptação, faz tempo que busco alguëm pra conversar sobre isso e nunca consegui falar diretamente com o mecânico ou o dono do motor alterado!

Abraço
Diogo

Finalmente alguém realizou a ideia original desse tópico! Um Samurai MPFI!

566739

ivancs
15/07/2019, 16:25
Fala Goids

Achei o proprietário no Instagram... Cheguei a fazer pergunta e ele respondeu, mas depois parou o contato...
Tenta arrancar mais informação lá e atualiza esse tópico! Segue o link da postagem
TOYOBRA_OFICIAL on Instagram: “Motor de Suzuki Samurai 1.3 mi. Mi ? Siiiimmmm. 4 bicos e tbi GM, alem e claro de uma injecao programavel. Vida longa aos suzukis.…” (https://www.instagram.com/p/BnOoQAOHPXh/?igshid=17ln3t547zm91)

Marvin_CPS
16/07/2019, 11:59
@Goids e @ivancs,

Esse Samurai foi montado em meados de 2016, na região sul do Brasil (não sei exatamente qual cidade).

O projeto é simples (inclusive é o mesmo que tenho as peças pra montar no meu):
- 4 Bicos de Astra 2.0;

- Borboleta Mecânica do Omega;

- Um injeção programável (pode ser Fueltech, Pandoo, etc. No caso o amigo colocou a Hardware Car Aspro RF4 - não sei se com leitura pelo distribuidor, devido a presença do mesmo, ou se leitura pela roda fonisca como ja uso no meu);

- Coletor original do samurai com os copinhos para encaixe do bicos do astra (so mandar soldar os copinhos, qualquer loja de preparação de carro faz a solda ou projeto um coletor novo pra vc);

Monta tudo, regula a ECM Programável e seja feliz...
Vantagens que vc tira todos os sensores velhos do samurai, troca por 3 ou 4 novos (2 medidores de temperatura - água e óleo, 1 sonda 4 fios, e uma TBI mais nova).

Alem disso o dono aproveitou (assim como tb ja fiz no meu) e selou o sistema de água original (coisa simples de fazer tb).

A foto completa do motor esta anexa.
567554

PS: Unica coisa que ainda não fiz no meu, por motivos familiares que me obrigaram a parar o projeto do samurai e não atualizar mais o post, foi o coletor 4 bicos.... Do resto ta bem parecido com o do amigo sulista.... Mas como disse ja tenho todas as peças para montar.. Inclusive tenho até um SC Eaton M24 para dar uma apimentada a mais no projeto!

ivancs
17/07/2019, 09:30
@Marvin_CPS e @Goids

Acho a idéia de tornar o motor mpfi interessante... eu já havia entrado em contato com a Flow Performance de São Paulo sobre a adaptação no coletor e ficaria em R$420,00 para soldar os copinhos dos bicos e incluindo a flauta + suporte... achei razoável.
Fabricar um coletor novo para o Samurai deve sair bem mais caro, até porque teria que vazer também a tubulação de retorno de água para o radiador, que no samurai é todo integrado no coletor....

Com relação aos bicos, acho que os do astra 2.0 são um pouco exagerados... os bicos do Palio 1.4 (código IPE-010) atenderiam a vazão necessária e são mais curtos, facilitando o posicionamento da flauta... Na foto da adaptação feita aí em cima dá para ver que foi necessário rodar um pouco a base da TBI para poder abrir espaço para a flauta.

A TBI que ele usou foi a do Astra 1.8, retirando o atuador de marcha lenta, acho que é motor de passo (poucas injeções programáveis conseguem utilizar). Ela tem 50mm.
567665
Eu gostei dessa aqui fabricada pela Crestana. Também tem 50mm, vem com TPS e atuador de marcha lenta integrado:
567666CORPO DE BORBOLETA TBI PARA ADAPTAÇÃO COM ACELERADOR MECÂNICO 50MM,ATUADOR MARCHA LENTA E SENSOR TPS POSIÇÃO DA - CORPOS UNIDADE CORPOS_DE_BORBOLETA (https://www.crestana.com.br/corpo_borboleta_tbi_para_adaptacao_com_acelerador_ mecanico_50mm_atuador_marcha_lenta_e_sensor_tps_po sicao_corpos_cbtbi50mm___cp78569?nsn=corpos_de_bor boleta)

Com relação à injeção programável acho que tentaria utilizar alguma que permitisse sequencial... a de menor custo é a megasquirt MS2, mas tem menos preparadore especializados nela. Fueltech sequencial só acima da FT-400, muito caro... Pandoo poderia ser a box inject... Injepro tem a S4000 e a S4500... A dificuldade de fazer sequencial é que, além da roda fônica, existe a necessidade do sensor de fase, teria que tentar adaptar no distribuidor... E já que vai mexer, elimina logo o distribuidor e usa bobinas individuais 8---)

A grande questão é: VALE A PENA? Qual o ganho em potência e consumo? Essas informações o camarada que adaptou os bicos aí poderia ajudar a responder...

Marvin_CPS
17/07/2019, 16:34
Ivancs,

R$420,00 num coletor so para fazer a solda dos bicos e flauta?
Qdo cotei, num gastaria 200 contos de adaptação.... 500 conto seria o preço final com peças e MO.

Em relação ao bico, existem inúmeras possibilidades.... Bico de Astra 1.8/2.0 (são os msm), bicos de AP, bicos FIAT, etc.... Quem vai controlar a quantidade injetada vai ser a ECM... No meu caso optei por bicos de Astra pois pretendo colocar SC e vou precisar de maior vazão nos bicos... Mas bicos de motores 1.4, so para deixar o motor MPFI, com certeza dão conta do recado!

O mesmo vale para a TBI. Uma de 50mm da conta do recado de boa... Essa da Crestana eu acho grande pro pouco espaço que temos no coletor (como ja observado por vc). Acho que uma TBI mecânica de 50mm é de bom tamanho por projeto, mas colocaria o atuador de marcha lenta separado (alias eu ja uso um externo devido ao uso da Aspro RF4).

Sobre o uso de injeção, pro nosso caso de uso em trilha, seria mais adequado o uso de um sistema de centelha perdida (semi sequencial), do que um sequencial puro justamente pela quantidade de sensores associados ao tipo da injeção.
A semi-sequencial o simples uso da roda fônica já trabalha bem, e ja elimina a dor de cabeça do distribuidor, e tb aceita o uso de uma bobina por cilindro ou bobinas unica. Sem contar que todas as centrais já trabalham com o sistema de injeção semi-sequencial.

O ganho é realmente baixo (algo em torno de 5cv a 10cv, nessa mudança), porém o motor irá girar mais redondo.
Uma das grandes vantagens que eu vejo é o investimento numa eletrônica mais nova e confiável, tirando cabos e sensores de mais de 10 anos de uso.

Logo, se mudar a ECM para uma programável é o primeiro passo, fazer um MPFI é um gasto adicional bem aceitável...

ivancs
18/07/2019, 06:16
Marvin_CPS

200 conto na adaptação do coletor realmente tá muito bom! Só a flauta ja custa uns 80...

A TBI da Crestana não é grande não, a única coisa que pode atrapalhar são aqueles canos de cobre que ficariam virados para o lado da flauta, mas são para aquecimento da TBI... No caso de multiponto esse aquecimento é desnecessário, então é só cortar fora...

Com relação à injeção sequencial só aumenta o custo do módulo e entra o sensor de fase... Mas semi-sequencial já seria uma boa melhoria...

Se puder manda fotos da instalação da sua roda fônica... Usou qual modelo?

Fabil
18/07/2019, 09:07
bao... custo de uma empreitada dessas com IE programavel, sonda wide, bicos, flauta, tbi, mao de obra, acerto etc... comercialmente falando nao fica por menos de 4mil ( para quem vai fazer por conta propria em casa, estimo uns 30% menos)... vale a pena investir 4mil p/ montar MPFI no motor de samurai para arrancar uma merreca de 10 pangares no motor aspirado?
se for partir para sobre alimentaçao até vai, mas p/ aspirado, muita grana p/ pouco pangaré...

Marvin_CPS
18/07/2019, 13:52
Ivancs,

Usei um roda fônica universal que vendia na Crestana, e fiz uma flange na de alumínio.

A roda fonica é tipo essa:
567680

(obs: essa tem no ML - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-927400827-engrenagem-para-adaptaco-roda-fonica-suporte-de-sensor-_JM?matt_tool=14302715&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI1MfCqfm-4wIVlgyRCh1rNw6TEAYYAiABEgLM9fD_BwE&quantity=1)


E a adaptação ficou assim:
567681

567682



Marvin_CPS

200 conto na adaptação do coletor realmente tá muito bom! Só a flauta ja custa uns 80...

A TBI da Crestana não é grande não, a única coisa que pode atrapalhar são aqueles canos de cobre que ficariam virados para o lado da flauta, mas são para aquecimento da TBI... No caso de multiponto esse aquecimento é desnecessário, então é só cortar fora...

Com relação à injeção sequencial só aumenta o custo do módulo e entra o sensor de fase... Mas semi-sequencial já seria uma boa melhoria...

Se puder manda fotos da instalação da sua roda fônica... Usou qual modelo?

Marvin_CPS
18/07/2019, 13:57
Fabil,

Esse tema ja foi muito discutido....

Manter original, alterar o original, mudar para AP, mudar para GM, mudar cambio, eixos, manter so a casca de samurai, etc., etc., etc.....

Como sempre a conclusão final é que a mudança fica a cargo do gosto do dono da vtr...

Eu prefiro manter o motor original, com algumas atualizações e manter o bom desempenho do conjunto, que colocar um motor AP e ter outras dores de cabeça....



bao... custo de uma empreitada dessas com IE programavel, sonda wide, bicos, flauta, tbi, mao de obra, acerto etc... comercialmente falando nao fica por menos de 4mil ( para quem vai fazer por conta propria em casa, estimo uns 30% menos)... vale a pena investir 4mil p/ montar MPFI no motor de samurai para arrancar uma merreca de 10 pangares no motor aspirado?
se for partir para sobre alimentaçao até vai, mas p/ aspirado, muita grana p/ pouco pangaré...

ivancs
19/07/2019, 09:29
Valeu pelas fotos @Marvin_CPS!

E conta aí como está a experiência com a injeção Aspro e roda fônica... Já tem alguns anos que instalou né? Como está consumo e funcionamento do motor? Deu alguma dor de cabeça?

Marvin_CPS
19/07/2019, 11:56
Ivancs,
O carro muda o funcionamento, responde melhor que com a injeção original....

De problemas não tive mais nenhum....Fiz uma viagem à Canastra logo após a instalação da Aspro, foi so alegria.
Com a saída dos sensores velhos, a dor de cabeça zerou... Partida simples, aquecimento na lenta fica show de bola (msm no frio), problema de oscilação do motor some. Enfim, da pra voltar a andar sem preocupação!

Ruim q estou com ele parado a 2 anos, comecei a refazer a elétrica, no meio do caminho ocorreram alguns problemas e pra alegria da família minha filha nasceu.. Agora to retomando o projeto... Fazendo uma boa reforma.. Trocando coxins, revisando eixos, motor, etc., e finalizando a elétrica. Logo mais espero estar com ele rodando dnvo!



Valeu pelas fotos @Marvin_CPS!

E conta aí como está a experiência com a injeção Aspro e roda fônica... Já tem alguns anos que instalou né? Como está consumo e funcionamento do motor? Deu alguma dor de cabeça?

ivancs
19/07/2019, 21:55
Valeu pelo relato @Marvin_CPS. Tomara que seu samuca volte logo a ativa!

Eu gosto muito dessa idéia de modernizar o motor original, acho que deixando mutiponto teria um funcionamento mais redondo, ganho em consumo e alguns pangarés... E a continuaria a durabilidade comprovada do motorzinho... Quando eu estiver mais folgado pretendo começar o projeto, mas igual a vc tb estou com uma pequena em casa agora...

Mantenha atualizado esse fórum com a evolução do seu samuca, sua experiência ajuda muito!

Fabil
20/07/2019, 19:03
Another Turbo 1.3 DOHC Build - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (https://www.pirate4x4.com/forum/suzuki/2680422-another-turbo-1-3-dohc-build.html)

mastigadinho p/ voces...rsrsrs

ivancs
22/07/2019, 15:50
@Fabil, mas aí é o motor G13B do swift GTI...

Vc disse q a mexida toda para adaptar os 4 bicos + injeção programável fica da ordem de 4 mil... Para tem uma noção, se for completar a salada com um turbo aí precisaria desembolsar mais quanto na brincadeira? Basicamente faltaria a turbina, adaptação no coletor de descarga e dutos de ar correto?

Fabil
22/07/2019, 16:43
@Fabil, mas aí é o motor G13B do swift GTI...

Vc disse q a mexida toda para adaptar os 4 bicos + injeção programável fica da ordem de 4 mil... Para tem uma noção, se for completar a salada com um turbo aí precisaria desembolsar mais quanto na brincadeira? Basicamente faltaria a turbina, adaptação no coletor de descarga e dutos de ar correto?

bicho, um projeto turbo MPI no G13 8v do samurai, vai na ordem de 10mil p/ cima.. carro, pronto com laudo em dinamometro do antes X depois... montei um Jimny turbo recentemente..

jimny turbo TECNOTRILHA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Xbdfe_nwq2Y)

ivancs
23/07/2019, 06:20
Eu ja tinha visto o video do jimny turbo preparado por vc @Fabil, projeto muito top, parabéns!

Mas não tem jeito, não existe almoço grátis... Se quer desempenho tem q tirar o escorpião do bolso porque a brincadeira não fica barata... Mas o resultado deve ser bom demais...