Ver Versão Completa : duvida na utilização da reduzida
Acabei de comprar um jeep cj5 65 6cc e sou iniciante no assunto off-road. Já pesquisei sobre como utilizar a reduzida e obtive 2 respostas diferentes. Alguns dizem que preciso ligar a tração antes da reduzida pra evitar problemas mecânicos e outros já dizem que não é necessário, alguém sabe me dizer qual o correto? E caso esteja ligado a tração e em seguida ligue a reduzida, a força da reduzida é jogado nas 4?
Obrigado pela ajuda...
Rubens Linhalis
10/09/2013, 11:09
Diogo,
A reduzida só liga se vc ligar a traçao (acionar a alavanca da tracao). Se nao mudar a alavanca de tracao de posicao a da reduzida nem mexe.
Quando mudar a posição das alavancas (tanto tracao quanto posicao), as rodas dianteiras serao acionadas se as rodas livres estiverem travadas, ou se o carro for roda livre automatica.
A groço modo, acionando rodas livres (no caso das manuais), mudando as posicoes das alavanas de tracao e reducao de posicao, a força é jogas para as 4 rodas sim.
Acabei de comprar um jeep cj5 65 6cc e sou iniciante no assunto off-road. Já pesquisei sobre como utilizar a reduzida e obtive 2 respostas diferentes. Alguns dizem que preciso ligar a tração antes da reduzida pra evitar problemas mecânicos e outros já dizem que não é necessário, alguém sabe me dizer qual o correto? E caso esteja ligado a tração e em seguida ligue a reduzida, a força da reduzida é jogado nas 4?
Obrigado pela ajuda...
Se eu entendi bem, você tá se referindo à borboleta da roda livre manual, para engate da reduzida não se faz necessário travar "lock" em 4x4, já para andar em 4x4 "normal" precisa travar "lock"
guilhermeabreu
10/09/2013, 12:45
Êita língua portuguesa complicada , mas vamos lá tudo o que falaram aí em cima esta correto , mas lá vai eu tentando ajudar , mas posso estar complicando mais ainda :
Seu jipe deve ter roda livre manual , se vc não mexer na roda livre manual que fica no cubo da roda dianteira deixando ela livre ( FREE ) , vc pode mudar a alavanca dentro do carro passando para tração nas 4 rodas , MAS NÃO TERÁ TRAÇÃO NAS 4 RODAS PQ A RODA LIVRE ESTA NA POSIÇÃO LIVRE , e se vc mexer na alavanca da reduzida , o seu jipe estará reduzido mas em 4X2 pq q roda livre esta na posição LIVRE .
Se vc colocar a borboleta da roda livre na posição LOCK ( ligada ) e se vc mexer na alavanca de tração dentro do caro seu jipe funcionará com tração nas 4 rodas mas em velocidade normal , e se vc acionar a alavanda de reduzida , AÍ SIM VC TERÁ TRAÇÃO NAS 4 RODAS COM REDUZIDA , ou seja : COM A FORÇA QUASE QUE DOBRADA , commuita força e pouca velocidade .
Não sei se compliquei mais ainda ou ajudei em alguma coisa .
ABRAÇO
xibiu!!!
10/09/2013, 18:44
Em condições normais de condução, o jipe roda com tração apenas nas duas rodas traseiras.Também é comum a presença de um dispositivo de "roda livre" (acionamento automático ou manual), que poupa os componentes da tração adicional quando a mesma não está sendo utilizada. No momento em que necessita de maior capacidade de tração do jipe, o condutor aciona o sistema por meio da alavanca dentro da cabine.
Devido a uma diferença de rotação, que ocorre entre as rodas dianteiras e traseiras, durante a execução de curvas ou manobras, a tração 4x4 deve ser utilizada apenas em pisos de baixa aderência e com velocidade limitada. Essa diferença de velocidade cria esforços internos no sistema, que podem vir a prejudicá-lo seriamente, caso as condições de utilização previstas pelo fabricante não sejam respeitadas!
Abraço;
Ricardo MG
10/09/2013, 19:34
Diogo, todos amigos foristas responderam muito bem a sua dúvida. No meu caso, devido a retirada da trava da CT eu consigo reduzir sem "traçar", pois quando estava com o BF161 "cansado" não conseguia subir a rampa de casa sendo necessário reduzir.
abs
Obrigado a todos pelas respostas. Pior que as vezes o português é dificil de interpretar, ainda mais pela internet. Na vdd uma resposta foi completando a outra e fiquei menos leigo no assunto..kk
Abraço!
Guilhermeabreu, essa era minha duvida maior....posso optar pela reduzida apenas nas duas traseiras e não necessariamente nas 4, sem ter possiveis problemas na mecânica, em forçar ou algo do tipo.
Abraço.
Pablo.pinto2007
11/09/2013, 09:09
Guilhermeabreu, essa era minha duvida maior....posso optar pela reduzida apenas nas duas traseiras e não necessariamente nas 4, sem ter possiveis problemas na mecânica, em forçar ou algo do tipo.
Abraço.
Até onde sei, existe uma trava que impede de se reduzir sem estar traçado... agora há uma forma que eu não sei qual é, mas que meu mecânico fez no meu, ou seja, se eu quiser reduzir sem traçar eu posso... é só você testar, se a alavanca da reduzida entrar beleza... se não, é porque a trava ainda está lá!!!
Abraços!
Pablo
georgevalle
12/09/2013, 08:11
Diogo estas dúvidas suas são comuns no inicio, o ideal é você conversar com quem tem jeep e faz trilha, aí perto de você na Avenida Erasto tem duas lojas e sempre tem jeep lá na própria avenida tem a jipepar e pouco antes (sentido centro bairro) logo depois do quartel tem o zezo é numa rua transversal à avenida mas a loja é visível da avenida que também sempre tem jeep visite as lojas fale com o pessoal de lá peça dicas e para que te mostrem com o jeep andando aí você vai tirar todas as dúvidas na pratica que a melhor aula.
Ander Som
12/09/2013, 17:42
Diogo, qual seria o objetivo de utilizar a reduzida em apenas 4x2? tendo em vista que a reduzida vc aumenta muito a força e reduz drasticamente a velocidade...
Se for no uso do dia-a-dia 4x2 "normal" é suficiente, em caso de trilha, 4x2 reduzida não faz muito sentido....
Ricardo MG
12/09/2013, 18:19
Diogo, qual seria o objetivo de utilizar a reduzida em apenas 4x2? tendo em vista que a reduzida vc aumenta muito a força e reduz drasticamente a velocidade...
Se for no uso do dia-a-dia 4x2 "normal" é suficiente, em caso de trilha, 4x2 reduzida não faz muito sentido....
Ander Som,
Como relatei no meu post anterior, eu e mias alguns que conheço, devido a topografia aqui na nossa cidade/região, na época que estava com o BFão cansado eu não consegui sequer subir a rampa da minha garagem, por isso retirei a trava da CT e utilizar 4X2 reduzida, tb uso o 4x2 red quando estaciono em grandes aclives/declives na áera urbana.
Abs
Ander Som
12/09/2013, 19:53
Ander Som,
Como relatei no meu post anterior, eu e mias alguns que conheço, devido a topografia aqui na nossa cidade/região, na época que estava com o BFão cansado eu não consegui sequer subir a rampa da minha garagem, por isso retirei a trava da CT e utilizar 4X2 reduzida, tb uso o 4x2 red quando estaciono em grandes aclives/declives na áera urbana.
Abs
Ricardo, faz sentido....
Agora pra engatar a reduzida só com a vtr parada mesmo ne...
Ricardo MG
12/09/2013, 20:35
Ricardo, faz sentido....
Agora pra engatar a reduzida só com a vtr parada mesmo ne...
Ander Som,
Sim, nas nossas "modernas" viaturas, somente com o veiculo parado, tanto no engate do 4x4 quanto na reduzida.
um forte abraço
Ander Som
12/09/2013, 20:57
Bem "modernas"... kkk
Em outro tópico vi o pessoal dizendo que pra desengatar pode ser em movimento, mas creio que nao vale a pena correr o risco.
:safari-rig:
Maiewski
21/12/2021, 04:03
O meu CJ5 eu desengato andando em baixa velocidade, porém para o engate preciso parar. Há pouco tempo desmontei algumas partes do câmbio para revisão e troca de retentores, achei a trava que não deixa engatar a reduzida se não estiver 4x4, como não sabia se poderia usar a reduzida no 4x2 deixei como estava. Acho que aqueles que modificam o sistema é exatamente para compensar a necessidade de maior força para subidas sem ter que usar o 4x4. O meu está com uma relação muito longa nos diferenciais, o que faz com que tenha que forçar mais a embreagem, principalmente nas arrancadas e em subidas, penso que se não causasse problemas poderia mudar, retirando a trava para poder engatar a reduzida somente na tração traseira. Nesse caso ao pegar um terreno de barro poderia deixar engatada a roda livre e acionar o 4x4 e reduzida sem ter que descer do veículo.