PDA

Ver Versão Completa : Quase matou um



Gustavo de Olliveira
31/10/2005, 09:47
Amigos Jipeiros , neste final de semana a trilha estava muito boa ou deveria dizer muito ruim , muita lama :D . mas aconteceu um fato que não gostaria que se repetisse com ninguém , a toyota de um amigo atolou e fui ajuda-lo colocamos a cinta no reboque da toyota e no gancho a frente do meu CJ , puxei .... não saiu , dei um tranco ... andou um pouquinho ... dei outro tranco :parede: achei que tinha estourado a cinta , depois vi o vidro da toyota com um buraco , o gancho soltou a solda , estourou o vidro , bateu na orelha do meu amigo , no paineu ( quebrou ) e no joelho , que cortou . Resultado se pega na cabeça acho que tinha matado :putz: . Então pessoal verifiquem seus ganchos , se for soldado muito cuidado ( ps era um gancho de aço desses de talha )

Alessandro Henrique
31/10/2005, 10:04
Ja vi isto acontecer e por sorte o gancho nao acertou ninguem. Quanto ao cj, este ficou com uma bela marca.
No topico abaixo segue mais alguns relatos de situacoes semelhantes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1762&postdays=0&postorder=asc&&start=0

Sds.

Sergião
06/02/2006, 23:52
É.... tem o problema de estourar o cabo de aço tbm.... cuidado!!! :discordo:

Beto Lacerda
07/02/2006, 08:19
rompimentos de cabos e cintas sempre são um enorme risco de graves acidentes
o unico jeito de tentar amenisar os danos em caso de ruptura é colocar um peso no meio do cabo ou cinta afim de diminuir o ricochete .
[]'s

Ney _Niterói
23/02/2006, 08:19
Amigos,

Uma vez quase fui acertado por uma "manilha voadora"...

Estas manobras são sempre perigosas; assim procure afastar as pessoas do local, ficando o mínimo de pessoas por perto.

Trancos muito violentos quase sempre resultam em ruptura de cabos e cintas. Tracionando lentamente o risco de ruptura é menor e o ricochete também.

Abraços
Ney

Walter Carlos Brossel
26/03/2006, 21:47
Gustavo,
Coloque os tapetes de borracha do carro em cima do cabo durante a tração. Se não tiver tapetes, coloque cordas, cintas, galhos, folhas de palmeira, etc...
No caso de ruptura do cabo, evita um ricochete maior.
Manter pessoas fora do raio de ação do cabo me parece óbvio...
E SEMPRE evite trancos, principalmente se estiver rebocando com guincho. Não existe engrenagem de guincho no mundo resista, além do risco de acidentes, no caso de rebocar com cinta, como aconteceu com vc...
Um abraço.

Pequeno jr
26/03/2006, 23:28
Gustavo,
Coloque os tapetes de borracha do carro em cima do cabo durante a tração. Se não tiver tapetes, coloque cordas, cintas, galhos, folhas de palmeira, etc...
No caso de ruptura do cabo, evita um ricochete maior.
Manter pessoas fora do raio de ação do cabo me parece óbvio...
E SEMPRE evite trancos, principalmente se estiver rebocando com guincho. Não existe engrenagem de guincho no mundo resista, além do risco de acidentes, no caso de rebocar com cinta, como aconteceu com vc...
Um abraço.

O que tenho visto nesse tipo de socorro é o pessoal colocando os tapetes do carro da forma que vc menciona.

Os que ja viram o rompimento de uma cinta ou cabo, sabe que é algo que acontece muito rápido e de dificil para não dizer quase impossível defesa.

Qtas menas pessoas estiverem por perto melhor e mais seguro.

Wallace
27/03/2006, 00:57
Gustavo,
Coloque os tapetes de borracha do carro em cima do cabo durante a tração. Se não tiver tapetes, coloque cordas, cintas, galhos, folhas de palmeira, etc...
No caso de ruptura do cabo, evita um ricochete maior.
Manter pessoas fora do raio de ação do cabo me parece óbvio...
E SEMPRE evite trancos, principalmente se estiver rebocando com guincho. Não existe engrenagem de guincho no mundo resista, além do risco de acidentes, no caso de rebocar com cinta, como aconteceu com vc...
Um abraço.Usar o guincho para rebocar de inicio já deve estragar o sistema de freio do guincho. Nunca se deve fazer isso.

Gasoso
14/04/2006, 21:50
o unico jeito de tentar amenisar os danos em caso de ruptura é colocar um peso no meio do cabo ou cinta afim de diminuir o ricochete .
[]'s
:shock:
Cara... isso é procedimento obrigatório, independente de se fazer de um ou outro jeito...

guinchar ou rebocar se isso é insano!!

[]s

lg_gustavo
13/07/2006, 16:49
Abrir o capô e usá-lo como escudo pode ajudar tb....:rolleyes:

Aurélio
13/07/2006, 23:01
Amigos,

IMHO, abrir capô, usar tapete sobre o cabo ou sobre a cinta e afastar as pessoas são medidas obrigatórias de segurança que evitam ou minimizam as conseqüências do acidente.

Para preveni-los, é preciso primeiro dimensionar corretamente o equipamento a ser usado e depois usa-los adequadamente.
Cabos, cintas, manilhas e ganchos devem ser usados de acordo com sua capacidade de carga e tração. Solda de pontos de ancoragem devem ser feitas por profissionais qualificados e passar por inspeção de partículas magnéticas ou líquido penetrante, atestando sua qualidade e capacidade de suportar os esforços a que serão submetidos.
Técnico demais? Pode ser, mas acredito que é o jeito certo de prevenir acidentes nessas situações.

[]'s prevencionistas

extraterreno
18/07/2006, 08:45
Pois é pessoal, nesse tipo de manobra todo cuidado é pouco. Regras básicas de segurança:
1º Afaste todos "curiosos" dos veículos e do raio de ação do cabo, de preferência fiquem paralelamente a direção em que os veículos estão sendo puxados.
2º Coloque alguma coisa sobre o material que está sendo usado par apuxar o veículo, isso diminuirá muito a velocidade do chicoteamento.
3º Caso algum dos veículos estejam com o material preso na frente do veículo, levante a tampa do motor. Levante as tampas de todos os veículos que estiverem nessa posição.
São coisas aparentemente bem simples e bobas, mas podem evitar coisas muito piores.

[]'s e boas trilhas