PDA

Ver Versão Completa : luz de estacionamento (freio) com problema, SOS.



axel
31/10/2005, 06:51
Ola a todos,

É o seguinte, a luz do freio de estacionamento ta acendendo sem mais nem menos, ou seja, estou na BR a 120 ou 140 km/h (acontece tb parado) e de repente a luz do freio ( que fica no painel ) acende e fica um bom tempo, em seguida, como num passe de mágica ela apaga.
Já procurei por algum tipo de interruptor e não acho nada.
a viatura é: Ranger 2003 CD

Alguém pode mi ajudar????????

Walter L. L. Casitta
31/10/2005, 08:28
Já verificou o nível do óleo do freio?

Luizinho
31/10/2005, 09:37
Axel,
Logo acima do pedal do freio de estacionamento fica o interruptor da luz dele, e ele adora ter mau contato.

Walter,
Pelo que me consta a Ranger não tem indicador de nivel de oleo de freio.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
31/10/2005, 10:02
E verdade. Fiz confusão com outro carro... :roll:

axel
31/10/2005, 14:19
ola Luizinho,

cara dei uma olhada, porem nao consegui achar este dito cujo (sabe como é matuto), sera que vc nao teria uma foto ou o Walter teria um daqueles incriveis diagramas ... :) ...

Walter L. L. Casitta, nao é óleo de freio nao, pois todo santo sabado eu ferifico os niveis de óleo, etc... a unica coisa que ate hoje nao sei como ferificar é um óleo que é usado pelo sistema de embreagem, acho que é dot 3.

[]´s

axel
31/10/2005, 15:23
ola Luizinho,

finalmente achei o dito cujo, estava olhando para o lado oposto (acima) ele trabalha de modo invertido, acho que na quarta vou desmonta-lo para ve se o problema estar nele.

ja vou agradecendo a todos pela ajuda.

[]´s

Luizinho
31/10/2005, 17:49
Certo Axel, eu não tinha visto sua mensagem ainda bem que achou.
A minha as vezes quando aciono o freio não acende e vice-versa.
Ainda não consertei (descaso mesmo), acredito que de alguma oxidação no interruptor por isso o mal contato; com certeza coisa simples.

Mas Walter, e uma pena a Ranger não ter esta informação no painel.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
31/10/2005, 18:14
São duas coisas que não dá pra entender: O medidor de pressão do óleo e agora a falta do sensor do nível do óleo do freio...

axel
31/10/2005, 18:59
São duas coisas que não dá pra entender: O medidor de pressão do óleo e agora a falta do sensor do nível do óleo do freio...
sabe nao fico chateado com o sensor do óleo de freio, mas o medidor de pressoao isto fico com muita raiva :evil: , nao da para entender um carro que tem uma macanica 10 (minha opniao), economizar nisto.

ho Walter, tava pensando em trocar o indicardo de pressao do óleo, andei falando com um aluno que trabalha com eletronica e ele falou que é possivel substituir, agora, nao sei como abrir o painel (aquele acrilico tranparende, etc.) vc teria o esquema para realizar isto (abrir). tb o esquema eletrico, caso positvo posta aqui ok.
[]´s

Walter L. L. Casitta
31/10/2005, 21:26
Tenho sim.
-Tem que achar um sensor de pressão compatível com o medidor do painel.
-Adaptá-lo no motor mantendo o interruptor original.
-Fazer a fiação até o painel.
-Separar o medidor do painel do circuito da lâmpada e do interruptor da pressão do óleo original.
-Fazer os ajustes para que o medidor indique a pressão correta.
-Torcer para que não haja imprevistos na manipulação do delicado painel de instrumentos

Ufa... Cansei só pensar nisso, acho que é muito trabalho pra pouco resultado... :pensativo:

Abaixo o PDF com as partes do manual de manutenção que achei pertinente ao assunto...
Detalhe: A ultima página tem o esquema elétrico com interruptor do nível do óleo de freio... Que todos durmam bem com essa... :putz:

Edintruder
31/10/2005, 23:01
Coloca um desingripante no interruptor do freio de estacionamento, pois o botão pode estar trancando (como acontecia na minha). O interruptor fica bem embaixo do sistema de acionamento do freio de (pé).

axel
01/11/2005, 10:24
ola Edintruder,

dei uma olhada rapida e pelo menos no que toca a parte mecanica dele ta ok, amanha vou desmontar o interruptor e tiro umas fotos para posta aqui, ok
valeu edintruder.

Edintruder
02/11/2005, 09:31
O meu estava prendendo o interruptor na posição próxima de totalmente pressionado, e em buracos ele fechava contato e acendia aquela tranqueira.

axel
02/11/2005, 15:48
Ola all,

Quero agradecer a todos com suas dicas, estou postando logo abaixo a foto da “tranqueira”, inicialmente pensei em tira ele fora, mas logo descobrir que precisa de uma chave 5mm, e a menor que tenho 6mm, então coloquei aqueles “white lub” só um pouco, e aparentemente ficou resolvido o problema, vou espera mais um 30 dias para vê se acabou o prob. “bastava uma gota de lubrificante” ai posto aqui novamente para confirma o êxito da missão.
Abraços e t+.

axel
03/11/2005, 17:04
hehehhee, só rindo mesmo,

ola all,

vcs podem nao acreditar mas, agora é a luz de porta aberta que ta acedendo e nao apaga mais, so quando desliga, alguem sabe onde fica estes sensores :putz: :putz:

[]´s

axel
03/11/2005, 20:13
É brincadeira as concessionárias, fui agora a tarde verificar se tinha chegado o retentor que encomendei e aproveitei para pedi orçamento para este problema na porta (a luz que não apagava), o cara falou que tinha que desmontar toda porta e verificar os sensores, fez uma ladainha, e que iria ficar por 105,00 R$ e levaria 2h.
Bom pensei deixa pra depois, cheguei agora mesmo em casa, e usei o white lub, só um pouquinho nos trinco, acabou o problema e as portas estão fechando que é uma maravilha. Resolvido mais um problema.
Bom, aproveitando que o carro estava no elevador, olhamos tudo e decobri que uma base da parte dianteira do cano de escape estava quebrada, e agora venho pedir ajuda do Walter, por favor posta os detalhes do cano de escape da Ranger 2003 2.8.
Obrigado e []´s

axel
04/11/2005, 09:52
nossa sumio todos???
Walter cade vc?? por favor posta os detalhes do cano de escape da ranger 2003 2.8.
obrigado

Edintruder
05/11/2005, 10:11
A foto é do mesmo interruptor que deu galho na minha, os sensores da luz do teto ficam nas fechaduras, então pega uma chave Philips e solta o acabamento da porta, puxa o arremate preto, e destampa a manivela do vidro para desaparafusar e remove o cartão da porta desengatando para cima (quase arranquei até descobrir isso). Tudo em 3 minutos depois de fazer a primeira que leva 30!!! :D

Walter L. L. Casitta
05/11/2005, 13:21
Aí vai o catálogo das peças do escapamento...

axel
05/11/2005, 14:03
grande Walter L. L. Casitta, obrigado mais uma vez.

Edintruder, como relatei anteriomente, foi so uma pitadinha de white lub, e fui fazendo uma porta por vez, e como vc falou, a luz do teto nao apaga, entao descobri qual a porta que tava, digamos "emperrada" era a trazeira do lado dir, nao sei se um dia vou precisar desmotar, mas ja copiei suas dicas.

pessoal, obrigadao, tou vendo que so tou em boas companhias, abraços... fui...

axel
06/11/2005, 16:38
Para retirar o acabamento seguindo as instruções do nosso amigo Edintruder , chave philips para remove o primeiro parafuso conforme foto 01

axel
06/11/2005, 16:39
Remova a capa da manivela do vidro, e utilizando uma chave de torque T-20 retire o parafuso que prende a manivela, conforme foto 02 e 03

axel
06/11/2005, 16:41
Para retirar o arremate preto (onde se encontra o segundo parafuso que deve ser retirado), puxe com muito cuidado, pois o mesmo possui umas presilhas e no meu caso uma das presilhas estava impossível de sair, pois uma das pontas estava amassada para fora, veja seqüência de fotos 04 (externa), e a foto 05 vista de dentro do acabamento.

axel
06/11/2005, 16:43
Fotos 06 (vista externa do parafuso que fica abaixo do arremate preto).

axel
06/11/2005, 16:44
Foto 07 (vista do arremate, veja pq não deu para retirar ele só puxando).

axel
06/11/2005, 16:45
Foto 08 (a maneira que retirei o parafuso abaixo do arremate).

axel
06/11/2005, 16:45
Foto 09 (porta sem o acabamento)

axel
06/11/2005, 16:46
Foto 10 (retirando esta “EVA”, muito cuidado para não rasgar-lo).

axel
06/11/2005, 16:49
Foto 11 (agora sim "posso :palmas: " retirar o sensor). porem não descobri como retirar :parede: o sensor, só lubrifiquei bem com white lub.

axel
06/11/2005, 16:50
Foto 12 (montando o acabamento).

axel
06/11/2005, 16:51
Foto 13 (aqui descubro que a borda deste “copinho” usado para fechar a porta por dentro, esta trincado, pra não falar quebrado mesmo, o problema é que a borda é bem fina e ele fica sobre pressão do parafuso que o prende, os dianteiro possuem uma borda bem melhor, os do Corsa Sedam então, parece que foram feito para nunca quebrar)

axel
06/11/2005, 17:08
bom, gostaria de pedir a ajuda de alguém que saiba de uma concessionária ou loja que venda esta peça da foto 13 e uma borracha batedor da porta, veja foto abaixo, que possa mandar pelo correios.
O que tenho medo é ligar para uma loja qualquer e os caras mandarem errado as peças, entende, então se alguém que (posa ser meus olhos) conheça a Ranger, pude-se ir ate a loja, vê as peça confirmando que são elas mesmo e depois ou a loja ou o amigo mandaria pelo correio.
Há ia esquecendo, a ajuda não precisa de grátis, podemos negociar o intermédio da comprar.
Pessoal desculpa este pedido, mas onde morro é triste as lojas.
Obrigado a todos.

Edintruder
08/11/2005, 21:15
A minha não tem esse batente de porta! :shock: Mas a porta traseira direita bate direto nos buracos mais fundos em curva.

Walter L. L. Casitta
08/11/2005, 21:22
A minha tem os batentes e batia. Troquei as guarnições de borra das portas dianteiras e o problema sumiu...

Edintruder
09/11/2005, 21:19
São duas coisas que não dá pra entender: O medidor de pressão do óleo e agora a falta do sensor do nível do óleo do freio...


No reservatório de fluído tem uns fios na lateral e tem uma bóia pequena dentro, tanto que nessa semana começou a acender a luz quando arrancava forte, freiava ou apertava curvas e logo em seguida acendia a luz do ABS que parava de funcionar (onde desligava e ligava a ignição mesmo andando, o ABS voltava ao normal). Olhei o nível do fluido e estava baixo, completei e parou. Mas serviu para conferir o que estávamos discutindo aqui paralelamente, pois encontrei uma pequena bóia dentro do reservatório.

Edintruder
09/11/2005, 21:22
A minha tem os batentes e batia. Troquei as guarnições de borra das portas dianteiras e o problema sumiu...

A minha tinha esses batentes pois tem a marca deles e o furo na carroceria, mas o antigo dono deve ter tirado por algum motivo troxa!!! :evil: Na revenda que comprei, a pintura foi revitalizada (banho de verniz) acredito que possa ter sido removido para o tal serviço.

axel
10/11/2005, 09:39
ola Edintruder,


tanto que nessa semana começou a acender a luz quando arrancava forte, freiava ou apertava curvas e logo em seguida acendia a luz do ABS que parava de funcionar

que luz começou a acender??? do freio ou do abs?



Olhei o nível do fluido e estava baixo, completei e parou. Mas serviu para conferir o que estávamos discutindo aqui paralelamente, pois encontrei uma pequena bóia dentro do reservatório.


olha com certeza nao era o fluido, depois de lubrifiquei o sensor acabou o problema. e nunca vi o óleo abaixo do nível, tb nao sei (tenho duvidas, pois nao acredito em concessionária) se os cara ja trocaram este fluido de freio.
é o seguinte, ja fiz as duas primeiras revisão (15kkm e 30kkm) alem das mobility, porem esta semana tomei uma decisão e gostaria de ouvi vcs, nao vou mais mandar fazer revisão, pelo menos em concessionária, o carro ta com 39kkm, e tenho a pequena desconfiança que pago por nada, ate pq nunca coincidi de ter algum problema quando é hora de fazer revisão, ex. este problema que tava dando na luz do freio. Pra mi chega de autorizada. de hoje em diante só vou na oficina que é bem perto de casa, pois o cara é de confiança e fico perto vendo o trabalho, ex. o que vou ter que fazer (assim que chega na concessionária, provável sábado) que é trocar o retentor da roda traseira.
Falei bobagem demais por hoje, fui...

Homero
10/11/2005, 16:07
Na foto que o Axel postou mostrando o interruptor do freio , aparece uma chapa de ferro meio enferrujada.
Minha Ranger tambem tinha chapa sem nenhuma proteção contra oxidação em vários lugares embaixo do painel.

Gozado foi que dei uma espiada embaixo do painel da Hilux e tem lá um reforço estrutural que é um tubo de ferro , também sem nenhuma proteção!!!já enferrujado!!!


Será que isso é coisa de Argentino???

Homero

axel
10/11/2005, 19:12
ola all,


Será que isso é coisa de Argentino???

cara por incrivel que possa parecer, no corsa millenium tb tem estes tipos de placas sem proteção, tou achando que é coisa de latino mesmo... :lol: :lol: :lol:

Walter L. L. Casitta
10/11/2005, 20:19
Gozado foi que dei uma espiada embaixo do painel da Hilux e tem lá um reforço estrutural que é um tubo de ferro , também sem nenhuma proteção!!!já enferrujado!!!


A S10 também...

Edintruder
10/11/2005, 20:48
que luz começou a acender??? do freio ou do abs?

Piscava a luz do freion o painel e acendia a do abs.



olha com certeza nao era o fluido, depois de lubrifiquei o sensor acabou o problema. e nunca vi o óleo abaixo do nível


Na outra vez tb era o interruptor, é que no meu caso as pastilhas estão no fim e terei que trocá-las, então o fluído está mais dentro das pinças que no reservatório, porém irá retornar assim que trocar as pastilhas e aproveitando as lonas também.