Ver Versão Completa : Molhou e não pega mais.
Firewall®
08/09/2013, 23:43
Preciso de ajuda com o meu Jeep.
Ontem eu coloquei ele pra funcionar normalmente e deixei o motor funcionando por uns 10 minutos sem nenhum problema. Depois de desligado, eu fui conferir o óleo e a água do radiador. Nessa hora, veio a "brilhante idéia" de dar uma limpada rápida no motor (BF 161). Fiz uma leve aspersão de água sobre o motor e depois disso o motor não pegou mais.
Pensei: "Fiz merda...". Molhei a tampa do distribuidor e a central da ignição eletrônica. Providenciei um pano seco e tratei de secar tudo que pude, mas não há faísca em nenhuma vela e nem no cabo que sai da bobina. A bobina é a do Gol Mi. O pior é que antes de verificar se tinha faísca, eu descarreguei a bateria de tanto que tentei dar a partida.
Já se passaram mais de 36 horas e até agora nada do motor pegar. Tudo o que estava molhado já deu tempo de secar.
Será que uma simples borrifada de água sobre a bobina ou o modulo de ignição eletrônica seria suficiente pra queimar um desses componentes?
Como faço pra testar a bobina e ver se ela está ou não com problema?
Agradeço alguma ajuda dos colegas.
Preciso de ajuda com o meu Jeep.
Ontem eu coloquei ele pra funcionar normalmente e deixei o motor funcionando por uns 10 minutos sem nenhum problema. Depois de desligado, eu fui conferir o óleo e a água do radiador. Nessa hora, veio a "brilhante idéia" de dar uma limpada rápida no motor (BF 161). Fiz uma leve aspersão de água sobre o motor e depois disso o motor não pegou mais.
Pensei: "Fiz merda...". Molhei a tampa do distribuidor e a central da ignição eletrônica. Providenciei um pano seco e tratei de secar tudo que pude, mas não há faísca em nenhuma vela e nem no cabo que sai da bobina. A bobina é a do Gol Mi. O pior é que antes de verificar se tinha faísca, eu descarreguei a bateria de tanto que tentei dar a partida.
Já se passaram mais de 36 horas e até agora nada do motor pegar. Tudo o que estava molhado já deu tempo de secar.
Será que uma simples borrifada de água sobre a bobina ou o modulo de ignição eletrônica seria suficiente pra queimar um desses componentes?
Como faço pra testar a bobina e ver se ela está ou não com problema?
Agradeço alguma ajuda dos colegas.
Bom dia prezado ! se já secou tudo, a melhor forma de testar é com outra bobina, confiável, não precisa nem ser de Gol, uma qualquer serve . . . se não funcionar pode ser o módulo, mas de qualquer forma é estranho dar problema assim, deve ser coincidência. Boa sorte e um abraço !
luisrief
09/09/2013, 06:21
Bom dia,
O carro estava quente quando molhou??? se sim, pode ter dado choque termico em alguma peca.
Toda semana eu lavo meu BF161 da rural e lavo mesmo, porem depois de ter um preju eu aprendi uma licao:
A primeira vez que lavei ele estava quente e nao cobri nada, depois de lavar eu liguei ele e estava falhando, procurei,procurei e nada....ai descobri que o cilindro 3 e 6 nao estava com faisca.A tampa e cachimbo estavam normais.
Fui na loja de pecas comprei uma tampa e cachimbo novos bosh, coloquei e o carro funcionou normalmente. ou seja choque termico na tampa que aparentmente nao tem defeito mais internamente nao tem mais as conexoes.
Hoje faco o seguinte para lavar:
Empurro o carro para vaga de traz sem ligar, cubro com uma sacola o filtro de ar, cubro com outra sacola o distibuidor, bato um diesel em tudo e deixo de molho uns 15 min. Ai venho com a wap em tudo normalmente, solto as duas mangueiras do radiador e com a mangueira normal jogo agua lavando o radiador e bomba d'agua (sempre depois de trilhas a agua do radiador fica barrenta). Ai conecto de volta as mangueiras, encho de agua, ai pego um compressorzinho com bico e bato um ar em tudo, velas e cabos, polos de bateria, partes eletronicas etc........ai ja pode ligar o carro. ja fiz isso mais de 50 vezes no meu bf e so alegria.
PS sempre bom lavar o radiador por dentro e por fora, garante que vai trabalhar na temperatura correta e a peca vai durar mais.
boa sorte.
Firewall®
09/09/2013, 08:26
Prezados,
Obrigado pelas dicas.
Eu estou desconfiando da bobina e do módulo de ignição eletrônica, pois fiz o teste no cabo que sai da bobina e não deu faísca. Por enquanto, estou descartando que o problema seja na tampa do distribuidor.
O problema é que tive que viajar e só vou voltar pra casa na sexta-feira. Até lá, vou ficar lendo o fórum e ver o que a experiência dos donos de Jeep diz.
Um grande abraço.
Edison - Mp3
09/09/2013, 11:39
Aposto em tampa do distribuidor trincada. Mas já aconteceu de molhar o cabo que vai do módulo ao corpo do distribuidor e parece mentira, mas levei tempo a descobrir. Tirei a conexão taquei WD40, religuei e o Skol funciona até hoje.
Firewall®
09/09/2013, 11:43
Aposto em tampa do distribuidor trincada. Mas já aconteceu de molhar o cabo que vai do módulo ao corpo do distribuidor e parece mentira, mas levei tempo a descobrir. Tirei a conexão taquei WD40, religuei e o Skol funciona até hoje.
Prezado Edison,
Agradeço pela sua opinião, mas eu fiz o teste com o cabo da bobina e não tem faísca nenhuma. Se fosse a tampa do distribuidor, era pra ter faísca no cabo da bobina. De qualquer forma, vou olhar isso de forma mais minuciosa. Nunca se sabe...
chinelao4x4
10/09/2013, 09:44
sai faisca da saida da bobina pro cabo de vela ? se não ta ai o problema, confere conecção da bobina .
bateria muito fraca não gera faisca suficiente , as vzs nem gera ! e se for ohc seu motor, esquece , ai naõ pega mesmo por falta de bateria.
abrçs
Firewall®
10/09/2013, 14:02
sai faisca da saida da bobina pro cabo de vela ? se não ta ai o problema, confere conecção da bobina .
bateria muito fraca não gera faisca suficiente , as vzs nem gera ! e se for ohc seu motor, esquece , ai naõ pega mesmo por falta de bateria.
abrçs
Não. Não tem faísca no cabo que vem da bobina. O meu motor é um BF-161.
Vou testar com outra bobina e ver se resolve.
Na experiência dos colegas, qual desses dois componentes é mais suscetível a falhar, a bobina ou o módulo de ignição eletrônica? Não quero gastar comprando os dois antes de ter certeza em qual está o problema.
Ricardo MG
10/09/2013, 19:39
Na experiência dos colegas, qual desses dois componentes é mais suscetível a falhar, a bobina ou o módulo de ignição eletrônica? Não quero gastar comprando os dois antes de ter certeza em qual está o problema.
Já tive um problema semelhante, peguei o modulo e a bobina da empilhadeira da empresa para testar e....nada, depois de muitas tentativas descobri que era o chicote do distribuidor, por acaso vc verificou o chicote? Pois se ele tiver rompido não manda faisca para as velas, fica a dica
abs
Bom dia prezados ! estatisticamente a bobina é mais propensa a falhas . . . abraço !
georgevalle
11/09/2013, 08:03
Teste tudo, pegue ou faça uma lampada de teste a minha peguei um soquete de lâmpada que tinha aqui era um soquete da luz da ré do opala que tem dois fios um coloquei uma garra jacaré e no outro uma ponta de prova, primeiro testa a fiação veja se no positivo do módulo (garra no negativo da bateria e ponta de prova no terminal positivo do módulo - aqui o ideal seria um multímetro para medir qual a tensão e se sofre alteração ao acionar o motor de arranque) e positivo da bobina, se tiver tudo certo passe para a saída do módulo com a bobina ainda ligada (garra no terminal positivo da bateria e ponta de prova no terminal negativo da bobina) ao acionar o motor de arranque a lâmpada deve piscar se não piscar desconecte a bobina e repita o teste (só para garantir) se a lâmpada continuar sem piscar é módulo se piscar é bobina.
Pablo.pinto2007
11/09/2013, 09:12
Gente isso é problema besta... pode ser até o carvão centro do distribuidor que caiu enquanto o cara tirou pra verificar umidade dentro do distribuidor... é uma besteira... eu garanto...
O fato de jogar água não vai queimar uma bobina, não vai queimar um módulo, pois são blindados...
se não tem faísca, o mais provável é falta de ligação, verifica se a bobina está ligada direito, verifica a ligação do distribuidor também, já que abriu ele a tomada pode estar solta... verifica a tomada da caixa eletrônica também.... é coisa simples... não pode uma simples lavada acabar com a felicidade assim!!!
Abraços!
Pablo
ARINALDO ELOI
11/09/2013, 09:38
Concordo com o Pablo em número, gênero e gráu. Isso certamente é uma coisa tão simples que está passando despercebido. Minha contribuição é: Lavadoras de alta pressão geralmente soltam fios, emendas, arrancam fitas isolantes em locais onde nem se percebe - verifique se isso não aconteceu. Veja a alimentação positiva no módulo e na bobina, pelo que estou vendo, se voce ja colocou outra bateria e continua sem tensão eletrica, está faltando "o positivo" nesse seu circuito. Acredite, O pablo tá certo: Com toda calma, veja as coisas que nem desconfiou ainda. Se agua fosse capaz de fazer isso nos dias de chuva todos os jeeps que estivesse rodando parariam. Boa sorte