PDA

Ver Versão Completa : Nova Suspensão do Spider



billj
10/12/2003, 12:22
Estou postando isso no "Geral" porque acho que é de interesse de não só os Suzuqueiros.......... :wink:

Alguma pessoas estavam me perguntando sobre a nova suspensão que estou bolando para o Spider, meu Samurai helicoidal "levamente modificado". Bom, primenro, um desenho e umas fotos da suspensão atual, a tal chamada "radius arm with panhard".

billj
10/12/2003, 12:26
Este conceito "radius arm" é o mesmo que foi utilizado no Engesa e que o Troller use até hoje. Porém, na configuração original, ela proporciona um curso de suspensão muito pequeno, tratando o tubo do eixo com uma grande barra estabilizadora. O curso do Engesa é até razoável devido ao posicionamento e tamanho das buchas, assim compensando um pouco a rigidez inerente ao sistema. O do Troller, nem fala, é horrível mesmo.........

Eu consegui melhorar em muito o curso fazendo uma articulação em um dos braços longitudinais. Com este braço assim, o efetio "barra estabilizadora" fica bem menos aparente. Porém, toda a força de aceleração e frenagem passa de ser apoiado em apenas um dos braços. Embora não trazer nenhuma consequência séria para uso normal em trilha ou estrada, a resistência e performance em uso extremo (Trial) poderia ser melhor. Por isso estou mudando o conceito para a "triangulated 4-link".........

Segue o novo desenho e uma foto de um 4x4 com este conceito..........

ramiro_eli
10/12/2003, 12:48
Bill,

A torçao do eixo não será tranferida para as barras superiores? Não consegui ver direito como é o sistema de fixação, mas me parece que elas vão ser "torcidas" como as barras de torção na susp. dianteira da S10, Ranger...e isto será novamente um limitador de curso.

Não é possível utilizar um sistema diferente no ponto de amarração braço superior x chassis? Tipo um eixo paralelo ao braço(ao inves do eixo perpendicular do seu desenho)? Neste caso a torção seria livre, pois o braço poderia torcer sem nenhuma limitação.

São apenas sugestões de um leigo no assunto...

billj
10/12/2003, 13:08
Os braços não torcem, pois tem estes terminais em cada ponta.......

http://www.monstertower.com/images/balljoint.jpg

ramiro_eli
10/12/2003, 13:13
Os amortecedores tambem vão usar estes terminais?

billj
10/12/2003, 13:25
Os amortecedores tambem vão usar estes terminais?

O que faço para molas e amortecedores vai depender da venda da suspensão atual. Se conseguir vender, vou pôr "coil-overs" aqueles mesmos que vê na foto em cima. Caso contrário, ficarei com as molas e Ranchos atuais. Não há necessidade em instalar esses terminais nos amortecedores desde que os suportes estejam posicionados adequadamente........

Melecao
10/12/2003, 18:47
Opa Bill!!

cara eu gostaria de saber se vc vai trocar a transferencia ou vai mudar a bola do diferencial?
a outra coisa e o seguinte vc vai usar as homocineticas ou vai trocar os semi eixos?
vc tem alguma coisa sobre caixa de direçao de pistao hidraulico pois comprei o kit de drieçao do meu jipe e estou decidindo a melhor opçao
se tiver ideias porfavor mande fotos!!!

Bruno Cubiaco

11/12/2003, 01:28
OLA BILL

ME DIGA UMA COISA, QUAL O CUSTO APROXIMADO DESSES AMORTECEDORES(COIL-OVERS) ENTREGUES AQUI NO BRASIL?

CARLOS

Giuseppe
11/12/2003, 08:03
Fala Bill,

vc consegui descobrir se vai haver uma rotação do eixo quando a suspensão trabalhar devido à diferença entre raios dos links superiores e inferiores?

Abraço

billj
11/12/2003, 08:14
Opa Bill!!

cara eu gostaria de saber se vc vai trocar a transferencia ou vai mudar a bola do diferencial?
a outra coisa e o seguinte vc vai usar as homocineticas ou vai trocar os semi eixos?
vc tem alguma coisa sobre caixa de direçao de pistao hidraulico pois comprei o kit de drieçao do meu jipe e estou decidindo a melhor opçao
se tiver ideias porfavor mande fotos!!!

Bruno Cubiaco


Grande Meleca!!!!!

Vou mudar a posição da bola do diferencial, cortando os tubos. Quanto as bichacinéticas, vou diexá-las do jeito que estão. Acredito eu :? que se elas aguentam o motor diesel do Trolha, deveriam aguentar o meu motor de dentista....... :P

Estou estudando agora mesmo as possibilidade em fazer um sistema de direção "full-hydro". Assim que souber mais, vou postar uma mensagem por aqui.......

Abraços,

billj
11/12/2003, 08:40
OLA BILL

ME DIGA UMA COISA, QUAL O CUSTO APROXIMADO DESSES AMORTECEDORES(COIL-OVERS) ENTREGUES AQUI NO BRASIL?

CARLOS


Custam cada um U$ 250 lá........... :shock:

Só vou pôr coilovers se conseguir vender a suspensão atual do Spider. Caso não vender, vou com os Ranchos e molas que tenho.......

Abraços,

Bill

billj
11/12/2003, 08:41
Fala Bill,

vc consegui descobrir se vai haver uma rotação do eixo quando a suspensão trabalhar devido à diferença entre raios dos links superiores e inferiores?

Abraço

Sim, o eixo vai girar, mas nada que as cruzetas não podem acomodar.......

Melecao
11/12/2003, 09:05
Bill

se vc quiser me liga que te passo o contato de um amigo que faz os coilovers da stock aqui do brasil de alguls carros de rally de velocidade
e os preço que eu tenho de coilover de 1.200 mm e de 380 u$ aqui no brasil pois na dianteira do melecao power estou querendo colocalos
e na traseira vou deixar 1/4 mesmo pois acho que funciona bem!!!

querendo informaçoes deste fiel camarada meu e so ligar!!!!!!

Bruno Cubiaco
Dakar Off Road

regis
11/12/2003, 13:50
Custam cada um U$ 250 lá........... :shock:

Só vou pôr coilovers se conseguir vender a suspensão atual do Spider. Caso não vender, vou com os Ranchos e molas que tenho.......

Abraços,

Bill

Bill pode colocar mais valor ai... dependendo do que vc quiser comprar (Swayaways por exemplo)... sai MUUUUITO mais caro com as molas e todo o hardware necessario.... algo em torno de 350, 400 cada.. isso aqui nos EUA... :? Mas se vc resolver fazer as molas ai... e alguns hardwares .. ai o custo baixa... deve cair para os 250....

Obvio que vc ja sabe disso, mas quem havia perguntado do custo.. fique sabendo que eh 250 mais importacao.. mais molas e alguns detalhes ....

billj
11/12/2003, 14:51
Bill pode colocar mais valor ai... dependendo do que vc quiser comprar (Swayaways por exemplo)... sai MUUUUITO mais caro com as molas e todo o hardware necessario.... algo em torno de 350, 400 cada.. isso aqui nos EUA... :? Mas se vc resolver fazer as molas ai... e alguns hardwares .. ai o custo baixa... deve cair para os 250....

Obvio que vc ja sabe disso, mas quem havia perguntado do custo.. fique sabendo que eh 250 mais importacao.. mais molas e alguns detalhes ....


O meu plano é de comprar apenas os amortecedores lá, encomendando as molas por aqui.


Alias, tenho um amigo lá nos States agora que deve voltar para o Brasil em Abril. Dependendo como for, vou pedir para ele trazer para mim os amortecedores......... :D :D

Flávio Soares Parpinelli
11/12/2003, 16:59
Bill, sobre o sistema de direção por pistão, vc já viu aqueles sistemas de carros que viram a roda traseira? Nos carros vira um angulo bem pequeno, porém nada que uma alavanca não resolva... se achar que vale a pena ir atrás, tenho um amigo que tirou este sistema do carro dele e tá com o negócio jogado.

regis
11/12/2003, 18:02
O meu plano é de comprar apenas os amortecedores lá, encomendando as molas por aqui.


Alias, tenho um amigo lá nos States agora que deve voltar para o Brasil em Abril. Dependendo como for, vou pedir para ele trazer para mim os amortecedores......... :D :D

Falando nisso ja tem 2 Bilstein 7100 com reservatorio e mais 4 Rancho 99012 X com 9 regulagens ai no Brasil prontos para serem vendidos.... :D

Os Bilstein nao sao coiover, mas tem 14" de curso e sao ANIMAIS!!!! oooo vontade... mas sabe como eh .. tenho que dar entrada em uma casa quando voltar ne :wink:

billj
12/12/2003, 10:51
Bill, sobre o sistema de direção por pistão, vc já viu aqueles sistemas de carros que viram a roda traseira? Nos carros vira um angulo bem pequeno, porém nada que uma alavanca não resolva... se achar que vale a pena ir atrás, tenho um amigo que tirou este sistema do carro dele e tá com o negócio jogado.

Sim, gostaria de saber pelo menos o que o cara tem.......... :wink:

Flávio Soares Parpinelli
12/12/2003, 15:27
Ele tirou todo o sistema e coloquei barras fixas no lugar... ou seja, tem a caixa com os pistoes e uma bmba que fica lá no motor. Mas é curso é minimo.
Este sistema vc pode ver em vários carros importados fodões, como 3000GT, Mazda 929 e Nissan 300ZX que é o caso dele.

billj
12/12/2003, 16:20
Pois é, é que pensava. Aquele sistema simples que ou jago as rodas pró um lado ou o outro, né?!?

O que se precisa para um full hydro é bem mais complexo.......

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Hydro_Steering/index3.html

Mauro B.
16/12/2003, 01:13
Será que vai dar certo?!?!?............ :? :wink:

Olá Bill !!! :D

Eu estava tbm pensando em fazer uma suspensão desse tipo no cj3a do meu pai, já que todos os feixes e suportes apodreceram, e teria que comprar e refazer tudo de novo...daí já aproveitava para "criar-copiando" uma suspensão dessas! :D

Bom, estou desistindo da idéia por ainda não ter conhecimento suficiente, e se é para gastar mais dinheiro, queria que o resultado ficasse ótimo! Então, deixo para depois a "brincadeira" !!!

Todo caso, já dei uma olhada na internet, e se estiveres a caça de exemplos de gente que fez esse tipo de suspensão, achei um site legal: http://www.broncofix.com/board/viewforum.php?f=2
Espero que seja de bom proveito!

[]'s

Sandro Tannuri
18/12/2003, 12:03
Bill,

Estou colocando estas fotos para servir de estimulo.

Abraços,

Pedro Bachir
21/12/2003, 22:07
E ae Sandro? :)

Se vc tiver uma foto que mostre melhor a sua suspensão, uma foto como aquela que o Bill colocou daquela gaiola 4x4, por favor coloque- a no forum.

grato

flw kara :)

Sandro Tannuri
21/12/2003, 22:42
Infelizmente não tenho boas fotos da suspensão.
Segue uma foto dela antes de montar.

Pedro Bachir
21/12/2003, 22:46
E ae Sandro??? :)

Ta de boa kara, com essa foto já da pra ter uma idéia boa. :D

valew :)

flw kara :)

Henrique Josino
27/12/2003, 23:19
Quem sabe essa não da um estimulo bem maior.... :D

28/12/2003, 00:18
Um estimulo maior e uma sugestão para o Bill fazer no Spider:

Leandro
28/12/2003, 15:05
Bill,

Estou colocando estas fotos para servir de estimulo.

Abraços,
Fala Sandro... e pessoALL :D
Esse é o seu Wrangler :shock: ??? Se for.. vc ta de parabéns, muito legal mesmo.
[ ]s admirados

Sandro Tannuri
28/12/2003, 15:51
Leandro,

Este das fotos e o meu Wrangler sim, na primeira esta com os Super Swampers 36" numa prova de trial e na segunda esta com MTR 35" num passeio aqui no RJ.

Abraços,

Leandro
28/12/2003, 16:09
Oque vc tem achado dos MTR??? Tenho uns colegas q colocaram e aprovaram... mas não custa nada mais umas opiniões.
[ ]s

Sandro Tannuri
28/12/2003, 16:26
Oque vc tem achado dos MTR??? Tenho uns colegas q colocaram e aprovaram... mas não custa nada mais umas opiniões.

Leandro,

O MTR tem a carcaça mais resistente entre os MT mas a pior banda para lama, em terreno seco traciona muito bem mas quando molha...
Ja usei BFG, GG e MTR, se tivesse BFG 35" aqui no Brasil eu usaria, ja o Grabber tem a carcaça mais fragil dos três.
Com relação a calibragem tomando a GG como referência eu usava 2 lbs a menos no BFG e 5 lbs a menos no MTR para manter a mesma flexibilidade da carcaça.

Abraços,

Pedro Bachir
28/12/2003, 22:13
Um estimulo maior e uma sugestão para o Bill fazer no Spider:

E ae Ojaneri? :)

que coisa estranha é isso ai??? :lol:

flw kara :)

KINHO
23/01/2004, 00:05
Alguem pode me dizer qual o nome e a função das seguintes barras (1e2)?

Se eu optar por este sistema de suspensão, obrigatoriamente eu tenho que usar os tal COIL- OVERS? Tem como improvisar um brasileiro?
No caso de adaptar em um Jipe, ele tornará mais confortavel ou ele só terá um maior curso?

Não entendo muito, mas estes Coil-overs é um amortecedor junto com as molas?

monge
25/01/2004, 11:46
Fala Gente... :D

Kinho, no auge da minha ressaca dominical e vendo a sua dúvida. :D

Fui responder meio no tranco, o cerebro ainda não tá funcionando normal.

Mas aquelas barras são as que seguram o eixo no jeep, visto que apenas as molas aspirais não dariam conta de segurar e manter o eixo no lugar. :D

Se não me engano (por favor me corrijam) Aquelas barras são os braços ocilantes???

[]'s numa ressaca violenta...

Eugênio

Nando
25/01/2004, 12:35
Traction Bars
ou
Barras de Tração (?)

Giovani
25/01/2004, 14:27
Alguem pode me dizer qual o nome e a função das seguintes barras (1e2)?

Se eu optar por este sistema de suspensão, obrigatoriamente eu tenho que usar os tal COIL- OVERS? Tem como improvisar um brasileiro?
No caso de adaptar em um Jipe, ele tornará mais confortavel ou ele só terá um maior curso?

Não entendo muito, mas estes Coil-overs é um amortecedor junto com as molas?

:D Grande Kinho!!!

:D Traction Bars, Barras de tração, braços oscilantes... pode ter muitos nomes, eu chamo de "tirantes"! :lol: O que interessa saber é que são eles que prendem o eixo ao chassi. Na foto não dá pra ver bem, mas parece de os tirantes inferiores, formam um "V". Se este fôr o caso, basta pôr as molas ou "Coil-Overs", que são molas e amortecesdores juntos, como na traseira das motos. Nacional (que preste) não exite nenhum! Mas vc pode simplesmente pôr umas molas de algum carro e amortecedores "normais"... :wink:
:D Agora, se os tirantes inferiores são paralelos "| |", será preciso uma barra Panhard.
:D É claro que uma suspensão assim deixará o jeep mais confortável, apesar do entre-eixos deixá-lo cabrito mesmo. O curso vai depender do tamanho das molas e amortecedores que vc usar... :wink:
[]'s

billj
26/01/2004, 10:07
Não são "traction bars" coisa nenhuma. A traction bar é um dispositivo utilizado em suspensões feixe para evitar "axle wrap" ou seja, a tendência do feixe formar um "S" sob aceleração.

O que está vendo nas fotos são as barras longitudinais, as que posicionam o eixo debaixo do jipe. Existem inúmeras configurações para essas barras, algumas necessitando a utilização de uma Panhard, outras não. Todas tem suas prós e contras, basta o projetista saber como avaliar a situação antes de começar o desenho........

Agora na boa....... Pelas perguntas que está fazendo, você não tem a mínima de base para tentar projetar uma suspensão dessas. Há muitos fatores geométricos e dinámicos interrelacionados e se não souber o efeito de todos, vai criar um desastre móvel. Tem até empresas por aí que não conseguem projetar uma suspensão decente........ :P :roll:

Abraços,

KINHO
26/01/2004, 11:36
Caro Bill,

já vi que vc entende muito do assunto, mas por mais que a pergunta seja besta, eu pergunto para ampliar o meu conhecimento sobre este assunto. Conhecimento meu que não chega a nem 0.00001% do seu. Mas me cadastrei neste forum justamente para tirar as minhas duvidas. Espero que vc ou qualquer outra pessoa possa me ajudar, não só a mim mas tambem à aqueles que tem duvidas.

Eu vi (li) num forum, vc desafiando os engnheiros de uma certa empresa fabricante de suspensão, e eles mixou pra tras!!!
Então vc entende!!

A minha maior duvida é a seguinte:

Qual a mellhor suspensão para adaptar em jipe??? Sei que se optar para off road vc perde para on road e vice versa!!
Eu gostaria de uma suspensão que fosse boa para on e off road e que seja confortavel e com bom RTI !!!!
Qual usar??
Kit Fess, feixe da band, amortecedor OMP, Rancho, jumelo revolver, Air lift, sistema igual a da foto, amortecedor de ranger, coil overs.........???

26/01/2004, 11:45
Caro Bill,

já vi que vc entende muito do assunto, mas por mais que a pergunta seja besta, eu pergunto para ampliar o meu conhecimento sobre este assunto. Conhecimento meu que não chega a nem 0.00001% do seu. Mas me cadastrei neste forum justamente para tirar as minhas duvidas. Espero que vc ou qualquer outra pessoa possa me ajudar, não só a mim mas tambem à aqueles que tem duvidas.

Eu vi (li) num forum, vc desafiando os engnheiros de uma certa empresa fabricante de suspensão, e eles mixou pra tras!!!
Então vc entende!!

A minha maior duvida é a seguinte:

Qual a mellhor suspensão para adaptar em jipe??? Sei que se optar para off road vc perde para on road e vice versa!!
Eu gostaria de uma suspensão que fosse boa para on e off road e que seja confortavel e com bom RTI !!!!
Qual usar??
Kit Fess, feixe da band, amortecedor OMP, Rancho, jumelo revolver, Air lift, sistema igual a da foto, amortecedor de ranger, coil overs.........???

Pq não fica com a original ?

regis
26/01/2004, 12:01
Caro Bill,

Qual a mellhor suspensão para adaptar em jipe??? Sei que se optar para off road vc perde para on road e vice versa!!
Eu gostaria de uma suspensão que fosse boa para on e off road e que seja confortavel e com bom RTI !!!!
Qual usar??


Kinho,

Nao existe suspensao que seja boa para tudo.... por isso que tem muita briga sobre a estabilidade das SUVs aqui nos EUA.....

A definicao da melhor suspensao para vc seria dada pela utilizacao do jipe... se eh mais on road... compra uma pickup :)

Brincadeira... acho que a melhor opcao seria a suspensao com molas helicoidais... mas tambem sei que nenhuma dessas empresas que vem fazendo os famosos kits tem capacidade de engenharia para projetar isso... entao vc fica meio sem opcao....

O que o pessoal usa aqui nos EUA eh 4-link para rockcrawling, e independente para Rally ... mesmo assim a independente nao ta firmada.... somente na dianteira eh que eh certo...

Se vc tem um Jeep... procura acertar os feixes dele... e fique feliz assim, pois da pra tirar MUITA coisa de um jipe mechendo na suspensao mantendo o mesmo conceito original.

Lembre-se que tudo sao opcoes.... e para cada opcao que vc tem vc tem um drawback... exemplo... se vc quiser muita articulacao. vc vai ter menos estabilidade on road, pois a sua carroceria vai rolar nas curvas.... se vc aumentar a altura do jeep, o Centro de Gravidade tambem sobe... .entao vc tende mais a tombar....

Abracos

billj
26/01/2004, 12:12
Caro Bill,

já vi que vc entende muito do assunto, mas por mais que a pergunta seja besta, eu pergunto para ampliar o meu conhecimento sobre este assunto. Conhecimento meu que não chega a nem 0.00001% do seu. Mas me cadastrei neste forum justamente para tirar as minhas duvidas. Espero que vc ou qualquer outra pessoa possa me ajudar, não só a mim mas tambem à aqueles que tem duvidas.


Kinho,

Então se o teu objetivo é de acumular um pouco de conhecimento ANTES de partir para as modificações, beleza. Mas não fique apenas nas perguntas, tome a iniciativa de realmente aprender os conceitos através de suas próprias pesquisas. Na Internet existem literalmente milhares de sites dedicados ao desenho de suepensões para jipes e para carros de corrida. Todos têm o que te ensinar.........

Quanto o conceito de suspensão, com o Régis falou, todos tem seus prós e contras. Elas por elas, seria melhor ficar com o conceito original do jipe em questão, apenas modificando o que precisa para melhorar conforme seus desejos. Sempre levando em conta os efeitos colaterais..........

KINHO
26/01/2004, 18:17
Regis, Bill e outros,

Bom, como sou novato, acho melhor começar devagar, não metendo a cara em coisas grandes.
Perguntei sobre a função daquelas barras, pq não achei nenhuma dificuldade de fazer (teoricamente).
Agora, deixar ele original, para mim é coisa de colecionador.
Aqui vai algumas fotos de coisas que quero adaptar no Jipe (só não sei se vou dar conta)

KINHO
26/01/2004, 18:25
Outra foto

KINHO
26/01/2004, 18:35
Estou querendo por direçao tipo Full Hidro, e guincho por sistema hidraulico e macaco tbem.

A foto "não sei o nome", : esta peça elimina a alavanca para acionar o hidro, substituindo a alavanca por um interruptor on/off (peça muito cara talvez inviavel)

regis
26/01/2004, 19:08
Regis, Bill e outros,

Bom, como sou novato, acho melhor começar devagar, não metendo a cara em coisas grandes.
Perguntei sobre a função daquelas barras, pq não achei nenhuma dificuldade de fazer (teoricamente).
Agora, deixar ele original, para mim é coisa de colecionador.
Aqui vai algumas fotos de coisas que quero adaptar no Jipe (só não sei se vou dar conta)

Kinho... nao precisa ser de colheitadeira nao... tem coisas menores para jeep aqui nos EUA... inclusive a caixa de direcao....

Aquelas barras sao os links da suspensao.... fazer eh facil.. o dificil eh fazer elas funcionarem direito :lol:

O que eu disse quanto a manter os feixes nao foi deixar original.... mas sim mecher neles de acordo com suas necessidades.... e quando vc notar que precisa de algo diferente... vc vai mechendo..... mas mesmo assim da pra fazer MUITA coisa nos feixes... da pra fazer a suspensao torcer bastante mesmo.

Abracos

Sandro Tannuri
26/01/2004, 19:19
Kinho,

Eu acho que quanto mais simples melhor, se fosse voce simplesmente colocaria eixos de F 75 e um SPOA bem feito.

Abraços,

KINHO
26/01/2004, 19:29
Regis,

Com certeza não precisa ser de colheitadeiras, pois aquela bomba hidraulica é um monstro, tambem aquela colheitadeira é tudo hidraulica.
Penso em colocar de trator pois é menor (400 a 500 reais usada). Qto as americanas acho que é fica muito caro importa-las!!!

KINHO
26/01/2004, 19:35
Sandro,

eu posso fazer um sistema tipo UP GRADE:

1º_ colocar eixo de F75
2º_ faço um SPOA
3º_ coloco jumelo revolver
4º_ tiro algumas barras do feixe e coloco molas helicoidais

Falei algo correto ou fiz besteira??

Sandro Tannuri
26/01/2004, 22:45
Sandro,

eu posso fazer um sistema tipo UP GRADE:

1º_ colocar eixo de F75
2º_ faço um SPOA
3º_ coloco jumelo revolver
4º_ tiro algumas barras do feixe e coloco molas helicoidais

Falei algo correto ou fiz besteira??

Tirando a 4o o resto esta OK.

Abraços,

Giovani
26/01/2004, 22:53
Sandro,

eu posso fazer um sistema tipo UP GRADE:

1º_ colocar eixo de F75
2º_ faço um SPOA
3º_ coloco jumelo revolver
4º_ tiro algumas barras do feixe e coloco molas helicoidais

Falei algo correto ou fiz besteira??

:D Fala Kinho!!!

:D Agora vc está no caminho certo. Ou quase. Alguns vão defender, mas sou contra as espirais em conjunto com o feixe de molas. Isso não funciona direito... Vc pode pôr eixos de Rural ou F-75, fazer SPOA e pôr jumelos revolver numa tacada só! Mas aconselho deixar os jumelos pra outra hora... A perda de estabilidade com eles é grande. Então avalie a real necessidade, de acordo com uso que vc dará pra sua viatura. :wink:
:D Ah sim, vá devagar nessas adaptações... Leve em conta que essas direções não passam em nenhuma vistoria do Detran, assim como os jumelos revolver. :wink:
[]'s

monge
27/01/2004, 00:23
Fala Gente... :D

Kinho, um já pensei num monte de coisas como vc. :D

Queria fazer o jeep mais doido do mundo... :shock: :D

Sabe o que fiz até hoje e me dei por realizado por enquanto?

Direção do maverick e SPOA... :D

Um SPOA bem feito no jeep vai suprir sua necessidade de apdatações grandiosas... faz o SPOA primeiro e depois repense em tudo...

[]'s

Eugênio

Mauro B.
27/01/2004, 14:02
1º_ colocar eixo de F75
2º_ faço um SPOA
3º_ coloco jumelo revolver
4º_ tiro algumas barras do feixe e coloco molas helicoidais
Oi Kinho !!! :D

Os itens 1° e 2° eu estou totalmente de acordo! É perfeito!!! :P

O intem 3° eu acho meio supérfulo, porque vc já vai conseguir um ótimo curso com a configuração acima. Mas...vc é que sabe!

O item 4° eu discordo totalmente. Helicoidais com feixe só em SPUA ... e olhe lá :wink:

[]'s

KINHO
27/01/2004, 14:30
Sandro, Giovani e Mauro,....

Até aí tudo bem, entendi tudo, mas suponhamos que eu quero um pouco mais de conforto! (pois jipe pula igual cabrito!! depois de uma trilha meu rim vem parar na minha orelha!!).
Será que basta tirar alguns feixes para dar um pouco mais de conforto?

Abraços,

Kinho

billj
27/01/2004, 14:39
Sandro, Giovani e Mauro,....

Até aí tudo bem, entendi tudo, mas suponhamos que eu quero um pouco mais de conforto! (pois jipe pula igual cabrito!! depois de uma trilha meu rim vem parar na minha orelha!!).
Será que basta tirar alguns feixes para dar um pouco mais de conforto?

Abraços,

Kinho

Se é conforto que quer num Jeep, compre um Wrangler ou Cherokee. Caso contrário, quityerbitchin......... :roll: :D

27/01/2004, 14:53
Sandro, Giovani e Mauro,....

Até aí tudo bem, entendi tudo, mas suponhamos que eu quero um pouco mais de conforto! (pois jipe pula igual cabrito!! depois de uma trilha meu rim vem parar na minha orelha!!).
Será que basta tirar alguns feixes para dar um pouco mais de conforto?

Abraços,

Kinho

Se é conforto que quer num Jeep, compre um Wrangler ou Cherokee. Caso contrário, quityerbitchin......... :roll: :D

Concordo, você nunca vai conseguir unir conforto e potencial offroad extremo em um veiculo. Ou é um ou é outro.

billj
27/01/2004, 14:58
Concordo, você nunca vai conseguir unir conforto e potencial offroad extremo em um veiculo. Ou é um ou é outro.

Até que o Wrangler do Sandro chega perto. Mas mesmo esse sacrificou um grau de conforto / estabilidade para ganhar na outra ponta.........

De qualquer modo, como regra, pode confiar no que o Oswaldo fala, ou é um ou é outro........

regis
27/01/2004, 15:22
Sandro, Giovani e Mauro,....

Até aí tudo bem, entendi tudo, mas suponhamos que eu quero um pouco mais de conforto! (pois jipe pula igual cabrito!! depois de uma trilha meu rim vem parar na minha orelha!!).
Será que basta tirar alguns feixes para dar um pouco mais de conforto?

Abraços,

Kinho

Kinho... faz o que o pessoal falou.... Eixos de F75 e SPOA.... com isso vc consegue diminuir o arqueamento das molas dele... e se tiver muita mola pode tirar algumas laminas....

O fato de deixar os feixes mais "retos" te da mais conforto... tirar laminas tambem... so que a sua capacidade de carga diminui e se vc tirar demais o feixe vai ficar muito mole e arriado .. dando batente de suspensao toda hora

Alem disso coloca uns amortecedores BONS... tipo uns Rancho que tem regulagem (assim vc pode regular ele para trilha ou para asfalto)... que vc vai ver que o conforto do jipe melhora muito... perto da batedeira que ele eh originalmente....

Abracos

KINHO
27/01/2004, 16:02
Galera,

Eu disse que queria:
"UM POUCO MAIS DE CONFORTO" e "NÃO CONFORTO"
Se eu quisesse conforto, com certeza compraria um outro veiculo!!

Giovani
27/01/2004, 19:49
Galera,

Eu disse que queria:
"UM POUCO MAIS DE CONFORTO" e "NÃO CONFORTO"
Se eu quisesse conforto, com certeza compraria um outro veiculo!!

:D Fala Kinho!!!

:D Ficando perto da "originalidade", vc pode apenas diminuir o nº de lâminas do feixe, que original é 13 na dianteira e 11 na traseira (me corrijam se estiver errado), deixando ambos com 9 lâminas. Uso assim no meu Jeep, mas no eixo traseiro será preciso pôr uma barra, para evitar a torção do eixo. Em conjunto com amortecedores macios e baratos (MB-608 ou Ranger 4x2), vc terá um bom nível de "conforto" no Jeep... Além disso, manter as molas engraxadas e pôr buchas de PU, ajudam bastante.
:D Isso é máximo que se pode fazer, sem fazer grandes alterações ou instalação de componentes caros... Sua hérnia de disco agradece... :lol:
[]'s

Mauro B.
27/01/2004, 21:09
Eu disse que queria:
"UM POUCO MAIS DE CONFORTO" e "NÃO CONFORTO"
Oi kinho !!! :D

É isso que o Giovani falou: resta então vc trabalhar com o feixe de molas! :D
Não fico contanto quantas lâminas tem os feixes de cada jipe que eu vejo, mas sei dos que já contei, ví que a maioria deles tinha 12 na dianteira e 10 na traseira. Isso no cj5, nos outros eu não sei! :wink:
De qualquer forma, todos tem 2 lâminas bem pequenas que vem antes da 1°lâmina com os grampos em 'U' nas pontas. Pois bem, retire-as!
Agora, vc deve fazer com que o atrito entre cada lâmina do feixe seja bem pequeno. O que fiz no meu, foi cortar tiras de radiografia e colocá-las entre todas as lâminas, sempre com as duas faces lambuzadas de graxa. Olha, o resultado ficou mutio bom, mesmo! :P Aconselho! Tem um tópico que fala disso, procure por "raio-x" na pesquisa! :wink:


O fato de deixar os feixes mais "retos" te da mais conforto... tirar laminas tambem... so que a sua capacidade de carga diminui e se vc tirar demais o feixe vai ficar muito mole e arriado .. dando batente de suspensao toda hora
Bem lembrado! :D É mais um motivo que acho uma boa fazer SPOA, porque vc faz tudo isso nos feixes para dar mais conforto e mesmo assim não dá batente toda hora! :wink: Além, é claro, de não deixar o jipe baixinho depois de dar essa mexida! :P

[]'s

KINHO
27/01/2004, 21:28
Galera,

Olhem só a situação:

Giovani
27/01/2004, 21:48
Galera,

Olhem só a situação:

:D Grande Kinho!!!

:shock: Nossa! Não é à toa que está duro! Comece desmontando os feixes, verificando o arqueamento das lâminas, lixando ou jateando com areia, pintura, chapas de radiografia (bem lembrado Mauro), graxa, 2 ou 3 lâminas à menos, buchas novas e por fim amortecedores de Ranger 4x2. :wink:
:D O arqueamento das molas deve ser idêntico, ou seja, se vc colocar uma lâmina sobre a outra, sem apertar, elas deve encaixar-se perfeitamente, sem frestas. E o arqueamento deve ser idêntico, ao menos nos 2 feixes do mesmo eixo. :wink:
[]'s

Sandro Tannuri
27/01/2004, 22:01
Mais 0,02

1)Sou contra usar molas helicoidais com feixe em qualquer situação.
2)Só considero tirar laminas do feixe se usar barras de tração.
3)Existem 4x4 equilibrados entre conforto e performance.
4)Porem estes não são os mais confortaveis nem os melhores em performance.
5)Eu consegui um bom equilibrio no meu Wrangler, mas se eu abrisse mão do conforto eu tiraria uns 500 kg dele e ficaria bem melhor nas trilhas.

Abraços,

Nando
28/01/2004, 12:37
Sandro,

Vc só colocou o Lift Kit ou fez mais modificações para ficar com esse curso todo no TJ?

( )s

Sandro Tannuri
28/01/2004, 12:59
Sandro,

Vc só colocou o Lift Kit ou fez mais modificações para ficar com esse curso todo no TJ?

Nando,

Eu usei o Kit da Rubicon Express como base e depois usei amortecedores mais longos com novos pontos de fixação.
Como tenho uma rampa de RTI é facil acertar a suspensão para usar todo o curso dos amortecedores que no meu caso são de 14" de curso na frente e 11" atras sendo que os traseiros trabalham inclinados tendo um curso vertical final de 13".

Abraços,

marco cruz
28/01/2004, 13:23
Grande Mestre dos Mestres Giovanni

Você escreveu "O arqueamento das molas deve ser idêntico, ou seja, se vc colocar uma lâmina sobre a outra, sem apertar, elas deve encaixar-se perfeitamente, sem frestas. E o arqueamento deve ser idêntico, ao menos nos 2 feixes do mesmo eixo."

Tenho uma dúvida: se o lado esquerdo carrega muito mais peso que o direito (lembre-se: motorista + tanque + galão = + de 120 kg), o feixe do lado esquerdo não deveria (em tese) ser mais reforçado? Parece-me que, se iguais, sempre a esquerda trabalhará mais...

[]'s cheios de dúvidas

Giovani
28/01/2004, 21:31
Tenho uma dúvida: se o lado esquerdo carrega muito mais peso que o direito (lembre-se: motorista + tanque + galão = + de 120 kg), o feixe do lado esquerdo não deveria (em tese) ser mais reforçado? Parece-me que, se iguais, sempre a esquerda trabalhará mais...

:D Grande Marco!!!

:D Não é pra tanto... Um peso de 120 Kg, distribuido por 1/2" jeep, não chega à deixá-lo inclinado prum lado... E depois que vc desce do jeep? Ele ficaria caído pro outro lado? Eu peso uns 110Kg! E o meu jeep só inclina na hora que eu subo nele, depois da 1ª curva p/ esquerda ele alinha... :lol: :lol:
[]'s

09/02/2004, 21:41
Ae Bill e all,

Ando pesquisando bastante sobre suspensões e achei a suspensão 3-link bastante interessante para o Samurai, ainda mais que não preciso de tantaaaa articulação como vocês que participam de trial, seria mais para trilhas e tambem para raids, etc.

O que vocês me dizem sobre essa suspensão? Algum pro ou contra inerentes a este modelo, ou tudo depende do projeto?

Quanto a suspensão, o link central que prende o eixo ao chassi deve ser exatamente no meio dos dois eixos para permitir a articulação lateral (uma roda sobe, a outra desce), não é isso ?

Para o projeto, qual seria uma angulação interessante dos links laterais e do central em relação ao chassi quando teste estiver em "repouso" ?

E outra, alguns dizem que os links (tanto os debaixo quanto os de cima) devem ter o mesmo tamanho, e outros dizem que os upper links devem ser necessariamente menores que os lower links para evitar problemas. E ae ? :-)

[]s pensando no futurooo, la pra frente.

09/02/2004, 22:09
3-link suspension, seria mais ou menos isso?

OBS: Desculpem o desenho, fiz uns riscos aqui no papel e depois passei rapidinho com o paint.

billj
10/02/2004, 11:25
O seu desenho é de um 4-link................

Quanto as suas dúvidas, depende, depende, depende. São tantos fatores interrelacionados que não dá para falar que uma coisa é melhor que uma outra sem levar em consideração o pacote como todo.

Projeto de suspensão é altamente complicado. Terá que ler muito e entender profundamente os conceitos para fazer um bom trabalho. Eu ainda sou muito leigo no assunto, por isso estou levando tanto tempo para começar a montagem da minha nova suspensão. Cada dia parace que estou revisando alguma coisa no desenho........

Se é que você quer uma coisa mais simples e não precise tanta articulação, sugiro que você pense numa suspensão 2-link com panhard, igual que tenho no Spider atualmente.

10/02/2004, 15:27
Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).

Pelo desenho que postei, eu notei que a dianteira esta errada, ela nao pode ser igual a traseira.

Aproveitando, você sabe algum livro interessante (portugues ou ingles) só sobre suspensões que eu possa comprar na Amazon, por exemplo?

Olha as fotos do 3-link Bill, e a diferença pro 4-link como é sutil:



[]s!

regis
10/02/2004, 15:36
Ae Bill e all,

O que vocês me dizem sobre essa suspensão? Algum pro ou contra inerentes a este modelo, ou tudo depende do projeto?

Tudo depende do projeto.... geralmente a suspensao 3-link tente a "travar" em certo ponto forcando as buchas.... mas o que vc desenhou eh 4-link ... tem 4 barras eh 4 link



Quanto a suspensão, o link central que prende o eixo ao chassi deve ser exatamente no meio dos dois eixos para permitir a articulação lateral (uma roda sobe, a outra desce), não é isso ?

Sim, ele deve ser no meio para fazer com que sua suspensao trabalhe por igual para os dois lados.... a nao ser que vc queira andar em uma inclinacao lateral para um lado so o tempo todo :D



Para o projeto, qual seria uma angulação interessante dos links laterais e do central em relação ao chassi quando teste estiver em "repouso" ?

Depende de quanto vc quer de anti squat e onde vc quer colocar o seu centro instantaneo para determinar o eixo de rolagem. :roll:



E outra, alguns dizem que os links (tanto os debaixo quanto os de cima) devem ter o mesmo tamanho, e outros dizem que os upper links devem ser necessariamente menores que os lower links para evitar problemas. E ae ? :-)

[]s pensando no futurooo, la pra frente.

Novamente depende do que vc esta querendo projetar.... :wink:

To vendo que vc quer colocar suspensao helicoidal no samurai de todo jeito... agora eu pergunto. Por que?

Para a sua utilizacao, vc REALMENTE precisa dessa suspensao?... Se eu fosse vc eu correria mais atras de reforcar eixos, ou colocar eixos mais fortes como um Dana ou Toyota do que ficar pensando em suspensao diferente....

De qualquer maneira, faca o que fizer.. o 4link vai funcionar.. .vai articular.... agora o problema eh saber o que fazer para que ele articule da maneira que eh boa para a sua aplicacao.

Abracos

regis
10/02/2004, 15:42
Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).

Pelo desenho que postei, eu notei que a dianteira esta errada, ela nao pode ser igual a traseira.

Aproveitando, você sabe algum livro interessante (portugues ou ingles) só sobre suspensões que eu possa comprar na Amazon, por exemplo?

Olha as fotos do 3-link Bill, e a diferença pro 4-link como é sutil:
[]s!

A suspensao dianteira do vitara eh 3-link (2 link + panhard) a traseira eh 4 link .. 4 barras

Livro interessante... eu ja li pelo menos uns 4.. .e agora estou no 5º .... eh esse aqui

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/1560915269/qid=1076436559/sr=1-5/ref=sr_1_5/104-1458372-6037559?v=glance&s=books

Sao so 922 paginas e ainda sobra uma porrada de duvida...

Abracos

10/02/2004, 16:37
Ae Regis e Bill,

Como eu lhe falei, penso em mudar (isso, se mudar) no futuro, mas aproveito pra estudar o assunto.

Na verdade, não preciso de tanta articulação como o Spider ou o Wrangler do Tannuri, mas gostaria de uma aplicação que me permitisse uma ótima articulação e capacidade de subir mais facilmente quando precisasse (seria só trocar as molas por maiores ,desde que o aumento nao seje tão grande) pelo o que li, além do fato de ter um modelo mais moderno e confortável de suspensão.

Os meus planos na parte suspensão seria a troca dos eixos por de Rural e então refazer toda a suspensão. Mas isso provavelmente só em 2005, ou depois. Isso além de motorização AP 1.8 com caixa de chevette.

Pelo que pesquisei, se eu quisesse trocar o feixe traseiro pelo de CJ, por exemplo, teria que desembolsar R$ 320,00 em cada feixe, ou seja, R$ 640,00. Mais alguma coisa para trocar algumas molas do feixe traseiro (que passaria pra frente) e mais adaptação , etc, dos jumelos. Se eu conseguisse molas nacionais para fazer na suspensão (creio que deva ser possivel que exista molas no tamanho perto do ideal já existentes) creio que gastaria mais uns R$ 400,00 de mao de obra e solda e mais alguma coisa para fabricar os links e terminais e teria a suspensão mais nova, não gastando mais.

Tá certo que mudar o sistema de suspensão tem que ser muito bem pensado e executado, mas se fosse algo interessante, envolvendo algo que eu pudesse ajudar a criar e projetar seria muito satisfatório.

Ah, quanto ao meu desenho, eu ainda teimo que é um 3-link. Talvez meus dotes artisticos paintbrushais sejam ridiculos a ponto de voces fazerem confusão, mas no desenho a suspensão se liga ao eixo por somente 3 pontos, apesar de ter 4 barras, onde as 2 centrais são conectadas antes de se ligarem no eixo.

[]s!

billj
10/02/2004, 21:28
Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).


[]s!


Tá bão então. Se você quer insistir em chamar um 4-link de 3-link, fique a vontade. Só que vai gerar uma puta confusão........... :? :roll: :D

10/02/2004, 22:24
Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).


[]s!


Tá bão então. Se você quer insistir em chamar um 4-link de 3-link, fique a vontade. Só que vai gerar uma puta confusão........... :? :roll: :D

Bah, falei besteira mesmo. Era pra ter feito traseira 4-link e dianteira 3-link, como nas fotos do Tracker da Calmini. Mal tio Bill ;-)

BTW, a suspensão do Samurai helicoidal e Jimny são 2-link?

[]s!

billj
11/02/2004, 07:12
Bah, falei besteira mesmo. Era pra ter feito traseira 4-link e dianteira 3-link, como nas fotos do Tracker da Calmini. Mal tio Bill ;-)

BTW, a suspensão do Samurai helicoidal e Jimny são 2-link?

[]s!


Então tá, cê acordou finalmente.......... :P :D


Bão os nomes realmente geram confusão. O tal chamado "2-link com panhard" do Samuca coily e Jimny é na verdade um 3-link, pois a panhard é um link também. Ou seja, quando alguém fala "com panhard", pode acresecentar mais um link ao nome do conjunto........

O que estou fazendo no Spider é um 4-link triangulado. Por ter esta triangulação em 2 dos links, não é necessário uma panhard para resistir forças laterais. Se a suspensão for projetada com todos os links paralelos quando visto de cima, então teria que ter uma panhard também, então seria um 5-link.........

Sacou?!?!? :wink:

regis
11/02/2004, 10:59
Ae Regis e Bill,

Se eu conseguisse molas nacionais para fazer na suspensão (creio que deva ser possivel que exista molas no tamanho perto do ideal já existentes) creio que gastaria mais uns R$ 400,00 de mao de obra e solda e mais alguma coisa para fabricar os links e terminais e teria a suspensão mais nova, não gastando mais.

Pode sonhar que pra isso nao paga neh :roll:

Presta atencao na mola traseira que ta comprimida na foto do vitara da calmini, e me fala se isso nao faz "mal" pra ela 8)

Agora acrescenta no seu projeto tudo o que tem que fazer pra montar a suspensao.. links, buchas, suportes, etc.... e mais um detalhezinho pra segurar as molas de forma decente..... amortecedores coilover... de preferencia dual ou triple rate :wink:

Entendeu quanto vai custar a brincadeira agora? :lol:

Agora... se vc quer ter pouco curso de suspensao ... pega a original de um samuca helicoidal e enfia la.. ... assim vc vai poder pular dunas com conforto :?

Lembre-se que nao existe almoco gratis.... se vc fizer algo pra pular dunas,.. nao vai ser bom pra trilhas... da mesma maneira que uma suspensao pra trilha nao vai ser boa para conforto e nem para velocidade

Abracos

Campa
11/02/2004, 22:04
Olá Pessoal!!!

Vcs estão discutindo sobre esses tipos de suspensão, eu gostaria de pedir que vcs me ajudassem a entender melhor.

1 SPOA / SPUA: o que muda é só a posição do eixo, né? :oops:
2 3-link, 4link, etc. Essas suspensões são para o pessoal que quer um tremendo curso para vencer aqueles obstáculos como pedras altas, etc. Para trilhas é útil tb? Em qual sentido?
3 Hoje eu vi um TJ com um conjunto de suspensão desses tipos (não sei identificar qual era) e ele andando parecia um landau hehehe :D balançava até ... Isso é normal?

Eu não tenho desejo em montar uma suspensão desse tipo na minha viatura, mas se vcs pudessem dar uma luz nessas minhas dúvidas eu ficaria agradecido :wink: 8)

[s] enduvidados,

Campa.

PS: o que significa BTW?

billj
12/02/2004, 07:45
1 SPOA / SPUA: o que muda é só a posição do eixo, né? :oops:


Sim, apenas a posição dos eixos. Porém, tem que mudar um monte de outras coisa por consequência......





2 3-link, 4link, etc. Essas suspensões são para o pessoal que quer um tremendo curso para vencer aqueles obstáculos como pedras altas, etc. Para trilhas é útil tb? Em qual sentido?


É útil para os mesmos motivos........




3 Hoje eu vi um TJ com um conjunto de suspensão desses tipos (não sei identificar qual era) e ele andando parecia um landau hehehe :D balançava até ... Isso é normal?


Sim, pode ser normal, mas tudo depende do projeto.



Eu não tenho desejo em montar uma suspensão desse tipo na minha viatura, mas se vcs pudessem dar uma luz nessas minhas dúvidas eu ficaria agradecido :wink: 8)


Como já falei muitas vezes, o projeto e instalação de uma suspensão link não é para o amador, é muito, muito complicado desenhar uma dessas que funciona corretamente. Há inúmeros fatores a serem consideados e se errar, acaba tendo um JR da vida debaixo do jipe. Estudei muita coisa antes e durante a montagem e fiz tudo bem devagarinho (03 anos), então a minha primeira tentativa, um 3-link (2-link com panhard) ficou até muito boa.
8)

Porém, para uso em trial, gostaria de ter algo que comportasse melhor em alguns aspectos, particularmente referente o "anti-squat". Na altura que tenho regulado a suspensão, a bunda do carro está com anti-squat ecessivo para acelerações fortes, tendendo a pular. Se eu abaixar o carro, os pneus pegam......

Por isso estou partindo para um 4-link........ :wink:




PS: o que significa BTW?

By the way......... Em tempo...........


Abraços,

Campa
12/02/2004, 22:00
Valeu Bill!!

Talvez num médio prazo eu me aventure a mudar mais coisas no meu jeep, mas por hora acredito ser prudente ir em trilhas leves. Eu preciso conhecer meus limites e tb aprender a dirigir em trilha. :wink:

Obrigado pela atenção!!

[s] mais esclarecidos :D

Campa.

KaosChaos
16/02/2004, 18:50
Esta é a minha primeira mensagem neste forum!
Sou do outro lado do Atlantico, de Portugal.
Em primeiro lugar quero dar os meus parabéns a todos os membros (em especial ao billj) do fórum pelo excelente trabalho realizado a todos os niveis.
Tem sido com muito gosto que tenho visto o que se faz a nivel de alteracoes para offroad ai no Brasil, Portugal ainda está muito longe de atingir o vosso nivel!
Gostava de saber se alguem tem desenhos em CAD da geometria 4-link aplicada no Suzuki Samurai.
Desde já agradeco