Ver Versão Completa : Sportage Turbo Diesel - Qual a pressão correta ?
denishark
08/09/2013, 18:44
Boa noite pessoal...
Hoje resolvi dar uma checada no turbo da minha Sportage, de uns tempos pra cá ta assobiando.
Notei q embora a turbina não tenha folga aparente, ta mandando um poko de óleo pro motor, ta na hora de arrumar já.
Instalei um manometro e dei umas voltas pra dar uma olhada na pressão, e chegou a 0,5bar no máximo, ta certo isso ? Li em algum lugar que era 0,8bar... seria isso já um sintoma q a minha turbina está com problemas ?
Agradeço qualquer ajuda galera.
Denis
alexandrodorner
10/09/2013, 16:44
Boa noite pessoal...
Hoje resolvi dar uma checada no turbo da minha Sportage, de uns tempos pra cá ta assobiando.
Notei q embora a turbina não tenha folga aparente, ta mandando um poko de óleo pro motor, ta na hora de arrumar já.
Instalei um manometro e dei umas voltas pra dar uma olhada na pressão, e chegou a 0,5bar no máximo, ta certo isso ? Li em algum lugar que era 0,8bar... seria isso já um sintoma q a minha turbina está com problemas ?
Agradeço qualquer ajuda galera.
Denis
Entao Denis a pressao correta e´ de 0,85bar , se ela nao esta gerando a pressao correta e esta açobiando , provavelmente esta com a vauvola de alivio obistruida (caracou quente carbonisado ) , esta sugeira tranca o mecanismo .
O que fazer ? retire ela do lugar e de um bom banho de querosene que fica seradinha .
Se nao resouver nao tem jeito turbina nova ou usada em bom estado de conservaçao , nao gaste seu dinheiro com retifica, nao costuma ficar bom .
Valeu e boa sorte .
AlexandroDorner
denishark
10/09/2013, 18:50
Agradeço as dicas Alexandre
Retirei a turbina e notei que ela tem uma grande folga no eixo, provavelmente é a original do carro, que ja ta com mais de 200 mil km.
Ela ja tava jogando óleo e o assobio eu acho q era o rotor começando a pegar na carcaça...
Levei ela na Marcos Turbos em Osasco, ele me disse que quando a folga é pouca, da pra "trocar o reparo", já a minha tava com folga demais, vai trocar o conjunto rotativo. Ficou em R$1.200,00 e o serviço vai ser feito em 24h com garantia de 6 meses.
Amanhã ela volta pra cá e vou instalar pra ver.
Talvez ela ja não tivesse dando pressão por estar raspando na carcaça ou a folga não deixava ela girar o suficiente pra dar a pressão normal.
Amanha tem o feedback. Valeu.
alexandrodorner
12/09/2013, 19:14
Agradeço as dicas Alexandre
Retirei a turbina e notei que ela tem uma grande folga no eixo, provavelmente é a original do carro, que ja ta com mais de 200 mil km.
Ela ja tava jogando óleo e o assobio eu acho q era o rotor começando a pegar na carcaça...
Levei ela na Marcos Turbos em Osasco, ele me disse que quando a folga é pouca, da pra "trocar o reparo", já a minha tava com folga demais, vai trocar o conjunto rotativo. Ficou em R$1.200,00 e o serviço vai ser feito em 24h com garantia de 6 meses.
Amanhã ela volta pra cá e vou instalar pra ver.
Talvez ela ja não tivesse dando pressão por estar raspando na carcaça ou a folga não deixava ela girar o suficiente pra dar a pressão normal.
Amanha tem o feedback. Valeu.
Denis so´ uma dica folga no sentido radial e´normau (sem esageros e´claro) , pois o rodete precisa de folga para literalmente flutuar no bouçao de oleo pressurisado , porem no sentido axial nao pode ter folga , se ter folga indica desgaste nos mancais .
Belesa valeu .
AlexandroDorner
denishark
18/09/2013, 16:09
Denis so´ uma dica folga no sentido radial e´normau (sem esageros e´claro) , pois o rodete precisa de folga para literalmente flutuar no bouçao de oleo pressurisado , porem no sentido axial nao pode ter folga , se ter folga indica desgaste nos mancais .
Belesa valeu .
AlexandroDorner
Pronto galera... a turbina voltou da Marcos Turbo em Osasco, foi trocado o conjunto rotativo... logo que ela chegou fui checar e vi que existe sim uma folguinha axial, porém radial não.
Instalei e pronto, o assobio, que provavelmente ja era o rotor raspando, sumiu, e a pressão quando "chama" ela vai a 0,85bar certinho. Troquei óleos e filtros e blza... ja to aqui no sul de Santa Catarina depois de 1200km rodados com a turbina "nova".
Valeu.
Denis