Ver Versão Completa : Folga na coluna de dirção da L200 Triton
Walter L. L. Casitta
08/09/2013, 01:12
Pessoal, finalmente consertei a irritante folga na coluna da direção da minha Triton. A folga aparece numa "junção telescópica" bem em baixo do painel. Isso faz parte do pacote de segurança da Triton e existe em quase todos os veículos. Impede que o volante vá de encontro com o peito do motorista em caso de colisão frontal só que na Triton a peça é de qualidade duvidosa a com o tempo relaxa.
Pelos relatos que li aqui no fórum o problema aparece na Triton com o tempo e uso. Existiu um recall relacionado a esse problema para as Tritons anteriores a 2009, mas sendo a minha um 2010 parece que a Mit não resolveu ou era outro problema. Parece mesmo um problema no projeto da peça e acredito que quem tem Triton em alguma momento vai ter que que consertar isso.
Como eu não tenho mais tempo e nem paciência pra ficar desmontando o carro e não tava a fim de gastar com mecânicos ou concessionária desmontei eu mesmo e resolvi da forma mais rápida e eficaz que encontrei. Foram duas horas de trabalho. Furei e coloquei um parafuso como da pra ver na foto abaixo. Óbvio que agora a junção perdeu a função de segurança para que foi projetada, mas eu não tô nem aí e quem quiser que encontre outra solução. A mim importa ficar livre do incômodo, Até parece que tô andando de picape 0Km de novo. 8--)
Em tempo: Pra quem for se aventurar, lembrem-se de que tem um airbag ali. Isso pode machucar bastante e até matar. Então antes de meter a mão desliga o cabo negativo da bateria e não fique na reta dele. Boa sorte...
429818 429821 429822 429823
Clodoberto
08/09/2013, 09:20
Walter o parafuso usado atravessa a barra ou é curto, qual foi o tipo de rosca usada. Parabéns pelo serviço.
Walter L. L. Casitta
08/09/2013, 12:18
Walter o parafuso usado atravessa a barra ou é curto, qual foi o tipo de rosca usada. Parabéns pelo serviço.
Obrigado Clodoberto,
O parafuso atravessa a barra, tem um porca do outro lado. A intenção era manter tudo bem apertado pra eliminar folga de vez.
Na verde naquele ponto existia um pino de uns 3mm fixando as duas peças. Fiz um furo de 6mm em cima dele onde tem um parafuso agora.
Marcelo-HPE
08/09/2013, 12:36
Walter vc foi certinho no alvo !! só acho que vc deveira fazer um enchimento na folga com alguma pequena lâmina de aço fininha ou levar a junção numa morça e compactar as paredes da junção até a parte fêmea ficar mais justa no macho .
Tem que soltar muito a parte elétrica ???
Abração. e parabéns pelo trabalho, pode passar no UFMG e pegar o seu diploma !!!
Walter L. L. Casitta
08/09/2013, 13:47
Walter vc foi certinho no alvo !! só acho que vc deveira fazer um enchimento na folga com alguma pequena lâmina de aço fininha ou levar a junção numa morça e compactar as paredes da junção até a parte fêmea ficar mais justa no macho .
Tem que soltar muito a parte elétrica ???
Abração. e parabéns pelo trabalho, pode passar no UFMG e pegar o seu diploma !!!
Fala Marcelo,
Todas aquelas peças são de um metal mais macio que o normal, feitos pra se deformar no caso de alguma impacto. Então acredito que se fizesse algum enchimento não seria definitivo. Logo teria de que desmontar de novo.
A parte elétrica da Triton tem menos fios do que estou acostumado. Tudo se conecta via um rede serial de dados e isso reduz bastante a quantidade de fios e os conectores se soltam com facilidade. A coluna de direção tem apenas 4 ou 5 conectores.
Marcelo-HPE
08/09/2013, 18:16
Walter só mais uma dúvida,
Onde vc desacolplou mecânicamente a coluna para retirar a mesma?? A segunda cruzeta ,aquela que fica fora da cabine já no cofre do motor saiu junto com a coluna , ou você desacoplou antes ??
Grato.
Joneswalker
09/09/2013, 02:30
Muito bom, mais fica aqui uma duvida/sugestão, não dá para usar rebites pop, assim a barra não perderia a função? abs e parabéns pela iniciativa, muita coragem ir desmontando tudo hehehe ! ! !
Joneswalker
09/09/2013, 16:01
Uma duvida, esta folga é no sentido da barra, isto é, para frente e para trás?
givanildo soares
09/09/2013, 17:14
Boa Tarde Walte,
Agradeço muito a colaboração com todos nós para a resolução deste problema (insuportável). Gostei da explicação, fico muito agradecido.
Tire uma dúvida, qual o tamnaho do parafuso utilizado? Você relatou o diâmetro, mas o comprimento dele foi de quanto?
Outra coisa é qual o grau de dificuldade para se fazer isso em casa?
Abraço
Walter L. L. Casitta
09/09/2013, 20:27
Walter só mais uma dúvida,
Onde vc desacolplou mecânicamente a coluna para retirar a mesma?? A segunda cruzeta ,aquela que fica fora da cabine já no cofre do motor saiu junto com a coluna , ou você desacoplou antes ??
Grato.
Tem outra junção na coluna em baixo da coifa tipo sanfona onde o eixo é estriado. Marquei em amarelo do desenho. Basta soltar os 4 parafusos mais os 3 da coifa e puxar que sai tudo...
430082
Walter L. L. Casitta
09/09/2013, 20:30
Muito bom, mais fica aqui uma duvida/sugestão, não dá para usar rebites pop, assim a barra não perderia a função? abs e parabéns pela iniciativa, muita coragem ir desmontando tudo hehehe ! ! !
Pode ser, eu quis fazer dum jeito pra não ter que mexer de novo.
Walter L. L. Casitta
09/09/2013, 20:41
Boa Tarde Walte,
Agradeço muito a colaboração com todos nós para a resolução deste problema (insuportável). Gostei da explicação, fico muito agradecido.
Tire uma dúvida, qual o tamnaho do parafuso utilizado? Você relatou o diâmetro, mas o comprimento dele foi de quanto?
Outra coisa é qual o grau de dificuldade para se fazer isso em casa?
Abraço
O parafuso foi um M6, mas comprimento eu não me dei o trabalho de medir já que encontrei o precisava na minha caixa de parafusos. Mais ou menos 30mm de comprimento
A dificuldade é relativa, não tive dificuldade mas isso não conta já que tenho bastante experiência em mecânica e eletrônica. Eu sugiro levar o que eu expliquei junto com as fotos pra uma pessoa ou até mesmo um meca de confiança par não perder tempo e ir direto no ponto.
Walter L. L. Casitta
10/09/2013, 08:24
Pessoal, depois pensando mais um pouco... Agora que já sabemos o que precisa ser feito, acho que com jeitinho e paciência, dá pra fazer aquele furo e colocar o parafuso sem desmontar nada...
givanildo soares
10/09/2013, 12:16
Mas já resolvendo isso já foi tudo.
Trabalho em interior e final de semana em capital, e no interior o bicho pega viu.
Mas no próximo final de semana vou levar no meca pra resolver isso
Joneswalker
10/09/2013, 21:20
Oi Walter a folga da barra é para frente e para traz?
Walter L. L. Casitta
10/09/2013, 22:07
Oi Walter a folga da barra é para frente e para traz?
A folga aparece quando você gira o volante de um lado pro outro.
givanildo soares
17/09/2013, 17:20
Muito obrigado Walter.
Acabei de fazer o serviço na minha.
Eu mesmo fiz.
Ficou 100%. Como se tivesse saído de fabrica.
Que alívio.
Só gastei 150 reais que foi do kit de ferramentas que comprei.
kkkkkkkkkkk
Walter L. L. Casitta
17/09/2013, 22:38
Muito obrigado Walter.
Eu mesmo fiz.
Que alívio.
kkkkkkkkkkk
Show... Parabéns...
guilhermetriton
24/11/2013, 21:23
olá sou novo aqui, agradeço a dica pois tenho uma triton 2008 com o mesmo problema e realmente é mto chato o barulho... vou tentar resolver eu mesmo, mas fiquei curioso pra saber se realmente pode resolver sem desmontar tudo, é possivel Walter? alguma dica?
Paulo HLS
26/08/2014, 13:11
Walter,
A minha é uma 2013, com 10.000 km e já apresenta o que imagino que ser o mesmo problema: Ao esterçar, a caixa do volante que contem o air bag estala toda, e sinto como algo solto na barra de direção na menor das irregularidades do piso, ou reduzindo as marchas (manual).
Estamos falando da mesma coisa?
Hj meu carro fará entrada numa CC (já com o SAC acionado) pela terceira vez. Decidi que se não derem um jeito desta vez, levarei em um mecanico de minha confiança, cuidarei do problema e acionarei a mit juridicamente.
Boa tarde amigos, comprei uma triton ontem com esse problema e ja estou fazendo esse sistema do parafuso. Amigo Paulo hls é bem facil de identificar essa folga da coluna, basta colocar um alicate de pressão na Barra da direção bem atraz do pedal do freio. Segura com uma mão o alicate e com a outra é so mecher com a direção. Abraço boa sorte!
Henrique Cesar de Tavares
13/03/2015, 13:21
Boa tarde amigos, comprei uma triton ontem com esse problema e ja estou fazendo esse sistema do parafuso. Amigo Paulo hls é bem facil de identificar essa folga da coluna, basta colocar um alicate de pressão na Barra da direção bem atraz do pedal do freio. Segura com uma mão o alicate e com a outra é so mecher com a direção. Abraço boa sorte!
Boa tarde
Peiper, problema foi resolvido?
Estou com o mesmo problema e isso já esta me dando uma dor de cabeça terrivel!!
Vou atras de um bom mecânico para fazer esse serviço para mim
Henrique Cesar de Tavares
25/12/2015, 18:23
Gostaria de agradecer!!!
Mostrei as fotos para o meca e ele fez exatamente como consta nas fotos. Gastei 100,00 pilas e tudo foi resolvido.
Na outra oficina queriam me empurrar uma coluna nova .
MajMagalhaes
14/01/2016, 20:47
Amigo estou com o mesmo problema talvez, gostaria de tirar uma dúvida com vc.
Por favor faça contato por whatsapp no número 98 99219 0242
Fiz hoje minha 2010. Ficou realmente como nova! Cabaço! Ah! Furei sem precisar retirar a coluna do lugar, apenas soltei os parafusos que sustentam ela e alguns conectores claro... A diferença é que o parafuso fica invertido, ou seja: a porca(travante) fica pra cima, o que não interfere no aperto(preferi assim à ter que retirar a coluna fora). Quero aqui deixar meus agradecimentos pelas fotos que foram postadas e que muito me ajudaram. Toda minha reverência ao idealizador desse procedimento. Fica perfeito! Sem folga nenhuma...
LucasDias Triton Hpe 2009
27/01/2016, 16:05
Fiz hoje minha 2010. Ficou realmente como nova! Cabaço! Ah! Furei sem precisar retirar a coluna do lugar, apenas soltei os parafusos que sustentam ela e alguns conectores claro... A diferença é que o parafuso fica invertido, ou seja: a porca(travante) fica pra cima, o que não interfere no aperto(preferi assim à ter que retirar a coluna fora). Quero aqui deixar meus agradecimentos pelas fotos que foram postadas e que muito me ajudaram. Toda minha reverência ao idealizador desse procedimento. Fica perfeito! Sem folga nenhuma...
Pode relatar detalhadamente como é essa folga Woodrow?
Sinto uma pequena folga na direção, quando passo por uma lombada, quando estou com direção virada e vou acelerar ou frear.
Será que é a mesma coisa?
Pode ser! A sensação de folga é semelhante a folga na caixa de direção. Vc sente o volante meio solto... O normal é sentir a trepidação natural dos pneus no calçamento. E não vc sentir a vibração no próprio volante qdo roda no paralelepípedo ou em buracos, lombada, etc.
Charles vitor
15/02/2016, 21:38
Boa noite amigos sou novo por aqui e adquiri um triton hpe flex 2010 agora mas esta com uma folga na direção e a luz do 4x4 piscando e hj ela não quiz pegar e troquei a bateria mas parece que depois que troquei ela não passa da 3 marcha podem me ajudar
rickcoutinho
18/09/2016, 13:46
Boa tarde pessoal que alivio. Estava preocupado em ter que mexer na caixa de direção mas bingo. Mesmo problema de todos! Vou fazer o servico em casa sem desmontar tambem.. valeu
lfschmitz
18/09/2016, 19:49
Boa tarde pessoal que alivio. Estava preocupado em ter que mexer na caixa de direção mas bingo. Mesmo problema de todos! Vou fazer o servico em casa sem desmontar tambem.. valeu
Realmente, parece que é um problema comum! A minha, com pouco mais de 140mil km, também faz esse barulho (é mais sensível pela trepidação de "algo solto" sentida pelas mãos no volante do que pela audição propriamente dita). Vou tirar um tempo pra ver isso, pq parece uma carroça... sem contar que a central multimídia (gambiarra da Mit), que reapertei há poucas semanas, voltou a fazer barulho. Pensando em encher aquele pedaço do painel com espuma expansiva de PU, só de raiva!
rickcoutinho
18/09/2016, 20:40
A minha central também fazia barulho. Coloquei um parafuso de telhado com borracha 6mm resolveu. Mas também alguns calcos nas pecas plasticas. Quanto a direção vou fazer sabado que vem. O duro é que minhs triton tem 60mil km. Ela é 2013
joandervieira
23/08/2017, 09:29
Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/977409482401008/)
### MANUTENÇÃO L200 TRITON E PAJERO ##
Galera, criamos este grupo aqui no facebook, exclusivo para discussão sobre a *Manutenção* e *Mecânica* da L200 Triton e Pajero.
No facebook é melhor porque fica o histórico para os novos membros consultar assuntos que já foram discutidos.
No Zap quando a pessoa entra no grupo ela não vê o que foi conversado anteriormente, perdendo assim informações valiosas sobre a manutenção da bruta.
Aqui vamos trocar informações e experiência de manutenção, pneus, peças, dicas, etc...
Abraço !
Link do grupo:
Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/977409482401008/)
Fernando Lourenço l200
26/03/2018, 12:41
Pessoal, finalmente consertei a irritante folga na coluna da direção da minha Triton. A folga aparece numa "junção telescópica" bem em baixo do painel. Isso faz parte do pacote de segurança da Triton e existe em quase todos os veículos. Impede que o volante vá de encontro com o peito do motorista em caso de colisão frontal só que na Triton a peça é de qualidade duvidosa a com o tempo relaxa.
Pelos relatos que li aqui no fórum o problema aparece na Triton com o tempo e uso. Existiu um recall relacionado a esse problema para as Tritons anteriores a 2009, mas sendo a minha um 2010 parece que a Mit não resolveu ou era outro problema. Parece mesmo um problema no projeto da peça e acredito que quem tem Triton em alguma momento vai ter que que consertar isso.
Como eu não tenho mais tempo e nem paciência pra ficar desmontando o carro e não tava a fim de gastar com mecânicos ou concessionária desmontei eu mesmo e resolvi da forma mais rápida e eficaz que encontrei. Foram duas horas de trabalho. Furei e coloquei um parafuso como da pra ver na foto abaixo. Óbvio que agora a junção perdeu a função de segurança para que foi projetada, mas eu não tô nem aí e quem quiser que encontre outra solução. A mim importa ficar livre do incômodo, Até parece que tô andando de picape 0Km de novo. 8--)
Em tempo: Pra quem for se aventurar, lembrem-se de que tem um airbag ali. Isso pode machucar bastante e até matar. Então antes de meter a mão desliga o cabo negativo da bateria e não fique na reta dele. Boa sorte...
Walter dica top valeu acabei de fazer aqui ficou zerada.o mecânico queria troca a coluna toda é super fácil troca valeu mano abraço obrigado.
rciafreis
21/06/2018, 11:41
Amigo, queria te agradecer, graças a seu post resolvi este problema que tanto incomoda na direção de ruas não pavimentadas ou terra.
Nos diagnósticos mecânicos ninguém conseguia achar a bendita folga e eu já estava com fama de louco!!!
Obrigado amigo!!
thiotelo
21/06/2018, 22:27
Boa noite amigo.
Tenho uma Pajero Sport 2008 com folga também.
Será que é a mesma coluna e o mesmo sintoma?
MageladeJesus
13/07/2018, 08:00
Caros tenho uma triton 2013 diesel, com 59 mil km. Observei um barulho na direção, ao virar o volante para a direita, com a viatura desligada. Meu mecanico diagnosticou uma pequena folga na caixa de direção. existem kits de reparo para a caixa de direção?
Marcelo Rocha 10
17/09/2018, 11:23
Vc teria fotos amigo?
obrigado
Muito obrigado Walter.
Eu mesmo fiz.
Que alívio.
kkkkkkkkkkk
filipef17
22/12/2024, 21:25
Funcionou! Perfeito!
Obrigado!