PDA

Ver Versão Completa : Conforto auditivo interno - Assobio na cabine



mnishio
31/10/2005, 00:01
Olá colegas...

No meu jota, quando estou a uns 80km/h, aparece o som do assobio produzido pelo vento passando entre frestas, e de vez enquando o som fica alto e incomoda.

Isso acontece no Jota de mais alguém? Será que o meu carro está mal-assombrado?

Ah, eu descobri que abrindo um pouco o vidro ou o quebra vento o som diminui, mas eu queria tentar sanar isso de vez. Pensei em trocar as borrachas de vedação das portas, mas não sei se resolveria.

E aproveitando o tópico, existem outras melhorias que poderiam ser feitas para melhorar o conforto auditivo interno do Jota?

Obrigado a todos,
Marcelo Nishio

Obrigado a todos

nerinei
31/10/2005, 22:29
Marcelo,
no meu eu retirei as calhas...melhorou o barulho de vento, mas aumentou o nível interno de água em dias de chuva....
Abraços
nerinei

Celsogvs
01/11/2005, 09:04
Marcelo, o meu jota não tem as calhas e muito menos este assobio que você mencionou. :discordo:

Quanto troquei o motor do meu Jota eu coloquei uma manta que diminui o barulho e melhora muito a temperatura interna. :concordo:

A única coisa que incomoda no Jota e o vento que deixa o cabelo todo pra cima quando se está com a janela aberta. risos. :evil:

felipejpx
01/11/2005, 13:16
Celso, (e lista...)

Sobre essa manta, você colocou entre o motor e a carroceria???
Aparentemente o meu já tem algo parecido com isso (metálico do lado do motor), mas eu tava pensando em por isso por baixo no carro (entre o câmbio/cx. reduzida e a correceria), pois quando passo dos 80km/h com meu jota (cambio clark), faz um barulho na cabine... (um pouco incomodo... atrapalha um pouco pra conversar..)
Ainda falando de conforto interno (auditivo), o meu jota não tem nenhum revestimento sob o capô (entre o capô e o motor) Esse revestimento melhora o conforto interno??? Alguém tem alguma sugestão de material/cola pra ser aplicado??

Abraços (silenciosos.. :wink: )

Felipe
:parede:

felipejpx
01/11/2005, 13:25
Ia me esquecendo..

Sobre o barulho devido ao vendo, no meu carro só acontece com vento lateral (raro)... mas as borrachas de vedação precisam ser revisadas....
Dá pra conviver com isso...

Celsogvs
01/11/2005, 13:51
Felipe, eu usei um revestimento (manta) que do lado de fora é alumínio, coloquei dentro do cofre do motor (atras do motor) e também em baixo do carro (acima da caixa de cambio).

No capô do meu jota existe um revestimento (original) para diminuir o barulho.

Como disse anteriormente, não posso reclamar de barulho e nem de temperatura dentro do jota.
:dance:
[]'s conversando dentro do jota sem gritar. risos

Carlos Lima
01/11/2005, 17:15
Celso,
Qualquer estofador de veículos consegue fazer esse serviço (principalmente no cofre do motor e na parte inferior da carroceria) ou tem que ser um profissional especializado?
Tem idéia do custo disso?
Abraços.

mnishio
02/11/2005, 15:44
Boa Celso, também estou pensando em colocar uma manta no cofre do motor e e baixo do assoalho, acho que deve melhorar um pouco.
Quanto ao assobio, vou procurar a borracha e trocar para ver.

Celsogvs
04/11/2005, 10:34
ALL, eu coloquei a manta durante a adaptação do novo motor e do novo cambio, ou seja, com o jota sem motor e cambio, com isso ficou muito barato e facil.

Pela manta eu paguei +- R$35,00, a mão de obra o mecanico nem cobrou.

[]'s

felipejpx
04/11/2005, 13:17
Celso e ALLista,

Eu vi umas das fotos de seu carro, e deu pra ver a manta que fica sob o capô. Mas só... Como são as demais?? Eu vi em uma loja aqui perto, uma com uma lâmina prata (alumínio) de uma lado, e que parece um carpete do outro... :pensativo: Na verdade, pensando melhor, é bem mais grosso que um carpete... (qse um centímetro.. ou quase Meio??? :putz:) é todo colorido (tem uns fios vermelhos, azuis, preto.. é feio que dói..)

Mas como vc disse Celso, pode ajudar no conforto térmico. Vc colou com o lado de tecido na lataria?? Como ficou?? Dá pra mandar uma fotinha pra ter uma idéia??

Valeu.... :palmas: :concordo:

Celsogvs
07/11/2005, 08:44
Felipe, a manta do capô é original do JPX, a que coloquei é a que voce mencionou sim. Pode não ser bonita mas é bem eficiente.

Segue uma foto tirada durante a adaptação do motor.

[]'s

felipejpx
07/11/2005, 11:13
Celso,
Jóia!! Valeu a foto.. :concordo:
Como vou fazer funilaria, e posteriormente pretendo levandar o carro, acho que isso fica mais fácil de fazer depois mesmo.... tive observando e tem muita mangueira entrando nessa área... e o cofre é muito apertado pra se trabalhar... fica pra depois... To de cuca quente com o eixo atualmente... barulho na cabine é fichinha no momento... :?
Abraços!! :putz:

gvogetta
13/11/2005, 18:33
Caros,

Para as laterais do cofre e parede corta-fogo:
Manta de espuma de polietileno revestida com alumínio é uma ótima solução, e barata. As lojas não recomendam a aplicação em veículos mas, após ver alguns preparadores de motores a usarem em carros de competição e após alguns testes práticos que fiz, resolvi usar no Panzer e ficou muito bom. Como foi colocada recentemente e meus mecânicos fizeram o serviço correndo, acabei não conseguindo fotografá-la, mas em breve o motor será retirado novamente e aí consigo algumas fotos.

Esta manta é vendida em lojas de material de construção para isolamento térmico de tubulações de ar condicionado, telhados e outras aplicações. Aguënta cerca de 140 graus (sem fogo ou faíscas). Existe em várias espessuras, mas a mais comum é de cerca de 3 a 4 mm. Existe também com alumínio nas duas faces.

É fácil de recortar e manusear, por ser bem leve. Deve ser colada com adesivo de contato resistente ao calor (da 3M) mas é recomendável fixar em alguns pontos (cantos) com rebites para não descolar e soltar. A aplicação é fácil se estiver com o motor fora do cofre...

Para o capô (isolamento acústico):
Existe uma manta de tecido (parece aqueles cobertores da defesa civil - com os fios coloridos, conforme citado acima) só que revestida numa face com um material que parece um asfalto (é preto e áspero, bastante resistente ao corte e à sujeira). É bem grossa (cerca de 1 cm) e difícil de cortar, mesmo com tesoura grande ou estilete. Usei no meu capô quando fiz a repintura e instalação de snorkel no Panzer há uns 3 anos (vide foto abaixo). O pessoal da loja não soube me dizer o nome daquilo e até hoje não consegui descobrir, mas em todas as lojas especializadas em tecidos para estofadores tem.

Foi colada com adesivo de contato resistente ao calor. Aproveitei os furos que existiam nas longarinas do capô e fixei também com aqueles "plugs" de pressão que são usados para fixar as saias plásticas em parachoques da linha Fiat. Em volta das saidas de ar Volvo, prendi também com as porcas "parlock" e arruelas usadas na fixação da grade. Até hoje, mesmo com muita chuva e barro a manta tá lá intacta. É só bater uma água e uma escova e tá nova... :dance:

Saudações,