PDA

Ver Versão Completa : PEDALEIRA SUSPENSA, MAIS UMA VEZ.



Américo
10/12/2003, 10:54
Caros amigos,
Olhem esse assunto de novo, o problema é o seguinte estou com tudo comprado para instalar esse sistema no Guerreiro, só que o mecânico tá com dúvidas de como é feito a ligação da embreagem com o pedal. Alguma alma caridosa poderia me passar um passo a passo, desenho ou foto de como é feito o esquema? Agradeço desde já a compreensão dos companheiros, pois não aguento aquele freio duro pra KCT.

Valeu a todos.

Américo

EduardoLang
10/12/2003, 17:27
Vc está usando qual pedaleira suspensa ? ? ? A do opala????

Se for a instalação é da seguinte forma:

Compre o cabo da embreagem do chevette e corte o suporte do pedal para encaixar o cabo de aço.


Para ligar o cabo de aço no cavalete de acionamento da embreagem, verifique uma mensagem postada por mim aqui no forum que vc encontrará o desenho detalhado. O problema é que eu não tenho mais esse desenho, então, vc somente irá achar aqui no forum.


sds

EduardoLang
10/12/2003, 17:29
Mais uma coisa, me esqueci de dizer que vc terá que comprar um kit do cabo de embreagem do opala também, pois caso contrário vc não terá um correto funcionamento.


sds

MARIO SERGIO
10/12/2003, 20:07
:D Américo, no meu caso usei a pedaleira do opala e cabo idem. :D
Não tenho desenho nem fotos :oops: ,mas vou tentar descrever ok :wink: ?
Fabricamos um suporte metálico, que está aparafusado no chassi, de mais ou menos uns 15cm de altura.
Este suporte metálico, está parafusado junto com os parafusos do estribo ( keko ) no chassi.
A parte coberta do cabo de embreagem, termina neste suporte metálico( trava do curso ) e partir deste você enxerga o cabo metálico da embreagem ( o cabo propriamente dito ) que está fixado na ponteira do que sobrou da embreagem antiga.
Tentando ser mais claro:
Olhe bem as suas pedaleiras originais, imagine que vc. retire o pedal, a haste qeu está fixada no pedal , mas aquela outra haste , que se movimenta ( debaixo do assoalho) ,pois bem nesta haste, nós retiramos a maior parte dela.
Olhe debaixo do jeep lateralmente sob o assento do motorista. Vai ver a haste da embreagem, e um eixo preso ao chassi.
Pois bem, imagina esta haste da embreagem original bem curta,eu diria que quase na altura da viga do chassi.
O que fizemos foi encurtar esta haste, que continua fixada no chassi,com lubrificador , mola e tudo mais.
Nesta ponta já com a haste curta ( da antiga embreagem) soldamos uma outra ponta em forma de L , e aí que está fica conectado o cabo de embreagem.

PS. Usei o cilndro , hidrovácuo e válvula redutora de pressão da D-10.
PS2- Inicialmente a embreagem ficou show,mas arranhava marcha, aí esticamos e a embreagem ficou boa , e a caixa ainda arranhava.

PS3- Retiramos a pedaleira ( novamente )e mudamos o angulo da curva interna dos pedais , de forma que ao acionar o pedal vc. aciona mais o curso do pedal da embreagem com o mesmo esforço. Resultado:? Ficou show. O freio está 10 também.



[]s

Mário Sérgio

Thiago Rodeghel
10/12/2003, 21:56
E aí ALL :D

Comprei um servo freio novo da Varga do Opala, para adaptar na pedaleira do Opala mesmo :D , e o cilindro mestre tbm é do Opala e de alguns modelos de Dodge (acho q é o Dart e o Charger) :roll: ...

Mas vi q o cilindro é duplo apenas, e pelo q já li aqui no Fórum o da F1000 dá certinho nesse mesmo Servo Freio :roll:

Então minha dúvida é :?
O servo freio do Opala, encaixa certinho com o cilindro mestre da F1000 mesmo, ou precisa adaptar :D ou pode ser da D20 por exemplo :?:

E o cilindro mestre da F1000 (ou D20), são duplos ou são quadruplos :shock: tbm :?:

[s]

Américo
11/12/2003, 08:37
Eu sabia que podia contar com essa gente boa, valeu Eduardo Lang, Mário Sérgio e os demais que procuram ajudar a resolver as dúvidas dos colegas no fórum, obrigado mesmo FDS vou cair dentro dessa faxina, claro que terei um mecânico do lado se ele não entender agora vou fazer sozinho mesmo. valeu galera e vou procurar o desenho do Eduardo.

Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) Freiando pouco, ainda.

EduardoLang
11/12/2003, 09:00
Grande Thiago,


Bom dia!!!!

O cilindro mestre do opala pode ser usado sem problemas, o único fato é que o diâmetro interno do cilindro mestre do opala é menor do que o diâmetro interno do cilindro mestre da F1000. Isso implica no seguinte:

Caso vc utilize panelas nas quatro rodas o pedal do freio irá descer muito rápido ao mínimo desgaste das lonas, pois a quantidade de óleo que o cilindro manda é pequena. Caso vc utilize disco nas dianteiras esse fator não ocorre tanto, mas vc terá que estar regulando suas lonas constantemente ao mínimo do desgaste. Utilizando o cilindro mestre da F1000, isso não ocorre, pois a vazão de óleo é bem maior que o do opala. No meu CJ utilizei o servo do opala com as pedaleiras do opala e o cilindro mestre da F1000. Se encaixa perfeitamente. O único problema, é que o cilindro mestre da f1000 tem um ladrãozinho na parte inferior do cilindro bem onde encaixa no servo freio. Com isso, ocorre entrada de ar no servo fazendo com que ele não funcione. Isso voce poderá resolver facilmente com o uso dessas massas plásticas de funileiro ou até mesmo com o uso de durepox. Pode ficar tranquilo que não vaza nem a pau, pois ainda vai um anel de oring que faz toda a vedação.


Espero ter ajudado.

Se tiver dúvida pergunta denovo.


SDS

Marcelo
11/12/2003, 09:11
Mas vi q o cilindro é duplo apenas...
Quais são as desvantagens, na prática, de ter circuito duplo :?:

O cilindro do Opala não é subdimensionado para o CJ? O Opala pesa aproximadamente 1.200 Kg, contra os 1.500 Kg do CJ (incluindo com pneus grandes, estribos, guincho, entre outras ferragens). :roll: :roll:

Se colocasse tudo da Kombi, com exceção dos pedais, não seria mais apropriado :?: :?: Também não sei se essa adaptação é fácil. :roll: :roll:

Estou pra fazer essa adaptação e vou precisar dessas informações. :lol:

[s] cheios de dúvidas,

dptucunduva
11/12/2003, 11:44
All,

Algumas fotos da adaptação que ainda está em andamento no Horácio. Aí são as fotos da adaptação do servo da Kombi.

Notem, na foto 34, a saída do cabo da embreagem, logo ao lado do furo "redondo" (o maior deles :roll: ) por onde vai entrar a haste do servo.

Notem também, na foto 37, a pequena inclinação do servo+cilindro mestre. A haste do servo tem que ficar alinhada certinho com a fixação no pedal, senão vc vai ter que trocar de servo a cada pisada no pedal com mais força...

As fotos da adaptação da pedaleira no interior do jipe eu ainda não estava com a máquina digital, então só tenho em papel. Quando tiver saco de escanear coloco.... :P

Thiago Rodeghel
11/12/2003, 17:02
Mas vi q o cilindro é duplo apenas...
Quais são as desvantagens, na prática, de ter circuito duplo :?:

O cilindro do Opala não é subdimensionado para o CJ? O Opala pesa aproximadamente 1.200 Kg, contra os 1.500 Kg do CJ (incluindo com pneus grandes, estribos, guincho, entre outras ferragens). :roll: :roll:

Se colocasse tudo da Kombi, com exceção dos pedais, não seria mais apropriado :?: :?: Também não sei se essa adaptação é fácil. :roll: :roll:

Estou pra fazer essa adaptação e vou precisar dessas informações. :lol:

[s] cheios de dúvidas,

E aí Marcelo :D

Então, o cilindro mestre do Opala é duplo, possui apenas 2 saídas, para enviar o óleo para as 4 rodas :shock: , quiz dizer isso, pq em carros mais novos, como no Polo, são 4 saídas no cilindro mestre, acho q são mais eficientes, do que ter de depois dividir as 2 saídas nas 4 rodas, então 4 saídas para 4 rodas :D

Por isso queria saber se havia algum modelo quadruplo, q se encaixa no servo do Opala :D , e quanto sua eficiência, os freios dos carros sempre são dimensionados para cargas maiores :wink: , pode ficar tranquilo, a sua eficiência do servo do Opala já foi confirmada por muitos :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
11/12/2003, 17:14
Grande Thiago,


Bom dia!!!!

O cilindro mestre do opala pode ser usado sem problemas, o único fato é que o diâmetro interno do cilindro mestre do opala é menor do que o diâmetro interno do cilindro mestre da F1000. O único problema, é que o cilindro mestre da f1000 tem um ladrãozinho na parte inferior do cilindro bem onde encaixa no servo freio. Com isso, ocorre entrada de ar no servo fazendo com que ele não funcione. Isso voce poderá resolver facilmente com o uso dessas massas plásticas de funileiro ou até mesmo com o uso de durepox. Pode ficar tranquilo que não vaza nem a pau, pois ainda vai um anel de oring que faz toda a vedação.


Espero ter ajudado.

SDS

Fala EduardoLang :D

E ajudou muito :lol: e se for um simples ladrãozinho, como vc explicou :D Tá fácil então 8) Tem ano específico para este cilindro mestre ou não :?:

[s]

EduardoLang
11/12/2003, 19:03
Cara, é um ladrãozinho de nada!!!!!!! Não passa nem um dedo!!!!!!!! he he he he. Bricadeirinha, realmente é um ladrãozinho de nada mesmo. na verdade é uma valeta muito pequena. Basta vc passar a massa e dar acabamento com a lixa que fica 100% ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Quanto ao ano, eu não sei te dizer, mas é mais fácil vc levar o servofreio para ver se o cilindro encaixa mesmo ou não ! ! ! ! E outra, o cilindro só tem duas saídas ! ! ! e não 4. Outra coisa, vc terá que utilizar uma válvula redutora de pressão para as rodas traseiras......... eu usei a válvula do escort. Ficou show!!!!!

sds