Ver Versão Completa : Fui de engesa
RANGER FEDERAL
05/09/2013, 21:53
Inicialmente, gostaria de cumprimentar os colegas aqui do fórum e dizer que entrei no mundo dos ENGESAS.
Sou proprietário de uma Ranger 3.0 4x4 2010, onde já estava fazendo trilhas leves e passeios. Mas estava pensando troca-la em um Troller 2011 ou 2012. (O 2013 TGV, até fiz teste drive, gostei, mas com esses problemas...) Conversando com meu pai (tem uma Triton), ele não me aconselhou a não sair da Ranger para o Troller, pois meu trabalho fica 550km de casa, estradas perigosas, muitos acidentes, além do fato da Ranger ter ABS e Airbag e ser de lata, ao contrário do Troller. Então decidimos a comprar um jeep, em sociedade, para trilhas mais pesadas. Pesquisei bastante willis, samurai, vitaras...
Então surgiu esse: Comprar Carro Usado - Engesa - Engesa 4x4 4X4 MANUAL - Meu Carango - 682807 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Engesa&modelo=Engesa+4x4+4X4+MANUAL&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=682807)
(o link é do anúncio, poderá sumir, mas depois posto fotos aqui dele)
Fomos olhar o carro sem compromisso, pois estava cerca de 180 km de onde moramos. Gostamos muito do carro na hora, mesmo sem entender nada de ENGESA, ficamos com o bruto.
Vou passar aqui algumas configurações dele, pois como não conheço muito, vou precisar da ajuda dos colegas mais experientes e ao final vou fazer algumas perguntas.
1. Carroceria: Toda de fibra, so não as portas e a capota que são de lona. Pelo que pesquisei os ENGESAS são de metal. Só descobri isso depois de comprado. Muito bom de lavar e manter.
2. Motor: Opala 6 cilindros, carburado, ignição MSD made in USA, gasolina e gnv(está legalizado e vistoriado). Rodou 200 km com 45 reais de gnv.
3. Caixa de Marcha: 4 marchas + ré. A ré fica para cima e para o lado do passageiro. A manopla da marcha tem o mesmo desenho da D20 S4 (sem turbo), mas a indicação gravada corresponde com a descrição das 4 marchas frente e ré para cima e lado do passageiro. Alguem sabe pelo menos dar algum palpite sobre qual câmbio estou falando com as informações que passei?
4. Redução: A alavanca do 4x4 ao ser puxada para trás liga a tração. Depois jogo para o lado do passageiro e entra reduzida. Tem um neutro no meio. Pelo que andei pesquisando, me pareceu muito com a reduzida do Willis. Também vi que os ENGESAS não possuem reduzida, então essa foi instalada, correto?
5. Direção: Hidráulica. Não sei de que carro é.
6. Freios: Disco nas 4 rodas. Por sinal, me pareceu eficiente.
7. Diferenciais: Não sei informar se é original. Se é DANA. Vou deixar com os colegas. Depois vou colocar mais fotos para ajudar.
Na minha opinião, ainda precaria, pois andei pouco com o carro, apenas vim com ele na BR por 200 km e testei em um areial. Adorei o carro. Bruto demais. Gostei muito, superando minhas expectativas no offroad e no onroad. Fim de semana vou andar mais e posto mais impressões.
Agradeço desde já a colaborção dos colegas.
Abraços.
RogérioNunes
05/09/2013, 23:05
Primeiramente seja bem vindo ao mundo engesa e parabéns pela viatura!
Pelas fotos a viatura está muito bonita e parece bem cuidada.
Sobre as dúvidas:
3. Caixa de Marcha: 4 marchas + ré. A ré fica para cima e para o lado do passageiro. A manopla da marcha tem o mesmo desenho da D20 S4 (sem turbo), mas a indicação gravada corresponde com a descrição das 4 marchas frente e ré para cima e lado do passageiro. Alguem sabe pelo menos dar algum palpite sobre qual câmbio estou falando com as informações que passei?
Pela descrição parece ser o cambio clark 240F/FS que equiparam as D10 e algumas D20. Robusto e durável, esse cambio se estiver em bom estado, não vai te dar trabalho tão cedo.
4. Redução: A alavanca do 4x4 ao ser puxada para trás liga a tração. Depois jogo para o lado do passageiro e entra reduzida. Tem um neutro no meio. Pelo que andei pesquisando, me pareceu muito com a reduzida do Willis. Também vi que os ENGESAS não possuem reduzida, então essa foi instalada, correto?
Esse engate de reduzida é da bandeirantes, ponto positivo pra sua viatura que originalmente não tem reduzida.
Depois mande algumas fotos da parte inferior para identificarmos o restante da mecânica!
abraço
Leonardo Raffi
05/09/2013, 23:28
concordo com o Roger...parabens pela viatura
tem só coisa boa.. motor gm 6 caneco...caixa clark. e tração e reduzida bandeirante
os diferenciais sao dana sim
o q nao éra muito bom foi trocado que éra a lataria...
abraços
ROBERTO SCHOLLER
06/09/2013, 09:30
Parabéns pela compra!!! e bem vindo ao mundo do ENGESA.
a sua vtr esta muito bonita e com um equipamento BRUTO.
Poste fotos e impressões, abraço e boa sorte comseu ENGESA.
govastki
06/09/2013, 15:09
Bela viatura!!!
Pelos detalhes o carro foi feito com muito cuidado, parabéns!!!!
Parabéns pela compra. Tá lindo e parece que muito bem conservado.
Curta bastante e mande fotos!
Vicente Guimaraes
22/09/2013, 19:11
Show , bem vindo ao mundo dos engeseiros malucos beleza :curtir:
guilhermeabreu
23/09/2013, 17:56
RANGER FEDERAL
Se quer mais segurança e privacidade e ter uma segunda opção de um carro para tudo , será apenas vc colocar a capota de fibra e ar cond. .
Com o meu eu vou até em casamento , qdo vou a casamento com a SW4 ninguem percebe que cheguei , mas vou de ENGESA todo mundo olha e fala : QUE JIPÃO BONITO !!!!!!!!!!!!!!!!! E DE BOCA ABERTA FICAM INDAGANDO QUE JIPÃO É ESTE ???????? Pq o meu não coloquei nenhum logotipo da ENGESA .
E JAQUE gostou dele , além das coisas que falei acima e JAQUE vai fazer mais alguma coisa manda um motor a díesel nele e seja feliz .
Abração
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 11:05
432299432300
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 11:14
432302432304
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 11:21
432305432306432307432309432310432311
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 11:38
432312432313432317432318432323432324432325432326
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 12:10
43233143233743233843233943234043234143234243234243 23434323454323464323474323484323494323504323514323 52432353
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 12:14
432354432355432360432361
olá amigo
de que carro são os faróis e piscas dianteiros?
obrigado
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 14:25
Primeiramente gostaria de agradecer aos colegas ROGER, LEONARDO, ROBERTO, GOVASTKI, UXIO69, DORDEF, VICENTE, GUILHERME e demais pela recepção calorosa aqui.
Conforme prometido, postei mais fotos aqui do Engesa.
Minha primerira impressão: Apaixonei pelo carro. É um monstro, tanto na trilha como no asfalto. Na trilha, apenas testei na beira mar com maré baixa, nada que forçasse na areia frouxa. Andei em um areial, onde pude subir uns barrancos e forçar mais. O carro tem muita força na primeira, sendo desnecessário usar reduzida. Aliás uso mais a segunda marcha, pois saio quase sempre segunda marcha, deixando a primeira só para quando atola mesmo.
Bastante espaçoso: Ando com 4 pessoas confortavelmente. Me disseram que o banco de trás chega ser melhor que o da Ranger. Os bancos da frente são do Gol GTI (eu acho - vou confirmar) e os bancos de trás são os 02 bancos dianteiros da L200 GL.
Manutenção: Troquei os rolamentos e o retentor do munhão do lado do passageiro, pois a roda estava abrindo. Levei para alinhar e a essa roda ficou zerada na cambagem. Mas o alinhador me mostrou que a roda do lado do motorista já estava inclinando e que eu deveria ter trocado o dela também. Depois de rodar uns 100 km no asfalto notei que a mesma roda dianteira do lado do passageiro esta abrindo novamente. (nas fotos da para notar)
OBS: O mecânico me falou que o flange onde encaixa a luva e o rolamento do munhão estava danificado, que isso poderia danificar o rolamento novamente. não cheguei a ver in loco, pois estava viajando.
Estou pesquisando aqui no forúm as causas e soluções.
Não estou com o bruto no momento, mas em breve posso postar mais fotos.
Valeu!
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 14:28
suv,
Não sei te informar. Eles já vieram instalados no carro. São da marca Cibiê. Por sinal, terei que descobrir, pois um esta rachado e pretendo troca-lo. Se descobrir antes, posta qual é e onde encontrou.
Abradeço.
olá amigo
de que carro são os faróis e piscas dianteiros?
obrigado
Massa Ranger! Show!
Parabéns! Só falta batizar.
Só 1 pergunta: Esse painel de "onça" num tá meio estranho não? :mrgreen:
RANGER FEDERAL
24/09/2013, 21:51
Massa Ranger! Show!
Uxio69,
Valeu. Também concordo, esse painel assim está muito estranho. O antigo dono tentou fazer um acabamento com uma massa preta na tinta laranja, ficou parecendo uma pelo de gato do mato misturado com onça. kkkkkkkkkkkk
Vou mudar esse painel sim, estava pensando em todo preto ou um adesico imitando fibra de carbono.
Massa Ranger! Show!
Parabéns pela aquisição, parece bem conservado... Não vai se arrepender... É diversão certa....
Agora painel de onça... Não ia ficar livre de comentários.... Kkkkkkk....
Abraço.
RANGER FEDERAL
25/09/2013, 11:02
RANGER FEDERAL
Se quer mais segurança e privacidade e ter uma segunda opção de um carro para tudo , será apenas vc colocar a capota de fibra e ar cond. .
Com o meu eu vou até em casamento , qdo vou a casamento com a SW4 ninguem percebe que cheguei , mas vou de ENGESA todo mundo olha e fala : QUE JIPÃO BONITO !!!!!!!!!!!!!!!!! E DE BOCA ABERTA FICAM INDAGANDO QUE JIPÃO É ESTE ???????? Pq o meu não coloquei nenhum logotipo da ENGESA .
E JAQUE gostou dele , além das coisas que falei acima e JAQUE vai fazer mais alguma coisa manda um motor a díesel nele e seja feliz .
Abração
Guilherme,
Essa opção de capota de fibra e ar condicionado serão itens futuros, além do motor diesel. Deve ficar Top mesmo com um motor S4TPlus, com torque em baixa de sobra.
Realmente o carro chama muita atenção, tanto por ser incomum, tanto pela presença.
Valeu
Eduardo Velo
25/09/2013, 15:48
Ranger , o que pode estar fazendo torcer as rodas são os rolamentos dos munhões , devem estar quebrados , se for isso opte por usar mancais em vez de rolamentos ...
A vtr está muito bacana , não parece ter muita coisa pra fazer pra deixar bom pra trilha e estrada ...
abs ...
RANGER FEDERAL
25/09/2013, 20:54
Parabéns pela aquisição, parece bem conservado... Não vai se arrepender... É diversão certa....
Agora painel de onça... Não ia ficar livre de comentários.... Kkkkkkk....
Abraço.
JOÃO,
Pelo visto, pela prioridade, acho que o painel vai ser resolvido antes das luzes de ré e freio que estão queimadas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraços
RANGER FEDERAL
25/09/2013, 21:01
Ranger , o que pode estar fazendo torcer as rodas são os rolamentos dos munhões , devem estar quebrados , se for isso opte por usar mancais em vez de rolamentos ...
A vtr está muito bacana , não parece ter muita coisa pra fazer pra deixar bom pra trilha e estrada ...
abs ...
Eduardo,
O que me causa estranheza é que troquei semana passada, não rodei cerca de 100 km e já está abrindo novamente.
Dessa vez vou trocar os dois lados e por esses mancais.
Achei esses da ENFER pelo Mercado Livre a R$ 50,00 cada.
Rolamento Munhão Enfer Jeep Willys Ford - Shimmy Mancal - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509759695-rolamento-munho-enfer-jeep-willys-ford-shimmy-mancal-_JM)
Valeu
Abs
Eduardo Velo
25/09/2013, 21:28
Ranger , foram trocados os rolamentos dos munhões ??? pensei que fosse os das rodas ...
O melhor a fazer é inspecionar tudo na desmontagem e depois no ajuste da montagem ... se forem montados ajustando com o carro erguido , depois de andar com a vtr o peso do carro vai fazer assentar o rolamento ou mancal e tem que fazer novo ajuste ... . Esse ajuste dos munhões é meio chato mesmo ...
RANGER FEDERAL
30/09/2013, 21:57
Ranger , foram trocados os rolamentos dos munhões ??? pensei que fosse os das rodas ...
O melhor a fazer é inspecionar tudo na desmontagem e depois no ajuste da montagem ... se forem montados ajustando com o carro erguido , depois de andar com a vtr o peso do carro vai fazer assentar o rolamento ou mancal e tem que fazer novo ajuste ... . Esse ajuste dos munhões é meio chato mesmo ...
Eduardo,
Isso mesmo, foram trocados os rolamentos dos munhão, alinhei no mesmo dia e a cambagem ficou zerada na roda trocada. Mas dois dias depois a roda já está visivelmente abrindo. Encomendei esses da Enfer. Vou trocar os 4 e ver como fica.
Abraço
Caro Ranger Federal!
Parabéns pelo Laranjão!
Um autentico Engesa FI.
Precisando de algo, o pessoal está a disposição!
Abraços.
Kim.
ROBERTO SCHOLLER
02/10/2013, 16:23
Opaa fiz algumas pesquisas e descobri que o farol que serve certinho nos engesas são os farois da VW Brasilia. Um Engeseiro aqui do Sul colocou no engesa dele sem precisar adaptar nada.
Fica a dica.
abraço e boa sorte!!!
Eduardo Velo
02/10/2013, 17:22
Roberto , o farol do engesa é o mesmo da brasília ... sai original com esse farol , assim como os botões do painel são do Fiat 147 , a chave de seta é da Band ... e por aí vai ...
O problema é que esses faróis são fracos , coloquei lâmpadas de 90W com calços atrás do suporte pra encostar o máximo na máscara , ficou bom , mas deu trabalho colocar pra funcionar , tive que colocar um relé de 400W pra cada farol com aterramento exclusivo ... por isso o pessoal fica caçando alternativas no lugar do farol original que é de brasilia ...
Roberto , o farol do engesa é o mesmo da brasília ... sai original com esse farol , assim como os botões do painel são do Fiat 147 , a chave de seta é da Band ... e por aí vai ...
O problema é que esses faróis são fracos , coloquei lâmpadas de 90W com calços atrás do suporte pra encostar o máximo na máscara , ficou bom , mas deu trabalho colocar pra funcionar , tive que colocar um relé de 400W pra cada farol com aterramento exclusivo ... por isso o pessoal fica caçando alternativas no lugar do farol original que é de brasilia ...
X2!
E se entrar na água com o vidro do farol ainda quente, mesmo que o farol esteja apagado, baubau! Pode comprar outro!:mrgreen:
RANGER FEDERAL
16/10/2013, 10:04
435281
Segue o resultado da roda inclinada do engesa. Era a bolota do munhão, manga do munhão, cabeça de gato do munhão ou coquilho, dentres os vários nomes encontrados para essa peça.
Do jeito que estava, conforme foto postada, não tinha como o rolamento sobreviver.
Solução: Não encontrei nova para vender, mas o mecânico retirou de outro eixo usado. Tem que serrar para tirar do eixo velho e soldar no meu eixo. O serviço foi feito com solda MIG.
Após o serviço, foram colocados os 04 mancais da ENFER que substituem os rolamentos, dois de cada lado.
Valeu pela força ai.
Abraço.
lmaimone
20/11/2013, 10:49
Parabéns pelo Engesa. Muito bonito.
Quanto comprei o meu queria colocar capota de fibra, AC e motor diesel.
só não desisti do AC.
Depois da uma passada no tópico do meu Engesa.
Vicente Guimaraes
21/11/2013, 18:36
Após o serviço, foram colocados os 04 mancais da ENFER que substituem os rolamentos, dois de cada lado.
Essa é a melhor solução , ficará bem robusto.