Ver Versão Completa : Motor forte para Vitara 3D
rbrunato
05/09/2013, 09:57
Bom dia pessoal,
Sempre ouço falar sobre colocar motores AP nos vitaras para ficarem melhores.
Sei que este motor encaixa quase que perfeitamente no cambio auto do 3D, mas gostaria de saber se alguem já tentou instalar algum daqueles motores da GM S10 antiga (2.2, 2.4 ou 4.3 V6), se são compatíveis com o cambio auto do 3D e se seriam melhores do que o AP (1.8 ou 2.0.).
Meu Vitarinha esta inteiro equipado e muito bem conservado, é o meu xodó... mas aquele motorzinho 1.6 as vezes me tira a paciencia.
Segue uma foto do Rapaz.
429474
pra colocar um motor destes vc não vai poder acelerar, portanto não vai poder usufruir da potencia, não vai adiantar de nada, a não ser que comece a pensar em trocar eixos, caixa de marchas e reduzida!
Rubens Linhalis
05/09/2013, 10:24
Amigo..
No cambio auto nao sei se encaixa. Mas se colocar um GM desses com cx de chevette, ai fica filé. Nao sei se vai ficar muito comprido, se vai precisar mexer muita coisa. Em Samurai o pessoal faz muito isso. Esses motores GM nao sao baratos.. devem ser o dobro do preço de um AP injetado.. E outra, se colocar um GM 2.4, sera que o resto aguenta (caixa transferencia, eixos, etc) ?
rbrunato
05/09/2013, 10:42
Amigo..
No cambio auto nao sei se encaixa. Mas se colocar um GM desses com cx de chevette, ai fica filé. Nao sei se vai ficar muito comprido, se vai precisar mexer muita coisa. Em Samurai o pessoal faz muito isso. Esses motores GM nao sao baratos.. devem ser o dobro do preço de um AP injetado.. E outra, se colocar um GM 2.4, sera que o resto aguenta (caixa transferência, eixos, etc) ?
Pois é, lembro de um amigo que tinha um samurai com motor de S10, ele usava em rallyes.
No Vitara além de encaixar, gostaria de saber das modificações e reforços necessários.
Além da experiencia, se compensou, se teve muita diferença de potencia, a manutenção e etc.
Por isso gostaria de saber de alguém que tenha feito essa modificação.
prgaviaop
06/09/2013, 10:39
O sistema inteiro é calculado para a potência e o torque originais. Ainda que você troque as caixas, terá problemas em semi-eixos. Então vem mais adaptações, pra depois quebrar outra coisa. E quando chegar lá no final de tudo trocado, ainda terá um motor grandão feito em ferro fundido num chassi projetado pra suportar um 1.6 em alumínio. Se tivesse jeito, pois nunca vi, adaptar a sua carroceria num chassi de S10 seria menos trabalhoso e mais seguro.
Até o AP 2.0 já não perdoa o conjunto quando o dono se empolga na trilha e acelera como um adolescente fazendo bornout escondido no carro do pai.
Se tiver disposição pra aventura do GM no seu Vitara, poste um diário por aqui. Serei um admirador.
Não encaixa um 2.0 do gran vitara ai?
rbrunato
06/09/2013, 11:47
O sistema inteiro é calculado para a potência e o torque originais. Ainda que você troque as caixas, terá problemas em semi-eixos. Então vem mais adaptações, pra depois quebrar outra coisa. E quando chegar lá no final de tudo trocado, ainda terá um motor grandão feito em ferro fundido num chassi projetado pra suportar um 1.6 em alumínio. Se tivesse jeito, pois nunca vi, adaptar a sua carroceria num chassi de S10 seria menos trabalhoso e mais seguro.
Até o AP 2.0 já não perdoa o conjunto quando o dono se empolga na trilha e acelera como um adolescente fazendo bornout escondido no carro do pai.
Se tiver disposição pra aventura do GM no seu Vitara, poste um diário por aqui. Serei um admirador.
Realmente, pensando dessa forma a troca de motores é bastante arriscada, porém existe uma boa margem de segurança, tanto é que muitas vezes instalamos turbos em nossos carros, "chipamos" e fazemos outras coisas mais que aumentam bastante a potencia sem que isso comprometa a estrutura do veículo.
Acho que o maior problema deve ser mesmo o tamanho e o peso desses blocos.
Porém, um APzinho não deve fazer muita diferença e relação ao peso/tamanho/potencia.
Se não me engano o AP 2.0 tem 125cv.
Ante os 81cv originais, deve dar uma sensível diferença.
RMORELLI
06/09/2013, 11:54
Realmente, pensando dessa forma a troca de motores é bastante arriscada, porém existe uma boa margem de segurança, tanto é que muitas vezes instalamos turbos em nossos carros, "chipamos" e fazemos outras coisas mais que aumentam bastante a potencia sem que isso comprometa a estrutura do veículo.
Acho que o maior problema deve ser mesmo o tamanho e o peso desses blocos.
Porém, um APzinho não deve fazer muita diferença e relação ao peso/tamanho/potencia.
Se não me engano o AP 2.0 tem 125cv.
Ante os 81cv originais, deve dar uma sensível diferença.
O vitara que eu comprei, está 74 cv nos documentos.
O grand vitara 1.6 16v, está 94cv. e gira muito no barro.
Ainda não andei no vitarinha, mas vou colocar uma redução, na sobre caixa para fazer trilha.
Rubens Linhalis
06/09/2013, 12:34
Ja pensou em turbinar o motor original?
rbrunato
06/09/2013, 12:42
Ja pensou em turbinar o motor original?
Existe um tópico falando sobre isso.
É uma possibilidade, o problema imagino que seria o aumento do consumo, dificuldade para conseguir a regulagem perfeita e a manutenção.
Além do que, o turo somente acionaria a partir de um determinado giro, e neste caso pensando em uma trilha isso poderia acarretar em alguma quebra devido ao aumento repentino de potencia.
Rubens Linhalis
06/09/2013, 13:44
Existe um tópico falando sobre isso.
É uma possibilidade, o problema imagino que seria o aumento do consumo, dificuldade para conseguir a regulagem perfeita e a manutenção.
Além do que, o turo somente acionaria a partir de um determinado giro, e neste caso pensando em uma trilha isso poderia acarretar em alguma quebra devido ao aumento repentino de potencia.
É.. turbo tem esses "porem" , mas uma pressao pequena, so p deixar mais esperto acho que ja resolve um bucado (talvez melhor e mais barato que colocar um Ap).
Se quer o carro mais esperto nas trilhas, ai parte p kit de reducao.
diegotmc
06/09/2013, 14:43
Já fiquei matutando em alguns upgrades no G16A sem partir pra turbo.
Passar ele pra injeção multiponto, com adaptação de algum coletor de admissão e injeção programável (Megasquirt, Fueltech...)
Será que dá certo?
tjflorindo
06/09/2013, 14:52
Boa tarde pessoal,
Estou enviando em anexo uma planilha que auxilia muito ao redimensionar o veículo.
Há uma velha discussão sobre Motorzão x redução em trilha no site do Vitara Cabrito, compensa ler.......
Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/motorz%E3oxredu%E7%E3o.htm)
O que manda, é o torque gerado no atrito do solo do pneu....essa planilha auxilia muito nisso...
Por exemplo, um vitara automático original, com pneu 31", pesando 1200 kg, gera 0,53 kgf/kg torque no atrito do pneu/solo.
Um troller 2.8 original com pneu 33", gera 1,47 0,53 kgf/kg torque no atrito do pneu/solo.
Um Vitara adaptado motor AP 2.0 e caixa de chevete, pneu 31" pesando 1300 kg, gera 1,90 kgf/kg torque no atrito do pneu/solo. Por isso que se aquela pecinha que vai atras do volante se empolgar com motor ap, não há mecânica que aguente.
Eu já andei e particularmente acredito que as melhores opções são os motores AP 1.8 e 2.0.
pedro bonadio
07/09/2013, 20:43
GM 2.2 ou 2.4 deveriam encaixar no TH180, com o 2.4 você vai correr riscos maiores em quebras... O 2.2 deve ficar filé!
GM Vortec 4.3 V6 encaixa, mas o TH180 não vai aguentar, assim como todo o resto.
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