Conectar

Ver Versão Completa : Duvida - CRV 4X4 2009 x DUSTER 4x4 2012

rgpanna
04/09/2013, 23:45
Boa Noite pessoal, sou novo aqui, andei dando uma pesquisada e inclusive li o tópico "4x4 para iniciantes"

não sou um iniciante, mas tbm não sou veterano to bem longe disso rs.

e vi poucas coisas sobre a crv, por sinal aqui não vi nada.

tenho uma duvida, meu estilo de off road seria mais de Rallys e Trilhas, curto muito andar por monte Verde - MG e algumas fazendas em Brotas por exemplo.

eu Preciso de um 4x4 que faça bem esse papel, mas que também seja bom na cidade, então me veio estes dois modelos na cabeça, conheço bastante o Duster e sei do que ele é capas, mas o pouco que sei do CRV para sobre os atributos para a cidade, pouco sei da sua potencia no mundo OFF Road, por isso queria a ajuda de vocês, para o meu perfil qual dos dois seria mais adequado? o CRV aguenta firme?

Pq na questão conforto, e tecnologia o CRV eh bem mais avançado, teto solar, automatico, Honda... o Duster é mais "brutão" manual, sem muitos aspectos de conforto, no quisto preço os veiculos que vi não diferenciam muito os valores, então esse quesito não irá influenciar, o que tenho duvida eh na questão robustez no fora de estrada, economia cidade/fora dela e etc.

desculpe se repeti algumas coisas na hora de formular o post.

Abraços

Troller-a-vista
05/09/2013, 08:45
bom vamos la...

primeiro, esta comparando alhos com bugalhos e misturando td isso com c-aralhos...

CRV = um crossover, quase SUV (na minha opiniao diga-se)
Duster= carrinho normal com altura elevada. E nada mais. Ou seja, nao é um jeep, nao é um SUV, nao é camionete, nao é NADA alem de um carro elevado, se vc rebaixar, ficara muito proximo de um focus obeso (visualmente)... mas é um carro valente sim.

tendo isso em mente vamos para mais duas coisas:
a) rally: alta velocidade, terreno de baixa ou média complexidade, risco zero de atolar, facoes diminutos, basicamente uma estrada de terra em altissima velocidade com curvas desafiadoras e uma paisagem legal, mas nao se engane, precisa de braco e motor pra vencer os obstaculos
b) trilhas: baixa ou baixissima velocidade, média complexidade do piso, risco de atolagens, alguns riachos (baixos e pqnos), facoes podendo ser profundos, sendo que o mais importante é o torque do motor do que a potencia especifica.

Vamos as realidades :

CRV: carro de luxo, conforto, conveniencia, junções, etc, etc, etc, tudo acima da média, MUITO MUITO economico (a minha 4wd 2012 faz em média 11km na cidade), pra mim é um crossover, ou seja, jeitao de suv, realidade de sedanzao espacoso, um carro pra vc curtir com a familia, social, marcar presenca, viagens longas e se precisar (e tiver coragem) da pra chegar numa fazenda sem problemas. Nao é bem um SUV ou seja, feito pra trilhas com cara de cidade, com seus pros e contras, mas ta quase la... o 4wd nao é um 4x4 na essencia, ou seja, ele atua em 4x4 apenas qdo necessario (normalmente atua 100% do tempo mas direciona conforme a necessidade para cada roda durante o andar), tem um sistema de estabilidade bem legal, passa uma firmeza otima dirigindo, mas nao é um jipe! sua funcao é completamente diferente!

Duster: nao é nada alem de um carro alto. Ponto final. Pros e contras iguais um Logan com maior altura, acho o acabamento sofrivel, só andei no 1.6 e achei manco, mas é uma opcao urbana interessante, visto que a altura te da visibilidade, seguranca, presença no transito. Nao sei como é o 4x4 dele..

Nao vou nem comentar sobre ser um ano 2009 e outro 2012, isso pra mim é subjetivo, eu nao gosto de carro usado, entao seria imparcial.

Nunca usei minha crv na terra e obviamente nunca vou chegar nem perto disso com ela... Nem mesmo 10metros.. Mas na CSS estive conversando com um senhor que trabalha indo e voltando para fazendas realizando medições e outras coisas, o senhor teve um problema serio de coluna, ficou uns tempos paralítico e com custo voltou a ter mobilidade (ainda que reduzida), entao ele precisou de um carro mais confortavel e optou por uma CRV , diz ele que esta no ceu, tem um baita conforto e ela nao nega fogo no 4x4, embora nao seja uma 4x4 normal, mas ele se sai muito bem, principalmente pela eletronica que ajuda muito... Nao sei se o caso dele é pra moer, mas segundo ele dizia, era necessario um carro 4x4 e ele esta satisfeito. talvez um pneu apropriado ela pode surpreender e muito!

Sobre a CRV em si:

a) motor: olha, o motor nao é uma porcaria como parece pela cavalaria e tal... Ok, vc nao vai voar, nao vai ser o ayrton senna nas estradas, mas ele nao é ruim, cumpre seu papel com desenvoltura e é isso. Como carro de familia, viagens etc, acho suficiente e com certa margem para qdo precisar, mas nao é um esportivo ou vai te fazer suspirar de alegrias. Para nossas estradas e motoristas é suficiente...
b) conforto: show.
c) construcao: o carro é muito bem construido, nao bate, tudo firme, vc sente rapidamente que é outro nivel de carro
d) consumo: olha é dificil acreditar, mas sabendo usar, da pra por11 km/l na cidade com ar.... precisa falar mais?

Acho que a CRV tem tudo para ser muito melhor que o duster em absolutamente td, realmente é bem dificil ver alguma sendo usada em trilhas e terra, nao pq nao aguente, mas pq eh um carro caro, com apelo claramente urbano e rodoviario, talvez agora conseguiremos ver mais crv ano 2008/2009 em trilhas, pois seu custo esta acessivel, procure no youtube.

Ate onde vi, as revisoes sao uma mixaria, paguei 150 na primeira revisao, meu fiesta é quase 50% a mais que isso...

MOAJF
05/09/2013, 19:09
Boa Noite pessoal, sou novo aqui, andei dando uma pesquisada e inclusive li o tópico "4x4 para iniciantes"

não sou um iniciante, mas tbm não sou veterano to bem longe disso rs.

e vi poucas coisas sobre a crv, por sinal aqui não vi nada.

tenho uma duvida, meu estilo de off road seria mais de Rallys e Trilhas, curto muito andar por monte Verde - MG e algumas fazendas em Brotas por exemplo.

eu Preciso de um 4x4 que faça bem esse papel, mas que também seja bom na cidade, então me veio estes dois modelos na cabeça, conheço bastante o Duster e sei do que ele é capas, mas o pouco que sei do CRV para sobre os atributos para a cidade, pouco sei da sua potencia no mundo OFF Road, por isso queria a ajuda de vocês, para o meu perfil qual dos dois seria mais adequado? o CRV aguenta firme?

Pq na questão conforto, e tecnologia o CRV eh bem mais avançado, teto solar, automatico, Honda... o Duster é mais "brutão" manual, sem muitos aspectos de conforto, no quisto preço os veiculos que vi não diferenciam muito os valores, então esse quesito não irá influenciar, o que tenho duvida eh na questão robustez no fora de estrada, economia cidade/fora dela e etc.

desculpe se repeti algumas coisas na hora de formular o post.

Abraços

Boa noite rgpanna, visite neste mesmo site o topico RENAULT DUSTER 4X4, tem muita informação para você decidir. A opinião de quem tem um CRV na maioria das vezes será tendenciosa. A capacidade offroad do Duster é muito superior a do CRV, porém o CRV é mais luxuoso,porém, um carro usado pode esconder surpresas desagradáveis

ricardo arlen
05/09/2013, 19:56
Desculpa pessoal mas o nosso colega é troller a vista é muito mal educado. Sinceramente ele pode meter o pau no duster de outra forma. Eu meto, o duster precisa melhorar com relação a muitos pontos se comparados com o CRV, porém, pra trilha, duster 4x4 é bem melhor que o CRV. É só ver a sua primeira marcha que é bem reduzida e sua altura. Coloquemos na cabeça que o fato do carro ser 4x4 não implica que ele é feito pra trilha. Caro panna...se queres fazer o que descrevesse acima, vá de duster, se queres mais conforto vá de CRV. Meu caro, esquece o que esse cara falou....

Troller-a-vista
05/09/2013, 21:57
????

MAL EDUCADO? ueh nao falei de ng... falar de objetos é ser mal educado? e no que eu falei que o carro é ruim? expus problemas de ambos...

meu... ou tu precisa ir para um clinica de reabilitacao de loucos ou para uma escola de redacao ou analista...

por favor senhor ricardo arlen, me cole a unica frase onde eu FUI MAL EDUCADO COM UM CARRO, por gentileza... vou pedir desculpas e mandar rezar uma missa pra ele.... jesus cristo cada uma UAheuAheauhe

eu nem falei do poderoso e destemido duster.

E caso vc nao saiba, o duster é feito sob a base do logan, inclusive compartilhando alem das portas, boa parte de suspensao, motor, eixos e etc... Entao ele nao passa de um logan elevado, assim como ecosport é um fiesta elevado... onde isso é ser mal educado com o carro ?

aff faz o favor...

MOAJF: concordo com vc qdo pede pra olhar outros topicos, isso é básico. discordo sobre ser tendencioso, nao sou pago pela honda, nao pretendo me casar com a crv, nem acho que ela seja um suprasumo em nada... Alias acho que para trilhas, um jimny, niva, gaiola, seja la o que for, deve ser melhor, mas nao um duster.... tb acho que nao vai ser facil achar alguem q fez trilhas com a CRV ja expus isso no primeiro post. E concordo plenamente sobre um carro usado, inclusive tb falei sobre isso no primeiro post.

rgpanna
06/09/2013, 16:07
Valeu pela ajuda,
tinha abstantes duvidas sobre a crv, sei mias sobre o duster e que ele aguenta firme mesmo, o CRV eh bem confortavel e alem do mais automatico, com isso ajuda bastante no conforto e se da pra enfrentar uns tranco da de boa

Troller-a-vista
06/09/2013, 16:21
digita crv mud, crv lama, crv 4x4 no utube e brinca la... algumas duvidas serao sanadas

Troller-a-vista
06/09/2013, 16:25
acabei de ver um video duma trilha com um BARCO no teto dele....

estou vendo um tipo test drive q ele ta indo muito bem!

Troller-a-vista
06/09/2013, 16:44
encontrei muitos videos de crv, off road, etc no youtube....

esse achei q ele mostra MAIS terrenos (embora alguns outros videos tenham judiado beeeem mais) entao resolvi postar pra ti:

Honda CRV as a cheap, daily driver, bug out vehicle - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tGNOi8TLfCo)

SE vc tiver coragem pra por um carro assim pra bater, acho q ele aguenta sim... eu nao tenho coragem pra tanto...

no video ele fala de um lift de 3 pol e pneus ALL TERRAIN q ficaria muito bom, olhando a maioria dos videos, fica claro q originalzona , com pneu de estrada ela se sai muito bem, especialmente por causa da eletronica e o 4wd...

TONHO SUZUKI
15/09/2013, 06:59
Valeu pela ajuda,
tinha abstantes duvidas sobre a crv, sei mias sobre o duster e que ele aguenta firme mesmo, o CRV eh bem confortavel e alem do mais automatico, com isso ajuda bastante no conforto e se da pra enfrentar uns tranco da de boa

A comparação entre uma CRV e o Duster é totalmente descabida. O CRV, mesmo que fosse muito usado, é muito superior ao Duster. O Duster somente é um Sanderão, nada mais que isso. Vai de CRV de olho fechado, sem pensar muito. Duster é um carro de baixíssimo custo, feito para ter preço bem baixo, só que aqui no Brasil esqueceram este detalhe, trouxeram o carro de baixo custo e esqueceram de trazer o baixo preço. Pagar mais de 60 mil no Sanderão tenha dó!!! Brasileiro se apaixonou por esses pseudo SUVs, esses SUVs maquiados, é dose!!! Se quer um SUV de verdade não compre o Duster, isso não é SUV, é simplesmente um Sandero de salto alto!!!

TONHO SUZUKI
15/09/2013, 07:02
Desculpa pessoal mas o nosso colega é troller a vista é muito mal educado. Sinceramente ele pode meter o pau no duster de outra forma. Eu meto, o duster precisa melhorar com relação a muitos pontos se comparados com o CRV, porém, pra trilha, duster 4x4 é bem melhor que o CRV. É só ver a sua primeira marcha que é bem reduzida e sua altura. Coloquemos na cabeça que o fato do carro ser 4x4 não implica que ele é feito pra trilha. Caro panna...se queres fazer o que descrevesse acima, vá de duster, se queres mais conforto vá de CRV. Meu caro, esquece o que esse cara falou....

Não tem nenhuma má educação na postagem do colega, somente a verdade. Você disse tudo, um carro ser 4x4 não quer dizer que ele é feito para trilha. Pegar um Sandero, colocar salto alto e mais o sistema 4x4 não quer dizer que este carro é feito para trilha. Ele pode até ir bem em trilhas leves, mas o problema vai ser a durabilidade desses Dusters, quero ver se colocar um carro desses na trilha frequentemente vai ter carro daqui a dois anos para contar história. Sandero de salto alto por mais de 60 mil somente aqui no Brasil!!!

jeb
15/09/2013, 09:58
rgpanna (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/78547.html)
Entre CRV 2009 4x4 e Duster 2012 4x4, eu diria que depende do uso. Eu, particularmente, acima de tudo priorizo a segurança e de minha família, e escolheria uma CRV 2009 (desde que em excelente estado e todas revisões na concessionária). Se não me engano a CRV 4WD ELX tem 6 airbags e controle de estabilidade (se não me engano). Além disso o 4WD dá uma enorme segurança em curvas e em estradas de terra, tomando como base minha RAV4.

A Duster não é ruim não, tenho um grande amigo que tem uma, e como principal vantagem a altura do solo. A "simplicidade" da Duster e ser 2012 eu vejo como vantagens do ponto de vista de gastos com manutenção em curto prazo.

Também, a capacidade off-road não é tão ruim assim. Procure no youtube "dacia duster extreme", e verás uma série de videos bem legais da Duster 4x4. PORÉM, a Dacia Duster não é exatamente igual a nossa em qualidade e opcionais. Sabemos que os carros fabricados aqui tem uma qualidade inferior aos fabricados no exterior, inclusive no uso de materiais e segurança (Duster européia vem de série agora com 4 airbags, controles de tração e estabilidade e ABS v8.1).

Porém, em longo prazo, acredito que Duster possa dar problemas, inclusive se usar muito no off-road. Veja na quatrorodas o desmonte. Eu já vi essa do meu amigo por baixo e a estrutura é bem fraca, incluindo os braços e pivots. Ou seja, se usar 10000km no off-road com a Duster VS Crv, acho que a Duster vai te dar mais dor de cabeça.

A CRV não é para dar problemas, mas quando trata-se de um usado com 3-4 anos, os cuidados são maiores. Se a CRV der problemas, prepare o bolso. Também depende de quanto tempo quer ficar com o carro. Para mim, Duster com 60mil km eu venderia, CRV, lá pelos 150, 160mil km.... honda, toyota, MIT, suzuki, Subaru... duram muito. Sinceramente, não sei como seria uma Duster 4x4 com 180mil km....

Reafirmo que eu pegaria uma CRV, sem dúvida.

Outro fator é o famoso "dirigir". Eu testaria as duas e veria por qual das duas eu gostaria mais e me adaptaria mais. Tem ainda o seguro, que não sei dizer.

rgpanna (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/78547.html), se quer uma capacidade off-road maior, sugiro a CRV até 2006 (acho que 2007 que entrou essa nova, maior) que parece um jipe mesmo. Já tive a oportunidade de ver uma pessoalmente, porém carro usado não é só vontade, mas é achar "a peça" inteira.

J.

Luis Artur - SP
15/09/2013, 10:41
Conforto com BOM desempenho offroad, vários itens de preparação, durabilidade e preços razoáveis...vai de Grand Vitara 4WD. Dirigibilidade em asfalto e terra insuperáveis. Recomendo sem medo

eMatias
16/09/2013, 10:58
RGPANNA, vá a concessionária Subaru de Campinas/SP e faça um teste drive com a Forester... depois tome a decisão de qual viatura comprar!!!

Eu fiz isso... minha dúvida era entre RAV4 (2009), Kyron (2010), Grand Vitara (2011) ou Duster (0Km) então fiz teste drive com cada um e ao passar em frente a Subaru resolvi experimentar...

A minha Forester é 2009 e tem 6 air-bags (nova tem 8), AWD simétrico, controle de tração, suspensão ativa e bom consumo de combustível!

rgpanna
17/09/2013, 15:07
RGPANNA, vá a concessionária Subaru de Campinas/SP e faça um teste drive com a Forester... depois tome a decisão de qual viatura comprar!!!

Eu fiz isso... minha dúvida era entre RAV4 (2009), Kyron (2010), Grand Vitara (2011) ou Duster (0Km) então fiz teste drive com cada um e ao passar em frente a Subaru resolvi experimentar...

A minha Forester é 2009 e tem 6 air-bags (nova tem 8), AWD simétrico, controle de tração, suspensão ativa e bom consumo de combustível!

eMatias, po eu tava querendo uma forester, vc pegou a 2.0 ou 2.5?? qual o consumo que ela ta fazendo? meu medo com a forester é o consumo

eMatias
18/09/2013, 10:48
A minha é 2.0 16v aspirada, em Brasília andando descompromissado faz 9,5Km/l agora se sempre usar o piloto automático nas pistas (autopistas e freeways) de Brasília faz mais de 10,5Km/l. Já na estrada vai depender do peso do pé... já testei daqui a Caldas Novas/GO e mantendo a velocidade da rodovia pode fazer 12~13Km/l, mas não é meu caso, comigo fez 11,5Km/l (marcando 120~140Km/h).
Sou satisfeito com o desempenho e consumo!

A 2.5 turbo é bem mais ágil, mas paga com consumo.

TONHO SUZUKI
18/09/2013, 18:31
O Forester é um carro sensacional, pena a marca esquecer do Brasil (assim como a Suzuki, a qual tenho carro). E ainda por cima, além de esquecer, dá a representada para a CAOA, a pior que poderíamos ter. A Subaru faz carros sensacionais, com uma simplicidade e confiabilidade incrível. Só sei de uma coisa, com tanta indicação boa de carros espero que o criador do tópico tenha esquecido de vez a tranqueira romena!!!

MOAJF
18/09/2013, 20:21
O Forester é um carro sensacional, pena a marca esquecer do Brasil (assim como a Suzuki, a qual tenho carro). E ainda por cima, além de esquecer, dá a representada para a CAOA, a pior que poderíamos ter. A Subaru faz carros sensacionais, com uma simplicidade e confiabilidade incrível. Só sei de uma coisa, com tanta indicação boa de carros espero que o criador do tópico tenha esquecido de vez a tranqueira romena!!!

Caro tonho, é bom enganar a si mesmo. Com o que falou acima vc ainda acha que tranqueira é o DUSTER? Não vou nem tentar te mostrar a realidade pois vc pode ficar deprimido.
Caro RGPANA, vá de DUSTER, melhor custo benefício para um SUV compacto.Já rodei 45.000km e tudo perfeito. 400lts no bagageiro, nenhum barulho interno, baixa desvalorização, rede autorizada com mais de 220 lojas no Brasil, é fabricado no Brasil e ainda por cima excelente capacidade OFF ROAD, é sor ver alguns vídeos que já foram postados por amigos aqui do fórum. Pra que achar sarna pra se coçar ?

TONHO SUZUKI
18/09/2013, 20:54
Caro tonho, é bom enganar a si mesmo. Com o que falou acima vc ainda acha que tranqueira é o DUSTER? Não vou nem tentar te mostrar a realidade pois vc pode ficar deprimido.
Caro RGPANA, vá de DUSTER, melhor custo benefício para um SUV compacto.Já rodei 45.000km e tudo perfeito. 400lts no bagageiro, nenhum barulho interno, baixa desvalorização, rede autorizada com mais de 220 lojas no Brasil, é fabricado no Brasil e ainda por cima excelente capacidade OFF ROAD, é sor ver alguns vídeos que já foram postados por amigos aqui do fórum. Pra que achar sarna pra se coçar ?

Enganar quem meu caro? O carro é um Dacia Duster, um carro de baixo custo só que aqui no Brasil esqueceram de trazer o baixo preço. Só aqui nesta terra para ter Duster por 65 mil, uma vergonha. Reveja seus conceitos, se achar sarna para se coçar é ter outros SUVs de verdade, como Forester, Grand Vitara, CRV e cia... piada. O tal de Duster com apenas 60 mil km do teste de longa duração da 4 Rodas apresentou uma série de problemas, imagina esse carro daqui alguns anos se colocar no off road!!! E o mais comédia, numa terra onde os carros feitos aqui, na sua maioria são de baixo nível, a pessoa cita como qualidade ser fabricado no Brasil. Tem doido para tudo.

Normio
18/09/2013, 22:38

Caro Moajf,

Só olhar o crash test do carro.

Abs!

MOAJF
18/09/2013, 23:08
Caro Moajf,

Só olhar o crash test do carro.

Abs!

DUSTER 3 ESTRELAS
GRAN VITARA 3 ESTRELAS
TOYOTA RAV4 4 ESTRELAS

Grande diferença

Normio
18/09/2013, 23:22
DUSTER 3 ESTRELAS
GRAN VITARA 3 ESTRELAS
TOYOTA RAV4 4 ESTRELAS

Grande diferença

Aonde você achou o Grand Vitara 3 estrelas?

Eurocap e NHTSA deram 4 estrelas.

Subaru Forester recebeu 5 estrelas...

TONHO SUZUKI
19/09/2013, 07:04
DUSTER 3 ESTRELAS
GRAN VITARA 3 ESTRELAS
TOYOTA RAV4 4 ESTRELAS

Grande diferença

Tem gente que precisa se informar melhor. Urgente. Onde está link da notícia com essas notas que você "achou"?
Está claro para todos que os Dacias daqui conseguem ser piores que os Dacias lá de fora, é só ver as imagens do Dacia Sandero no Euroncap e do Sandero aqui do Latincap, a deformação do daqui foi muito pior, o caro desmanchou (1 ESTRELA). Sandero que serve como base para o Duster. Duster nada mais é que Sandero de salto alto, mesma plataforma, compartilhamento de peças, etc.
O velho GV é mais seguro que o projeto novo da Dacia, nem vou comentar sobre o Forester e a nova RAV4... ai é espancamento. Não dá para comparar SUV com projeto mal feito de SUV.

MOAJF
19/09/2013, 11:13
Tem gente que precisa se informar melhor. Urgente. Onde está link da notícia com essas notas que você "achou"?
Está claro para todos que os Dacias daqui conseguem ser piores que os Dacias lá de fora, é só ver as imagens do Dacia Sandero no Euroncap e do Sandero aqui do Latincap, a deformação do daqui foi muito pior, o caro desmanchou (1 ESTRELA). Sandero que serve como base para o Duster. Duster nada mais é que Sandero de salto alto, mesma plataforma, compartilhamento de peças, etc.
O velho GV é mais seguro que o projeto novo da Dacia, nem vou comentar sobre o Forester e a nova RAV4... ai é espancamento. Não dá para comparar SUV com projeto mal feito de SUV.

Segue link Dacia Duster | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating (http://www.euroncap.com/results/dacia/duster.aspx)

Realmente, tem gente que precisa se informar melhor, mas pensando bem, é melhor acreditar naquilo que que faz bem a si mesmo

TONHO SUZUKI
19/09/2013, 12:04
Segue link Dacia Duster | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating (http://www.euroncap.com/results/dacia/duster.aspx)

Realmente, tem gente que precisa se informar melhor, mas pensando bem, é melhor acreditar naquilo que que faz bem a si mesmo

Já sabia que o Dacia Duster era 3 estrelas, nem disse nada ao contrário (veja as postagens acima e procure onde coloquei que o Dacia Duster tinha menos estrelas que isso), como também sei que o Grand Vitara é 4 estrelas, mesmo sendo um projeto mais antigo. Como também sei que o novo RAV4 é 5 estrelas. Tá feio hein, querendo subir seu carro de nível. Já expliquei, não dá para comparar o Duster daqui com o de lá, o de lá apesar de ser um carro baixo custo já deu sinais de ser melhor que o daqui. É só ver os testes do Sandero de lá, que serve como base do Duster, que foi bem melhor que o daqui. Veja as imagens, o daqui se desmanchou. E olha que o de lá é ruim, somente 3 estrelas. A Renault conseguiu fabricar aqui no país carros de terceira linha com esses Dacias, pior até mesmo que os de segunda da Romênia. Mas como você disse, é melhor você acreditar no que faz bem para você, pois a realidade é bem diferente. Ah, e não deixe de ver a vergonha que foi o Duster no longa duração da 4 Rodas, isso com apenas 1 ano de uso e 60 mil km...

MOAJF
19/09/2013, 12:14
Já sabia que o Dacia Duster era 3 estrelas, nem disse nada ao contrário (veja as postagens acima e procure onde coloquei que o Dacia Duster tinha menos estrelas que isso), como também sei que o Grand Vitara é 4 estrelas, mesmo sendo um projeto mais antigo. Como também sei que o novo RAV4 é 5 estrelas. Tá feio hein, querendo subir seu carro de nível. Já expliquei, não dá para comparar o Duster daqui com o de lá, o de lá apesar de ser um carro baixo custo já deu sinais de ser melhor que o daqui. É só ver os testes do Sandero de lá, que serve como base do Duster, que foi bem melhor que o daqui. Veja as imagens, o daqui se desmanchou. E olha que o de lá é ruim, somente 3 estrelas. A Renault conseguiu fabricar aqui no país carros de terceira linha com esses Dacias, pior até mesmo que os de segunda da Romênia. Mas como você disse, é melhor você acreditar no que faz bem para você, pois a realidade é bem diferente. Ah, e não deixe de ver a vergonha que foi o Duster no longa duração da 4 Rodas, isso com apenas 1 ano de uso e 60 mil km...

DUSTER 62 MIL
RAV4 109 MIL
RANGE ROVER VOGUE 500 MIL

Cada um no seu quadrado.Nunca compraria um SUV usado. Na casa do 60 MIL "novo" é o melhor custo/benefício. Se tem 100 MIL ou mais, tem um monte de carro pra escolher. Da mesma forma que não se compara uma FERRARI com um TROLLER, não se compara carros de patamares diferentes. Vc acha sinceramente que se na estrada der de frente numa Carreta estas estrelinhas vão fazer muita diferença?

TONHO SUZUKI
19/09/2013, 12:51
DUSTER 62 MIL
RAV4 109 MIL
RANGE ROVER VOGUE 500 MIL

Cada um no seu quadrado.Nunca compraria um SUV usado. Na casa do 60 MIL "novo" é o melhor custo/benefício. Se tem 100 MIL ou mais, tem um monte de carro pra escolher. Da mesma forma que não se compara uma FERRARI com um TROLLER, não se compara carros de patamares diferentes. Vc acha sinceramente que se na estrada der de frente numa Carreta estas estrelinhas vão fazer muita diferença?

Com uma carreta possivelmente não. Mas em outros vários casos pode fazer toda a diferença. Essas estrelinhas, coisa que brasileiro dá pouca bola, pois prefere roda, som, etc, salvam vidas. Não comparei o Duster com uma RR Vogue, a comparação do criador do tópico é com um carro de categoria superior, pouco acima usado. E digo e repito, qualquer usado dos carros citados neste tópico são melhores que o pseudo SUV, que o Sandero de salto alto. Hoje um Duster 4x4 está na casa dos 65 mil, o que é um absurdo para o que este carro entrega, o que é uma absurdo para um carro que tem acabamento de carro de 30 mil e que já demonstrou em testes ser cheio de pequenos problemas. Sem falar na segurança, isso é coisa que qualquer carro feito pela Dacia não tem. Eu iria fácil em um SUV de verdade com uns dois anos de uso, de qualidade muito superior, do que em qualquer pseudo SUV do mercado, Eco e Duster. Mas brasileiro adora essas coisas maquiadas.

rgpanna
19/09/2013, 17:27
Com uma carreta possivelmente não. Mas em outros vários casos pode fazer toda a diferença. Essas estrelinhas, coisa que brasileiro dá pouca bola, pois prefere roda, som, etc, salvam vidas. Não comparei o Duster com uma RR Vogue, a comparação do criador do tópico é com um carro de categoria superior, pouco acima usado. E digo e repito, qualquer usado dos carros citados neste tópico são melhores que o pseudo SUV, que o Sandero de salto alto. Hoje um Duster 4x4 está na casa dos 65 mil, o que é um absurdo para o que este carro entrega, o que é uma absurdo para um carro que tem acabamento de carro de 30 mil e que já demonstrou em testes ser cheio de pequenos problemas. Sem falar na segurança, isso é coisa que qualquer carro feito pela Dacia não tem. Eu iria fácil em um SUV de verdade com uns dois anos de uso, de qualidade muito superior, do que em qualquer pseudo SUV do mercado, Eco e Duster. Mas brasileiro adora essas coisas maquiadas.

o foda é a questão do preço memso... um desses zero é um absurdo, assim como duster custar 65 tbm é..... mas 109 num rav tbm é! e achar um usado em boas condições é foda entre o preço do forester compensa um asx

Luis Artur - SP
23/09/2013, 22:40
o foda é a questão do preço memso... um desses zero é um absurdo, assim como duster custar 65 tbm é..... mas 109 num rav tbm é! e achar um usado em boas condições é foda entre o preço do forester compensa um asx

RAV a 109K é insano. Pagar mais de 100K no Corollão levantado fica difícil

Troller-a-vista
24/09/2013, 10:00
tb acho insanidade pagar isso..

mas se tem gente que paga 70 mil super hiper mega blaster foda terra com garras de adamantium e poderes kriptonianos duster (vulgarmente conhecido como Titan Desbravador ou mais carinhosamente logan de salto alto) vai ter maluco que vai pagar 110 no rav4.

Eu fui ver, achei um carrinho honesto e tal, só o preco que nao condizia com a realidade dele, nem de longe.

Mas verdade seja feita, qdo eu fui comprar o carro, a ideia era um carro grande, de familia, viagens, conforto, presença, prazer, status, comodidades, mimos e seguranca... Ou seja, terra e areia nem no meio fio ...

Entretanto... Hoje qdo vejo um duster na rua, eu encosto meu carro, saio do carro, bato continencia e canto o hino nacional. Todas as vezes!

EDAPO
24/09/2013, 16:20
Só para constar, duster 4x4 tirado em dezembro de 2011 (lá no lançamento),
nunca usado em estradas de chão, apenas é 4x4 pelo "hmmm 4wd, mais segurança".

4 amortecedores estourados constatados na revisão de 50 mil km semana passada.

EDAPO
24/09/2013, 16:22
Esqueci de falar, é o carro da minha esposa, é bastante usado em BR's
Preço da troca dos 4 amortecedores = 1100 reais (está com os estourados ainda, achei muito absurdo e vou tentar entrar na garantia.)
Sei que isso não é coberto por ser item de desgaste normal, mas 50 mil km é metade da vida útil esperada.

Troller-a-vista
24/09/2013, 19:57
edapo nao eh nao!

maioria dos amortecedores sao recomendados a troca com 50 e 60 mil km, nós é que usamos (erroneamente) ate uns 100 mil ou mais...

de qqr forma, nao deveriam ESTOURAR e sim apenas perder eficiencia ("apenas" .. putz...)

maioria dos carros de entrada estao com amortecedores sendo arriados a partir dos 40 mil ou ate menos (os atuais gol e derivados G5/6 sei la, estao com menos de 25 mil precisando trocar todos.. mas nao estourados).

certamente os amortecedores do teu duster deve achar monroe/cofap/nakata entre outros por algo proximo de 150 200 reais cada...a menos que o seu duster seja um daqueles especiais do tipo que ate o Nacional Kid + Jaspion + Homem Cueca tremeriam as bases ao ver ... aí pode ser que realmente custe muito mais caro......

mas relaxa, nao deve ser.....

senao... nao estariam estourados com 50 mil ....:cavalo:

EDAPO
24/09/2013, 20:20
kkkk blz.
O jeito é trocar então, de carro! brincadeira... :X

jeb
25/09/2013, 10:03
RAV a 109K é insano. Pagar mais de 100K no Corollão levantado fica difícil

Realmente a RAV é bem cara, típico da Toyota. Também acho-a cara. Porém, a Toyota não iria cobrar um preço tão alto a toa, certo? Quem tem ou teve Toyota sabe dos prós e contras da marca...

Agora compará-la com um Corolla ... só se estiver brincando .... ou dizendo sobre a segunda geração (até 2005) que tinha a plataforma baseada no Corolla, mas como estamos falando de 0km .....

Como este é um fórum que auxilia colegas em compras e escolhas, é razoável que dizer certas coisas sem qualquer conhecimento sobre o carro, atrapalha e ofusca as escolhas de colegas que querem uma compra justa.

Pelo menos de RAV, conheço bem e sou membro do fórum mundial de RAV4: Toyota RAV4 Forums : RAV4World.com (http://rav4world.com/). As vezes um carro no Brasil não é bem vendido não porquê é ruim, mas simplesmente por desconhecimento de seus prós e contras sob o ponto de vista de pessoas que já tem ou tiveram o carro.

Desculpe a sinceridade...

J.

IAMDIX
25/09/2013, 11:40
Eu já acho que um carro não é bem vendido por causa do preço principalmente...hoje em dia RAV4 e CRV são os piores custos beneficios na minha opinão.....tambem a TrailBlazer fica nessa lista so para citar mais uma.

jeb
25/09/2013, 11:47
Eu já acho que um carro não é bem vendido por causa do preço principalmente...hoje em dia RAV4 e CRV são os piores custos beneficios na minha opinão.....tambem a TrailBlazer fica nessa lista so para citar mais uma.

IAMDIX, acho que depende do uso e do objetivo. Penso que o custo-benefício depende de quanto tempo quer ficar com o carro e a rede de concessionárias, peças, seguro. No meu caso e no meu uso, a RAV4 foi a melhor escolha, além de que gosto muito da dirigibilidade dela (isso é um fator subjetivo).

Realmente o preço da RAV é (muito) salgado, principalmente a RAV4x4, pois 100k é a 4x2... Se fosse 0km, hoje, não compraria uma RAV ou CRV. Existem opções mais interessantes, como a Vitara, Subaru, MIT, por exemplo. Vi uma trailblazer bem de perto, e não me empolguei... mas em se tratando de usados, tudo pode mudar, principalmente com alto KM. Neste caso, ficaria com a Toyota (opinião pessoal).

J.

Troller-a-vista
25/09/2013, 14:55
concordo com o jeb, tudo depende do uso e objetivo.

nao compraria uma CRV ou RAV para usar em trilhas por mais de 60 mil... mas compramos uma crv 4wd por 115 e achamos um negocio muito bom.

vejamos, fomos ver os seguintes concorrentes:

captiva, pick ups (todas elas, mas por questao de porta malas aberto e praticidade, foram descartadas), rav, crv, sportage, sorento, santa fé, freemont, ix35, tucson, os mitsubishis, grand vitara, e outros q nem lembro..

em resumo (para a epoca) encontramos os seguintes resultados

sorento e santa fé= estavam pra mudar de visual, entao o rpreco esta convidativo mas iria desvalorizar, achamos ambos com espaco para as pernas de tras pqnos.
sportage= incrivelmente eh maior q a sorento atras ,nao muito mas nao raspava tanto o joelho, mas bebia muito e o porta malas era pqno
gran vitara=espartano d+
freemont= grande em excesso, motor fraco
rav= menor de todos, muito caro
captiva= saindo de linha e bebia muito mas agradou...
mits= pqnos e extremamente caros de manter....
crv= era a maior em espaco e com o maior conforto entre todas, tinha os mimos mais bem pensados e ofertava mais que todos, pessoalmente nao acho ela bonita mas como era para meus pais, eles acharam linda. Motor razoavel (vc nao vai ganhar nenhum campeonato mas diferente do que falam por ai, da conta do recado)

passando a regua, ficamos com a crv, pelo espaco , acabamento caprichado, mimos eletronicos, seguranca passiva. E principalmente, pelo cambio 5 velocidades (maioria era de 4... uma piada). O consumo foi umf ator decisivo, afinal media de 11km/l faz diferenca! principalmente que os concorrentes que mais agradaram (sta feh, sorento, sportage) fazem no maximo 6 na cidade e 7.5 8 na estrada.

Por fim 4wd, espaco de sobra, conforto inigualavel, e revisao de R$150 reais (meu fiesta ficou em 320!!!), convenceram.

estamos felizes com o carro. mas eh dificil desembolsar o preco de um apto num carro.

Troller-a-vista
25/09/2013, 14:56
ahhh nao fomos ver o duster... se tivessemos, certamente hj estariamos deslocando a terra ehehehe

Luis Artur - SP
25/09/2013, 15:42
Realmente a RAV é bem cara, típico da Toyota. Também acho-a cara. Porém, a Toyota não iria cobrar um preço tão alto a toa, certo? Quem tem ou teve Toyota sabe dos prós e contras da marca...

Agora compará-la com um Corolla ... só se estiver brincando .... ou dizendo sobre a segunda geração (até 2005) que tinha a plataforma baseada no Corolla, mas como estamos falando de 0km .....

Como este é um fórum que auxilia colegas em compras e escolhas, é razoável que dizer certas coisas sem qualquer conhecimento sobre o carro, atrapalha e ofusca as escolhas de colegas que querem uma compra justa.

Pelo menos de RAV, conheço bem e sou membro do fórum mundial de RAV4: Toyota RAV4 Forums : RAV4World.com (http://rav4world.com/). As vezes um carro no Brasil não é bem vendido não porquê é ruim, mas simplesmente por desconhecimento de seus prós e contras sob o ponto de vista de pessoas que já tem ou tiveram o carro.

Desculpe a sinceridade...

J.

Desculpo mas continuo insistindo que a RAV nada mais é do que um carro derivado de um Corolla que "evoluiu" para um crossover pela altura e consequentemente suspensão mais acertada pra isso. Nunca tive mas trabalho no meio rural e frequentemente faço longos trecho em estrada de terra de MS, MT e GO com uma RAV 2011 e as vezes com o Grand Vitara 2010 e posso lhe garantir que o comportamento do Toyota é bem limitado, chegando a fazer o mesmo trecho 40 minutos mais lento que o Suzuki. Incluo nessa lista CRV e todos os demais 4X4 coreanos, carros com duas voltas a mais na mola e carroceria parruda.
Não consigo entender como podem custar mais de 100K, ser Toyota, Honda e etc não justificam isso.
Agora eu que peço desculpas, minha opinião

jeb
26/09/2013, 22:37
Desculpo mas continuo insistindo que a RAV nada mais é do que um carro derivado de um Corolla que "evoluiu" para um crossover pela altura e consequentemente suspensão mais acertada pra isso. Nunca tive mas trabalho no meio rural e frequentemente faço longos trecho em estrada de terra de MS, MT e GO com uma RAV 2011 e as vezes com o Grand Vitara 2010 e posso lhe garantir que o comportamento do Toyota é bem limitado, chegando a fazer o mesmo trecho 40 minutos mais lento que o Suzuki. Incluo nessa lista CRV e todos os demais 4X4 coreanos, carros com duas voltas a mais na mola e carroceria parruda.
Não consigo entender como podem custar mais de 100K, ser Toyota, Honda e etc não justificam isso.
Agora eu que peço desculpas, minha opinião

Luis, o legal de um fórum é justamente todos poderem expressar a opinião. Certamente a RAV possui limitações no off-road, e quem compra, sabe disso, assim como eu sei. Mas, dizer que é uma evolução do Corolla só se for até a versão 2005. Se consultar os sites especializados em Toyota e RAV4, vais ver que a plataforma da RAV 2006 (e acima) é totalmente nova, e se desvinculou do Corolla. Vou postar só o trecho que interessa, mas o texto completo está aqui:
RAV4 History - - Toyota RAV4 Forums : RAV4World.com (http://www.rav4world.com/forums/89-r4w-announcements/62452-rav4-history.html)

- RAV4 HISTORY -

First generation (1994-2000)
1996 Toyota RAV4 2-door The RAV4 originally based on the Corolla platform, and was offered in both two and four-door versions...

Second generation (2001-2005)
The second generation RAV4 came with front or all wheel drive, as in previous years. It continued on the Corolla platform....

Third generation (2006-present)
The Toyota RAV4 was completely redesigned for the 2006 model year, on an all-new platform.

Ou seja, não estou me baseando em opinião, mas em fatos nesse quesito. Inclusive neste fórum mundial há uma ampla discussão sobre a plataforma da RAV4, suas vantagens, destantagens, etc.

Sempre digo que, quem quer fazer trilhas e enfrentar situações mais difíceis, nem a Grand Vitara (que atualmente é monobloco) dá conta. Para isso existem Troller, Jeep e por aí vai ... Mesmo assim, se forem originais, sob certas condições, precisarão de modificações em suspensão, etc. Cada carro tem seu propósito, sua "natureza".

Não discordo de que Gran Vitara seja mais adequada nos trechos que você pega em sua região. Mas tudo é uma questão de ponto de vista. Para quem tem um Troller, a Gran Vitara é como um "Kizashi alto" (é um Suzuki sedan comercializado principalmente na Europa), entende?

Inclusive, dei uma pesquisada, e a plataforma da Grand Vitara é baseada no GM Theta, que é a mesma da Captiva e outros (Suzuki Escudo - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Grand_Vitara)). Eles chamam de sub-theta. Tem até um grupo no facebook falando disso: https://www.facebook.com/pages/GM-Theta-platform/144381155572193. Eu mesmo não sabia até pesquisar.

No meu caso, antes de eu comprar a RAV testei a Gran Vitara (inclusive na terra) e tenho um amigo que tem uma 2012. Mesmo sendo mais barata e tendo reduzida, etc, etc, etc ... fiquei com a RAV. Acho que é questão de gosto mesmo, afinidade com o carro. E isso não tem preço... Se pesquisar em sites do Japão/EUA/Europa, vais ver que a RAV4 é também cara. Qual é a explicação? não sei, mas a resposta deve ser a mesma do que a Hilux ser mais cara que a S10 e Frontier, por exemplo....

[]s
J.

Luis Artur - SP
27/09/2013, 09:35
Luis, o legal de um fórum é justamente todos poderem expressar a opinião. Certamente a RAV possui limitações no off-road, e quem compra, sabe disso, assim como eu sei. Mas, dizer que é uma evolução do Corolla só se for até a versão 2005. Se consultar os sites especializados em Toyota e RAV4, vais ver que a plataforma da RAV 2006 (e acima) é totalmente nova, e se desvinculou do Corolla. Vou postar só o trecho que interessa, mas o texto completo está aqui:
RAV4 History - - Toyota RAV4 Forums : RAV4World.com (http://www.rav4world.com/forums/89-r4w-announcements/62452-rav4-history.html)

- RAV4 HISTORY -

First generation (1994-2000)
1996 Toyota RAV4 2-door The RAV4 originally based on the Corolla platform, and was offered in both two and four-door versions...

Second generation (2001-2005)
The second generation RAV4 came with front or all wheel drive, as in previous years. It continued on the Corolla platform....

Third generation (2006-present)
The Toyota RAV4 was completely redesigned for the 2006 model year, on an all-new platform.

Ou seja, não estou me baseando em opinião, mas em fatos nesse quesito. Inclusive neste fórum mundial há uma ampla discussão sobre a plataforma da RAV4, suas vantagens, destantagens, etc.

Sempre digo que, quem quer fazer trilhas e enfrentar situações mais difíceis, nem a Grand Vitara (que atualmente é monobloco) dá conta. Para isso existem Troller, Jeep e por aí vai ... Mesmo assim, se forem originais, sob certas condições, precisarão de modificações em suspensão, etc. Cada carro tem seu propósito, sua "natureza".

Não discordo de que Gran Vitara seja mais adequada nos trechos que você pega em sua região. Mas tudo é uma questão de ponto de vista. Para quem tem um Troller, a Gran Vitara é como um "Kizashi alto" (é um Suzuki sedan comercializado principalmente na Europa), entende?

Inclusive, dei uma pesquisada, e a plataforma da Grand Vitara é baseada no GM Theta, que é a mesma da Captiva e outros (Suzuki Escudo - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Grand_Vitara)). Eles chamam de sub-theta. Tem até um grupo no facebook falando disso: https://www.facebook.com/pages/GM-Theta-platform/144381155572193. Eu mesmo não sabia até pesquisar.

No meu caso, antes de eu comprar a RAV testei a Gran Vitara (inclusive na terra) e tenho um amigo que tem uma 2012. Mesmo sendo mais barata e tendo reduzida, etc, etc, etc ... fiquei com a RAV. Acho que é questão de gosto mesmo, afinidade com o carro. E isso não tem preço... Se pesquisar em sites do Japão/EUA/Europa, vais ver que a RAV4 é também cara. Qual é a explicação? não sei, mas a resposta deve ser a mesma do que a Hilux ser mais cara que a S10 e Frontier, por exemplo....

[]s
J.

Obviamente são carros diferentes. O que quero dizer é que, independente da plataforma atual, o RAV derivou de um carro de passeio, e o Grand Vitara de um jipe. As aptidões offroad do Suzuki são muito boas ainda, até porque é um carro que aceita algumas preparações, obviamente também não se compara a um Troller, pra isso a Suzuki tem o Jimny mas com certeza o GV é um SUV de verdade, em toda sua concepção.
Diferentemente do que disse o GV possui o monobloco montado sobre um chassi Heavy Duty, que aliado a caixa reduzida leva ele a lugares onde os crossovers não chegam.
Falo tudo isso não pra depreciar nenhum outro carro, seja RAV, CRV ou coreanos afins, mas para alertar quem pretende ingressar em aventuras por caminhos pouco conhecidos que altura e um 4x4 sob demanda não vão resolver muita coisa.
Pra ser offroad tem que ter caixa reduzida ou uma parafernalha eletrônica de bloqueio de eixos e controle de tração e uma estrutura, se não sobre chassi, ao menos com monobloco bastante reforçado, o que nenhum destes croosovers tem.
Falo por experiência não por literatura.
Abs

Troller-a-vista
27/09/2013, 10:28
eu concordo em quase td...

exceto sobre a CRV (os outros nao sei, nao posso opnar) nao ter controle de estabilidade e parafernalias eletronicas, a CRV pelo menos tem td isso, full time. NAo eh uma reduzida bloqueada mas faz o papel muito bem.

Continuo afirmando que a CRV atual é muito baixa e urbana pra trilha, a modelo anterior e a mais anterior ainda sao menos sogfrivel pra isso.

De qqr forma, da pra usa-las no off road, nao seja um jeep claro, nao eh essa intencao, mas ela topa.

Particularmente, monobloco nao deve ser colocado pra trilhas, eh urbano e faz isso com maestria, ja na trilha a coisa muda de figura, seja um monobloco super hiper mega foda (duster?) ou um mais comum (crv e outros).

Alias pra mim é bastante claro o uso dos carros discutidos aqui: URBANOS, MAS SE PRECISAR, ENCARAM UM PERRENGE. Isso nao quer dizer que sao feitos para uso 100% rock crawling.

EduRS
27/09/2013, 11:49
Minha humilde e breve opinião para compra de SUV de VERDADE na casa dos R$50K. Acho simplesmente um absurdo total comprar um carro acima deste valor. Lembrando que nos países aonde a população é bem esclarecida compramos um Hummer com essa grana, OK? Não compro carro zero pois tenho amor a pátria (meu modo de protesto) e também amor ao meu bolso.
1 - Honda CRV = 14 km/L na estrada+automática. Reputação nota dez no mundo todo.
2 - Nissan Xterra = Trator com MWM e não desvaloriza NADA. Minha 2005 tá na casa de R$50.000 a 3 anos, vai vender um Duster daqui 3 anos...
3 - Toyota Rav 4 = TOYOTA (autoexplicativo)
4 - Subaru Forester = Segurança e vida útil do carro a longo prazo. É carro TOP Japonês = qualidade TOP em todos os aspectos.
5 - Suzuki Vitara = Beberrona, por isto em último da minha lista, mas também é muito bom.
** Não considero Ecosport, Duster, Palio Locker como SUV. São vendidos apenas no Brasil como SUV, pois o brasileiro é tão burro que nem sabe o que é um SUV de verdade. Prezo pela segurança da minha família, anda numa Xterra e depois num Duster, depois me diz em qual tu sente tua família mais segura. Não me venha com teste de Latin Ncap pois é tudo comprado pelas montadoras, não tem lei regulamentadora no Brasil, porquê você acha que só vendem Jac no Brasil? E aquele Tiggo então? PQP! Vou parar de falar se não fico mais indignado com a falta de conhecimento desse povo...

abraços sem ressentimentos.

jeb
27/09/2013, 14:15
Obviamente são carros diferentes. O que quero dizer é que, independente da plataforma atual, o RAV derivou de um carro de passeio, e o Grand Vitara de um jipe. As aptidões offroad do Suzuki são muito boas ainda, até porque é um carro que aceita algumas preparações, obviamente também não se compara a um Troller, pra isso a Suzuki tem o Jimny mas com certeza o GV é um SUV de verdade, em toda sua concepção.
Diferentemente do que disse o GV possui o monobloco montado sobre um chassi Heavy Duty, que aliado a caixa reduzida leva ele a lugares onde os crossovers não chegam.
Falo tudo isso não pra depreciar nenhum outro carro, seja RAV, CRV ou coreanos afins, mas para alertar quem pretende ingressar em aventuras por caminhos pouco conhecidos que altura e um 4x4 sob demanda não vão resolver muita coisa.
Pra ser offroad tem que ter caixa reduzida ou uma parafernalha eletrônica de bloqueio de eixos e controle de tração e uma estrutura, se não sobre chassi, ao menos com monobloco bastante reforçado, o que nenhum destes croosovers tem.
Falo por experiência não por literatura.
Abs

Sem dúvida quanto a questão da derivação da RAV e do Grand Vitara. Mas dizer que é apenas um Corolão alto, aí não é mesmo :), e aí vieram minhas críticas.

Essa questão do que seja um veículo off-road e um SUV também é discutível, mas de qualquer forma eu sempre considerei a Grand Vitara um ótimo veículo e que certamente topa situações mais complicadas e tem a qualidade suzuki, que aprecio muito. Teve uma época (já há algum tempo) que cogitei de comprar uma V6. Essa eu gostei bastante, principalmente pelos 6 airbags e controles de tração+estabilidade. Um dos donos que conversei, disse que na estrada não é muito gastona não. O câmbio me parecia ser de 6 automática. Porém, não achei uma boa para comprar na época.

Porém, como eu disse, no meu caso a RAV se ajusta bem, principalmente pela dirigibilidade, estabilidade, espaço interno, porta-malas, consumo e um motor e câmbio bastante eficientes (2.4 no meu caso). Eu mesmo não seria louco de colocar minha RAV em uma situação extrema, mesmo que ela pudesse. Para isso, eu pagaria uns 20-25k em um bom jipe ou SUV mais barata e iria.

Meu uso é para viagens muito longas, com conforto de um sedan, segurança, economia de combustível somado a uma boa potência, tendo a opção de ir a lugares e acessos mais complicados, que um carro comum não iria. E tudo isso sem pressa, pois viajar tranquilamente com a minha família é o que gosto. Ainda, a rede de concessionárias Toyota é ampla, aumentando a segurança em viagens longas para o caso de peças ou manutenção.

É isso!

[]s
J.

jeb
27/09/2013, 14:20
A Xterra é show de bola, e diesel MWM (as últimas acho que todas são, me corrija se estiver errado). Pena que não fabricam mais. Teve uma eṕoca que procurei para comprar uma, mas é muito difícil achar inteira.... A CRV eu gosto muito também, e temos Honda também aqui na família. Mas, na época que busquei usada (eu também não compro nada 0km, mas sempre prefiro carros com pouco tempo de uso) não achei uma 4WD como eu gostaria.
J.

jeb
27/09/2013, 14:23
eu concordo em quase td...

exceto sobre a CRV (os outros nao sei, nao posso opnar) nao ter controle de estabilidade e parafernalias eletronicas, a CRV pelo menos tem td isso, full time. NAo eh uma reduzida bloqueada mas faz o papel muito bem.

Continuo afirmando que a CRV atual é muito baixa e urbana pra trilha, a modelo anterior e a mais anterior ainda sao menos sogfrivel pra isso.

De qqr forma, da pra usa-las no off road, nao seja um jeep claro, nao eh essa intencao, mas ela topa.

Particularmente, monobloco nao deve ser colocado pra trilhas, eh urbano e faz isso com maestria, ja na trilha a coisa muda de figura, seja um monobloco super hiper mega foda (duster?) ou um mais comum (crv e outros).

Alias pra mim é bastante claro o uso dos carros discutidos aqui: URBANOS, MAS SE PRECISAR, ENCARAM UM PERRENGE. Isso nao quer dizer que sao feitos para uso 100% rock crawling.

Também penso assim. Ter um carro que possa enfrentar alguma situação mais complicada, como por exemplo acessar uma praia ou mesmo, em situações de muita chuva, ter um 4x4 para pelo menos atravessar um barro. E se não puder, paciência, é esperar a chuva passar.
J.

julianoaccioly
29/09/2013, 04:23
A CRV sem dúvida na MEDIA é a melhor de todas, pode ser que tenha alguns pontos (falta um pouco de torque) que deixa a desejar comparado a outra da mesma categoria, mas de muito longe é a melhor opção principalmente usada. A nova não acho um bom negocio pelo fato do preço completamente abusivo, as concorrentes também estão fora da realidade se tratando de $$$.

Não coloque sua familia num Duster, Ecosport,...e outros "Tipo SUV", pense pelo menos o mínimo na segurança familia. Não é apenas dois airbags que estou falando...é projeto estrutural!

A suspensão destes "tipo SUV" (os 4x2) é um eixo TOSCO rigido, coisa burra, insegura e porca!

abs,

Juliano

julianoaccioly
29/09/2013, 06:42
Só sinto falta do ISOFIX para fixar as cadeirinhas das crianças na CRV que tenho, mas já fui para Castelhanos (Ilhabela) com uma certa garoa na ida e na volta...as pedras estavam bastante escorregadias e não tinha muita lama o controle de tração funcionava todo tempo.

jeb
29/09/2013, 10:24
A CRV sem dúvida na MEDIA é a melhor de todas, pode ser que tenha alguns pontos (falta um pouco de torque) que deixa a desejar comparado a outra da mesma categoria, mas de muito longe é a melhor opção principalmente usada. A nova não acho um bom negocio pelo fato do preço completamente abusivo, as concorrentes também estão fora da realidade se tratando de $$$.

Não coloque sua familia num Duster, Ecosport,...e outros "Tipo SUV", pense pelo menos o mínimo na segurança familia. Não é apenas dois airbags que estou falando...é projeto estrutural!

A suspensão destes "tipo SUV" (os 4x2) é um eixo TOSCO rigido, coisa burra, insegura e porca!

abs,

Juliano

Juliano, complementando essa questão:

Faltam soldas nos carros brasileiros

Mesmo com airbag, um carro com célula de sobrevivência mais fraca – por causa de soldas de baixa qualidade ou em número inferior – se torna uma séria ameaça à vida dos ocupantes, visto que parte da estrutura irá adentrar o habitáculo, projetando peças e outros componentes sobre o condutor e demais passageiros. Um engenheiro automotivo com 40 anos de experiência compara um carro alemão feito no Brasil e seu equivalente europeu. Ele relata que muitos pontos de solda e reforços estruturais do projeto original inexistem na versão feita aqui. fonte: http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/veiculos/item/14757-a-seguran%C3%A7a-dos-carros-brasileiros-observada-do-exterior (http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/veiculos/item/14757-a-seguran%C3%A7a-dos-carros-brasileiros-observada-do-exterior)

A mídia americana tem apontado esses problemas em carros brasileiros.

Cars Made In Brazil Are Deadly Brazilian Cars Are Very Dangerous - Business Insider (http://www.businessinsider.com/brazilian-cars-are-very-dangerous-2013-5)J.

julianoaccioly
29/09/2013, 17:59
Juliano, complementando essa questão:

Faltam soldas nos carros brasileiros

Mesmo com airbag, um carro com célula de sobrevivência mais fraca – por causa de soldas de baixa qualidade ou em número inferior – se torna uma séria ameaça à vida dos ocupantes, visto que parte da estrutura irá adentrar o habitáculo, projetando peças e outros componentes sobre o condutor e demais passageiros. Um engenheiro automotivo com 40 anos de experiência compara um carro alemão feito no Brasil e seu equivalente europeu. Ele relata que muitos pontos de solda e reforços estruturais do projeto original inexistem na versão feita aqui. fonte: http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/veiculos/item/14757-a-seguran%C3%A7a-dos-carros-brasileiros-observada-do-exterior (http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/veiculos/item/14757-a-seguran%C3%A7a-dos-carros-brasileiros-observada-do-exterior)

A mídia americana tem apontado esses problemas em carros brasileiros.

Cars Made In Brazil Are Deadly Brazilian Cars Are Very Dangerous - Business Insider (http://www.businessinsider.com/brazilian-cars-are-very-dangerous-2013-5)

J.

Não sabia que já estava na midia internacional...que ótimo e que péssimo, o que podemos fazer, se tem fila na CSS para comprar uma lata de sardinha desta!

Outro detalhe interessante, o Brasil já quase não fabrica nenhum carro descente (exceto Corola e os hondas), importa os melhorzinhos do México, Argentina,....um dos motivos desta balança não fechar e "obrigar" o governo a impor barreiras a estes carros.

Até as melhores Pick-ups vendidas no mercado vem de fora

Suassuna
13/10/2013, 15:56
Caro,

CRV: conforto, segurança, baixo consumo, acabamento refinado. Não há o que comparar com Duster. A comparação até poderia ser feita com Subaru Forester, Grand Vitara III (que ganha na capacidade off-road, mas peca no consumo e espaço para quem precisa de mais), RAV-4 etc. Mesmo assim o CRV 4x4 ainda é superior pelo uso que você pretende fazer.
O Duster é uma categoria inferior, só pode ser comparado com Ecoesport.

Espero ter ajudado.

Nelson

jeb
13/11/2013, 19:41
Colegas,

Estes dias estava conversando com vários colegas que adoram carros, e acabei entendendo porquê a RAV4 é tão cara. Na nossa conclusão, chegamos que a RAV4 é tão cara porque é fabricada e montada no Japão, diferentemente da CRV (México) e Grand Vitara (Argentina). Tanto que, nos EUA (por exemplo) a RAV4 custa $520 a menos que a CRV (nos modelos de saída). A Outlander também vem do Japão (que é cara também).

J.

Luis Artur - SP
14/11/2013, 11:35
Colegas,

Estes dias estava conversando com vários colegas que adoram carros, e acabei entendendo porquê a RAV4 é tão cara. Na nossa conclusão, chegamos que a RAV4 é tão cara porque é fabricada e montada no Japão, diferentemente da CRV (México) e Grand Vitara (Argentina). Tanto que, nos EUA (por exemplo) a RAV4 custa $520 a menos que a CRV (nos modelos de saída). A Outlander também vem do Japão (que é cara também).

J.

Caro colega, a RAV4 é cara porquê é um Toyota, simples assim! O Grand Vitara também é japonês, tem reduzida, sub-chassi, motor em alumínio, boa construção, robustez e por ai vai. A Toyota abusa nos preços, tem muuuuita qualidade mas judia na tabela.
Abs

jeb
15/11/2013, 08:39
Caro colega, a RAV4 é cara porquê é um Toyota, simples assim! O Grand Vitara também é japonês, tem reduzida, sub-chassi, motor em alumínio, boa construção, robustez e por ai vai. A Toyota abusa nos preços, tem muuuuita qualidade mas judia na tabela.
Abs

Verdade Luis.... desculpe a todos o engano. Me confundi com a antiga Tracker que era montada na Argentina. Realmente o Grand Vitara atual é fabricado no Japão. Acho que a roda de amigos, depois de tantas, ninguém mais sabia ao certo que carro é de onde.... ;-)

Mas o fato é que a Toyota realmente cobra muito caro pelos seus carros e também acho abusivos... incluindo o Etios, que tem preço abusivo pela baixa qualidade do carro... é um "queima filme" da Toyota.... e digo isso pois conheço bem de perto o carro.

[]s
J.