PDA

Ver Versão Completa : Iniciando projeto para nova gaiola

Fernando B.
04/09/2013, 22:49
Pessoal, eu já possuo uma gaiola, mas estou afim de iniciar a construção de outra, sabe como é né, metade da diversão é a montagem.

Eu nunca estive muito satisfeito com a configuração da minha atual gaiola, que é:
motor Ap;
caixa variant
suspensão dianteira brasilia
suspensão traseita Variant 2

Pois esta confugiração me gerou alguns problemas de quebra de caixa, falta de estabilida de em curvas durante aceleração em função da distribuição de peso estar muito para trás o que deixa a frente demasiadamente leve e sem atrito para direção.

Por isso resolvi montar uma gaiola com uma configuração um pouco diferente:
- Motor Ap com caixa do passat 4 marchas, onde o motor fica nas "costas" do motorista e a caixa fica voltada para a traseira da gaiola melhorando a dostribuição de peso e "diminuindo" o problema da quebvra de caixa, especialmente e parcha ré;
- Suspensão independente nas 4 rodas, o que irá dar bastante trabalho, pois não achei nenhuma suspensão (ponta de eixo) que fosse fácil de fazer a adaptação, por isso resolvi fazer as minhas próprias pontas de eixo do zero.

Segue imagem de como está ficando o projeto, lembrando que ainda está bruto, sem os acabementos na dianteira e traseira;

Segue também uma imagem de uma dúvida que estou a respeito da construção das balanças, se elas ficam como na imagem A ou B.

Será que o Flávio Cadore pode nos ajudar??

mali9ski
05/09/2013, 13:25
Pessoal, eu já possuo uma gaiola, mas estou afim de iniciar a construção de outra, sabe como é né, metade da diversão é a montagem.

Eu nunca estive muito satisfeito com a configuração da minha atual gaiola, que é:
motor Ap;
caixa variant

Pois esta confugiração me gerou alguns problemas de quebra de caixa, falta de estabilida de em curvas durante aceleração em função da distribuição de peso estar muito para trás o que deixa a frente demasiadamente leve e sem atrito para direção.

- Motor Ap com caixa do passat 4 marchas, onde o motor fica nas "costas" do motorista e a caixa fica voltada para a traseira da gaiola melhorando a dostribuição de peso e "diminuindo" o problema da quebvra de caixa, especialmente e parcha ré;
- Suspensão independente nas 4 rodas, o que irá dar bastante trabalho, pois não achei nenhuma suspensão (ponta de eixo) que fosse fácil de fazer a adaptação, por isso resolvi fazer as minhas próprias pontas de eixo do zero.

Segue imagem de como está ficando o projeto, lembrando que ainda está bruto, sem os acabementos na dianteira e traseira;

Segue também uma imagem de uma dúvida que estou a respeito da construção das balanças, se elas ficam como na imagem A ou B.

Eu também neste final de ano devo iniciar um novo projeto...pra talvez cair na pista

inicialmente nós iamos fazer com motor central caixa 4 marchas e motor ap, mas mudamos de ideia e vamos partir para uma mecânica GM, isso que eu ja tinha quase tudo motor, caixa, cubos do corcel eixos do santa 2.0.... mas o entre eixos e a segurança tenderam para a gm, fiquei com medo de ficar ''com as pernas'' muito expostas la na frente ou o motor me atropelar em caso de uma batida.... alem de se um dia não aguentar $$$$$ é so erguer e colocar pneus maiores que ela vira de trilha.....

valew e boa sorte.....:torcendo:

PS: acredito que seja mais pratico vc usar os eixos do santana 2.0 que são mais reforçados e mais longos (a gaiola fica mais larga sem forças os rolamentos com rodas off set e da pra deixar mais alta sem enforcar tanto as homocineticas pois os eixos são mais compridos) e cubos de corcel usinados para rolamentos Vw ficam mais praticos para fazer duplo A

Flávio Cadore
05/09/2013, 20:04

motor Ap;
caixa variant

A gente sempre pode ajudar...desde que não seja $$$$$.

Fernando, vc pode usar das duas formas mas a A agüênta mais esforços que a B. Se vc usar os montantes dos rolamentos do Corcel as bandejas superiores dianteiras tem que ter o formato B porque se não tiver, o braço vai pegar nela. As outras devem ser no formato A que é mais reforçado. Eu usei para projetar as minhas o comprimento igual a largura das bandejas.
Eu também indico o montante do Corcel II , Belina, Del Rei, na verdade.

Quílvio Talvani
05/09/2013, 20:18
Pessoal, boa noite, eu anteriormente já havia criado um tópico onde iria construir uma gaiola do zero, até houve bastante participações no tópico e muita ajuda de orientação, mas para resumir o assunto o meu mecênico em quem eu depositei muita confiança deu um sumiço no material que já havia comprado que daria para fazer duas gaiolas, aí me desgostei e me enveredei para o mundo das motos onde estava até pouco tempo, mas com um joelho com ligamento rompido fiquei com medo de andar de moto já que minha é uma das bem pesadas, assim retornei a participar novamente deste Fórum e gostaria muito de acompanhar a construção desta gaiola que está nascendo para me animar e construir uma para mim. Então pessoa estou aqui na primeira fila para aprender e me entusiasmar, se assim me for permitido é claro.

Fernando B.
05/09/2013, 23:39
mali9ski e Flávio,

Na verdade a idéia é começar do zero a construção da suspensão toda.
Usarei os cubos (peça onde prende o disco de freio) e rolamento de roda do gol bola, por ser um pouco maior do que o do gol quadrado. O cubo será usinado nas mesmas medidas do cubo original, e ferei o suporte para ele a partir de chapas cortadas em CNC.

Consegui uns pivôs agrícolas bem fortes e com rosca para ter regulagem nas balanças.

Seguem umagens de como irão ficar os cubos de roda, apenas a chapa onde vai o pivô está sem acabemento neste desenho.

vinijost
06/09/2013, 01:23
mali9ski e Flávio,

Usarei os cubos (peça onde prende o disco de freio) e rolamento de roda do gol bola, por ser um pouco maior do que o do gol quadrado. O cubo será usinado nas mesmas medidas do cubo original, e ferei o suporte para ele a partir de chapas cortadas em CNC.

Consegui uns pivôs agrícolas bem fortes e com rosca para ter regulagem nas balanças.

Seguem umagens de como irão ficar os cubos de roda, apenas a chapa onde vai o pivô está sem acabemento neste desenho.

uma coisa que terá que cuida é a distancia do pivô de cima para o de baixo.. tem que ter um angulo no pino mestre.. se não o fizer no montante terá que fazer no chassis. olhe um montante de corcel/pampa/belina e veras que o pivô de cima fica mais para dentro que o de baixo. isto ocorre para que quando a suspensão trabalhar não variar a cambagem.

cuide isso. e terás que cuidar onde irá fazer o suporte que fixa o terminal de direção.. se colocar atras do eixo, ele terá que fazer um triangulo em relação ao eixo traseiro. para que quando virar a roda, a roda de dentro vire mais, se não quado fizer um curva muito fechada irá arrastar uma roda.

Tem bastante material no site, é só dar uma pesquisada.

Se errei alguma coisa peço ao Flávio que corrija. pois não sou tão Expert em relação a suspensão.. haha

Valeu!

Quílvio Talvani
06/09/2013, 01:50
Fernando B, eu estava fazendo algo assim como tu queres fazer, da uma olhada no meu antigo tópico o no tipo de suspensão que eu estava fazendo do zero.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/28590-como-fabricar-uma-gaiola-3.html#post485457

Quílvio Talvani
06/09/2013, 02:03
Gostaria de usar este tópico do Fernando B, para fazer uma pergunta ao Flávio Cadore, isto se o Fernando não se importar é claro.

Amigo Flávio, tu disseste que a suspensão tipo "A" é a mais forte que aguenta melhor os esforços, pergunta também posso usar a suspensão tipo "A" na traseira da Gaiola?

Fernando B.
06/09/2013, 09:07
uma coisa que terá que cuida é a distancia do pivô de cima para o de baixo.. tem que ter um angulo no pino mestre.. se não o fizer no montante terá que fazer no chassis. olhe um montante de corcel/pampa/belina e veras que o pivô de cima fica mais para dentro que o de baixo. isto ocorre para que quando a suspensão trabalhar não variar a cambagem.
Valeu!

Vini, mas no meu caso o centro dos pivôs da roda terão a mesma distância que os pontos de apoio das balanças no chassi. Assim acredito que manterá sempre o mesmo ângulo. Estou certo?? Ou é necessário este êngulo mesmo neste caso??

Fernando B.
06/09/2013, 09:13
Fernando B, eu estava fazendo algo assim como tu queres fazer, da uma olhada no meu antigo tópico o no tipo de suspensão que eu estava fazendo do zero.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/28590-como-fabricar-uma-gaiola-3.html#post485457

Quilvio, tava ficando show a sua, não pode desistir. Vamos reiniciar este projeto e vamos nos ajudando.
Pode ficar a vontade para perguntar sim o intuíto do fórum é sanara dúvidas mesmo.
Abraço

Flávio Cadore
06/09/2013, 20:03
Gostaria de usar este tópico do Fernando B, para fazer uma pergunta ao Flávio Cadore, isto se o Fernando não se importar é claro.

Amigo Flávio, tu disseste que a suspensão tipo "A" é a mais forte que aguenta melhor os esforços, pergunta também posso usar a suspensão tipo "A" na traseira da Gaiola?

Quílvio, só para não aparecer outra pessoa defendendo outro tipo de suspensão vale um esclarecimento... a mais reforçada bandeja "A" é em relação ao modelo de bandeja "B".
E respondendo a sua pergunta: é possível usar a suspensão Duplo A na traseira da gaiola..eu uso na minha gaiola...vou achar o tópico dela e depois posto aqui.

Flávio Cadore
06/09/2013, 20:08

cuide isso. e terás que cuidar onde irá fazer o suporte que fixa o terminal de direção.. se colocar atras do eixo, ele terá que fazer um triangulo em relação ao eixo traseiro. para que quando virar a roda, a roda de dentro vire mais, se não quado fizer um curva muito fechada irá arrastar uma roda.

Tem bastante material no site, é só dar uma pesquisada.

Se errei alguma coisa peço ao Flávio que corrija. pois não sou tão Expert em relação a suspensão.. haha

Valeu!

Vini, só no finalzinho vc se enganou...a suspensão quando trabalha "deve" variar a cambagem, é por isso que os ângulos estão lá. A variação é entre 1° e 1,5°.

Flávio Cadore
06/09/2013, 20:10
Vini, mas no meu caso o centro dos pivôs da roda terão a mesma distância que os pontos de apoio das balanças no chassi. Assim acredito que manterá sempre o mesmo ângulo. Estou certo?? Ou é necessário este êngulo mesmo neste caso??

É por isso que te indicamos ( eu e o Mali) usar o montante do Corcel II, fica até fácil fazer uma suspensão boa.

Flávio Cadore
06/09/2013, 20:23
mali9ski e Flávio,

Eu fiz assim no meu Kart cross e sei do trabalho e riscos que corre, tem que fazer bem reforçado, chapa 12,7 mm de espessura pode ser fraca...conforme os seus desenhos não seria o problema mas quando vc for fixar o braço de direção o bixo pega... vai fixar na chapinha fina? o bracinho tem que ser comprido e começa a torcer...outra coisa importante é que o centro de giro da homocinética tem que passar pela linha de centro dos pivôs.
Pode ser usado o montante do Corcel, Chevette, Fusca e para os mais endinheirados D20, Hilux...hhehehehe

Flávio Cadore
06/09/2013, 20:28
Tem fotos da bandejas, tem fotos do chassis e mais algumas coisas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

Quílvio Talvani
06/09/2013, 22:25
Pessoal boa noite, Fernando obrigado pela compreensão ao meu questionamento sobre minha dúvida.

Quanto ao teu incentivo para que eu volte a retomar a construção da minha gaiola, obrigado pelo apoio amigo, mas como moro em apartamento estou sem local para continuar a confecção da mesma, mas vou ficar acompanhado a tua com muito entusiamos.

Quílvio Talvani
06/09/2013, 22:33
Flávio , obrigado pelo tua orientação vou ficar aguardando o teu tópico sobre meu questionamento.

Aproveitando oportunidade gostaria de fazer um outro questionamento, a diferença entre o pivô superior e inferior conforme a tua orientação varia de 1 a 1,5 grau de diferença, minha pergunta naquele caso em eu estava fazendo o meu pivô o mesmo deve ter uma inclinação o se faz o braços um mais curto que o outro?

Flávio Cadore
08/09/2013, 22:13
Quílvio, sim, para conseguir a cambagem necessária os braços tem que ser menores.
Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

Fernando B.
08/09/2013, 22:51
Eu fiz assim no meu Kart cross e sei do trabalho e riscos que corre, tem que fazer bem reforçado, chapa 12,7 mm de espessura pode ser fraca...conforme os seus desenhos não seria o problema mas quando vc for fixar o braço de direção o bixo pega... vai fixar na chapinha fina? o bracinho tem que ser comprido e começa a torcer...outra coisa importante é que o centro de giro da homocinética tem que passar pela linha de centro dos pivôs.
Pode ser usado o montante do Corcel, Chevette, Fusca e para os mais endinheirados D20, Hilux...hhehehehe

Flávio, pelo que entendi é obrigatório ter um certo ângulo vertical entre os pivôs certo?

Como estou em fase de projeto, ainda há tempo de modifica o montante que estpu fabricando, já que tenho boa parte do material comprado prefiro continuar com a fabricação ao invés de comprar do Corcel II ou Del Rey mesmo. De que forma eu posso calcular este ângulo do pino mestre e o comprimento das balanças?

A distância entre as balanças tanto nos suportes do chassi quanto entre os pivôs será a mesma, de 300mm. E pretendo fazer as balanças com aproximadamente 400mm.

Flávio Cadore
09/09/2013, 00:52
Que programa vc está usando para projetar a gaiola?

Fernando B.
09/09/2013, 08:46
Que programa vc está usando para projetar a gaiola?

To fazendo em AutoCad.
GOstaria de fazer no SolidWorks, mas ainda não consegui o programa!
Se quiser posso te mandar o arquivo dxf

Quílvio Talvani
09/09/2013, 15:45
Frenando, da uma olhada no SkeetchUp8 no ABAIXA AQUI vê se este programa não serve para o que tu queres fazer.

Flávio Cadore
09/09/2013, 20:21
Flávio, pelo que entendi é obrigatório ter um certo ângulo vertical entre os pivôs certo?

Como estou em fase de projeto, ainda há tempo de modifica o montante que estpu fabricando, já que tenho boa parte do material comprado prefiro continuar com a fabricação ao invés de comprar do Corcel II ou Del Rey mesmo. De que forma eu posso calcular este ângulo do pino mestre e o comprimento das balanças?

A distância entre as balanças tanto nos suportes do chassi quanto entre os pivôs será a mesma, de 300mm. E pretendo fazer as balanças com aproximadamente 400mm.

Eu fiz as bandejas maiores da minha com 395 mm...a distância entre os centros dos pivôs com 220 mm se vc fizer com 300 é capaz de bater os pivôs no aro.
Qual é o teu conhecimento de mecânica? trabalhas com o que? e o teu computador é de 32 ou 64 bits? hehhehehe
Outra questão também é o ângulo que os terminais de direção de trator viram, talvez seja pouco para colocar numa suspensão.

Fernando B.
10/09/2013, 10:04
Eu fiz as bandejas maiores da minha com 395 mm...a distância entre os centros dos pivôs com 220 mm se vc fizer com 300 é capaz de bater os pivôs no aro.
Qual é o teu conhecimento de mecânica? trabalhas com o que? e o teu computador é de 32 ou 64 bits? hehhehehe
Outra questão também é o ângulo que os terminais de direção de trator viram, talvez seja pouco para colocar numa suspensão.

Flávio,

Pelas medições que eu fiz, mesmo com 300mm entre os pivôs ainda não batem nas rodas, pois o offset delas foi alterado.
Tenho bom conhecimento de mecânica, a minha gaiola atual fui eu mesmo que fiz, preparo motores, injeção eletrônica, o meu ponto fraco sempre foi a parte de suspensão. E quando comecei o projeto achei que seria mais fácil de fazer. Eu sou Engenheiro Agrônomo, mas essa parte mecânica é mais um hobby.

Quanto aos terminais de diraçõ de trator, de fato eles viram muito pouco, até achei um que tem um ângulo bom, algo em torno de 15 graus para cada lado, mas já to desistindo desta idéia e to pensando, mas inda não redesenhei o projeto, em isar na traseira buchas para prender os montantes, e na dianteira usar terminais rotulares.

Ha, meu computador é 64bits, rsrsrs

Fernando B.
10/09/2013, 11:02
Flávio,

Levendo-se em consideração que:
- Tanto a distância entre os centros dos suportes das bandeijas, quanto entre os centros dos pivôs seja ma mesma, em torno de 300mm.
- Assim como a grosso modo o comprimento da balança inferior seja de algo em torno de 400mm.

Eu posso variar apenas o comprimento da balança superior e o ângulo formado entre os centros dos pivôs com relação a uma linha vertical para que a suspensão trabalhe mais ou menos bem?

Fernando B.
10/09/2013, 12:14
Mudei o montante da suspensão traseira, algo mais ou menos como as imagens anexas.

Na dianteira a idéia é usar o mesmo tipo de suporte, porém ao invés de usar buchas, usar terminais rotulares parrudos.

vinijost
10/09/2013, 12:35
Mudei o montante da suspensão traseira, algo mais ou menos como as imagens anexas.

Na dianteira a idéia é usar o mesmo tipo de suporte, porém ao invés de usar buchas, usar terminais rotulares parrudos.

Está ficando melhor.. so eu acho que deveria fazer as buchas mais largas.. que a roda vai forçar bastante para os lados..

Outra coisa é que pelas fotos tenho a impressão que a homocinética não entra entre as chapas.. porque dai ela não vai encostar no cubo, que é o que deve acontecer...

Valeu!

Flávio Cadore
10/09/2013, 20:40
Flávio,

Levendo-se em consideração que:
- Tanto a distância entre os centros dos suportes das bandeijas, quanto entre os centros dos pivôs seja ma mesma, em torno de 300mm.
- Assim como a grosso modo o comprimento da balança inferior seja de algo em torno de 400mm.

Eu posso variar apenas o comprimento da balança superior e o ângulo formado entre os centros dos pivôs com relação a uma linha vertical para que a suspensão trabalhe mais ou menos bem?

Esta diferênça de comprimentos no montante do Corcel é de 35 mm.... então ficaria uma bandeja com 400 e a outra com 365 mm de comprimento.
A distância entre o centro do rolamento da roda e o centro de giro do pivô é de 90 mm...também no montante do Corcel...se vc fizer uma distância maior vc vai perder em altura até o solo.

Flávio Cadore
10/09/2013, 20:52

Fernando, sou meio "do contra", tanto para o uso de buchas tanto para terminais rotulares. Te explico:
Eu uso na minha um esquema assim na ponta do amortecedor que vai preso na bandeja...quando vc freia as bandejas tem uma tendência em girar tendo o rolamento da roda como centro, quando freia gira para um lado e quando acelera gira para o outro lado.Tendo esta bucha rígida vai forçar as bandejas para trocê-las. Eu vou tirar tudo e vou colocar um pivô na ponta do amortecedor para parar com esta "parada".
Nem vou comentar que é preciso regular a convergência das rodas traseiras para ter uma boa estabilidade...4 mm de convergência na minha.

Terminais rotulares..."aquelas praga" não tem vedações contra pó...pra cima e pra baixo trabalham bastante e para os lados pouco.

Não sei se falei que indicamos o montante do Corcel ...hehhehehehe

Flávio Cadore
10/09/2013, 20:56
Ha, meu computador é 64bits, rsrsrs

É uma pena pois tenho uma versão 32 bits do Solidworks.
Vou te mandar um presente na forma de um arquivo do autocad...posta o seu e-mail ou me manda uma mensagem.

Flávio Cadore
10/09/2013, 21:02
Eu sou o cinegrafista...

Gaiola com motor central AP 1.6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EuGNWkE-pCw)

Fernando B.
10/09/2013, 21:56
É uma pena pois tenho uma versão 32 bits do Solidworks.
Vou te mandar um presente na forma de um arquivo do autocad...posta o seu e-mail ou me manda uma mensagem.

Flávio, primeiramente muito obrigado pelos seus conselhos e sugestões, estão sendo de grande valia e decisivos para a definição do meu projeto, obrigado mesmo.

Já vou mandar outra dúvida, ainda não cheguei a pegar nenhum montante de corcel II para dar uma olhada, aí fiquei curioso, para adaptação do rolamento do gol nele é só usinar para que o rolamento caiba ou tem mais algo para ser feito?

Meu e-mail: fernando.fser@terra.com.br

Flávio Cadore
10/09/2013, 22:07
É só usinar para que caiba o anél de retenção dele mesmo e o rolamento.

gaiola4x2
10/09/2013, 23:32
É só usinar para que caiba o anél de retenção dele mesmo e o rolamento.

amigo boa noite, gostaria de saber como e o escapamento da sua gaiola.. vo preparar um motor AP para por na minha e achei o ronco da sua gaiola show..

Obrigado!

Flávio Cadore
10/09/2013, 23:42
O cano é um dimensionado para AP, fita Termo Tape ( tem que ter para não derreter o motor de arranque e a coifa da homocinética) e um abafador na ponta.
Tem que ouvir quando enche em terceira...show. Outro detalhe é que o motor é injetado.

Flávio Cadore
10/09/2013, 23:46
Flávio, primeiramente muito obrigado pelos seus conselhos e sugestões, estão sendo de grande valia e decisivos para a definição do meu projeto, obrigado mesmo.

Já vou mandar outra dúvida, ainda não cheguei a pegar nenhum montante de corcel II para dar uma olhada, aí fiquei curioso, para adaptação do rolamento do gol nele é só usinar para que o rolamento caiba ou tem mais algo para ser feito?

Meu e-mail: fernando.fser@terra.com.br

A gaiola vai ser para um ou dois lugares?

gaiola4x2
11/09/2013, 08:53
O cano é um dimensionado para AP, fita Termo Tape ( tem que ter para não derreter o motor de arranque e a coifa da homocinética) e um abafador na ponta.
Tem que ouvir quando enche em terceira...show. Outro detalhe é que o motor é injetado.

hehe.. que show. pois e a minha e carburada :(.. então nem vai ficar com este ronco...

mas ta bom.. parabens pela gaiolinha muito show!

mali9ski
11/09/2013, 10:12

Escapamento dimencionado, injeção eletrônica e cada litro de combustível queimado vale cada centavo...hahaha

mali9ski
11/09/2013, 10:13
Eu sou o cinegrafista...

Gaiola com motor central AP 1.6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EuGNWkE-pCw)

Flavio percebi que os amortecedores traseiros estão com pouca ação, ou é impressão...?

Flávio Cadore
11/09/2013, 12:40
hehe.. que show. pois e a minha e carburada :(.. então nem vai ficar com este ronco...

mas ta bom.. parabens pela gaiolinha muito show!

O ronco até pode não ficar igual mas o dimensionado e a fica valem a pena pela potência que se ganha.

Flávio Cadore
11/09/2013, 12:46
Flavio percebi que os amortecedores traseiros estão com pouca ação, ou é impressão...?

É mais impressão do que o resto...o buraco ali era fundo quase sumia a roda... e esta foi a primeira volta dela e os amortecedores ainda estavam molengos. Dá para ver que a suspensão dianteira trabalha bastante também e o curso de 300 mm está lá...hehehhe Hoje dá pra subir um degrau de 400 mm sem tirar uma roda do chão.

Fernando B.
11/09/2013, 13:25
A gaiola vai ser para um ou dois lugares?

Vai ser de um só lugar mesmo Flávio

Flávio Cadore
14/09/2013, 11:06
Como anda o projeto, alguma novidade?

Flávio Cadore
14/09/2013, 11:10
Gaiola com motor central AP 1.6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C2kVr8MaoIU)

Fernando B.
17/09/2013, 10:06
Como anda o projeto, alguma novidade?

Flávio,

Estive bastante ocupado nos últimos dias e não deu mais pra mexer no projeto, mas to dando continuidade.

Pela facilidade de adartação irei usar os montantes do corcel II mesmo como recomendado por ti e pelo mali9ski.

Ontem estive procurando os montantes do corcel para adaptação, e como também quero usar os cubos de roda do gol e pelo que vi terei que usar as pinças de freio do corcel também certo?

Flávio Cadore
17/09/2013, 12:43
Não, vc pode usar as pinças do Gol que são mais modernas, é só fazer uma flange para prender a pinça no montante, já está no material que te mandei, depois te digo qual é...

Fernando B.
17/09/2013, 18:25
Não, vc pode usar as pinças do Gol que são mais modernas, é só fazer uma flange para prender a pinça no montante, já está no material que te mandei, depois te digo qual é...

Flávio,

Já identifiquei a peça do suporte das pinças no desenho.
E já mandei cortar o restante das peças em plasma, dos suportes dos pivôs, das balanças, etc...
Quanto aos amortecedores ainda não defini exatamente, mas acredito que irei usar bellcranks com relação de 2:1 e usar amortecedores com metade do curso da suspensão!

mali9ski
17/09/2013, 20:38
Gaiola com motor central AP 1.6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C2kVr8MaoIU)

Flavio aproveitando o embala se não fosse abusar, não teria como vc me mandar o projeto para a suspensão duplo A a apartir dos montantes do corcel, que em embreve eu pretendo iniciar um novo projeto....

valew

marcos73
17/09/2013, 20:50
sou mais um querendo abusar de sua bondade, tambem to afim desse material (mar.f.sc@gmail.com)

Flávio Cadore
17/09/2013, 21:49
Flávio,

E já mandei cortar o restante das peças em plasma, dos suportes dos pivôs, das balanças, etc...
Quanto aos amortecedores ainda não defini exatamente, mas acredito que irei usar bellcranks com relação de 2:1 e usar amortecedores com metade do curso da suspensão!

Eu cortei tudo no laser, o acabamento e a precisão é bem melhor. Por ex: os suportes dos pivôs no plasma não vão ficar bons por causa das dimensões dos furos oblongos dos parafusos e o furo onde encaixa o pivô.

E estes amortecedores bellcranks? fiquei boiando, nunca ouví falar deles...hehehehhe

Flávio Cadore
17/09/2013, 21:51
Flavio aproveitando o embala se não fosse abusar, não teria como vc me mandar o projeto para a suspensão duplo A a apartir dos montantes do corcel, que em embreve eu pretendo iniciar um novo projeto....

valew

Vou preparar algo que dê para colocar aqui.

Flávio Cadore
17/09/2013, 22:36
Flávio,

Só para matar a curiosidade, que motor vc vai usar, caixa, motor traseiro ou central? porque dianteiro não é né!!! hehehhehe

Só mais uma coisa, a bandeja superior traseira não precisa ser igual a superior dianteira, a traseira pode ser no formato A por ser mais resistente. Teria que alterar o desenho, se olhar no tópico da minha gaiola tem lá as duas versões, eu fiz no formato A , as duas, mas na frente o A limita em 2 cm o curso da suspensão.

Fernando B.
18/09/2013, 09:43
Eu cortei tudo no laser, o acabamento e a precisão é bem melhor. Por ex: os suportes dos pivôs no plasma não vão ficar bons por causa das dimensões dos furos oblongos dos parafusos e o furo onde encaixa o pivô.

E estes amortecedores bellcranks? fiquei boiando, nunca ouví falar deles...hehehehhe

Infelizmente na minha região não conheço nenhum lugar que terceirize corte a laser, ainda mais em pequena escala. Por isso tive que mandar fazer no plasma mesmo.

Na verdade os bellckanks não são os amortecedores, mas uma espécie de "jumelos" que se usa para tirar o amortecedor da posição normal dele, e colocá-lo em locais alternativos. Seguem imagens e anexo que são autoexplicativas.
Pretendo usá-los por duas razões, primeiro para que os amortecedores não fiquem expostos e atrapalhem a visibilidade e estática; e segundo para usar amortecedores menores, usando as alavancas do ballcrank com relação de 2:1, ou seja, ao invés de usar um amortecedor com curso, digamos que de 40cm, posso usar amortecedores de 20cm.

Fernando B.
18/09/2013, 09:53
Só para matar a curiosidade, que motor vc vai usar, caixa, motor traseiro ou central? porque dianteiro não é né!!! hehehhehe

Só mais uma coisa, a bandeja superior traseira não precisa ser igual a superior dianteira, a traseira pode ser no formato A por ser mais resistente. Teria que alterar o desenho, se olhar no tópico da minha gaiola tem lá as duas versões, eu fiz no formato A , as duas, mas na frente o A limita em 2 cm o curso da suspensão.

Eu já tenho uma gaiola, então vou usar o memso motor que está nela e depois que a nova estiver pronta vou vender a estrutura dela, mas vou usar o memso motor AP que tenho nela. Que é 1.9 turbo, com cabeçote de fluzo cruzado, comando, forjado, injetado, etc...
A combinação deste motor com a caixa da variant II é outro motivo para a nova gaiola, desta vez usarei a caixa 4 marchas do AP, que até onde sei é mais resistente, pelo menos a marcha ré, que na minha caixa já quebrei 4 vezes as engrenagens, e olha que não forcei muito não.

E deixarei a caixa na parte de trás da gaiola e motor no centro, a exemplo da sua. Acredito que a distribuição de peso também irá melhorar muito.

Eu lembrei desta colocação que você fez no seu tópico a respeito da balança superior dianteira, e já fiz elas no formato \|

Flávio Cadore
18/09/2013, 12:48
Como diz um amigo meu: " A noiva é a mesma, só mudou o penteado". Eu conheço este sistema mas conhecia por "Push rod" ...conheço ele a mais de 15 anos porque usei no meu kart cross e é show de bola. Não quiz usar na gaiola grande porque achei que os triângulos ficariam muito grandes. Posso te ajudar se vc quizer usar para a traseira todos no mesmo plano, depois posto uma foto de como eu usei.

Infelizmente na minha região não conheço nenhum lugar que terceirize corte a laser, ainda mais em pequena escala. Por isso tive que mandar fazer no plasma mesmo.

Na verdade os bellckanks não são os amortecedores, mas uma espécie de "jumelos" que se usa para tirar o amortecedor da posição normal dele, e colocá-lo em locais alternativos. Seguem imagens e anexo que são autoexplicativas.
Pretendo usá-los por duas razões, primeiro para que os amortecedores não fiquem expostos e atrapalhem a visibilidade e estática; e segundo para usar amortecedores menores, usando as alavancas do ballcrank com relação de 2:1, ou seja, ao invés de usar um amortecedor com curso, digamos que de 40cm, posso usar amortecedores de 20cm.

Flávio Cadore
18/09/2013, 19:11
O amarelo é o meu e outro eu fiz para um cara...

Flávio Cadore
18/09/2013, 22:30
Fernando, veja como vc quer fazer, posição, tamanho do triângulo, tamanho do amortecedor etc... que eu vejo o diagrama das forças e com isso posso dizer se está correto ou o que pode ser melhorado.
Uma coisa que vc pode rever é a relação de 1:2, se vc notar nas fotos que geralmente se usa uma relação inversa...o curso da suspensão é menor do que o do amortecedor...eu usei 1:1.
Se vc usar 1:2 vai precisar de um amortecedor com maior capacidade de amortecimento...se usar 2:1 o amortecedor poderá ser mais fraco.

Essa sua gaiola pode ficar show... hehehhe

Fernando B.
19/09/2013, 11:42
Fernando, veja como vc quer fazer, posição, tamanho do triângulo, tamanho do amortecedor etc... que eu vejo o diagrama das forças e com isso posso dizer se está correto ou o que pode ser melhorado.
Uma coisa que vc pode rever é a relação de 1:2, se vc notar nas fotos que geralmente se usa uma relação inversa...o curso da suspensão é menor do que o do amortecedor...eu usei 1:1.
Se vc usar 1:2 vai precisar de um amortecedor com maior capacidade de amortecimento...se usar 2:1 o amortecedor poderá ser mais fraco.

Essa sua gaiola pode ficar show... hehehhe

Flávio, agradeço imensamente a ajuda que está me dando. Ainda não defini exatamente a posição dos amortecedores, pois ainda quero iniciar a montagem do chassi e suspensão para definir o curso que a suspensão irá ter para depois pensar nestes itens. Com quanto curso ficou a sua suspensão? Digamos que a suspensão fique com 40cm de curso, usando-se a relação 2:1 eu precisaria de um amortecedor de 80cm,nem sei se existe isso,hehehe

Obs.: Eu vou PRECISAR de um SolidWorks, hehehhee

Flávio Cadore
19/09/2013, 12:42
A suspensão fica com 300 mm de curso mas como o braço ficaria inclinado o curso também é diferente...talvez dê para fixar o amortecedor no tubo superior da base da suspensão, vou estudar o caso e te falo.
Eu já pensei em usar o amortecedor do novo GOL, ele deve ter uns 180 mm de curso... ele é diferente dos antigos que vão dentro do cartucho, no novo GOL não tem mais o cartucho e por isso seria fácil adaptar ele.
Na minha gaiola o amortecedor traseiro tem 220 mm de curso e os dianteiros tem 190 mm de curso e dão certo na suspensão, eles com inclinação diferente.

Flávio Cadore
22/09/2013, 14:09
Fernando, eu fiz um estudo de como ficaria o sistema "Push rod" na gaiola, ainda não é o definitivo pois falta definir o comprimento real do amortecedor e a posição inicial e final das bandejas ( curso )...mas não ficaria muito diferente disto.
O esforço no amortecedor ficaria bem próximo do original usado no carro ( fiz isto para poder usar a mola original do Gol por ex, apesar de ser uma mola bem feia).

Fernando B.
23/09/2013, 23:14
Semana passada comprei os tubos de 1"1/2 com parede de 3,5mm de parede para fazer o "chassi". E fim de semana fiz os gabaritos do chassi, cortei três chapas de mdf e furei com serra copo e passei os quatro upos por elas.
A altura entre os dois tubos irá ser a mesma altura entre os centros dos pivôs, 220mm, e a princípio eu iria deixar ekas com 700mm ente elas, mas reparei que no "chassi inferior" se ficasse com 700mm, o semi-eixo iria pegar nele quando a suspensão trabalhasse, então vou ter que deixar ela com 500mm. Ou seja, ela vai ficar em forma de um trapézio invertido, com altura de 220, largura superior de 700mm e inferior de 500mm.
Quanto às bandeijas, a superior terá 415mm e a inferior 550mm, e usarei os montantes do Corcel II

Só esqueci de tirar umas fotos para mostrar.

Flávio, na verdade eu queria deixar os amortecedores mais ou menos da posição das fotos que coloquei no post #53, ou seja, perpendiculares às bandeijas.

O computador que eu usava com o AutoCad deu pau, logo estou sem os desenhos para ilustrar o que estou tentando explicar. Esta semana vou conseguir uma copia do solidworks 2012, aí quero ver aprender a mexer no bicho.

Flávio Cadore
23/09/2013, 23:50
Fernando, se vc fizer com 700 e 500 vai alterar o projeto da suspesnsão para pior...faz com 500 e 500 que não terás surpresas...esta suspensão foi projetada para trabalhar assim, o ângulo está no montante do rolamento.
Não vou poder te ajudar para os amortecedores na perpendicular...hehehehe só tem o fator complicador que os amortecedores veículares não funcionam na horizontal, eles tem um mínimo de inclinação que suportam para não formar bolhas de ar no óleo.
O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".

Flávio Cadore
24/09/2013, 00:20
É possível resolver o problema do amortecedor fazendo um furo nele, soldar um tampão com rosca, enche-lo de óleo e instalar uma garrafa com um pouco de pressão.

digobrazil
24/09/2013, 11:39
Flavio..... o que você acha das imagens destas bandejas de suspensão duplo A que encontrei na net?
Pelo que parece, utiliza-se a manga de eixo do fusca/brasilia.
E as medidas que contem nas imagens, acha que estão corretas pela sua experiencia?
Vejo que também faltam algumas medidas para poder montar a suspensão completa. Seria possível calcular as medidas faltantes?
e saber o curso da mesmo e o melhor amortecedor a ser utilizado?

Flávio Cadore
24/09/2013, 12:47
A princípio a bandeja superior é menor e está correta... vou ver se tenho a medida do entre centros dos pivôs do Fusca para ver o resto...depois te falo.

Gomes Pride
24/09/2013, 13:28
Flavio,

Da uma olhada tenho as medidas vê se te ajuda e me ajuda tbm rsrs, esse é o projeto da minha fiz no Catia V5, ñ coloquei o amortecedor ainda mas fiz uma simulação creio que esteja correto o curso da suspensão ficou em 265 mm, e o angulo dos pivores é de 20°.

432381

Fernando B.
24/09/2013, 13:30
O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".

A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro

Flávio Cadore
24/09/2013, 22:18
Flavio..... o que você acha das imagens destas bandejas de suspensão duplo A que encontrei na net?
Pelo que parece, utiliza-se a manga de eixo do fusca/brasilia.
E as medidas que contem nas imagens, acha que estão corretas pela sua experiencia?
Vejo que também faltam algumas medidas para poder montar a suspensão completa. Seria possível calcular as medidas faltantes?
e saber o curso da mesmo e o melhor amortecedor a ser utilizado?

Diogo, a suspensão está perfeita com uma variação de 1,7° no trabalho da suspensão. Para o montante do rolamento do Fusca uma variação de 57 mm no comprimento das bandejas fica o ideal.
Com a bandeja inferior com comprimento de 320 mm o curso da suspensão fica entre 210 e 220 mm.O pivô superior limita um pouco o curso mas é em torno disso aí mesmo.

Flávio Cadore
24/09/2013, 22:32
A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro

Fernando, para instalar o motor é preciso dos 650, se fizer menor tem que fazer com o motor no lugar...porque fica bem apertado.
Quando eu fiz as minhas bandejas eu pretendia fazer as dianteiras com um ângulo menor que os 20° na ponta delas...cortei todos os tubos, fiz as dianteiras com 10° e quando fui fazer as traseiras os tubos ficaram curtos e por isso tive que fazer com 10° mesmo. E com 650 e com as rodas fora do chão o semi eixo passa "lambendo". Faz com 500 que deve dar ( teste antes)...a caixa fica um pouco deslocada do centro da gaiola, não fica bem no meio. É só testar, a altura do centro da homocinética da caixa até o centro do tubo da suspensão é de 90 mm. Os tubos que eu usei também são de diâmetro menor do que os seus.

Flávio Cadore
24/09/2013, 22:36
Flavio,

Da uma olhada tenho as medidas vê se te ajuda e me ajuda tbm rsrs, esse é o projeto da minha fiz no Catia V5, ñ coloquei o amortecedor ainda mas fiz uma simulação creio que esteja correto o curso da suspensão ficou em 265 mm, e o angulo dos pivores é de 20°.

432381

Valeu Gomes!!!

Fernando B.
25/09/2013, 09:11
Flávio, neste caso acredito que eu vá ter que deixar a caixa um pouco mais alta do que eu queria, e vou ter que manter os 700mm de largura, pois com 500 irá ficar bastante apertado para o motor, especialmente para o conjunto coletor de escape e turbina, além é claro do meu "cockpit" que iria fircar bem apertado.

Flávio Cadore
25/09/2013, 12:44
Outra razão para os 650 é a caixa de direção do Uno que dá certo sem mexer em nada...se fizer maior que 650 tem que aumentar a caixa de direção também.

Flávio Cadore
25/09/2013, 12:47
Diogo, a suspensão está perfeita com uma variação de 1,7° no trabalho da suspensão. Para o montante do rolamento do Fusca uma variação de 57 mm no comprimento das bandejas fica o ideal.
Com a bandeja inferior com comprimento de 320 mm o curso da suspensão fica entre 210 e 220 mm.O pivô superior limita um pouco o curso mas é em torno disso aí mesmo.

Eu só mudaria a largura delas, faria mais largas e mais um tubo de reforço entre as duas pernas do "A".

Flávio Cadore
05/10/2013, 21:52
Fernando, eu medi a distância da lateral do chassis até o meio da homocinética da caixa é dá 100 mm do lado esquerdo ( listo de trás ) e 270 mm do outro lado. Se vc tiver mais alguma dúvida aproveita que eu estou do lado da gaiola até terça feira.

Fernando B.
10/10/2013, 20:36
Flávio,

Ontem fiz o gabarito das balanças, e estou pensando de quanto deve ser este ângulo entre a bandeija e o suporte dos pivôs.
Pelas medições que fiz deve ser algo em torno de 20 graus, estou certo?

Como você relatou que a barra de direção pega na balança superior dianteira, logo, o correto seria fazer ela com um dos braços perpendiculares ao "chassi", como na imagem abaixo?

Flávio Cadore
10/10/2013, 22:28
É isso mesmo.

Fernando B.
29/10/2013, 00:41
Segue o projeto, está a passos lentos, mas já estpu com várias peças em mãos e estou montando conforme o tempo permite.

mali9ski
29/10/2013, 08:54
Segue o projeto, está a passos lentos, mas já estpu com várias peças em mãos e estou montando conforme o tempo permite.

Parabéns....:torcendo:

estou acompanhando, tenho planos semelhantes para o futura...

valew

Flávio Cadore
29/10/2013, 12:33
Eu usei uma chave de boca no lugar do toco de lenha...hehhhehehe
Como ficou o acabamento das peças cortadas no plasma?
As bandejas, vc fez elas mais estreitas do que as minhas, aparenta nas fotos.

frenando giló
29/10/2013, 22:24
parabéns vai ficar show de bola fernando estou acompanhando

Fernando B.
29/10/2013, 23:22
Eu usei uma chave de boca no lugar do toco de lenha...hehhhehehe
Como ficou o acabamento das peças cortadas no plasma?
As bandejas, vc fez elas mais estreitas do que as minhas, aparenta nas fotos.

De fato, o acabamento do corte com plasma deixou bastante a desejar, em todas as peças tive que refurar os encaixes dos pivôs e deu uma trabalheira desgraçada naqueles furos oblongos de regulagem dos pivôs superiores.
Não me recordo da largura das suas bandeijas Flávio, mas as minhas ficaram com 40cm entre os centros das buchas, e do centro das buchas ao centro do pivô inferior é de 47cm.

Quero conseguir um bloco de ap para já fazer os suportes do motor e caixa, e aí sim já ir dando sequência no projeto, apesar de que ainda tem alguns acabamentos para fazer nas bandeijas.

Flávio Cadore
29/10/2013, 23:58
Quando vc fizer os suportes do motor e caixa os faça com os montantes, semi eixo, homocinética e tudo mais no lugar para ver aquele esquema de pegar no tubo de baixo.

Nesta peça da primeira foto eu fiz um furo M8 na parte externa no meio do oblongo grande para travar o pivô e do outro lado eu soldei uma pecinha e fiz rosca nela para não enfraquecer a peça toda. Só nos parafusos não deve segurar o pivô no lugar.
Vou ver se acho uma foto.

Fernando B.
30/10/2013, 09:06
Quando vc fizer os suportes do motor e caixa os faça com os montantes, semi eixo, homocinética e tudo mais no lugar para ver aquele esquema de pegar no tubo de baixo.

Nesta peça da primeira foto eu fiz um furo M8 na parte externa no meio do oblongo grande para travar o pivô e do outro lado eu soldei uma pecinha e fiz rosca nela para não enfraquecer a peça toda. Só nos parafusos não deve segurar o pivô no lugar.
Vou ver se acho uma foto.

Ok Flávio, entendi o que você fez.
Valeu pelo toke, eu acheique os parafusos iriam segurar o tranco.

Fernando B.
31/10/2013, 23:37
Flávio,

Como você fez a adaptação do rolamento do gol no montante do corcel? Pois o rolamento tem 37mm de largura, e o cubo do montante tem 78mm, em que posição você colkocou eme dentro do cubo?
Outra coisa, você está usando retentores?

Você tem algum esquema de como fez?

Segue o andamento do projeto, fazendo os calços do motor e caixa...

oliveiraideal
01/11/2013, 05:45
essa parte da bandeja, vocês estão utilzando do que? a parte que pega as homocinéticas, os rolamentos e tal, que estão fazendo a chapa cortada a plasma para recebe-la.. é de qual carro?
eu estou utilizando na frente do meu duplo a conjunto completo de gol.. vou reabrir todo o redor do suporte do cubo, e vou soldar duas peças no lugar.. a parte inferior dá pra segurar, tenho que fazer é a parte superior.. mas se eu conseguisse algum sistema que fosse parecido com esse de vocês.. seria show!!

daqui a uns 2 meses, um cara que tem uma metalurgica a 2 quarteiroes daqui de casa vai comprar máquina de corte a agua.. vai ser show pq o acabamento é perfeito.. aí não precisa nem retrabalhar nada.. é isso que demora mais e dá mais problema.. abração galera! espero que tenham entendido a pergunta!! kk

Gomes Pride
01/11/2013, 06:56
Fernando vc ou o Flavio sabe alguma outra maneira que posso deixar a barra de direção para ñ pegar nas balanças superiores mesmo da forma que eu fiz se ficar muito perpendicular ao chassi atrapalha o amortecedor, estava pensando em deixar uma para baixo na barra de direção seria viável?

Gomes Pride
01/11/2013, 07:20
Algumas imagens do projeto.

437557437559437560437562437563

Fernando B.
01/11/2013, 09:32
essa parte da bandeja, vocês estão utilzando do que? a parte que pega as homocinéticas, os rolamentos e tal, que estão fazendo a chapa cortada a plasma para recebe-la.. é de qual carro?
eu estou utilizando na frente do meu duplo a conjunto completo de gol.. vou reabrir todo o redor do suporte do cubo, e vou soldar duas peças no lugar.. a parte inferior dá pra segurar, tenho que fazer é a parte superior.. mas se eu conseguisse algum sistema que fosse parecido com esse de vocês.. seria show!!

daqui a uns 2 meses, um cara que tem uma metalurgica a 2 quarteiroes daqui de casa vai comprar máquina de corte a agua.. vai ser show pq o acabamento é perfeito.. aí não precisa nem retrabalhar nada.. é isso que demora mais e dá mais problema.. abração galera! espero que tenham entendido a pergunta!! kk
Oliveira, estamos usando o montante do Corcel 2, pois ele tem pivôs em cima e embaixo. O que facilita bastante a criação das bandeijas.

Eu iria usar o conjunto do gol, mas achei o do corcel bem mais prático e melhor de adaptar, pois se você reparar, o suporte do pivô inferior neste montante do gol é bastante próximo da hoocinética, e você não conseguirá ter muito curso na suspensão.

Inclusive, neste conjunto do corcel irei, a exemplo do Flávio, adaptar algumas partes do Gol, como: cubo de roda, rolamento, disco de freio e pinças.

Esta máquina de corte a água vai ser muito bom heim, que sonho!

Fernando B.
01/11/2013, 09:38
Fernando vc ou o Flavio sabe alguma outra maneira que posso deixar a barra de direção para ñ pegar nas balanças superiores mesmo da forma que eu fiz se ficar muito perpendicular ao chassi atrapalha o amortecedor, estava pensando em deixar uma para baixo na barra de direção seria viável?

Gomes, deixa a bandeija com um dos braços perpenduculares ao chassi, como fiz na imagem abaixo.
Esta foto é da suspensão traseira, mas a dianteira será igual.

vinijost
01/11/2013, 09:43
Algumas imagens do projeto.

437557437559437560437562437563

Cara, a balança superior não pode ser um / \... tem que ser |\ porque se não vai pegar a barra da direção mesmo.

O próprio Flávio falou do erro de projeto da dele.. e depois de pronto ele passou para nós o esquema da balança nova.

;)

Valeu!

Gomes Pride
01/11/2013, 14:12
Mas o suporte do amortecedor vai ficar na balança superior ou inferior? estava olhando se eu colocar na inferior vai ficar encostado nos tubos da balança.

Flávio Cadore
01/11/2013, 19:09
Oliveira, estamos usando o montante do Corcel 2, pois ele tem pivôs em cima e embaixo. O que facilita bastante a criação das bandeijas.

Eu iria usar o conjunto do gol, mas achei o do corcel bem mais prático e melhor de adaptar, pois se você reparar, o suporte do pivô inferior neste montante do gol é bastante próximo da hoocinética, e você não conseguirá ter muito curso na suspensão.

Inclusive, neste conjunto do corcel irei, a exemplo do Flávio, adaptar algumas partes do Gol, como: cubo de roda, rolamento, disco de freio e pinças.

Fernando, o forum deve estar com problema pois não consigo postar as fotos.
Mas é o seguinte, o anél de retenção deve ficar a 2 mm da face interna do montante, a lagura da canaleta deve ser de 2,6 mm ( a profundidade não me lembro), depois os 37 do rolamento...depois pode ser feito outra canaleta ou só deixar o batente usinado, foi o que eu fiz.
No meu tópico tem um desenho na ante penúltima página ( desenho com fundo verde). A parte que sobra vc corta na serra mesmo porque no torno não é possível cortar. Tem que deixar um pedaço pequeno como batente, não pode ser grande porque depois pega atrás do cubo.

Flávio Cadore
01/11/2013, 19:15
Mas o suporte do amortecedor vai ficar na balança superior ou inferior? estava olhando se eu colocar na inferior vai ficar encostado nos tubos da balança.

Tem que desviar, não tem outra saída. O amortecedor pode ser em cima ou em baixo, vc escolhe. Só tem que cuidar o encaixe do pivô para quando a suspensão trabalhar forçar o encaixe para dentro e não para forçar a bandeja para fora do encaixe.
Outra coisa, o braço de direção sempre paralelo em relação a bandeja.

Flávio Cadore
01/11/2013, 19:20

Outra coisa que eu fiz foi trocar aqueles parafusinhos 6 mm do pivô inferior por outros 8 mm, "o seguro morreu de velho".

Fernando B.
06/11/2013, 08:24
Fernando, o forum deve estar com problema pois não consigo postar as fotos.
Mas é o seguinte, o anél de retenção deve ficar a 2 mm da face interna do montante, a lagura da canaleta deve ser de 2,6 mm ( a profundidade não me lembro), depois os 37 do rolamento...depois pode ser feito outra canaleta ou só deixar o batente usinado, foi o que eu fiz.
No meu tópico tem um desenho na ante penúltima página ( desenho com fundo verde). A parte que sobra vc corta na serra mesmo porque no torno não é possível cortar. Tem que deixar um pedaço pequeno como batente, não pode ser grande porque depois pega atrás do cubo.

Flávio,

Levei no os montantes para tornear, e o torneiro não conseguiu porque era muito dura. É necessária algum tipo especial de ferramenta para tornear a parte interna dos montantes, pelo jeito esta parte é temperada para que não crie folga nos rolamentos.

Flávio Cadore
06/11/2013, 12:28
As minhas não eram temperadas, até onde eu sei dos que fizeram isso ninguém pegou uma temperada...só se vc foi o premiado....hehhehe
Veja se são todas assim e diz para o torneiro fazer um passe mais profundo...porque a parte temperada não deve ser espessa com isso fica mais fácil.
Vamos ver se aparece alguém que fez também e diga se as deles eram temperadas!

Fernando B.
16/11/2013, 01:34
Projeto segue em andamento,
O layout geral dela está mais ou menos pronto.
Ainda falta desenhar os montantes, rodas, pneus, sistema de amortecedores, etc...
Mas já ta dando pre ter uma idéia de como irá ficar. Apesar de eu ter deixado alguns componentes quadrados, como motor, caixa, banco, etc

Flávio Cadore
16/11/2013, 15:04
Fernando, te aconselho que os pés fiquem para trás daquele quadrado por medida de segurança. Ela parece tão comprida!

Fernando B.
15/01/2014, 23:25
Pessoal, depois de 2 meses sem postar nada, o que não significa que não foi feito progresso.
Seguem abaixoalgumas fotos da estrutura quase pronta, só faltam alguns reforços, e alguns suportes.

Só não reparem nos "amortecedores", hahahaha

Quílvio Talvani
16/01/2014, 10:09
Fernando, bom dia, uma pergunta, qual é altura da tua gaiola em relação ao chão?

Fernando B.
16/01/2014, 14:06
Fernando, bom dia, uma pergunta, qual é altura da tua gaiola em relação ao chão?
Quílvio,
A altura de "cruzeiro" dela será de aproximadamente 28cm, mas o curso da suspensão possibilita variação de 10 a 43cm em relação ao solo.

Nestas últimas fotos ela está com aproximadamente 14cm devido as barras que coloquei apenas para que ela não precise ficar escorada.

Quílvio Talvani
17/01/2014, 15:12
Flavio revendo este tópico do Fernando na pagina 05 achei o que eu quero fazer com relação aos amortecedores, por gentileza tu terias como postar fotos com mais detalhes deste sistema?

Também pode me mandar em PVT e-mail- quilviopereira@gmail.com

Flávio Cadore
17/01/2014, 18:23
Flavio revendo este tópico do Fernando na pagina 05 achei o que eu quero fazer com relação aos amortecedores, por gentileza tu terias como postar fotos com mais detalhes deste sistema?

Também pode me mandar em PVT e-mail- quilviopereira@gmail.com

Quílvio, qual é a sua dúvida exatamente?

Quílvio Talvani
17/01/2014, 20:31
Flavio, minha dúvida é como que ele faz o sistema de alavanca e como se faz a instalação.

Flávio Cadore
17/01/2014, 22:26
Quílvio, o sistema é relativamente simples...nesta foto: aquele braço inclinado, uma ponta está presa no triângulo e a outra ponta está presa na bandeja. Quando a suspensão se movimenta, movimenta o braço que movimenta o triângulo ( faz girar ) e este aciona o amortecedor.
O tamanho do triângulo vai depender do curso da suspensão...O "ângulo" do triângulo vai depender do posicionamento de todo o sistema. Tem que fazer um estudo com o curso da suspensão, curso do amortecedor, angulo do triângulo, posicionamento do triângulo e amortecedor para no final formar a "curva" de esforços que o amortecedor vai sofrer.
Se ficar alguma coisa errada a suspensão poderá não apresentar o desempenho desejado.

Quílvio Talvani
18/01/2014, 00:08
Flavio, obrigado pela explicação acho que entendi, mas se tiver qualquer dificuldade quando estiver nesta parte já sei a quem pedir ajuda, tu.

lucas_moller
19/01/2014, 11:21
Quílvio, o sistema é relativamente simples...nesta foto: aquele braço inclinado, uma ponta está presa no triângulo e a outra ponta está presa na bandeja. Quando a suspensão se movimenta, movimenta o braço que movimenta o triângulo ( faz girar ) e este aciona o amortecedor.
O tamanho do triângulo vai depender do curso da suspensão...O "ângulo" do triângulo vai depender do posicionamento de todo o sistema. Tem que fazer um estudo com o curso da suspensão, curso do amortecedor, angulo do triângulo, posicionamento do triângulo e amortecedor para no final formar a "curva" de esforços que o amortecedor vai sofrer.
Se ficar alguma coisa errada a suspensão poderá não apresentar o desempenho desejado.

ola Flavio. Quais seriam as vantagens e desvantagens deste sistema?

jacson.1
19/01/2014, 19:34
parabéns , to buscando inspiração . kkkkk

Flávio Cadore
20/01/2014, 19:37
ola Flavio. Quais seriam as vantagens e desvantagens deste sistema?

A única desvantagem que vejo é o preço um pouco mais salgado mas para quem vai fazer Duplo A já não faz tanta diferença e a grande vantagem é que vc pode fazer a "curva" que quizer do diagrama da suspensão. Vc pode acertar o curso do amortecedor com o curso da suspensão. Vc pode fazer uma suspensão mais progressiva ou não. Suspensão progressiva é mole no início e dura no final ou se quizer pode fazer quase constante.
No meu Kart cross tem 20 regulagens de dureza. Para gaiolas grandes tem que tomar cuidado porque geralmente os amortecedores de carros não trabalham deitas ou inclinados demais.

Flávio Cadore
16/04/2014, 18:39
Como anda o projeto?

Fernando B.
06/05/2014, 22:34
Como anda o projeto?

Flávio,

Na verdade nestes últimos meses o trabalho estava bastante corrido, mas aos poucos consegui ir fazendo algumas coisas aos poucos na gaiola.

- Como ela ainda não estava totalmente soldada, estava apenas "ponteada", finalizei todas as soldas com TIG, ficou muito bom;
- Foi feita a pintura também, já que estava começando a criar um pouco de ferrugem em função da umidade, mesmo estando na garagem;
- Foram instalados os freios a disco nas 4 rodas;
- Caixa e motor colocados no lugar, e embreagem hidráulica instalada e regulada;
- Alavanca de câmbio e trambulador finalizados e regulados;
- Fiação pronta;
- Semi-eixos emendados;
- Tanque de combustível de inox.

O que ainda falta fazer:
- Assoalho, hehehe
- Suspensão Dianteira, provavelmente eu use o conjunto de mola e amortecedor traseiros do gol quadrado. Mas terei que alongar;
- Fixação da bateria;
- Escapamento com abafador e sonda lambda.

Segue vídeo da primeira partida do motor na gaiola:

http://youtu.be/fKUZgxbgJZc

Fernando B.
06/05/2014, 22:42
Seguem também algumas imagens que não consegui anexar ao post anterior

Flávio Cadore
08/05/2014, 12:46
Fernando, só uma pergunta. Que buchas vc usou nas bandejas? te pergunto porque cheguei a conclusão que as que usei ficaram muito molengas, vou trocar por umas feitas em poliuretano mais rígido. Se ainda não ficar como eu quero vou fazer de Nylon.
O problema é quando acelero e elas cedem demais.

Fernando B.
09/05/2014, 10:21
Flávio, estou usando as buchas da bandeija inferior dianteira do chevette.

Até agora só cheguei a dar uma volta, e como ainda falta fazer o alinhamento correto das rodas, não reparei se as buchas estão cedendo, preciso andar mais para ter certeza.

Terei também que refazer o local de fixação daquela barra que simula a "barra de direção" na traseira.
Anexei duas imagens, uma do ponto de fixação na minha gaiola, e outra na sua.
E na posição que está a minha barra, ela abre e fecha a roda conforme a suspensão trabalha, terei que colocar na posição que fica na sua para anular este efeito.

Você teria as medidas deste ponto de fixação, em relação aos suportes das balanças?

Flávio Cadore
12/05/2014, 12:33
Fernando, vou ter que instalar o Solid novamente para ver as medidas e depois te passo.

dudu aranha
12/05/2014, 12:52
Fernando, vou ter que instalar o Solid novamente para ver as medidas e depois te passo.

Se for usar off road aconselho caixa de direcao de monza e barras de direcao mais reforçadas, na ultima tinha quebrei minha barra de direção, pelo que vejo usou direcao de fiat, ja quebramos e empenamos umas 4 caixas dessa.
Parebens pelo projeto, semana ki vem começo outra aranha monoposto ap central, porem um pouco diferente da sua.

a balança traseira longitudinal tipo essa debaixo

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4Nd4ijU6dXQFul27D7OfpFbJpe1l1O ggb3qHPIGl1rRXKz96K

e as dianteiras mais longas ou com susp de fusca, como ainda nao tem dono certo, vou fazer a traseira e depois vamos partir p frente.

http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/c67.0.403.403/p403x403/253611_435423909876012_770743296_n.jpg

Flávio Cadore
12/05/2014, 22:58
A posição é esta, pode haver alguma variação porque a minha peça tinha um "problema", mas é mais ou menos aí.
É só pontear no lugar e mexer a suspensão sem o amortecedor para ver se a roda mexe. Os 339 mm é o comprimento do braço da direção.

Flávio Cadore
13/05/2014, 10:23
Fernando, faz um desenho com as dimensões da bucha do Chevette para eu avaliar.

Fernando B.
13/05/2014, 20:44
Fernando, faz um desenho com as dimensões da bucha do Chevette para eu avaliar.

Segue no modelo SolidWorks