PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de Motor AP no Samuca



elmestizo
10/12/2003, 10:12
Senhores,


O motor do samuca (95 feixe)de um amigo meu deu calço... aproveitando a oportunidade ele estará adaptando um ap 2.0, alguém que já fez a adaptação pode dar idéia de custo, dificuldades, indicações de mecanicos em sp, etc?!?!?

Sds
Luiz

Dalger
18/12/2003, 23:56
O meu Samuka tem um motor AP 2.0 adaptado. Foi utilizado a flange da DEEP TEC e o motor foi instalado na posição em pé, diferente da posição original do motor. Neste caso foram necessárias algumas alterações.

Primeiro, a tubagem de admissão tem que ser alterada, pois o carburador não pode ficar inclinado. Em caso de injeção, acho que não é preciso.

Vc precisa utilizar um separador no carter, pois pode faltar oleo e o motor ir para o prego. No meu caso, utilizei o carter do logus, que é reto com o separador do motor 1.0 16V que já vem com a junta. O mecânico que fez a adaptação ainda colocou mais alguns defletores para ajudar a manter o nível do óleo no carter estabilizada, mesmo com o carro inclinado.

Se vc for utilizar o carter reto, do logus, troque tambem o pescador, pois ele completa o conjunto. Tenha certeza que o conjunto esta bem acertado, pois caso algum destes itens estiverem mal ajustados, podera fazer seu motor fundir.

O radiador que foi utilizada foi o do chevete. A bomba de gasolida, a do Corsa. O carburador, um solex 3e, mas vc poe o que quiser. Fica muito bom com uma weber 40, pois o motor vai ficar muito forte.

Coloquei uma polia regulavel no cabeçote e o regulei para torque em baixa. O motor parece frouxo de final, mas o torque fica muito bom.

Verifique a altura do motor, pois se ele ficar muito baixo, o diferencial dianteiro bate no carter e ai, ja era.

Mais ou menos é isto.

De custo, no motor OK sem os agregados, paguei R$ 2500,00, mais uns R$ 1.000,00 de peças, como alternador, carburador, distribuidor, etc, que achei tudo no ferro velho por preços bem mais atrativos.
A mão de obra foi R$ 1.500,00, incluindo a parte elétrica.

Como o motor ficou muito alto, tive que fazer uma abertura no capo para alojar a tampa do carburador, e utilizei a tampa da L-200 como acabamento.

É por aí. se gastar 6.000 pilas, acho que tá barato, mas o resultado compensa. O motor é muito forte para o Samuka, mas fica um pouco bebedor, 3,5km/l.

Agora, prepare-se para trocar as homocinéticas, caso vc faça trilhas pesadas, pois o motor, ao contrario do original, vai girar muito fácil, com o giro subindo rapidamente. Fica muito bom de brincar.

No mais, boa sorte e sucesso.

Eduardo Chaves
19/12/2003, 16:11
Caraca Dalger...

3,5 km/l ??? :shock: :shock:

É por causa do carburador né ??? Ele fica mais econômico que isso... :wink:

[]'s assustados...

Dalger
20/12/2003, 00:11
Duvido muito. O samuka vermelho, daquele amigo meu que mandei as fotos dele afundando, tem um Solex 2E e o consumo e identico.
Talvez eu não tenha relatado, mas os dois samukas estão funcionando a ALCOOL, e não gasolina.

Pelo que conheço, na região o Jeep que tem motor AP mais economico faz 4,5 km/l com gasolina.

Entendo que os jeeps tem muito peso para o motor AP, afinal temos a caixa de redução, os cardans e os diferenciais que são muito mais pesados do que o conjunto original do AP.

Na cidade temos um Jeep Willis com o motor 2.3 16V da Ranger. Segundo o dono ele faz 9km/l na cidade. Mas ninguem nunca aferiu a vericidade das alegações, até mesmo, porque isso quem tem que aferir é o dono, maior interessado.

elmestizo
22/12/2003, 09:48
OPs...

Esse consumo nem em troller!

sds
LM

22/12/2003, 14:16
Esse consumo tá irreal mesmo...

Bem que o motor AP 2.0 é muita coisa pro Samuca, 115 cv pode acabar estragando a caixa de marchas/transferencia.

Ja vi vários relatos de pessoas que botaram o AP 1.8 e não tiveram nem metade dos problemas.

Botam o AP 1.8 com o carburador 2E (ou injetado), so que inves dele trabalhar meio deitado, ele fica em pé. Perde-se um pouco em potência e lubrificação, mas nada muito problemático, comparando com o motor do Samuca, fica bem mais forte.

É feito uma flange pra adaptar o motor na caixa de marcha (não sabia que a deep tec tinha kit, eu tinha falado com eles e eles não tinham a uns 3 meses atrás). O sistema de arrefecimento (radiador, etc) é geralmente aproveitado e fica funcionando bem, alguns relatam que precisam aumentar o radiador (aumentando o número de colmeias, em casa de radiadores eles fazem isso fácil). O motor de arranque alguns usam do Ford KA ou do Vitara.

A bomba de gasolina pode ser a eletrica original (sendo ativada quando a ignição esta ligada) ou então a mecanica original do motor AP.

Ah tambem é necessário refazer os apoios do motor. Injetado parece que não precisa abrir buraco no capo, carburado precisa fazer, como você fez.

Estimo no total com Motor, peças e mao de obra, cerca de R$ 2.500,00 para a montagem do motor. E o consumo como relatado fica entre 8~9km/l no injetado e 7 km/l para carburado (na gasolina).

OBS: O 2.0 é bem mais beberrão que o 1.8, ainda mais com o 3E.

Se eu achar mais info posto aqui depois!

Dalger
05/01/2004, 23:30
Osvaldo,

No meu samuka, ta rodando a alcool. Depois de dar uma regulada, ele esta fazendo 3,85km/l. Não sei mais o que fazer, pois ele esta regulado. Será que os pneus 265 R16 ficam muito pesados ??

Ele é o azul escuro no meio dos outros dois.

06/01/2004, 09:12
Oi Dalger,

Esse pneu é bem grandinho, quase um 32".

Para ter uma ídeia do que voce pode fazer, diga mais sobre sua adaptação do AP 2.0.

* Usas a bomba eletrica original de 3Bar ou a mecanica do motor?
* Se usas a bomba eletrica, tem algum retorno ou dosador?
* Quando voce acelera forte, sai uma fumaça preta?

Provavelmente o motor esta sobre alimentado através de giglagem para consumir tanto assim. Tambem pesa o pneu, que alonga pra caramba a transmissão. Nao achas a relação muito longa?

[]s!

Markito Amato
20/01/2004, 17:04
Salve, pessoal!

Estava passeando por aqui quando vi este tópico. :wink:

Meu 4x4 antes da minha atual ex-Ranger (he, he, he) era um Samurai 94, com capota de lona e motor AP 1.8 Mi do Golf. Mais precisamente o da foto. Hoje, ele é do Guilherme, também daqui do Fórum. :wink:

Na época, como eu estava sem tempo algum para fazer a adaptação, deixei a montagem a cargo de um amigo de Sampa, o Rogério Barcelar. Apesar da demora, o serviço ficou bem feito e nem foi necessário cortar o capô. Para tanto, ele manteve a injeção multiponto, instalando um chicote próprio para ela com todos os sensores necessários. Teve, porém, que alterar o coletor de admissão, encurtando-o para caber debaixo do capô.

Logo que peguei o carro, senti que ele tinha ficado "curto" demais. Só para se ter uma idéia, eu praticamente só usei a 5ª marcha para vir de São Paulo ao Rio.

Para resolver tal situação, e como eu já estava pensando em trocar os ATX 16" que usava, acabei colocando os Guyane Black Star, também para aro 16".

O resultado ficou ótimo. Torque de sobra e potência condizente. E o consumo, em torno de 8 Km/l, nem ficou tão alto. :D

Enfim, assim como disse o Osvaldo, verifique bem o sistema de alimentação. Pode ser que seu motor esteja gastando o que não precisa!
:wink: :D


Abraços,

Piratuba
08/02/2004, 11:24
Prezados Trilheirus

No meu Vitara 91 MT, tenho instalado o AP 2.000 :twisted: injetado e multi-ponto, uso uma mola para abrir sempre os dois estágio juntos, como se fosse um carburador de corpo duplo sempre cheio de gasolina para dar mais força pro motor. O consumo é de 5,2 KM/l :cry: na cidade e 8 na estrada, se tirar as molas que abre o duplo estágio o consumo na cidade passa para 6,8 e na estrada 8,9 km/l. Isso com pneus BF 31x10,5x15. Quanto a relação ainda acho que deveria ser um pouquinho mais curta, pois a 5ª marcha ficou praticamente um overdrive, sem nunca atingir o fim de giro :P desse ótimo motor.

Espero ter ajudado

Leandro
4x4 faz muito bem a saúde

guimsn
10/02/2004, 13:26
Salve, pessoal!

Estava passeando por aqui quando vi este tópico. :wink:

Meu 4x4 antes da minha atual ex-Ranger (he, he, he) era um Samurai 94, com capota de lona e motor AP 1.8 Mi do Golf. Mais precisamente o da foto. Hoje, ele é do Guilherme, também daqui do Fórum. :wink:

Na época, como eu estava sem tempo algum para fazer a adaptação, deixei a montagem a cargo de um amigo de Sampa, o Rogério Barcelar. Apesar da demora, o serviço ficou bem feito e nem foi necessário cortar o capô. Para tanto, ele manteve a injeção multiponto, instalando um chicote próprio para ela com todos os sensores necessários. Teve, porém, que alterar o coletor de admissão, encurtando-o para caber debaixo do capô.

Logo que peguei o carro, senti que ele tinha ficado "curto" demais. Só para se ter uma idéia, eu praticamente só usei a 5ª marcha para vir de São Paulo ao Rio.

Para resolver tal situação, e como eu já estava pensando em trocar os ATX 16" que usava, acabei colocando os Guyane Black Star, também para aro 16".

O resultado ficou ótimo. Torque de sobra e potência condizente. E o consumo, em torno de 8 Km/l, nem ficou tão alto. :D

Enfim, assim como disse o Osvaldo, verifique bem o sistema de alimentação. Pode ser que seu motor esteja gastando o que não precisa!
:wink: :D


Abraços,

QUE ISSO!!! O cara tirando onda com meu jipe!!! Ate foto ele anda postando!!!

hahahahahahhahahahahahha

Fala Markitiu!!!!! Blz????

De uns conselhos ai!!!! hj em dia, sob nova direçao a Suzy faz 9 por litro... ha ha ha!

[ ]s

23/03/2004, 19:51
Como a moda é reviver tópicos antigos (mas uteis!) ai vai:

Aos Samuqueiros AP, quais filtros de Ar voce estão usando? O meu motor AP ficou na posição inclinada (original dele) e faltou espaço para colocar o filtro original. Que ainda é agravado pelo fato da bateria ser de 63ah, um pouco maior que a original.

Tava pensando no da Kombi, o que voces me dizem? :-)

[]s

Guil
24/03/2004, 08:24
Como a moda é reviver tópicos antigos (mas uteis!) ai vai:


Muito legal esse tópico!!
Como sou novo no forum ainda nao tinha visto =].

Para os samuqueiros entendidos de mecânica eu achei essa página aqui
http://www.rocky-road.com/diesel.html
ela explica a adaptaçao dos motores VW1.9 TD e VW1.6 diesel pro samurai.

Alguém sabe de samurais rodando com esses motores ??
Vale a pena essa adaptação?

[]'s

24/03/2004, 08:35
O Ap 1.6 a diesel é muito fraco, 60cv, menos que o motor original. Vai virar uma rolha de trilha :-)

Ja o 1.9 vale a pena ser for turbinado que da mais de 100cv, o Ramiro ta com o Velotroll botando um motor desses, mas não sei a que pé anda o carro, ja que ele tava trocando eixos e fazendo um Franksteinzinho :-)

[]s
Osvaldo


Como a moda é reviver tópicos antigos (mas uteis!) ai vai:


Muito legal esse tópico!!
Como sou novo no forum ainda nao tinha visto =].

Para os samuqueiros entendidos de mecânica eu achei essa página aqui
http://www.rocky-road.com/diesel.html
ela explica a adaptaçao dos motores VW1.9 TD e VW1.6 diesel pro samurai.

Alguém sabe de samurais rodando com esses motores ??
Vale a pena essa adaptação?

[]'s

Sa_Mourao
24/03/2004, 09:06
Olha, tah bem fora mesmo esse consumo...

O meu faz uns 5km/l na estrada, não passando de 80km/h. :shock:

E olha q é cuiudo o motor. :twisted:

Segue anexo fotos do motor. Não reparem na sugiera é q ele bebeu um pouquinho d água, mas não deu nada. :P

elmestizo
24/03/2004, 09:16
Osvaldo,

Qto vc está gastando nessa empreeitada? Tem como fazer um descritivo dos gastos? Cambio de Chevete tanto, e assim por diante?

Falando em cambio de Chevete, você optou por trocar somente por conta da relação de marchas, ou pelo acoplamento mais fácil no novo motor?

Aproveitando o tópico e a série de perguntas.. vc está usando os 31" faz tempo??? Como anda o eixo original e seus rolamentos? Duram bem?

[]s e desculpe-me pelo interrogatório

24/03/2004, 09:41
Ola,

Eu estou fazendo toda a planilha de gastos. Na verdade, nem devia ter feito, pois ja estou me arrependendo. Ja foram 2.000 só de peças, e mais 500 que vão ser da mao de obra do mecanico (preço bem abaixo da média de m.o. ,imagina se fosse normal, ia ser quase o triplo).

Depois eu publicarei a planilha, as soluçoes e fotos do motor novo.

Quanto ao cambio, que antes era pra ser o de 5m, mas como o que eu peguei ta roncando e portanto vou trocar por um de 4m (que dizem ser beeeem mais resistente) aproveitei pois nacionalizo mais uma parte do motor. Se fosse usar o cambio original, teria que destruir a capa seca do mesmo (pois é necessario corta-lo e solda-lo num pedaco do cambio do AP) e nao poderia usar novamente. E alem disso, se meu cambio desse problema, ia ter problemas pra peças. Entao resolvi nacionalizar logo tudo :-) E seria mais fácil tambem, pois ja existe flange pra cambio de Chevette <-> Motor AP, encontrei por R$ 200,00. Mas como esse foi o custo que tive pra fazer a flange (150 de torneiro + 50 cambio AP pra pegar a carcaca) optei por fazer por aqui (senao ainda teria o frete e a demora para chegar aqui).

Estou a alguns meses apenas com os 31" e nao tive problemas. Quando rodo com os 30" Jet guard (recapados, desenho parecidos com os fronteira) os rolamentos vao com certa rapidez, mas acho que devido ao peso e a dificuldade de rolagem deles. Tem tambem o fator da lama e água que acaba entrando no rolamento, pq quando to com o carro, todo fim de semana vou dar "umas voltas" com ele, e sempre tem um alagadozinho de uns 30cms, coisa pouca, mas que as vezes chega a cobrir os eixos. Agora, dizem que o limite dos eixos suzuki são pneus 32", mas o X usou por um bom tempo pneus 33" sem problemas. Mas meus rolamentos estao nacionalizados tambem, sao os de Kombi e me custam 19,00 cada.

marquinhos
25/03/2004, 17:08
OLA AMIGOS,ESTOU PROCURANDO DICAS PARA ADAPTAR AP2.0/SIDEKICK.JA COMPREI O MOTOR ALCOOL CARB.ONDE CONSIGO O FLANGE DA CAIXA.

elmestizo
25/03/2004, 17:09
Parece que a deeptec tem.. ou fale com o rogerio barcelar...

Telefones? como diria o Bill: Google is your friend!!

Rafael_Reis
25/03/2004, 22:13
Ô Osvaldo... Planilha de gastos? :shock:

Faz isso não... :wink:

Eu jamais vou fazer isso, senao me dou um tiro no pé! :lol:

Abração,

25/03/2004, 22:21
Ô Osvaldo... Planilha de gastos? :shock:

Faz isso não... :wink:

Eu jamais vou fazer isso, senao me dou um tiro no pé! :lol:

Abração,

Mas é planilhinha só do motor :lol: ...Eu prometi ao X pra ele postar depois na Suzukioffroad. Eu me arrependi já, mas a m**da ja ta feita, vou terminá-la :roll:

[]s
Osvaldo

Rafael_Reis
25/03/2004, 22:24
Então não esquece de contabilizar os gastos com Prozac... :wink:

Abração,

equipeminas4x4
13/04/2004, 12:15
Meu Samuca tá ganhando um AP 1.8 e para isso as seguintes alterações foram necessárias.
1- Flange em chapa de 1/2"- Eu mesmo fiz
2- Usinagem do volante do motor AP, para colocar a cremalheira do motor do Uno Mile, pois o volante do AP não cabe dentro da caixa do Samuca
3- Como a cremalheira do Uno é menor, o arranque do AP não servirá mais. Coloquei o do Ford Ka Motorkraft, com uma pequena alteração de 1 furação, de modo a coincidir com o tirante que existe na caixa.
4- Desbaste de um pedaço da caixa pois o arranque não mais ficará no lugar do original.
5- Radiador original, com a saída e entrada de água mudadas p/ o lado esquerdo para melhor montagem no motor e adaptação de ventilador elétrico.
6- Novo suporte de motor adaptando coxim do Opala
7- Coletor de escape será alterado para o do DelRey/Pampa/Belina AP 1.8 para não interferir com novo suporte do motor.
8- Filtro de ar será o mesmo que já utilizava antes, Fiat 147

Se no decorrer dos trabalhos, que estão quase finalizados, aparecer outra modificação importante, eu aviso.

[]´s

MARCEL

equipeminas4x4
13/04/2004, 12:19
Esqueci de mencionar a embreagem, utilizada do AP com disco do Tempra. Bastou reduzir o diâmetro externo do disco em alguns milímetros para se igualar ao disco do AP.

[]´s

Alexandre X
04/07/2004, 23:03
Estou pensando em colocar no futuro um AP 2.0 Injetado com cambio automatico no X Mobile.

Alguem tem experiencia com caixas automaticas por aqui?
Estou pensando em uma caixa automatica de opala 4 marchas.
Será que é facil a adpatação com o AP?
A saída para a tcase é tranquila de adaptar? (me parece que no opala sai um cardan do cambio para as rodas traseira, então seria só colocar um cardanzinho para tcase)

Rafael_Reis
05/07/2004, 09:22
Tche, meu pai ja teve um diplomata automatico...
Muito duravel, em 70mil Km nunca deu problema.

Quanto a adaptacao, pelo q me lembro, nao deve ser facil nao...
Essa caixa é beeeem grande.
Com certeza sai um carda direto para o dif traseiro, seria baba de colocar uma t-case de toy por exemplo.

Agora, eu acho q se fosse usar essa caixa usaria um GM 2.2 ou 2.4 q ja sao da bitola dessa caixa. O AP é bem menor... Fora o fator tamanho essas Gm tem um torque em baixa bem mais expressivo q um AP.


Abracos divagando muito e ajudando pouco,

ojaneri
05/07/2004, 09:36
Estou pensando em colocar no futuro um AP 2.0 Injetado com cambio automatico no X Mobile.

Alguem tem experiencia com caixas automaticas por aqui?
Estou pensando em uma caixa automatica de opala 4 marchas.
Será que é facil a adpatação com o AP?
A saída para a tcase é tranquila de adaptar? (me parece que no opala sai um cardan do cambio para as rodas traseira, então seria só colocar um cardanzinho para tcase)

A maioria das caixas de marchas que era usada em carros com cambio traseiro saem com cardan para o eixo traseiro. Então é so refazer o cardan e ir direto pra tcase. Mas tem que ver o tamanho da caixa, se não é grande demais. A caixa de 5m do Chevette ficava com um cardazinho bem pequeno coisa de 10 cms. A de 4m por ser menor, fica com o cardan maior.

A adaptação com o tcase é o de menos, eu me preocuparia mais com o acoplamento motor / cambio, principalmente pelo uso que você vai dar. Se desse pra pegar um conjunto cambio automatico mais motor seria ideal , mas o $$ que é foda!

ojaneri
05/07/2004, 09:38
Tche, meu pai ja teve um diplomata automatico...
Muito duravel, em 70mil Km nunca deu problema.

Quanto a adaptacao, pelo q me lembro, nao deve ser facil nao...
Essa caixa é beeeem grande.
Com certeza sai um carda direto para o dif traseiro, seria baba de colocar uma t-case de toy por exemplo.

Agora, eu acho q se fosse usar essa caixa usaria um GM 2.2 ou 2.4 q ja sao da bitola dessa caixa. O AP é bem menor... Fora o fator tamanho essas Gm tem um torque em baixa bem mais expressivo q um AP.


Abracos divagando muito e ajudando pouco,

Rafael,

Com a redução que o X tem/vai ter no carro dele, o AP iria muito bem, pq ele quase sempre vai ter giro sobrando, apesar dos pneuzões. E o AP é menor que o 2.2, além de mais barato, o que deixaria ele levar o motor mais pra frente pra adaptar uma caixa um pouco maior no Samurai.

Alexandre X
05/07/2004, 12:03
Tche, meu pai ja teve um diplomata automatico...
Muito duravel, em 70mil Km nunca deu problema.

Quanto a adaptacao, pelo q me lembro, nao deve ser facil nao...
Essa caixa é beeeem grande.
Com certeza sai um carda direto para o dif traseiro, seria baba de colocar uma t-case de toy por exemplo.

Agora, eu acho q se fosse usar essa caixa usaria um GM 2.2 ou 2.4 q ja sao da bitola dessa caixa. O AP é bem menor... Fora o fator tamanho essas Gm tem um torque em baixa bem mais expressivo q um AP.


Abracos divagando muito e ajudando pouco,

Rafael,

Com a redução que o X tem/vai ter no carro dele, o AP iria muito bem, pq ele quase sempre vai ter giro sobrando, apesar dos pneuzões. E o AP é menor que o 2.2, além de mais barato, o que deixaria ele levar o motor mais pra frente pra adaptar uma caixa um pouco maior no Samurai.
Achei a 1 marcha do automatico do chevete/vitara 3 marchas muito longa (2.4) a 1 marcha deveria ser no minimo 2.8 (GV 4 marchas) não tenho a menor ideia da relação do Opala 4 marchas.
Agora show mesmo é a 1a da caixa manual do Chevette 1.0, 4.280.

No meu setup o crawler ratio ficaria:

cambio samurai + X Crwaler 4.16 + diff 5.27 = 80.12
cambio chevette 1.0 + X Crwaler 4.16 + diff 5.27 = 93.9
cambio Vitara auto 3m + X Crwaler 4.16 + diff 5.27 = 52.65
cambio GVitara auto 4m X Crwaler 4.16 + diff 5.27 = 62

Alexandre X
05/07/2004, 12:03
Tche, meu pai ja teve um diplomata automatico...
Muito duravel, em 70mil Km nunca deu problema.

Quanto a adaptacao, pelo q me lembro, nao deve ser facil nao...
Essa caixa é beeeem grande.
Com certeza sai um carda direto para o dif traseiro, seria baba de colocar uma t-case de toy por exemplo.

Agora, eu acho q se fosse usar essa caixa usaria um GM 2.2 ou 2.4 q ja sao da bitola dessa caixa. O AP é bem menor... Fora o fator tamanho essas Gm tem um torque em baixa bem mais expressivo q um AP.


Abracos divagando muito e ajudando pouco,

Rafael,

Com a redução que o X tem/vai ter no carro dele, o AP iria muito bem, pq ele quase sempre vai ter giro sobrando, apesar dos pneuzões. E o AP é menor que o 2.2, além de mais barato, o que deixaria ele levar o motor mais pra frente pra adaptar uma caixa um pouco maior no Samurai.
Achei a 1 marcha do automatico do chevete/vitara 3 marchas muito longa (2.4) a 1 marcha deveria ser no minimo 2.8 (GV 4 marchas) não tenho a menor ideia da relação do Opala 4 marchas.
Agora show mesmo é a 1a da caixa manual do Chevette 1.0, 4.280.

No meu setup o crawler ratio ficaria:

cambio samurai + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 80.12
cambio chevette 1.0 + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 93.9
cambio Vitara auto 3m + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 52.65
cambio GVitara auto 4m X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 62

ojaneri
05/07/2004, 12:47
O problema é que a caixa de marchas do 1.0 é muito fraca :-) Assim como a de 5m...

A melhor do Chevette, é a de 4m. Mas é so um pouco mais reduzida que a original do Samurai.

Vai com a de Opala 4m ou então de Chevette 4m, pq se for outra, tu vai partir ela no meio...:-P

E a do Chevette, se duvidar, da pra deixar ele mais reduzido ainda, o que alguns participantes de arrancada fazem, inclusive com engrenagens de dentes retos (mais fortes). E a de 4m qualquer 50 conto tu compra uma,da pra levar umas 3 de reserva pros Trials da vida heh



Achei a 1 marcha do automatico do chevete/vitara 3 marchas muito longa (2.4) a 1 marcha deveria ser no minimo 2.8 (GV 4 marchas) não tenho a menor ideia da relação do Opala 4 marchas.
Agora show mesmo é a 1a da caixa manual do Chevette 1.0, 4.280.

No meu setup o crawler ratio ficaria:

cambio samurai + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 80.12
cambio chevette 1.0 + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 93.9
cambio Vitara auto 3m + X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 52.65
cambio GVitara auto 4m X Crawler 4.16 + diff 5.27 = 62

Beto
28/07/2004, 15:08
Vi uns samucas fazendo trilhas e os bichinhos são bons mesmo.
Fiquei sabendo que no sul o pessoal está montando com motor AP, Cambio de chevette.
Gostaria de saber se vcs. conhecem esse conjunto e se fica bom?
E a redução, vai continuar fraca? Terá que trocar a redução com o kit? Ou será que dá pra colocar a redução do jeep?

Alexandre X
30/07/2004, 23:33
Ou será que dá pra colocar a redução do jeep?
Tem do trabalho que da isso?

Beto
02/08/2004, 15:59
Sinceramente, não, mas como vou monta-lo de cabo a rabo, seria legal receber ideias, já pesquisei e a flange p/ motor ap em cambio de chevette existe pronta, não precisa mandar fazer. Agora a redução vc. já viu algum samuca assim? Ou não será necessario com essa mecanica? Ou é mais facil esse kit pronto? Já dirigi um samurai e a redução dele tem pouca diferença.
Até mais....

Alexandre X
03/08/2004, 23:31
Sinceramente, não, mas como vou monta-lo de cabo a rabo, seria legal receber ideias, já pesquisei e a flange p/ motor ap em cambio de chevette existe pronta, não precisa mandar fazer. Agora a redução vc. já viu algum samuca assim? Ou não será necessario com essa mecanica? Ou é mais facil esse kit pronto? Já dirigi um samurai e a redução dele tem pouca diferença.
Até mais....
Dependendo do uso, a necessidade por mais redução independe da mecanica a ser adotada...

Beto
04/03/2005, 00:11
Um camarada montou um com ap 2.0 e agora colocou o cambio de chevete, mas o cardan ficou pequeno do cambio pra caixa e agora trepida um pouco, acho que vai ficar assim, uma solução seria puxar um pouco a caixa e alongar o cardan dianteiro e diminuir o traseiro, alguem tem alguma outra solução?

Alexandre X
04/03/2005, 00:21
Um camarada montou um com ap 2.0 e agora colocou o cambio de chevete, mas o cardan ficou pequeno do cambio pra caixa e agora trepida um pouco, acho que vai ficar assim, uma solução seria puxar um pouco a caixa e alongar o cardan dianteiro e diminuir o traseiro, alguem tem alguma outra solução?
De uma olhada no tópico sobre junta CV http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7554&highlight=cv

Beto
04/03/2005, 08:34
Valeu X, vou passar p/ meu colega, o cardan dele ficou um pouco maior que essa peça, tipo uns 2 cm mais comprido, talvez de certinho.

Dalger
08/02/2006, 00:55
Meu Samuca tá ganhando um AP 1.8 e para isso as seguintes alterações foram necessárias.
1- Flange em chapa de 1/2"- Eu mesmo fiz

[]´s

MARCEL

Vc teria o desenho da flange para eu fazer a minha ?
A flange q tenho e com o motor em pe, e estou querendo coloca-lo inclinado.
Obrigado.

Queiroz
08/02/2006, 18:12
Segue minha experiência na adaptação do motor AP 1.6 Mi em meu Samurai 97/8 Canvas.

- Motor 1.6 Mi completo com alternador, injeção, distribuidor R$ 2.000,00
- Módulo de injeção e chicote R$ 330,00 do motor mi até 97 (sem módulo de segurança)
- Ventuínha de Ford Ka c/ ar R$150,00
- Caixa do Filtro de ar do pálio R$ 35,00
- Calços de motor de opala R$ 30,00
- Mangueiras Radiador R$ 50,00
- Cebolão de temperatura R$ 20,00
- Canister R$50,00
- Câmbio chevette 5 marchas R$250,00
- Calço câmbio do gol BX R$10,00
- Flange de adaptação motor AP X câmbio chevette R$200,00

Mão de obra
- adaptação motor R$600,00
- Erguer suspensão +ou - em 8cm R$100,00
- Torno para reduzir o cardã entre o câmbio X t-case R$ R$50,00
- O infeliz do eletricista cagão R$ 200,00 para ligar a injeção (escolha um melhor que eu!)

Obs e dicas:
- Suspensão teve que ser levantada em 8cm para o câmbio não pegar no cardã Dt. e diferencial dt.
- a alavanca o câmbio do chevette teve de ser inclidada um pouco para não bater no painel do carro.
- o ar condicionado ainda não instalei, pois vou ver como fica o desempenho do jeep primeiro, e depois instalo. Mas acho que vou usar um suporte original do motor ap em verona, logus ou apollo.
- O suporte do calço do motor foi feito pelo mecânico
- comprar o módulo de injeção e chicote do mesmo carro evita dores de cabeça.
- vendi o motor e câmbio originais, o que me ajudou a pagar a adaptação
- tem de adaptar a Cebolinha de temperatura do motor (samurai) no motor ap, para o marcador de temperatura funcionar beleza.
O consumo por enquanto, sem finalizar a adaptação está entre 8 e 9km/l

No mais, estou à disposição dos companheiros para sanar dúvidas.
_________________
Ricardo Queiroz
Samurai 97-8 AP 1.6 MI
Camarão que dorme, a onda leva!

Dalger
15/03/2006, 23:17
Ricardo.
Vc precisa aparecer em nossas reunioes na Scarola nas quintas feiras.
Mandei uma mensagem com mais dados.
Ve se aparece pra trocarmos ideias.

esteticar
16/03/2006, 14:21
OPA ESTOU ADAPTANDO UM AP 1.8 A ALCOOL E TURBO DEPOIS DE PRONTO DIGO COMO FICOU.....LA VAMO NÓIS DETONAR E RAXAR O SAMUCA NO MEIO