Ver Versão Completa : Câmbio Automático Triton Patinando
Bom dia Pessoal,
Acho que estou com problema na transmissão da Triton, ela patina na passagem de primeira para segunda marcha. A saída dela está normal, bem como nas outras marchas. Isso não ocorre em toda troca, apenas quando exigo um pouco mais de força, em subidas por exemplo. Em 99% do tempo o câmbio está se comportando normal.
Até então não havia me preocupado porque achei que era normal até porque tenho o pé leve, sobe uns 200-400rpm antes de trocar como se fosse embreagem escorregando em carro manual esporadicamente, mas a segunda entra normal, até que hoje cedo precisei esticar bem a primeira pisando fundo, o giro foi até o corte e a segunda não entrou, só quando aliviei o pé.
Alguém me recomenda alguma oficina boa em SP especializada em câmbio AT, para fazer flush de óleo, analisar se existe limalha presencialmente, etc..?
Edit - Carro com 62 mil km, esta comigo desde os 35k, não troquei o óleo da caixa ainda e nunca me sinalizaram nas revisões.
Para atualizar, fui em uma oficina de câmbio automático e na Mitsubishi conversar com o mecânico.
Na oficina que se diz especializada fiquei com pé atrás. O cara condenou o cambio sem que eu nem terminasse de contar, não quis ver o óleo nem nada, já foi jogando os preços para abrir, trocar os discos, etc. Falou em 12 litros do Castrol, não são 8,7l pelo manual? Por fim pedi para olharem o óleo pela vareta para ver a textura e disseram que estava queimado. De fato estava um pouco escuro mas nível normal. Nunca mais volto la, tratamento extremamente ruim. Chegou a me passar um orçamento verbal de 7k pra desmontar e trocar os discos, etc. Ai não aguentei, disse que se o orçamento fosse metade desse eu ja cogitaria comprar um câmbio de triton capotada, PT etc, com garantia.
Na Mitsubishi o mecânico viu a textura pela vareta também e disse que está normal. Não fizeram nenhuma suposição, queriam sair para testar mas o motorista de testes estava em uma rodovia e ia demorar, não pude esperar e agendei para segunda para darem uma olhada, até porque eu não consigo reproduzir o problema, testei o kick down em primeira marcha hoje cedo duas vezes e não patinou. Achei curioso que ele disse que para medir o nível o câmbio tem que estar bem quente e não assumir que se o motor esta quente a caixa também está.
Alguém ai sabe por quanto tempo tenho que desligar a bateria para resetar os padrões da central? Quero eliminar a hipótese da placa do câmbio estar se confundindo e hesitando para trocar de marcha, até onde sei ela aprende os padrões de condução e se programa de acordo não é?
Marcelo-HPE
04/09/2013, 15:43
Em subidas o manual recomenda retirar o cambio do D e colocar em 2 ou L para evitar um superaquecimento do óleo do cambio e tb do motor diesel .
abs
Parabéns, seu câmbio automático provavelmente já era...
E, quer uma dica? Este preço de 7 mil está barato!
Quer outra dica? Nem sonhe em colocar uma caixa usada, pois dará problemas em breve...
De qualquer forma, troca o óleo para ver se melhora.
Como vc é um cara essssperto, lógico q vc colocará o óleo da concessionária, o óleo correto.
Aqui na Bruzundanga, acho que a troca de óleo destes câmbios deveria ser a no máximo 40 a 50 mil kilometros.
O valor de 80 mil kilometros (de acordo com o manual), acho muito longo.
Vou dar mais uma dica: antes de retificar a caixa automática, tire, limpe e recoloque os principais sensores da caixa e do motor, pois eles podem alterar os parâmetros, atrapalhando a mudança. Os sensores do motor também!
Daniel
Para atualizar, fui em uma oficina de câmbio automático e na Mitsubishi conversar com o mecânico.
Na oficina que se diz especializada fiquei com pé atrás. O cara condenou o cambio sem que eu nem terminasse de contar, não quis ver o óleo nem nada, já foi jogando os preços para abrir, trocar os discos, etc. Falou em 12 litros do Castrol, não são 8,7l pelo manual? Por fim pedi para olharem o óleo pela vareta para ver a textura e disseram que estava queimado. De fato estava um pouco escuro mas nível normal. Nunca mais volto la, tratamento extremamente ruim. Chegou a me passar um orçamento verbal de 7k pra desmontar e trocar os discos, etc. Ai não aguentei, disse que se o orçamento fosse metade desse eu ja cogitaria comprar um câmbio de triton capotada, PT etc, com garantia.
Na Mitsubishi o mecânico viu a textura pela vareta também e disse que está normal. Não fizeram nenhuma suposição, queriam sair para testar mas o motorista de testes estava em uma rodovia e ia demorar, não pude esperar e agendei para segunda para darem uma olhada, até porque eu não consigo reproduzir o problema, testei o kick down em primeira marcha hoje cedo duas vezes e não patinou. Achei curioso que ele disse que para medir o nível o câmbio tem que estar bem quente e não assumir que se o motor esta quente a caixa também está.
Alguém ai sabe por quanto tempo tenho que desligar a bateria para resetar os padrões da central? Quero eliminar a hipótese da placa do câmbio estar se confundindo e hesitando para trocar de marcha, até onde sei ela aprende os padrões de condução e se programa de acordo não é?
kaka trovo
23/11/2013, 22:21
cara, vai ai um milagre da cura pra vc!!! troca seu filtro de combustivel(diesel) e v se aproveita e muda para o diesel s-10
Bom dia Pessoal,
Acho que estou com problema na transmissão da Triton, ela patina na passagem de primeira para segunda marcha. A saída dela está normal, bem como nas outras marchas. Isso não ocorre em toda troca, apenas quando exigo um pouco mais de força, em subidas por exemplo. Em 99% do tempo o câmbio está se comportando normal.
Até então não havia me preocupado porque achei que era normal até porque tenho o pé leve, sobe uns 200-400rpm antes de trocar como se fosse embreagem escorregando em carro manual esporadicamente, mas a segunda entra normal, até que hoje cedo precisei esticar bem a primeira pisando fundo, o giro foi até o corte e a segunda não entrou, só quando aliviei o pé.
Alguém me recomenda alguma oficina boa em SP especializada em câmbio AT, para fazer flush de óleo, analisar se existe limalha presencialmente, etc..?
Edit - Carro com 62 mil km, esta comigo desde os 35k, não troquei o óleo da caixa ainda e nunca me sinalizaram nas revisões.
SAPO-BOMBA
24/11/2013, 00:12
Penso eu que uma simples troca de óleo e filtro do câmbio AT já trariam enorme melhora...
cara, vai ai um milagre da cura pra vc!!! troca seu filtro de combustivel(diesel) e v se aproveita e muda para o diesel s-10
Obrigado pela dica amigo, já aconteceu com você? Sobre o tipo do diesel, sempre usei S50 e S10 desde que lançaram.
O problema tinha sumido mas voltou alguns dias atrás, não sei se porque com a esfriada no tempo o óleo fica mais espesso quando frio. Duvido muito que seja algo com o cambio mesmo em termos de mecanica porque a transferencia de tração não muda nada em relação aos sintomas, parece um problema de comunicação entre motor e câmbio mesmo.
Estou para fazer uma viagem de 1.000km e vou mandar alinhar, trocar óleo e aproveito para trocar o filtro, a ultima vez q trocaram foi na revisao de 50.000 e hoje está com 65.000km.
Penso eu que uma simples troca de óleo e filtro do câmbio AT já trariam enorme melhora...
Vou fazer na revisão de 70.000km apesar de que pelo manual são 80.000km. Quando pedi para fazerem com 60k a Mitsubishi se recusou, falaram que era desnecessário, que se tivesse problema com o câmbio tinha que deixar o carro para avaliação pois se tivesse que abrir o cambio o óleo novo seria desperdiçado, etc.. Mas tenho certeza que além de parar o carro por um dia eles não encontrariam nada, é um sintoma errático, as vezes some por uns dias.
Dúvida para todos os amigos, o tanque cheio ou vazio e inclinação do carro influenciam na pressão da linha? Onde fica o pescador? Pergunto pois na maioria das vezes isso ocorre em subidas e descidas leves, em ladeira mesmo nunca ocorreu, como exigimos mais do acelerador seria mais facil de perceber, mas a força esta normal.
Ironfist
27/12/2013, 00:49
Amigo,
a minha está com o mesmo problema. Você já solucionou o seu?
Obrigado pela dica amigo, já aconteceu com você? Sobre o tipo do diesel, sempre usei S50 e S10 desde que lançaram.
O problema tinha sumido mas voltou alguns dias atrás, não sei se porque com a esfriada no tempo o óleo fica mais espesso quando frio. Duvido muito que seja algo com o cambio mesmo em termos de mecanica porque a transferencia de tração não muda nada em relação aos sintomas, parece um problema de comunicação entre motor e câmbio mesmo.
Estou para fazer uma viagem de 1.000km e vou mandar alinhar, trocar óleo e aproveito para trocar o filtro, a ultima vez q trocaram foi na revisao de 50.000 e hoje está com 65.000km.
Vou fazer na revisão de 70.000km apesar de que pelo manual são 80.000km. Quando pedi para fazerem com 60k a Mitsubishi se recusou, falaram que era desnecessário, que se tivesse problema com o câmbio tinha que deixar o carro para avaliação pois se tivesse que abrir o cambio o óleo novo seria desperdiçado, etc.. Mas tenho certeza que além de parar o carro por um dia eles não encontrariam nada, é um sintoma errático, as vezes some por uns dias.
Dúvida para todos os amigos, o tanque cheio ou vazio e inclinação do carro influenciam na pressão da linha? Onde fica o pescador? Pergunto pois na maioria das vezes isso ocorre em subidas e descidas leves, em ladeira mesmo nunca ocorreu, como exigimos mais do acelerador seria mais facil de perceber, mas a força esta normal.
Bom dia, TCHIARI,
Vc resolveu seu problema do Câmbio Patinando .... Tenho a mesma sensação que vc descreveu ? A minha é uma triton 2014 com 10000 km ...
MRZ29A, o problema foi completamente resolvido quando troquei o filtro de combustível (diesel).
O problema foi que:
- Ou não trocaram na revisão anterior, motivo que o problema surgiu brevemente após a suposta troca e o filtro seria "novo" por isso não havia considerado esta hipótese;
- Ou abasteci com diesel ruim e sujo logo após a revisão e condenou o filtro novo.
Walter da Camper
29/01/2015, 15:13
Amigos, desculpem a minha ignorância, mas porque o filtro de diesel causaria patinação na transmissão automática?
Amigos, desculpem a minha ignorância, mas porque o filtro de diesel causaria patinação na transmissão automática?
2x... Eu tb não entendi, imagino que tenha a ver com motor falhando que cause trepidação que possa ser confundida com trepidação do câmbio, mas... Boiei.
Nas automáticas as centrais devem se falar (câmbio e motor) e o filtro sujo deve diminuir a pressão na linha, bomba de alta, bicos algo assim e então a ECU 'avisa' o câmbio para o atuador/solenóide atrasar a troca, acredito que mais para proteger o câmbio de trancos do que outra coisa, ou para não perder força, da para supor uma série de coisas.
Ou ainda não tem nada a ver com câmbio, é que o sintoma é parecido com câmbio AT patinando. O giro sobe desnecessariamente como se engatasse a neutra por um breve momento com pisando no acelerador.
Bom dia,
Obrigado pelas dicas, Tchiari, vou fazer a troca do filtro e depois posto o parecer, mas o meu problema é idêntico ao que vc descreveu .... tanto é, que fica difícil levar para alguém ver, pois isso só ocorre as vezes.... estava até desanimando.... novamente obrigado.
SergioMedeiros
30/01/2015, 14:12
Bom dia,
Obrigado pelas dicas, Tchiari, vou fazer a troca do filtro e depois posto o parecer, mas o meu problema é idêntico ao que vc descreveu .... tanto é, que fica difícil levar para alguém ver, pois isso só ocorre as vezes.... estava até desanimando.... novamente obrigado.
Quando eu tive um problema desses, era problema nas engrenagens da terceira marcha, e praticamente não tinha solução... mas era em um Audi...
Quando ia trocar da segunda para terceira, a rotação subia um bom tanto até a marcha engatar, dando um tranco no carro.
Boa sorte.
Esquisito esses caras que condenam um câmbio sem nenhum teste, nem ao menos dirigir pra sentir o carro. Cada um que aparece !!!
Gustavofeitosa
07/08/2016, 23:01
Boa noite! Alguém resolveu esse problema? Conte mais
DSDRUMOND
13/10/2016, 18:42
..................
DSDRUMOND
13/10/2016, 18:45
cara, vai ai um milagre da cura pra vc!!! troca seu filtro de combustivel(diesel) e v se aproveita e muda para o diesel s-10
Quando li essa sugestão achei que estava de zoação e continuei lendo o tópico. E no final não é que estava certo. Vivendo e aprendendo.
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