Ver Versão Completa : REPROGRAMANDO a ECU da MINHA TD5 - EU FIZ ASSIM..
Wilsonbelem
03/09/2013, 01:06
Bom gente, eu sempre na busca por melhorias no meu carro, depois de ler várias alternativas como Chipagem, Conversor de Torque da Arscroft, acabei decidindo por uma reprogramação da centralina.
Resumindo minhas impressões, posso dizer:
- FICOU DO CACETE !!!!!
Sem exageros, minha impressão de proporções é de um carro 1.0 pra um 1.4.. Ou um 1.6 pra um 2.0
Incrível a coisa muda da água pro vinho.
Carro está com uma saída impressionante, ele carro dá um pulo na saida. Dirigindo de forma branda ou pesada, eu sinto o carro muito mais solto, parece que tirei 300 kg do porta malas. As passadas de marcha ficaram mais suaves e entrando com facilidade em rotaçoes mais baixas quando dirijo suavemente. Testei também num Aclive e percebi que ela sustenta a marcha sem reduzir para subir giro. A marcha é mantida e ainda assim a aceleração vai crescendo sem esforços e por cima de tudo passando para marcha na casa dos 3.000 rpm. Nas mesmas condições anteriormente com a mesma pressão de pedal, ela reduzia e subia giro pra 3.000 rpm indo até 3.600. Bom, o meu carro não tinha mais a EGR, e eu ja havia notado ele mais esperto que todos que dirigi no rio e sao paulo quando estava procurando a viatura para a compra. Neste REMAPEAMENTO o preprarador inibiu o erro no novo mapa para que não gere códigos sobre a EGR.
Dirigindo na boa, sem pressa, saindo parado o carro levanta giro naturalmente até 2.100-2500 para as trocas de marchas.. dependendo se esta em aclive ou declive, este parâmetro varia uns 15% pra mais ou pra menos.
Estou na espectativa do consumo de combustível, mas tenho quase certeza que ficará mais econômica.
Bom, agora vamos ao resumo do que fiz.
Como já disse, busquei muita informação a respeito de remapeamento da centralina, os riscos graves envolvidos e o relato de quem ja roda com td5 reprogramada a muito tempo, principamente em Portugal, onde mora o programador que havia escolhido. Li e reli as vantagens da reprogramação sobre a Chipagem ou o Conversor de Torque mais brabo.. Estas ultima opções me deixavam desconfortável em relação ao cambio automático. O medo dele patinar era grande (existe videos de TD5 com cambio deslizando após a instalação do novo Conversor).. Por isso decidi pela opção mais barata e com menos risco para o cambio. Além disso, as declarações consistentes do Programador me deixaram decidido. Segue uma delas:
"Um remapeamento é sempre melhor do que colocar alguma box de potencia (Chip). Uma box de potencia apenas intercala no sinal que a centralina dá aos injectores, alterando a quantidade de combustivel introduzida. Com um remapeamento você vai controlar e ajustar muito mais coisas, como a resposta do motor, a resposta do pedal, a entrega de potência, os diversos sensores que o motor lê, etc, etc, por isso é uma solução muito mais completa e benefica para o motor"
Fiz então o backup do meu Mapa original (é claro!) e também mandei pro programador, que após analisa-lo sob as informações que forneci sobre meu clima, temperatura, combustivel, etc, fez as devidas melhorias no mesmo, me enviando após algumas horas. Substitui o Mapa. Seguindo as instruções descritas neste link:
Australian Land Rover Owners - View Single Post - Nanocom Evolution SD Card not reading (http://www.aulro.com/afvb/1774518-post45.html)
O mapeamento ele fez pra mim exclusivamente, está bem dentro dos limites que o conversor de toque original pode aceitar.
Bom gente, é claro que toda essa intervenção só foi feita graças ao NANOCOM. Neste pluga-se o cartão SD para o armazenamento dos mapas.
Comprem este scanner, que é vital pra quem tem TD5.
O contato do programador é td5inside@gmail.com (José Amorim, membro do Forum Land Mania de Portugal)
Paguei 200 euros e no fundo sabia que não me arrependeria. Minha espectativa foi superada, isso sim!
Falei deste forum a ele, que imediatamente já andou nos visitando e lendo algumas de nossas postagens. Não será difícil ele se cadastrar por aqui e nos dar apoio. É um cara muito Solícito e responde sempre sem demora.
É TD5, ou Nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !
Leandro Neves
03/09/2013, 02:38
Égua!!!!!:cavalo:
ToribioMalagodi
03/09/2013, 09:47
Ai ai ai... Mais coisas para ponderar de fazer no meu carro... Não ta facilitando hein Wilson! Marquei isso para pesquisar mais!
Parabéns pela iniciativa! Como disse antes, se tornando pioneiro de Nanocom aqui no Brasil hehe...
Abs
Wilsonbelem
03/09/2013, 12:15
Égua!!!!!:cavalo:kkkkKKKkkkKKkkKKKkkKKKk
Wilsonbelem
03/09/2013, 12:17
Ai ai ai... Mais coisas para ponderar de fazer no meu carro... Não ta facilitando hein Wilson! Marquei isso para pesquisar mais!
Parabéns pela iniciativa! Como disse antes, se tornando pioneiro de Nanocom aqui no Brasil hehe...
Absopa!! quem bagunça mesmo no nanocom é o Renato, o Rones e o João que nunca mais vi por aqui eheheh
portuga4x4
04/09/2013, 13:00
Muito bom Wilson, já tinha trocado uns e-mails com a td5 inside, mas como a minha centralina é antiga não dá para fazer essa reprogramação à distancia, teria que trocar por uma mais nova ou enviar a minha para Portugal para fazer uma modificação interna que permite a reprogramação o que torna a operação inviável.
Essa Disco 2 reprogramada por eles está de outro mundo.
DISCOVERY TD5 BY OFFROAD PROJECTS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KPkf4KDqOr4)
DISCOVERY 2 TD5 BY OFFROAD PROJECTS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ftrD6cAFJY4)
Msrezende
04/09/2013, 13:17
Choquei ! ! !
429345
Sensacional, em breve estarei com minha disco td52004, Wislon, depois vou pedir sua ajuda para melhorar a performance da minha se não for te encomodar.
Abs
Wilsonbelem
04/09/2013, 21:51
Muito bom Wilson, já tinha trocado uns e-mails com a td5 inside, mas como a minha centralina é antiga não dá para fazer essa reprogramação à distancia, teria que trocar por uma mais nova ou enviar a minha para Portugal para fazer uma modificação interna que permite a reprogramação o que torna a operação inviável.
Essa Disco 2 reprogramada por eles está de outro mundo.
DISCOVERY TD5 BY OFFROAD PROJECTS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KPkf4KDqOr4)
DISCOVERY 2 TD5 BY OFFROAD PROJECTS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ftrD6cAFJY4) o cara manda bem portuga. Mas trocando a centralina fica muito ruin pra vc? Eu arriscaria.. Vale a pena com certeza.
Wilsonbelem
04/09/2013, 21:53
Sensacional, em breve estarei com minha disco td52004, Wislon, depois vou pedir sua ajuda para melhorar a performance da minha se não for te encomodar.
Abs
Estou a disposição Suíço.. Não só eu mas o José Amorim, vulgo TD5 INSIDE que já está aqui no forum. Cara super solicito vai tirar todas as duvidas. A reprogramação da Ecu foi o melhor up que fiz na viatura.
portuga4x4
04/09/2013, 21:56
Boa noite Wilson, o problema é só o preço de uma centralina nova ou ter que ficar sem o carro por um tempo para enviar a minha pra ele.
Wilsonbelem
04/09/2013, 22:04
Choquei ! ! !
429345
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Wilsonbelem
04/09/2013, 22:06
Boa noite Wilson, o problema é só o preço de uma centralina nova ou ter que ficar sem o carro por um tempo para enviar a minha pra ele. a não ser que eu esteja enganado, já vi uma vez ela anunciada no ebay.. Não lembro o preço mas não estava carinha não.. :/
portuga4x4
05/09/2013, 00:50
Vi umas anunciadas em Portugal mesmo, com preço entre 350 e 400 Euros, mas provavelmente no mês da copa eu vá a Portugal visitar os parentes e levo a centralina junto pra receber um tratamento.
Evand®ofm
05/09/2013, 01:14
Vi umas anunciadas em Portugal mesmo, com preço entre 350 e 400 Euros, mas provavelmente no mês da copa eu vá a Portugal visitar os parentes e levo a centralina junto pra receber um tratamento.
portuga, eh disso q precisa??
Land Rover Discovery Td5 Engine ECU (Electronic Control Unit) part MSB101330 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Discovery-Td5-Engine-ECU-Electronic-Control-Unit-part-MSB101330-/130983263785?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1e7f35fe29)
Wilsonbelem
05/09/2013, 03:27
Opa, será que já não da pra trazer com novo mapa já instalado? Possivelmente sim portuga. Fala com o home.. (Jose Amorim) eheheh
Wilsonbelem
05/09/2013, 03:28
portuga, eh disso q precisa??
Land Rover Discovery Td5 Engine ECU (Electronic Control Unit) part MSB101330 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Discovery-Td5-Engine-ECU-Electronic-Control-Unit-part-MSB101330-/130983263785?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1e7f35fe29)
Esse e avandro acha tudo.. Ehehehhe
portuga4x4
05/09/2013, 12:49
Ola Evandro, essa ecu é do mesmo modelo da minha, dá para identificar pela etiqueta onde diz MSB, que são de carros fabricados até Outubro de 2001 e não são programáveis, a que eu preciso tem que ter escrito na etiqueta NNN que são as programáveis. Mas mesmo assim obrigado pela ajuda.
Wilson, a ideia é mesmo essa, trazer a ecu já reprogramada.
Raoni Mendonça
05/09/2013, 13:00
Galera onde acho um Nanocom aqui no Rio de Janeiro pra levar uma Disc 2 pra ver se está boa? e o que eu tenho q pedir pro cara verificar? me orientem nessa parte ae pq sou leigo nessa parte. O que verificar no carro?
Abraço
Wilsonbelem
05/09/2013, 16:43
Galera onde acho um Nanocom aqui no Rio de Janeiro pra levar uma Disc 2 pra ver se está boa? e o que eu tenho q pedir pro cara verificar? me orientem nessa parte ae pq sou leigo nessa parte. O que verificar no carro?
Abraçoraoni, vou tentar fazer um resumo do que Eu lembrar aqui na minha pouca experiência e te respondo a noite por aqui..
Wilsonbelem
05/09/2013, 16:47
Wilson, a ideia é mesmo essa, trazer a ecu já reprogramada. Aeeeee... :cavalo:
Raoni Mendonça
05/09/2013, 20:42
raoni, vou tentar fazer um resumo do que Eu lembrar aqui na minha pouca experiência e te respondo a noite por aqui..
Valeu Wilson vou ficar no aguardo! Sabado vou ver uma Disc 2 e o cara falou que tem o nanocom no carro! ótima notícia.
ToribioMalagodi
05/09/2013, 21:35
Valeu Wilson vou ficar no aguardo! Sabado vou ver uma Disc 2 e o cara falou que tem o nanocom no carro! ótima notícia.
???? Se o cara tem nanocom no carro, já ganha MUITOS pontos pois mostra que cuida do carro por ter isso...
Raoni Mendonça
05/09/2013, 22:32
???? Se o cara tem nanocom no carro, já ganha MUITOS pontos pois mostra que cuida do carro por ter isso...
É fiquei empolgado com isso, vou sabado ver o carro. Eu com o nanocom na mão verifico alguma coisa lá na hora?
Pode comprar o carro que eu compro o Nanocom que vem de brinde. Kkkkkkkk
Pessoal,
Tá rolando um post de um passeio de Land ao Jalapao em julho 2014. Que tal engrossarmos o caldo com uma turma de D2?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Belém,
Parabens pela iniciativa. Me preocupa se não pode haver dano a longo prazo pro motor.
Alguma informação nedte sentido?
Aqui em BH com tanto morro, uma arrancada mais firme seria 10.
ToribioMalagodi
06/09/2013, 07:42
Pessoal,
Tá rolando um post de um passeio de Land ao Jalapao em julho 2014. Que tal engrossarmos o caldo com uma turma de D2?
HUm, seria interessante... Eu tinha visto, pensei q era para esse ano já! Mas para 2014... Talvez consiga! Só mais proximo para ver...
td5inside
06/09/2013, 11:13
Boa tarde gente,
Vou tentar dar aqui uma ajuda. Pontos principais para ver num discovery td5 para comprar são:
Subir e descer suspensão para ver se não tem fuga;
Fazer travagem brusca para ver se o ABS está funcionando correctamente;
Forçar o uso do controlo electrónico de tracção para ver também se está funcionando de forma correcta;
Andando com o carro fazer o carro oscilar bruscamente em curva para aferir comportamento do sistema ACE.
Normalmente quando algum desses sistemas não está funcionando de forma correcta, acendem luzes no quadrante, mas elas podem ser desligadas pelo que desta maneira vocês conseguem logo ver se está tudo correcto.
Quanto ao motor, as primeiras unidades no ano 1998 tiveram alguns problemas de excesso de pressão na refrigeração. Mas os modelos a partir de meio de 1999 são bem fiáveis, sendo que os mais recentes a partir de 2002 no defender e de 2003 (motor EU3) são muito fiáveis e tem a melhor versão do motor td5, com melhor cabeça, injectores, centralina, pedal do acelerador, etc etc.Boa tarde gente,
Cumprimentos,
td5inside
06/09/2013, 11:29
Viva,
Permita-me a resposta. Os ajustes a fazer por o programador deverão ser ajustes feitos com responsabilidade. É possível extrair enorme potência do motor td5, mas você tem que fazer as coisas com segurança. Dito isto, o motor td5 tem enorme margem, mas cabe a quem programar, ficar bem dentro dessa margem e se cumprir isso não trará nenhum problema ao motor. Claro que a manutenção é muito importante, mas isso é importante em qualquer caso, original ou reprogramado.
Os fabricantes tem que ter em conta que o veículo poderá ser comercializado em qualquer parte do mundo. Esta questão é muito importante, uma vez que os veículos tem que estar preparados para zonas do globo que atingem temperaturas muito quentes e, ao mesmo tempo, para outras zonas onde as temperaturas são exactamente o oposto, isto é, muito frias.
Além disso, tem que ter em consideração factores como a qualidade dos combustíveis e também negligências por parte de muito proprietários no que à manutenção e/ou revisões diz respeito. Por isso é que os carros vem sempre com grande margem e até no mesmo carro há programações originais diferentes. Os carros no Brasil, pelo que vi, tem uma programação com variante completamente diferente dos europeus, tal como dos africanos.
Quem programa tem que pegar no mapa base original e afinar tudo partindo daí. Há muitos ajustes que se fazem em que nem se mexe na potência do motor própriamente dita, apenas ajusta pedal do acelerador, tempo de resposta do motor, cambio de marcha na caixa automática, etc, etc, e isso torna condução muito mais agradável. Em muitos casos, como Wilson já constatou, você vai andar com carro muito mais relaxado, com rotação mais baixa porque sabe que tem potência logo que pisa no acelerador e isso não só baixa consumo, como acaba por poupar também o motor.
Disponha !
Wilsonbelem
06/09/2013, 18:02
Pronto Raoni.. Pega essa "deixa" do José Amorim e observa todos estes pontos.. Se estão funcionando, ótimo! o nanocom na verdade vai te permitir interagir com isso tudo. Olha tambem os diferenciais, folgas, vazamentos. Se puder, leva um mecanico diesel de confiança.
Wilsonbelem
06/09/2013, 18:03
Pessoal,
2014 dá pra mim hein!!! pelo tempo dá pra eu me programar por aqui.. Oba!
Wilsonbelem
06/09/2013, 18:11
Belém,
Parabens pela iniciativa. Me preocupa se não pode haver dano a longo prazo pro motor.
Alguma informação nedte sentido?
Aqui em BH com tanto morro, uma arrancada mais firme seria 10. Não acredito em qualquer malefício Sittich.. Não há relatos de quem usa e fez o processo corretamente. Tenho saído constantemente e observado tudo no carro.. O nanocom de forma resumida e meio que superficial acaba dando uma noção de como estão as coisas.. Uma coisa percebi durante estes dias.. Uma maior economia de combustível. O José tocou num ponto tão natural, mas que não tinha me dado conta ainda. Minha condução está muito mais tranquila e calma, por certo, sabendo que tenho resposta adequada pra quando eu precisar. Ou seja, meu pé não fica mais ansioso nem apreensivo tetubiando ali em meio pedal num giro alto pra responder se precisar ultrapassar nesse transito doido. Não precisa mais. Outra coisa.. a 40/50 km/h em velocidade de cruzeiro no plano, meu rpm fica em 1000/1300 rpm !!! não tá lindo isso?
renato vieira
06/09/2013, 21:49
Amorim,
Minha Disco é anterior a out/01.
Se eu adquirir um módulo NNN, este será compatível com meu veículo?
Sds
Viva,
Permita-me a resposta. Os ajustes a fazer por o programador deverão ser ajustes feitos com responsabilidade. É possível extrair enorme potência do motor td5, mas você tem que fazer as coisas com segurança. Dito isto, o motor td5 tem enorme margem, mas cabe a quem programar, ficar bem dentro dessa margem e se cumprir isso não trará nenhum problema ao motor. Claro que a manutenção é muito importante, mas isso é importante em qualquer caso, original ou reprogramado.
Os fabricantes tem que ter em conta que o veículo poderá ser comercializado em qualquer parte do mundo. Esta questão é muito importante, uma vez que os veículos tem que estar preparados para zonas do globo que atingem temperaturas muito quentes e, ao mesmo tempo, para outras zonas onde as temperaturas são exactamente o oposto, isto é, muito frias.
Além disso, tem que ter em consideração factores como a qualidade dos combustíveis e também negligências por parte de muito proprietários no que à manutenção e/ou revisões diz respeito. Por isso é que os carros vem sempre com grande margem e até no mesmo carro há programações originais diferentes. Os carros no Brasil, pelo que vi, tem uma programação com variante completamente diferente dos europeus, tal como dos africanos.
Quem programa tem que pegar no mapa base original e afinar tudo partindo daí. Há muitos ajustes que se fazem em que nem se mexe na potência do motor própriamente dita, apenas ajusta pedal do acelerador, tempo de resposta do motor, cambio de marcha na caixa automática, etc, etc, e isso torna condução muito mais agradável. Em muitos casos, como Wilson já constatou, você vai andar com carro muito mais relaxado, com rotação mais baixa porque sabe que tem potência logo que pisa no acelerador e isso não só baixa consumo, como acaba por poupar também o motor.
Disponha !
Leandro Neves
06/09/2013, 22:12
Muito legal os relatos do Wilson :cavalo:.
E a oportunidade de aprender com a experiência do Amorim.
Espero que exista a possibilidade de remapeamento para a Disco 3. Pois como já relatei, acho o desempenho do carro um pouco abaixo do esperado, apesar do peso. Eu mesmo venho usando a opção de cambio manual, por acreditar que o carro fica mais esperto ( na mão ), e o consumo consequentemente melhorou bastante.
Amorim, se vc tiver alguma sugestão e experiências? Agradeço.
Boa Noite
Leandro Neves
JaguarInside
td5inside
08/09/2013, 14:06
Amorim,
Minha Disco é anterior a out/01.
Se eu adquirir um módulo NNN, este será compatível com meu veículo?
Sds
Olá Renato,
As NNN são compatíveis sim, tem é de ter software certo. Quer isto dizer que quando coloca uma NNN (que é do carro euro3) você tem que colocar nela um mapa dum carro euro2, que são os carros que tinham a ECU MSB. Só assim se garante compatibilidade total e se muda coloca funcionando tudo direitinho, ao nível da pressão dos injectores, pedal do acelerador etc.
Isso tudo parace difícil mas é muito fácil de fazer!
Não é esquecer é que para caixa manual terá de procurar por NNN000120 ou NNN500020. Caixa Automática NNN000130 ou NNN500030. As NNN5000250 é de evitar porque nunca são totalmente compatíveis.
Cumprimentos
td5inside
08/09/2013, 14:18
Muito legal os relatos do Wilson :cavalo:.
E a oportunidade de aprender com a experiência do Amorim.
Espero que exista a possibilidade de remapeamento para a Disco 3. Pois como já relatei, acho o desempenho do carro um pouco abaixo do esperado, apesar do peso. Eu mesmo venho usando a opção de cambio manual, por acreditar que o carro fica mais esperto ( na mão ), e o consumo consequentemente melhorou bastante.
Amorim, se vc tiver alguma sugestão e experiências? Agradeço.
Boa Noite
Leandro Neves
JaguarInside
Leandro,
Todos os carros que tem uma ECU são possíveis de reprogramar, uns são é mais difíceis do que outros. O Disco 3 também dá para reprogramar, só não temos é um interface tão fácil de fazer isso como é o Nanocom.
Cumprimentos
Amorim,
você sabe me informar qual o valor correto da pressão de ar na admissão da D2 TD5? em kPa ou bar? para uma rotação específica e sob solicitação?
td5inside
06/10/2013, 12:37
Amorim,
você sabe me informar qual o valor correto da pressão de ar na admissão da D2 TD5? em kPa ou bar? para uma rotação específica e sob solicitação?
Boa tarde,
Envie-me por favor um email para td5inside@gmail.com que ajudo :)
Saúde
CHCastro
06/08/2015, 11:18
Wilson,
Comprei uma disco 2004 ha uma semana. Na pesquisa sobre o carro identifiquei que vc fez a reprogramaçao da centralina (170hp). Escrevi para o Amorim e ele disse que consegue fazer o mesmo procedimento na minha disco. Pergunta a vc como esta o carro depois de quase 2 anos da reprogramacao? Ainda recomenda?
grato,
Carlos Henrique Castro
CHCastro
06/08/2015, 11:20
Sittich,
voce fez a reprogramcao da centralina, como o Wilson? qual sua opiniao, caso positivo?
Obrigado
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/52757-sittich/)
evandro_fm
07/08/2015, 17:27
Opa Carlos, deu sorte hein... O Virgilio Sittich também é de bh, já avisei que vc fez contato por aqui...
a disco dele continua firme e forte... logo ele aparece e te dá maiores informações...
Wilsonbelem
23/08/2020, 18:35
Salve Castro! Tive que vender minha disco em 2015 mas até então estava tinindo. Outro dia liguei pro cara da Paraíba que tinha comprado ela, ele disse que também tinha vendido em 2017 mas que se arrependeu também e estava tentando comprar de volta.. bom sinal 😄