Conectar

Ver Versão Completa : Baixa gradual do nível de água 300 tdi, o que pode ser?

leobellomi
02/09/2013, 22:13
Pessoal... tenho percebido que o nível de água do reservatório de água vem baixando de forma gradual...
Num intervalo de aprox. 40 dias fui alertado duas vezes pelo sensor de temperatura, em posições íngremes ou freadas mais intensas, a luz do sensor piscava, indicando nível abaixo do normal....
Entre a primeira vez que aconteceu e hoje fiz uma revisão (Oficina do Ronald) e não foi identificado nenhuma anomalia.... Em comum entre as duas vezes me lembro de ter usado o ar quente alguns dias antes, talvez não tenha relação mas li em algum lugar que poderia ocasionar baixa do nível caso a válvula termostática não esteja 100%...
Comentei isso com Ronald e ele descartou...
Alguém já passou por isso? o que sugerem?
O marcador de temperatura esta normal, cravado no meio.. utilizo a Disco diariamente (aprox. 50kms/dia), pego sempre transito...
Pesquisei alguns tópicos do fórum mas não achei nada conclusivo, o que pode ser?
Obrigado pela ajuda!!

petcho
02/09/2013, 22:27
eu acredito que algum pequeno vazamento que acontece apenas quando o sistema ta com pressão, como o motor ta quente a agua vaza e evapora nao dando sinal de vazamento, seria interessante voce levar em alguma oficina que tenha aquela bombinha para pressurizar o sistema de arrefecimento, provavelmente o vazamento será descoberto pois com o motor frio a agua não evapora

Abraço, Pedro

leobellomi
02/09/2013, 22:33
Obrigado Pedro.. vou tentar fazer este diagnóstico!

Waldmartins
02/09/2013, 23:31
Sem querer te alarmar...

Mas ela ferveu alguma vez?

A minha estava do jeito que vc falou e no final era junta queimada. Mas de qqr forma, faça como o Pedro disse...teste a pressão do sistema de arrefecimento primeiro.

Abs

Wald

vwinit
03/09/2013, 08:25
Mais um pitaco aqui ...

Meu Defender vem baixando água assim tbm, de leve. :pensativo:
Já ohei, pensei em várias coisas, etc.

Por fim, achei um sinal. Sobre o reservatório de água tinha um pozinho. Acredito que quando a viatura está quente a tampa do reservatório está deixando vazar pressão.
Comprei a tampa e vou trocar esta semana. Espero que resolva em definitivo... :concordo:

Waldmartins
03/09/2013, 08:57
Mais um pitaco aqui ...

Por fim, achei um sinal. Sobre o reservatório de água tinha um pozinho. Acredito que quando a viatura está quente a tampa do reservatório está deixando vazar pressão.
Comprei a tampa e vou trocar esta semana. Espero que resolva em definitivo... :concordo:

Hailton,

Será que não é o furo no vazo de expansão não? O seu não é furado para usar o watchdog?

Abs

Wald

henrique wamser
03/09/2013, 10:17
tem uma junta pequena atraz da bomba de agua que tive que trocar uma vez, vaza pouco e evapora, se a agua estiver com aditivo , pode ser que de pra verificar.

vwinit
03/09/2013, 11:05
Hailton,

Será que não é o furo no vazo de expansão não? O seu não é furado para usar o watchdog?

Abs

Wald

Né não ...

O furo é de lado e o pozinho rosado do fluido está sobre o reservatório, nas ranhuras da tampa e também no ressalto do vaso (meio).
Vou trocar a tampe e ficar de olho.

A bomba dágua, como o Henrique disse, foi a primeira coisa monitorei. Na época achei uma mangueira "escapando" loga acima do alternador. Ali ficou um sinalzinho do fluido. Um reaperto e tudo certo...

Temos mesmo que ficar de olho nas viaturas... Sem o sensor de nível quem notaria perda tão pequena? :concordo:

malit
03/09/2013, 11:33
Pessoal,
Minha defender 300tdi exigia em torno de 3 a 4 litros de água a cada 200 km aproximadamente.
Não tinha vazamento aparente. Percebi apenas uma mancha escorrida meio esbranquiçada ao lado da bomba d’áqua. Passei a monitorar e observei que escorria com motor frio. Quando quente evaporava.
Solução: Troca da bomba d’aqua. Já faz 1 ano que não perde sequer uma gota d’agua.
Abraços,
Moamed

CGAUER
03/09/2013, 12:55
Aposto minhas fichas na junta "P". Ela fica localizada atrás do alternador entre o suporte do alternador e bomba d´água e o bloco do motor. Só vaza com o motor funcionando e quando frio, depois que esquenta costuma diminuir e secar antes de ver qualquer sinal de vazamento.

Onde fica e como trocar:
Replacing the P gasket PET 100790 - 300tdi engine Land Rover - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OKIpJYEe2Ms)

Abs

Clemente

Pessoal... tenho percebido que o nível de água do reservatório de água vem baixando de forma gradual...
Num intervalo de aprox. 40 dias fui alertado duas vezes pelo sensor de temperatura, em posições íngremes ou freadas mais intensas, a luz do sensor piscava, indicando nível abaixo do normal....
Entre a primeira vez que aconteceu e hoje fiz uma revisão (Oficina do Ronald) e não foi identificado nenhuma anomalia.... Em comum entre as duas vezes me lembro de ter usado o ar quente alguns dias antes, talvez não tenha relação mas li em algum lugar que poderia ocasionar baixa do nível caso a válvula termostática não esteja 100%...
Comentei isso com Ronald e ele descartou...
Alguém já passou por isso? o que sugerem?
O marcador de temperatura esta normal, cravado no meio.. utilizo a Disco diariamente (aprox. 50kms/dia), pego sempre transito...
Pesquisei alguns tópicos do fórum mas não achei nada conclusivo, o que pode ser?
Obrigado pela ajuda!!

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 16:37
Ja tive vazamento nela.
No meu caso, eu conseguia observar um minusculo gotejamento vindo por trás da bomba e escorrendo pelo lado direito do bloco.

Aposto minhas fichas na junta "P". Ela fica localizada atrás do alternador entre o suporte do alternador e bomba d´água e o bloco do motor. Só vaza com o motor funcionando e quando frio, depois que esquenta costuma diminuir e secar antes de ver qualquer sinal de vazamento.

Onde fica e como trocar:
Replacing the P gasket PET 100790 - 300tdi engine Land Rover - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OKIpJYEe2Ms)

Abs

Clemente

carlosth
03/09/2013, 17:19
Ja tive vazamento nela.
No meu caso, eu conseguia observar um minusculo gotejamento vindo por trás da bomba e escorrendo pelo lado direito do bloco.

Não aposto todas as minhas fichas igual ao Clemente fez, mas acredito que é nesta junta tb.

A minha estava com o eixo da bomba d´agua rachado...

olha aqui onde foi:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/103211-duvidas-bomba-d-agua-mangueiras-do-radiador-5.html

Depois que troquei a bomba, vazou pela junta "P" (ou revolver como alguns dizem).

Olha isso antes que piore.

leobellomi
04/09/2013, 21:53
Sem querer te alarmar...

Mas ela ferveu alguma vez?

A minha estava do jeito que vc falou e no final era junta queimada. Mas de qqr forma, faça como o Pedro disse...teste a pressão do sistema de arrefecimento primeiro.

Abs

Wald

fala Wald.. td bem?
Nunca ferveu não...logo que coloquei o 300tdi (era v8 original) uma das primeiras coisas foi instalar o sensor de agua.....
bom.. vamos pelo mais simples primeiro e torcer pra resolver
valeu

leobellomi
04/09/2013, 21:55
Mais um pitaco aqui ...

Boa Hailton... pensei na tampa também... depois manda o resultado.. valeu!!

leobellomi
04/09/2013, 22:02
Não aposto todas as minhas fichas igual ao Clemente fez, mas acredito que é nesta junta tb.

A minha estava com o eixo da bomba d´agua rachado...

olha aqui onde foi:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/103211-duvidas-bomba-d-agua-mangueiras-do-radiador-5.html

Depois que troquei a bomba, vazou pela junta "P" (ou revolver como alguns dizem).

Olha isso antes que piore.

Obrigado Carlos/ Clemente e a todos que responderam...
Agora tenho uma série de lugares a verificar.... bom... o encontro está chegando e na verdade não terei muito tempo antes da viagem pra resolver isto...... o negócio é levar água reserva e torcer pra ir tudo bem... vou medir o nível com mais frequência e ficar muito atento ao ponteiro e sensores... Obrigado pessoal.. quando descobrir o que foi posto aqui!!! abrs

scadufax
04/09/2013, 23:27
Leandro,
como o Pedro falou, é só levar em uma oficina de radiadores, eles colocam pressão no sistema e o vazamento fica fácil de ver.

eu acredito que algum pequeno vazamento que acontece apenas quando o sistema ta com pressão, como o motor ta quente a agua vaza e evapora nao dando sinal de vazamento, seria interessante voce levar em alguma oficina que tenha aquela bombinha para pressurizar o sistema de arrefecimento, provavelmente o vazamento será descoberto pois com o motor frio a agua não evapora

Abraço, Pedro

Cezar Moraes
08/09/2013, 20:51
Amigos a minha com 200.000 kmts começou a beber agua diariamente.(1/2 L)
Fiz todos os testes e não tem vazamento nem na P e nem no radiador do or quente,vou trocar a junta do cabeçote
o que vcs acham ?????

CGAUER
08/09/2013, 20:59
Se fosse cabeçote, você estaria perdendo muita potência e o vaso de expansão estaria borbulhando...

Estranho...

Amigos a minha com 200.000 kmts começou a beber agua diariamente.(1/2 L)
Fiz todos os testes e não tem vazamento nem na P e nem no radiador do or quente,vou trocar a junta do cabeçote
o que vcs acham ?????

Cezar Moraes
09/09/2013, 08:34
Pois é Clemente,já fiz todos os testes e não tem vazamento externo e o óleo esta intacto.
So posso crer que a agua esta sendo consumida junto com o diesel em pequena quantidade é claro e não da retorno no vaso ainda.Vou trocar a junta !!!!!!!
Clemente aproveitando a retirada do cabeçote o que vc recomenda trocar também?????

dorderf
09/09/2013, 13:17
Pois é Clemente,já fiz todos os testes e não tem vazamento externo e o óleo esta intacto.
So posso crer que a agua esta sendo consumida junto com o diesel em pequena quantidade é claro e não da retorno no vaso ainda.Vou trocar a junta !!!!!!!
Clemente aproveitando a retirada do cabeçote o que vc recomenda trocar também?????

O cabeçote das Defender são de ferro? No meu caso tive que trocar tanto a junta quanto o próprio cabeçote. Depois da troca, ficou perfeito!

CGAUER
09/09/2013, 17:08
Cezar,

a pressão resultante da compressão e explosão de um motor Diesel é infinitamente maior que a pressão do sistema de arrefecimento. Ou seja, se o vaso de expansão não borbulha, dificilmente existe passagem de água do sistema de arrefecimento para os cilindros.

Verifique exaustivamente o estado de 100% das mangueiras, selos, bomba d'água, junta P, radiador e inclusive o radiador do ar quente.

Muitas vezes não pinga, pois pode evaporar antes de pingar.

Cabeçote não estraga sozinho, nem a junta...

Abs

Clemente

scadufax
09/09/2013, 21:27
Cezar,

já colocou pressão no sistema de arrefecimento com o carro frio por uma hora pelo menos?

leobellomi
10/09/2013, 00:35
Cezar,

já colocou pressão no sistema de arrefecimento com o carro frio por uma hora pelo menos?

Pessoal.. na sexta feira, antes de sair de SP para o encontro, fui verificar o nível de água e quase acabei desistindo de ir com a Disco pois percebi um vazamento (gotejamento) no vaso de expansão.... sei que o mais prudente seria não ter ido, ainda mais com meu filho de um ano a bordo, mas resolvi arriscar... fui muito atento ao marcador de temperatura e qualquer aviso do sensor de nível e temperatura... e por fim correu td bem...
ah... no ponto onde identifiquei um possível vazamento coloquei um reforço de silvertape antes da viagem..
agora vou trocar o vaso de expansão, pois agora tenho praticamente certeza da origem do problema...
achei, por enquanto, apenas na Bearmach por quase R$400 ... achei um pouco caro... alguém sabe onde posso encontra-lo? (código PCF101590)
Acho que terei que recorrer ao bom e velho ebay...
abraços

bello
10/09/2013, 06:40
Pessoal.. na sexta feira, antes de sair de SP para o encontro, fui verificar o nível de água e quase acabei desistindo de ir com a Disco pois percebi um vazamento (gotejamento) no vaso de expansão.... sei que o mais prudente seria não ter ido, ainda mais com meu filho de um ano a bordo, mas resolvi arriscar... fui muito atento ao marcador de temperatura e qualquer aviso do sensor de nível e temperatura... e por fim correu td bem...
ah... no ponto onde identifiquei um possível vazamento coloquei um reforço de silvertape antes da viagem..
agora vou trocar o vaso de expansão, pois agora tenho praticamente certeza da origem do problema...
achei, por enquanto, apenas na Bearmach por quase R$400 ... achei um pouco caro... alguém sabe onde posso encontra-lo? (código PCF101590)
Acho que terei que recorrer ao bom e velho ebay...
abraços

Certa vez precisei comprar um, comprei na LR series, não me lembro bem do preço mas ficou muito menos da metade deste valor ai.
Abs
Sergio

Cezar Moraes
10/09/2013, 08:02
Cezar,

a pressão resultante da compressão e explosão de um motor Diesel é infinitamente maior que a pressão do sistema de arrefecimento. Ou seja, se o vaso de expansão não borbulha, dificilmente existe passagem de água do sistema de arrefecimento para os cilindros.

Verifique exaustivamente o estado de 100% das mangueiras, selos, bomba d'água, junta P, radiador e inclusive o radiador do ar quente.

Muitas vezes não pinga, pois pode evaporar antes de pingar.

Cabeçote não estraga sozinho, nem a junta...

Abs

Clemente

Pois ê Clemente,concordo com tudo que vc falou!!!!!!
Mas,troquei a junta andei 80 Kms e o carro nâo bebeu uma gota de aqua o motor esta mais redondo e mais potente(antes pedia marcha nas retomadas de 5 )
Tem coisas que são realmente estranhas,ele não fazia bolhas de ar e bebia pela junta!!!!!!!
Troquei as pastilhas das valvolas e regulei,ficou muito silencioso show !!!!!!

Dennis B
11/12/2013, 22:56
Pessoal

Vou ter que trocar a junta da bomba d`água (deve ser essa P). Gostaria de saber se aproveito o serviço para fazer mais algumas checagens e substituições (bomba d`água, tubulação, substituição do fluído, etc etc).
Obrigado

bello
11/12/2013, 23:20
Pessoal

Vou ter que trocar a junta da bomba d`água (deve ser essa P). Gostaria de saber se aproveito o serviço para fazer mais algumas checagens e substituições (bomba d`água, tubulação, substituição do fluído, etc etc).
Obrigado

Se vai trocar a junta P e não sabe quando foi trocada a bomba dàgua, eu a trocaria também, juntamente com o fluido, claro.
Abs
Sergio

Waldmartins
12/12/2013, 01:14
Aproveitando quanto tempo (km) dura uma bomba d´água? ela dá algum sinal? A minha foi trocada durante a retífica do meu motor em março e tem uns 28.000km...

Abs

Wald

Dennis B
12/12/2013, 02:03
Sérgio e demais, qual seria a bomba de melhor qualidade possível (rotor de metal)? Qual modelo exatamente?
Obrigado
abraço

Dinho_BH
12/12/2013, 06:38
Sérgio e demais, qual seria a bomba de melhor qualidade possível (rotor de metal)? Qual modelo exatamente?
Obrigado
abraço

Dennis,

PEB500090 | WATER PUMP 300TDI DIS/DEF | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/89391/0/water_pump_300tdi_dis_def)

Abraços.

kleverarakem
28/07/2014, 23:02
a bomba da água, é um caso sério pois só avisa que vai estourar quando estoura.
Na defender rodei 140mil km sem qualquer problema, mas foi só trocar na revisão que a outra estourou com 1.000 km. original LR
agora uso genuína mercedes splinter e já rodou 20 mil km.

O fato é que essa range como se fosse estourar a todo momento e está em pé. a que estourou com 1.000 km era silenciosa. Vá saber.....

Nelson Defender 110
29/07/2014, 08:16
Retomando a discussão sobre perda lenta de água...

Será que estes produtos que prometem interromper pequenos vazamentos funcionam ????

Como o da STP (que tem certa tradição)

STP® Fuel & Oil Additives - Choose The Best Fuel Additive For Your Car (http://www.stp.com/products/coolant-additives/radiator-treatment-stop-leak/)

Denilsom
29/07/2014, 14:55
Amigo quer dizer que a bomba d agua da sprinter 310 da certo no motor 300TDI defender ela e rotor de ferro? grato

a bomba da água, é um caso sério pois só avisa que vai estourar quando estoura.
Na defender rodei 140mil km sem qualquer problema, mas foi só trocar na revisão que a outra estourou com 1.000 km. original LR
agora uso genuína mercedes splinter e já rodou 20 mil km.

O fato é que essa range como se fosse estourar a todo momento e está em pé. a que estourou com 1.000 km era silenciosa. Vá saber.....

Nelson Defender 110
31/08/2014, 19:33
RESOLVEU !!!!!

Caros, meu carro estava com uma perda de agua de cerca de 1 litro a cada 2 meses. Dava para conviver mas enchia o saco.

Não havia sinal de por onde a agua se perdia.... Já estava assim a uns 2 anos.

E o sensor de perda de agua sempre apitando !!!!!

Então resolvi experimentar esse RADIATOR STOP LEAK AND SEALER, que apesar do nome é fabricado no Brasil pela MOTORMAX, parece que a patente do produto é estrangeira.

Tentei achar o da STP mas não consegui.

Confesso que estava um pouco incredulo sobre a eficacia, mas funcionou !

Já tem mais de um mes e o nivel não desceu nem um milimetro.

É um liquido grosso e tem que agitar bem antes de virar no compartimento de expansão.

Liguei o ar quente de modo ao produto circular por todos os caminhos da agua no sistema.

A cor da agua permanece inalterada (no meu caso verde do aditivo PETROBRAS).

Acho que para pequenos vazamentos vale a pena experimentar.

Não estou conseguindo postar a foto que tirei do poduto... segue pagina da internet

www.motormax2000.com.br/ft/automotivo/ft_radiator_stop.pdf

Retomando a discussão sobre perda lenta de água...

Será que estes produtos que prometem interromper pequenos vazamentos funcionam ????

Como o da STP (que tem certa tradição)

STP® Fuel & Oil Additives - Choose The Best Fuel Additive For Your Car (http://www.stp.com/products/coolant-additives/radiator-treatment-stop-leak/)