PDA

Ver Versão Completa : radiador para motor opala 151

marciorank@gmail.com
01/09/2013, 16:45
alguem saberia me dizer qual melhor radiador a ser colocado em um jeep 51 com motor 151 opala.
o meu esta com o radiador original do opala e esta esquentando muito.

Carlos Padial
01/09/2013, 19:43
Olá Marcio.
O meu está com motor de opala 4 cc e tem o radiador do Jeep com ventuinha elétrica.
O seu problema de aquecimento pode estar na válvula termostática e na cebola que liga a ventuínha (se for elétrica)
Existem alguns tipos de cebola e válvula que acionam com temperaturas diferentes.
A minha válvula termostática abre com 75 graus, porque o meu motor é gasolina e a cebola liga com 87 graus e desliga com 76 graus e o motor não aquece.
Abç
Carlos

marciorank@gmail.com
01/09/2013, 19:56
Olá Marcio.
O meu está com motor de opala 4 cc e tem o radiador do Jeep com ventuinha elétrica.
O seu problema de aquecimento pode estar na válvula termostática e na cebola que liga a ventuínha (se for elétrica)
Existem alguns tipos de cebola e válvula que acionam com temperaturas diferentes.
A minha válvula termostática abre com 75 graus, porque o meu motor é gasolina e a cebola liga com 87 graus e desliga com 76 graus e o motor não aquece.
Abç
Carlos
blz Carlos
em meu jeep não tem a valvula termostatica, e a ventuinha tenho a original como é nos motores de opala, ou seja,
ela vai junto a bomba de agua, ainda tenho uma eletrica auxiliar em frente o radiador, que ligo ela manual
quando nescessario.

Carlos Padial
01/09/2013, 20:16
Então pode ser o radiador entupido.
Deixa o Jeep parado com o motor ligado e com a ventuinha elétrica ligada, se o motor aquecer, o radiador deve estar entupido.

Pablo.pinto2007
02/09/2013, 08:51
blz Carlos
em meu jeep não tem a valvula termostatica, e a ventuinha tenho a original como é nos motores de opala, ou seja,
ela vai junto a bomba de agua, ainda tenho uma eletrica auxiliar em frente o radiador, que ligo ela manual
quando nescessario.

Então... o seu radiador ou deve estar pequeno pro motor, ou realmente entupido ou sujo (sem eficiência)... eu não entendo como é o sistema original dos motores GM 151, mas eu uso o radiador da pampa de alumínio, com reservatório de expansão (que é por onde coloco água e vejo o nível)...

No meu tópico tem umas fotos, não muito boas do radiador, mas tem um vídeo já do motor funcionando e dá pra ver como fica no jeep 51... só que no seu caso tem que ver como ficam as saídas de mangote pra que lado... essas coisas...

Agora existem diversos fatores que fazem um motor esquentar...
- sobreaquecimento por esforço, forçou demais o motor e esse "não aguenta" ou seja, está com as canaletas entupidas, encrustadas dentro das galerias do bloco e cabeçote...
- subdimensionamento do radiador (mas como é original do motor, acho pouco provável);
- válvula termostática travada (com a ausência, esse problema não aparece);
- sensores da indicação do painel com indicação falsas;
- sensor de temperatura da cebolinha... com defeito ou atrasando (caso tenha ventulinha elétrica);
- ineficiência da ventulinha quando mecânica por ausência do delfetor;
- radiador entupido, precisando varetar;
- radiador com alguns tubos já plugueados (soldados para não vazar água);
- radiador sujo, com lama (agora barro) por entre as aletas, roubando esse calor e impedindo a troca termica eficiente!

Eu no seu lugar trocaria por um mais moderno de alumínio...

Grande abraço e quero ver o resultado!

Pablo

calhiandro
02/09/2013, 15:50
Então... o seu radiador ou deve estar pequeno pro motor, ou realmente entupido ou sujo (sem eficiência)... eu não entendo como é o sistema original dos motores GM 151, mas eu uso o radiador da pampa de alumínio, com reservatório de expansão (que é por onde coloco água e vejo o nível)...

No meu tópico tem umas fotos, não muito boas do radiador, mas tem um vídeo já do motor funcionando e dá pra ver como fica no jeep 51... só que no seu caso tem que ver como ficam as saídas de mangote pra que lado... essas coisas...

Agora existem diversos fatores que fazem um motor esquentar...
- sobreaquecimento por esforço, forçou demais o motor e esse "não aguenta" ou seja, está com as canaletas entupidas, encrustadas dentro das galerias do bloco e cabeçote...
- subdimensionamento do radiador (mas como é original do motor, acho pouco provável);
- válvula termostática travada (com a ausência, esse problema não aparece);
- sensores da indicação do painel com indicação falsas;
- sensor de temperatura da cebolinha... com defeito ou atrasando (caso tenha ventulinha elétrica);
- ineficiência da ventulinha quando mecânica por ausência do delfetor;
- radiador entupido, precisando varetar;
- radiador com alguns tubos já plugueados (soldados para não vazar água);
- radiador sujo, com lama (agora barro) por entre as aletas, roubando esse calor e impedindo a troca termica eficiente!

Eu no seu lugar trocaria por um mais moderno de alumínio...

Grande abraço e quero ver o resultado!

Pablo

Pablo, você esqueceu de um sintoma: cabeçote ou bloco trincado, ele ferve também! Um amigo meu tinha um injesa com motor de opala 6cc e começou a ferver, esperamos esfriar, colocamos água e ferveu de novo em marcha lenta, depois foi descoberto que o bloco estava trincado nas camisas ocasionando o superaquecimento.

Pablo.pinto2007
03/09/2013, 08:29
Pablo, você esqueceu de um sintoma: cabeçote ou bloco trincado, ele ferve também! Um amigo meu tinha um injesa com motor de opala 6cc e começou a ferver, esperamos esfriar, colocamos água e ferveu de novo em marcha lenta, depois foi descoberto que o bloco estava trincado nas camisas ocasionando o superaquecimento.

Com certeza... mas se o motor tiver todo direitinho... no máximo é subdimensionamento... agora se nada resolver, eu abriria o motor, pois aí com certeza tem algo de errado no cabeçote!!!

Pablo

marciorank@gmail.com
03/09/2013, 23:01
Com certeza... mas se o motor tiver todo direitinho... no máximo é subdimensionamento... agora se nada resolver, eu abriria o motor, pois aí com certeza tem algo de errado no cabeçote!!!

Pablo
deixa eu ver se entendi!
se o radiador for muito grande tambem poderá dar problema?

Pablo.pinto2007
05/09/2013, 17:11
deixa eu ver se entendi!
se o radiador for muito grande tambem poderá dar problema?

De aquecimento nunca!!!

O problema que vc pode ter com um radiador grande demais é o volume de água não ser suficiente para aquecer o motor na temperatura de trabalho ideal... eu não sei que temperatura é essa....

No meu sistema eu faço o seguinte...

Não tenho válvula termostática, uso eletroventilador e não uso ventulinha mecânica, a cebolinha do radiador se não me engano é de 76ºC e com isso o motor nunca trabalha quente... não chega nem nos 85ºC... às vezes isso pode ser um problema pois tem motor que frio não queima legal, no meu tá de boa...

Outra coisa que pode fazer com que o motor aqueça e aparentemente tudo esteja normal é a bomba dágua... pois dependendo da qualidade da água que vc use, ou seja, se não coloca aditivo na água e a troca de vez em quando... essa água ferruginosa (se tiver assim) é parte integrante da bomba, ou seja, as palhetas da bomba podem estar gastas, já vi bomba até sem aleta, só a marca de onde elas ficavam... então se faz tempo que o amigo não troca a bomba ou abre ela pra ver, e a sua água é ferruginosa, vale a pena conferir!!!

Abração!

Pablo

Dic3
05/09/2013, 20:56
Motor nao pode trabalhar abaixo da temperatura pra qual ele foi projetado. Se for pra trabalhar a 85ºC, entao tem que trabalhar a 85ºC.
Se trabalhar acima tera problema com junta queimada e afins, se trabalhar abaixo voce tera diferenca de dilatacao o que a medio/longo prazo causara desgaste irregular de camisas e pistoes, vai comecar a fumar e em casos mais serios trincas nas camisas.

Tem que usar a termostatica sempre, ela que garante que o motor sempre trabalhara na temperatura correta.

O radiador pode ser do tamanho do de um caminhao, desde que esteja com a valvula termotatica voce nao tera problemas

marciorank@gmail.com
07/09/2013, 19:38
Motor nao pode trabalhar abaixo da temperatura pra qual ele foi projetado. Se for pra trabalhar a 85ºC, entao tem que trabalhar a 85ºC.
Se trabalhar acima tera problema com junta queimada e afins, se trabalhar abaixo voce tera diferenca de dilatacao o que a medio/longo prazo causara desgaste irregular de camisas e pistoes, vai comecar a fumar e em casos mais serios trincas nas camisas.

Tem que usar a termostatica sempre, ela que garante que o motor sempre trabalhara na temperatura correta.

O radiador pode ser do tamanho do de um caminhao, desde que esteja com a valvula termotatica voce nao tera problemas
e se estiver com um radiador bem dimensionado e sem valvula trmostatica, qual seria o prejuizo do motor?

Dic3
07/09/2013, 20:33
Sao coiss diferentes, radiador dimensionado e uso de valvula termostatica.

Nao usar a valvula fara o motor demorar a chegar na temperatura correta ou em caso de qualquer diferenca brusca de temperatura baixara a temperatura do motor, por ex estar andando com o motor quente e pagar uma chuva, fara a temperatura do motor cair rapidamente e essa diferenca causara os danos que citei.

Usar um radiador bem dimensionado nada mais é do que ter um radiador que de conta de arrefecer o sistema mesmo com a valvula totalmente aberta

Pablo.pinto2007
07/09/2013, 20:50
É DIC eu corro esse risco de ter algum problema com o motor, pois não aderi a válvula não... mas não se tratando de chuva, mas de alagados eu sempre esfrio o motor antes, ligo manualmente a ventulinha, deixo a temperatura baixar bem e entro nágua... faço isso pra evitar o choque térmico e segundo pra evitar que a ventulinha elétrica seja acionada automaticamente dentro dágua, o que poderá, como já me ocorreu de queimar o fusível e eu ficar sem refrigeração (momentaneamente)...

Abraços!

Pablo

Dic3
07/09/2013, 21:31
Pablo, que radiador voce esta usando la? é um ap né?

Pablo.pinto2007
08/09/2013, 06:46
Meu motor é AP e uso o radiador da pampa, que também é AP... porém apesar da ausência da válvula termostática, o motor trabalha quente, ou seja, de vez em quando o eletroventilador aciona...

vavarusso
08/09/2013, 06:58
Bom dia a todos.
Eu uso o radiador de opala para motor 6 cil. pega em torno de 5 litros(medir mais esqueci) trabalhando sem a válvula, aqui no sertão por ser muito quente os "engenheiros" tiravam de todos. Entao como esse motor já trabalhou a vida toda sem ela agora nao vou mais colocá-la. Nao sei se é medo, mais acho o motor muito quente ao toque, apesar do termometro nao chegar à metade. Acho que o espaço entre o ventilador mecânico ao radiador possa estar grande. Esse radiador veio com um eletroventilador que nao o utilizei e vou ver se cabe tirando o mecânico, mas confio mais no mecânico.

marciorank@gmail.com
08/09/2013, 09:15
Bom dia a todos.
Eu uso o radiador de opala para motor 6 cil. pega em torno de 5 litros(medir mais esqueci) trabalhando sem a válvula, aqui no sertão por ser muito quente os "engenheiros" tiravam de todos. Entao como esse motor já trabalhou a vida toda sem ela agora nao vou mais colocá-la. Nao sei se é medo, mais acho o motor muito quente ao toque, apesar do termometro nao chegar à metade. Acho que o espaço entre o ventilador mecânico ao radiador possa estar grande. Esse radiador veio com um eletroventilador que nao o utilizei e vou ver se cabe tirando o mecânico, mas confio mais no mecânico.
qual motor que voce usa?

vavarusso
08/09/2013, 17:17
qual motor que voce usa?
Márcio, o GM151.

marciorank@gmail.com
12/09/2013, 22:49
então pessoal,
para desencargo de consiencia tenho um outro motor 151 e vou desmontar e revisa-lo por completo e vou
por ele no meu jeep, ai veremos se ele tambem vai esquentar tanto.
tomara que resolva o problema, heheheh.....

Jacimar
13/09/2013, 03:37
então pessoal,
para desencargo de consiencia tenho um outro motor 151 e vou desmontar e revisa-lo por completo e vou
por ele no meu jeep, ai veremos se ele tambem vai esquentar tanto.
tomara que resolva o problema, heheheh.....

Bom dia prezados ! tive um problema na minha C10 parecido com o seu, no meu caso aquecia muito em transito pesado, quando estava andando normal não tinha problema . . . refiz o radiador, troquei bomba, tirei termostática, verifiquei ponto e nada . . . após muito pesquisar descobri que o problema era a falta da carenagem que direciona o fluxo de ar através do radiador, como não queria ter mais problemas com isso eu instalei um ventilador elétrico e agora funciona perfeito, minha próxima mexida é fazer o funcionamento em 2 estágios . . . boa sorte e um abraço !

marciorank@gmail.com
17/09/2013, 12:29
blz pessoal,
como mensionei a dias atras, estou montando o outro motor, porem, analizando tudo que monto no motor,
eu não gostei muito desta bomba de agua, ela esta bem boa, sem desgaste algum, porem se reparar bem nela
percebi que sua captação de agua é bem restrita devido que seu rotor fica bem proximo do primeiro cilindro,
e, ainda percebi que ela tem um furo para retorno da agua pro motor, antes da mesma entrar na mangueira
para ser enviada ao radiador.
alguem ja reparou neste caso?
sera que se eu fechar este furo a bomba não tera mais vasão de agua?

Dic3
17/09/2013, 12:47
Esse furo é para mandar agua pro radiador do ar quenta que fica dentro do carro amigo

marciorank@gmail.com
17/09/2013, 18:03
Esse furo é para mandar agua pro radiador do ar quenta que fica dentro do carro amigo
não é este amigo, este furo que falei fica na propria bomba de agua, e ele passa para dentro do bloco do motor, esteque voce esta falando é aquele um pouco acima da bomba de agua, onde a maioria ocupa para colocar o sensor da temperatura, certo?