PDA

Ver Versão Completa : Motor Engesa



Andre 4x4
10/12/2003, 03:03
Caros Amigos

Gostaria de umas dicas dos mais experientes.
Qual os Motores Diesel que se adaptam bem no Engesa.
Estive hoje em um Ferro velho e vi varios Motores, inclusive um Motor 1.9 Diesel que vai no Golf tipo Exportação, e o vendedor me disse que ele faz uns 23 Km/l. É real? Esse motor não e fraco para o Engesa?

O Q20 é um Motor muito antigo? Tem versões mais novas? Quais carros ele equipa hoje?

O Maxion, quais carros usam ele? Maxion é uma marca de motor ou um categoria, assim como o SPRING (acho que é assim que se escreve) Ele é o mais moderno? é o mais caro?

Ou seja, peço a gentileza dos colegas , para que me comentem sobre os Motores para o Engesa.
Qual o melhor? Qual o mais Barato? Qual o melhor custo beneficio? Dificuldades na adaptação? etc. etc. etc.

Desde já agradeço a boa vontade

Grande abraço

Andre

Eduardo Velo
10/12/2003, 07:49
Andre , esse 1.9 VW é mais pra carro de peso até 1500kg , no Engesa não vai bem , acho que não vai bem em nenhum 4x4 (minha opinião) . agora ... 23 km/l :?: :?:
Os Perkins Q20B equipavam as D20 antigas , tenho esse motor no meu Engesa , saiu assim de fábrica em 91 . O Maxion é o Perkins melhorado , a Maxion comprou a Perkins e usou o mesmo bloco fazendo poucas melhorias , as D20 mais novas e as Land Rovers usam esse motor , a partir de 2005 a Maxion terá que colocar motor injetado no mercado , não serão mais aceitos os convencionais .
Os MWM equipam a maioria dos carros a diesel , tem 4 e 6 canecos . Tem mais potencia que o Maxion e menos torque , trabalham em giro mais alto e alcaçam velocidade maior .
Para adaptar qqer motor diesel vc vai ter que fazer adaptação em cx seca , coxins , suporte , trocar molas amortecedores e talvez o radiador . Para acertar papelada no Detran , não compre sem nota senão vc não consegue a documentação .

[]s ...

Fábio
10/12/2003, 10:13
Caros Amigos Gostaria de umas dicas dos mais experientes. Qual os Motores Diesel que se adaptam bem no Engesa.

Q20B, S4, S4T - Todos esses sairam de fábrica em alguns Engesas e Campers. Ah... Detalhe: O Maxxion S4 é mesmo motor que o Perkins Q20B, com algumas melhorias.

Já ví Engesas equipados também com:
MWM Sprint 4.07 (2,8, 4cc),
MWM Sprint 6.07 (4,3, 6cc - Esse fica o bixo!!!!!),
Mecânica da Toyota Hilux


Estive hoje em um Ferro velho e vi varios Motores, inclusive um Motor 1.9 Diesel que vai no Golf tipo Exportação, e o vendedor me disse que ele faz uns 23 Km/l. É real? Esse motor não e fraco para o Engesa?

Se faz essa kilometragem eu não sei... Só sei que o motor é fraco para um carro desse porte. Esse motor é bom para Samurai, Nivas, Rocsta e talvéz Vitaras.


O Q20 é um Motor muito antigo? Tem versões mais novas? Quais carros ele equipa hoje?

O Q20B é antigo, vibra muito mas é bem resistênte e económico. Esse motor virou Maxxion S4 que virou Continental. Hoje em dia equipa as Lands e Rangers.


O Maxion, quais carros usam ele? Maxion é uma marca de motor ou um categoria, assim como o SPRING (acho que é assim que se escreve) Ele é o mais moderno? é o mais caro?

Maxxion é uma fábrica. Mudou de nome... Hoje é Continental. SPRINT é uma linha de motores da MWM... Ambos trabalham em alta rotação : São excelentes motores!


Ou seja, peço a gentileza dos colegas , para que me comentem sobre os Motores para o Engesa.

[quote=Andre 4x4][b] Qual o melhor?
MWM 6.07TCA

Qual o mais Barato?
Perkins Q20B

Qual o melhor custo beneficio?
S4T

Dificuldades na adaptação? etc. etc. etc.
São as mesmas de qualquer adaptação... Deve ser lembrado que motor diesel é mais pesado e vibra muito mais do que qualquer motor a gasolina. Assim sendo, o carro como um todo deve estar preparado para recebe-lo.´

Outra coisa é a documentação. Siga os passos:

1) Pegue autorização para a conversão com um delegado do Detran antes de qualquer coisa.
2) Compre motor com nota. Verifique se ele foi baixado (use serviços de sites como o Check@uto <www.checkauto.com.br> para isso. Guarde as notas de todo o serviço da adaptação.
3) Faça a inspeção no Inmetro
4) Dê entrada com o processo no Detran (com todas as notas, inspeção do Inmetro e tudo mais)

Acho que é só isso... Boa sorte!
[]´s

Polvora
10/12/2003, 10:34
Fabião esse tópico deveria mudar para :

" AULA SOBRE MOTORES DIESEL PARA O SEU JEEP "


Parabéns.

Eduardo Chaves
10/12/2003, 17:56
PessoALL,

O Jericó está equipado com o Q20B + turbina, o resultado é excelente...
Detalhe, com o Q20B a configuração do conjunto motriz é original de alguns Engesas, conforme comentou o Xará...

Na minha opinião o Q20B é o melhor custo X benefício, visto que os S4's tem uma manutenção mais cara e mais frequente, conforme relatos de vários mecânicos e retíficas que consultei antes de trocar o coração do Jericó, detalhe, todos foram unânimes em optar pelo Q20B ao S4.

Não achei a adaptação pesada, pois basta que o motor venha com embreagem e caixa seca, não é necessário nenhuma flange, pois o câmbio do Engesa é o mesmo das D-20 e D-40 que utilizaram este motor.

Eu pelo menos não acho que seja um motor que vibra muito, utilizo coxins de motor da F4000 tanto no motor como na carroceria, talvez ajudou a minimizar a vibração, e quanto ao barulho, uma boa isolação resolve 80%... :roll:

Sou meio contra os motores de alta rotação, maxion 2.5 e mwm 2.8 e arghhh os da hilux... toc, toc, toc...
Tive uma experiência muito pouco agradável, o Jericó veio equipado com o motor da Hilux 3.0 TD, teve sérios problemas com um dos pistões, resumindo, para "consertar", iria gastar L$4.000 e sem garantia, daí que optei por um motor mais robusto e com manutenção beeem mais barata...

E æ Xará, vc vê motivos para sair do Q20B ???

[]'s cansado de escrever...

Eduardo Velo
10/12/2003, 20:32
...

E æ Xará, vc vê motivos para sair do Q20B ???


Nenhum !!! , nem quero turbina , adoro o barulho do bichinho ...
Fabio , meu Q20B não vibra , em marcha lenta ele fica dando uma peq. balançada ( é bonito ver ) , mas qdo ando , não vibra , está com calços originais Engesa ...
Polvora , tá vendo como é cara , tá tendo uma aula gratis de como colocar um barulhento na F75 , aproveite , já pensou a F75 com MWM 6 canecos ? (Cabe direitinho é só dar uma erguida pra fechar o capo) .
Andre , agora é contigo , só não vi Engesa com motor Mercedez , já vi com MWM 4 e 6 canecos , Maxion S4 , S4T , S4Tplus , Perkins Q20B e Q20B4 . O que dá mais trabalho é o MWM 6 canecos , tem que fazer muitas adaptações pra aguentar o motor , troca de difs. (Band) , cambio(Band) , molas e amortecedores e calçar a carroceria , essa configuração alcança 150 a 160 km/h , dá pra encarar ???

[]s contentes com o barulhento ...

Andre 4x4
11/12/2003, 02:05
Caros Amigos

Agradeço muito as explicações tecnicas e experiencias proprias em relação aos Motores para o Engesa.

Vou lhes contar uma coisa.... Ainda não adquiri o meu Engesa, por isso estou a cata das mais diversas informações, para quando cair um bom negocio na minha mão, eu não o perca por duvidas.

A proposito, prorque os Engesas estão tâo caros por ai?

Tenho vontade de adquirir um Engesa desmontado ou sem algumas partes, tipo, Motor, Caixa. Para que eu possa reforma-lo de cabo a rabo e bbbeeeemmmmmm devagar, conforme a grana vai entrando, heheheh

Voces acham vantagem nesse tipo de compra ou não?

Alguem teria alguma dica, de algum Engesa, barato, esperando pelo Andre para adquiri-lo.

Abraços

Andre

Eduardo Velo
11/12/2003, 17:54
André , vou ser sincero contigo , fiquei mais de 1 exaustivo ano , com grana na mão pra fechar um bom negócio com Engesa e foi bem difícil , achar Engesa em mau estado pra fazer acho impossível , nunca vi Engesa em desmache ou numa garagem aguardando reforma .
O bicho é caro pq é bom e pararam de fabricar , vc pode fazer n adaptações pra deixá-lo um 4x4 altamente confortável e confiável .
Vi um trampo do Jegteam numa Engesa que é de babar , colocou os 2 eixos e a reduzida da Band , tá com bancos de omega , Cd , AC , capota de fibra , guincho , motor MWM 2.8 , fora detalhes de painel e outros . É um carro não visado preparado pra tudo .
Passei um Engesa para um colega que o cara pedia 13000 lts , falei pra ele pegar mesmo se tivesse c/ motor fundido , no fim só teve que trocar pneus , tá super contente , isso é um achado , talvez apareça algo assim aí por Curitiba , fique esperto ...

[]s ...

Pedro
11/12/2003, 23:52
.
.
.
A proposito, prorque os Engesas estão tâo caros por ai?
Tenho vontade de adquirir um Engesa desmontado ou sem algumas partes, tipo, Motor, Caixa. Para que eu possa reforma-lo de cabo a rabo e bbbeeeemmmmmm devagar, conforme a grana vai entrando, heheheh
.
.

Senão vejamos(como diria Hommer Simpson):
1 Engesa original(gas/alcool) em bom estado: R$ 18k
1 capota de fibra: R$ 4k
1 tranferencia da Toya instalada: R$ 4k
1Guincho 12000 nacional R$ 2,5k
1Eixo traseiro flutuante instalado R$ 2,5k
1Eixo dianteiro de Rural inst. e revisado: R$ 1k
1 motor Diesel (MWM 2.8 Sprint) R$ 7,5k
2 Bancos de couro R$ 0,6k
1 Volante escamoteável de S10 R$ 0,4k
1 Embreagem hidráulica R$ 0,4k
1 Upgrade dos freios(disco tras,hidrov.maior) R$ 0,8k
1 Jogo de Rancho c/controle interno R$ 1,8k
1 Ar condicionado R$ 1,5k
Total R$ 45k


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Ô continha alta!!!
Claro que tem coisa que se consegue mais barato, a mão de obra pode ser sua, ainda assim a brincadeira não fica barata. E isso não tem limite,
bloqueios, Totem, GPs.....
E ainda tem a inflação dos comerciantes de peças e mecanicos especializados em 4x4!!!
O que quero dizer é que o preço final destes brinquedos superequipados acabam por inflacionar o valor dos jipes peladões, principalmente os ENGESAS mas também os CJ's.
E aí Eduvelo, que vc acha?? Aquele da Jeg não deve ter saído por menos disso...
[]'s

Eduardo Velo
12/12/2003, 20:11
Pedro , as 2 fase 2 cinza e vermelha que estavam no Poli terça , tem a mesma config. de motor cambio e difer. MWM 2.8 , Clark 5 m, red. e eixos Band .
A Cinza está até o momento em 56k , Chassi e Carroceria vieram de Maringa PR da Envesa encom. com o Rosnel (zero bala) . Motor eixos e reduz. novos tbm , é praticamente um carro zero por 56k e não é visado ...
A vermelha já passou dos 40k ha um tempo atraz , ele mesmo faz tudo , mas só usa material de prim. e compra tudo com nota ...
O meu já chegou nos 36k , ainda falta :
Disco na tras. , eixo flut. , reduz. , A.C. , ar quente , des. / limp. tras. e GPS .
É assim que funciona , não tem pra onde correr , se quiser um 4x4 tem que suar um bocado ...

[]s...

Polvora
13/12/2003, 00:06
Polvora , tá vendo como é cara , tá tendo uma aula gratis de como colocar um barulhento na F75 , aproveite , já pensou a F75 com MWM 6 canecos ? (Cabe direitinho é só dar uma erguida pra fechar o capo)

Fala Mestre Edu beleza ?

Putz!!! Um desse eu até quero, o problema é a grana, muito caro e eu rodo pouco com o Mammouth.

O meu motor não é ruim, mas faz um barulhão da porr :shock: o consumo na estrada é +/- 8km/L a uns 80km/hora.
Quando eu for para o Jalapão 8) eu vou levar uns três dias mas não vou gastar muito GAS.


Até mais

Andre 4x4
13/12/2003, 00:36
Amigos

Continuando o assunto Motor...

Alguem já viu alguma adaptação no Engesa, o Motor da C20 MPFI, 148 cv, 6 cil o mesmo da Silverado a Gasolina.

Como fica com esse Motor?
Qual o consumo na cidade e estrada?
É barulhento?
Favor comentarem a respeito deste.

Obrigado

Andre
Curitiba-PR

Luiz Claudio
13/12/2003, 00:43
Salve amigos engeseiros,
Apesar de me considerar totalmente leigo em se tratando de mecânica, vou arriscar colocar aqui minha modesta opinião.
Adquiri a 3 meses um Engesa 86 fase 1 depois de 7 meses de árdua procura (sou um antigo apaixonado pela marca) que veio com a seguinte configuração:
-Motor diesel Toyota 14B (dos mais novos,aquele chamado de verde)
-Câmbio 4 marchas Toyota com reduzida
-Direção e embreagem hidráulicas
-Freio a disco dianteiro
-Pneus General Graber 33"
-Etc...
Como ninguém mencionou o motor 14B nesse tópico, arrisco dizer que é um excelente motor. É econômico, durável, tem pouca trepidação e dá conta do recado. A única devantagem é um custo de manutenção um pouco mais salgado, mas se for bem cuidado isso não preocupa.
Na estrada a velocidade de cruzeiro fica entre 80 e 100 km/h, levando-se em conta que "ainda" não tem turbo.
Quanto ao conjunto câmbio/reduzida da Toyota, só tenho a dizer que fica animal. Se o câmbio tivesse a quinta marcha (over drive), aí não faltava nada.
Apesar de, como falei acima, me considerar totalmente leigo, me coloco a disposição dos amigos para qualquer coisa que puder contribuir.
Um grande abraço a todos,

Luiz Claudio
Engesa Diesel "Barão Vermelho"
PX2 M 6200
São Paulo - SP

Eduardo Chaves
13/12/2003, 14:49
Caracas...

Como tem engeseiro de sampa aqui no fórum, dá quase pra fazermos uma trilha de Engesas... hehehe...

[]'s...

Polvora
13/12/2003, 15:16
Tá bom podem marcar só Engesas... :evil:

Eu vou junto só para garantir, nunca se sabe derrepende alguém quebra né ? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Vichi vou tomar porrada :roll: :roll:

Eduardo Chaves
13/12/2003, 15:38
Pólvora...

Desculpe, não foi o que quis dizer, longe de mim, é que nunca vi tanto engeseiro junto, nem aqui no fórum, e imaginei pela maioria ser de Sampa, tudo junto numa trilha... hehehe... :lol:

[]'s contra qq panelinha... :wink:

Polvora
13/12/2003, 15:46
Fala Edu beleza ?

Nem foi a minha intenção chamar a atenção para isso, foi só uma brincadeira, só para "cutucar" :twisted: a galera de Engesa...

Até mais

Pedro
14/12/2003, 11:33
Nos bons tempos que a estrada para Castelhanos em Ilha Bela era uma trilha, rolou uma só com Engesas (se não me engano em 1999).
Tinha alguma foto no site engesa.com.br :(
[]'s

Andre 4x4
14/12/2003, 21:31
REPETINDO

Amigos

Alguem já viu alguma adaptação no Engesa, o Motor da C20 MPFI, 148 cv, 6 cil o mesmo da Silverado a Gasolina.

Como fica com esse Motor?
Qual o consumo na cidade e estrada?
É barulhento?
Favor comentarem a respeito deste.

Obrigado

Andre
Curitiba-PR

Eduardo Chaves
15/12/2003, 15:39
André,

Na cidade vizinha em que moro tem um Engesa com o motor da Silverado, ficou o bicho, sem dizer que é muito belo, o cofre do motor fica limpo...

- Sobra motor na trilha...
- Não sei o consumo mas não deve ser alto por ser um motor moderno...
- É um motor até que silencioso... apenas ruge :twisted:

A adaptação pode se dizer que é até simples, pois esse motor e o câmbio original do Engesa são plug'n play... :wink:

[]'s...

Valdir
15/12/2003, 15:48
André , vou ser sincero contigo , fiquei mais de 1 exaustivo ano , com grana na mão pra fechar um bom negócio com Engesa e foi bem difícil , achar Engesa em mau estado pra fazer acho impossível , nunca vi Engesa em desmache ou numa garagem aguardando reforma .
O bicho é caro pq é bom e pararam de fabricar , vc pode fazer n adaptações pra deixá-lo um 4x4 altamente confortável e confiável .
Vi um trampo do Jegteam numa Engesa que é de babar , colocou os 2 eixos e a reduzida da Band , tá com bancos de omega , Cd , AC , capota de fibra , guincho , motor MWM 2.8 , fora detalhes de painel e outros . É um carro não visado preparado pra tudo .
Passei um Engesa para um colega que o cara pedia 13000 lts , falei pra ele pegar mesmo se tivesse c/ motor fundido , no fim só teve que trocar pneus , tá super contente , isso é um achado , talvez apareça algo assim aí por Curitiba , fique esperto ...

[]s ...

voce mencionou que o cara colocou os 2 eixos da BAndeirante ?
e isso mesmo ?
se positivo me forneça o fone / e-mail do cara

Eduardo Chaves
15/12/2003, 16:34
ÔÔ Valdir... :o

Melhor que o fone hein... Segue o site da JegTeam:
http://www.jegteam.hpg.ig.com.br/

[]'s gastando a agenda hj... :wink:

Delfim
16/12/2003, 09:05
Aí pessoal,
aproveitando a pergunta do André de Curitiba sobre o motor a gasolina da Silverado (continuamos aguardando comentários ...), gostaria de saber se o motor 4cil a álcool aguenta bem o peso do Engesa.
Até mais, sonhando em trocar meu CJ por um Engesão,
Delfim.

Eduardo Chaves
16/12/2003, 15:13
Delfim,

Tenho um amigo com o Engesa original (4 cil.gas.) + capota fibra, é econômico, anda bem cidade e estrada, na trilha em algumas situações fazem falta alguns cavalinhos a mais... :wink:

[]'s...

Eteval
29/12/2003, 11:22
PessoAll,

a aula está muito interessante, estou até arquivando os textos como fonte
de pesquisa posterior (hehehe)... mas preciso de ajuda na seguinte questão:

O Guerreiro veio com o câmbio da band (5 marchas), porém, a adaptação não foi bem feita e está trabalhando desalinhado e forçando muito. :cry:
Terei que acertar a adaptação, mas tensiono trocar brevemente o motor por um à Diesel.
Ao comentar com o mecânico, que iria acertar a adaptação do cambio, ele me sugeriu aguardar para fazer tudo de uma vez e disse que o motor da S10 2.8 turbodiesel intercooler ficaria muito bom com a caixa que já
tenho.
Os amigos podem me esclarecer se esta é realmente uma boa apção? ou
para ter um conjunto forte, confiável e ágil com o caixa da band seria
melhor um outro tipo de motor???

grande abraço a todos e um 2004 de muita lama :P :P :P

Eduardo Chaves
29/12/2003, 17:26
Eteval,

Na IMHO, vc está a mais de meio caminho andado, e, se fosse eu, com sua caixa Toyota, optaria pelo motor MWM 2.8, mas se e somente se estiver com a T-case Toyota tb, pois esse motor sem reduzida na trilha judia um pouco, por ser alta rotação... :roll:

Agora, como já discutimos anteriormente, o custo de manutenção desses motores modernos são beem mais caro$$$, deve-se colocar na conta tb... :wink:

[]'s...

Eteval
29/12/2003, 18:04
Eteval,

Na IMHO, vc está a mais de meio caminho andado, e, se fosse eu, com sua caixa Toyota, optaria pelo motor MWM 2.8, mas se e somente se estiver com a T-case Toyota tb, pois esse motor sem reduzida na trilha judia um pouco, por ser alta rotação... :roll:

Agora, como já discutimos anteriormente, o custo de manutenção desses motores modernos são beem mais caro$$$, deve-se colocar na conta tb... :wink:

[]'s...


Grande Eduardo,

obrigado pela resposta rápida e direta. O conjunto está completo, cambio e reduzida de toyota. :D
Agora é só procurar um motor com procedência para comprar.
Se alguem tiver alguma dica :!:

forte abraço enlameado.

[]'s anciosos

haundrich
02/01/2004, 01:15
Seguinte

O Ursus está com MWM Sprint 2.8 e a caixa Clark, que o pessoal a chama de pesada ou caixa grande, 5 marchas, sendo a primeira marcha bastante reduzida e a 5, senão me engano, 1:1. Tanto que só saio em segunda.
É mais do que suficiente para longas viagens no asfalto. Certa altura da serra entre Londrina e Maringá, tá lá o Engesa na faixa da direita, mantendo 120, e os carrinhos 1.6 para baixo acabam ficando para trás, ainda utilizando a faixa esquerda....

Não tenho reduzida. Pretendo ter, para ter melhor controle no transpor obstáculos (contrariando o projeto engesa) e preservar mais ainda embreagem..(não que fosse realmente necessário ...)

O motor turbo e intercoolado, rende pacas. Não sei o certo a máxima, mas o velocímetro original EE dá km direto. Estimo em 140 a 145 km/h de máxima (é o tanto que acho que sobra no acelerador depois que dá os 120 do velocímetro EE). Ainda vou aferir o velocímetro, mas a 100 km/h bate com o velocímetro do omega. Não deve estar fora.

No barranco, e tração ligada, o bicho fica ignorante. E o motor não reclama, surpreende. Mas isso se deve provavelmente aos pneus 31 pol. Pretendo colocar BF33 ou BF35 (estou indeciso) e então isso vai mudar bastante, a começar que ele pode ficar mais chôcho de saida.

Única coisa que ficou esquisito para mim foi que com a colocação deste Sprint (o ursus veio assim), todo conjunto (alternador, arrranque, bomba injetora, bomba hidraúlica, DH e bateria, ficaram do mesmo lado, deixando assim o carro pendendo para o lado esquerdo. Comentei isso no tópico Molas.

Corrigi colocando um calço de uns 3 cm e aeh ficou beleza (não foi a solução mais técnica), enquanto procuro outra saida.

Se você optar pelo sprint 2.8, acho que deverá observar bem esse detalhe.

Andei num F1 com o Maxion. Tem muito mais torque em baixa rotação. Gostoso mesmo. E tem a vantagem de ser mais centrado o conjunto. Na trilha deve ser um trator. Mas chegou em 2000 RPM, aeh o Sprint fala mais alto.

Pretendo compensar iesse detalhe no meu Sprint, colocando a tal de turbina de geometria variável (se já não tem..), aquelas mesmas utilizadas nas Ranger a partir de 2002, mas outro modelo adequado para o 2.8.

Eu diria que o Maxion fica excelente para trilha.

Falando em MWM 6 canecos, isto sim, bom motor. Mas acredito que o risco de quebra do conjunto Transmissão é muito grande.

O pessoal que está com MWM 6 canecos usa qual transmissão? e qual caixa de transferência?

[ ] engrenados
" Quanto maior for o motor, maior deverá ser o seu bom senso e maior ainda poderá ser a sua cagada "

Eduardo Chaves
02/01/2004, 07:29
Haundrich,

Acho que com um câmbio e transferência Toyota, vc vai ter um melhor aproveitamento do motor... :wink:

Quando comprei o Jericó, veio com o motor Toyota Hilux 3.0 TD, e o câmbio original 240V, como o seu. Saindo em segunda, dependendo da situação, era necessário queimar um pouco de embreagem, já com o Q20B4 de baixa rotação ficou mais redondo o conjunto... :lol:

O MWM 6cc deve ficar muito bom para viagens, mas na trilha será que o peso não comprometerá o desempenho ??? Claro com o restante do conjunto já adequado para ele, caso contrário não há o que aguente...

[]'s...

haundrich
05/01/2004, 00:06
então Eduardo

Se for o motor MWM diesel 6 canecos, acredito que deva pesar uns 120 kgs a mais do que com o 4 cilindros diesel.

O meu, com o MWM 2.8 , 4 cilindros, já pesa 2.1 toneladas (por essa eu não esperava). Volta e meia fico estudando onde posso tirar peso, mas em vão.
Isso que estou com rodas de liga leve e pneus 31 pol. Sem galão e sem ferramentas.

Queria saber se o pessoal que está com MWM diesel 6 canecos usa o mesmo câmbio de toyota 5 marchas e reduzida e se estão mantendo a caixa de transferências original. Ah, e qual o consumo no asfalto?

[ ] 's

Eduardo Chaves
05/01/2004, 15:26
Pombas... 2,1 ton ??? :shock: :shock: :shock:

Preciso dar um jeito de pesar o Jericó urgente, talvez tb tenha que fazer um regime... :lol: :lol:

Para essas informações do MWM 6cc só o pessoALL para nos contar... :wink:

[]'s...

haundrich
08/01/2004, 15:16
Caro Eduardo

Guincho Elétrico , Capota de Fibra, ar condicionado.... todos inclusos. E está com rodas de liga leve e ferramentas básicas ainda....Nem consegui me animar.. aff...

EU também fiquei surpreso...

E não tem muito o que aliviar no engesa, sem perder a robustez....
No máximo rodas de alumínio e bancos cocha de fibra..., colocar toldo de lona (nesse não!).

Alguém tem mais alguma sugestão?

[ ] Pesado

gomila
29/01/2004, 14:43
opa!

Meu "Sapão" tem um Maxxon S4tplus com a turbina "meio" fuçada!
O bicho voa!

E ainda ta com aquele barulho de caminhão quando troca de marcha, dá pra escutar de longe ele chegando...
Nem penso colocar um 6 cilindros por enquanto, o motor que eu coloquei esta zero, pq estava guardado num depósito a anos, a documentação foi complicada de fazer mas valeu a pena!... porém acho que ele gasta d+ quando piso muito, tipo uns 12 por litro!

É isso!

cassiolm
18/02/2004, 23:10
Descobri esse topico só hoje, procurando saber mais sobre o consumo do Engesa.

gomila, vc fala em 12 por litro! Todos que escreveram antes falaram em 6, 7, acho que nom maximo 8!!! 12 por litro parece um milagre. Que motor é esse? :o
Estou querendo um engesa mas estava meio assustado com o consumo.
Vc poderia dar a ficha do seu "Sapão"?
Seria legal tb ouvir a opinião dos outros engeseiros sobre isso... :wink:

Ricardo Cubas
19/02/2004, 08:08
12 km/l é consumo de motor diesel. O meu Engesão 6cc a gasolina faz 5 km/l de média. Bebe bem mas é um trator !!!

haundrich
19/02/2004, 08:26
Pessoal

O Ursus está fazendo 8 km/l , 80% trajeto na cidade.

Na estrada, está fazendo 9 km/l. Só uma vez fez 10, danado! Sempre 10, sempre 20...

Detalhe: MWM diesel 2.8 Intercooler, caixa 240V e .. pneus 31"pol , por enquanto. Os dados de meus diferenciais (dianteiro com bloqueio progressivo ) ainda não os tenho com precisão.

[ ]'s jipeiro

Beto
19/02/2004, 13:49
opa!

Meu "Sapão" tem um Maxxon S4tplus com a turbina "meio" fuçada!
O bicho voa!

E ainda ta com aquele barulho de caminhão quando troca de marcha, dá pra escutar de longe ele chegando...
Nem penso colocar um 6 cilindros por enquanto, o motor que eu coloquei esta zero, pq estava guardado num depósito a anos, a documentação foi complicada de fazer mas valeu a pena!... porém acho que ele gasta d+ quando piso muito, tipo uns 12 por litro!

É isso!

Beleza, vc. deve ter uma maravilha com vc., um sonho p/ a maioria, bom mas vamos lá, comprei uma sucata de uma s10 4x4 diesel 97 p/ montar a mecanica na minha engesa, mas não sei por onde começar e se possivel gostaria de umas dicas...... vc. acha melhor colocar só o motor? Ou motor, cambio e reduzida? Pois os diferencias eu acho melhor ficar o dela. Esse seu motor é o mesmo da s10? Se eu não me engano o motor lá é maxion, só que não sei o modelo. Oq. vc. fez na turbina p/ melhorar a performace do bichão? Precisa mecher na bomba tb? Em qual velocidade de estrada dele, sem forçar? Desculpa a amolação, mas se poder ajudar eu agradeço.

Alexandre Gonzaga
20/02/2004, 20:06
Aproveitando o gancho dos motores,

Vou fazer uma geral no Engesa. Estou pensando em manter o motor do Opala 4 cc alcool original e turbiná-lo Fica BOM???????

Quais cuidados devo tomar??

Estou pensando compensar esta falta de força que motores Diesel dão com bloqueios de diferencial. Meus caros fiz feio :oops: na ultima semana aqui em BH. O meu JEEG ficou para tras e tive que apelar para o guincho. Era so lama subida forte com curva, e abismo, valas, chuva e falta absoluta de aderencia. Duas Pajeros subiram que nem foguete e fiquei desconsolado ao ver que eu estava Obsoleto. Vou voltar lá sozinho e subir sem ter que descer do JEEG, mas antes quero me equipar

gvogetta
20/02/2004, 21:28
Caros Amigos,


O motor do "Sapão" do Gomila provavelmente está fazendo 12 Km/L por estar com um Maxion S4T praticamente novo. O motor está justinho, provavelmente ainda amaciando ou recém amaciado, como ele falou esteve guardado muito tempo... O Maxion S4T é um bom motor e econômico mas a média dele, pelo menos em outros Engesa que conheço fica nos 10 Km/L.

Ao amigo Beto, algumas informações: o seu motor é o International HS 2.5 TD. A International (não "Continental" - sorry, Fábio) adquiriu a Maxion, que por sua vez havia adquirido a Perkins do Brasil. Este motor, ao lado do MWM Sprint é um dos primores de tecnologia em motores diesel no Brasil. Para ter uma idéia ele equipa os Land Rover Defender 90 e 110, as Vans Sprinter da Mercedes e equipava as Blazer e S-10 da GM até 2001, quando estas passaram a usar o MWM Sprint 4 cilindros 2.8.

O International (Maxion) HS 2.5 com turbo e intercooler produz 115 cv de potência a 3800 rpm e fornece 290 Nm de torque a 1600 rpm. Possui sistema de injeção direta de combustível e turbo de baixa inércia, além de permitir diversas substituições de peças como guias e insertos de válvulas e possuir kits de camisas de cilindro, permitindo diversas sobrevidas ao motor a um baixo custo. É um motor de alta rotação, bastante elástico e de excelentes características, com manutenção em alguns casos mais barata que os MWM Sprint, com baixos índices de emissão de poluentes e de vibrações. Estou adaptando um desses em meu JPX Panzer...

Beto, a meu ver, a melhor soluçãos eria usar o motor e a caixa de câmbio da S-10 e abandonar a caixa de transferência desta, pois é muito grande e irá te trazer problemas na hora de adaptar... Além do mais, se não me engano a saída do cardã nela é ao contrário do do Engesa... Procure uma outra caixa de transferência, como uma Willys ou Toyota. Não sei se daria certo os diferenciais da S-10 no Engesa, teria que verificar...

Outra coisa: ao "mexer" na turbina, será necessário alterar o débito da bomba injetora.

Desculpem o tamanho da mensagem... Espero ter ajudado.

Saudações,

haundrich
22/02/2004, 22:06
Aproveitando o gancho dos motores,

Vou fazer uma geral no Engesa. Estou pensando em manter o motor do Opala 4 cc alcool original e turbiná-lo Fica BOM???????

Quais cuidados devo tomar??

Estou pensando compensar esta falta de força que motores Diesel dão com bloqueios de diferencial. Meus caros fiz feio :oops: na ultima semana aqui em BH. O meu JEEG ficou para tras e tive que apelar para o guincho. Era so lama subida forte com curva, e abismo, valas, chuva e falta absoluta de aderencia. Duas Pajeros subiram que nem foguete e fiquei desconsolado ao ver que eu estava Obsoleto. Vou voltar lá sozinho e subir sem ter que descer do JEEG, mas antes quero me equipar

Alexandre

O pouco que sei te responder é que fica animal o motor GM 151-S com turbina. O grau de pressão que vc irá querer dosar depende de sua aplicação. Se vc deseja alguma durabilidade, vc pode usar pressões de até 0,3 a 0,5 bar , numa boa, para o seu motor com pistões Álcool, sem maiores alterações. Vc poderá extrair até 120 a 150CVs, dependendo da receita.

Há preparações maiores, e começa a implicar em troca por pistões especiais, comandos, virabrequins forjados e por aeh vai.

Não importando o tipo de receita que vc pretende usar, o maior cuidado que vc deve ter é que SEMPRE tem que manter a mistura ENRIQUECIDA para motores turbo. E o consumo, óbvio, vai para o espaço. Mas é obrigatório vc manter a mistura enriquecida: Dois são os motivos:

Um é que em certas solicitações, pode acontecer de faltar combustível (atenção para a bomba e carburador) e nesta condição, a mistura pobre de combustível fura pistãos e detona o resto do seu motor.

Dois é que a própria mistura rica injetada do carburador auxilia no arrefecimento dos pistões, condição ideal até nos venenos mais fortes.

Com isso quero te dizer que não é só comprar a turbina e colocar no motor. Vc tem que escolher muito bem quem vai fazer o serviço de montagem, e , PRINCIPALMENTE, a regulagem do bura com a turbina.
Soube de neguinho jogar fora 3 cabeçotes e pistões de santana 2.0, porque o "mecânico" disse que instalava turbos.....demorou para descobrir o que estava acontecendo...

Outra dica boa:
use relógio chamado pirômetro, que nada mais eh que uma sonda tipo termopar que vai no coletor de exaustão e mede a temperatura dos gases e te indica direto se a mistura está ficando pobre ou rica em excesso.
Vale o investimento e protege seu motor.

Com essas 3 dicas ajudam a vc escolher melhor quem pode preparar turbo. Quanto a pressão do turbo, vc e seu bolso decidem...

Atenção também para o snorkel e filtro de ar, já que essa turbo vai dentro de um jipe...água, lama, banhado, rio,... he he he he as pressões negativas dentro da tubulação antes do turbo são maiores..

Uma preparação que me agradou muito para se aplicar em motor de opala foi a do engenheiro Martins, aeh de São Paulo. O cara é tarado por GM. Sem turbo, sem nenhuma modificação, procurando manter tudo o mais original possível , ele conseguiu extrair 150 CV no GM 151-S 4 canecos... !! O torque não me lembro, mas acho que chegava nos 28 kilos de torque..coisa de loko.
Só para ter idéia, o GM251 de 6 canecos rende a gasolina 120 CVs...

Segredo? o cara bolou um virabrequim forjado, com 2 contrapesos para cada cilindro, aumentando o curso do cilindro e a taxa. E usou os pistões do 6CC.
Veneno mais perfeito que vi para opala 4 cilindros. A vida útil deste confiável GM continuou quase a mesma...

Espero ter ajudado um pouco sobre turbo e outras possibilidades

[ ] 's

Flávio

haundrich
23/02/2004, 15:10
Caro Alexandre

Tem mais um detalhe, sobre tamanhos de turbinas:

Você pode escolher uma turbina de pressões maiores que 0.6 BAR, mas lembre-se: Quanto maior a turbina, maior é o tempo morto (tempo em que o motor sobe de giro até "encher" o turbo). O pessoal de jeep indoor, com motor AP, abusa destas turbinas..
Exemplo de tempo morto: Basta vc pisar numa ford ranger diesel , ano 2001, e vc vê que o motor fica "chôcho" até os 2700 RPM... Atingida essa faixa, parece que o motor " acorda para a vida " e despeja tudo que ele tem auxiliado pela turbina.
Mas até chegar nos 2700 rpm, meu caro, demora....e aeh vc toma côko dos concorrentes..ou queima bastante embreagem para sair nas ladeiras... he he he he

Agora vamos ver o contrário...:
Usando uma turbina pequena, ela enche mais rápido e o motor fica esperto nas rotações mais baixas, como em 2000 RPM ou até menos. Esta considero mais interessante para off-road (esquece indoor), e não esforça tanto o motor...
Em compensação, turbina pequena pode virar gargalo para o motor em altas rotações, porque acaba restringindo a saida dos gases.

Então o resto é saber o que quer fazer com o motor turbinado e dimensionar a turbina com pessoal especializado.

[ ] 's

Flávio

Beto
25/02/2004, 09:51
Valeu pelas dicas, vou ter que olhar melhor e depois entro em contato. Ok. Mas vamos continuar nos falando, Obrigado, até mais....

ferraz
29/02/2004, 12:19
Na revista Tecnologia e defesa n 20 de 1985, materia novos jeeos brasileiros, de José de Souza Fernandes pg 26 á 28 há uma afirm~ção de que o engesa EE-12 poderia ser equipado como o motor Ap tanto a gasolina quanto a alcool além dos GM e disel.
Foi produzida alguma unidade com este motor ou é so projeto alguem já instalou este motor.

Eduardo Chaves
05/04/2005, 14:01
PessoALL,

Um amigo meu Engeseiro está com o motorzin original 4cc condenado, já está desmontado e na bancada, mas ele quer "aproveitar"o infortúnio e adaptar um motor diesel, pintou pra ele uma boa oportunidade com um MB 709, por enquanto ele vai manter o câmbio e T-Case originais, mas num futuro próximo substituirá por Toyota...

ALLguém já viu este motor 709 em Engesa, quais as vantagens e desvantagens dele ?

[]'s...

Beto
05/04/2005, 14:14
Fala Edu, Qto ele vai gastar nesse motor? Documentado? Tenho aquele maxion 2.5 turbo, com cx.da direção, turbina, compressor do ar ( com mangueiras e aquela caixa preta), alternador, etc...... foi tirado de uma s-10 98 de leilão, com nf. do leilão, tudo certinho. Se interessar pra ele manda uma MP.

ddr54
07/04/2005, 16:44
Amigos do forum podem me ajudar no telefone e endereço do engenheiro Martins .
Como moro em Belo Horizonte , será que tem por aqui alguém capaz de tal melhoria ?

[]´s anciosos

Danilo

Uma preparação que me agradou muito para se aplicar em motor de opala foi a do engenheiro Martins, aeh de São Paulo. O cara é tarado por GM. Sem turbo, sem nenhuma modificação, procurando manter tudo o mais original possível , ele conseguiu extrair 150 CV no GM 151-S 4 canecos... !! O torque não me lembro, mas acho que chegava nos 28 kilos de torque..coisa de loko.

maikkel
25/05/2005, 02:30
Pessoal, eh o seguinte, naum entendo muita coisa de Jeeps, muito menos de engesa, mas de Opala eu entendo muito bem, e de preparação desse motor tb. Vamos lah, pra chegar a 150cv no motor 151 4c, naum eh o bicho, eh soh usar um comando aih por 280º, para aspirado, carb. DFV 446, taxa para álcool em torno de 13, e um escape dimensionado, soh teremos uma faixa de torque mais alta, e conseqüentemente um giro maior. Sobre a preparação do Martins, pistão de 6c naum serve no 4c, o pistão do 6c tem 98mm e o 4c eh 101,4mm, oq ele deve ter feito eh usado o vira do 153 (primeiro motor 4 de opala, foi produzido ateh 73), era um motor verde, que aliado aos pistões do 151 e as bielas do 6c, dava um 2.8 ou usado um vira especial para motor 4, que vai dar um 3.0, soh que esse virah passa de 2paus.
Se quisserem, posso responder diversas perguntas sobre mecânica GM pois tenho um relativo conhecimento.

Att. Maikel

FábioGondim
12/12/2005, 22:01
O que dá mais trabalho é o MWM 6 canecos , tem que fazer muitas adaptações pra aguentar o motor , troca de difs. (Band) , cambio(Band) , molas e amortecedores e calçar a carroceria , essa configuração alcança 150 a 160 km/h , dá pra encarar ???

Gente. Quero comprar um Engesa Fase II da Envesa (kit)... Pensei que o Engesa fosse um veículo muito parrudo, pau para toda obra, mas, ao ler que, para receber um motor mais potente, temos que reforçar com peças da Band, fiquei sem entender nada. Alguém poderia me explicar, por favor, onde o Engesa se classifica? :pensativo: O que quero comprar tem os diferenciais Dana 44 e câmbio Clark da D-20, de 5 marchas mais ré... Eles são mais fracos do que os da Band?!

Paulão
30/12/2005, 09:04
Eduardo

Também tenho a mesma dúvida que o André.
Pesquisei varios motores e estou pretendendo mudar pra linha da Silverado, mas ainda não consegui achar alguém pra passar a média de consumo.
Se vc achar o cara do Engesa com motor de Silverado seria uma bao referência pra nós

[]'s
Paulo

haundrich
31/12/2005, 15:53
Estou satisfeito com MWM 2.8 Sprint .
Não incomoda em nada.
Só a caixa de câmbio clark original do engesa é que não está casando bem com ele.
Quem sabe mais para frente eu opte pela caixa da Toy com reduzida..., depois de uma boa pesquisada, principalmente nas relações...