Ver Versão Completa : Motor Diesel
kemramone
29/10/2005, 15:08
< Camaradas niveiros gostaria de saber se seria possivel uma adaptação de um motor diesel MWM de uma F1000 no Niva? quem souber de alguma nota sobre esse assunto favor entrar em contato grato.
christian govastki
29/10/2005, 18:55
Impossível, este motor (tanto faz o 2.5, o 2.8 ou o 4.0) é muito grande e pesado para adaptar no Niva.
A MWM tem um motor para exportação 2.0 que talvez sirva no Niva, mas acho quase impossível obter um.
Parta para as soluções mais tradicionais, como o AP 1.9TDI ou o da Besta.
juniorvrz
18/11/2005, 15:16
Cara, o meu é o da Sportage da Kia Turbo diesel intercooler, muito bom, não tenho o que reclamar!`
É o mesmo da Besta, aposte num desses que vc vai ficar satisfeito.
Abraço
danipereira
18/11/2005, 18:54
Qual o valor de um motor de sportage, ou um AP 1.9 TDI???
christian govastki
19/11/2005, 00:25
Da última vez que tive notícias, um motor AP1.9TDI era mais de 8k...mais caro que o MWM 2.8.
juniorvrz
19/11/2005, 11:10
É isso mesmo Christian, eu vi no mercado livre já faz um tempo o AP1.9 por 10k, muito caro! Além de difícil de achar.
Dani, como vc tá aí em São Paulo vai ser muito mais fácil e mais em conta o Tdi da Sportage/Besta, tem muita Van rodando por aí, dá uma olhada nesse site tb www.pontodiesel4x4.com.br, eles vendem os motores.
Valeu
Abraços
christian govastki
19/11/2005, 16:48
Alguém já imaginou um transplante completo de motor e câmbio do sportage?
juniorvrz
19/11/2005, 16:58
Eu acho que iria ficar bacana!! Inclusive já pensei nisso, como o motor ja está adaptado o câmbio deve ser mais simples não é! :pensativo:
Valeu Christian
Verçoza Júnior
Cavalcante
20/11/2005, 21:31
Chritian, e a transferência, como é que fica? A do Niva ou a da Sportage?
E o trambulador? Será que dá pra encaixar uma alavanca com dimensões adequadas?
Isso tudo dando certo, será que as relações da Sportage são adequadas?
Acabo de voltar de um raid, e a cada prova me convenço mais de que o que há de melhor no Niva é sua relação reduzida. Na terra você tem motor suficiente quando reduzido (motor original). É só saber usar que dá pra rodar tranquilo. Não sei se outro câmbio teria o mesmo desempenho... Teria que se alterar muita coisa no próprio câmbio novo, e aí o negócio começa a $$complicar$$...
Cavalcante
20/11/2005, 21:44
Em tempo, outro dia vi um AP1.9TDI aqui na R Piratininga, em São Paulo, 0 km, quase de graça... 9k :putz: :cry: :cry: :cry:
kemramone
26/11/2005, 17:03
< Amigos ao ler e analizar as mensagens estou optando pelo motor da besta mesmo + gostaria de saber se o motor realmente é bom mesmo pois um mecanico meu me disse que o motor da besta é danado pra esquentar e fundir mesmo o cara dando toda a assistencia necessaria isso procede? e quanto a velocidade uma vez li em algum site que o niva com motor diessel fica sem velocidade isso tb procede? grato pela ajuda!
juniorvrz
28/11/2005, 22:49
Camarada
Não tenho tanta experência, adquiri o meu Niva já com esse motor Tdi da Sportage/Besta a 3 meses, nunca havia tido um carro off road e nem a diesel, mas to gostando muito!!! O torque dele é muito bom e ainda não sei se o meu é o 2.0 ou 2.2, contando que seja o 2.0 ele rende 87 cv, ainda não fiz nenhuma viajem com ele então aqui em Brasília é difícil passar dos 80km/h devido aos radares que são muitos, mas chega tranquilo aos 100 e do jeito que anda deve chegar aos 120 com folga, os meus pneus é que são ruins para uma velocidade mais alta, são muito finos: 650 R16, com uma roda 15 e pneus mais largos daria muito mais estabilidade.
Com relação a esquentar, estava com esse problema, mas é de fácil solução: 1º - instale um snorkel, isso eu já fiz e adiantou bastante; a temperatura não passa dos 90 mais, antes o ar sugado para o filtro estava sendo o ar quente do interior do capô, agora vem de fora um ar frio e mais limpo;
2º - é de suma importância instalar aquela bolha (coletor de ar) do capô para fazer a refrigeração do intercooler, melhora o rendimento, consumo e o motor vai trabalhar mais frio, consequentemente a temperatura, no meu fizeram a adaptação mas não fizeram a bolha, ou seja, o intercooler ta recebendo só o ar quente do motor, resumindo, não ta fazendo a sua função. Já to providenciando isso também!!! E com relação a fundir, não sei se tem muito respaldo essa informação, prova disso é o grande número de lotações rodando por aí que usam a Besta!!
É isso, espero ter ajudado na tua decisão apesar da minha pouca experiência ainda no mundo off road e diesel, mas to muito satisfeito com o invetimento!!! :concordo: :D :concordo:
Abraço
Júnior - Niva Tdi
MANFREDI
29/11/2005, 11:48
Jr, obrigado pelas fotos do motor.
Quem sabe um dia decida colocar um desses.
Grande abraço
juniorvrz
30/11/2005, 11:38
Fala Manfredi
Um dia não cara, coloca logo pq o Nivão fica outra coisa!!!!
Abraço
eu desaconselho usar o motor 1.9 VW, pois é uma mosca branca do olho azul, e fazer manutenção nele não é tarefa pra qq um.
a versão AP1.6 diesel é muito ruim, e deixa o carro horrivel.
a opção Kia me parece mais racional por ser um motor de giro mais elevado e de manutenção facilidada por equipar carros em linha no Brasil.
uma outra opção que me agrada é o Fiat 1.7 q é plug and play no Niva e custa 4500, mas tem o mesmo inconveniente do VW 1.9, pois é produzido somente para exportação e os mecanicos brasileiros desconhecem seu comportamento.
MANFREDI
12/12/2005, 10:18
O motor do meu está modificado pro alcool e por enquanto está muito bom. Quem sabe o que o futurio nos reserva?
[]s alcoolizados ainda.
eu particularmente acho que o motor original, convertido pro alcool com melhoria na taxa de compressão é a melhor opção pro Niva.
é um motor que tem faixa de torque e rotação adequadas as relações de cambio e diferenciais do Niva, é relativamente leve, barato, robusto e facilimo de mecher.
com o preço de uma adaptação pra Diesel, da pra sustentar um Niva a gasolina ou a alcool por muitos anos alem de conservar o desempenho.
MANFREDI
12/12/2005, 15:00
Concordo Dollis.
[]s
kENRAMONE E DOLLIS, eu também tenho um niva a diesel, com o motor AP 1.6 (kit BR 2000, instalado pelo próprio Senhor Rogério Bacellar), e discordo que a opção do Ap 1.9 seja uma má opção pois se for o mais moderno que equipa os GOLFs e Boras da argentina e europa pode ser que haja algum problema em termos de manutenção (falta de mão de obra qualificada em relação à dispositivos eletronicos e injeção) mas os mais antigos com sistema de injeção diesel convencional não tem nada de mais, é chegar nas mecânicas diesel e pronto, o meu é 1.6 diesel, da saveiro/kombi e não reclamo nem acho tão horrivel assim, parece original, com o diferencial de niva 10/43 ele anda bem (não tanto como os originais à gasolina) sem o ar condicionado ligado, dá até para viajar, fui até Rio de Janeiro e cheguei a três dias, fiz Brasília - Juiz de Fora 1000 Km em 15 horas, o melhor de tudo é a economia 16 Km/l. Tenho umas fotos dele no http://www.nivasgerais4x4.com.br/detalhemembro.asp?ID=241
blz....Abraços. Bito. Niva Diesel 91 Verde Cherokee. Fidel
juniorvrz
23/12/2005, 17:20
Fala Fabrício
Pena vender o Nivão hein!!!
abraço