PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio central



orlandogon
30/08/2013, 19:34
Amigos, hoje um rapaz me fez uma pergunta que pensei pensei e não consegui responder.

A pergunta dele foi a seguinte: O Defender tem bloqueio de diferencial central que quando acionado manda força igual aos diferenciais trazeiros e dianteiros correto...

Eu respondi que sim, correto.

Ai ele me perguntou: Se por acaso vc encalhar as duas rodas do lado direito e as rodas do lado esquerdo ficarem no ar, o Def vai continuar encalhado pois não tem (pelo menos de fábrica) bloqueio nos diferencias dianteiro e trazeiro, com isso as rodas que receberam as forças, seram justamente as rodas que estão no ar, correto. Eu respondi que sim correto.

Então ele me saiu com essa: Essas pick up's 4x4 que não tem bloqueio de diferencial central no caso de uma das rodas cair numa vala e ficar presa de nada vai adiantar ter o 4x4 pois a força vai ser mandada justamente para as outras 3 que estão digamos assim livres, correto??? Puts ai eu não consegui responder...

O que os amigos podem me falar sobre isso...

Obrigado.

Orlando

roberto.cardoso@ig.com.br
30/08/2013, 19:54
Orlando,

Antes da Defender eu tinha uma Ranger 4x4! Na verdade isso só ocorrera se você perder o contato com o solo em X. Tipo a roda dianteira direita no ar ao mesmo tempo em que a roda traseira esquerda também esta no ar.

Pelo que pude constatar na Ranger, quando ligava o 4x4 não podia andar em piso com boa aderência, pois o sistema era bloqueado e ao realizar curvas o carro travava como se estivesse com o freio acionado. A diferença da Defender e que como temos o diferencial central, pode-se desbloquear o diferencial central e andar em pisos com boa aderência sem travar e danificar o sistema.

Se falei alguma besteira me corrijam.

Abracos,



Amigos, hoje um rapaz me fez uma pergunta que pensei pensei e não consegui responder.

A pergunta dele foi a seguinte: O Defender tem bloqueio de diferencial central que quando acionado manda força igual aos diferenciais trazeiros e dianteiros correto...

Eu respondi que sim, correto.

Ai ele me perguntou: Se por acaso vc encalhar as duas rodas do lado direito e as rodas do lado esquerdo ficarem no ar, o Def vai continuar encalhado pois não tem (pelo menos de fábrica) bloqueio nos diferencias dianteiro e trazeiro, com isso as rodas que receberam as forças, seram justamente as rodas que estão no ar, correto. Eu respondi que sim correto.

Então ele me saiu com essa: Essas pick up's 4x4 que não tem bloqueio de diferencial central no caso de uma das rodas cair numa vala e ficar presa de nada vai adiantar ter o 4x4 pois a força vai ser mandada justamente para as outras 3 que estão digamos assim livres, correto??? Puts ai eu não consegui responder...

O que os amigos podem me falar sobre isso...

Obrigado.

Orlando

MarceloH
30/08/2013, 21:48
Amigos, hoje um rapaz me fez uma pergunta que pensei pensei e não consegui responder.

A pergunta dele foi a seguinte: O Defender tem bloqueio de diferencial central que quando acionado manda força igual aos diferenciais trazeiros e dianteiros correto...

Eu respondi que sim, correto.

Ai ele me perguntou: Se por acaso vc encalhar as duas rodas do lado direito e as rodas do lado esquerdo ficarem no ar, o Def vai continuar encalhado pois não tem (pelo menos de fábrica) bloqueio nos diferencias dianteiro e trazeiro, com isso as rodas que receberam as forças, seram justamente as rodas que estão no ar, correto. Eu respondi que sim correto.

Então ele me saiu com essa: Essas pick up's 4x4 que não tem bloqueio de diferencial central no caso de uma das rodas cair numa vala e ficar presa de nada vai adiantar ter o 4x4 pois a força vai ser mandada justamente para as outras 3 que estão digamos assim livres, correto??? Puts ai eu não consegui responder...

O que os amigos podem me falar sobre isso...

Obrigado.

Orlando

O que adiantaria ter 4x4 no caso no último caso seria que no lugar de ter uma ou duas rodas com tração no caso de um 2x4 teria 3 tentando desatolar a quarta, mas vai depender mais do tipo de chão para pegar tração e menos do torque.