Ver Versão Completa : Valvula termoestatica da GV II não abre
Pessoal,
Comprei uma válvula termostática original para repor no carro pois, o mesmo não tinha. No fim do ano fiz todo motor dele e cabeçote pelo simples motivo do dente da engrenagem da corrente de comando quebrar, com isso empenou todas as 16 válvulas já que o carro estava com 140 mil fiz logo completo. No momento que instalei a nova VT no carro andei um pouco e quase chegou no vermelho daí, parei o carro e fui verificar se o mecânico tinha instalado errado, deixei o carro esfriar tirei o mangote e verifiquei que tava certa. Coloquei novamente e adicionei água e mais uma vez esquentou fui tirei e neste momento estou rodando sem.
Liguei na empresa que comprei a válvula e informei que a VT estava travada e não abria, porém o mecânico da loja falou que nunca viu uma VT original travar e que o carro pode está com o bloco do motor empenado e por isso a VT apresenta este problema e que se eu instalar qualquer VT ela vai apresentar o mesmo problema, ou seja, não vai abrir.
Qual a relação do possível empeno do bloco com a abertura da VT?
A abertura da VT não é ocasionada pela temperatura da água/aditivo? ou eu estou errado?
Liguei para o mecânico que fez o motor e garantiu que fez o bloco também porque foi trocado tudo pistão, entre outros..
Alguém pode ajudar a esclarecer esta dúvida?
Rainer 89
30/08/2013, 15:01
Vitor,
A válvula termoestatica abre com a temperatura da aguá... Correto.
Acredito que seu problema possa ser sim a vt, uma forma de testar é colocar ela numa panela com aguá e colocar no fogão se a válvula não abrir antes da aguá ferver é que ela está ruim. O ideal é ter um termômetro pra medir a temperatura d'água, a válvula tem que abrir a 82ºC no máximo 86ºC.
Se o bloco estiver empenado o carro ou vai perder água do radiador sempre mesmo sem super aquecer, ou vai borbulhar no compartimento de expansão sempre que desligar o carro depois de rodar alguns km, ou vai ocorrer mistura de água no óleo do motor. Verifique esses sintomas se não for nenhum desses pode ficar mais tranquilo que o problema não deve ser grave.
P.S. Outro teste é ligar o carro com a tampa do radiador aberta, se jorrar aguá é que a junta está queimada.
Boa Sorte!
Rainer,
Não borbulha, não expulsa água do tanque de expansão e não mistura óleo.
Vou testar a VT conforme vc falou.
VT foi comprada na Suzucar com Nivaldo.
Grato.
RMORELLI
30/08/2013, 20:02
Pessoal, também estou com problema de aquecimento, no meu caso ele fica quase no meio, e ao andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.
Então comprei uma VT na suzuki original 88c igual a que tinha.....
Coloquei e nada, tudo igual, trava não sobe e nem baixa, fiquei loco e bem preocupado.
Tirei o radiador e mandei limpar, putz saiu caro, mas tava um pouco entupido.
Resultado, coloquei e nada, tudo como era.
bom tem duas coisas só para ver bomba ou cabeçote, mas tem uma coisa, está baixando bem pouco a água do reservatório.
hoje fiz um teste deixei ele ligado na lenta.
o ponteiro começa a subir e o radiador frio
quando o ponteiro chega ai bem pertinho do meio a VT abre.
depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.
pode ser por falta de pressão da bomba ou será cabeçote....
e ai o que deve ser????
Pessoal, também estou com problema de aquecimento, no meu caso ele fica quase no meio, e ao andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.
Então comprei uma VT na suzuki original 88c igual a que tinha.....
Coloquei e nada, tudo igual, trava não sobe e nem baixa, fiquei loco e bem preocupado.
Tirei o radiador e mandei limpar, putz saiu caro, mas tava um pouco entupido.
Resultado, coloquei e nada, tudo como era.
bom tem duas coisas só para ver bomba ou cabeçote, mas tem uma coisa, está baixando bem pouco a água do reservatório.
hoje fiz um teste deixei ele ligado na lenta.
o ponteiro começa a subir e o radiador frio
depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.
pode ser por falta de pressão da bomba ou será cabeçote....
e ai o que deve ser????
(...andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.)
Parado vai subindo como? Acima do meio? Se passa muito do meio é problema. Com o carro em movimento o ar ajuda a resfriar.
(...o ponteiro começa a subir e o radiador frio
depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.)
Nesse caso parece que está td normal. A válvula mantem a água aquecida no bloco até uma temperatura limite, quando ela abre e permite a troca da água quente pela mais fria que vem do radiador, por isso a mangueira de baixo não aquece como a de cima. Se permanecer assim, seu carro não tem defeito.
Pesquise um pouco mais e leve a um BOM mecânico pra ter certeza.
Abç.
Concordo com PH Mello seu carro está normal.
RMORELLI
31/08/2013, 12:39
Hoje fui na oficina e medimos a temperatura, deu uma diferença na mangueira do radiador, deu uns 80c na de cima e na de baixo deu 60c, isso não é normal, no máximo 10c de diferença seria o certo, e quando acelera não deu pressão na mangueira de cima.
bom vamos ver como esta a bomba, acho o problema é ela.
Me corrijam se eu estiver equivocado, oque abre a válvula é a pressão do sistema quando a temperatura da aguá alcança 82º e não a temperatura da aguá em si, ou seja, colocar a válvula na panela e ferver a aguá não vai fazer a válvula abrir...
Outro detalhe, borbulhas no reservatório de expansão nem sempre significa cabeçote empenado e muito menos aguá baixando...existem outros fatores que podem ocasionar as borbulhas e o sumiço da aguá. Digo pela experiencia que tive e muitos logo foram condenando meu cabeçote, pois eu tinha ambos sintomas na minha viatura.
Borbulhas: no meu caso era a tampa do radiador(façam o teste: apertar a mangueira que entra no radiador e verifiquem o reservatório, se houver qualquer movimento na aguá a tampa está comprometida, não veda ocasionando as borbulhas após o desligamento)
Sumiço de aguá: pode haver vazamentos em pontos que não vemos, muitas vezes a aguá vaza e evapora instantaneamente deste modo não resta vestígios, pode ser uma mangueira folgada, os selos do motor, ou micro-trincas no radiador. No meu caso a tampa superior do radiador estava com essas micro-trincas e a única vez que a temperatura subiu o radiador explodiu, a tampa rachou de um lado a outro,rsrsrsrsr!!!
Depois que troquei a tampa e o radiador, meus problemas acabaram e a aguá nunca mais baixou, meu problema hj é que o carro não esquenta, provavelmente a válvula não está vedando, pois coloquei se não me engano uma de Fiat Uno.
A titulo de informação minha viatura é um Vitara 1.6 8v, não sei como é o sistema do GVII, porém acredito ser similar.
Abraço!
CID MOREIRA
01/09/2013, 09:22
Pessoal,
Minha situação é a seguinte: faço viagens com frequência, e temperatura se mantém normal durante toda a viagem. Chegando ao destino final ou passando por dentro de cidades a temperatura sobe bastante, chegando ao vermelho em alguns casos...
Dou giro no motor ela volta a diminuir.
Levei ao mecânico e dei falta na VT... Comprei e instalei... Saí da oficina e a temperatura subiu muito, e quando resolvi dar giro no motor a situação piorou..
Segundo o mec, sem a válvula a água circula quente e quando em baixas não resfria, fazendo com que a temp. suba....
Com a válvula, ele disse que pode ser sujeira no radiador, pois não dá pressão p/ a abertura, apesar da temperatura...
O que me dizem???
Vlw..
Pessoal
RMORELLI
01/09/2013, 11:41
Pessoal,
Minha situação é a seguinte: faço viagens com frequência, e temperatura se mantém normal durante toda a viagem. Chegando ao destino final ou passando por dentro de cidades a temperatura sobe bastante, chegando ao vermelho em alguns casos...
Dou giro no motor ela volta a diminuir.
Levei ao mecânico e dei falta na VT... Comprei e instalei... Saí da oficina e a temperatura subiu muito, e quando resolvi dar giro no motor a situação piorou..
Segundo o mec, sem a válvula a água circula quente e quando em baixas não resfria, fazendo com que a temp. suba....
Com a válvula, ele disse que pode ser sujeira no radiador, pois não dá pressão p/ a abertura, apesar da temperatura...
O que me dizem???
Vlw..
Pessoal
Eu fiz limpeza,e não resolveu, e agora vou verificar a bomba, mas no seu caso pode ser sujeira.
CID MOREIRA
01/09/2013, 20:02
O que me preocupa é o fato de, quando o carro esquenta, expulsa água do radiador...
Vou começar na limpeza... Se não resolver parto pra outras opções..
Abs..
O que me preocupa é o fato de, quando o carro esquenta, expulsa água do radiador...
Vou começar na limpeza... Se não resolver parto pra outras opções..
Abs...
Cid, estou rodando na minha sem VT e a temperatura não chega no meio nem "lascando" mas o consumo de combustivel está elevada demais. Se você pegou o carro sem VT é pq já apresentou algum problema de temperatura. Quando o tanque de expansão sobe o nivel é pq existe algum problema. Pode ser a tampa do radiador veja se ela é 1.1 bar.
mfjunior
02/09/2013, 16:48
Estou com o mesmo problema. O pior é que estou com cabeçote novinho em folha, comprado na Suzucar. Tive que trocar em função de um superaquecimento em julho. Andei 200km com o carro e observei que o mesmo está "cuspindo" água. Ao acelerar o nível de água desce e ao soltar o acelerador o nível sobe, fiz este vídeo hoje pela manhã:
https://www.youtube.com/watch?v=0bAgAzdHVA8
Todas as mangueiras foram trocadas, assim como a tampa do radiador. A válvula não foi trocada, mas esta abrindo normalmente, quando o marcador se aproxima do meio a circulação tem início. O carro não está aquecendo.
O carro andou apenas 200km após a troca do cabeçote. Já tinha desistido do mesmo mas....
a tampa ruim tbm da problema de aquecimento qdo ñ libera a pressão do radiador....ou ainda quando ela ñ veda segurando a pressão, consequentemente manda agua para o reservatório, esse por sua vez joga aguá pelo ladrão e o nivel de agua baixo no sistema.Experimentem trocar a tampa, antes de mandar abrir o motor, vasculhe cada cm das mangueiras buscando possiveis vazamentos, pode não parecer mais um vazamento minimo aliado a uma tampa que ñ está mantendo a pressão, causa um mau danado.....parece que certos radiadores o serviço de limpeza ñ fica bom por a colmeia ser muito estreita, não sei se é o caso do GV , nestes casos a recomendação é a troca por novo....Tire as mangueiras sup. e inf. e com um balde de agua jogue agua dentro do radiador com o intuito de encher, se conseguir provavelmente o radiador está entupido.
RMORELLI
02/09/2013, 20:17
Estou com o mesmo problema. O pior é que estou com cabeçote novinho em folha, comprado na Suzucar. Tive que trocar em função de um superaquecimento em julho. Andei 200km com o carro e observei que o mesmo está "cuspindo" água. Ao acelerar o nível de água desce e ao soltar o acelerador o nível sobe, fiz este vídeo hoje pela manhã:
https://www.youtube.com/watch?v=0bAgAzdHVA8
Todas as mangueiras foram trocadas, assim como a tampa do radiador. A válvula não foi trocada, mas esta abrindo normalmente, quando o marcador se aproxima do meio a circulação tem início. O carro não está aquecendo.
O carro andou apenas 200km após a troca do cabeçote. Já tinha desistido do mesmo mas....
Eu comprei uma valvula nova, e original na revenda, e descobri que ela abre acima dos 90c e abre pouco para passagem da água, e isso pode estar acontecendo no seu caso,
RMORELLI
02/09/2013, 20:18
Eu usava uma tampa, 0.9 e agora 1.1 mas isso não é tampa.
mfjunior
02/09/2013, 21:10
A válvula deve ser original, o carro é ano 2000, então pode ser a raiz do problema.
RMORELLI
02/09/2013, 21:45
Cara eu fiquei tão brabo, deu uma mão de obra até chegar nela, tirei até a bomba, e não era, fiz 3 furos de 5mm na valvula e tudo zerado e normal.
Cara eu fiquei tão brabo, deu uma mão de obra até chegar nela, tirei até a bomba, e não era, fiz 3 furos de 5mm na valvula e tudo zerado e normal.
Rmorelli, bom dia?
O capitão, mecânico da Suzucar, disse conhecer esta técnica de furar a VT e ficou de me passar as medidas ainda hoje. Deu certo mesmo no seu carro? Você fez ou mandou fazer?
RMORELLI
03/09/2013, 08:16
Bom dia, pode fazer, 2 ou 3 furos de 5mm.
foi o rapaz que meche para min e ele já fez antes em outros e fica bom sim.